Sunteți pe pagina 1din 7

Histria do Paquisto

Antecedentes da independncia[editar]
O governo britnico passou a exercer o controle direto da ndia a partir da revolta dos sipais, de 1857, quando revogou as prerrogativas de que gozava, desde 1756, a Companhia das ndias Orientais. O Partido do Congresso foi criado em 1885 com o propsito de representar a imensa maioria hindu do subcontinente indiano; em reao, a Liga Muulmana (All-India Muslim League) foi instituda em 1906 para preservar os interesses daquela minoria. Apesar do crescente nmero de converses ao isl, os muulmanos ressentiam-se da posio dominante dos hindus na indstria, no comrcio, na educao e no setor pblico. Quando o Congresso e a Liga se decidiram, ambos, pela independncia, no lograram acordar uma frmula que permitisse a proteo dos direitos polticos, econmicos e religiosos dos muulmanos. A origem do nome Paquisto motivo de debate. Para alguns, significa "o pas dos puros" (pak, "puro"; stan, "terra, pas") em urdu.1 Para outros, proviria de um acrnimo para os territrios de populao muulmana no sul da sia, criado por Choudhary Rahmat Ali, nacionalista muulmano e estudante de Cambridge, divulgado pela primeira vez em 28 de janeiro de 1933: P de Punjabe;A para as terras afegs; K de Kashmere (Caxemira); S de Sind; e tan de Baluchistan (Baluchisto). Atribuda a Syed Ahmad Khan, poltico muulmano, antigo magistrado e criador de escolas e universidades, a idia de um Estado separado foi formalizada pelo poeta e filsofo Allama Muhammad Iqbal durante um discurso perante a sesso anual da Liga Muulmana em 1930, em Allahabad. Em 23 de maro de 1940, em Lahore, a Liga , presidida por Muhammad Ali Jinnah, adotou oficialmente a teoria das Duas Naes, por meio da Declarao de Lahore.

Nascimento do Paquisto[editar]
A Segunda Guerra Mundial constituiu-se em oportunidade para nacionalistas indianos, perante um governo britnico desejoso da cooperao indiana durante o conflito. Gandhi e o Congresso lanaram ento o movimento Quit India ("Deixem a ndia", bordo dirigido aos britnicos), ao qual a Liga Muulmana no se associou de maneira formal. Seguiu-se um perodo de violncia descontrolada na ndia, provocado pela represso ao movimento de desobedincia civil de Gandhi e agravado pela fome catastrfica que levaria morte trs milhes de pessoas na Bengala, em 1943.

Partio e independncia[editar]
Decididos a abandonar a ndia a partir de 1945, os britnicos depararam em 1946 com a multiplicao dos confrontos sangrentos entre a comunidade muulmana, de um lado, e as comunidadessiques e hindus, de outro. A Liga, que continuava a exigir a criao de um Estado distinto nas regies de maioria islmica, sagrou-se vencedora na maior parte das zonas eleitorais muulmanas nas eleies de 1946. Os britnicos decidiram-se, ento, em favor da partio do pas, apesar da oposio de Nehru e Gandhi. A Lei de Independncia Indiana (Indian Independence Act) aprovada pelo parlamento britnico, entrou em vigor 00:00 h do dia 15 de agosto de 1947, momento em que o Reino Unido transferiu a soberania local para os novos Estados independentes dandia e do Paquisto, que se tornam ento membros da Commonwealth.

O novo Estado[editar]
O Paquisto, de maioria muulmana, viu-se imediatamente dividido em duas regies distintas, separadas por 1 700 km: o Paquisto Oriental (que se declararia independente em 1971 com o nome de Bangladesh), e o Paquisto Ocidental, composto pelo Sind, Punjabe Ocidental, Baluchisto, provncia da Fronteira Noroeste e alguns outros territrios menores. A partio deu causa a enormes deslocamentos populacionais. Mais de seis milhes de muulmanos indianos refugiaram-se no novo Estado paquistans, enquanto que igual nmero de hindus e siques abandonaram o Punjabe rumo ndia, devido violncia e aos massacres de fundo tnico que deixaram mais de 500 000 vtimas. No obstante, um tero dos muulmanos continuou a residir na ndia.

