Sunteți pe pagina 1din 9

APLICAES DOS TRATAMENTOS TRMICOS - CLCULOS

ESCRITO POR INFOSOLDA. POSTED IN METALURGIA

Clculo de alvio de tenses Para determinar a necessidade do emprego do tratamento trmico de alvio de tenses, utiliza-se como base o cdigo ASME seo VIII, div. 1, ed. 1992, que o mais largamente empregado. Outras normas utilizadas so AWS, ASME e BS (British Standard). Para calcular o alvio de tenses, necessrio conhecer as dimenses do equipamento e adequ-lo s condies de fabricao, dimenses do forno e tipo de material do equipamento; alm disso, deve-se levar em considerao tambm se o equipamento pode ser transportado em um nica pea at o local de montagem e se existe possibilidade de manuseio na fbrica, a fim de que se possa optar pelo tratamento trmico de alvio de tenses. Em seguida, deve-se determinar a espessura nominal do material, que dever servir de parmetro para o clculo do tempo e-da temperatura de patamar, bem como da taxa de aquecimento e da taxa de resfriamento. Outros parmetros so: temperatura inicial de controle (Ti), temperatura final de controle(Tf), diferenas de temperatura entre termopares no aquecimento ou resfriamento A,R) e diferenas de temperatura entre termopares no patamar P).

Espessura Nominal A espessura nominal (En) empregada para determinar a temperatura e o tempo de patamar. Deve ser a maior espessura da solda que no tenha sido previamente tratada; como exemplo citam-se soldas de flanges onde geralmente necessria uma usinagem prvia e consequente estabilidade dimensional. Nas soldas de topo com penetrao total de mesma espessura, a espessura nominal a profundidade total da solda excetuando-se os reforos, tanto de face como de raiz.

Nas soldas em chanfro sem penetrao total, a espessura nominal a profundidade do chanfro.

Nas soldas em ngulo, a espessura nominal a dimenso da garganta; se houver junta chanfrada e em ngulo, deve-se considerar a de maior dimenso.

Na soldagem de pinos, a espessura nominal o dimetro do pino.

Quando houver unies soldadas de espessuras diferentes, a espessura nominal pode ser determinada segundo trs critrios. O primeiro considera a menor espessura de duas chapas adjacentes a uma junta soldada, inclusive em juntas de casco com tampo. O segundo admite a maior espessura das chapas do casco ou fundo unidos por casco intermedirio. O terceiro adota a espessura do casco, em unies de tubo-espelho, tampo plano, tampas, flanges ou construes similares.

Nas soldas ao longo de pescoo de conexes, fundo, casco, anel de reforo ou soldas em ngulo, considerar sempre a de maior espessura. Nos casos de juntas em partes sujeitas a presso com partes no sujeitas a presso, a espessura nominal considerada deve ser a das partes no sujeitas a presso. Em conexes ser a espessura da conexo. Em tubo-espelho ser a solda do tubo com o espelho.

No caso de reparos, a espessura nominal a profundidade do reparo. Taxa de Aquecimento As temperaturas registradas durante o aquecimento devem ser controladas efetivamente a partir da temperatura inicial (C); no deve haver variao maior, entre os termopares, do que a diferena de temperatura de aquecimento e de resfriamento (# A,R), em graus Celsius, no intervalo de uma distncia determinada entre dois pontos. Acima da temperatura inicial de controle (Ti) em graus Celsius, a velocidade de aquecimento no deve ser superior taxa de aquecimento, em graus Celsius por hora, dividida pela maior espessura do casco ou tampo; no entanto, em nenhum caso a taxa de aquecimento dever ultrapassar a TA (C/h). As taxas de aquecimento mais comuns podem ser vistas no quadro, conforme a norma ASME VIII, div.1, ed. 1992. Taxa de aquecimento TA (C) mximo 220 170

Espessura En (mm)

e 25,4 25,4 > e 31,8

31.8 > e 38,1 38,1 > e 44,5 44.5 > e 50,8 50.8 > e 63,5 63.5 > e 76,2 76,2 > e 88.9 88,9 > e 101,6 e > 101.6

145 120 110 85 70 60 55 55

Temperatura e tempo de patamar Quando se soldam partes com P nmero diferentes, sujeitas a presso, o tratamento de alvio de tenses dever ser especfico e de acordo com o material de maior temperatura de patamar. A espessura nominal (En) ser sempre aquela da parte sujeita a presso. Durante o perodo de patamar a diferena superior e inferior entre os termopares no dever ir alm de ^ P (C). O tempo de permanncia do equipamento em determinada temperatura especificado no quadro, conforme norma ASME VIII, div.1, ed. 1992. Tempo de permanncia horas mnimo En 50,8mm 1 h/25,4mm 15 minutos mnimo En > 50.8mm 2 h + 15 minutos para cada 25,4mm adicionais

Pn

Gn

Temperatura de patamar (C) mnimo (*)

1.2.3

595

3 4 5

1.2.3 1. 2 1. 2

595 595 680 e 101.6mm = 1 hora por 25.4mm

3.4 9A 9B 10 A 10B 10C 10 F 1 1 1 1 1 1

705 595 e > 101,6mm = 5 horas + 15 minutos para cada 595 25,4mm adicionais 595 595 540 595 15 minutos mnimo

