Sunteți pe pagina 1din 10

webPETIC Wizard: ferramenta Web de Software Livre para automatizar atividades da Metodologia PETIC

Antnio V. M. Medeiros1, Jeirlan C. Palmeira 1, Alberto C. Neto1, Rogrio P. C. do Nascimento1


1

Departamento de Computao Universidade Federal de Sergipe (UFS) Caixa Postal 353 49.100-000 Aracaju SE Brasil

vinyanalista@gmail.com, jeirlan@tre-se.gov.br, {alberto,rogerio}@ufs.br

Abstract. Increasingly competitive market forces organizations to use new technologies as advantage to their rivals. Given this scenario, it has been designed the PETIC Methodology (Strategic Planning for Information and Communication Technology), which presents a set of standards and guidelines for designing a strategic plan focusing on the use of ICT (Information and Communication Technologies) within organizations. This paper briefly presents PETIC and the Web tool that is being developed to assist its adoption by organizations: PETIC Wizard. Resumo. O mercado cada vez mais competitivo exige que as organizaes utilizem as novas tecnologias como vantagens sobre seus concorrentes. Diante desse cenrio, foi concebida a metodologia denominada Planejamento Estratgico de Tecnologias da Informao e Comunicao (PETIC), que apresenta um conjunto de normas e diretrizes para a elaborao de um planejamento estratgico voltado utilizao das TIC (Tecnologias de Informao e Comunicao) nas organizaes. Este artigo apresenta brevemente a Metodologia PETIC e a ferramenta Web em desenvolvimento que deve auxiliar a sua adoo pelas organizaes: a PETIC Wizard.

1. Introduo
O advento da globalizao, possvel graas aos recentes avanos nas Tecnologias de Informao e Comunicao (TIC), tornou o mercado bastante competitivo. As empresas adotam as TIC visando obter solues para seus problemas, vantagens em relao s concorrentes, aperfeioamento de seus produtos e servios e garantia de satisfao dos clientes. necessrio, contudo, que essa adoo seja planejada, de modo que as TIC possam realmente trazer benefcios, e no apenas substituir as tecnologias anteriores. O planejamento estratgico (PE) surge diante desse cenrio como uma ferramenta indispensvel na gesto das organizaes (Silva, 2009). Segundo Rezende (2008), o planejamento estratgico um processo sistemtico para a determinao dos objetivos, estratgias e aes da organizao, sendo uma forma participativa e contnua de pensar a organizao no presente e no futuro. Um planejamento estratgico voltado para as TIC deve definir, portanto, os objetivos e metas que devem ser alcanados com uso de recursos de TIC. Um PE de TIC bem elaborado possibilita, dentre outros benefcios, melhor usufruto das tecnologias e das tendncias tecnolgicas, possibilidade de orientao de programas de qualidade, melhor previso de investimentos e despesas em TIC, reduo dos riscos estratgicos dos projetos, alinhamento das estratgias de TIC com as estratgias de negcio, e maior comprometimento da alta administrao (Cassidy, 1998).

2. Metodologias de planejamento estratgico voltadas para as TIC


Tomhave (2005) define metodologia como um conjunto de prticas, procedimentos e regras para a implementao ou execuo de uma tarefa ou funo especfica. Ao definir metodologia de planejamento estratgico, Rezende (2008) afirma que pode se constituir em uma abordagem organizada para alcanar o sucesso da organizao por meio de passos preestabelecidos. Existem metodologias de PE que podem ser utilizadas para se desenvolver um PE voltado adoo, uso e manuteno das TIC na organizao, dentre as quais merecem destaque (Palmeira, 2012): Business Systems Planning (BSP), Planejamento apoiado no Conhecimento (PAC), Fatores Crticos de Sucesso, Mtodo de Anlise e Soluo de Problema (MASP), Wetherbe, Porter/Millar, Planejamento de Cenrios, Anlise da cadeia de valor, Business Process Redesign (BPR) e Information Technology Balanced Scorecard (IT BSC). Palmeira (2012) observa que essas metodologias no apresentam um forte embasamento nos principais modelos de gesto de TIC e, apesar de poderem ser aplicadas nessa rea, poucas a focam e no se adaptam realidade de PMET (Pequenas e Mdias Equipes de TIC). Alm disso, no proveem software para a elaborao do planejamento. Alm das metodologias citadas, merece destaque a Metodologia PETIC, concebida em 2008 pelo Grupo de Pesquisa em Engenharia de Software (GPES) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ela foca a realidade de PMET, objetivando a facilidade de aprendizagem e de uso (Palmeira, 2012).

