Sunteți pe pagina 1din 10

Unidade 1 Populao da Europa nos sculos XVII e XVIII: crises e crescimento

1.1 Regresso demogrfica do sculo XVII


Registou-se em toda a Europa, um comportamento demogrfico dito de crise, caracterizado por: Taxas de natalidade altas que resultavam de uma procriao apenas limitada pela fisiologia e marcada pelas atitudes polticas e religiosas populacionais; Taxas de mortalidade muito elevadas, incidindo sobre todas as camadas etrias, alcanado os valores mais elevados entre os recm-nascidos e durante a infncia; Uma esperana mdia de vida muito baixa; Uma taxa de substituio prxima da unidade.

Este comportamento reduzia ao mnimo o crescimento demogrfico. Contrariando o rpido crescimento populacional, a populao da Europa diminui a sua taxa de crescimento global.

1.2 Principais fatores que provocaram a recesso demogrfica do sculo XVII


A evoluo demogrfica da Europa registou ritmos diferenciados consoante as regies e os condicionalismos estruturais e conjunturais que as afetaram. A recesso demogrfica do sculo XVII foi provocada por fatores de vria ordem, principalmente as crises de subsistncia, as pestes e outras epidemias e as guerras.

Crises de Subsistncia As irregularidades das condies climatricas assolaram muitas regies: os chamados invernos podres ou ainda as geadas de primavera que faziam apodrecer as sementeiras. Estes acidentes meteorolgicos causaram ms colheitas e, consequentemente, carestia (principalmente de cereais, o alimento base das dietas alimentares da poca) e inflao, subalimentao e fome.

Pestes e outras epidemias O elevado ndice de mortalidade atribui-se quer as crises de subsistncia, quer as duras condies de vida material (longas jornadas de trabalho, pobreza de habitaes, exiguidade do vesturio, ausncia e precariedade de estruturas de higiene e sade) que enfraqueciam os organismos. Pestes e outras epidemias foram endmicas por todo esse perodo, no s por causa das condies de vida, como tambm pela impotncia da medicina da poca para as combater. Os efeitos das pestes e outras epidemias foram catastrficos e devastadores, desorganizando a vida social e econmica.

Guerras As guerras influram quer na elevada mortalidade, quer na desorganizao da vida econmica, provocando a subida de impostos, a inflao generalizada, desvio de mo de obra e paralisao das atividades econmicas. Crises de subsistncia, pestes e guerras andaram frequentemente associadas. Por vezes, s uma destas causas era suficiente para determinar o aparecimento de outras.

1.3 Progresso demogrfica e melhoria das condies de vida


A partir de 1730 as populaes europeias comearam a dar indcios de um novo comportamento demogrfico. A taxa de mortalidade baixou em todas as faixas etrias, chegando, nalgumas regies, a atingir cerca de metade dos valores anteriormente atingidos. Assim, a esperana mdia de vida nascena aumentou e as populaes rejuvenesceram, apresentando uma elevada percentagem de jovens. Como a natalidade se manteve elevada, a taxa de crescimento foi sendo progressivamente maior. A vida parecia, finalmente, vencer a morte, proporcionando um aumento populacional que se iria transformar numa verdadeira expanso demogrfica. Como explicar este novo comportamento demogrfico? Uma progressiva melhoria climtica, proporcionando uma srie de boas colheitas que influenciaram positivamente o arranque da revoluo agrcola e a diminuio das fomes; Os progressos tcnicos e econmicos permitiram uma maior produo e uma melhor distribuio dos bens alimentares o que contribuiu para o fortalecimento fisiolgico das populaes e para o recuo das febres e epidemias; Desenvolvimento da medicina que se encontrava bem mais apetrechada para combater as doenas, tendo iniciado a prtica da vacinao e divulgado maiores cuidados de higiene pblica e privada.

1.4 Uma nova demografia e crescimento demogrfico no sculo XVIII


A melhoria climtica, o desenvolvimento econmico e os progressos cientfico-tcnicos trouxeram uma melhoria geral nas condies de vida que esto na base de novos comportamentos sociodemogrficos e se traduzem numa nova mentalidade. O fortalecimento dos laos de afetividade entre a famlia e o aumento da preocupao com a sade e educao das crianas esto tambm na base da evoluo da confiana no progresso como contrutor da felicidade humana. O contnuo crescimento demogrfico desta poca foi to inesperado e novo que impressionou vivamente os prprios contemporneos. Nos finais do sculo, um padre protestante ingls, Thomas Malthus publicou uma obra polmica. Nesta obra, Malthus preocupa-se com o aumento da populao, temendo que este criasse novos desequilbrios em relao s subsistncias, j que estas cresciam a um nvel

inferior. Como soluo preconizava a reduo da natalidade pela prtica do celibato ou do casamento tardio. Apesar disso a reduo da natalidade s se tornaria uma realidade a partir dos finais do sculo XIX.

