Sunteți pe pagina 1din 12

PRINCPIOS ADOTADOS PELO CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

Daniela Maria Paludo1

1 INTRODUO O presente artigo traz a apresentao dos princpios adotados pelo Cdigo de Defesa do Consumidor CDC, bem como dos princpios de direito processual, que norteiam as relaes de consumo. Os primeiros esto contidos dentro do prprio Cdigo, e os segundos ocorrem quando a relao de consumo for objeto de uma ao. Pretende-se contribuir, assim, para a discusso acerca dos direitos do consumidor, eis que tais princpios so forma de efetivao e garantia desses direitos.

2 PRINCPIOS QUE NORTEIAM AS RELAES DE CONSUMO Na busca de solues mais rpidas para casos concretos, segundo Silva (2003, p. 63), as tcnicas legislativas passaram a fundamentar-se em princpios, meio julgado mais clere e adequado para a soluo de lides modernas, dada a complexidade de sua natureza (grifo do autor). Assim, encontra-se uma srie de princpios previstos na Constituio Federal, bem como na legislao complementar e ordinria, da qual o CDC faz parte. No que se refere ao CDC, a fim de estabelecer o equilbrio e a justia contratual, este consagrou princpios aplicveis a todos os contratos de consumo.

2.1 Princpio da transparncia Inserido no art. 4, caput2 do CDC, est o princpio da transparncia que, segundo Marques (apud Almeida, 2003, p. 139):
1

Acadmica formanda A/2005, do Curso de Direito da Univates, Lajeado/RS. Publicao ago/05.

CDC, Art. 4. A Poltica Nacional das Relaes de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito sua dignidade, sade e segurana, a proteo de seus interesses econmicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparncia e harmonia das relaes de consumo, atendidos os seguintes princpios.

[...] significa informao clara e correta sobre o produto a ser vendido, sobre o contrato a ser firmado, significa lealdade e respeito nas relaes entre fornecedor e consumidor, mesmo na fase pr-contratual, isto , na fase negocial dos contratos de consumo [...].

Nos termos do artigo 4, o CDC tem como fim, justamente, reequilibrar as relaes de consumo, harmonizando e dando maior transparncia s relaes contratuais. Segundo Silva (2003, p. 68):
[...] o princpio da transparncia, essencialmente democrtico ao reconhecer que na sociedade o poder no exercido s no plano da poltica mas tambm no da economia, adquiriu importncia especial no Cdigo de Defesa do Consumidor, para controlar o abuso do poder econmico, de quem passou a exigir visibilidade e lisura nas relaes jurdicas de consumo.

Baseando-se neste princpio, o consumidor tornou-se detentor do direito subjetivo de informao e o fornecedor sujeito de um dever de informao. Dizer que o silncio do consumidor traduz-se em aceitao no pode prevalecer, trazendo a nulidade de tal clusula de acordo com o art. 51, IV3 do CDC:
No se pode conceber um ato negocial que demonstre falta de clareza em seu carter expressivo, pois a capacidade de persuaso do fornecedor para com o consumidor, tendo por referencial o produto ou o servio, s contemplar o xito desejado na relao de consumo se aspectos inerentes a sua constituio forem bem explicitados (Rosa, 1995, p. 39).

A informao clara, sem possibilidade de interpretao dbia pelo fornecedor, assegurar ao consumidor o direito de vincular-se ou no, de forma consciente, ao contrato. As manifestaes anteriores, como propaganda veiculada ou informao prestada devidamente comprovada, tornam-se fontes contratuais, e a sua interpretao deve ser sempre a mais favorvel ao consumidor, j que no ele quem redige as normas as quais ir aderir.
Contudo, a transparncia que se espera do fornecedor no dever estar presente somente no momento da concluso do negcio jurdico. Dever existir durante a oferta e publicidade, ao longo da execuo do contrato e at mesmo depois desta, como, por exemplo, no instante em que o consumidor, munido do termo de garantia, procura o reparo do produto junto a assistncia tcnica autorizada (Silva, 2003, p. 69).

Dessa forma, o princpio da transparncia gera para o fornecedor o dever de esclarecer ao consumidor as caractersticas e o contedo do contrato (art. 6, inc. III4 do CDC).
[...] A idia central possibilitar uma aproximao e uma relao contratual mais sincera e menos danosa entre consumidor e fornecedor. Transparncia significa informao clara e correta sobre o produto a ser vendido, sobre o contrato a ser firmado, significa lealdade e respeito nas relaes entre fornecedor e consumidor, mesmo na fase pr-contratual, isto , na fase negocial dos contratos de consumo (Marques, 2002, p. 594-595).