Formao do Estado[editar]
Muhammad Ali Jinnah, denominado Qaid-i-Azam ("Luz da Nao"), tornou-se o governador-geral do novo Estado, com Liaquat Ali Khan no cargo de primeiro-ministro. O Paquisto deu incio a sua vida nacional sem funcionrios

pblicos qualificados e sem infra-estrutura administrativa na capital improvisada de Carachi. Mesmo assim, foi confrontado com a necessidade de lidar com refugiados, dar partida numa economia autnoma e instituir e treinar foras armadas. Aps o fim do domnio britnico, o dirigente hindu do Jammu e Caxemira, maraj Hari Singh, da dinastia Dogra, pediu o auxlio do exrcito indiano para rechaar as incurses de tribos pachtunsprovenientes do Paquisto e apoiadas por parte da populao local e, veladamente, pelo exrcito paquistans. Em 26 de outubro de 1947, em que pese o fato de a maioria da populao de Jammu e Caxemira (78 por cento) ser muulmana, o maraj assinou o tratado de adeso ndia, abrindo caminho para que as foras indianas entrassem naquele principado. O Paquisto no aceitou a deciso do maraj caxemira, que marcou o incio de uma srie de conflitos armados entre as foras armadas indianas e paquistanesas. O cessar-fogo negociado sob a gide da ONUentrou em vigor em janeiro de 1949 e, com base na chamada linha de controle (que separa as foras dos dois pases), a ndia manteve o controle de dois teros da Caxemira, que passaram a formar o estado federal indiano de Jammu e Caxemira, com capital em Srinagar; o Paquisto administra o tero restante, que subdividiu em Caxemira Livre (com capital em Muzaffarabad) eTerritrios do Norte (com capital em Gilgit). De imediato, o pas sofreu com a instabilidade no plano poltico e foi confrontado com grandes dificuldades econmicas. Jinnah morreu em 1948 e o primeiro-ministro Liaqat Ali Khan foi assassinado em outubro de 1951 por um fantico afego. A escassez de lderes no foi resolvida nem com os primeiros-ministros Nazimuddin (1951-1953) e Muhammad Ali (1953-1955), nem com o governador-geral Ghulam Muhammad (1951-1955). Uma onda de descontentamento percorreu o Paquisto Oriental, que se sentia posto de lado por um governo federal geograficamente distante. A Liga Muulmana fracassou em diversas eleies, especialmente em 1954: um novo pleito ento foi organizado e formou uma nova Assemblia Nacional que j no era controlada pela Liga. Com Chaudhri Muhammad Ali no cargo de primeiro-ministro e Iskander Mirza como governador-geral, a Assemblia Nacional elaborou uma nova constituio. Com a promulgao daquela constituio, em 23 de maro de 1956, o Paquisto tornou-se a primeira repblica islmica do mundo; Mirza foi eleito presidente provisrio. A instabilidade poltica prosseguiu, porm, devido falta de uma maioria clara na Assemblia, que levava a freqentes mudanas de governo, bem como corrupo generalizada no meio poltico e precria situao econmica, apesar da ajuda internacional. Confrontado com a impossibilidade de controlar a agitao no Paquisto Oriental, o Presidente Mirza voltou-se para o comandante das foras armadas, General Muhammad Ayub Khan. Em 8 de outubro de 1958, Mirza revogou a constituio e declarou a lei marcial.

Golpe militar e criao do Bangladesh (1958-1972)[editar]


