Sunteți pe pagina 1din 29

NORMAS PARA APRESENTAO DE TRABALHOS ACADMICOS DA FACULDADE CEARENSE

FORTALEZA 2011

SUMRIO Para fazer no final

INTRODUO

Trabalhos acadmicos e similares (Trabalho de Concluso de Curso TCC, Trabalho de Graduao Interdisciplinar - TGI, Trabalho de Concluso de Curso de especializao e/ou aperfeioamento e outros): Documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido e ser obrigatoriamente emanado da disciplina, mdulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenao de um orientador. O orientador, escolhido pelo estudante, deve ter um perfil acadmico que se coadune com a pesquisa pretendida, devendo, preferentemente, possuir titulao strictu sensu. No caso de orientador especialista, o TCC deve ter, como co-orientador, o coordenador do curso.

ESTRUTURA DO TRABALHO ACADMICO


A estrutura de trabalho acadmico compreende: elementos pr-textuais, elementos textuais e elementos ps-textuais. Alguns so obrigatrios e outros, opcionais (Figura 1).

CAPA*

ELEMENTOS PS-TEXTUAIS

ANEXOS APNDICES GLOSSRIO REFERNCIAS* CONCLUSO*

ELEMENTOS TEXTUAIS

DESENVOLVIMENTO*

INTRODUO* SUMRIO* LISTAS

ELEMENTOS PR-TEXTUAIS

RESUMO L.E.* RESUMO L. V. EPGRAFE


AGRADECIMENTOS

DEDICATORIA FOLHA DE APROVAO* ERRATA


FOLHA DE ROSTO*

LOMBADA CAPA*

As pginas so contadas sequencialmente desde a folha de rosto e numeradas a partir da INTRODUAO com algarismos arbicos. * Elementos obrigatrios L.V. Lngua verncula L.E. Lngua estrangeira

Figura 1 - Estrutura do trabalho acadmico

ELEMENTOS PR-TEXTUAIS
Elementos que antecedem o texto com informaes que ajudam na identificao e utilizao do trabalho. CAPA (Figura 2):

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO CEAR FACULDADE CEARENSE CURSO DE DIREITO

NOME DO AUTOR

TTULO DA MONOGRAFIA

FORTALEZA ANO

Figura 2 - Modelo de capa

Elemento obrigatrio. Proteo externa do trabalho, na cor preta, e sobre a qual se imprimem as informaes indispensveis sua identificao. As informaes so transcritas na seguinte ordem: a) nome da instituio (opcional), centralizado a partir da primeira linha do texto, em letras maisculas; b) nome do autor, centralizado e colocado aps o cabealho inicial, em letras maisculas; c) ttulo, em letras maisculas e centralizado, colocado aps o nome do autor; d) subttulo, se houver, em letras maisculas, separado do ttulo por dois pontos; e) nmero de volumes (se houver mais de um, deve constar em cada capa a especificao do respectivo volume), centralizado e colocado logo aps o ttulo ou o subttulo; f) local (cidade) da instituio onde deve ser apresentado, em letras maisculas, na margem inferior e centralizado na penltima linha; g) ano de depsito (da entrega), seguindo o local na margem inferior e centralizado na ltima linha.

LOMBADA (Figura 3):

2010 5 cm Espao reservado para colocao da identificao na biblioteca.

Elemento opcional. Parte da capa do trabalho que rene as margens internas das folhas. Devem ser impressas as informaes abaixo: a) nome do autor (ltimo sobrenome do autor), impresso longitudinalmente e legvel do alto para o p da lombada (para permitir a leitura quando o trabalho est no sentido horizontal, com a face voltada para cima); b) ttulo do trabalho, impresso da mesma forma que o nome do autor; c) ano de publicao, na horizontal colocado logo aps a natureza do trabalho, na altura de 5 cm; d) quando houver mais de um volume, identificam-se elementos alfanumricos de identificao, por exemplo: v. 2, abaixo do ano.