Unidade 2 A Europa dos Estados absolutos e a Europa dos parlamentos


2.1 Estratificao social e poder poltico nas sociedades do Antigo Regime
Durante o Antigo Regime a maior parte das sociedades europeias estavam organizadas como sociedades de ordens, isto , como sociedades estratificadas em trs grandes grupos sociais diferenciados segundo o nascimento, o prestigio da funo e da sua condio econmica. Os grupos assim formados designam-se estados ou ordens eram trs: o clero, a nobreza e o brao popular, denominado, Terceiro Estado (burguesia+povo). Ao entrarem na tradio, estas concees foram-se impondo nas leis consuetudinrias (leis fundadas nos usos e costumes) e institucionalizaram-se nas leis escritas. A sociedade de ordens A sociedade de categorias ou de ordens caracterizava-se por uma estratificao de tipo legal ou jurdico que imps aos indivduos um conjunto de valores e comportamentos geralmente definidos para toda a vida. Assim eram diferenciados atravs: Do seu nascimento; Dos seus privilgios e deveres das ordens; Dos cdigos de atuao pblica de cada ordem; Das formas de tratamento, as honras, as dignidades, as condecoraes e as penses a que cada um tinha direito.

A condio social era rigidamente definida. A mobilidade social foi muito rara. Em virtude das transformaes econmicas e culturais verificadas, os regimes sociais europeus passaram a consignar diversos processos de ascenso social nomeadamente de nobilitao. Esta situao tornou cada vez mais heterognea a constituio interna das ordens. A pluralidade de estratos sociais: os casos de Frana, Espanha e Portugal A sociedade de ordens do Antigo Regime assentava no reconhecimento e aceitao do princpio da desigualdade natural dos sbditos perante o Estado e perante a comunidade. As pessoas encontravam-se inseridas em estratos dentro das ordens, os quais se distinguiam pelos nomes, pelo estatuto penal, pelas formas pblicas de tratamento, pelos trajes e at pela maneira como deviam andar na rua. Os direitos especficos de cada pessoa ou grupo definiam-se como atributos especiais, designados privilgios.

Direito ou vantagem conferido a certa pessoa, grupo, classe ou ordem, que os demais no tm. Nesta hierarquia, o primeiro lugar pertencia ao clero. O clero possua foro (=leis) e tribunais privativos que julgavam apenas de acordo com o Direito Cannico; manteve o direito de imunidade e de asilo em todas a suas propriedades; estava isento do servio militar e era uma ordem no tributria; cobrava das restantes ordens o dzimo eclesistico e recebia numerosas outras ddivas e doaes. O clero tinha altos cargos no ensino, na corte e na administrao pblica. O segundo lugar era ocupado pela nobreza e esta apresentava situaes internas muito diversificadas: A nobreza rural era fundiria e senhorial. A nobreza cortes exercia cargos na corte. A nobreza de espada ocupava-se com o ofcio das armas, investia nos negcios mercantis e mercantilizava a produo das suas propriedades. A nobreza de sangue eram nobres de linhagem que tinham herdado a sua condio social dos seus antepassados pelo nascimento, orgulhavam-se dos seus ancestrais e ttulos honorficos. A nobreza de toga era a categoria recm-nobilitada constituda por elementos do Terceiro Estado e baseava a sua ascenso no mrito e capacidades pessoais.

Com efeito, os nobres estavam isentos do pagamento de impostos ao Estado, continuavam a cobrar os direitos senhoriais aos camponeses das suas terras, mantinham em funcionamento o tribunal senhorial e eram preferidos para o desempenho dos mais altos cargos polticoadministrativos. O Terceiro Estado: ordem no privilegiada O ltimo lugar na hierarquia social cabia ao Terceiro Estado que sustentava, com o seu trabalho, todo o edifcio social. Era a ordem tributria por excelncia. Era muito heterogneo na sua composio. O Terceiro estado era uma ordem tributria que pagava impostos. O estrato maioritrio era o dos camponeses, constitudo por agricultores com terra prpria, por muito rendeiros e foreiros em terras de nobres e eclesisticos e por numeroso jornaleiros. Entre estes havia tambm alguns artesos. O segundo estrato em termos numricos era o da burguesia. No seio do Terceiro Estado, a burguesia mercantil e letrada ocupava, sem dvida, o primeiro lugar em riqueza, importncia de funes e prestgio social, rivalizando com as ordens privilegiadas, as quais pretendia ascender. Pluralidade de comportamentos e valores No quotidiano, nobres, clrigos, burgueses e populares distinguiam-se:

Pelos trajos; Pela maneira como se apresentavam em pblico; Pelas formas de saudao e tratamento; Pela maneira como conviviam uns com os outros.