Vinte dias depois, os militarem foraram o Presidente Mirza a exilar-se, permitindo que o General Muhammad Ayub Khan assumisse o poder no Paquisto e institusse uma ditadura militar. Seguiu-se uma srie de reformas, como a agrria, um plano de desenvolvimento econmico, restries poligamia e ao divrcio e, em 1962, uma nova constituio que estabeleceu como lnguas oficiais o bengali e o urdu. Islamabade tornou-se a capital nacional e Daca, a capital legislativa. Os problemas no Paquisto Oriental continuaram. A Liga Awami (socialista) reuniu os descontentes bengalis em detrimento da Liga Muulmana. Apesar de alguns avanos diplomticos, as relaes com a ndia continuavam tensas, em parte por conta da questo da Caxemira, e tambm devido aos conflitos inter-comunitrios dentro do territrio indiano, como o massacre de milhares de muulmanos em Madhya Pradesh, em 1961. As relaes com o Afeganisto tambm se deterioraram entre 1961 e 1963, aps incidentes de fronteira incentivados pela URSS, que desejava a criao de um "Pachtunisto" independente. Aps uma segunda guerra travada em 1965 por motivo da Caxemira, o presidente Ayub Khan e o primeiro-ministro indiano Lal Bahadur Shastri assinaram a declarao de Tashkent, mediada pela URSS, segundo a qual as duas partes acordavam um cessar-fogo, a retirada para as posies pr-conflito e o reatamento de relaes diplomticas. A questo da Caxemira continuou em aberto. Zulfikar Ali Bhutto, ministro do exterior durante a guerra, demitiu-se por causa do que entendeu ser o abandono da Caxemira pelo Paquisto e formou o Partido Popular Paquistans (PPP), mais prximo do socialismo. O Presidente Ayub Khan demitiu-se em maro de 1969 aps grande convulso interna ocorrida no fim de 1968, transmitindo o poder ao General Muhammad Yahya Khan, que decretou nova lei marcial. Nas eleies de 1970, a Liga Awami do Xeque Mujib-ur-Rahman conquistou 153 dos 163 assentos atribudos ao Paquisto Oriental, enquanto que o PPP de Bhutto passou a dominar o restante da Assemblia. A sesso inaugural da

nova legislatura foi por duas vezes adiada por Yahya Khan, quem terminou por anular os resultados eleitorais. A Liga Awami foi proibida e o Xeque Mujib-ur-Rahman, detido no Paquisto Ocidental. Nessas condies, o Paquisto Oriental declarou ento a sua independncia, com o nome de Bangladesh, em 26 de maro de 1971. Em reao, o governo central paquistans declarou lei marcial no Paquisto Oriental e determinou que o exrcito ocupasse aquele territrio. A guerra civil subseqente deixou centenas de milhares de civis mortos e 10 milhes de refugiados, acolhidos pela ndia. Esta prestou seu apoio ao Bangladesh e finalmente entrou no conflito em dezembro de 1971. Aps uma guerra de quinze dias - a terceira entre Paquisto e ndia - as tropas paquistanesas renderam-se e declarou-se um cessar-fogo. Um acordo assinado em Shimla em 1972 contribuiu para reduzir as tenses e o Xeque Mujib-ur-Rahman foi solto e autorizado a retornar ao Bangladesh, que foi reconhecido pelo Paquisto em 1974.

Governo civil e Ali Bhutto (1971-1977)[editar]


Em seguida derrota frente ndia, Yahya Khan demitiu-se do cargo de presidente em favor de Zulfikar Ali Bhutto, do Partido Popular Paquistans (PPP), conformando-se ento o retorno dos civis alta administrao do pas. Em 1973, adotou-se uma nova constituio, de modelo federalista. A figura presidencial tornou-se principalmente simblica, com os poderes do Estado transferidos para o primeiro-ministro, para cujo cargo a Assemblia Nacional elegeu Bhutto. Desde 1972, Bhutto dera incio a um vasto programa de nacionalizaes, principalmente das indstrias de base, e a um ambicioso projeto de reforma agrria. Todos os bancos foram nacionalizados em janeiro de 1974. Os militares foram alijados dos cargos de deciso poltica mas o oramento destinado defesa nacional foi ampliado para 6 por cento do PIB. No obstante, as iniciativas de Bhutto geraram descontentamento, em especial entre os empresrios, ressentidos com as nacionalizaes, e entre os religiosos, que rejeitavam a poltica de tendnciasocialista. Em 1972, o servio de informaes paquistans descobriu que a ndia estava perto de desenvolver uma bomba nuclear; em reao, Bhutto formou um grupo de engenheiros com o propsito de fazer o mesmo. Em 1974, aps o teste nuclear indiano, Bhutto prometeu que o Paquisto teria a sua bomba "mesmo que tenhamos que comer capim e folhas". Durante o governo Bhutto, uma sria revolta ocorrida no Baluchisto foi reprimida com o auxlio presumido do x do Ir, temeroso de que a rebelio contaminasse o Sistan e Baluchisto iraniano. Nas eleies gerais de 1977 - o segundo pleito geral da histria do Paquisto - nove partidos de oposio aliaram-se contra o PPP. O resultado, porm, favoreceu o o partido de Bhutto, que elegeu 150 deputados numa Assemblia de 200 assentos. A oposio contestou violentamente os resultados, que teriam sido marcados, alegava, pela fraude e coao. Estalaram ento manifestaes e distrbios no pas. Frente a esta situao, o General Muhammad Zia-ul-Haq decidiu impor a lei marcial no Paquisto, em 5 de julho de 1977.