RIBEIRO MONOGRAFIA

Figura 3 - Modelo de lombada

FOLHA DE ROSTO: Elemento obrigatrio. Contm os elementos essenciais identificao do trabalho. Anverso da folha de rosto (FIGURA 4)

NOME DO AUTOR

TTULO DA MONOGRAFIA

Monografia submetida aprovao Coordenao do Curso de Direito do Centro Superior do Cear, como requisito parcial para obteno do grau de Graduao.

LOCAL ANO

Figura 4 - Modelo de folha de rosto

Os elementos devem figurar na seguinte ordem: a) nome do autor: responsvel intelectual do trabalho; deve ser centralizado na primeira linha do texto, em letras maisculas; b) ttulo principal do trabalho: deve ser claro e preciso, identificando o seu contedo e possibilitando a indexao e recuperao da informao; deve ser em letras maisculas e centralizado, colocado aps o nome do autor; c) subttulo: se houver, deve ser evidenciada a sua subordinao ao ttulo principal, precedido de dois-pontos; deve ser em letras maisculas; d) nmero de volumes (se houver mais de um, deve constar em cada folha de rosto a especificao do respectivo volume); centralizado e colocado logo aps o ttulo ou o subttulo acompanhado da respectiva especificao (Ex.: v. 1); e) nota explicativa com a natureza (tese, dissertao, trabalho de concluso de curso e outros), o objetivo (aprovao em disciplina, grau pretendido e outros), o nome da instituio a que submetido,a rea de concentrao; deve ser transcrita em espao simples, justificada, e em letras maisculas/minsculas, alinhada a partir do centro da folha para a margem direita; f) nome do orientador e, se houver, do co-orientador; iniciando e finalizando nas mesmas margens da nota explicativa; g) local (cidade) da instituio onde deve ser apresentado; deve em letras maisculas e centralizado; h) ano de depsito (da entrega), deve ser centralizado.

Verso da folha de rosto (FIGURA 5)

C837d Costa, Marco Antnio Castro. O direito do consumidor no mbito das polticas pblicas no Brasil: conquistas e impasses. / Marco Antnio Castro Costa. Fortaleza, 2009. 106f.; il. Orientador: Prof. Dr. Hermano Machado Ferreira Lima. Dissertao (Mestrado acadmico em Polticas Pblicas e Sociedade) Universidade Estadual do Cear, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Centro de Humanidades, 2009. 1. Consumo. 2. Cdigo de Defesa do Consumidor. 3. Polticas pblicas Brasil. I. Universidade Estadual do Cear, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Centro de Humanidades. CDD 320.6

7,5 cm

12,5 cm Figura 5 Modelo de ficha catalogrfica

Deve conter a ficha catalogrfica, no tamanho 7,5 cm x 12,5 cm, localizada na parte inferior da folha e feita pela bibliotecria da Instituio, conforme o Cdigo de Catalogao Anglo-Americano vigente. ERRATA (Figura 6):
ERRATA SILVA, C. A. B. da. Usina de beneficiamento de leite e derivados. Braslia: Ministrio da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrria, 1995. 46 p. Folha 31 31 Linha 34 1 Onde se l Sacos plsticos 500 kg/h Leia-se Embalagem 1600 kg/h

Figura 6 Modelo de errata

Elemento opcional. Deve apresentar-se em pgina distinta, inserido logo aps a folha de rosto, sem indicativo numrico, com a palavra ERRATA em letras maisculas, em negrito, centralizada e sem pontuao. Corresponde a uma lista das folhas e linhas em que ocorrem erros, seguidas das devidas correes, disposto da seguinte maneira: Exemplo: Folha 32 Linha 3 Onde se l publiacao Leia-se publicao

FOLHA DE APROVAO (Figura 7):

NOME DO AUTOR

TTULO DA MONOGRAFIA

Monografia como pr-requisito para obteno do ttulo de Bacharelado em Direito, outorgado pela Faculdade Cearense FaC, tendo sido aprovado pela banca examinadora composta pelos professores.

