Sunteți pe pagina 1din 7

A importncia do transporte coletivo com qualidade para a educao.

Alexandre Luis Wagner 1 Diego Lucas Welter 1 Ivan Cleber Pommrenke1 Luiz Antonio Zulian1

Resumo: O presente artigo relata o breve estudo de caracterizao da importncia do transporte de acadmicos para os centros educacionais. A evoluo da educao diante ao cenrio mais competitivos, fez com que o nvel de capacitao do conhecimento se tornasse indispensvel uma formao educacional. Com isso busca-se, o modal mais vivel para o transporte at esses centros educacionais. Sendo que o modal mais apropriado para esse segmento o transporte coletivo, devido ao conforto, custo e segurana. Para tanto este artigo nos mostra informaes indispensveis na escolha do modal adequado, defendendo o transporte coletivo e demonstrando algumas caractersticas importantes nesta escolha.

Palavras-chave: Educao, Transporte, Qualidade.

Abstract: The present article tells to the briefing study of characterization of the importance of the transport of academics for the educational centers. The evolution of the education ahead to the scene most competitive, made with that the level of qualification of the knowledge if became indispensable an educational formation. With this searchs, modality the most viable one for the transport until these educational centers. Being that modality the most appropriate one for this segment is the collective transport, had to the comfort, cost and security. For in such a way this
1

Acadmico do 7 perodo de Administrao com nfase em Gesto Empresarial da Faculdade Sul Brasil, Fasul. Toledo Paran.

article in the sample indispensable information in the modality choice of the adequate one, defending the collective transport and demonstrating some important characteristics in this choice. Key-words: Education, Transport, Quality.

1. INTRODUO

Observando o meio em que vivemos percebe-se a constante busca por conhecimento e formao superior, pela existncia de uma competitividade muito forte para se conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Nota-se que muitas vezes, pessoas precisam buscar esse conhecimento fora da localidade em que vivem, pois centros educacionais situam-se em centros maiores, devido demanda. No sendo necessria a mudana de vida para obter esse estudo, estudantes buscam o transporte para se locomover at estes centros, buscando um meio mais vivel para isso. Existem vrios modais de transporte para essa locomoo, embora muitos possuem veculos prprios que poderiam ser utilizados para suprir essa necessidade, pessoas buscam o transporte coletivo devido ao conforto, custo e segurana. Estas pessoas esto indo estudar, e para obter um desempenho melhor na aquisio deste conhecimento, precisam estar descansadas, aproveitando o tempo do transporte, para o mesmo. Para no se tornar cansativo esse perodo em que passa dentro de um veiculo, pois se deve contar que so todos os dias, busca-se uma variao de atividades que podem ser desenvolvidas dentro de um nibus.Neste caso entra a qualidade do veiculo utilizado para o transporte, onde no mnimo deve possuir assentos confortveis, e alguns diferencias, como tv, vdeo, som.

2. MATERIAL E MTODOS

O presente artigo foi desenvolvido para ressaltar a importncia do transporte coletivo para a educao, realizado atravs de pesquisa bibliogrfica e anlise exploratria interpretativa de natureza qualitativa adaptadas ao cenrio.

