Sunteți pe pagina 1din 4

Prioridade

Tema Estratgico

Proposta Estratgica
Melhoria da qualidade do ensino bsico no Brasil, de modo a posicion-lo entre os 20 melhores pases, em 2015, e entre os 15 melhores, em 2022.

Qualidade do ensino

Educao bsica

Universalizao da Educao Bsica (educao infantil + ensino fundamental + ensino mdio).

Violncia e criminalidade

Fortalecimento e modernizao das polticas sociais, do sistema policial e do sistema judicirio, permitindo a reduo, pela metade, dos atuais ndices de criminalidade e de violncia. Reduo da desigualdade social no Brasil, aproximando os ndices disponveis dos valores apresentados pelos pases desenvolvidos.

Desigualdade social

Nvel de emprego

Gerao de empregos a uma taxa superior a 2% ao ano, de modo a absorver, pelo menos, o crescimento vegetativo da populao em idade ativa.

Sistema nico de Sade (SUS)

Ampliao do acesso ao Sistema nico de Sade (SUS), melhorando a qualidade dos servios ofertados.

Normalidade constitucional

Manuteno do quadro de normalidade democrtica, em mbito nacional, sem mudanas abruptas e inconstitucionais. Ampliao dos investimentos totais em infra-estrutura para no mnimo 3,5% do PIB, at 2015, e para 5%, at 2022, contribuindo para o desenvolvimento econmico e social.

Infra-estrutura

Aumento dos investimentos pblicos e privados em Investimentos em CT&I Cincia, Tecnologia e Inovao, alcanando cerca de 2% do PIB em 2015, e 3% do PIB em 2022. Implementao de mudanas que viabilizem a queda da carga tributria, tornando-a compatvel com a dos pases emergentes e estimulando o desenvolvimento econmico.

10

Carga tributria

11

Estrutura tributria

Implementao de mudanas que viabilizem a simplificao da estrutura tributria do Pas.

12

Taxa de investimento

Aumento da taxa de investimento do Brasil para algo em torno de 25% do PIB, at 2015, e 30%, at 2022, compatveis com o crescimento desejado para o Pas. Melhoria no sistema jurdico-institucional brasileiro, tornando a Justia mais eficaz e os processos to geis quanto na maioria dos pases de democracia consolidada.

13

Sistema judicirio

14

Despesas correntes

Melhorar a qualidade do gasto pblico (federal, estadual e municipal), reduzindo consistentemente o volume de despesas correntes em relao ao PIB.

15

Controle da inflao

Manuteno da inflao sob controle, reduzindo-se dos nveis atuais para taxas compatveis com a mdia internacional dos pases desenvolvidos. Implementao de uma efetiva poltica de desenvolvimento sustentvel para a Amaznia e estabelecimento de processos de cooperao internacional, de sorte a reduzir as presses externas sobre a regio Amaznica. Aumento das exportaes, de modo que o Brasil passe a responder, em 2015, por cerca de 1,5% e, em 2022, por cerca de 2% do valor das exportaes mundiais. Reduo do grau de endividamento como proporo do PIB, de modo a que a dvida lquida do setor pblico seja, no mnimo, inferior a 40% do PIB at 2015 e inferior a 30% do PIB at 2022. Estruturao de um sistema previdencirio financeiramente equilibrado, com regras equnimes para trabalhadores da iniciativa privada e para servidores pblicos, sendo capaz de proporcionar adequada proteo ao trabalhador brasileiro. Capacitao nacional para atender s possveis demandas sociais geradas pelo futuro crescimento dos dependentes (crianas e idosos). Implementao de polticas que permitam pesquisar e explorar, de forma soberana, os recursos de sua biodiversidade, evitar as aes danosas da biopirataria e estabelecer o manejo sustentvel de nossos biomas. Evoluo da biotecnologia brasileira, de maneira a participar competitivamente no mercado internacional.

16

Amaznia

17

Exportaes brasileiras

18

Contas pblicas

19

Sistema previdencirio

20

Perfil etrio da populao

21

Biodiversidade

22

Biotecnologia

23

Agricultura e pecuria tornar o Brasil o maior produtor mundial de alimentos.


Implementao de efetiva poltica industrial, tecnolgica e de comrcio exterior, que contribua para aumentar em pelo menos 10%, at 2015, e 15%, at 2022, a participao relativa da soma de produtos semimanufaturados e manufaturados, na pauta de exportaes brasileiras. Construo de um pacto federativo, apoiado pela sociedade civil, visando a dar novos rumos ao crescimento e gesto de nossas cidades e metrpoles e reduzindo pela metade os loteamentos irregulares e as favelas, de modo que suas populaes venham a ocupar reas legais e urbanizadas.