Banca Examinadora

_________________________________________________ Professor Ms. .........................................

_________________________________________________ Professora Ms. .........................................

__________________________________________________ Professor Esp. .........................................

Figura 7 - Modelo de folha de aprovao

Elemento obrigatrio. Deve apresentar-se em pgina distinta, colocado logo aps a folha de rosto, sem indicativo numrico e ttulo. Contm os elementos essenciais aprovao do trabalho: a) nome do autor do trabalho centralizado na primeira linha do texto, em letras maisculas; b) ttulo do trabalho centralizado e em letras maisculas, colocado logo aps o autor; c) subttulo (se houver), separado do ttulo por dois pontos; d) nota explicativa contendo natureza, objetivo, nome da instituio a que submetido, rea de concentrao; deve ser transcrita em espao simples, justificada, e em letras maisculas/minsculas, alinhada a partir do centro da folha para a margem direita; e) data de aprovao colocada logo aps a nota; f) nome, titulao e assinatura dos componentes da banca examinadora e instituies a que pertencem, ocupando a metade inferior da folha. A data de aprovao e as assinaturas dos membros componentes da banca examinadora so colocadas aps a aprovao do trabalho.

DEDICATRIA (Figura 8):

Aos meus Pais

Figura 8 Modelo de dedicatria

Elemento opcional. Deve apresentar-se em pgina distinta, colocado aps a folha de aprovao, sem indicativo numrico e ttulo. Corresponde a folha em que o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho, com o texto aparecendo direita e na metade inferior da folha.

AGRADECIMENTOS (Figura 9):

AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar a Deus, que iluminou o meu caminho durante esta caminhada. Aos meus colegas de sala, que sempre me ajudaram nos trabalhos de equipe. A minha orientadora que alm de ter me mostrado os caminhos para a realizao deste trabalho, iluminou de maneira especial meus pensamentos levando-me a buscar mais conhecimentos. Tambm foi incentivadora, psicloga e amiga. Muito obrigada por tudo. Aos meus pais, quero agradecer de forma destacada e grandiosa, pois me incentivaram a seguir em frente e concluir mais esta etapa em minha vida. Aos professores pelo acolhimento e disponibilidade sempre generosa.

Figura 9 Modelo de agradecimentos

Elemento opcional. Deve apresentar-se em pgina distinta, colocado aps a dedicatria, sem indicativo numrico, com a palavra AGRADECIMENTOS em letras maisculas, em negrito, centralizada e sem pontuao. Corresponde a folha em que o autor faz agradecimentos dirigidos queles que contriburam de maneira relevante elaborao do trabalho.

EPGRAFE (Figura 10):

"No importa tanto o tema da tese quanto a experincia de trabalho que ela comporta." (Umberto Eco)

Figura 10 Modelo de epgrafe

Elemento opcional. Deve apresentar-se em pgina distinta, colocado aps os agradecimentos, sem indicativo numrico e sem ttulo. O texto deve ser apresentado entre aspas, seguida da indicao de autoria, disposta direita e na metade inferior da folha. Podem tambm constar epgrafes nas folhas de abertura das sees primrias

RESUMO NA LNGUA VERNCULA (Figura 11):

RESUMO

A temtica O Direito do Consumidor no mbito das Polticas Pblicas no Brasil: Conquistas e Impasses torna-se instigante porque trata de uma das reas pertinentes ao senso crtico da populao. O consumo tambm tem sua importncia para o campo das pesquisas nas Cincias Sociais exatamente por ser um dos pilares propulsores do sistema econmico capitalista ainda muito pertinente realidade cotidiana e aos comportamentos dos indivduos na sociedade. Desta forma, necessita ser acuradamente refletido para uma maior compreenso dos seus efeitos na vida dos seres humanos em uma determinada sociedade, configurada em uma idia de globalizao que o adota como paradigma valorativo de ascenso social. Neste sentido, o tema proposto para a pesquisa busca desvendar os meandros dos movimentos populares consumeristas nos anos que antecederam a constituio de 1988, seus engajamentos e articulaes visando plena efetivao do direito do consumidor e, por outro lado, a perspectiva do legislador constituinte, que, motivado por interesses ou foras, foram levados a instituir a previso do Cdigo de Defesa do Consumidor no Brasil como um dos elementos formadores da ordem econmica nacional. Palavras Chaves: Consumidor. Movimentos sociais e polticos. Globalizao.

