Sunteți pe pagina 1din 3

Apresentao na aula:

A violncia Infantil. O prncipio de um adolescente problemtico


A violncia das crianas e dos jovens compreende-se a partir da biografia do sujeito em discusso. Sabe-se hoje - resultado de muitos anos de investigao psicossocial - que o facto mais importante para podermos prever um adolescente ou adulto violento termos descoberto a sua infncia violenta. A violncia infantil pode ter uma raiz biolgica, mas na maior parte das vezes resulta de uma educao violenta. Essas crianas so negligenciadas, abusadas ou maltratadas e sofrem punies disciplinares humilhantes e/ou violentas. bom no esquecer que a sociedade tem uma atitude ambivalente face violncia, particularmente no que diz respeito violncia sobre as crianas, uma vez que o castigo fsico e a humilhao so socialmente aceites. Embora esta aceitao esteja cada vez mais a ser posta em causa, muitas pessoas consideram que de pequenino que se torce o pepino, e por isso v de se castigar violentamente os mais pequenos para que estes aprendam (estou a falar apenas de castigos fsicos que deixam marcas e de intensas humilhaes psicolgicas). Tambm no desporto a violncia aceite. Basta ver como certos treinadores e dirigentes estimulam os atletas a serem violentos, ou como tantas claques desportivas se comprazem em atitudes radicais, s vezes mediatizadas por uma comunicao social vida de sensacionalismo. Embora seja persistente contra a diabolizao da televiso, por achar que tudo depende da forma como "se v" o material televisionado, no podemos deixar de nos preocupar com a manipulao de sentimentos ntimos ou com as cenas de violncia gratuita que proliferam nas nossas televises. que a banalizao da violncia mediatizada pode contribuir para a vulgarizao da violncia quotidiana.

Problemas na Adolescncia
A adolescncia um perodo de mudanas significativas, como o crescimento fsico e a transio psicossocial, que geralmente engloba a segunda dcada da vida. Os problemas de sade mais frequentes na adolescncia esto relacionados com o crescimento e o desenvolvimento, com as doenas da infncia que continuam na adolescncia e com a experimentao. Por causa dos seus novos comportamentos, os adolescentes tornam-se vulnerveis a certas condies relacionadas com tais atitudes, como as doenas transmitidas sexualmente. As adolescentes heterossexuais activas correm o risco de engravidar.

A adolescncia o momento da vida em que se manifestam certos quadros psiquitricos, como a depresso e outras perturbaes do estado de esprito, o que aumenta consideravelmente o risco de suicdio.As doenas alimentares, como a anorexia nervosa e a bulimia nervosa, so especialmente frequentes nos adolescentes. A violncia tornou-se a causa principal de doena e morte na adolescncia . Muitos factores, como os inerentes ao prprio desenvolvimento, a insero em grupos, o consumo de drogas e a pobreza, contribuem para aumentar o risco de violncia entre adolescentes. Os acidentes, principalmente os de automvel e de mota, so as principais causas de morte. As queimaduras, as fracturas mltiplas e outros acidentes so a origem da elevada percentagem de leses graves nos adolescentes.

Causas da indisciplina/violncia em meio escolar


Em relao famlia, so vrios os motivos que podem originar nos alunos actos de violncia nas escolas: Esses motivos esto muitas vezes ligados a: - desagregao familiar: separaes, mortes, consumo de drogas, prostituio, falta ou inverso de valores morais e ticos, desprestgio da educao, carncia afectiva dos filhos; - pais omissos: ausentes dos problemas escolares, coniventes com os erros dos filhos, no incentivando os estudos, no impondo limites aos filhos, jogando para a escola a responsabilidade da famlia; - carncias mltiplas: desemprego, misria, excluso social, falta de tempo para os filhos; - falta de apoio psicolgico e assistncia social. Em relao aos alunos, so tambm alguns os motivos que esto na origem da indisciplina/violncia em meio escolar: Esses motivos esto na maioria das vezes ligados a: - falta de perspectivas, descrena nas instituies, desinteresse pela escola, falta de identificao com os professores e com a escola; - interpretao errnea dos regulamentos internos das escolas (os direitos so geralmente valorizados em detrimento dos deveres), a no obedincia s regras e normas de convivncia, sentimento de impunidade, leis excessivamente permissivas, falta de padres comportamentais positivos no grupo; - dificuldades de aprendizagem, fracasso escolar; - influncia negativa dos meios mdia e banalizao da violncia; - consumo de drogas e as ms companhias; - ociosidade das crianas e dos adolescentes associada falta de projectos multidisciplinares, extra-curriculares (prtica de desportos, prtica musical, exerccio da solidariedade, trabalhos comunitrios, etc...)

Em relao aos professores e escola: Os motivos geradores de indisciplina/violncia podem estar ligados a: - falta de professores, faltas dos professores, falta de estmulo, descompromisso, baixos salrios, carga horria excessiva de trabalho, formao deficiente, falta de habilitao, metodologias inadequadas, rotatividade excessiva, falta de treino e capacitao; - falta de espaos fsicos adequados para as actividades quotidianas

Um Caso Verdico :
Mido de 13 anos esfaqueia os pais
Quando s 23h30 de domingo foi confrontado por dois agentes da PSP de Trajouce, porta de casa na rua Joo de Deus, no bairro Conde Monte Real, em Tires, o menor, de 13 anos, negou ter esfaqueado os progenitores aps uma discusso com o pai. S confessou a agresso, feita com uma faca de cozinha, ontem de manh, quando foi presente a uma procuradora do Tribunal de Famlia e Menores da comarca de Cascais. O Ministrio Pblico decidiu que o menor vai ficar, por enquanto, entregue aos cuidados dos avs paternos, que vivem em Manique. Enquanto isso, a PSP investiga que conflitos existiam entre o menor e o pai, para o jovem ter perdido a cabea de maneira to violenta.

S-ar putea să vă placă și