Sunteți pe pagina 1din 3

Em cismar, sozinho, noite, Mais prazer encontro eu l; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabi.

Texto para os testes de 1 a 3.

Amanhecera um domingo alegre no cortio, um bom dia de abril. Muita luz e pouco calor. As tinas estavam abandonadas; os coradouros despidos. Tabuleiros de roupa engomada saam das casinhas, carregados na maior parte pelos filhos das prprias lavadeiras, que se mostravam agora quase todas de fato limpo; os casaquinhos brancos avultavam por cima das saias de chita de cor. (Alusio Azevedo, O Cortio) fato: roupa, pea de vesturio.

A riqueza de um idioma tambm se revela na possibilidade de atribuir diferentes significaes a um mesmo vocbulo, configurando a polissemia, tal como se verifica a seguir no uso da palavra fora: I. II.

Questo

O provrbio ou ditado popular que mais se aproxima do sentido de Suporta-se com pacincia a clica do prximo (Machado de Assis) a) Em terra de sapo, de ccoras como ele. b) Quem com ferro fere com ferro ser ferido. c) Desgraa pouca bobagem. d) Pimenta nos olhos dos outros refresco. e) A corda sempre arrebenta do lado mais fraco. A alternativa em que o segundo falante, em sua resposta, no usa, na conjugao verbal, o padro culto da lngua a) Mantenho a minha oferta. Se voc mantiver a sua oferta, eu tambm manterei a minha. b) L h um desfile de carros antigos. Se l houver um desfile de carros antigos, ento no irei. c) No me convm essas contrariedades. Se essas contrariedades no lhe convierem, tambm no conviro a mim. d) Vou ver nossos antigos professores. Se voc vir nossos antigos professores, diga-lhes que estou com saudades deles. e) Proponho-lhe um pacto. Se voc me propor um pacto, eu tambm lhe proporei um. MEMRIA Texto para os testes 8 e 9.

Questo

As coisas tangveis tornam-se insensveis palma da mo.

III. IV.

No trecho acima se destaca(m) a) b) c) d) e) a presena do narrador. a objetividade das imagens. o emprego de verbos de ao. a adjetivao redundante. a expresso de emoes.

Questo

Nas frases de I a IV, podem ser atribudos palavra fora, respectivamente, os seguintes sentidos:

No tenho mais fora para executar tal trabalho. A fora de suas palavras levou todos ao delrio. No se sabe exatamente a fora que ela tem sobre o marido. Por fora do Acordo Ortogrfico, tivemos de alterar o material.

Mas as coisas findas, muito mais que lindas, essas ficaro. (Carlos Drummond de Andrade) olvido: esquecimento tangveis: que se podem tocar

No permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para l; Sem que desfrute os primores Que no encontro por c; Sem quinda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabi. (Gonalves Dias, sculo XIX) Migna terra t parmeras, Che ganta inzima o sabi. As aves che st aqui, Tamb tuttos sabi gorge. Texto II

Minha terra tem primores, Que tais no encontro eu c; Em cismar sozinho, noite Mais prazer encontro eu l; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabi.

Questo

Qual das seguintes expresses no pode ser diretamente associada, pelo sentido que tem no poema, ao ttulo Memria? a) perdido b) essas ficaro c) olvido d) coisas findas e) confundido

Questo

O trecho ___________ e apresenta linguagem __________. a) b) c) d) e) narrativo denotativa descritivo figurada descritivo denotativa narrativo conotativa descritivo conotativa

Questo

a) vigor, veemncia, influncia e causa. b) sade fsica, intensidade, agressividade e consequncia. c) desejo, significado, poder e motivo. d) luta, sentimento, prestgio e imposio. e) vontade, altura, domnio e condio.

As palavras que no texto caracterizam o substantivo, atribuindolhe qualidade, condio ou estado, so a) alegre, bom, limpos, brancos. b) cortio, abandonadas, despidos. c) tabuleiros, casinhas, casaquinhos. d) muita, pouco, lavadeiras. e) domingo, luz, calor.

Questo

O aviso Ao toque da campainha, no entre nem saia do trem, constantemente transmitido pelos altofalantes do metr de So Paulo, contm um defeito de construo que seria evitado se a frase fosse: a) Ao ouvir o toque da campainha, no entre nem saia do trem. b) Ao tocar da campainha, no entre nem saia do trem. c) Quando a campainha tocar, no entrar nem sair do trem. d) Ao toque da campainha, no entre ou saia do trem. e) Ao toque da campainha, no entre no trem nem saia dele.