Figura 11 Modelo de resumo na lngua verncula

Elemento obrigatrio. Deve apresentar-se em pgina distinta, sem indicativo numrico, com a palavra RESUMO em letras maisculas, em negrito, centralizada e sem pontuao. Apresentao concisa dos pontos relevantes de um texto, fornecendo uma viso rpida e clara do contedo e das concluses do trabalho, observando-se que deve: a) ter de 150 a 500 palavras; b) ressaltar o objetivo, o mtodo, os resultados e as concluses do documento; c) ser composto de uma seqncia de frases concisas, afirmativas e no de enumerao de tpicos; d) ter um pargrafo nico; e) ser usado o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. Devem-se evitar: a) smbolos e contraes que no sejam de uso corrente; b) frmulas, equaes, diagramas etc, que no sejam absolutamente necessrios. Quando seu emprego for imprescindvel, defini-los na primeira vez que aparecerem. As palavras-chave (palavras representativas do contedo do trabalho) devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expresso Palavras-chave, separadas entre si por ponto e finalizadas tambm por ponto.

RESUMO EM LNGUA ESTRANGEIRA (Figura 12):

ABSTRACT This dissertation questions The right of the consumer within Brazilian policy: the strengths and the weaknesses. It is an important and thought provoking topic due to the critical effect it has on the population as a whole. The consumer should be of particular interest to research within the social sciences. Consumerism is just one of the main factors that fuels an ever growing capitalist economic system. However, at the same time it is very relevant to the behavior and the day to day living of individuals within society. The conclusions drawn from the research need to accurately reflect and provide a greater understanding of how human lives are affected within a capitalist society. It also needs to be considered whether using globalization as the ideal supports the idea of social ascension. In this sense, the focus of this paper aims to unveil the intricacies of popular consumerist movements in the years following the Constitution of 1988. Firstly, the movements that led to the full realization of the rights of the consumer. Secondly, looking from the perspective of the legislator constituent as to what interests or forces the consumer protection law within Brazil to be one of the main leaders of national economic order. Keywords: Consumer. Social and political movements. Globalization.

Figura 12 Modelo de resumo em lngua estrangeira

Elemento obrigatrio, com as mesmas caractersticas do resumo em lngua verncula, digitado em folha separada (em ingls Abstract, em espanhol Resumen, em francs Rsum, por exemplo). Deve ser seguido das palavras representativas do contedo do trabalho, isto , palavras-chave e/ou descritores, na lngua.

LISTA DE ILUSTRAES (Figura 13):

LISTA DE ILUSTRAES

FIGURA 1 FIGURA 2 TABELA 1 TABELA 2

Plntulas de feijo-de-corda .........................47 Plntulas de soja ...........................................48 Anlise de varincia ......................................58 Valores mdios de acesso plntula (AP) de feijo-de- corda, Vigna ............................61

Figura 13 Modelo de lista de ilustraes

Elemento opcional. Deve apresentar-se em pgina distinta, sem indicativo numrico, com as palavras LISTA DE ILUSTRAES em letras maisculas, em negrito, centralizada e sem pontuao. Deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome especfico, acompanhado do respectivo nmero da pgina. Quando necessrio, recomenda-se a elaborao de lista prpria para cada tipo de ilustrao (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, grficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros).