Aumento da produo agrcola e pecuria, de modo a

24

Sistema Industrial, Tecnolgico e de Comrcio Exterior

25

Qualidade da vida urbana

26

Uso e conservao da gua doce

Preveno efetiva de eventuais contenciosos que envolvam o Brasil, com relao ao comprometimento da qualidade e do uso dos recursos hdricos. Aumento da produo de consumo de biocombustveis e gs natural, de modo a que passem a representar, cada um deles, pelo menos 20% da matriz brasileira de combustveis, em 2015, e 30%, em 2022. Realizao de reforma do sistema poltico-partidrio que estreite os vnculos entre o eleitor e seus representantes, fortalea os partidos polticos e amplie a responsabilidade parlamentar. Ampliao do Sistema de Ensino Superior, de modo a incluir, at 2015, cerca de 35% da populao brasileira, na faixa etria de 18 a 24 anos, e at 2022, 40%. Melhor aproveitamento das caractersticas e potencialidades de cada rea geogrfica, incorporando nova concepo de elaborao de projetos de desenvolvimento, a ponto de reduzir significativamente as desigualdades regionais. Gesto sustentvel dos recursos existentes na zona econmica exclusiva e na plataforma continental, em conformidade aos acordos internacionais. Aperfeioamento efetivo da legislao trabalhista, enfatizando o carter negociado das relaes entre empregadores e empregados, em complemento s relaes reguladas por lei. Aumento da produo de bens e servios de TICs per capita, de modo a posicionar o Brasil entre os 25 pases com maior produo at 2015 e entre os 20, em 2022. Incluso digital da populao brasileira, de modo a elevar seu acesso a computadores, redes de comunicao e servios digitais a mais de 60%, em 2015, e a mais de 80% em 2022. Desenvolvimento e comrcio de tecnologias sensveis, com fins pacficos, de modo a tornar o Brasil um importante ator internacional. Efetivao de um acordo de livre comrcio entre o Mercosul e a Unio Europia, incrementando significativamente o comrcio entre as regies e o intercmbio cultural entre os pases participantes. Evoluo da nanotecnologia brasileira, de modo a participar competitivamente no mercado internacional.

27

Matriz brasileira de combustveis

28

Sistema polticopartidrio

29

Ensino superior

30

Desigualdades regionais

31

Recursos do mar

32

Relaes trabalhistas

33

Tecnologias de Informao e Comunicao (TICs)

34

Incluso digital

35

Programas tecnolgicos em reas sensveis

36

Mercosul e Unio Europia (UE)

37

Nanotecnologia

38

Protocolo de Quioto

Insero brasileira no mercado mundial de crditos de carbono, de modo a contar com 10% desse mercado, at 2015, e 20% at 2022.

39

Sistema de Defesa Nacional

Fortalecimento da capacidade de defesa, isoladamente ou como parte de um sistema coletivo de defesa com os pases vizinhos, para enfrentar novas ameaas e desafios, garantir a proteo de seu territrio e respaldar negociaes de mbito internacional. Plena integrao do Mercosul, instituindo um mercado comum unificado baseado na livre circulao de bens e servios.

40

Bloco polticoeconmico do Mercosul

41

Brasil, Rssia, ndia e China

Insero brasileira em um novo plo de poder mundial, ao lado, da China, da ndia e da Rssia.

42

Criao de um espao econmico integrado na Bloco PolticoAmrica do Sul, com papel de destaque para o Brasil Econmico da Amrica e as obrigaes econmicas, sociais, culturais, do Sul polticas e de segurana da decorrentes.

43

Ordenamento mundial emergente

Alterao do quadro geopoltico mundial devido ao surgimento de novas potncias.

44

Diversidade cultural brasileira

Contribuio da diversidade cultural brasileira para aumentar o valor agregado da marca Brasil nos bens e servios exportados, tornando significativa a presena da cultura na pauta de exportaes. Criao de novas formas de articulao entre os entes federados, regidos por um arcabouo legal que permita a gesto compartilhada de projetos de interesse regional em reas com caractersticas comuns. Efetivao do processo de reforma da ONU, dando maior representatividade aos pases membros e maior eficincia s suas aes.

45

Entes federados

46

Organizao das Naes Unidas (ONU) Bloco polticoeconmico no continente americano Conselho de Segurana da ONU

47

Concretizao da ALCA num quadro de equilbrio e considerando os interesses brasileiros.

48

Instituio do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurana das Naes Unidas.

49

Ordenamento do territrio brasileiro

Reordenamento poltico-administrativo territorial do Brasil, de modo a contribuir para a construo de uma federao mais equilibrada em termos sociais, polticos e econmicos. Contribuio do sistema de cotas raciais para, efetivamente, integrar os grupos tnico-raciais discriminados e ampliar sua mobilidade social, sem gerar segregao racial.

50

Aes afirmativas de incluso social

S-ar putea să vă placă și