CDC, Art. 51. So nulas de pleno direito, entre outras, as clusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e servios que: IV estabeleam obrigaes consideradas inquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatveis com a boa-f ou a eqidade. CDC, Art. 6. So direitos bsicos do consumidor: III a informao adequada e clara sobre os diferentes produtos e servios, com especificao correta de quantidade, caractersticas, composio, qualidade e preo, bem como sobre os riscos que apresentem.

Portanto, o princpio da transparncia apresenta como reflexos o dever de informar o consumidor, seja atravs da oferta clara e correta (art. 305) sobre as qualidades do produto e as condies do contrato, sob pena do fornecedor responder pela falha da informao (art. 20, caput6), ou ser forado a cumprir a oferta nos termos que a tenha feito (art. 35, inc. I7), e tambm no caso do artigo 40, caput8, quando da elaborao do contrato; seja atravs do texto do prprio contrato, pois nos termos do art. 469, o contrato deve ser redigido de maneira clara, em especial os contratos pr-elaborados unilateralmente (artigo 54, 310). No Cdigo de Defesa do Consumidor, o princpio da transparncia fundamenta o direito informao e est presente nos arts. 4, caput, 6, inc. III, 8, caput11, 3112, 37, 313, 46, e 54, 3 e 414, o que, para Silva (2003, p. 69), assegura ao consumidor a plena cincia da exata extenso das obrigaes assumidas perante o fornecedor.

2.2 Princpio da confiana


CDC, Art. 30. Toda informao ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicao com relao a produtos e servios oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado.
6 5

CDC, Art. 20. O fornecedor de servios responde pelos vcios de qualidade que os tornem imprprios ao consumo ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade com as indicaes constantes da oferta ou mensagem publicitria, podendo o consumidor exigir, alternativamente e sua escolha. CDC, Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou servios recusar cumprimento oferta, apresentao ou publicidade, o consumidor poder, alternativamente e sua livre escolha: I exigir o cumprimento forado da obrigao, nos termos da oferta, apresentao ou publicidade. CDC, Art. 40. O fornecedor de servio ser obrigado a entregar ao consumidor oramento prvio discriminando o valor da mo-de-obra, dos materiais e equipamentos a serem empregados, as condies de pagamento, bem como as datas de incio e trmino dos servios.

CDC, Art. 46. Os contratos que regulam as relaes de consumo no obrigaro os consumidores, se no lhes fora dada a oportunidade de tomar conhecimento prvio do seu contedo, ou se os respectivos instrumentos forem redigidos de modo a dificultar a compreenso de seu sentido e alcance. CDC, Art. 54. Contrato de adeso aquele cujas clusulas tenham sido aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou servios, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente seu contedo. 3 - Os contratos de adeso escritos sero redigidos em termos claros e com caracteres ostensivos e legveis, de modo a facilitar sua compreenso pelo consumidor.
11 CDC, Art. 8. Os produtos e servios colocados no mercado de consumo no acarretaro riscos sade ou segurana dos consumidores, exceto os considerados normais e previsveis em decorrncia de sua natureza e fruio, obrigando-se os fornecedores, em qualquer hiptese, a dar as informaes necessrias e adequadas a seu respeito. 10

CDC, Art. 31. A oferta e apresentao de produtos ou servios devem assegurar informaes corretas, claras, precisas, ostensivas e em lngua portugus sobre suas caractersticas, qualidade, quantidade, composio, preo, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam sade e segurana dos consumidores.
13

12

CDC, Art. 37. proibida toda publicidade enganosa ou abusiva. 3 - Para os efeitos deste Cdigo, a publicidade enganosa por omisso quando deixar de informar sobre dado essencial do produto ou servio.

CDC, Art. 54, 4 - As clusulas que implicarem limitao de direito do consumidor devero ser redigidas com destaque, permitindo sua imediata e fcil compreenso.

14

Intimamente ligado ao princpio da transparncia tem-se o princpio da confiana, que consiste na credibilidade depositada pelo consumidor no produto ou contrato a fim de que sejam alcanados os fins esperados. Prestigia, dessa forma, as legtimas expectativas do consumidor:
A concluso de qualquer ato negocial no deve ser vista como mera obrigao, mas antes de tudo como uma ocorrncia de satisfao para as partes, pois, no sendo assim, a afinidade negocial se perde e com ela os objetivos motivadores da operao (Rosa, 1995, p. 58).