3. Ferramentas de apoio ao planejamento estratgico


As ferramentas de apoio ao planejamento estratgico objetivam auxiliar o gestor na elaborao e acompanhamento do planejamento, orientando-o na definio de aes estratgicas, indicadores e metas para as TIC. Das ferramentas de apoio a planejamento estratgico existentes no mercado, merecem destaque as seguintes (Palmeira, 2012): a) MyStrategicPlan (M3, 2013): ferramenta para PE que permite a definio de estratgias, metas, aes e monitoramento de performance; b) SmartDraw (SmartDraw, 2013): permite criar planos de forma visual, com mapas estratgicos, indicadores e modelos de fluxo de processos; c) TrouxView (Troux, 2013): permite planejamento e gerenciamento de mudanas, inclui informaes e orientao para os principais interessados (stakeholders). Trata desafios chave da TI: otimizao de portflios de TI, melhoria do alinhamento da TI ao negcio e suporte a iniciativas de transformao estratgica, a exemplo de iniciativas de inovao e crescimento; d) Infor PM (Infor, 2013): relaciona visualmente PEs a tarefas, oramentos, medidas, pessoas e objetivos. Identifica quais estratgias esto funcionando e quais no, permitindo adaptaes no planejamento quando necessrio; e) Pempec (BlueDesign, 2013): visa auxiliar o gestor na tomada de deciso, utilizando o PE para realizar objetivos e metas organizacionais definidos, decidir antecipadamente o que dever ser feito, quando e como a ao deve ser tomada. Garante o acompanhamento dirio dos objetivos e estratgias, apresentando cenrios que

auxiliam o gestor na tomada de deciso. Est em fase de desenvolvimento desde 2007 e planeja-se distribui-lo gratuitamente; f) Strategic Plan Builder (Strategic Plan Builder, 2013): apresenta recursos que cobrem os passos da definio de um planejamento estratgico fortemente baseado no BSC. Seu diferencial so as ferramentas e os modelos de plano estratgico; g) PathMaker (SkyMark, 2013): permite a elaborao de um planejamento sistemtico, reviso e tomada de deciso. Possui recursos para alinhamento estratgico, gerenciamento de recursos e indicadores; e h) Geplanes (LinkCom, 2013): um software pblico para gesto estratgica utilizado na fase da elaborao do planejamento estratgico e na execuo das aes. Possui recursos para gerenciar os indicadores, metas e seus desdobramentos, alm de relatrios e recursos grficos que do uma viso global das estratgias. Palmeira (2012) relata ainda que nenhuma das ferramentas de apoio ao PE supracitadas foca o planejamento estratgico voltado s TIC, exceo da TrouxView. As ferramentas Pempec e Geplanes so as nicas de distribuio gratuita, sendo que apenas a primeira foca a realidade de PMET, mas no h previso para seu lanamento. E, lgico, nenhuma das ferramentas existentes suporta a Metodologia PETIC.

4. Metodologia PETIC
A Metodologia PETIC apresenta um conjunto de normas e diretrizes para a concepo de um planejamento estratgico voltado para a adoo das TIC dentro das organizaes (Palmeira, 2012). Desde seu surgimento, a Metodologia PETIC tem sido aperfeioada por meio da realizao de vrios projetos de pesquisa e trabalhos de disciplinas da graduao e da ps-graduao (Nascimento, 2012), a exemplo de Silva (2009), Marchi (2011), Lira (2011), Medeiros (2012) e Palmeira (2012). Em sua verso mais recente, documentada por Palmeira (2012), a metodologia conta com os seguintes componentes, conforme ilustra a Figura 1:

Figura 1. Componentes da Metodologia PETIC.

