Sunteți pe pagina 1din 18

A Revoluo Contra o Capital(1*)

Antnio Gramsci
24 de Abril de 1917
Primeira Edio: : Avanti, 24 Novembro de 1917. Fonte: La Revolucin contra el Capital, em: Revolucin rusa y Unin Sovitica, Ediciones R. Torres, Barcelona, 1976, pgs. 21-26. Traduo para o portugus da Galiza: Jos Andr Lpez Gonlez. Junho, 2007. HTML de: Fernando A. S. Arajo, Julho, 2007. Direitos de Reproduo: A cpia ou distribuio deste documento livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.

A revoluo dos bolcheviques inseriu-se definitivamente na revoluo geral do povo russo. Os maximalistas(2*) que at h dous meses foram o fermento necessrio para que os acontecimentos no se detiveram, para que a marcha em direco ao futuro no terminasse, dando lugar a uma forma definitiva de organizao que seria uma organizao burguesa , apoderaram-se do poder, estabeleceram a sua ditadura e esto a elaborar as formas socialistas em que a revoluo dever enquadrar-se para continuar a desenvolverse harmoniosamente, sem excesso de grandes choques, partindo das grandes conquistas j realizadas. A revoluo dos bolcheviques feita mais de ideologias do que de factos. (Por isso, no fundo, importa-nos pouco saber mais do que j sabemos). a revoluo contra O Capital de Karl Marx. O Capital de Marx era, na Rssia, mais o livro dos burgueses que dos proletrios. Era a demonstrao crtica da necessidade inevitvel que na Rssia se formasse uma burguesia, se iniciasse uma era capitalista, se instaurasse uma civilizao de tipo ocidental, antes que o proletariado pudesse sequer pensar na sua insurreio, nas suas reivindicaes de classe, na sua revoluo. Os factos ultrapassaram as ideologias. Os factos rebentaram os esquemas crticos de acordo com os quais a histria da Rssia devia desenrolar-se segundo os cnones do materialismo

histrico. Os bolcheviques renegam Karl Marx quando afirmam, com o testemunho da aco concreta, das conquistas alcanadas, que os cnones do materialismo histrico no so to frreos como se poderia pensar e se pensou. No entanto h mesmo uma fatalidade nestes acontecimentos e se os bolcheviques renegam algumas afirmaes de O Capital, no renegam o seu pensamento imanente, vivificador. Eles no so marxistas, tudo; no retiraram das obras do Mestre uma doutrina exterior feita de afirmaes dogmticas e indiscutveis. Vivem o pensamento marxista e que no morre, a continuao do pensamento idealista italiano e alemo e que se contaminou em Marx de incrustaes positivistas e naturalistas. E este pensamento coloca sempre como factor mximo da histria, no os factos econmicos, inertes, mas o homem, a sociedade dos homens, dos homens que se aproximam uns dos outros, se entendem entre si, desenvolvem atravs destes contactos (civilizao) uma vontade social, colectiva, e compreendem os factos econmicos, julgam-nos e adequam-nos sua vontade, at ela se transformar no motor da economia, na plasmadora da realidade objectiva, que vive, se move e adquire carcter de matria telrica em ebulio que pode ser canalizada para onde a vontade quiser e como a vontade quiser. Marx previu o previsvel. No podia prever a guerra europia, ou melhor, no podia prever que esta guerra duraria o tempo que durou e os efeitos que esta guerra teve. No podia prever que esta guerra, em trs anos de sofrimento e misria indescritveis, suscitaria na Rssia a vontade colectiva popular que suscitou. Uma vontade deste tipo precisa normalmente, para se formar, dum longo processo de infiltraes capilares, duma longa srie de experincias de classe. Os homens so preguiosos, precisam de se organizar, primeiro, exteriormente, em corporaes, em ligas; depois internamente, no pensamento, nas vontades (...)(3*) duma incessante continuidade e multiplicidade de estmulos exteriores. Eis por que,normalmente, os cnones da crtica histrica do marxismo captam a realidade, colhem-na e tornam-na evidente, compreensvel. Normalmente as duas classes do mundo capitalista criam a histria atravs da luita

