Sunteți pe pagina 1din 19

A disputa territorial redesenhando relaes sociais nas cidades brasileiras1

Dirce Koga2, Frederico Ramos3 e Kazuo Nakano4. Resumo Este artigo apresenta algumas evidncias sobre a importncia da dimenso territorial enquanto um elemento chave na compreenso de processos econmicos, polticos e sociais que tm guiado o debate nesse incio de sculo. Nessa direo, o territrio se coloca para alm do sentido restrito enquanto espao geogrfico, mas, sobretudo como uma dimenso relacional presente nesses processos. O objetivo principal consiste em trazer alguns exemplos em diferentes escalas, demonstrando como os territrios em disputa se colocam como um referencial importante na anlise de processos sociais em curso. Uma primeira discusso trata do fenmeno da interiorizao das fronteiras urbanas no Brasil e o acompanhamento dessa tendncia na interiorizao do fenmeno da violncia. Em uma escala diferenciada do espao intraurbano, o artigo apresenta uma ferramenta de anlise quantitativa para compreender como se do as correlaes entre taxas de violncia e condies sociais, considerando a perspectiva territorial como ingrediente de mediao na anlise. Palavras-chaves: disputas territoriais, polticas pblicas, relaes sociais. Introduo Compreender as diferentes expresses da questo social brasileira tem se tornado, paradoxalmente, uma emergncia rotineira, dada as multifacetadas imbricaes contidas nas denominadas situaes de pobreza, excluso social e vulnerabilidade social. Tambm se mantm desafiadora a evidncia de que tais expresses se do no concreto dos territrios de vivncia, nos mais de 5.560 municpios brasileiros, distintos nas suas dimenses populacionais, nas suas reas geogrficas e nas suas configuraes econmicas, polticas, culturais e sociais.
1

Publicado na Revista Servio Social & Sociedade, Nmero 94, Ano XXIX, So Paulo: Cortez. 2008. Assistente Social, doutora em Servio Social pela PUC/SP, professora e coordenadora do Mestrado em Polticas Sociais da Universidade Cruzeiro do Sul - Unicsul, pesquisadora do Centro de Estudos das Desigualdades Socioterritoriais CEDEST e consultora em pesquisa socioeconmica da Diagonal Urbana Consultoria.
2

Frederico Ramos arquiteto, mestre em Sensoriamento Remoto pelo Instituto de Pesquisas Especiais INPE, pesquisador do Centro de Estudos das Desigualdades Socioterritoriais - CEDEST, consultor em geoprocessamento da Diagonal Urbana Consultoria e pesquisador associado do Urban Age da London School of Economics em So Paulo.
3

Kazuo Nakano arquiteto-urbanista, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, pesquisador do Instituto Polis, consultor especialista em poltica urbana e habitacional.
4

Destacaramos, por exemplo, as polticas de sade e de assistncia social no cenrio atual de busca pela territorializao de respostas de proteo social por meio do SUS e do SUAS. Ambos sistemas trabalham com a perspectiva territorial no desenho de suas formas de interveno junto aos cidados, considerando as cidades onde residem. Considerando o campo social tradicionalmente marcado pela determinao das aes a partir de pblicosalvos, essa perspectiva traz novos elementos de anlise. nesse contexto que surgem questionamentos quanto ao significado da territorializao, ou ainda a pertinncia de se inserir na anlise das expresses da questo social brasileira a dimenso territorial. Para Bruno Palier, em seu trabalho intitulado Governar a seguridade social tem defendido o territrio como categoria a priori da ao social, enquanto um instrumento que permite uma nova perspectiva s polticas sociais no sentido de se situar no contraponto s tradicionais modalidades de interveno social.(Palier, 2005:316) Nessa direo, o presente artigo pretende pautar algumas evidncias presentes na dinmica de ocupao, formao e relaes estabelecidas que colocam a dimenso territorial para alm do espao geogrfico, considerando sua insero junto a processos econmicos, polticos e sociais. O cenrio do sculo XXI tem apontado para a complexidade desses processos em curso, cujas manifestaes diferenciadas enquanto evidncias e prevalncias a partir dos chos concretos onde se efetivam, tm se configurado, cada vez mais, como territrios de disputas. Frentes de expanso urbana em direo ao interior do pas Em algumas passagens do captulo O Semeador e o Ladrilhador do livro Razes do Brasil, o historiador brasileiro Srgio Buarque de Holanda compara a fundao de cidades nos processos espanhis e portugueses de colonizao americana. Nessas comparaes, o historiador mostra como a colonizao portuguesa do atual territrio brasileiro comeou pela orla martima com a predominncia do carter de explorao comercial5 que se difere do esforo realizado pelos colonizadores espanhis de fazer, das terras americanas conquistadas, um prolongamento orgnico6 da metrpole. Holanda tambm faz uma distino significativa entre os processos de territorializao das cidades coloniais portuguesas e espanholas: enquanto as primeiras foram antes de tudo litornea e tropical7, as segundas procuraram fugir deliberadamente da marinha, preferindo as terras do interior e dos planaltos8. Esse autor mostra como os portugueses criavam todas as dificuldades s entradas terra adentro, receosos de que com isso se despovoasse a marinha9. Desse modo, surgiram pequenos ncleos junto orla que deram origem, mais tarde, s primeiras cidades brasileiras como Recife, Salvador, So Vicente, Santos e Rio de Janeiro, entre vrias outras. Essas cidades serviam,
HOLANDA, Srgio Buarque. Razes do Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. P. 98. Idem. P. 98. 7 Idem. P. 99. 8 Idem. P.99. 9 Idem. P. 100.
5 6