a) Artefato PETIC: documento que consolida o planejamento estratgico de TIC da organizao. Apresenta descrio da empresa, cenrios atual e desejado para as TIC na empresa e as prioridades, custos e execuo das atividades planejadas. elaborado para um perodo de 3 anos e deve ser revisado a cada ano; b) Catlogo de Processos de TIC: objetiva manter um repositrio centralizado de processos de TIC conhecidos, que continuamente atualizado medida em que a metodologia aplicada nas organizaes;

c) Repositrio de Aes: usado como referncia na definio das aes de melhoria para os processos durante a elaborao do Artefato PETIC. Incorpora solues e recomendaes de organizaes e de modelos e frameworks de governana de TIC; d) Catlogo de Ferramentas e Tcnicas: rene sugestes de ferramentas e tcnicas que os gestores podem utilizar em complemento metodologia; e) Grficos de Importncia: auxiliam na definio de prioridades de execuo para as aes definidas atravs da comparao das mesmas em termos de custo e importncia para o cenrio de TIC da organizao; f) Mapas de Gantt: auxiliam o gestor de TIC a fazer o acompanhamento da execuo das aes de melhoria; e g) PETIC Wizard: o software que apoiar o gestor na utilizao dos demais componentes da metodologia. A metodologia define ainda a sequncia de passos que os gestores devem seguir para elaborar o Artefato PETIC, sequncia esta batizada de workflow da PETIC, detalhada por Palmeira (2012) e esquematizada na Figura 2.

Figura 2. Workflow da Metodologia PETIC.

A ferramenta webPETIC Wizard, descrita na Seo 5 a seguir, proporciona um suporte automatizado aos passos 1.3, 1.4, 1.5, 1.6, 1.7, 2 e 3 mostrados na Figura 2.

5. webPETIC Wizard ferramenta Web de apoio Metodologia PETIC


Atualmente, o artefato PETIC produzido e mantido sem apoio de uma ferramenta de software especfica, o que acarreta maior custo na definio do planejamento, maior tempo para a sua completude, mobilizao de maior nmero de recursos, maior necessidade de apoio de consultores, dentre outros problemas, que se agravam durante a execuo de todo o workflow da PETIC. Diante desse cenrio, o GPES iniciou o desenvolvimento de um software de apoio referida metodologia, batizado de PETIC Wizard. Este software, em formato de assistente, deve auxiliar os gestores a implantar a Metodologia PETIC em suas organizaes, guiando-os pelas etapas do workflow da PETIC (vide Figura 2), tornando o processo de elaborao de um artefato PETIC mais fcil e eficiente.

As funcionalidades planejadas para o PETIC Wizard so mostradas na Tabela 1, baseada em Palmeira (2012).
Tabela 1. Funcionalidades do software PETIC Wizard. Funcionalidade Descrio

Gerncia do Catlogo de Permite o acrscimo ou a remoo de processos ao repositrio de processos Processos de TIC conhecidos, bem como listar, consultar ou alterar os processos j existentes. Gerncia do Repositrio de De maneira anloga funcionalidade anterior, permite o cadastro, a listagem, a Aes consulta, a edio e a remoo de aes do Repositrio de Aes de TIC. Gerncia do Catlogo de Permite gerenciar as sugestes de ferramentas fornecidas em cada passo do workflow. Ferramentas e Tcnicas Criao de Artefatos PETIC Representa a elaborao do planejamento estratgico em si, contemplando as tarefas do workflow da PETIC. (vide Figura 2)

Por sua vez, a criao de um Artefato PETIC compreende outras funcionalidades resumidas na Tabela 2, a seguir.
Tabela 2. Funcionalidades elicitadas para a Criao de um Artefato PETIC. Funcionalidade Descrio

Criao de um novo Artefato Requer informaes bsicas iniciais, como durao do planejamento, misso e PETIC viso da empresa, dentre outras. Definio do Catlogo de Permite ao gestor selecionar, dentre os processos existentes no Catlogo de Processos de TIC da organizao Processos de TIC da Metodologia PETIC, os processos de TIC da organizao. Anlise de maturidade processos de TIC dos Para cada processo de TIC, o software solicita que o gestor preencha um questionrio e identifica com base nas respostas o seu nvel de maturidade (de 0 a 4), destacando os processos com nvel de maturidade menor que 3 como sendo crticos.