LISTA DE TABELAS (Figura 14):

LISTA DE ILUSTRAES

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

Composio, classificao e fabricante do pino intraradicular.............................................................................................20 Composio, classificao e fabricante..................................................................................................21 Composio, classificao e fabricante do adesivo: ED Primer + Panavia.....................................................................................................24 Composio, classificao e fabricante do cimento resinoso: RelyX Unicem.....................................................................................................40 Resultados da resistncia de unio mdia com seus respectivos desviopadro nos teros das razes para todos os cimentos utilizados...................................................................................................24 Anlise de Varincia (ANOVA) para comparao da resistncia de unio entre os teros (cervical, mdio e apical), utilizando Panavia 21 como cimento.....................................................................................................24 Anlise de Varincia (ANOVA) para comparao da resistncia de unio entre os teros (cervical, mdio e apical), utilizando RelyX CRA/Single Bond 2 como cimento.....................................................................................................24 Anlise de Varincia (ANOVA) para comparao da resistncia de unio entre os teros (cervical, mdio e apical), utilizando RelyX Unicem como cimento.....................................................................................................30

8.

Figura 14 Modelo de lista de tabelas

Elemento opcional. Deve apresentar-se em pgina distinta, sem indicativo numrico, com as palavras LISTA DE TABELAS em letras maisculas, em negrito, centralizada e sem pontuao. Elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome especfico, acompanhado do respectivo nmero da pgina.

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS (Figura 15):

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS ABNT CNPq Tecnolgico IBICT ISBN MEC TCC FaC Associao Brasileira de Normas Tcnicas Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia International Standard Book Number Ministrio de Educao e Cultura Trabalho de Concluso de Curso Faculdade Cearense

Figura 15 Modelo de lista de abreviaturas e siglas

Elemento opcional. Deve apresentar-se em pgina distinta, sem indicativo numrico, com as palavras LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS em letras maisculas, em negrito, centralizada e sem pontuao. Corresponde a relao alfabtica das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expresses correspondentes grafadas por extenso, sendo recomendada a elaborao de lista prpria para cada tipo.

LISTA DE SMBOLOS (Figura 16):

LISTA DE SMBOLOS $ % Copyright Dlar Euro IIene Libra Marca Registrada Porcentagem Seo

Figura 16 Modelo de lista de smbolos

Elemento opcional. Deve apresentar-se em pgina distinta, sem indicativo numrico, com a palavra LISTA DE SMBOLOS em letras maisculas, em negrito, centralizada e sem pontuao. Corresponde a uma relao elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com o devido significado.

SUMRIO (Figura 17):

Sumrio

1 INTRODUO ......................................................................... 15 2 REVISO DE LITERATURA .................................................... 24 2.1 Material .................................................................................. 24 2.2 Seleo e preparo dos dentes............................................... 24 2.3 Tratamento endodntico e desobstruo .............................. 24 2.4 Preparo das superfcies dos pinos ........................................ 24 3 MATERIAL E MTODOS ......................................................... 44 4 RESULTADOS ......................................................................... 54 5 DISCUSSO ............................................................................ 68 6 CONCLUSO ........................................................................... 92 REFERNCIAS ........................................................................... 94 APNDICES ................................................................................ 100 ANEXOS .................................................................................... 104

Figura 17 Modelo de sumrio

Elemento obrigatrio. Deve apresentar-se em pgina distinta, sem indicativo numrico, com a palavra SUMRIO em letras maisculas, em negrito, centralizada e sem pontuao. Apresenta as principais divises, sees e outras partes do trabalho acompanhadas do(s) respectivo(s) nmero(s) da(s) pgina(s). Havendo mais de um volume, em cada um deve constar o sumrio completo do trabalho.

ELEMENTOS TEXTUAIS
Constitudos de trs partes fundamentais: introduo, desenvolvimento e concluso.