Questo

De acordo com o poema, a) o amor baseado no esquecimento. b) a experincia carnal a nica viva e vlida. c) toda experincia amorosa intil, pois acaba perdida na memria. d) a memria torna o passado mais valioso do que o presente. e) viver obriga-nos a um contato frutfero com as negaes existenciais. Textos para o teste 10.

Questo

(...)

A abbora celstia tamb Che t l na mia terra T moltos milli di strella Che non t na Ingraterra.

(Ju Bananre, sculo XX)

Texto I

CANO DO EXLIO

Amar o perdido deixa confundido este corao.

Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabi; As aves, que aqui gorjeiam, No gorjeiam como l.

Nada pode o olvido contra o sem sentido apelo do No.

Nosso cu tem mais estrelas, Nossas vrzeas tm mais flores, Nossos bosques tm mais vida, Nossa vida mais amores.

Est correto o que afirma em a) I e II, apenas. b) II e III, apenas. c) III e IV, apenas. d) I e IV, apenas. e) I, II, III e IV.

Considere as proposies: I. O texto II no consegue manter o tom nacionalista do texto I porque no escrito em portugus, mas numa espcie de linguajar que pretende imitar o italiano. II. Bananre, ao afirmar, no texto II, que at as estrelas de sua ptria so diferentes das da Inglaterra, ironiza a idealizao romntica contida no texto I. III. O poema de Bananre constitui uma pardia porque retoma o de Gonalves Dias de forma humorstica. IV. O poema de Gonalves Dias uma descrio realista e minuciosa da ptria, da perspectiva de quem est fora dela.

Questo

10

Texto para o teste 11.

Considere a tirinha abaixo:

(Allan Sieber, Preto no Branco, http://www1.folha.uol.com.br/fsp/quadrin/f30802200905.htm) Na tirinha acima se representa uma situao em que a comunicao no se d em razo a) do conflito entre as diferentes crenas religiosas. b) do autoritarismo do emissor diante do receptor. c) da disparidade entre as expectativas do emissor e dos receptores. d) da diferena entre o que se diz e o que se pensa. e) do choque entre conhecimento e ignorncia. Texto para o teste 12.

Questo

11

Questo

13

nos, de rosto arredondado e olhos grandes, caractersticas que inspiram fragilidade e vontade de proteger. (...) Todos os mamferos e principalmente os humanos j vm pr-programados para reconhecer esses traos dos filhotes, mesmo que no sejam de sua espcie. Dessa forma, todos os filhotes de mamferos acabam tendo melhores chances de sobrevivncia. Mesmo depois de crescidos, essa necessidade de contato com os outros animais continuaria existindo. (Carlos Chernij, Instinto natural, Superinteressante Emoo & Inteligncia, 2007 texto editado e corrigido)

Apesar de ser um texto literrio, esse excerto demonstra uma das atitudes bsicas da Filosofia, que a a) busca do que vai alm do familiar e aparente. b) valorizao das questes banais do cotidiano. c) aceitao de que a realidade incompreensvel. d) rejeio s preocupaes de cunho social. e) expresso do maravilhamento diante do mundo. Texto para o teste 16.

Questo

15

Deus ao mar o perigo e o abismo [deu, Mas nele que espelhou o cu.

* Cabo no norte da frica. O desaparecimento de embarcaes que anteriormente o tinham tentado contornar levou ao mito da existncia de monstros marinhos e da intransponibilidade do Bojador. (Wikipdia)

Considere as seguintes proposies a respeito do texto. I. A charge acima ilustra uma das caractersticas do momento histrico pelo qual a China est passando. Trata-se do (a) a) desrespeito aos ideais ligados liberdade, democracia e direitos humanos. b) conciliao entre a doutrina poltica socialista e a economia capitalista. c) incoerncia entre as diretrizes do partido comunista e as relaes estabelecidas com o Tibete. d) oposio entre a poltica praticada para o Ocidente e a para o Oriente. e) neutralidade diante dos problemas que afetam o contexto poltico-econmico mundial. Texto para o teste 14.

Questo

14

II.

Foi para vs que ontem colhi, senhora, Este ramo de flores que ora envio. No no houvesse colhido e o vento e o frio T-las-iam crestado antes da aurora. Meditai nesse exemplo, que se agora No sei mais do que o vosso outro macio Rosto nem boca de melhor feitio, A tudo a idade altera sem demora. Senhora, o tempo foge... e o tempo foge... Com pouco morreremos e amanh J no seremos o que somos hoje... Por que que o vosso corao hesita? O tempo foge... A vida breve e v... Por isso, amai-me... enquanto sois bonita. crestado queimado sei conheo (*)

PARFRASE* DE RONSARD**

III.