principalmente, como entrepostos comerciais dos produtos exportados para a Europa. A explicao sobre essa preferncia dos portugueses em localizar as suas cidades coloniais no litoral do Brasil baseia-se num fator meramente econmico. Para Holanda, havia essa preferncia porque os gneros produzidos junto ao mar podiam conduzir-se facilmente Europa e que os do serto, pelo contrrio, demoravam a chegar aos portos onde fossem embarcados e, se chegassem, seria com tais despesas, que aos lavradores no faria conta larg-los pelo preo por que se vendessem os da marinha10. Apesar das mudanas profundas ocorridas no Brasil ao longo dos sculos, a influncia da colonizao litornea empreendida pelos antigos portugueses ainda persiste nos nossos dias. Como bem lembra Holanda, quando hoje se fala em interior, pensa-se, como no sculo XVI, em regio escassamente povoada e apenas atingida pela cultura urbana11. Do ponto de vista da distribuio populacional no espao brasileiro, as maiores densidades ainda encontram-se nos territrios localizados em uma faixa que se estende ao longo do litoral atlntico, conforme o mapa abaixo. As regies onde se localizam as capitais estaduais destacam-se com maiores densidades. Os Estados do Sul e Sudeste, principalmente So Paulo, possuem distribuio das densidades mais equilibrada entre os vrios municpios interioranos e litorneos. No Nordeste, Pernambuco e Maranho tambm demonstram esse padro equilibrado, ao contrrio do Cear, Piau e Bahia, entre outros, onde h clara diferena entre as densidades de municpios litorneos e interioranos. A persistncia do baixo povoamento das regies no interior do pas evidencia o fato de que o Brasil um pas que ainda est territorializando parte da sua populao em espaos no ocupados.

10 11

Idem. P. 101. Idem. P. 101.

Mapa 1 Densidade Populacional nos Municpios Brasileiros hab/km 2000

Fonte: Extrado dos Documentos Temticos Elaborados como Subsdios da Proposta para o Plano Nacional de Ordenamento Territorial Ministrio da Integrao Nacional 2006.

Nas regies com as maiores densidades populacionais inscrevem-se as principais pores da rede urbana brasileira. A localizao das cidades que integram essa rede composta tanto por ncleos de pequeno e mdio porte quanto pelas metrpoles e megacidades que possuem milhes de habitantes e polarizam regies e grandes conjuntos de cidades com seus papis polticos, econmicos e culturais. Vale destacar duas concentraes importantes de cidades: uma no Estado de So Paulo e Rio de Janeiro no Sudeste e outra na orla martima do Nordeste no trecho entre Natal e Salvador. Essas concentraes urbanas possuem grande dinamismo econmico. Apesar da maior parte do Centro Oeste registrar baixa densidade populacional, nota-se o alto grau de urbanizao dos habitantes dessa parte mais interiorizada do pas. Trata-se de uma evidncia recente que confirma e, ao mesmo tempo, contradiz a afirmao de Srgio Buarque de Holanda transcrita anteriormente. Confirma o escasso povoamento dada a persistncia da baixa densidade e contradiz a noo de que o interior do Brasil apenas atingido pela cultura urbana vinda de outras regies. O Centro Oeste possui cultura urbana prpria presente em suas cidades que se distribuem, principalmente, ao longo de dois eixos de urbanizao que se encontra em processo acelerado de consolidao. Esses eixos podem ser identificados do seguinte modo: (i) ao longo da rodovia que liga Campo Grande, Cuiab, Porto Velho e Rio Branco e (ii) ao longo da rodovia que liga Braslia a Belm. Junto com as regies de Manaus, BoaVista e Macap, entre