Um dos principais efeitos do princpio da confiana trazido pelo art. 3015 do CDC a vinculao do fornecedor oferta, criando-se uma obrigao pr-contratual objetivando-se impedir que se frustrem as expectativas dos consumidores em tais contrataes.
o princpio da confiana, institudo pelo CDC, para garantir ao consumidor a adequao do produto e do servio, para evitar riscos e prejuzos oriundos dos produtos e servios, para assegurar o ressarcimento do consumidor, em caso de insolvncia, de abuso, desvio da pessoa jurdica-fornecedora, para regular tambm alguns aspectos da inexecuo contratual do prprio consumidor [...] (Marques, 2002, p. 981/982, grifo do autor).

A estratgia utilizada pelos fornecedores em no alertar ou advertir quanto aos servios no includos frustra no s a confiana do consumidor como tambm o seu direito em obter legtimas informaes acerca do contrato, que dever possuir clusulas claras e corretas (arts. 30 e 3116 do CDC), com redao precisa e compreensvel (art. 54, 317 do CDC), destacando-se aquelas em que trouxer limitao dos direitos dos consumidores ( 4). Tambm no Cdigo de Defesa do Consumidor, o captulo IV, nos arts. 818, 919 e 10, caput20, trata das questes inerentes qualidade de produtos e servios, a qual, por seu turno, enseja a confiana.

CDC, Art. 30. Toda informao ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicao com relao a produtos e servios oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado. CDC, Art. 31. A oferta e apresentao de produtos ou servios devem assegurar informaes corretas, claras, precisas, ostensivas e em lngua portuguesa sobre suas caractersticas, qualidade, quantidade, composio, preo, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam sade e segurana dos consumidores. CDC, Art. 54. Contrato de adeso aquele cujas clusulas tenham sido aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou servios, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente seu contedo. 3 - Os contratos de adeso escritos sero redigidos em termos claros e com caracteres ostensivos e legveis, de modo a facilitar sua compreenso pelo consumidor. 4 - As clusulas que implicarem limitao de direito do consumidor devero ser redigidas com destaque, permitindo sua imediata e fcil compreenso. CDC, Art. 8. Os produtos e servios colocados no mercado de consumo no acarretaro riscos sade ou segurana dos consumidores, exceto os considerados normais e previsveis em decorrncia de sua natureza e fruio, obrigando-se os fornecedores, em qualquer hiptese, a dar as informaes necessrias e adequadas a seu respeito.
19 18 17 16

15

CDC, Art. 9. O fornecedor de produtos e servios potencialmente nocivos ou perigosos sade ou segurana dever informar, de maneira ostensiva e adequada, a respeito da sua nocividade ou periculosidade, sem prejuzo da adoo de outras medidas cabveis.

CDC, Art. 10. O fornecedor no poder colocar no mercado de consumo produto ou servio que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade sade ou segurana.

20

2.3 Princpio da boa-f objetiva Para haver a confiana recproca entre os contratantes, necessrio tambm se faz a presena da boa-f objetiva. O Cdigo de Defesa do Consumidor consagrou a boa-f como princpio no art. 4, inc. III21, ao dispor que a Poltica Nacional de Relaes de Consumo deve atender, entre outros princpios, ao da boa-f.
Exige o CDC a boa-f dos contratantes porque pressupe o contrato no como sntese de interesses contrapostos ou pretenses antagnicas, mas como instrumento de cooperao entre as partes, que devem comportar-se com lealdade e honestidade, de maneira que no frustrem mutuamente as legtimas expectativas criadas ao redor do negcio jurdico (Silva, 2003, p. 71).

Assim, a boa-f significa a transparncia obrigatria em relao aos contratantes, um respeito obrigatrio aos interesses do outro contratante, uma ao positiva do parceiro contratual mais forte com relao ao parceiro contratual mais fraco, permitindo as condies necessrias para a formao de uma vontade liberta e racional. As partes devem agir com sinceridade, veracidade, sem objetivar somente o lucro fcil com a conseqente imposio de prejuzos ao outro. Dessa forma, esse princpio no alcana apenas o fornecedor, abrangendo tambm o consumidor, vedando-lhe vantagem desmedida atravs de benefcios reservados pelo CDC. A consecuo do contrato deve ser presidida pela boa-f objetiva. No bastam clusulas com prestaes equivalentes se, durante a execuo do contrato, uma das partes adotar procedimentos aparentemente lcitos, mas que causam leso.
[...] Esse princpio, inscrito no caput do art. 4, exige que as partes da relao de consumo atuem com estrita boa-f, dizer, com sinceridade, seriedade, veracidade, lealdade e transparncia, sem objetivos mal disfarados de esperteza, lucro fcil e imposio de prejuzo ao outro. Bem por isso que a legislao do consumidor contm diversas presunes legais, absolutas ou relativas, para assegurar o equilbrio entre as partes e conter as formas sub-reptcias e insidiosas de abusos e fraudes engendradas pelo poder econmico para burlar o intuito de proteo do legislador. O Cdigo de Defesa do Consumidor repleto dessas presunes, como a que prev a responsabilidade objetiva do fornecedor pelo fato do produto e do servio (CDC, art. 12) e que autoriza a inverso do nus da prova em favor do consumidor no processo civil (art. 6, VIII). O Captulo VI, relativo proteo contratual, , no entanto, o campo mais propcio para disposies desse jaez (Almeida, 2003, p. 46).