INTRODUO Parte inicial do texto, em que devem constar a delimitao do assunto tratado (informao necessria para entender de que assunto trata o trabalho e a pesquisa), objetivos da pesquisa e outros elementos necessrios para situar o tema do trabalho, como a justificativa da escolha do tema; a contextualizao: situa o problema do tema para o leitor, revelando-lhe o que j foi estudado por outros autores a esse respeito DESENVOLVIMENTO Parte principal do texto, que contm a exposio ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em sees e subsees, que variam em funo da abordagem do tema e do mtodo, contemplando fundamentao terica (as idias dos autores lidos e analisados), metodologia (como e onde foi feita a pesquisa) e discusso dos resultados. CONCLUSO Parte final do texto, na qual se apresentam concluses correspondentes aos objetivos ou hipteses. Deve resultar de dedues lgicas sempre fundamentadas no que foi apresentado e discutido anteriormente. A concluso recapitula sinteticamente os resultados da pesquisa. opcional apresentar os desdobramentos relativos importncia, sntese, projeo, repercusso, encaminhamento e outros.

ELEMENTOS PS-TEXTUAIS
Sucedem o texto e complementam o trabalho, na ordem em que se segue: REFERNCIAS Elemento obrigatrio. Deve apresentar-se em pgina distinta, sem indicativo numrico, com a palavra REFERNCIAS em letras maisculas, em negrito, centralizada e sem pontuao. As referncias dos documentos citados devem ser ordenadas de acordo com o sistema utilizado para citao no texto: ou o alfabtico (ordem alfabtica de entrada) ou o numrico (ordem de citao no texto). As referncias devem ser alinhadas somente margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espao simples, e separadas entre si por espao duplo. Os elementos devem ser apresentados em seqncia padronizada, conforme apresentados nos modelos das sees 7 e 8 da ABNT NBR 6023. GLOSSRIO Elemento opcional. Deve apresentar-se em pgina distinta, sem indicativo numrico, com a palavra GLOSSRIO em letras maisculas, em negrito, centralizada e sem pontuao. Lista de palavras ou expresses tcnicas de uso restrito ou sentido obscuro, acompanhadas de seus respectivos significados ou definies, elaborada em ordem alfabtica. APNDICE Elemento opcional. Deve apresentar-se em pgina distinta, sem indicativo numrico, com a palavra APNDICE em letras maisculas, em negrito, centralizada e sem pontuao. Texto ou documento elaborado pelo autor (complementando argumentao, sem prejuzo da unidade do trabalho). sua

Identificado por letras maisculas consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos. Excepcionalmente utilizam-se letras maisculas dobradas, quando esgotadas as letras do alfabeto. Exemplo: APNDICE A Avaliao numrica de clulas inflamatrias totais aos quatro dias de evoluo

ANEXO Elemento opcional. Deve apresentar-se em pgina distinta, sem indicativo numrico, com a palavra ANEXO em letras maisculas, em negrito, centralizada e sem pontuao. Texto ou documento no elaborado pelo autor (serve de fundamentao, comprovao e Ilustrao). Identificado por letras maisculas consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos. Excepcionalmente utilizam-se letras maisculas dobradas, quando esgotadas as letras do alfabeto. Exemplo: ANEXO A Representao grfica de contagem de clulas inflamatrias presentes nas caudas em regenerao Grupo de controle I (Temperatura...)

NDICE(S) Elemento opcional. Deve apresentar-se em pgina distinta, sem indicativo numrico, com a palavra NDICE em letras maisculas, em negrito, centralizada e sem pontuao. Elaborado conforme a ABNT NBR 6034.

FORMAS DE APRESENTAO DO TRABALHO ACADMICO

3 cm Margem superior do texto

2 cm Numerao das pginas

2 cm Margem do Pargrafo

Margem esquerda do texto

3 cm

Margem esquerda do texto

2 cm

4 cm Margem de citao longa Margem esquerda do texto 2 cm

Papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm) Digitao no anverso das folhas (com exceo da ficha catalogrfica que

deve ficar no verso da folha de rosto), feita na cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustraes. Digitao em fonte tamanho 14 para os ttulos dos elementos - pr-