de classes, cada vez mais intensa. O proletariado sente a sua misria actual, est continuamente em estado de dificuldade e pressiona a burguesia para melhorar as suas condies de existncia. Luita, obriga a burguesia a melhorar a tcnica da produo, a faz-la mais til para que seja possvel a satisfao das suas necessidades mais urgentes. uma apressada corrida para o melhor, que acelera o ritmo de produo, que incrementa continuamente a soma dos bens que serviro colectividade. E nesta corrida caem muitos, tornando mais compulsrio o desejo dos que ficaram. A massa est sempre em ebulio, e do caos-povo surge sempre mais ordem no pensamento, torna-se mais cada vez consciente da sua prpria fora, da sua capacidade para assumir a responsabilidade social, para ser o rbitro do seu prprio destino. Isto normalmente. Quando os factos repetem com certo ritmo. Quando a histria se desenvolve por momentos cada vez mais complexos e ricos de significado e valor, mas em concluso, semelhantes. Mas, na Rssia a guerra serviu para despertar as vontades. Estas, atravs dos sofrimentos acumulados ao longo de trs anos, unificaram-se com muita rapidez. A carestia estava iminente, a fame, a morte de fame podia tocar a todos, esmagando dum momento para o outro milhes de homens. As vontades unificaram-se, mecanicamente primeiro, activamente, espiritualmente, depois da primeira revoluo.(4*) As prdicas socialistas puseram o povo russo em contacto com as experincias dos outros proletrios. A prdica socialista faz reviver num instante, dramaticamente, a histria do proletariado, a sua luita contra o capitalismo, a prolongada srie de esforos que tem de fazer para se emancipar idealmente dos vnculos do servilismo que o tornavam abjecto, para ser uma conscincia nova, testemunho actual do mundo futuro. A prdica socialista criou a vontade social do povo russo. Porque deveria esperar esse povo que a histria de Inglaterra se repetisse na Rssia, que na Rssia se formasse uma burguesia, que surgisse a luita de classes para que nascesse a conscincia de classe e se desse finalmente a catstrofe do mundo capitalista? O povo russo passou por estas magnficas experincias com o pensamento,

embora polo pensamento duma minoria. Ultrapassou estas experincias. Serve-se delas para se afirmar, como se servir das experincias capitalistas ocidentais para se pr rapidamente altura da produo do mundo ocidental. A Amrica do Norte , sob o ponto de vista capitalista, mais evoluda do que a Inglaterra, porque na Amrica do Norte os anglo-saxes comearam imediatamente no estdio a que a Inglaterra chegara depois duma longa evoluo. O proletariado russo, educado socialisticamente comear a sua histria no estdio mximo de produo a que chegou a Inglaterra de hoje, porque tendo de comear, f-lo- a partir da perfeio j atingida noutros lados, e dessa perfeio receber o impulso para atingir a maturidade econmica que, segundo Marx, condio necessria do colectivismo. Foram revolucionrios que criaram as condies necessrias para a realizao completa e plena do seu ideal. Criaram-nas em menos tempo de que o teria feito o capitalismo.

***
As crticas que os socialistas tm feito e faro ao sistema burgus, para pr em evidncia as imperfeies, o esbanjamento de riquezas, serviram aos revolucionrios para fazer melhor, para evitar esse esbanjamento, para no carem naquelas deficincias. Ser em princpio o colectivismo da misria, do sofrimento. Mas as mesmas condies de misria e de sofrimento seriam herdadas dum regime burgus. O capitalismo no poderia fazer jamais imediatamente na Rssia mais do que poder fazer o colectivismo. Faria hoje muito menos, porque teriaimediatamente contra ele um proletariado descontente, frentico, incapaz de suportar por mais tempo e para outros as dores e as amarguras que o mal-estar econmico traz consigo. Mesmo dum ponto de vista absoluto, humano, o socialismo imediato tem na Rssia a sua justificao. Os sofrimentos que viro aps a paz s podero ser suportados se os proletrios sentirem que est na sua vontade e na sua tenacidade polo trabalho o meio de o suprimir no menor espao de tempo possvel.