A burguesia procurava por todos os meios de trabalho e mrito pessoal elevar-se acima da sua condio e ascender aos estratos superiores. A sua altitude de inconformismo foi fator determinante na evoluo e transformao progressivas das sociedades do Antigo Regime. A sociedade de ordens assente no privilgio e garantida pelo absolutismo rgio de direito divino A Europa estava longe de possuir uniformidade nos regimes polticos, assim, o regime dominante era o da monarquia de carter absoluto (monarquia absoluta). Esta centralizao foi favorecida por um conjunto de fatores: O ressurgimento do mundo urbano e da economia mercantil; O desejo de ascenso da burguesia enriquecida; O desenvolvimento rural que influenciou decisivamente o pensamento jurdico e politico; O crescimento econmico e o alargamento geogrfico impuseram a necessidade de uma organizao mais completa, unitria e permanente.

Estes fatores conjugaram-se para valorizar a figura do rei junto das comunidades da poca, fornecendo-lhe os necessrios apoios sociais, econmicos e jurdicos. Os reis absolutos exerceram o poder de forma: pessoal (no admitindo delegaes); absoluta (no reconhecendo outro poder seno o dele) e nica (no repartida ou partilhada com ningum). A soberania rgia era um legado divino, recebido diretamente pelos reis no dia da sua coroao, quando eram ungidos e sacralizados como imagens de Deus sobre a Terra. O soberano absoluto detinha superiormente todos os poderes polticos: Poder legislativo s o rei podia promulgar ou revogar as leis; Poder judicial o rei era o supremo juiz, aplicava a justia. Poder executivo do rei dependiam todas as decises: possua a chefia suprema do exrcito, s ele podia declarar a guerra ou a paz, chefiava todas as instituies e rgos e eram a ele devidos todos os impostos.

Resumindo, os poderes do rei e o poder do Estado identificavam-se um com o outro. (O Estado sou eu!) Os prprios tericos do absolutismo lhe reconheciam alguns limites como: - As leis de Deus; - As leis da justia natural dos homens (direito propriedade, justia, vida, liberdade); - As leis fundamentais de cada reino. As monarquias ocidentais desta poca foram de facto absolutas, pois os seus soberanos

governavam sozinhos. Os monarcas absolutos fizeram questo de acentuar o cariz meramente consultivo dos conselhos de Estado, perderam o hbito de consultar as Cortes ou Estados Gerais e reforaram o carter temporrio e amovvel das delegaes de poder. Legislar, nomear juzes, oficiais e funcionrios, possuir tribunais, formar exrcitos, lanar impostos, fazer a guerra ou a paz e cunhar moeda foram funes e direitos exclusivamente rgios. Os modelos estticos de encenao do poder A morada do rei a corte tornou-se o local mais importante de cada reino. Nela reuniam-se os rgos poltico-consultivos e era frequentada pelos diplomatas, nacionais e estrangeiros, e pelas delegaes e embaixadas de outros pases. A centralizao das funes e das decises mais importantes da vida pblica na corte fez dela um plo de atraco para todos os que dependiam e colaboravam com o poder real ou nele procuravam favores e mercs. Foi assim que a corte se encheu de corteso que, enfraquecia nos seus rendimentos fundirios e diminuda nas suas imunidades e privilgios, procurava junto do rei novas formas de aumentar a sua fortuna e condio. Os reis procuraram manter os nobres sob fiscalizao e controlo diretos, contribuindo para a sua mais rpida disciplinizao. A grandiosidade da corte deveria corresponder grandiosidade do rei que ela albergava. Sociedade e poder em Portugal: a afirmao do absolutismo A monarquia portuguesa conheceu tambm o regime absolutista que, em Portugal, o poder do rei absoluto foi considerado de origem divina e a autoridade rgia sobrepunha-se a todos os outros rgos governativos. O rei , no seu reino, por direito divino e humano, senhor da vida e da morte dos homens. Na construo do absolutismo em Portugal houve vrias fases: D.Joo I a D.Joo II (sc. XV o rei assume-se como o pai dos sbditos); D. Manuel I a D.Joo V (sc. XVI ao sc. XVII estabelecimento do poder pessoal dos reis); D.Jos I e atuao do ministro Marqus de Pombal a autoridade rgia controla todos os aspetos da vida pblica; 1820 o absolutismo rgio extinto com a revoluo liberal.