Priorizao dos processos de TIC realizada a partir de um conjunto de critrios pr-definidos, como, por exemplo, alinhamento estratgico, custo, exequibilidade, esforo, riscos envolvidos e retorno de investimento. Definio de indicadores e metas Permite definir indicadores e metas para cada processo de TIC considerado prioritrio. Definio de aes de melhoria Solicita que o gestor defina aes necessrias melhoria de cada processo para os processos de TIC prioritrio. Essas aes podem ser importadas do Repositrio de Aes de TIC da Metodologia PETIC. Anlise dos grficos de Gantt e A ferramenta analisa as informaes fornecidas anteriormente e gera esses grficos de tomada de deciso grficos, que fornecem uma viso mais sintetizada do planejamento. Validao e planejamento fechamento do Permitir aos gestores aprovar o planejamento com os demais stakeholders ou realizar alguma alterao antes de sua aprovao. Gera o artefato PETIC para consolidao e divulgao do planejamento definido. Alteraes a posteriori tambm sero permitidas.

Gerao de Artefato PETIC

Registro de andamento das aes Permite o monitoramento e o controle do andamento das aes e do alcance das de melhoria e acompanhamento metas definidas para cada processo, classificando cada ao com base no de cada processo de TIC andamento fornecido como atrasada, adiantada ou regular.

O PETIC Wizard composto por dois mdulos, como mostra a Figura 3: o mdulo webPETIC Wizard, que contemplar todas as funcionalidades previstas e permitir a gesto do planejamento estratgico pela web, e o mdulo mobiPETIC Wizard, que permitir acessar o planejamento construdo, monitorar e controlar sua execuo em qualquer lugar da organizao a partir de dispositivos mveis. Ambos os mdulos esto sendo construdos usando o processo de desenvolvimento gil e funcionam de maneira integrada, comunicando-se atravs de webservices.

Figura 3. Mdulos do PETIC Wizard.

5.1. Processo de desenvolvimento gil utilizado Para o desenvolvimento, optou-se por utilizar a metodologia gil SCRUM (Soares, 2004), com atualizaes dirias do cdigo-fonte, trocas de e-mails semanais para reportar o andamento do projeto e reunies a cada trs semanas para tratar de dvidas, dificuldades, modificaes no planejamento original e prximos passos. Nessas reunies, verifica-se tambm a qualidade do software pela avaliao das caractersticas de qualidade definidas pela norma ISO 9126 (Abran, 2010): funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, eficincia, manutenibilidade e portabilidade. O desenvolvimento ocorre de forma incremental, realizando-se refinamento de requisitos, projetos lgico (diagramas de classes), fsico (banco de dados) e de interface (prottipos de telas), implementao e testes para cada funcionalidade planejada. 5.2. Servios Web do webPETIC Wizard Os webservices, ou servios Web, podem ser entendidos como partes de uma aplicao cujo acesso disponibilizado a outras aplicaes clientes atravs de uma interface Web. Essa interface define a forma como o cliente requisita e recebe informaes do servidor. A comunicao gerenciada pelo protocolo HTTP e as informaes so representadas em formatos padronizados, como o XML. Dessa forma, cliente e servidor podem se comunicar independentemente de como foram implementados ou sobre qual plataforma so executados, o que torna os webservices a tecnologia ideal para comunicao entre sistemas. (Pamplona, 2010) A Figura 4, adaptada de Pamplona (2010), esquematiza a troca de informaes entre duas aplicaes, uma cliente e a outra servidor, atravs de um webservice.

Figura 4. Comunicao cliente-servidor atravs de um webservice.

Os webservices do webPETIC Wizard fornecem servios aplicao para dispositivos mveis (o mobiPETIC Wizard) e tambm esto preparados para aceitar

requisies de outros sistemas, que por ventura no futuro possam necessitar se comunicar com o webPETIC Wizard. Dentre os servios oferecidos, pode-se citar o j implementado acesso ao Catlogo de Processos de TIC, que retorna ao cliente que o requisitar uma lista dos processos de TIC conhecidos da Metodologia PETIC.