Tem-se a impresso que os maximalistas so neste momento a expresso espontnea, biologicamente necessria, para que a humanidade russa no caia no abismo, para que, entregandose completamente ao trabalho gigantesco, autnomo, da sua prpria regenerao, possa ser menos solicitada polos estmulos do lobo esfameado de modo a que a Rssia no venha a ser uma enorme carnificina de feras que se devoram umas s outras.

Democracia Operria
Antonio Gramsci
21 de junho de 1919
Escrito em: 1919 1 Edio: L'Ordine Nuovo, 21 de junho de 1919 Traduo: Thiago Chagas Oliveira, em 9/11/2006 HTML de: Pablo de Freitas Lopes para MarxistsInternetArchive, novembro de 2006.

Um problema se impe hoje, urgentemente, a cada socialista que tenha vivo o sentido da responsabilidade histrica que incumbe s classes trabalhadoras e a seu Partido, o qual representa a conscincia ativa e crtica e operante desta classe. Como dominar as imensas foras sociais que a guerra desencadeou? Como disciplin-las e dar-lhes uma forma poltica que contenha em si a virtude de desenvolver-se normalmente, de integrar-se continuamente, at tornar-se a ossatura do Estado socialista na qual se encarnar a ditadura do proletariado? Como ligar o presente ao futuro, satisfazendo as urgentes necessidades do presente e trabalhando eficazmente para criar e "antecipar" o futuro?

Este escrito pretende ser um estmulo ao pensar e ao operar; pretende ser um convite aos melhores e mais conscientes operrios para que reflitam e, cada um na esfera da prpria competncia e da prpria ao, colaborem na soluo do problema, fazendo convergir para ele a ateno dos seus camaradas e de suas associaes. Somente atravs de um trabalho comum e slido de esclarecimento, de persuaso e de educao recproca nascer a ao concreta de construo. O Estado socialista j existe potencialmente nos institutos de vida social caractersticas das classes trabalhadoras exploradas. Conectar entre si estes institutos, coorden-los e subordin-los numa hierarquia de competncias e de poderes, centraliz-los fortemente, porm, respeitando as necessrias autonomias e articulaes, significa criar aqui e agora uma verdadeira e prpria democracia operria, em contraposio eficiente e ativa ao Estado burgus, preparada desde j para substituir o Estado burgus em todas as suas funes essenciais de gesto e domnio do patrimnio nacional. Hoje em dia, o movimento operrio dirigido pelo Partido Socialista e pela Confederao do Trabalho; mas o exerccio do poder social do Partido e da Confederao se realiza, para grande massa trabalhadora, indiretamente, por fora de prestgio e de entusiasmo, por presso autoritria, por inrcia. A esfera de prestgio do Partido se amplia cotidianamente, atinge estratos populares at agora inexplorados, suscita consenso e desejo de trabalhar proficuamente pelo advento do comunismo em grupos at agora ausentes da luta poltica. necessrio dar uma forma e uma disciplina permanente a estas energias desordenadas e caticas, absorv-las, articul-las e potencializ-las, fazer da classe proletria e semi-proletria uma sociedade organizada que se eduque, que obtenha experincia, que adquira uma conscincia responsvel dos deveres que incumbem as classes que conquistam o poder.

O Partido Socialista e os sindicatos profissionais no podem absorver toda a classe trabalhadora; isto s seria possvel atravs de um trabalho de anos e dezenas de anos. Eles no se identificam imediatamente com o Estado proletrio; nas repblicas comunistas at agora existentes eles continuam a subsistir independentemente do Estado, como instituies de propulso (o Partido) ou de controle e de realizaes parciais (os sindicatos). O Partido deve continuar a ser o rgo de educao comunista, o fogo da f, o depositrio da doutrina, o poder supremo que harmoniza e conduz s metas as foras organizadas e disciplinadas das classes operrias e camponesas. Precisamente para desenvolver rigidamente este ofcio, o Partido no pode escancarar as portas s invases de novos aderentes, no habituados ao exerccio da responsabilidade e da disciplina. Mas a vida social da classe trabalhadora rica de instituies, articula-se em mltiplas atividades. De fato, necessrio que estes institutos e estas atividades desenvolvam-se; organizem-se de modo complexo, una-se num sistema vasto e agilmente articulado que absorva e discipline inteiramente a classe trabalhadora. A oficina com suas comisses internas, os crculos socialistas, as comunidades camponesas so os centros de vida proletria nos quais necessrio trabalhar diretamente. As comisses internas so rgos de democracia operria que necessrio libertar das limitaes impostas pelos empreendedores, e nos quais necessrio infundir vida nova e energia. Hoje, as comisses internas limitam o poder do capitalista na fbrica e desenvolvem funes de arbitragem e disciplina.