outros plos urbanos do Norte e Centro Oeste, tais eixos representam a frente de expanso urbana do Brasil nesse comeo de sculo XXI. Trata-se, tambm, de uma frente migratria composta por pessoas vindas de diferentes partes do pas, em especial do Sul e do Nordeste. Os eixos de urbanizao do Norte e Centro Oeste se articulam com a expanso do agronegcio baseado na pecuria e na monocultura agrcola voltada para a exportao, em especial no cultivo da soja. A srie de mapas a seguir mostra a evoluo no nmero de bovinos no perodo entre 1977 e 2001 sobre reas de pastagens naturais e artificiais. interessante observar que a disseminao da pecuria em direo ao interior do pas se deu exatamente ao longo dos eixos de urbanizao mencionados anteriormente. Essa disseminao continua, pois em 2004 e 2005 o Brasil foi o maior exportador de carne bovina no mundo. Se observarmos a expanso das reas cultivadas com soja ao longo do perodo entre 1977 e 2004 se percebe uma tendncia semelhante de distribuio espacial. A expanso da produo desta commodity, acompanhando sua valorizao no mercado externo, tambm acompanha os eixos de urbanizao apontados. O cultivo da soja indica a intensa mobilidade da agricultura no Brasil. Antes da dcada de 1970, esse produto no era cultivado em larga escala no pas. Hoje o Brasil o maior exportador mundial de soja. Esse processo nos faz perguntar sobre qual o papel exercido pelas cidades no desenvolvimento e transformao que ocorre no campo e vice versa. Quais so as caractersticas da imbricao entre o rural e o urbano nas atuais frentes de migrao, de expanso urbana e de disseminao do agronegcio no interior do pas, em direo s reas cobertas pela floresta amaznica? Quais so os vnculos polticos, econmicos e culturais entre o campo e as cidades que condicionam determinadas configuraes territoriais nas regies e nos espaos intraurbanos?

Mapa 2 Evoluo da Populao de Bovinos 1977 a 2001

Fonte: Extrado dos Documentos Temticos Elaborados como Subsdios da Proposta para o Plano Nacional de Ordenamento Territorial Ministrio da Integrao Nacional 2006.

Certamente, as cidades apresentam configuraes territoriais condicionadas pelas atividades realizadas nas reas rurais. Por exemplo, a estruturao de atividades comerciais voltadas para o fornecimento de mquinas e insumos agrcolas industrializados trazidos de outros lugares. Ou a organizao de territrios nas franjas das cidades voltados para o processamento industrial e agregao de valor aos produtos do agronegcio. Ou ainda o surgimento e consolidao de reas perifricas nas cidades existentes ou de pequenos ncleos urbanos construdos junto s rodovias e outras infra-estruturas que servem para a armazenagem e escoamento desses produtos. Trata-se de bairros perifricos e ncleos com pequenos comrcios e que servem de moradia para as famlias de trabalhadores atrados pelo desenvolvimento regional.

Mapa 3 Evoluo da rea Cultivada com Soja 1977 a 2004

Fonte: Extrado dos Documentos Temticos Elaborados como Subsdios da Proposta para o Plano Nacional de Ordenamento Territorial Ministrio da Integrao Nacional 2006.

O agronegcio induz a produo de determinados tipos de espaos urbanos e rurais que necessitam de estudos mais detalhados e aprofundados, com vistas a anlises crticas mais amplas sobre suas caractersticas, problemticas e conflitos. H evidncias de fortes conflitos nas frentes migratrias, de expanso urbana e de crescimento do agronegcio no Norte e Centro Oeste do Brasil. H um acirramento dos conflitos de interesses e agravamento das disputas pelo acesso s terras urbanas e rurais. Essas terras adquirem altos valores econmicos num contexto de produo acelerada de riquezas. Tais conflitos e disputas se acirram por causa da falta de regularizao fundiria das propriedades imobilirias. A falta de solues para os problemas gerados com a ocupao irregular de terras pblicas e privadas e a incapacidade do poder pblico em coibir as prticas de grilagem das terras federais, estaduais e municipais nos embates entre posse e propriedade faz com que haja um recrudescimento daqueles conflitos e disputas. Muitas vezes, o poder pblico conivente com a grilagem em troca de apoios polticos e econmicos.