A doutrina procura distinguir a boa-f subjetiva da boa-f objetiva. Enquanto a primeira se refere conscincia ou convico de prtica de um ato conforme ao direito, a boa-f objetiva se refere a uma regra de conduta que impe s partes determinado comportamento:
Acontece que a boa-f objetiva, fundada nos ideais de honestidade e lealdade, tem sido entendida como regra de conduta para os contratantes, que devem respeitar a confiana e os interesses recprocos, ou seja, tem sido compreendida como dever de agir segundo determinados padres, socialmente recomendados, de correo, lisura e honestidade (Silva, 2003, p. 71).

CDC, Art. 4. A Poltica Nacional das Relaes de Consumo tem por objetivo [...], atendidos os seguintes princpios: III harmonizao dos interesses dos participantes das relaes de consumo e compatibilizao da proteo do consumidor com a necessidade de desenvolvimento econmico e tecnolgico, de modo a viabilizar os princpios nos quais se funda a ordem econmica (art. 170, da Constituio Federal), sempre com base na boa-f e equilbrio nas relaes entre consumidores e fornecedores.

21

Assevera ainda o mesmo autor que isso a diferencia de boa-f subjetiva, o estado psicolgico da pessoa, sua inteno, sua convico de estar agindo de modo que outrem no seja lesado na relao jurdica (Silva, 2003, p. 71).
Portanto, a boa-f como padro de conduta serve para coordenar o comportamento das partes, que, no contrato, devem observar os deveres anexos de lealdade, cooperao e informao, no mais podendo invocar a boa-f subjetiva para eximirem-se ou absterem-se da prtica do ato que a situao exija ou repila (Silva, 2003, p. 72).

O princpio da boa-f objetiva foi implicitamente reconhecido pela Constituio Federal no seu art. 3, inc. I22.
Alis, a Constituio Federal legitima a exigncia do CDC de que as partes se comportem segundo a boa-f, porquanto dispes ser objetivo fundamental da Repblica a construo de uma sociedade justa e solidria (art. 3, I) (Silva, 2003, p. 72).

Segundo Marques (2002, p. 671), pode-se afirmar genericamente que a boaf o princpio mximo orientador do CDC [...]. A clusula geral da boa-f o princpio basilar que orienta a atividade interpretativa do CDC e dos contratos por ele regulados, j que nos contratos de longa durao a abusividade mostra-se aps o ajuste inicial, no decorrer da prestao do servio. As disposies tendentes a violar a boa-f so dotadas de nulidade, trazida tanto pelo art. 4, III23, como tambm pelo art. 51, inc. IV, ambos do CDC: O art. 4 diz que a Poltica Nacional de Relaes de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito a sua dignidade, sade e segurana, a proteo de seus interesses econmicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparncia e harmonia das relaes de consumo. Estabelece que tal poltica dever atender, entre outros, ao princpio (inc. III) da harmonizao dos interesses dos participantes das relaes de consumo e compatibilizao da proteo do consumidor com a necessidade de desenvolvimento econmico e tecnolgico, de modo a viabilizar os princpios nos quais se funda a ordem econmica (art. 170 da CF24), sempre com base na boa-f; O art. 51, ao elencar as clusulas abusivas, afirma serem nulas de pleno direito, entre outras, as clusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e servios que estabeleam obrigaes consideradas inquas,
CF, Art. 3. Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: I Construir uma sociedade livre, justa e solidria. CDC, Art. 4. A Poltica Nacional das Relaes de Consumo tem por objetivo [...], atendidos os seguintes princpios: III harmonizao dos interesses dos participantes das relaes de consumo e compatibilizao da proteo do consumidor com a necessidade de desenvolvimento econmico e tecnolgico, de modo a viabilizar os princpios nos quais se funda a ordem econmica (art. 170, da Constituio Federal), sempre com base na boa-f e equilbrio nas relaes entre consumidores e fornecedores.
24 CF, Art. 170. A ordem econmica, fundada na valorizao do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social, observados os seguintes princpios: I soberania nacional; II propriedade privada; III funo social da propriedade; IV livre concorrncia; V defesa do consumidor; VI defesa do meio ambiente; VII reduo das desigualdades regionais e sociais; VIII busca do pleno emprego; IX tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constitudas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administrao no Pas. 23 22

abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem, ou sejam incompatveis com a boa-f ou a eqidade (inc. IV). A norma do art. 4, III de carter nitidamente protetivo do consumidor, tem seu contraponto no princpio da harmonizao de interesses conflitantes, de tal sorte que aquela necessidade de proteo deve ser compatibilizada com a de desenvolvimento econmico e tecnolgico. Quando o art. 51, inc. IV probe as clusulas que violem a boa-f, o objetivo impedir a desobedincia, por parte do consumidor fornecedor, de uma regra de conduta que deve orientar as relaes de consumo. Trata-se, aqui, do princpio da boa-f objetiva, cujo fim estabelecer o equilbrio nas relaes de consumo. A boa-f aparece aqui como princpio orientador da interpretao, e no como clusula geral para a definio das regras de conduta. Expressa fundamental exigncia que est base da sociedade organizada, desempenhando funo de sistematizao das demais normas positivadas e direcionando sua aplicao. um marco referencial para a interpretao e aplicao do Cdigo, o que seria at de certo modo dispensvel, pois no se concebe sociedade organizada com base na m-f, no fosse a constante convenincia de acentuar a sua importncia. O princpio da boa-f est mencionado no texto do artigo 4, inciso III, como critrio auxiliar para a viabilizao dos ditames constitucionais sobre a ordem econmica (artigo 170 da CF, j referido). Isso traz tona aspecto nem sempre considerado na boa-f, consistente na sua vinculao com os princpios socioeconmicos que presidem o ordenamento jurdico nacional, atuando operativamente no mbito da economia do contrato.
[...] Segundo dispe o art. 4 do CDC, inciso terceiro, todo o esforo do Estado ao regular os contratos de consumo deve ser no sentido de harmonizao dos interesses dos participantes das relaes de consumo e compatibilizao da proteo do consumidor com a necessidade de desenvolvimento econmico e tecnolgico, de modo a viabilizar os princpios nos quais se funda a ordem econmica (art. 170 da Constituio Federal) sempre com base na boa-f e equilbrio nas relaes entre consumidores e fornecedores (Marques, 2002, p. 671, grifo do autor).

A boa-f uma clusula geral cujo contedo estabelecido em concordncia com os princpios gerais do sistema jurdico (liberdade, justia e solidariedade, conforme est na CF). O conceito unitrio para os diversos ramos do Direito Civil, assim como para o direito privado e o pblico, alterando-se apenas a predominncia de uma ou outra norma reguladora, de acordo com a matria. Para as relaes de consumo, aparece com maior destaque o princpio de proteo do consumidor (art. 170, inc. V, da CF), fundado na solidariedade e na justia social. Constitui-se numa fonte autnoma de deveres, independente da vontade. Significa a aceitao da interferncia de elementos externos na intimidade da relao obrigacional, com poder limitador da autonomia contratual, pois atravs dela pode ser regulada a extenso e o exerccio do direito subjetivo. A fora e a abrangncia dessa limitao dependem da filosofia que orienta o sistema, e da preferncia dada a um ou outro dos princpios em confronto. Na relao de consumo, h ntida preocupao protetiva para com o consumidor, a ser compatibilizada com o princpio da liberdade contratual e com a necessidade de desenvolvimento econmico e tecnolgico. A boa-f tem funo integradora da obrigao, atuando como fonte de direitos e obrigaes ao lado do acordo de vontades, alm de servir para a interpretao das clusulas convencionadas. Para aplicao da clusula da boa-f, o juiz parte do princpio de que toda a inter-relao humana deve pautar-se por um padro tico de confiana e lealdade,

indispensvel para o prprio desenvolvimento normal da convivncia social. A expectativa de um comportamento adequado por parte do outro um componente indissocivel da vida de relao, sem o qual ela mesma seria invivel. Isso significa que as pessoas devem adotar um comportamento leal em toda a fase prvia constituio de tais relaes, e que devem tambm comportar-se lealmente no desenvolvimento das relaes jurdicas j constitudas entre eles. Este dever de comportar-se segundo a boa-f se projeta a sua vez nas direes em que se diversificam todas as relaes jurdicas: direitos e deveres. Os direitos devem exercitar-se de boa-f. As obrigaes tm de cumprir-se de boa-f.
O novo Cdigo Civil (Lei n. 10.406/2002), por sua vez, ao estabelecer que os contratantes so obrigados a guardar, assim na concluso do contrato, como em sua execuo, os princpios de probidade e boa-f (art. 422), veio confirmar a boa-f objetiva como parmetro para a atuao das partes, deixando explcita a importncia da tica e da moral no direito contratual civil (Silva, 2003, p. 73).