Desenvolvidas e enriquecidas, devero ser amanh rgos do poder proletrio que substituir o capitalista em todas suas funes teis de direo e de administrao. J aqui e agora os operrios devem deveriam proceder eleio de vastas assemblias de delegados, escolher entre os melhores e mais conscientes camaradas, sobre a palavra de ordem: "Todo o poder da fbrica aos comits de fbrica", coordenada com outra: "Todo o poder do Estado aos Conselhos operrios e camponeses". Um vasto campo de propaganda concreta revolucionria se abriria para os comunistas organizados no Partido e nos crculos de bairro. Os crculos, em conformidade com as sees urbanas, deveriam fazer um recenseamento das foras operrias da zona, bem como transformar-se na sede dos conselhos de bairro dos delegados de fbrica, o gnglio que articula e centraliza todas as energias proletrias do bairro. Os sistemas eleitorais poderiam variar de acordo com o tamanho das oficinas; porm, dever-se-ia tentar eleger um delegado para cada quinze operrios divididos por categoria (como se faz nas oficinas inglesas), chegando, por eleies graduais, a um comit de delegados de fbrica que inclua representantes de todo o complexo do trabalho (operrio, empregados, tcnicos). No comit de bairro, deveria tentar-se incorporar delegados tambm de outras categorias de trabalhadores que habitam o bairro: garons, motoristas, condutores de bonde, ferrovirios, lixeiros, empregados domsticos, comercirios, etc. O comit de bairro deveria ser a emanao de toda a classe trabalhadora que habita o bairro, emanao legtima e influente, capaz de fazer respeitar uma disciplina, investida de poder, espontaneamente delegado, bem como capaz de ordenar o fechamento imediato e integral de cada trabalho em todo o bairro.

Os comits de bairro se ampliariam em comissariados urbanos, controlados e disciplinados pelo Partido socialista e pelas federaes profissionais. Tal sistema de democracia operria (integrados com organizaes equivalentes de camponeses) daria uma forma e uma disciplina permanente s massas, seria uma magnfica escola de experincia poltica e administrativa, enquadraria as massas at o ltimo homem, habituando-as tenacidade e perseverana, habituando-as a considerar-se como um exrcito em campo que tem a necessidade de uma firme coeso se no quer ser destrudo e escravizado. Cada fbrica construiria um ou mais regimento deste exrcito, com seus cabos, com seus servios de ligao, com sua oficialidade, com seu estado maior, constituindo poderes delegados por livres eleies, isto , no impostos autoritariamente. Mediante a realizao de comcios, realizados no interior da fbrica, com a obra contnua de propaganda e de persuaso desenvolvida pelos elementos mais conscientes, obter-se-ia uma transformao radical da psicologia operria, far-se-ia a massa melhor preparada e capaz do exerccio de poder, difundir-se-ia uma conscincia dos deveres e dos direitos do companheiro e do trabalhador, que seria concreta e eficiente porque gerada espontaneamente pela experincia viva e histrica. J havamos dito: estes rpidos apontamentos propem somente a estimular o pensamento e a ao. se

Cada aspecto do problema mereceria um vasto e profundo tratamento, complementaes, integraes suplementares e coordenadas. Mas a soluo concreta e integral dos problemas de vida socialista s pode ser obtida com a prtica comunista: as discusses em comum, que modificam simpaticamente as conscincias de modo a unific-las e dot-las de entusiasmo operante.