Regime militar Zia (1977-1988)[editar]


Ali Bhutto foi preso, julgado e condenado morte pelo suposto assassinato de um rival poltico do PPP. Apesar dos apelos do Ocidente, o ex-primeiro-ministro foi enforcado em 1979. Apesar de afirmar inicialmente que sua permanncia no poder seria temporal, at que o Paquisto recuperasse a estabilidade interna, Zia adiou indefinidamente eleies e terminou por decretar a dissoluo dos partidos polticos. Os partidos de centro e de esquerda, por inspirao do PPP, criaram o Movimento pela restaurao da democracia (MRD) em 6 de outubro de 1981, exigindo o fim da lei marcial, novas eleies e o restabelecimento da constituio de 1973. O governo Zia reprimiu com severidade protestos da oposio civil e empreendeu uma paulatina islamizao da sociedade paquistanesa, no que foi apoiado pelos partidos tradicionais e opositores do laicismo implementado por Bhutto. Pouco a pouco, instituram-se impostos de origem religiosa, como a esmola obrigatria exigida pelo Alcoro. Criou-se um tribunal federal para aplicar a xari. A blasfmia contra Maom passou a ser punvel com a pena de morte. A chamada Majlis-i-Shoora substituiu a Assemblia Nacional em 1980, perdendo suas funes legislativaspara tornarse um conselho do presidente. A lngua rabe e os estudos islmicos passaram a ser matrias obrigatrias na maior parte dos estabelecimentos de ensino superior. A mdia tambm foi includa neste processo, com a instalao de jornais televisivos em rabe, a exigncia de que as apresentadoras cobrissem a cabea e a difuso pela televiso do chamado orao. No exrcito, patentes do oficialato so conferidas a telogos. Embora a islamizao do pas desagradasse os Estados Unidos, a Casa Branca seguiu ajudando financeiro ao regime de Zia, j que o Paquisto era um dos principais aliados dos norte-americanos durante a Guerra Fria. O governo paquistans deu suporte aos guerrilheiros mujahidins afegos contra o regime pr-sovitico em Cabul. Desde 1979, quando as foras soviticasinvadiram o Afeganisto, Zia tonrou-se um dos principais opositores da ocupao no pas vizinho.

Em 19 de dezembro de 1984, um referendo convocado por Zia sobre sua poltica de islamizao, boicotado pelo MRD, deu 97,7% de votos favorveis ao governo - ante uma participao de 62,1% do eleitorado. No mesmo pleito, Zia foi eleito para o cargo de presidente por um perodo de cinco anos.

Restaurao de uma ordem constitucional[editar]


Em 25 de fevereiro de 1985, ocorreram as primeiras eleies legislativas no pas, tambm boicotadas pelo MRD, desde 1977, e no final desse ano, Zia suspendeu a lei marcial. Essas eleies permitiram a restaurao de uma Assemblia Nacional dotada de poderes legislativos. Zia nomeou Muhammad Khan Junejo para o cargo de primeiroministro. Apesar de esforos, Junejo no conseguiu reformar o sistema poltico, fortemente controlado por Zia. As tenses acerca da questo afeg se acumulavam entre o Presidente Zia e o Primeiro-Ministro Junejo. A evoluo democrtica do regime pode ser explicada pelas presses americanas que acompanhavam o auxlio financeiro. Entrementes, o xodo macio de civis afegos para o Paquisto deu causa a enormes dificuldades para um pas de economia precria e de organizao poltica instvel. Junejo tentou consolidar um consenso nacional, ao consultar o conjunto das foras polticas paquistanesas, inclusive Benazir Bhutto, quem sucedera ao pai frente do PPP. Esta movimentao no contava, porm, com a aprovao de Zia, que terminou por demitir o governo Junejo e, em seguida, por dissolver os legislativos federais e provinciais.

