Sunteți pe pagina 1din 2

2

PROF: PAULO S IMPACTO: Vestindo a camisa com voc!!!

TABELA PERIDICA - II
CONTEDO PROGRAMTICO
GE070109 PROT: 0001

02

DISTRIBUIO ELETRNICA DOS ELEMENTOS: Os elementos esto distribudos na Tabela Peridica em Blocos de acordo com o seu subnvel mais energtico (ltimo subnvel da distribuio eletrnica do elemento).

NOSSO SITE: www.portalimpacto.com.br

ELEMENTOS REPRESENTATIVOS: Os elementos dos Grupos A ou dos Grupos 1,2 e 13 18 (chamados de Representativos) possuem como subnvel mais energtico o subnvel s ou o subnvel p. Confira a distribuio eletrnica na tabela anexa e faa a questo abaixo. Qual a ltima camada e o subnvel mais energtico dos tomos abaixo?
a) b)
11Na

20Ca

c) 7N d) e)
36Kr

82Pb

f) 2He

Os elementos dos Grupos B ou dos Grupos 3 12 (chamados de Transio) possuem como subnvel mais energtico o subnvel d ou o subnvel f.
VISITE NOSSO SITE E BAIXE OS MATERIAIS!!!

CONTEDO - 2009

ELEMENTOS DE TRANSIO:

NOSSO SITE: www.portalimpacto.com.br

Os elementos do Bloco d, possuem o subnvel mais energtico d na penltima camada e so chamados de Elementos de Transio Externa. Confira a distribuio eletrnica na tabela anexa e faa a questo abaixo. Qual a ltima camada e o subnvel mais energtico dos tomos abaixo?
a) b) c)
21Sc

02) (MACKENZIE) Relativamente aos elementos A, B, C e D da tabela a seguir, correto afirmar que:

48Cd

43Tc

a) A e B pertencem mesma famlia da tabela peridica b) C metal alcalino-terroso. c) A pertence famlia dos calcognios. d) B mais eletronegativo que A, C e D. e) tm nmero atmico igual a 2. 03) (CESGRANRIO) Os tomos 7x+10A e 3x+4B so istopos. O tomo A tem 66 nutrons. Assinale, entre as opes a seguir, a posio no quinto perodo da classificao peridica do elemento que apresenta como istopos os tomos A e B. a) grupo IB b) grupo IIB c) grupo IIIA d) grupo IIIB e) grupo IVA 04) (FEI) Considere os seguintes tomos neutros: X(16 eltrons), Y(17 eltrons), Z(18 eltrons) e W(19 eltrons). A alternativa correta : a) X metal alcalino. b) Y gs nobre c) W halognio d) Z chalcognio e) os ons 6X-2, 7Y-1, 9W+1 e o tomo 8Z so isoeletrnicos 05) (UECE) Dados os elementos qumicos: G: 1s2 J: 1s2 2s1 L: 1s2 2s2 M: 1s2 2s2 2p6 3s2 Apresentam propriedades qumicas semelhantes: a) G e L, pois so gases nobres b) G e M, pois tm dois eltrons no subnvel mais energtico c) J e G, pois so metais alcalinos d) L e M, pois so metais alcalinosterrosos
CONTEDO - 2009 RESPOSTAS: 01)E; 02)D; 03)C; 04)E; 05)D

Os elementos do Bloco f, possuem o subnvel mais energtico f na antepenltima camada e so chamados de Elementos de Transio Interna. Confira a distribuio eletrnica na tabela anexa e faa a questo abaixo. Qual a ltima camada e o subnvel mais energtico dos tomos abaixo?
a) b) c)
92U

61Pm

100Fm

EXERCCIOS: 01) (UNESP) Os elementos I, II e III tm as seguintes configuraes eletrnicas em suas camadas de valncia: I: 3s2 3p3 II: 4s2 4p5 III: 3s2 Com base nestas informaes, assinale a alternativa "errada". a) O elemento I um no-metal. b) O elemento II um halognio. c) O elemento III um metal alcalino terroso. d) Os elementos I e III pertencem ao terceiro perodo da Tabela Peridica. e) Os trs elementos pertencem ao mesmo grupo da Tabela Peridica.

VISITE NOSSO SITE E BAIXE OSVENCER!!! MATERIAIS!!! REVISO IMPACTO - A CERTEZA DE

S-ar putea să vă placă și