(*) Para temperatura mxima acrescentar 50C a temperatura mnima

segundo o cdigo ASME, P nmero ou P number a classificao, em grupos, de materiais com propriedades mecnicas e metalrgicas semelhantes Taxa de resfriamento O resfriamento deve ser feito at a temperatura final de controle Tf (C) com controle de temperatura e em forno fechado e/ou com isolamento; abaixo dessa temperatura, pode-se resfriar sem a proteo de isolao trmica desde que sem correnteza de ar, com uma diferena mxima de termopares de A, R (C). A velocidade de resfriamento deve seguir a uma razo de TR(C) dividida pela espessura do casco ou tampo. Os valores mais comuns de taxa de resfriamento podem ser vistos no quadro, conforme a norma ASME VIII, div.1, ed. 1992. a maior das velocidades de resfriamento em nenhum dos casos deve superar a taxa de TR(C/h) Taxa de resfriamento TR (C/h) mximo 275 220

Espessura En (mm)

e 25,4 25,4 > e 31,8

31,8 > e 38.1 38.1 >e 44.5 44,5 > e 50,8 50,8 > e 63,5 63,5 > e 76,2 76.2 > e 88,9 88,9 > e 101,6 e > 101.6

185 155 135 110 90 75 65 55

Reduo da temperatura de patamar Quando a temperatura especificada para o tratamento de alvio de tenses for maior que a capacidade do forno ou mtodo adotado, permite-se reduzir a temperatura de patamar, com o consequente aumento do tempo de patamar. Os valores de reduo de temperatura e de tempo mnimo de permanncia podem ser vistos no quadro, conforme a norma ASME VIII, div.1, ed. 1992. Tempo mnimo de permanncia na temperatura reduzida para cada 25,4mm de espessura 2 4 10 (*) 20 (*)

Reduo de temperatura normal de patamar (C)

28 56 83 111

(*) Aplicvel somente a materiais P n 1 com G n 1,2

Parmetros de tratamento trmico Os parmetros de tratamento trmico de alvio de tenses segundo normas internacionais podem ser vistos no quadro.

Parmetros de tratamento trmico de alvio de tenses Temperatura iniciai de controle (Ti Taxa de aquecimento (tal Taxa de resfriamento (tr)

Unidade

ASME AWS

Bntish Standards 400 220 275

C mx. C/hora mx. C/hora mx.

427 222 278

315 220 260

Temperatura de patamar (*)

595

590 a 580 a 620 650 (*) 315 (***) 400

Tempo de permanncia Temperatura final de controle (Tf) Diferena de termopares no aquecimento ( A, R) Diferena entre termopares no patamar P) Distncia entre termopares (d) (*) Aplicvel para aos ao carbono (**) 1 hora para cada 25.4mm de espessura nominal (En)

hora C min.

(**) 427

C mx.

139

140

150

C min. a cada metro mx.

83 4.6

83 4.6

40 4.6

(***) 1 hora para cada 25.0mm de espessura nominal (En)

Tratamento trmico em etapas Quando no houver possibilidade de executar o tratamento trmico em uma nica etapa, por exemplo quando o comprimento do equipamento exceder o comprimento do forno, o tratamento pode ser executado em vrias etapas, utilizando-se a tcnica do emparedamento. O

emparedamento consiste em manter parte do equipamento dentro do Forno, isolando o meio exterior com tijolos refratrios ou mantas cermicas, desde que exista uma sobreposio de 1,6 m na regio anteriormente tratada. Aps o carregamento das peas no forno ou a montagem dos dispositivos de aquecimento localizado, deve-se prever a livre movimentao das peas, pois peas fixas podem provocar deformaes durante o processo de tratamento.

O apoio das peas deve ser eficiente, porque o aquecimento reduz drasticamente o limite de escoamento e, em conseqncia, a rigidez da pea. A distncia entre termopares em qualquer direo no pode ultrapassar a d metros e sua fixao no deve ser executada sobre o cordo de solda. Se a forma de aquecimento for chama, esta nunca deve atingir diretamente o corpo do equipamento, a fim de evitar que as superfcies sofram oxidao excessiva. Solda confinada Deve-se ter cuidado especial com relao expanso do ar aquecido em soldas confinadas, como em reforos de conexes, selas, etc. Se as soldas no estiverem providas de respiro, podero surgir trincas; se houver um eixo oco, preciso abrir um furo, e, se necessrio, ressold-lo aps o tratamento; a no observncia deste procedimento pode provocar exploso ou distores localizadas.

Tratamento trmico localizado Quando houver a escolha de tratamento trmico localizado, a pea deve estar devidamente apoiada em local sem correntes de ar, abrigada da chuva ou de outras intempries. A rea aquecida dever abranger tambm os dispositivos de montagem, quando houver. A largura mnima da faixa de aquecimento dever ser de seis vezes a espessura nominal (En) e nunca inferior a 50mm; a referncia tomada a linha de centro do cordo de solda.

Registro do tratamento/trmico Para que se possa rastrear o tratamento trmico e confiar em que foi feito de acordo com as especificaes do cdigo, deve-se preparar a documentao para a fabricao, que consta dos seguintes documentos: folha de processo, com os dados bsicos de tratamento, registro grfico do ciclo trmico e certificado de tratamento. A documentao necessria porque os cdigos fazem certas restries quanto a soldagem e ensaios aps o tratamento trmico; antes de liberar o equipamento para tratamento, verificar se um reparo especificado foi executado na solda, se todas as peas foram soldadas no equipamento, a fim de que um descuido no comprometa toda a pea. Recentemente os controles de tratamento trmico tornaram-se informatizados e os clculos e controles dos parmetros do ciclo trmico so feitos por computadores acoplados a transformadores de corrente, responsveis pelo suprimento de calor pea.
Link Relacionado:

S-ar putea să vă placă și