Morte de Zia[editar]
Em 29 de maio de 1988, Zia endureceu o regime novamente com a dissoluo da Assemblia Nacional e a destituio do primeiro-ministro Muhammad Khan Junejo, tendo o prprio Zia assumido o posto. Em 15 de junho, o ditador decretou a xari (lei islmica). Em 17 de agosto, o avio em que viajavam Zia, o embaixador dos Estados Unidos e outras 28 pessoas, foi sabotado e caiu minutos depois de decolar do aeroporto de Bahawalpur.

Democracia Civil (1988-1999)[editar]


Com a morte de Zia, Ghulam Ishaq Khan assumiu a presidncia provisria do Paquisto, que convocou novas eleies para o pais e abriu o caminho para a redemocratizao paquistanesa. O PPP venceu as eleies de novembro de 1988, sem lograr obter uma maioria absoluta. Com o apoio de partidos menores, Benazir Bhutto foi nomeada primeira-ministra - a primeira mulher a exercer tal cargo num Estado muulmano. Apesar de sua grande popularidade, Bhutto foi confrontada com numerosas dificuldades, como a violncia tnica, problemas devidos ocupao sovitica do Afeganisto, a contnua tenso com a ndia. Os militares, por sua vez, hesitavam em sustentar um regime que apresentava uma aparncia de corrupo e ineficincia. A coalizo governamental terminou por dissolver-se, com um voto de censura apresentado pelos partidos menores. Surgiu um conflito entre o Presidente Ishaq Khan e a primeira-ministra a respeito das nomeaes dos militares de alta patente e dos altos magistrados. Em 6 de agosto de 1990, o presidente destituiu Bhutto e seus ministros e dissolveu a Assemblia Nacional e os legislativos provinciais. As eleies de novembro de 1990 resultaram na vitria da coalizo dirigida por Mian Muhammad Nawaz Sharif, exministro-chefe do Punjabe e lder da Aliana Democrtica Islmica (IJI). A IJI dispunha de maioria de trs-quartos na Assemblia Nacional e do controle dos quatro parlamentos provinciais. Gozava, ainda, do apoio dos militares e do Presidente Ishaq Khan. Nawaz Sharif adotou um programa de privatizao, de desregulao e de incentivo ao setor privado e ao investimento estrangeiro. Os efeitos deste programa foram contrabalanados pela drstica reduo do auxlio americano, em virtude do Pressler Amendment, que visava a impedir a continuao do projeto nuclear paquistans. Enquanto o governo buscava modernizar economia do pas, o legislativo aprovou em maio de 1991 uma lei que reforava o estatuto da charia. A dificuldade em conciliar os diversos interesses dentro da coalizo governamental e as acusaes de corrupo contra o primeiro-ministro fizeram o presidente demitir o governo em abril de 1993, por m administrao, corrupo e nepotismo. O Supremo Tribunal cassou esta deciso em maio e restabeleceu o governo Nawaz Sharif. A crise resolveu-se com a demisso de presidente e primeiro-ministro em 18 de julho de 1997. O governo de Moin Qureshi, ex-vice-presidente do Banco Mundial, logrou adotar, em pouco tempo, um conjunto de reformas econmicas e sociais que surpreenderam favoravelmente a comunidade internacional e contaram com forte apoio interno. As eleies do outono de 1993 reconduziram Benazir Bhutto ao cargo de primeira-ministra, com o apoio de nova coalizo ainda mais frgil do que a anterior, com diversos pequenos partidos. O retorno do PPP ao poder foi reforado com a eleio de Farooq Leghari para presidente. No obstante, o partido de Nawaz Sharif ops-se ao governo por meio de greves gerais, e uma administrao provincial incerta terminou por desacreditar a coalizo. Em 1995, um grupo de oficiais foi preso sob a acusao de preparar uma revoluo islmica. No plano internacional, Bhuto aproximou-se dos Estados Unidos, mas o prosseguimento do programa nuclear paquistans reacendeu as tenses