O avano da frente migratria, de urbanizao e de crescimento do agronegcio sobre os territrios das populaes tradicionais, principalmente das comunidades indgenas, faz com que os conflitos e disputas pelo acesso terra ganhem contornos polticos e culturais especficos que tambm necessitam de anlises mais detalhadas. J conhecida a denncia do abrao da morte que envolve o Xing. O desmatamento e o cultivo da soja comprometem as nascentes dos principais rios que atravessam e abastecem aquela rea prejudicando as tradies, costumes e modos de vida das comunidades que vivem em seu interior. O avano dessas frentes de expanso, em particular do desmatamento, sobre reas da floresta amaznica ricas em biodiversidade e com alto interesse socioambiental instaura conflitos locais articulados com processos internacionais como, por exemplo, aqueles relacionados com as mudanas climticas e aquecimento global. Esses diferentes tipos de conflitos e disputas resultam na interiorizao da violncia em direo aos municpios com pequeno porte populacional. No mapa a seguir vemos que tais conflitos e disputas se acentuam no chamado arco do desmatamento. Nessa rea encontram-se altas taxas de masculinidade, altas propores de migrantes nas populaes locais, taxas mximas da evoluo da relao bovinos/humanos, taxas mximas de progresso na produo de soja e os maiores nmeros de assassinatos ligados a conflitos rurais.

Mapa 4 Marcadores da frente migratria, de urbanizao, do desmatamento e de expanso do agronegcio

Fonte: Extrado dos Documentos Temticos Elaborados como Subsdios da Proposta para o Plano Nacional de Ordenamento Territorial Ministrio da Integrao Nacional 2006.

No interior do pas, a combinao entre ocupao territorial, urbanizao, migrao, desmatamento, monocultura para exportao, conflitos fundirios, impactos sobre comunidades indgenas e alto grau de violncia, nos faz pensar na colonizao da orla martima brasileira analisada por Srgio Buarque de Holanda no livro mencionado no incio desse texto. Apesar deste historiador no analisar a fundo os conflitos e padres predatrios e violentos que orientaram a territorializao das primeiras cidades brasileiras do perodo colonial, possvel supor que, nas frentes atuais de migrao, desmatamento, urbanizao e crescimento do agronegcio em direo ao Norte e Noroeste do pas, tais padres continuam plenamente vigentes. A dimenso territorial das desigualdades sociais12 De fato, o ltimo "Mapa da Violncia dos Municpios" produzido pela Ritla (Rede de Informao Tecnolgica Latino-Americana) e pelos ministrios da
Parte desse texto foi elaborado inicialmente sob encomenda da Gerncia de Proteo Social da Secretaria Municipal Adjunta de Assistncia Social da Prefeitura de Belo Horizonte para fins de Seminrio sobre Territorializao previsto para ser realizado em 2008.
12

Justia e da Sade13, divulgado em janeiro 2008 demonstra que a violncia caminha para o interior do pas. Tal tendncia parece acompanhar o movimento de urbanizao, de avano das fronteiras de expanso urbana, conforme visto anteriormente. O mapa a seguir revela a tendncia da concentrao das maiores taxas de homicdios nos municpios do interior do pas ( com manchas mais escuras).

Mapa 5 Taxa mdia de homicdios Brasil 2004/2006

Fonte: Mapa da Violncia dos Municpios Brasileiros 2008

A pesquisa corresponde a um total de 556 cidades consideradas mais violentas, e que equivalem a 10% dos 5.564 municpios brasileiros e abrangem 44,1% da populao do pas e 73,3% dos homicdios ocorridos em 2006. Essas 556 cidades apresentam mdia de 144 mil habitantes -contra 32,6 mil em todos os municpios do pas. (Folha de S.Paulo, 30/01/2008). Assim, apesar dessa tendncia de interiorizao, h de se destacar a presena das 25 capitais do pas nos 10% de municpios considerados mais violentos,
O trabalho foi divulgado pela imprensa no dia 30/01/2008 e disponibilizando o acesso ao documento diretamente no stio da Ritla: www.ritla.net
13

10

com exceo de Boa Vista (RR) e Natal (RN). Destacam-se na lista ainda os municpios situados em reas de fronteira com outros pases, presena de conflitos de terra, com perfil turstico e em fase de desenvolvimento, conforme os primeiros 38 municpios considerados mais violentos.