Ao tratar da boa-f na relao de consumo importante advertir desde logo que o Cdigo do Consumidor foi a primeira lei brasileira a tratar da boa-f objetiva e que no se limitou a introduzir o princpio (art. 4, III) e a clusula geral para controle da abusividade contratual (art. 51, IV), pois tambm tipificou vrias hipteses legais de deveres que, no fora tal, normalmente se incluiriam no mbito da boa-f. A boa-f, como fonte autnoma de deveres, nesses casos, cede o passo lei, restando-lhe apenas a funo de critrio de interpretao. Como pauta de interpretao exerce valioso papel para a exata compreenso das clusulas do contrato e das normas legais incidentes. Tem, porm, funo inferior da boa-f fonte de deveres e de limites, pois esta pode determinar deveres alm da vontade das partes, enquanto aquela fica ligada vontade manifestada no contrato ou ordem legal. A recepo do princpio da boa-f objetiva e a previso legislativa de tantos deveres includos no mbito da boa-f constitui o maior avano do sistema de Direito Civil legislado e vai influir de modo decisivo em todos os setores do nosso direito obrigacional, apesar de estarem tais normas inseridas num microssistema.

2.4 Princpio da eqidade ou princpio do equilbrio contratual absoluto Nos ensinamentos de Almeida (2003, p. 46):
O art. 4 do CDC prev tambm que deve haver equilbrio entre direitos e deveres dos contratantes. Busca-se a justia contratual, o preo justo. Por isso, so vedadas as clusulas abusivas, bem como aquelas que proporcionam vantagem exagerada para o fornecedor ou oneram excessivamente o consumidor.

O art. 51, IV, considera abusiva a clusula incompatvel com a boa-f ou a eqidade.
[...] Institui o CDC normas imperativas, as quais probem a utilizao de qualquer clusula abusiva, definidas como as que assegurem vantagens unilaterais ou exageradas para o fornecedor de bens e servios, ou que sejam incompatveis com a boa-f e a eqidade [...] (Marques, 2002, p. 741).

O princpio da eqidade tem por funo bsica a promoo do equilbrio na relao contratual, dispondo no s das atribuies, mas tambm das funes de partes envolvidas no processo de fornecimento e no processo de consumo, assegurando o desenvolvimento do negcio, promovendo o combate a prtica considerada abusiva, situao comprometedora das relaes de consumo.

No pode uma das partes na relao jurdica de consumo obter vantagem manifestamente excessiva em detrimento da outra. Por essa razo foi atribuda a nulidade de pleno direito clusula que, em desfavor do consumidor, vem estabelecer obrigaes inquas, abusivas, que o coloquem em desvantagem exagerada (art. 51, IV, do CDC) (Silva, 2003, p. 73).

A eqidade permite ao juiz decidir o litgio de acordo com as peculiaridades do caso e exerce papel de fonte integradora do ordenamento jurdico e de critrio permanente para a interpretao do direito. No se confunde com a boa-f e tem atuao independente, pois a eqidade pode impor a uma das partes, ainda que de comportamento honesto e leal, apropriado realidade do contrato, uma perda de direito. Isto , o juzo eqitativo vai mais alm do que a boa-f, reduzindo valores, excluindo deveres, flexibilizando obrigaes, a fim de que possa ser cumprido pelo juiz o compromisso com a justia da deciso.
Trata-se de equilbrio absoluto porque a lei passou a exigir, na relao contratual, o equilbrio substancial, de sorte que nenhuma das partes tenha significativamente mais direitos e vantagens que a outra (justia substancial). Isso quer dizer que no suficiente a igualdade formal pressuposta no momento antecedente concluso do contrato (justia formal), para que a justia contratual seja alcanada (Silva, 2003, p. 74).

A insero da eqidade como um dos parmetros para a avaliao da abusividade do contrato trouxe para o mbito das relaes de consumo o juzo eqitativo, que assim passa a ser uma das hipteses legais em que ele est autorizado (art. 127 do CPC25).