Dizer a verdade, chegar em comum a verdade, cumprir ao comunista e revolucionria. A frmula "ditadura do proletariado" deve deixar de ser somente uma frmula, uma ocasio para ostentar fraseologia revolucionria. Quem quer os fins, deve tambm querer os meios. A ditadura do proletariado a instaurao de um novo Estado, tipicamente proletrio, no qual confluem as experincias institucionais da classe oprimida, no qual a vida social da classe operria e camponesa transforma-se num sistema difundido e fortemente organizado. Este Estado no se improvisa: os comunistas bolcheviques russos trabalharam por oito meses a fim de difundir e fazer concreta a palavra de ordem: todo os poder aos sovietes; e os sovietes eram conhecidos pelos operrios russos desde 1905. Os comunistas italianos devem fazer da experincia russa um tesouro, desta forma, economizar tempo e trabalho: a obra de reconstruo exigir para si tanto tempo e tanto trabalho que cada dia e cada ato devem para ela ser destinado.

Marx e o Reino da Conscincia


Antnio Gramsci
1918
Origem da presente Transcrio de: Alexandre Linares HTML de: Fernando Direitos de Reproduo:..... transcrio: (Desconhecida) para o Marxists Internet Archive A. S. Arajo

Nosso Marx

Somos marxistas? Existem marxistas? Somente tu, estupidez, s eterna. Essa questo provavelmente ressuscitar estes dias, por ocasio do centenrio, e consumir rios de tinta de estultice. A v quinquilharia e o bizantinismo so heranas imarcescveis dos homens. Marx no escreveu um catecismo, no um messias que tenha deixado uma fieira de parbolas carregadas de imperativos categricos, de normas indiscutveis, absolutas, fora das categorias do tempo e do espao. Seu nico imperativo categrico, sua nica norma : "Proletrios do mundo inteiro, uni-vos." Portanto, a discriminao entre marxistas e no marxistas teria de consistir no dever da organizao e da propaganda, no dever de organizar-se e associar-se. Isto muito e, ao mesmo tempo, muito pouco: quem no seria marxista? E, sem dvida, assim so as coisas: todos so um pouco marxistas sem o saber. Marx foi grande e sua ao foi fecunda no porque tenha inventado a partir do nada, no por haver engendrado com sua fantasia uma original viso da histria, mas porque com ele o fragmentrio, o irrealizado, o imaturo, se fez maturidade, sistema, conscincia. Sua conscincia pessoal pode converterse na de todos, e j de muitos; por isso Marx no apenas um cientista, mas tambm um homem de ao; grande e fecundo na ao da mesma forma que no pensamento, e seus livros transformaram o mundo, assim como transformaram o pensamento. Marx significa a entrada da inteligncia na histria da humanidade, significa o reino da conscincia. Sua obra surge precisamente no mesmo perodo em que se desenvolve a grande batalha entre Thomas Carlyle e Herbert Spencer relativa funo do homem na histria. Carlyle: o heri, a grande individualidade, mstica sntese de uma comunho espiritual, que conduz os destinos da humanidade para margens desconhecidas, evanescentes no quimrico pas da perfeio e da santidade. Spencer: a natureza, a evoluo, abstrao mecnica inanimada. O homem: tomo de um organismo natural que obedece a uma lei abstrata como tal, mas que se faz concreta historicamente nos indivduos: a utilidade imediata.

Marx situa-se na histria com a slida postura de um gigante: no um mstico nem um metafsico positivista um historiador, um intrprete dos documentos do passado, e de todos os documentos, no apenas de uma parte deles. Este era o defeito intrnseco das investigaes relativas aos acontecimentos humanos: o no examinar e no levar em considerao mais do que uma parte dos documentos. E essa parte era escolhida no pela vontade histrica, mas pelo preconceito partidrio, que continua a ser isso ainda que inconscientemente e de boa f. As investigaes no tinham como objetivo a verdade, a exatido a reconstruo integral da vida do passado, mas a acentuao de uma determinada atividade, a valorao de uma tese apriorstica. A histria era domnio exclusivo das idias. O homem considerava-se como esprito, como conscincia pura. Dessa concepo derivavam duas conseqncias errneas: as idias acentuadas eram freqentemente arbitrrias, fictcias. E os fatos aos quais era dada importncia eram anedotas, no histria. Se apesar de tudo, foi escrita histria, no real sentido da palavra, isso deveu-se intuio genial de alguns indivduos, no a uma atividade cientfica sistemtica e consciente. Com Marx a histria continua sendo domnio das idias, do esprito, da atividade consciente dos indivduos isolados ou associados. Mas as idias, o esprito, se realizam, perdem sua arbitrariedade, no so mais fictcias abstraes religiosas ou sociolgicas. A substncia que adquirem est na economia, na atividade prtica, nos sistemas e nas relaes de produo e de troca. A histria como acontecimento pura atividade prtica (econmica e moral). uma idia se realiza no quando logicamente coerente com a verdade pura, com a humanidade pura (a qual no existe a no ser como programa, como finalidade tica geral para os homens), mas quando encontra na realidade econmica justificao, instrumento para afirmar-se. Para conhecer com exatido quais so os objetivos histricos de um pas, de uma sociedade, de um grupo, o que importa antes de tudo conhecer quais so os sistemas e as relaes de produo e de troca daquele pas, daquela sociedade. Sem este conhecimento perfeitamente possvel redigir monografias parciais, dissertaes teis para a histria da cultura, e sero