Fonte: Mapa da Violncia dos Municpios Brasileiros 2008

Com exceo de So Paulo, as primeiras cidades mais violentas de cada estado do Sudeste fazem parte da regio metropolitana. Uma interessante comparao foi realizada entre os 10% de municpios considerados os mais violentos do pas e o arco do desmatamento, cujos dados foram divulgados no final de 2007, revelando um aumento da rea desmatada: De uma lista de 36 11

cidades responsveis por metade da derrubada recente de rvores da Amaznia Legal, divulgado pelo Ministrio do Meio Ambiente, 23 delas esto entre as 10% mais violentas do pas. (Folha de S.Paulo, 30/01/2008). Na mesma reportagem, segundo avaliao do autor da pesquisa, Julio Jacobo Waiselfisz, esta relao entre desmatamento e violncia explicvel pela matriz da pouca presena do Estado nessas reas: "H uma situao muito clara no arco do desmatamento, onde h ausncia do poder pblico, propriedades ilegais e trabalho escravo". Como j visto, a irregularidade fundiria nessas reas de conflito e de violncia dificultam a mediao do Estado. A no consolidao dos ttulos de propriedade terminam gerando conflitos com posseiros, grileiros etc. Aqui se coloca de forma evidente a participao da vertente territorial na expresso de processos sociais e ambientais que se correlacionam medida que fazem parte de uma mesma lgica socioeconmica excludente. H mais de um olhar possvel sobre os dados divulgados nessa pesquisa que podem contribuir para o debate sobre o (re) conhecimento da dimenso territorial presente em fenmenos como o da violncia urbana. Por exemplo, quando a mesma pesquisa traz os dados das taxas mdias de homicdio juvenil (populao entre 15 e 24 anos), destacam-se ao lado dos municpios de fronteira os municpios situados em regio metropolitana.

Fonte: Mapa da Violncia dos Municpios Brasileiros 2008

Ou seja, uma das faces da vulnerabilidade social nas metrpoles a ser considerada diz respeito ao fenmeno da violncia que atinge a populao adolescente e jovem dessas reas, situao comumente destacada nos debates em torno das polticas dirigidas ao segmento da juventude. Interessante lembrar que a vulnerabilidade dessa populao tambm foi destacada na pesquisa realizada para o CNAS Conselho Nacional de Assistncia Social e coordenada pelo Ncleo de Seguridade e Assistncia Social da PUC/SP intitulada lbum de Fotografia da Gesto Municipal.14
A pesquisa coordenada pela Profa.Dra. Aldaza Sposati (NEPSAS Ncleo de Seguridade e Assistncia Social da PUC/SP e CEDEST Centro das Desigualdades Socioterritoriais) foi apresentada por ocasio da VI Conferncia Nacional de Assistncia Social em dezembro de 2007,
14

12

Dentre outros indicadores relacionados gesto da poltica de assistncia social, a pesquisa buscou detectar a leitura dos gestores, profissionais e participantes das Conferncias Municipais de 2005 sobre os riscos e vulnerabilidades sociais existentes nas reas urbanas e rurais. Essa diferenciao das reas urbanas e rurais destaca-se como um elemento importante da pesquisa ao demonstrar como o territrio de vivncia produz percepes diferenciadas em um mesmo municpio, estado ou regio. Uma das concluses a respeito, aponta que na rea urbana evidente o mais expressivo percentual de citaes para o risco social na adolescncia, relativamente homogneo em todas as regies do pas, exceto nas regies Nordeste e Norte, onde a maior incidncia aponta para o ciclo etrio da infncia. (Sposati, 2007:127) O Brasil urbano vivenciado e percebido de forma distinta em relao ao Brasil rural tambm do ponto de vista dos riscos e vulnerabilidade social. Acrescentase que os riscos sociais quando desagregados pelos segmentos populacionais (adolescncia, infncia, idosos, famlia) como apresentados no lbum de Fotografia tambm mudam as incidncias de percepo. Tomando como base as regies brasileiras, o segmento dos idosos foi considerado com menor incidncia de risco social, o que pode reforar a tendncia verificada nos ltimos anos do papel central de provimento que este segmento vem exercendo nas famlias brasileiras, seja por meio dos benefcios previdencirios ou assistenciais.