textuais, textuais e ps-textuais - e das sees (Times New Roman ou Arial), exceto para o ttulo na capa, que deve ser em fonte tamanho 16 (Times New Roman ou Arial). Arial). Digitao em fonte tamanho 10 (Times New Roman ou Arial) para as Digitao em fonte tamanho 12 para o texto (Times New Roman ou

citaes de mais de trs linhas, as notas de rodap, a paginao e as legendas das ilustraes e das tabelas. As folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm;

direita e inferior de 2 cm. No caso de citaes de mais de trs linhas, deve-se observar recuo de 4

cm da margem esquerda. Margem do pargrafo de 2 cm a partir da margem esquerda. Todo o texto deve ser digitado com espao 1,5. As citaes de mais de trs linhas, as notas de rodap, os resumos, as

referncias, as legendas das ilustraes e das tabelas, a ficha catalogrfica, e os elementos que aparecem na folha de rosto e folha de aprovao (natureza do trabalho, objetivo, nome da instituio a que submetida e rea de concentrao), devem ser digitados em espao simples. Os ttulos das sees devem comear na parte superior da folha e ser

separados do texto que os sucede por dois espaos 1,5. Da mesma forma, os ttulos das subsees devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por dois espaos 1,5. As notas de rodap devem ser digitadas dentro das margens, ficando

separadas do texto por um espao simples de entrelinhas e por filete de 3 cm, a partir da margem esquerda.

As citaes correspondem informao colocada no texto, mas que foi

extrada de outra fonte, e devem ser apresentadas conforme a ABNT NBR 10520. As siglas, quando aparecem pela primeira vez no texto, devem ser

precedidas da forma completa do nome e colocadas entre parnteses, como, por exemplo, Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). a) O projeto grfico de responsabilidade do autor do trabalho.

Paginao: Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser

contadas sequencialmente, mas no numeradas. b) A numerao colocada, a partir da primeira folha da parte textual

(INTRODUO), em algarismos arbicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o ltimo algarismo a 2 cm da borda direita da folha. c) No caso de o trabalho ser constitudo de mais de um volume, deve ser

mantida uma nica seqncia de numerao das folhas, do primeiro ao ltimo volume. d) Havendo apndice e anexo, as suas folhas devem ser numeradas de

maneira contnua e sua paginao deve dar seguimento do texto principal. a)

Para evidenciar a sistematizao do contedo do trabalho, deve-se

adotar a numerao progressiva para as sees do texto. So empregados algarismos arbicos na numerao, alinhados na

margem esquerda, precedendo o ttulo, dele separado por um espao. b) Os ttulos das sees primrias, por serem as principais divises de um texto, devem iniciar em folha distinta. c) O indicativo de uma seo secundria constitudo pelo indicativo da seo primria a que pertence, seguido do nmero que lhe for atribudo na seqncia do assunto e separado por ponto. Repete-se o mesmo processo em relao s demais sees at a seo quinria.

Seo primria

Seo secundria

Seo terciria

Seo quaternria

Seo quinria

1 2

1.1 2.1

1.1.1 2.1.1

1.1.1.1 2.1.1.1

1.1.1.1.1 2.1.1.1.1

e)

No se utilizam ponto, hfen, travesso ou qualquer sinal aps o

indicativo de seo ou de seu ttulo. f) O ttulo da seo primria deve aparecer em letras maisculas e em

negrito; as sees secundrias aparecem em letras maisculas e minsculas e em negrito; e as demais sees, tercirias, quaternrias e assim por diante, aparecem em letras maisculas e minsculas, sem destaque, todas alinhadas margem esquerda. Deve ser grafado de forma idntica no sumrio e no texto.