captados reflexos secundrios, conseqncias distantes; mas no ser feita histria, a atividade prtica no ficar explcita com toda sua slida compacticidade. Caem os dolos de seus altares e as divindades vem como se dissipam as nuvens de incenso doloroso. O homem adquire conscincia da realidade objetiva, se apodera do segredo que impulsiona a sucesso real dos acontecimentos. O homem conhece-se a si mesmo, sabe quanto pode valer sua vontade individual e como pode chegar a ser potente se, obedecendo, disciplinando-se de acordo com a necessidade, acaba dominando a realidade mesma, identificando-a com seus fins. Quem conhece a si mesmo? No o homem em geral, mas aquele que sofre o jugo da necessidade. A busca da substncia histrica, o ato de fix-la no sistema e nas relaes de produo e de troca, permite descobrir que a sociedade dos homens est dividida em duas classes. A classe que possui o instrumento de produo necessariamente j conhece a si mesma, tem conscincia, ainda que seja confusa e fragmentria, de sua potncia e de sua misso. Tem fins individuais e os realiza atravs de sua organizao, friamente, objetivamente, sem se preocupar se o seu caminho est calado com corpos extenuados pela fome ou com os cadveres dos campos de batalha. A compreenso da real causalidade histrica tem valor de revelao para a outra classe, converte-se em princpio de ordem para o ilimitado rebanho sem pastor. A grei obtm conscincia de si mesma, da tarefa que tem de realizar atualmente para que a outra classe se afirme, toma conscincia de que seus fins individuais ficaro em mera arbitrariedade, em pura palavra, em veleidade vazia e enftica enquanto no disponha dos instrumentos, enquanto a veleidade no se converta em vontade. Voluntarismo? Essa palavra no significa nada, se se utiliza no sentido de arbitrariedade. Do ponto de vista marxista, vontade significa conscincia da finalidade, o que quer dizer, por sua vez, noo exata da potncia que se tem e dos meios para express-la na ao. Significa, portanto, em primeiro lugar, distino, identificao da classe, vida poltica independente da de outra classe, organizao compacta e

disciplinada para os fins especficos prprios, sem desvios nem vacilaes. Significa impulso retilneo at chegar ao objetivo mximo, sem excurses pelos verdes prados da cordial fraternidade, enternecidos pelas verdes ervazinhas e pelas suaves declaraes de estima e amor. Mas a expresso "do ponto de vista marxista" suprflua, e at pode produzir equvocos inundaes meramente verbais. Marxistas, de um ponto de vista marxista... todas expresses desgastadas como moedas que tenham passado por excessivas mos. Karl Marx para ns mestre de vida espiritual e moral, no pastor com bculo. estimulador das preguias mentais, o que desperta as boas energias dormidas e que se deve despertar para a boa batalha. um exemplo de trabalho intenso e tenaz para conseguir a clara honradez das idias, a slida cultura necessria para no falar vagamente de abstraes. bloco monoltico de humanidade que sabe e pensa, que no tem papas na lngua para falar, nem pe a mo no corao para sentir, mas que constri silogismos de ferro que aferram a realidade em sua essncia e a dominam, que penetram nos crebros, dissolvem as sedimentaes do preconceito e a idia fixa e robustecem o carter moral Karl Marx no para ns nem a criana que geme no bero, nem o barbudo terror dos sacristos. No nenhum dos episdios anedticos de sua biografa, nenhum gesto brilhante ou grosseiro de sua exterior animalidade humana. um vasto e sereno crebro que pensa um momento singular da laboriosa, secular, busca que realiza a humanidade por conseguir conscincia de seu ser sua mudana, para captar o ritmo misterioso da histria e dissipar seu mistrio para ser mais forte no fazer e no pensar. uma parcela necessria e integrante do nosso esprito, que no seria o que seMarx no tivesse vivido, pensado, arrancado chispas de luz com o choque de suas paixes e de suas idias, de suas misrias e de seus ideais. Glorificando a Karl Marx no centenrio de seu nascimento, o proletariado glorifica a si mesmo, glorifica sua fora consciente, o dinamismo de sua agressividade conquistadora que vai desquiciando o domnio do privilgio e se prepara