Ainda quanto ao fator da violncia urbana, chama a ateno a persistente tendncia na sociedade brasileira em relacionar territrios de vulnerabilidade social como reas violentas e perigosas. Esta associao direta e simplista acaba por construir no imaginrio coletivo o estigma da degenerao social em grande parte da populao brasileira. No campo da geoestatstica tm surgido alguns estudos que buscam analisar atravs da tcnica de regresso
analisando respostas de gestores de um total de 3.207 municpios (58% do universo de 5.564 municpios brasileiros).

13

geograficamente ponderada como se distribu espacialmente as relaes entre as taxas de mortalidade por homicdio e variveis socioeconmicas. Para o caso da cidade de So Paulo, foram analisadas as correlaes entre taxas de homicdio e analfabetismo para as 456 reas de ponderao do municpio. Os homicdios, 4.637 em total, segundo dados da Fundao SEADE de 2001, foram georreferenciados pelo endereo da vtima e somados (contaram-se) para cada zona de ponderao (456). Dividiu-se este total pela populao do censo 2000 chegando-se taxa que representa a concentrao de homicdios por rea de ponderao em relao populao total. A seguir se pode verificar as reas mais crticas pela densidade de eventos.
Mapa 6 Densidade de homicdios So Paulo

Fonte: Fundao Seade, 2001 e Censo IBGE, 2000. Tambm, se obteve para fins do estudo comparativo, as taxas de analfabetismo do chefe parta as 456 reas de Ponderao. O mapa mostra a sua distribuio espacial em %.

14

Mapa 7 Distribuio percentual de analfabetismo dos chefes de famlia So Paulo - 2000

Fonte: IBGE, Censo 2000. No caso da anlise pelas reas de ponderao da cidade de So Paulo, o estudo ao tomar as taxas de homicdios e os percentuais de analfabetismo nos chefes de famlias terminou indicando uma associao positiva e estatisticamente significativa entre as duas variveis, com um coeficiente de determinao (r quadrado) de 0,36. Entretanto, esta taxa no captura variaes locais da correlao, pois se trata de uma anlise sobre a associao no espao cartesiano x,y e no leva em considerao a sua localizao. A tcnica de regresso geograficamente ponderada permite incorporar a informao da localizao no modelo estatstico de regresso (FORTHERINGHAM, A.S., BRUNSDON, C., CHARLTON, 2002). A partir de anlises se pode espacializar estes resultados em termos de seu parmetro de determinao (conhecido como Beta) na equao de regresso. O beta pode ser interpretado da seguinte forma: ele a inclinao da reta de correlao. Ento, no caso onde encontramos variaes de -6,39 a 15,76 se pode dizer que em algumas reas o incremento de 1 ponto percentual de analfabetos acarreta a diminuio em at 6,39 vezes a taxa de homicdios, sendo que em outras reas este incremento pode acarretar no aumento de at 15,7 vezes o nmero de homicdios. Ou seja, territrios diferentes onde ocorrem incidncias semelhantes de indicadores socioeconmicos podem no apresentar a existncia dos mesmos fenmenos sociais.

15

No mapa a seguir fica evidente que na zona sul da cidade de So Paulo existe uma associao positiva e tambm estatisticamente significativa entre homicdio e analfabetismo do chefe de famlia, mostrando que para as reas onde o t-value maior que 1,98 temos uma associao estatisticamente significante entre as variveis. Porm, tal significncia no ocorre em outras reas da cidade.
Mapa 8 Mapa resultante de anlise de regresso

Esta analise quantitativa demonstra o quanto se torna arriscada a associao de condies socioeconmicas ao fenmeno da violncia de forma homognea, sem considerar-se a dinmica territorial e a complexidade que representa este fator em um contexto complexo de uma metrpole como o caso da cidade de So Paulo. Nessa direo, h que se considerar que as metrpoles tm ao mesmo tempo, o maior potencial de desenvolvimento do pas e os mais graves problemas sociais. esse o cenrio das reas metropolitanas na maior parte do mundo, o que transforma as metrpoles em um problema tambm poltico. Isso porque elas constituem uma realidade territorial no contemplada pelo 16