6. Telas da webPETIC Wizard


As Figuras 5 e 6 exibem algumas das primeiras telas j desenvolvidas da aplicao, referentes s duas primeiras funcionalidades planejadas, listadas na Tabela 1. A Figura 5 mostra a primeira tela desenvolvida da aplicao, referente funcionalidade Gerncia do Catlogo de Processos de TIC: ela permite a visualizao da listagem de processos conhecidos da Metodologia PETIC. A partir dessa tela, o gestor pode visualizar, alterar ou remover um processo j existente ou cadastrar um novo processo.

Figura 5. Tela de listagem de processos conhecidos da Metodologia PETIC.

De maneira anloga ao Catlogo de Processos, o Repositrio de Aes possui uma tela de listagem de aes, por meio da qual o gestor pode visualizar, alterar ou remover uma ao j existe ou cadastrar uma nova. A Figura 6 mostra a tela de visualizao de ao, na qual o gestor consulta mais informaes sobre determinada ao. importante observar nessa tela a presena do campo "boas prticas relacionadas", que deve listar recomendaes de prticas herdadas dos principais frameworks e modelos de governana de TIC. As telas que ainda no foram desenvolvidas j foram esquematizadas com o auxlio da ferramenta de prototipagem Pencil (Pencil, 2013). A Figura 7 mostra o prottipo da tela referente funcionalidade Definio de indicadores e metas. A aplicao dever solicitar ao gestor atravs dessa tela que defina indicadores e metas para cada processo de TIC considerado prioritrio. Tais informaes auxiliaro durante o monitoramento e controle do planejamento estratgico construdo.

Figura 6. Tela de consulta de ao de melhoria conhecida da PETIC.

Figura 7. Prottipo da tela de definio de indicadores e metas.

7. Consideraes finais
Neste artigo foram descritas as principais funcionalidades da ferramenta criada para apoiar a Metodologia PETIC. Foram observados conceitos e tecnologias apropriados ao desenvolvimento de um planejamento estratgico de TIC e, em especial, foram descritas funcionalidades, tecnologias e telas usadas na prototipao e construo da ferramenta de software livre webPETIC Wizard.

A webPETIC Wizard encontra-se em fase de concluso. A primeira verso disponvel ao pblico deve apresentar as funcionalidades aqui elencadas. Outras funcionalidades acessrias, a serem implementadas num futuro prximo, incluem a criao de verses e baselines do artefato PETIC, criao de uma nova verso a partir de um artefato PETIC existente, criao de artefato PETIC na nuvem, importao e exportao de processos do catlogo, verificao de pendncias no planejamento e cadastro de usurios em diferentes perfis. Planeja-se ainda realizar um estudo de caso in virtuos com a implantao do webPETIC Wizard em uma organizao, a fim de verificar sua conformidade com as normas da Metodologia PETIC. Os resultados obtidos com o uso da ferramenta sero comparados com os que se esperava obter caso o Artefato PETIC fosse elaborado manualmente. Tambm est planejada a concluso da integrao do mdulo web ao mdulo mvel da aplicao, assim como a sua integrao com a arquitetura e-PING (Padres de Interoperabilidade do Governo Eletrnico), que pretende estabelecer condies de interao entre os programas desenvolvidos pelo governo e a sociedade brasileira em geral (Gov.br, 2013). desejo dos autores que o aprendizado adquirido com o desenvolvimento da webPETIC Wizard seja irrestrito. Por isso, a webPETIC Wizard ser distribuda como software livre, de domnio pblico, aps concludo o processo de proteo intelectual, que est sendo tratado no exato momento. H um stio Web no qual possvel obter maiores informaes sobre a Metodologia PETIC e as suas ferramentas de apoio, a webPETIC Wizard e o mobiPETIC Wizard. Este stio est acessvel pela URL: <http://petic.dcomp.ufs.br/>.