Est correto o que se afirma em a) b) c) d) e) I, apenas. II , apenas. III , apenas. I e II, apenas. II e III, apenas.

Os filhotes de mamferos, por causa de sua fragilidade, no seriam capazes de sobreviver se no fossem protegidos por mamferos de outras espcies. O fato de o ser humano ter animais de estimao indicaria, segundo A Hiptese da Biofilia, que o interesse por outras espcies seria uma necessidade biolgica. Em Quase todo mundo se derrete por esses bichinhos pequenos, o verbo derreter foi usado em sentido conotativo, ou seja, figurado.

Vocabulrio: Alexandre: filho do rei Filipe II da Macednia e conquistador de um vasto imprio. Trajano: imperador romano que realizou grandes conquistas na sia. Musa antiga: literatura clssica, grecolatina.

Cessem do sbio Grego e do Troiano As navegaes grandes que fizeram; Cale-se de Alexandre e de Trajano A fama das vitrias que tiveram; Que eu canto o peito ilustre Lusitano, A quem Netuno e Marte obedeceram; Cesse tudo o que a Musa antiga canta, Que outro valor mais alto se alevanta.

O poema acima faz parte de Mensagem, de Fernando Pessoa. De acordo com ele, a) o perigo diminui o valor do que adquirido com dificuldade. b) as questes espirituais so mais importantes do que as patriticas. c) a religiosidade determinou o desejo de conquista martima. d) a expanso martima se deve ao esquecimento da dor portuguesa. e) grandes conquistas implicam grandes sacrifcios.

Questo

17

O texto acima a terceira estrofe de Os Lusadas, publicado por Lus de Cames em 1572. Nele, o poeta expressa a) a crena de que o sculo XVI teria superado a herana grecolatina. b) o ideal renascentista de fuso entre o cristianismo e o paganismo de origem greco-romana. c) a ideia de que a tcnica superior ao conhecimento livresco. d) a concepo segundo a qual o saber prtico equivale ao saber terico. e) o ideal do politesmo como nica manifestao religiosa verdadeira. Texto para os testes 17 e 18. MAR PORTUGUS mar salgado, quanto do teu sal So lgrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mes [choraram, Quantos filhos em vo rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, mar! Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma no pequena. Quem quer passar alm do Bojador* Tem que passar alm da dor.

Questo

16

Sobre o texto, s no se pode afirmar que a) os perigos do mar so apresentados como reflexo dos perigos do cu. b) h um pleonasmo expressivo no primeiro verso (mar salgado). c) o eu lrico representado no poema coletivo (ns = os portugueses). d) o emissor do poema se dirige a um receptor personificado (o mar). e) metafrica a associao entre o sal do mar e as lgrimas de Portugal. Texto para os testes 19 e 20.

Questo

18

(Manuel Bandeira, A Cinza das Horas) Parfrase: interpretao ou traduo interpretativa de uma obra. Ronsard: poeta francs.

(**)

O poema acima apresenta uma razo para que a mulher amada no hesite em entregar seu amor. Nessa razo, mais do que a brevidade da vida, leva-se em considerao a fuga do tempo. a certeza da morte. a perda da beleza. o fim do amor com a morte. a mudana que sofremos pelo vento e frio.

Questo

12

a) b) c) d) e)

Nossos velhos companheiros de evoluo, os animais, tambm nos fazem falta. Tanto que estamos criando inmeros jeitos de traz-los para a cidade, na forma de animais de estimao. (...) Mais do que um prazer, esse convvio seria uma necessidade biolgica, que ficaria provocando nosso subconsciente constantemente e que nos encheria de satisfao quando atendida. isso que props o bilogo americano Edward Wilson, ao lanar seu livro A Hiptese da Biofilia, em 1984. O termo biofilia significa amor pelo que vivo. O interesse por outras espcies seria prprogramado no crebro de diversos animais, principalmente nos mamferos. O principal exemplo disso so as vedetes do mundo natural: os filhotes. Quase todo mundo se derrete por esses bichinhos peque-

Texto para o teste 15.