Preponderncia da nobreza fundiria e mercantilizada Aps o perodo de renovao social caracterizaram-se por um reforo da posio socioeconmica das ordens privilegiadas (sc. XVI e XVII). Nobreza: ocupada os mais altos cargos administrativos e militares do reino e funes no imprio o que lhe proporcionava honras e mercs: - Afirmao dos fidalgos-mercadores (nobres com negcios lucrativos); - Concentrao das terras nas mos dos nobres (vnculos, comendas e morgadios).

Clero: aumento do seu patrimnio fundirio.

A debilidade da burguesia Outra das caractersticas da sociedade portuguesa foi a debilidade da burguesia enquanto grupo social autnomo. Fatores que ajudam a explicar esse fenmeno social: O monoplio rgio ultramarino que impossibilitou as iniciativas privadas; A ocupao pela nobreza do comrcio colonial, que seria da burguesia; A dependncia em relao nobreza, ocupava ainda os cargos polticos, administrativos e militares.

Sc. XVII a viragem do comrcio colonial do ndico para o Atlntico favoreceu a ascenso de alguma burguesia. Consequncias para o reino: 1. 2. 3. 4. Permanncia de uma mentalidade e valores tradicionais; Reforo do senhoralismo; Bloqueamento da economia interna; Estagnao das atividades produtivas do reino pela falta de investimento.

Criao do aparelho burocrtico do Estado absoluto no sculo XVII O aparelho burocrtico do Estado era constitudo por rgos, sofrendo algumas reformas e esvaziamento e competncias, durante o domnio filipino. Com a subida de D.Joo IV ao trono de Portugal restaurao da independncia. Uma das primeiras preocupaes do rei foi criar rapidamente novas instituies que legitimassem a sua autoridade. Foi, em 1640, criado o Conselho de Guerra: responsvel pela gesto legistico-militar e jurisdicional e reorganizado o Conselho de Estado (conjunto de secretrios de Estado e o rei) com a criao: Do Conselho Ultramarino: recebia todas as cartas e despachos do Ultramar; cabia-lhe o provimento dos ofcios (justia, guerra e fazenda), expedio de naus. Da Junta de Trs Estados: competia a administrao e superviso da recolha de impostos.

- Inicialmente criao de apenas uma secretria de Estado; posteriormente surge a secretria das mercs e Expediente e secretria da Assinatura. O absolutismo joanino O absolutismo joanino caracterizou-se no s pela grandeza e pelo fausto do rei e da corte, mas tambm pela reforma e/ou criao de instituies polticas e governativas. A poltica cultural de D.Joo V traduziu-se no desenvolvimento das letras, das cincias e das artes. Grandeza e fausto do rei e da corte Marcada pela explorao do ouro brasileiro, a governao conheceu um desafogo financeiro que lhe possibilitou uma: - poltica de grandes obras (Palcio Convento de Mafra, Aquedutos de guas livres, Baslica Patriarcal de Lisboa, Igreja das Necessidades, etc.) - apoio s artes e s cincias corte apoiando o teatro, ensino da msica, financiamento a bibliotecas, criao da real Academia de Roma e outras instituies culturais, artsticas e religiosas. - vida fautosa da corte com festas, saraus e peras. Reformas polticas e governao O absolutismo traduziu-se no fortalecimento do poder real e na expanso das reas de influncia do Estado, numa maior submisso da nobreza, na no convocao das cortes e pelo governo de trs estados com maiores competncias pelo rei. A poltica cultural de D.Joo V A prosperidade econmica e a paz foram determinantes para o desenvolvimento das letras, das cincias e das artes. As ideias de progresso e de Razo foram sendo introduzidas em Portugal pelos diplomatas portugueses que serviam nas cortes estrangeiras. A intensidade dos contactos internacionais resultou numa vida cultural bastante rica: em peas literrias barrocas, na produo de comdias, farsas e tragdias, a familiarizao com a msica e com a arte, em peras e concertos. D.Joo V tambm se preocupou com o ensino da msica, com o movimento cientfico mas apesar dos grandes progressos culturais verificados no perodo joanino, o grande salto que iria significar a introduo da cultura iluminista produziria os seus melhores resultados. O barroco joanino O barroco constituiu uma expresso artstica adequada imagem de grandeza e de magnificincia de D.Joo V. De facto, o barroco joanino, com os seus efeitos de riqueza e movimento, era uma arte de corte e de luxo, tendente a fascinar e a provocar a admirao dos