com a ndia. Bhutto foi demitida em 1996, com seu governo acusado pelo Presidente Leghari de casos de corrupo e de m gesto econmica. O partido de Nawaz Sharif venceu as eleies de fevereiro de 1997 e obteve maioria de dois teros da Assemblia Nacional. Sharif dedicou-se ento a reduzir os poderes presidenciais concedidos pela oitava emenda constituio, que permitia ao chefe de Estado demitir o governo e nomear os altos escales militares. A reforma provocou a queda do Presidente Leghari, que renunciou em dezembro daquele ano, e do presidente do Supremo Tribunal, cujo rgo se opusera iniciativa do novo primeiro-ministro. Muhammad Rafiq Tarar, alinhado com Sharif, foi eleito presidente em 1998. Teve incio ento um processo de restrio dos direitos polticos que incluiu uma campanha de calnia contra a oposio e de amordaamento da imprensa (inclusive ataques fsicos contra jornalistas). No campo internacional, a ndia procedeu a cinco exploses nucleares subterrneas em 1998, provocando, em reao, uma srie de testes nucleares paquistaneses no Baluchisto. Os Estados Unidos impuseram sanes econmicas a ambos os pases. A questo da Caxemira voltou baila com um novo conflito indo-paquistans em 1999: combatentes caxemiras, apoiados por tropas paquistanesas, lanaram uma srie de ataques bem-sucedidos prximo cidade de Kargil; aps semanas de combates, terminaram por retirar-se em agosto daquele ano do territrio controlado pela ndia. Em 12 de outubro de 1999, aps tentar demitir o General Pervez Musharraf do cargo de chefe do estado-maior do exrcito, Nawaz Sharif foi deposto por um golpe militar liderado pelo general, que suspendeu a constituio e, embora o termo "lei marcial" no tenha sido empregado, iniciou um novo perodo de controle militar da poltica nacional.

Golpe militar de 1999[editar]


Regime Pervez Musharraf (1999-2008)[editar]
Nawaz Sharif foi julgado pela acusao de impedir a aterrissagem do avio onde estava o general Musharraf e condenado priso perptua, mas a pena foi comutada em exlio na Arbia Saudita.2 Em 12 de maio daquele ano, a Corte Suprema avalizou o mandato de Musharraf, embora lhe deu trs anos para organizar eleies legislativas. Dissoluo do Parlamento e apoio aos Estados Unidos Em junho de 2001, o general Pervez Musharraf dissolveu a Assemblia Nacional e se autonomeou presidente do pas acumulando o cargo de chefe das Foras Armadas paquistanesas. 3 No ms seguinte, o general reuniu-se na ndia com o premier Atal Behari Vajpayee, para discutir a questo da Caxemira, mas a cpula termina sem acordo. 4 Musharraf tornou-se um dos principais aliados do presidente George W. Bush desde os ataques terroristas do 11 de setembro de 2001. Em troca, a Casa Branca ofereceria ajuda financeira ao pas e suspenderia as sanes impostas pelos testes nucleares de 1998.5 6 Anos depois, o general declararia, em entrevista ao programa "60 Minutes", da rede norte-americana CBS, que esse apoio ocorreu principalmente porque os Estados Unidos ameaaram bombardear o Paquisto, caso o pas no cooperasse com a guerra contra Osama Bin Laden e o regime Talib doAfeganisto. Segundo Musharraf, o ex-secretrio de Estado adjunto Richard Armitage afirmou ao servio de segurana paquistans que o pas deveria estar preparado "para voltar idade da pedra".7 O apoio do governo paquistans "guerra contra o terror" provocou protestos de radicais islmicos, reprimidos com severidade, em especial na fronteira afeg.8 "Legitimao" no poder Em abril de 2002, quatro dias depois de uma tentativa de atentado contra Musharraf, este se legitimou no poder atravs de um plebiscito que estendeu seu mandato como presidente por mais cinco anos. Segundo nmeros oficiais, com 97,5% votaram pela permanncia do general em seu cargo. No entanto, organizaes independentes afirmaram que o nmero de votantes fora pequeno e havia indcios de fraude na votao. 9 Em junho, um decreto proibiu o retorno ao poder dos ex-primeiros-ministros Benazir Bhutto e Nawaz Sharif. Em agosto Musharraf imps cerca de trinta emendas reforaram os seus poderes e enfraqueceram a oposio. Essas reformas constitucionais oficializaram o papel dos militares na poltica paquistanesa e deram o poder para Musharraf dissolver o Parlamento. 10 Ainda naquele ano, o Paquisto realizou testes com msseis capazes de transportar cargas nucleares.11 Nas eleies legislativas de outubro, o Partido Popular Paquistans (PPP), da ex-primeira-ministra Benazir Bhutto, ganhou a maioria das cadeiras, seguido pela Liga Muulmana Paquistanesa-Quaid (PML-Q), partido ligado ao regime militar. Uma coalizo de partidos islmicos surpreendeu e chegou em terceiro lugar. 12 Musharraf sofreu duas tentativas de assassinato em dezembro de 2003, quando acordou com os partidos islmicos reveter parcialmente as emendas constituio. A economia paquistanesa - em especial as exportaes de txteis continuou a ressentir-se das relaes internacionais anormais e da perptua agitao poltica interna. Crise A instabilidade no governo Musharraf atingiria o pice em 2007. Em 9 de maro, o general suspendeu o presidente da Suprema Corte Iftikhar Chaudhry, um crtico do presidente, sob alegao de conduta imprpria. Um movimento de