Direito, no so unidades formais de organizao e, consequentemente, no possuem uma estrutura de governo que responda pelos problemas que elas comportam. (Andrade e Clementino, 2007:240)15 As metrpoles revelam uma frao da realidade que representa o cotidiano dos territrios urbanos em disputa, os quais se fazem evidentes em outras configuraes regionais do contexto brasileiro, como j analisado anteriormente. Da perspectiva das polticas sociais o fator poltico administrativo tem se colocado como um constante desafio para as reas metropolitanas brasileiras. Trata-se de (re) pensar os modelos de gesto em torno dos servios mais complexos e regionalizados de proteo social nas reas da sade e da assistncia social, por exemplo. Vale lembrar que enquanto 20% da populao brasileira reside em mais de 4.000 municpios com menos de 20.000 habitantes, outros 20% residem em 15 metrpoles, com mais de 1 milho de habitantes, de acordo com o ltimo censo demogrfico. Assim, pensar as polticas sociais para as reas metropolitanas exige um olhar mais especfico sobre suas dinmicas de vida, o que pode exigir tambm instrumentos especficos de gesto pblica. Por exemplo, na poltica de assistncia social, qual seria o real significado da presena do CRAS Centro de Referncia da Assistncia Social - no contexto da metrpole, dada sua prpria dinmica socioterritorial? Embora desenhado na perspectiva da proteo social bsica, sua funo pode facilmente ser extrapolada na metrpole para atendimento s situaes sociais que se configuram como de proteo social especial, exigindo um desenho espacial, profissional, tcnico diferenciado. De acordo com a Poltica Nacional de Assistncia Social PNAS/2004, O Centro de Referncia da Assistncia Social CRAS uma unidade pblica estatal de base territorial, localizado em reas de vulnerabilidade social, que abrange um total de at 1.000 famlias/ano. Executa servios de proteo social bsica, organiza e coordena a rede de servios socioassistenciais locais da poltica de assistncia social. Em contraponto, a proteo especial de mdia complexidade envolve tambm o Centro de Referncia Especializado da Assistncia Social, visando a orientao e o convvio sociofamiliar e comunitrio. Difere-se da proteo bsica por se tratar de um atendimento dirigido s situaes de violao de direitos. (PNAS,2004:33,36) Os CRAS em uma cidade como So Paulo, com mais de 10 milhes de habitantes ou em Belo Horizonte com mais de 2 milhes de habitantes, pelas suas dinmicas prprias de metrpole deparam-se cotidianamente nos seus diferentes territrios intraurbanos no somente com situaes sociais mais complexas ou de violao de direitos, mas com graus de acesso cidade tambm mais complexos, onde se depende de outros meios de transporte para alm do ir p ou de uma rede de solidariedade que se baseia para alm da vizinhana. Ou seja, nesses contextos, CRAS e CREAS terminam fundindo-se,

ANDRADE, Ilza e CLEMENTINO, Maria do Livramento. Descentralizao e impasses da governana metropolitana. In: RIBEIRO, Luiz Cesar e SANTO JUNIOR, Orlando. As metrpoles e a questo social brasileira. Rio de Janeiro, Editora Revan e Observatrio das Metrpoles, 2007. p. 239-258.
15