Olho o ovo com um s olhar. Imediatamente percebo que no se pode estar vendo um ovo apenas: ver o ovo sempre hoje; mal vejo o ovo e j se torna ter visto um ovo, o mesmo, h trs milnios. No prprio instante de se ver o ovo ele a lembrana de um ovo. S v o ovo quem j o tiver visto... ver realmente o ovo impossvel: o ovo supervisvel como h sons supersnicos que o ouvido j no ouve. Ningum capaz de ver o ovo... o ovo uma coisa suspensa. Nunca pousou, foi uma superfcie que veio ficar embaixo do ovo... o ovo uma exteriorizao: ter uma casca darse... o ovo expe tudo. (Clarice Lispector, Atualidade do ovo e da galinha)

(...) Em uma clula convencional de cristal de silcio os tomos do cristal esto ligados por eltrons compartilhados. Quando a luz absorvida, alguns eltrons dessas ligaes so excitados para nveis de energia mais altos. Nessas condies os eltrons podem ento se mover mais livremente pelo cristal que quando estavam presos aos tomos, permitindo que uma corrente eltrica se forme. Imagine que voc pega uma bola e a lana numa estante presa a uma parede. Ela pode cair em qualquer prateleira, dependendo da fora com que voc a jogou. praticamente da mesma forma que um eltron levado a um nvel de energia mais alto. Um fton um pacote de energia luminosa indivisvel penetra no cristal de silcio e atira o eltron para a prateleira mais alta, ou o nvel mais alto de energia. L ele permanece at que

COMO A ENERGIA SOLAR FUNCIONA?

sua energia seja coletada e transformada em eletricidade. (...) A eficincia da potncia das clulas de cristais de silcio se encontra na faixa de 22% a 23%, o que significa que as clulas convertem a energia luminosa incidente em eletricidade com essa eficincia. As clulas disponveis comercialmente para serem colocadas no telhado das casas tm uma eficincia ainda menor, cerca de 15% a 18%. As clulas solares de melhor desempenho, como as usadas em satlites, tm eficincia que chega a 50%. Essa taxa de converso medida importante, mas os pesquisadores da comunidade solar tambm esto preocupados com o custo de construo de clulas e com a escala de produo. Em minha opinio, a tecnologia de silcio no atinge as necessidades do mercado de massa porque a matria-prima e os processos de manufatura so caros. Se os pesquisadores conseguirem produzir uma tecnologia que possa adequarse ao mercado, mesmo que seja menos eficiente na converso de energia que o silcio cristalino, poderemos cobrir milhes de hectares com esse material e gerar uma grande quantidade de energia. Muitas empresas e universidades esto fazendo testes com outros materiais, como plsticos e nanopartculas, com essa finalidade. (Scientific American Brasil, seo Pergunte ao especialista, fevereiro, 2009, com adaptaes)

II.

III.

IV.

correto apenas o que se afirma em a) I. c) III e IV. e) I, II e IV. b) II e III. d) I, II e III.

A fim de ser claro, Paul Alivisatos compara elementos da Fsica Atmica com objetos de fcil identificao para leigos, como uma bola e uma estante com prateleiras. Baixar custos condio necessria para a utilizao em massa da energia solar. Como a tecnologia de silcio de alto custo, alguns cientistas buscam a substituio dessa matria-prima. Alivisatos afirma que os cientistas devam buscar materiais cujas taxas de converso tenham maior eficincia que as dos cristais de silcio na gerao de eletricidade a partir da luminosidade incidente.

Que em o dia em que nascem Em esse dia morrem. A luz para elas eterna, porque Nascem nascido j o sol, e acabam Antes que Apolo deixe O seu curso visvel. Assim faamos nossa vida um dia, Inscientes, Ldia, voluntariamente, Que h noite antes e aps O pouco que duramos. (Ricardo Reis*)

caso de Ricardo Reis, e da persa, no caso de Omar Khayyam). d) Sugesto de que devemos desfrutar a vida, porque ela dura pouco e s o que temos. e) Convite ao prazer, justificado pela precariedade da vida e pela perspectiva da morte.

e) Somente a Ingratido, / esta pantera, / foi tua companheira inseparvel (Augusto dos Anjos)

Texto para o teste 25.

Adnis: belo jovem amado por Afrodite Apolo: deus grego que dirigia o carro do Sol

II

* Heternimo de Fernando Pessoa, teria nascido em 1912.

A revista Scientific American Brasil publicou em fevereiro de 2009 uma explicao sobre o funcionamento da energia solar. A explanao foi feita por A. Paul Alivisatos, diretorchefe do Lawrence Berkeley National Laboratory, lder do projeto de energia solar Hlios do mesmo laboratrio. Observe o texto e as seguintes afirmaes para responder ao que se pede. I. Embora o entrevistado seja um expoente nas pesquisas sobre energia solar, as informaes do texto so consideradas e avaliadas de um ponto de vista pessoal.