para a luta final que coroar todos os esforos e todos os sacrifcios.

Notas Sobre a Revoluo Russa


Antnio Gramsci
29 de Abril de 1917
Primeira Edio: : Il Grido del Popolo, 29 de Abril de 1917. Fonte: Gramsci, Antnio. Arquivo em espanhol do Marxists Internet Archive, 2000. (Digitalizado em espanhol por Aritz em Setembro de 2000) Traduo para o portugus da Galiza: Jos Andr Lpez Gonlez. Junho, 2007. HTML de: Fernando A. S. Arajo, Julho, 2007. Direitos de Reproduo: A cpia ou distribuio deste documento livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.

Porque que a Revoluo russa uma revoluo proletria? Pola leitura dos jornais, pola leitura do conjunto de notcias que a censura deixa publicar, no se compreende muito bem. Sabemos que a revoluo foi feita por proletrios (obreiros e soldados), sabemos que existe um comit de delegados operrios que controla o trabalho das entidades administratrivas que foi necessrio manter para soluo dos assuntos ordinrios. Mas, basta que uma revoluo seja feita por proletrios para ser uma revoluo proletria? A guerra feita tambm por proletrios e no por isso se considera um facto proletrio. Para que tal acontea necessrio, portanto que intervenham outros factores, factores de ordem espiritual. preciso que o facto revolucionrio demonstre ser, alm de fenmeno de poder, de fenmeno de costumes, um facto moral. Os jornais burgueses tm insistido sobre o fenmeno do poder, tm-nos dito que o poder da autocracia foi substitudo por outra poder, ainda no bem definido e que eles esperam seja o poder burgus. E imediatamente fizeram o paralelismo: Revoluo russa, Revoluo francesa, concluindo que os factos se assemelham. Mas s superficialmente os factos se assemelham, tal como um acto

de violncia se assemelha a outro acto de violncia e uma destruio se assemelha a outra destruio. Entretanto, ns estamos convencidos que a Revoluo russa , alm dum facto, um acto proletrio, que ir desembocar naturalmente no regime socialista. As poucas notcias realmente concretas, no permitem uma demonstrao exaustiva. Todavia, temos alguns elementos que nos permitem chegar a esta concluso. A Revoluo russa no conheceu o jacobinismo. A revoluo tinha de liquidar a autocracia; no teve de conquistar a maioria pola violncia. O jacobinismo um fenmeno puramente burgus, que caracteriza a revoluo burguesa da Frana. A burguesia quando fez a revoluo no possua um programa universal; servia interesses particularistas, os interesses da sua classe, e servia-os com uma mentalidade fechada e mesquinha, a dos que tendem a conquistar fins particulares. O facto violento das revolues burguesas duplamente violento: destri a velha ordem e impe a ordem nova. A burguesia impe a sua fora e as suas idias no s casta que dominava antes, mas tambm ao povo que se prepara para dominar. um regime autoritrio que vem substituir outro regime autoritrio. A Revoluo Russa destruiu o autoritarismo e substituiu-o polo sufrgio universal, estendendo-o tambm s mulheres. Substituiu o autoritarismo pola liberdade, a Constituio pola voz livre da conscincia universal. Porque que os revolucionrios russos no so jacobinos, isto , no substituem a ditadura dum s pola ditadura duma minoria audaciosa e decidida a tudo para fazer triunfar o seu programa? Porque eles tm um ideal que no poder ser s dum pequeno nmero, pois tm a certeza de que ao interrogarem todo o proletariado a resposta no pode ser dbia: ela est na conscincia de todos e transformar-se- em deciso irrevogvel logo que se possa exprimir num ambiente de liberdade espiritual absoluta, sem que o sufrgio seja pervertido pola interveno da polcia e pola ameaa da fora ou do exlio. O proletariado industrial est preparado para a passagem, mesmo culturalmente; o proletariado agrcola, que conhece as formas tradicionais do comunismo