17

dificultando distinguir at onde vai o atendimento da proteo bsica ou da proteo social especial. Tomando como contraponto metrpole, uma outra realidade brasileira como a regio amaznica, com suas peculiaridades fsicas, ambientais, econmicas, polticas e culturais, as demandas por adequaes das polticas sociais so cada vez mais evidentes e urgentes. No campo da assistncia social, se pode citar o municpio de Coari no corao do Amazonas onde os CRAS funcionam em barcos que chegam a ficar longe da sede municipal por mais de vinte dias do ms percorrendo as comunidades ribeirinhas. Bertha Becker ao tratar justamente da nova geografia amaznica, defende que pelo territrio que se efetiva a ao poltica, a qual incide retroativamente sobre ele. O reconhecimento do territrio pode ser uma sada para estabelecer as diferentes prioridades polticas (Becker, 2007:35) Dessa forma, a perspectiva territorial das polticas sociais no se reduz a uma simples substituio ou transposio de uma diviso poltico-administrativa do territrio para uma localizao estratgica dos espaos fsicos pblicos, que se aproximam mais de uma abordagem de tratamento dos territrios como se fossem territrios de sangue frio. Coloca-se aqui um dos desafios para se pensar a atuao das polticas sociais nos territrios em disputa: o (re) conhecimento dos territrios para alm de suas aparentes caractersticas, mas tambm pelas suas diferentes dinmicas que os tornam territrios de sangue quente. Algumas situaes aqui territorializadas terminam evidenciando uma conjuno de fatores nos contextos de disputas enquanto faces da degradao do territrio. Os indicadores de violncia - expresso cruel dos territrios em disputa no podem ser vistos isoladamente. Por sua vez, indicadores socioeconmicos por si s no podem ser atributos de situaes de violncia. Como j dizia Milton Santos, O territrio tem que ser entendido como o territrio usado, no o territrio em si. O territrio usado o cho mais a identidade. A identidade o sentimento de pertencer quilo que nos pertence. O territrio o fundamento do trabalho; o lugar da residncia, das trocas materiais e espirituais e do exerccio da vida. (Santos, Milton:14) O Estado um sujeito fundamental na constituio do territrio. Conforme analisado anteriormente, as disputas territoriais esto estruturando o territrio brasileiro nas escalas regionais e intraurbanas em uma cidade, por exemplo, como So Paulo. As conseqncias deste processo o aprofundamento da excluso social e da vulnerabilidade social da populao. Nesse contexto, pauta-se a exigncia da presena do Estado como agente mediador e regulador segundo os interesses pblicos e coletivos. Trata-se de buscar uma nova definio do papel do Estado na construo e implementao de uma agenda ps-neoliberal, em que as polticas pblicas numa perspectiva territorial precisam articular proviso e regulao estatal e no estatal.

Abstract 18

This paper aims to present some evidences on the increasingly importance that the territorial dimension have been gained as a key to understand the economical, political and social processes that are guiding the debate over the beginning of this century as central. In this sense territories should be seen beyond the strict sense of the geographical space but as the relational ground where these processes manifests. The main objective is to bring some examples in different scales that can be seen as indications of how the territories in dispute are an important conceptual category that have to be considered in the analysis. It first discusses the Brazilian phenomena of the interiorization of the urban frontier and its consequences for what have been called the interiorization of violence. In a very different scale, the intra-urban space, the work presents a quantitative approach to understand how violence rates and social condition are correlated and why we should avoid direct causeeffect conclusion and how important is the introduction of the territorial perspective in this kind of analysis.

Referncias Bibliogrficas ANDRADE, Ilza e CLEMENTINO, Maria do Livramento. Descentralizao e impasses da governana metropolitana. In: RIBEIRO, Luiz Cesar e SANTO JUNIOR, Orlando. As metrpoles e a questo social brasileira. Rio de Janeiro, Editora Revan e Observatrio das Metrpoles, 2007. p. 239-258. BECKER, Berta. A Amaznia e a poltica ambiental brasileira. In: BINSZTOK, Jacob (coord.). Territrio, territrios ensaios sobre o ordenamento territorial. 3 ed. Rio de Janeiro, Lamparina, 2007. p.22-42. FORTHERINGHAM, A.S., BRUNSDON, C., CHARLTON, M. Geographically Weighted Regression: the analysis of spatially varying relationships. West Sussex, John Wiley and Sons Ltd., 2002. HOLANDA, Srgio Buarque. Razes do Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. PALIER, Bruno. Gouverner la scurit sociale. Paris, PUF, 2005. SANTOS, Milton. In: BINSZTOK, Jacob (coord.). Territrio, territrios ensaios sobre o ordenamento territorial. 3 ed. Rio de Janeiro, Lamparina, 2007. p.13-21. SPOSATI, Aldaza (coord). Indicadores da Gesto Municipal da Poltica de Assistncia Social no Brasil 2005/2006 Fotografia da Assistncia Social no Brasil na perspectiva do SUAS. Braslia, CNAS/PUC-SP, 2007. TELLES, Vera e CABANES, Robert (org.). Nas tramas da cidade: trajetrias urbanas e seus territrios. So Paulo, IRD/Humanitas, 2006. Territrio e Sociedade entrevista com Milton Santos, Fundao Perseu Abramo, 2000.

19

S-ar putea să vă placă și