Questo

19

Assinale a alternativa incorreta. a) Quando o cristal de silcio absorve a luz, alguns eltrons so lanados para nveis de energia mais altos. b) Em nveis mais altos de energia, os eltrons tm maior liberdade de movimento, o que gera energia eltrica. c) Ao ser absorvido pelo cristal de silcio, o fton quebra-se e gera energia eltrica por liberar eltrons. d) O eltron permanece no nvel de maior movimentao at que a eletricidade produzida seja coletada. e) As clulas desenvolvidas para converter diretamente a energia da luz do sol em energia eltrica tm desempenho mximo de 50%. Considere I e II para responder aos testes de 21 a 24.

Questo

20

1 Em Naishapur ou Babilnia, alguma taa, ou amarga ou doce, sempre espuma, verte o Vinho da Vida, gota a gota, vo-se as Folhas da Vida, uma a uma. 2 Ah, vem, vivamos mais que a Vida, vem, antes que em p nos deponham tambm, p sobre p, e sob o p, pousados, sem Cor, sem Sol, sem Som, sem Sonho [ sem. 3 Inferno ou Cu, do beco sem sada uma s coisa certa: voa a Vida, e, sem a Vida, tudo o mais Nada. A Flor que for logo se vai, flor ida. (Omar Khayyam*) * Poeta, filsofo e matemtico persa, Omar Khayyam viveu entre 1047 e 1122. Sua poesia, contida na coletnea Rubaiat (quadras), foi revelada ao Ocidente pelo poeta ingls Edward Fitzgerald, em 1859. Essa traduo considerada uma das obras clssicas da literatura inglesa. A traduo em lngua portuguesa das trs quadras transcritas de Augusto de Campos (nascido em 1931) e foi feita a partir da verso inglesa.

A traduo de poesia oferece tanto dificuldades intransponveis quanto possibilidades expressivas no contidas no original. Mesmo sem conhecermos o texto persa, ou sua verso inglesa, possvel afirmar que o tradutor brasileiro de Omar Khayyam, Augusto de Campos, valeu-se claramente de uma dessas possibilidades, em lngua portuguesa, quando a) formulou o paradoxo tudo o mais Nada. b) utilizou um lugar-comum: beco sem sada. c) se valeu de um jogo de palavras (trocadilho), em flor ida. d) se afastou da rima regular. e) construiu a personificao voa a Vida.

Questo

22

Faltou sempre um elemento transmissor, o mediador plstico do pensamento nacional, um povo suficientemente culto (...) Na constituio de uma literatura o povo tem simultaneamente um papel passivo e ativo: dele que parte e a ele que volta a inspirao do poeta ou do pensador. (Antonio Candido, Formao da Literatura Brasileira)

O transitrio, o efmero, no poema de Ricardo Reis, simbolizado por a) dia b) rosas c) sol d) luz e) noite

Questo

23

As rosas amo dos jardins de Adnis, Essas volucres amo, Ldia, rosas, voadoras, velozes

Apesar da distncia que separa os textos de Ricardo Reis e Omar Khayyam no tempo e no espao, eles guardam semelhanas entre si. Aponte a alternativa que contenha caracterstica que no seja comum a ambos. a) Conscincia da fugacidade do tempo e da transitoriedade da vida, expressa em imagens de ciclos. b) Tom predominantemente reflexivo e sentido universalizante das consideraes sobre a existncia. c) Presena de elementos mitolgicos (da cultura grega, no

Questo

21

Ldia, nas duas ocorrncias, equivale sintaticamente ao termo destacado em a) Tu, s tu, puro amor, com fora crua, / Que os coraes humanos tanto obriga... (Cames) b) O velho Andira, irmo do Paj, a deixou tombar e calcou no cho, com o p gil ainda e firme. (Jos de Alencar) c) Ele era o famoso Ricardo, o homem das beiras do Verde Pequeno. (Guimares Rosa) d) Casara-se com um bacharel da Paraba, o dr. Moreira Lima, juiz em Pilar. (Jos Lins do Rego)

Questo

24

Sobre o texto acima, correto afirmar: a) Segundo o autor, o desenvolvimento de uma literatura depende da mediao exercida pelo pblico, que origem e fim da criao literria. Nessa perspectiva, a literatura brasileira carece de um pblico culto. b) O povo a quem se refere o autor o conjunto de escritores nacionais, que so considerados menores se comparados aos escritores da literatura clssica europeia. c) H trs aspectos principais a serem observados no processo de constituio de uma literatura: o poeta (transmissor), o pensador (mediador), o povo (receptor). d) Segundo o autor, faltam trs elementos no processo de formao da literatura brasileira: o transmissor, o mediador e um povo culto. e) Para Candido, se o povo fosse culto, a literatura brasileira seria mais bem vista pelos intelectuais, uma vez que a inspirao dos leitores motivaria a inspirao do escritor.

Questo

25

S-ar putea să vă placă și