3. REVISO DE LITERATURA

A fundamentao terica tem por objetivo criar embasamentos concretos que possibilitar um auxilio na opinio dos autores, firmando a analise exploratria interpretativa. Segundo Aranha (1996 p.153), D. Joo VI, assim que chegou ao Brasil determinou medidas educacionais, criando escolas de nvel superior com intuito de formar oficiais do exercito e marinha, bem como, engenheiros militares, mdicos e abrir cursos especiais de carter pragmticos. Aps alguns anos, as medidas reforam o carter elitista e aristocrtico da educao brasileira, onde somente era permitido o acesso aos nobres, proprietrios de terras uma camada intermediaria que era os administrativos e burocrticos. Esta classe intermediaria buscava cursos de direito para seguir funo administrativa, jurdica e jornalismo, pois tendo posse de um diploma, caracterizava enobrecimento, assim afastando-se do trabalho fsico maculado pelo sistema escravista. Todos esses acontecimentos foram importantes na evoluo da educao no Brasil, ocorrido no final do sculo XIX, apesar de que no final do Imprio surgissem esperanas de mudanas no quadro educacional, situao continuou precria. Passados algumas dcadas, mais precisamente na dcada de 30, iniciou a criao das universidades, apesar de j existirem, sendo resultados de simples agregaes de faculdades. Utilizando-se das palavras de Aranha (1996 p.201), Os decretos de Francisco Campos imprime nova orientao voltada para maior autonomia didtica e administrativa, interesse pela pesquisa, difuso da cultura, visando ainda os benefcios da comunidade. Com o acontecimento citado acima, surgiu a primeira universidade, sendo a universidade de So Paulo, no ano de 1934, resultado da aglutinao de diversas faculdades, tendo como cursos iniciais, filosofia, cincias e letras, com um corpo docente formado por professores estrangeiros. Aps o surgimento da Universidade de So Paulo, iniciaram-se sucessivas criaes de universidade de renome no pas inaugurando uma nova era de ensino secundrio. Aranha (1996 p.201) ressalta tambm que, em 1937 diplomam -se no Brasil os primeiros professores licenciados para o ensino secundrio..

Fernando de Azevedo, citado por ARANHA (1996), diz-se Com esse acontecimento inaugurou-se, de fato uma nova era no ensino secundrio, cujos quadros docentes, constitudos at ento de egressos de outras profisses, autodidatas ou prticas experimentadas no magistrio, comearam a renovar e a enriquecer-se, ainda que lentamente, com especialistas formados na faculdade de filosofia que, alm do encargo da preparao cultural e cientfica, receberam por acrscimo o das formaes pedaggicas dos candidatos ao professorado do ensino secundrio. Neste breve relato histrico da educao no Brasil, nota-se que houve uma evoluo significativa, que teve continuidade at nos dias atuais. Percebe-se esta constante evoluo na cultura do Brasil nos dias atuais. Alguns anos atrs, o acesso a Faculdades e Universidades, ainda eram bastante restritas, no eram todos que podiam cursar um ensino superior, devido ao alto custo das mensalidades. Hoje, com uma exigncia maior do mercado de trabalho, as Faculdades e Universidades se tornaram comum, tornando-se mais competitivas entre si, forando a queda dos altos custos. Como se pode ver, a procura de um curso em nvel superior bastante significativa, e ainda continua crescendo. Esse crescimento no mede idade, raa ou classe social. Isso est acontecendo porque h exigncias muito rgidas, necessitando ter um vasto conhecimento para qualquer rea do mercado. Com esses nmeros em constante crescimento, gera em torno das faculdades e universidades vrias oportunidades de empreendimento, uma delas o transporte de acadmicos, pois uma grande maioria desses acadmicos vem de outras cidades na busca de conhecimento atravs de um curso superior. O sistema de transporte em empresas de suma importncia. BALLOU (1993, p. 113) ressalta que O transporte representa o elemento mais importante do custo logstico na maior parte das firmas. O frete costuma absorver dois teros do gasto logstico entre 9 e 10 % do produto nacional bruto para economia americana como um todo. Essa importncia dos transportes nas empresas no setor logstico, e sobre o produto fabricado, mas o autor deixa bem claro e prova com nmeros que o transporte de pessoas de fundamental importncia para a economia global. Segundo BALLOU (1993, p.116), O sistema de transporte domstico refere se a todo conjunto de trabalho, facilidades e recursos que compe a capacidade de movimentao na economia.