comunal, est tambm preparado para passar a uma nova forma de sociedade. Os revolucionrios socialistas no podem ser jacobinos. Tm hoje na Rssia a misso que controlar os organismos burgueses (a Duma, os Zemtsvos) para evitar que actuem jacobinamente e tornem equvoca a resposta do sufrgio universal e para evitar que o facto violento reverta a favor dos seus interesses. Os jornais burgueses no deram qualquer importncia a este outro facto. Os revolucionrios russos abriram os crceres no s aos presos polticos, mas tambm aos condenados por delitos comuns. Numa priso, os condenados por delitos comuns, quando lhes comunicaram que estavam livres, responderam que no tinham o direito de aceitar a liberdade porque tinham de expiar as suas culpas. Em Odessa reuniram-se no ptio da priso e voluntariamente juraram que iam ser honestos e viver do seu trabalho. Esta notcia tem mais importncia para os objectivos da revoluo do que a expulso do czar e dos gro-duques. que o czar foi tambm expulso polos burgueses, enquanto para os burgueses estes condenados por delitos comuns foram sempre os adversrios da sua ordem, os prfidos inimigos das suas riquezas, da sua tranqilidade. A sua libertao tem para ns este significado: a revoluo criou na Rssia um novo tipo de comportamento. No s substituiu o poder polo poder, mas um tipo de comportamento por outro, criou uma nova atmosfera moral, instaurou alm da liberdade do corpo a liberdade de esprito. Os revolucionrios no tiveram medo de pr em circulao homens que a justia burguesa marcara com o selo infame de criminosos, que a cincia burguesa catalogara nos vrios tipos de criminosos e delinqentes. S numa apaixonada atmosfera social, quando os costumes as atitudes mudam, pode acontecer semelhante cousa. A liberdade faz livres aos homens, alarga o horizonte moral, faz do pior malfeitor em regime autoritrio um mrtir do dever, um heri da honestidade. Dizem num jornal que numa priso os malfeitores recusaram a liberdade e elegeram entre eles os seus guardas. Porque que nunca fizeram isto antes? Porque que as prises estavam rodeadas de grandes muros e as janelas com grades? Os que foram libert-los deviam ser muito diferentes dos juzes dos tribunais e dos carcereiros, e devem ter ouvido aqueles malfeitores palavras muito

diferentes das habituais, para que tal transformao se processasse nas suas conscincias, para que se tornassem to livres, a ponto de poderem proferir a segregao liberdade e impor-se a si prprios, voluntariamente, uma expiao. Devem ter sentido que o mundo mudara, que tambm eles, os recusados da sociedade, eram qualquer cousa, que tambm eles, os segregados, podiam escolher. Este o fenmeno mais grandioso jamais produzido pola actividade humana. O homem malfeitor comum transformouse na revoluo russa, no homem de Emmanuel Kant, teorizador da moral absoluta, tinha anunciado, o homem que diz: a imensidade do cu para alm de mim, o imperativo da minha conscincia dentro de mim. a liberdade dos espritos, a instaurao duma nova conscincia moral que estas pequenas notcias nos revelam. o advento duma ordem nova, que coincide com tudo o que os nossos mestres nos tinham ensinado. E mais uma vez a luz vem do Oriente e irradia sobre o velho mundo ocidental, o qual fica assombrado e no sabe opor-lhe seno as banais e tolas anedotas dos seus escribas venais

S-ar putea să vă placă și