Referncias
Abran, A. (2010) Software metrics and software metrology. Hoboken, New Jersey: Wiley. BlueDesign. (2013) Pempec - Seu Software Livre. <http://www.pempec.com.br>. Acesso em: 10.jan.2013. Disponvel em:

Cassidy, A. (1998) A Practical Guide to Information Systems Strategic Planning. Washington: St. Lucie Press. Gov.br. (2013) Padres de Interoperabilidade de Governo Eletrnico - e-PING. Verso 2013. Disponvel na Internet em: <http://eping.governoeletronico.gov.br/>. Acesso em: 12.jan.2013. Infor. (2013) Infor PM (Performance Management). Disponvel em: <http://brasil.infor.com/solutions/pm/strategicplanning/>. Acesso em: 10.jan.2013. LinkCom. (2013) Geplanes. Disponvel em: <http://geplanes.com.br>. Acesso em: 10.jan.2013. Lira, L. M. B. (2011). Elaborao de um artefato de Planejamento Estratgico de TIC para o CPD/UFAM, baseado na Metodologia PETIC. 2011. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Produo) Programa Stricto Sensu em Engenharia de Produo, Universidade Federal do Amazonas, Manaus.

M3. (2013) MyStrategicPlan. Disponvel em: <http://mystrategicplan.com/>. Acesso em: 10.jan.2013. Marchi, L. O. (2011) Guia de Uso para o PETIC 2.1. Relatrio Tcnico. DCOMP, UFS. So Cristvo. Medeiros, A. V. M. (2012) Desenvolvimento de Aplicao Web 2.0 para Suportar a Metodologia PETIC. Relatrio Tcnico. DCOMP, UFS. So Cristvo. Nascimento, R. P. C. (2012) Metodologia PETIC: Planejamento Estratgico de TIC. Captulo selecionado para publicao no livro DCOMP 20 anos. DCOMP, UFS. So Cristvo. Palmeira, J. C. (2012) Proposta de Aperfeioamento da Metodologia PETIC. Dissertao (Mestrado em Cincia da Computao) Programa Stricto Sensu em Cincia da Computao, Universidade Federal de Sergipe, So Cristvo. Pamplona, V. F. (2010) Construindo, disponibilizando e acessando Web Services via J2SE e J2ME. Disponvel em: <http://javafree.uol.com.br/artigo/871485/WebServices-Construindo-disponibilizando-e-acessando-Web-Services-via-J2SE-eJ2ME.html>. Acesso em: 23.fev.2013. Pencil. (2013) Home - Pencil Project. Disponvel em: <http://pencil.evolus.vn/>. Acesso em: 10.jan.2013. Rezende, D. A. (2008) Planejamento de sistemas de informao e informtica: guia prtico para planejar a tecnologia da informao integrada ao planejamento estratgico das organizaes. 3. ed. So Paulo: Atlas. Silva, W. A. (2009) PETIC: Conceitos Fundamentais, Guia e sua Aplicao na Universidade Federal de Sergipe. Trabalho de concluso de curso apresentado ao DCOMP da UFS. Soares, M. S. (2004) Metodologias geis Extreme Programming e Scrum para o Desenvolvimento de Software. Revista Eletrnica de Sistemas de Informao. ISSN: 1677-3071. DOI: 10.5329/RESI, [S.l.], v. 3, n. 1, 2004. Disponvel em: <http://revistas.facecla.com.br/index.php/reinfo/article/view/146/38>. Acesso em: 11.jan.2013. SkyMark. (2013) PathMaker Software: the leading improvement toolkit for teams. Disponvel em: <http://www.skymark.com/pathmaker>. Acesso em: 10.jan.2013. SmartDraw. (2013) SmartDraw - More Than Just Draw... Productivity Every Day. Disponvel em: <http://www.smartdraw.com/>. Acesso em: 10.jan.2013. Strategic Plan Builder. (2013) Strategic Plan Builder. <http://www.strategicplantool.com>. Acesso em: 10.jan.2013. Disponvel em:

Tomhave, B. L. (2005) Alphabet Soup: Making Sense of Models, Frameworks, and Methodologies. Washington: George Washington University. Troux. (2013) TrouxView Software. Disponvel <http://www.troux.com/products/troux_software/>. Acesso em: 10.jan.2013. em:

S-ar putea să vă placă și