juristas uniu-se em torno de Chaudhry e a Corte Suprema do pas restituiu em 20 de julho o seu cargo - o que representou um duro revs a Musharraf.13 A popularidade do general comeou a cair em meio a crescentes manifestaes por democracia, especialmente aps o cerco militar de dez dias ordenado por Musharraf Mesquita Vermelha, emIslamabad, utilizada por radicais islmicos. A ao militar resultou em mais de cem mortos 14 e a uma onda de atentados a bomba pelo pas.15 Ainda em julho, Musharraf encontrou-se com a exilada ex-premi Benazir Bhutto em Abu Dhabi, em que se discutiram o retorno democracia. O general queria o apoio de Benazir nas eleies presidenciais daquele ano. A lder do PPP pediu que ele deixasse o comando de chefe do Exrcito e que ela pudesse concorrer a um terceiro mandato como premi paquistanesa - Benazir estava impedida de concorrer por causa de acusaes de corrupo. 16 Em setembro, o ex-premi Nawaz Sharif tentou voltar ao pas, mas foi reenviado para a Arbia Saudita quando se encontrava aeroporto de Islamabad.17 Em 2 de outubro, Musharraf designou o ex-diretor-geral do servio secreto como seu sucessor para o cargo de chefe do Exrcito e anunciou que retiraria as acusaes de corrupo contra Benazir Bhutto. 18 Musharraf venceu as eleies presidenciais, mas Suprema Corte avaliaria legalidade da candidatura do general. 19 20 No dia em que a ex-primeiraministra Benazir Bhutto retornou ao Paquisto, sua comitiva foi alvo de um atentado terrorista que deixou mais de uma centena de mortos.21 Com a instabilidade poltica e a diminuio de sua popularidade, Musharraf decretou, no incio de novembro, estado de exceo no pas. Com isso, o general suspendeu a Constituio e afastou o presidente da Suprema Corte, Iftikhar Chaudhry,22 alegando acirramento dos conflitos entre as foras de segurana e militantes islmicos nas regies tribais do noroeste do Paquisto e pela interferncia do Judicirio em assuntos do Executivo. 23 Aliado de Musharraf, o governo dos Estados Unidos pressionou o general a realizar eleies livres. 24 25 O Paquisto recebeu cerca de US$ 10 bilhes dos Estados Unidos desde 2001 para financiar operaes contra militantes islmicos. 26 No dia 27 de dezembro de 2007, durante um comcio na cidade de Rawalpindi, do qual participava a lder oposicionista Benazir Bhutto, um homem-bomba detonou explosivos e matou pelo menos vinte pessoas. No meio da confuso Bhutto foi assassinada com tiros no peito e no pescoo.27 28 A morte de Benazir aconteceu a duas semanas das eleies no pas, marcadas para 8 de janeiro de 2008, das quais a ex-premi deveria participar. Em fevereiro de 2008 ocorreram os comcios legislativos, nos quais se destacou o PPP, de Bhutto, e o PML-N (Liga Muulmana do Paquisto-Nawaz), de Sharif. No ms seguinte, os dois partidos formaram um governo de coalizo do qual fazem parte tambm dois partidos minoritrios, tendo Yusuf Raza Guilani como primeiro-ministro. Em maio, o PML-N retirou-se da coalizo por desavenas com o PPP sobre a restaurao do Poder Judicirio. 29 Em agosto de 2008, o O PPP e o PML-N anunciaram que apresentariam ao Parlamento um pedido de abertura de processo de impeachment de Musharraf, que acabou anunciando pela televiso a sua renncia ao cargo de presidente.30 31

Novo governo civil[editar]


Aps a renncia de Musharraf, uma eleio indireta elegeu Asif Ali Zardari (PPP) como novo presidente do pas, derrotando o candidato rival (do partido de Nawaz Sharif).