seus sbditos. Grandiosas obras rgias de arquitetura, como igrejas, conventos, palcios, solares foram construdos nesta poca. Foi nos interiores que o barroco joanino se revelou mais original: nos trabalhos de talha dourada e azulejos e de outras artes decorativas, como a ourivesaria, o mobilirio A decorao barroca distingue-se pela riqueza e abundncia dos materiais empregues, pela magnificncia das peas e por algum exagero ornamental.

2.2. A Europa dos parlamentos: sociedade e poder poltico


A Holanda e a Inglaterra constituram dois modelos de sociedades e de Estados que tinham como principais marcas a afirmao poltica da burguesia, a recuso do absolutismo, a defesa da tolerncia e do parlamentarismo. Afirmao poltica da burguesia nas Provncias Unidas, no sculo XVII A populao holandesa era urbana e a estrutura da sociedade apresentava um aspeto diferente do das restantes sociedades europeias: A sua nobreza era numericamente reduzida; A maior parte da sua populao pertencia burguesia que dominavam a vida econmica e o aparelho poltico-constitucional; O nvel de vida da sua populao era dos mais elevados da Europa.

A burguesia holandesa teve um papel fundamental na formao de uma repblica de mercadores. Isto foi possvel porque a Holanda desenvolveu uma forma extraordinria a nvel econmico e social o que permitiu o comrcio mundial. A prosperidade da Holanda assentou em duas vertentes: - no incremento das atividades produtivas internas; - no alargamento das redes martimo-comerciais externas: a nvel europeu com o transporte de produtos e a nvel mundial com o trfico dos produtos. A burguesia capitalista das grandes cidades cultivava um esprito de tolerncia e de liberdade. O poder poltico caracterizava-se com uma federao de estados (primazia das provncias da Holanda), um regime republicano e parlamentar, uma administrao do Estado a cargo da burguesia e uma defesa do Estado a cargo na nobreza. Grotius e legitimao do domnio dos mares - Legitimao do domnio dos mares com Hugo Grotius: rejeita a doutrina do mare clausum e defende a doutrina do mar libertum. - Ao militar e comercial das companhias comerciais monopolistas (Companhia das ndias e Companhia das ndias Orientais). Na Africa conquistaram a Mina aos portugueses. No Oriente expulsaram os portugueses de Mascate, Ormuz, Ceilo, etc. A sua principal rea de

implantao estabeleceu-se, contudo, na Insulndia, regio onde se situaram as suas mais importantes feitorias. Nas Amricas fundaram a colnia de Nova Amesterdo (futura Nova Iorque) que perderam para os ingleses. Recusa do absolutismo pela sociedade inglesa O absolutismo no era bem aceite pelos ingleses que, desde o sculo XIII (com a Magna Carta, 1215), negavam ao rei o direito de, s por si, fazer leis e aumentar impostos, sendo obrigado a convocar regularmente o Parlamento, para a serem votadas as leis e serem concedidos os subsdios pedidos pelo monarca limitando, assim, o poder rgio. Sob o ponto de vista religioso, Jaime I era favorvel hierarquia anglicana, tendo perseguido com ferocidade os catlicos, que foram excludos das funes pblicas e proibidos do exerccio de certas profisses liberais. Muitos puritanos que se recusavam a praticar o rito anglicano foram tambm perseguidos, tendo, por isso, emigrado em grandes contingentes para as colnias da Amrica do Norte. Depois de Jaime I ter morrido sucedeu-lhe o seu filho Carlos I que herdou do pai, alm do trono, as ideias despticas e intolerantes. Logo no primeiro ano do reinado de Carlos I, o Parlamento recusou votar favoravelmente os impostos solicitados pelo rei e apresentou-lhe a Petio de Direitos. A Petio de Direitos destinava-se a garantir a soberania do Parlamento em matria de impostos. Estes criaram novos impostos e estenderam o anglicanismo a todo o pas. Mas, estas atitudes tiveram consequncias como a invaso da Inglaterra por parte dos escoceses que se recusaram a aceitar as imposies de carter religioso; combates violentos contra a ditadura do rei e dos seus ministros e, ainda, a guerra civil entre os adeptos do rei e os adeptos do Parlamento.

S-ar putea să vă placă și