Exemplo: 1 INTRODUO 2 APRESENTAO DE TRABALHOS ACADMICOS 2.1 Definio 2.1.1 Dissertao 2.1.2 Tese

Alneas:

Quando for necessrio enumerar os diversos assuntos de uma seo que no possua ttulo, esta deve ser subdividida em alneas. A disposio grfica obedece s seguintes regras: a) O trecho final do texto correspondente, anterior s alneas, termina em dois pontos. b) As alneas so ordenadas alfabeticamente. c) As letras indicativas das alneas so reentradas em relao margem esquerda. d) O texto da alnea comea por letra minscula e termina em ponto-e-vrgula, exceto a ltima que termina em ponto; e, nos casos em que se seguem subalneas, estas terminam em vrgula.

e) A segunda e as seguintes linhas do texto da alnea comeam sob a primeira letra do texto da prpria alnea. a)

Subalneas: Quando a exposio da idia assim o exigir, a alnea pode ser

subdividida em subalneas. b) As subalneas devem comear por um hfen, colocado sob a primeira

letra do texto da alnea correspondente, dele separadas por um espao. c) As linhas seguintes do texto da subalnhea comeam sob a primeira letra

do prprio texto. a)

Equaes e frmulas: Para facilitar a leitura, devem ser destacadas no texto, centralizadas e,

se necessrio, numeradas com algarismos arbicos entre parnteses, alinhados direita. b) Na seqncia normal do texto, permitido o uso de uma entrelinha

maior que comporte seus elementos (expoentes, ndices e outros). a)

Ilustraes: Desenhos, esquemas, plantas, fluxogramas, retratos fotografias, e outros grficos, so mapas,

organogramas, ilustraes. b)

quadros,

consideradas

A identificao aparece na parte inferior, esquerda, precedida do tipo

de ilustrao, em letras maisculas/minsculas, e do nmero de ordem de ocorrncia no texto, em algarismos arbicos, separados por um travesso do respectivo ttulo e/ou legenda explicativa e da fonte. c) O ttulo e/ou a legenda explicativa deve ter forma breve e clara e

dispensar consulta ao texto. d) A ilustrao deve ser inserida o mais prximo possvel do trecho a que

se refere, conforme o projeto grfico.

Tabelas:

a) Apresentam informaes tratadas estatisticamente e possuem numerao independente e consecutiva.

b) Sua identificao aparece esquerda na parte superior precedida da palavra tabela, em letras maisculas/minsculas, separada por travesso do nmero de ordem em algarismos arbicos. c) As fontes citadas e notas eventuais aparecem no rodap da tabela, aps o fio de fechamento. d) Devem ser inseridas o mais prximo possvel do trecho a que se referem. e) Caso a tabela precise ser continuada na folha seguinte, no ser delimitada por trao horizontal na parte inferior, sendo o ttulo e o cabealho repetidos na folha seguinte. f) Utilizam-se traos horizontais e verticais para separar os ttulos das colunas no cabealho e fech-las na parte inferior. g) Evitam-se traos verticais para separar as colunas e traos horizontais para separar as linhas no corpo da tabela.

REFERNCIAS
ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: informao e documentao: referncias: elaborao. Rio de Janeiro, 2002a. 24 p.

______. NBR 6024: informao e documentao: numerao progressiva das sees de um documento. Rio de Janeiro, 2003.

______. NBR 6027: informao e documentao: sumrio. Rio de Janeiro, 2003.

______. NBR 6028: informao e documentao: resumos. Rio de Janeiro, 2003.

______. NBR 6029: informao e documentao: apresentao de livros. Rio de Janeiro, 2006.

______. NBR 6032: informao e documentao: abreviao de ttulos de peridicos e publicaes seriadas. Rio de Janeiro, 1989.

______. NBR 6034: informao e documentao: preparao de ndice de publicaes. Rio de Janeiro, 2004.

______. NBR 10520: informao e documentao: citaes em documentos: apresentao. Rio de Janeiro, 2002b.

______. NBR 12225: informao e documentao: ttulos de lombada. Rio de Janeiro, 2004.

______. NBR 14724: informao e documentao: trabalhos acadmicos: apresentao. Rio de Janeiro, 2005.

IBGE. Normas de apresentao tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993.

S-ar putea să vă placă și