Ligaes externas[editar]

O Commons possui uma categoriacom multimdias sobre Histria do Paquisto

Notas[editar]
1. 2. 3. 4. 5. Outras fontes afirmam que os termos pak e stan so de origem persa. Nawaz Sharif ganha asilo na Arbia Saudita para ele e a famlia - UOL Notcias, 10 de dezembro de 2000 Musharraf se proclama presidente do Paquisto - BBC Brasil, 20 de junho de 2001 Cpula entre ndia e Paquisto termina sem acordo - Folha Online, 16 de julho de 2001 Senado americano pode suspender sanes contra Paquisto - BBC Brasil, 05 de outubro de 2001

6.

Paquistaneses esperam gestos de confiana dos Estados Unidos, diz presidente - Folha Online, 10 de novembro de 2001

7. 8. 9.

Estados Unidos ameaaram bombardear Paquisto, diz Musharraf - BBC Brasil, 22 de setembro de 2006 Apoio do Paquisto aos Estados Unidos foi deciso difcil - BBC Brasil, 2 de novembro de 2001 Lder paquistans vence plebiscito em meio a acusao de fraude - Folha Online, 01 de maio de 2002

10. Musharraf anuncia mudanas na constituio - BBC Brasil, 21 de agosto de 2002 11. Paquisto volta a fazer testes com lanamento de msseis - Folha Online, 08 de outubro de 2002 12. Partidos fundamentalistas crescem nas eleies paquistanesas - Folha Online, 11 de outubro de 2002 13. Supremo do Paquisto impe um duro revs a Musharraf - UOL Notcias, 20 de julho de 2007 14. Invaso de Mesquita foi "inevitvel", diz presidente do Paquisto - Folha Online, 12 de julho de 2007 15. Governo do Paquisto fecha Mesquita Vermelha por tempo indeterminado - Folha Online, 28 de julho de 2007 16. Benazir Bhutto anuncia retorno ao Paquisto em 18 de outubro - UOL Notcias, 14 de setembro de 2007] 17. Aps voltar ao Paquisto, ex-premi deportado Arbia Saudita - Folha Online, 10 de setembro de 2007 18. Musharraf nomeia sucessor no Exrcito - O Estado de So Paulo, 03 de outubro de 2007 19. Musharraf obtm maioria de votos em eleies presidenciais - O Estado de So Paulo, 06 de outubro de 2007 20. Musharraf pede reconciliao no Paquisto - BBC Brasil, 07 de outubro de 2007 21. Bombas matam mais de 120 na volta de ex-premi ao Paquisto - BBC Brasil, 18 de outubro de 2007 22. Musharraf declara estado de exceo no Paquisto - BBC Brasil, 03 de novembro de 2007 23. Extremismo forou estado de exceo, diz lder do Paquisto - BBC Brasil, 03 de novembro de 2007 24. Estados Unidos pressionam Musharraf a deixar chefia do Exrcito - BBC Brasil, 10 de novembro de 2007 25. Estados Unidos pedem a Musharraf eleies livres e fim do Estado de exceo - Folha Online, 17 de novembro de 2007 26. Estados Unidos iro rever ajuda ao Paquisto, diz Rice - BBC brasil, 04 de novembro de 2007 27. Benazir Bhutto morre em atentado no Paquisto - G1, 27 de dezembro de 2007 28. Exploso 'mata ex-premi do Paquisto Benazir Bhutto' - BBC Brasil, 27 de dezembro de 2007 29. [http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u434724.shtml Veja os principais acontecimentos do governo Musharraf ] - Folha Online, 18 de agosto de 2008 30. Pervez Musharraf renuncia Presidncia do Paquisto - Folha Online, 18 de agosto de 2008 31. Musharraf renuncia Presidncia do Paquisto; senador assume cargo - Folha Online, 18 de agosto de 2008

S-ar putea să vă placă și