Essa capacidade refere-se no apenas a produtos, mas tambm a pessoas. Alm disso, existem diferenas quanto forma de transporte, ou seja, os modais. Existem 5 modais principais de transporte que podem ser utilizados individualmente ou associados. So eles: rodovirio, areo, fluvial, ferrovirio ou dutovirio. O modal mais utilizado o rodovirio em virtude das enormes quantidades de estradas existentes e que facilita o acesso s mais diversas localidades. Alm disso, h ainda a existncia de veculos adaptados a todos os tipos de cargas a serem transportadas (BALLOU, 1993). O transporte de pessoas realiza-se principalmente com a utilizao de veculos com assentos, que variam de 15 a 50 lugares, dependendo do porte do veculo, muitos possuem banheiros, necessrios em veculos com trajetrias longas, som ambiente que de suma importncia para relaxamento durante o percurso, e alguns acessrios que so opcionais, que permitem uma qualidade e conforto aos servios prestados. Alm de veculos adequados para o transporte de pessoas, existe ainda a necessidade de uma correta e eficiente rota de transporte. Ou seja, a qualidade e a segurana do transporte levada em considerao pelo passageiro como fundamentais. Porm, observa-se tambm que permitam a agilidade, a eficincia e a rapidez que os clientes desejam. Observa-se que em pases socialmente desenvolvidos tem sempre a logstica eficiente de transportes de pessoas, o que no acontece em nosso pas, pois o baixo nvel de transporte coletivo se d devido o atraso causado pelo desenvolvimento da nao (VALENTE, 1997). O inicio do processo de transporte coletivo apresentava enormes

contratempos, houve muitas dificuldades para iniciar tal empreendimento, pois as estradas eram precrias, no havia pontualidade, pouca segurana, no tinha nada de conforto, mas mesmo assim foi superado, obtendo sucesso e realizando o seu objetivo. Muitas dessas dificuldades foram superadas, mas outras surgem, devido evoluo tecnolgica. VALENTE (1997) relata da importncia do veculo, que atravs do mesmo que se obtm suas receitas, ampliando a demanda, o pblico alvo, conseguindo aprimorar a prestao de servio e futuramente ampliar a frota de nibus.

Em face de essa exposio, empresas de transporte coletivo vem a importncia do veculo nibus obteno de maior lucratividade ampliando o seu mercado alvo (acadmicos), resultante de uma boa gesto administrativa. Onde fator primordial segurana, conforto e qualidade em prestao de servios, o veculo deve estar em perfeitas condies de uso. E com alguns diferenciais, muitas vezes indispensveis, como som, vdeo, mesa de jogos. Mas alm do conforto do veculo e seus assessrios de diferencial, fundamental ter profissionais capacitados para o servio de motorista, para proporcionar segurana e pontualidade, que so necessrios para um bom desempenho e satisfao do cliente.

4. ANLISE DOS RESULTADOS

Com esse estudo concluiu-se que a formao educacional de suma importncia, para manterem-se vivos e competitivos no mercado de trabalho, e que se tornou mais fcil ingressar em uma faculdade ou universidade, para a busca desse desenvolvimento intelectual. Tambm se percebeu que com a busca constante de capacitao, abre vrios empreendimentos, ampliando as chances de novos negcios surgirem, e que o segmento que ganha destaque ampliado de transporte de acadmicos, devido ao crescimento da demanda deste segmento conforme estudado. Neste estudo, priorizamos a qualidade do transporte prestado, pois aumenta o desempenho nos estudos, tendo em vista que o acadmico aproveita o tempo de viajem para relaxar, indo descansado estudar.

5. CONSIDERAES FINAIS

D-se ento, a devida importncia para o transporte de acadmicos, dando oportunidade para todos os tipos de pessoas ingressarem em uma faculdade ou universidade, permitindo assim, a realizao de vossos sonhos e tornando o pais mais desenvolvido intelectualmente.

REFERCIAS

ARANHA, M. L. A. Histria da Educao. So Paulo: Moderna, 1996. BALLOU, R. H. Logstica Empresarial: transporte de materiais e distribuio fsica. So Paulo: Atlas, 1993. VALENTE, A M. Gerenciamento de Transportes e Frotas. So Paulo, Pioneira, 1997.

S-ar putea să vă placă și