2.5 Princpio da isonomia ou princpio da vulnerabilidade do consumidor O Cdigo de Defesa do Consumidor foi elaborado na suposio de que nas relaes de consumo h a preponderncia da situao jurdica do fornecedor com relao ao consumidor, o que se deve ao fato de que, na maioria das vezes, o fornecedor detm e exercita o poder econmico, e, assim, por ser profissional no mercado de consumo, a prtica acaba proporcionando-lhe conhecimento profundo das tcnicas de negociao, conhecendo todas as possveis conseqncias do negcio jurdico, sendo que com o objetivo de resguardar seus interesses cria clusulas que diminuem para si os riscos do negcio, o que, geralmente, vem em prejuzo do consumidor.
Por conta disso, o CDC reconheceu as situaes de vulnerabilidade econmica, tcnica e jurdica do consumidor, sabendo tratar-se de pessoa que, na prtica, para obter produto ou servio, deve aceitar, com pouca margem para negociao, as condies impostas pelo fornecedor (Silva, 2003, p. 67).

O caput do art. 4 do CDC, combinado com seu inc. I26, dispe que a Poltica Nacional de Relaes de Consumo deve atender ao reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo, motivo que legitima e justifica a aplicao das normas de proteo prescritas no texto legal.
Diga-se de passagem que essa vulnerabilidade fundamenta a eficcia transcendental do CDC, isto , sua aplicao para alm das relaes de consumo. Isso porque o art. 29, ao equiparar a consumidores todas as pessoas, determinveis ou no, expostas s prticas previstas nos Captulos V e VI, tornou possvel a proteo aos no-consumidores que estiverem em situao de debilidade [...] (Silva, 2003, p. 68).
25

CPC, Art. 127. O juiz s decidir por eqidade nos casos previstos em lei.

CDC, Art. 4. A Poltica Nacional das Relaes de Consumo tem por objetivo [...}, atendidos os seguintes princpios: I reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo.

26

Segundo Almeida (2003, p. 45), para que os consumidores possam chegar igualdade real, devem ser tratados de forma desigual pelo CDC e pela legislao em geral. Nos termos do art. 5 da Constituio Federal, todos so iguais perante a lei, entendendo-se da que devem os desiguais ser tratados desigualmente na exata medida de suas desigualdades. Sendo assim, desdobram-se dois subprincpios (Almeida, 2003, p. 46):
Primeiro, o de elaborao das normas jurdicas, a significar que as novas leis a serem editadas no setor devero manter ou ampliar o contedo protetivo, tendo por fundamento teleolgico o direito constitucionalmente previsto de defesa do consumidor (CF, art. 5, XXXII). Segundo, o do sancionamento e interpretao das clusulas e das normas jurdicas, por fora do qual se objetiva alcanar a situao mais favorvel para o consumidor, que em razo do cunho protetivo da legislao, quer pela aceitao de sua inexperincia e vulnerabilidade, de modo a alcanar efetividade da tutela [...].

O CDC pressupe a vulnerabilidade do consumidor partindo do princpio de que nas relaes de consumo existe uma desigualdade ftica entre fornecedor e consumidor, razo pela qual, ao estabelecer vantagens e direitos ao consumidor, tenta igualar sua posio jurdica na relao contratual.

2.6 Princpio da funo social do contrato No CDC no se encontra meno expressa funo social do contrato, embora se possa afirmar que o valor social do contrato de consumo foi reconhecido implicitamente.
Isso porque o 2 do art. 51, ao incumbir o juiz de empregar esforos de integrao para evitar a invalidade de todo o contrato, por causa de clusula abusiva, acabou por reconhecer a relevncia do negcio jurdico concreto e a necessidade de preserv-lo, tendo em vista seu valor social e sua caracterstica de ser instrumento de circulao de riqueza (Silva, 2003, p. 65).

O princpio da funo social do contrato tem como pressuposto o reconhecimento de que este tem seu valor social, no s como figura jurdica abstrata, mas tambm como negcio jurdico envolvendo duas ou mais pessoas particularmente consideradas, com reflexos e efeitos para toda a sociedade. Na Constituio Federal, tal princpio est previsto no artigo 1, IV27, segunda parte, que estabelece entre os fundamentos da Repblica o valor social da livre iniciativa.

2.7 Princpios de direito processual Tratar-se- aqui de princpios tambm adotados pelo CDC, mas que so caracterizados por natureza de direito processual, pois s incidiro na relao de consumo quando a mesma for objeto de uma ao. So eles o princpio da hipossuficincia e o da inverso do nus da prova.

CF, Art. 1. A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: IV os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

27

2.7.1 Hipossuficincia e inverso do nus da prova Conforme afirma Almeida (2003, p. 103):
Dentro do contexto de assegurar efetiva proteo ao consumidor, o legislador outorgou a inverso, em seu favor, do nus da prova. Cuida-se de benefcio previsto no rol dos direitos bsicos (art. 6, VII), constituindo-se numa das espcies de gnero facilitao da defesa de direitos, que a legislao protetiva objetivou enderear ao consumidor.

Intimamente ligados, o princpio da hipossuficincia e o princpio do nus da prova se complementam, em razo de que a hipossuficincia do consumidor pressupe a falta de condies tcnicas ou econmicas de fazer a prova do seu direito e, em decorrncia, tem-se assegurada a inverso do nus da prova, que garante ao consumidor que a produo da prova seja realizada pelo fornecedor, conforme disposto no art. 6, VIII do CDC:
Art. 6. So direitos bsicos do consumidor: VIII a facilitao da defesa de seus direitos, inclusive com a inverso do nus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critrio do juiz, for verossmil a alegao ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinrias da experincia.

Estes dois princpios so caracterizados por natureza de direito processual porque s incidiro na relao de consumo quando a mesma for objeto de uma ao.
[...] hipossuficincia um critrio processual consagrado no art. 6, inciso VIII, do CDC, o qual busca estabelecer um paradigma para o reconhecimento de eventual desigualdade no seio do processo (Bonatto e Moraes, 1998, p. 80).

Para Almeida (2003), pela situao de hipossuficincia do consumidor, este, via de regra, enfrentava dificuldades em realizar a prova de suas alegaes contra o fornecedor, por ser ele o controlador dos meios de produo, com acesso sobre os elementos de provas que interessam demanda. Assim, a regra do art. 333, I, do CPC28, representava obstculo pretenso do consumidor, reduzindo-lhe a chance de vitria e premiando o fornecedor com irresponsabilidade civil.
Para inverter esse quadro francamente desfavorvel ao consumidor, o legislador alterou, para as relaes de consumo, a regra processual do nus da prova, atento circunstncia de que o fornecedor est em melhores condies de realizar a prova de fato ligado sua atividade. Compreensivelmente, limitou-a ao processo civil e s seguintes situaes: quando houver verossimilhana nas alegaes, a critrio do juiz e segundo as regras ordinrias de experincia, ou quando houver comprovao da condio de hipossuficincia do consumidor (Almeida, 2003, p. 103-104).

O princpio da hipossuficincia considera o consumidor como incapaz de fazer prova do seu direito quando estiver em demanda contra o fornecedor, pois o consumidor no possui condies tcnicas ou econmicas para faz-la, isto porque quem detm as informaes sobre o produto o fornecedor. ele quem detm os conhecimentos tcnicos e cientficos acerca do produto que fornece ou do servio que presta. Portanto, a inverso do nus da prova ser de grande utilidade para o consumidor, pois os encargos de provar passam a ser do fornecedor.

3 CONCLUSO Conforme afirma Silva (2003), solues mais adequadas para casos no previstos em lei passaram a resultar da aplicao de princpios especificados em microssistemas normativos, no lugar da analogia e dos princpios gerais de direito.
28

CPC, Art. 333. O nus da prova incumbe: I ao autor, quanto ao fato constitutivo do seu direito.

Assim, o CDC adotou os princpios apresentados acima, na busca de proteger o consumidor caracterizado como hipossuficiente, colocando-o em posio de equilbrio com o fornecedor. Atravs do presente estudo, o que se pode constatar que os princpios adotados pelo CDC como forma de proteo das relaes de consumo so amplos e efetivamente asseguram os direitos do consumidor. Portanto, cabe ao consumidor invocar tais princpios como forma de proteo das relaes de consumo, pois eles efetivam e garantem os direitos que lhe so assegurados por lei, eis que o alcance da plenitude nas relaes de consumo tornase no s evidente, como tambm necessrio, com a conjugao dos princpios adotados pelo CDC.

REFERNCIAS ALMEIDA, Joo Batista de. Manual de direito do consumidor. So Paulo: Saraiva, 2003. BONATTO, Cludio; MORAES, Paulo Valrio Dal Pai. Questes controvertidas no Cdigo de Defesa do Consumidor: principiologia, conceitos, contratos. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1998. BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. 34. ed. So Paulo: Saraiva, 2005. BRASIL. Cdigo de Processo Civil. Porto Alegre, Verbo Jurdico, 2002. MARQUES, Cludia Lima. Contratos no Cdigo de Defesa do Consumidor: o novo regime das relaes contratuais. 4. ed. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002. ROSA, Josimar Santos. Relaes de consumo: a defesa dos interesses de consumidores e fornecedores. So Paulo: Atlas, 1995. SILVA, Jorge Alberto Quadros de Carvalho. Clusulas abusivas no Cdigo de Defesa do Consumidor. So Paulo: Saraiva, 2004. _______. Cdigo de Defesa do Consumidor Anotado e legislao complementar. 3.ed. So Paulo: Saraiva, 2003.

S-ar putea să vă placă și