Sunteți pe pagina 1din 42

RESOLUO NORMATIVA - RN N 124, DE 30 DE MARO DE 2006

Dispe sobre a aplicao de penalidades para as infraes legislao dos planos privados de assistncia sade. [ndice Geral] [ndice de Tipos Infracionais] [Correlaes] [Alteraes] [Revogaes] A Diretoria Colegiada da Agncia Nacional de Sade Suplementar ANS, no uso das atribuies que lhe confere o art.4, incisos XXIX, XXX e XLI, alnea f e 1 da Lei n 9.961, de 28 de janeiro de 2000, e em cumprimento aos artigos 25 e 27 da Lei n 9.656, de 3 de junho de 1998, em reunio realizada em 29 de maro de 2006, adotou a seguinte Resoluo, e eu, Diretor-Presidente, determino sua publicao:

TTULO I DISPOSIES GERAIS CAPTULO I DA ABRANGNCIA DA NORMA


Art. 1 As operadoras dos produtos de que tratam o inciso I e o 1 do art. 1 da Lei n 9.656, de 1998, seus administradores, membros de conselhos administrativos, deliberativos, consultivos, fiscais e assemelhados, quando violarem os contratos de planos privados de assistncia sade ou a legislao do mercado de sade suplementar, esto sujeitos s penalidades institudas pela Lei n 9.656, de 1998, e graduadas nesta Resoluo, sem prejuzo da aplicao das sanes de natureza civil e penal cabveis, conforme especificado. Pargrafo nico. Incluem-se na abrangncia desta Resoluo todas as pessoas jurdicas de direito privado, independentemente da sua forma de constituio, definidas na Lei n 9.656, de 1998, e na Lei n 10.185, de 12 de fevereiro de 2001, inclusive seus administradores, membros de conselhos administrativos, deliberativos, consultivos, fiscais e assemelhados e os prestadores de servios de sade.

CAPTULO II DAS ESPCIES DE PENALIDADE E DOS CRITRIOS DE APLICAO


Art. 2 Para efeitos desta Resoluo, os infratores da legislao a que est submetida a atividade de operao de planos privados de assistncia sade estaro sujeitos s seguintes sanes administrativas: I - advertncia; II - multa pecuniria; III - cancelamento da autorizao de funcionamento e alienao da carteira da operadora;

IV - suspenso de exerccio do cargo; V - inabilitao temporria para o exerccio de cargo em operadoras de planos de assistncia sade; e VI - inabilitao permanente para exerccio de cargos de direo ou em conselhos das operadoras, bem como em entidades de previdncia privada, sociedades seguradoras, corretoras de seguros e instituies financeiras. 1 As sanes previstas nos incisos I a III deste artigo so aplicveis s operadoras de planos privados de assistncia sade, independentemente daquelas estabelecidas nos incisos I, IV, V e VI, que so aplicveis aos seus administradores, membros de conselhos administrativos, deliberativos, consultivos, fiscais e assemelhados. 2 Aos prestadores de servio de sade aplicvel a sano prevista no inciso II. Art. 3 A ANS, de acordo com as sanes discriminadas nesta Resoluo, bem como com a gravidade e as conseqncias do caso e o porte econmico da operadora, estabelecer qual a penalidade ser imposta, que, a critrio da autoridade julgadora, poder ser aplicada isolada ou cumulativamente, quando houver previso de mais de uma sano. Pargrafo nico. Na aplicao de sano aos administradores ou aos membros de conselhos administrativos, deliberativos, consultivos, fiscais e assemelhados das operadoras, a ANS, alm de observar os parmetros acima expostos, atentar para a culpabilidade dos infratores. Art. 4 de competncia da Diretoria de Fiscalizao da ANS, a aplicao, em primeira instncia, das penalidades previstas nesta Resoluo e da Diretoria Colegiada a deciso definitiva a ser proferida em sede recursal.

Seo I Da Advertncia
Art. 5 A sano de advertncia poder ser aplicada, a critrio da autoridade julgadora, nos casos previstos nesta norma e desde que atendida ao menos uma das seguintes condies circunstncias descritas nos incisos I a III do art. 8, ou uma das condies abaixo previstas: I ter ocorrido o cumprimento da obrigao at o dcimo dia contado da data do recebimento da intimao pela operadora para cincia do auto; ou II no ter havido leso irreversvel ao bem jurdico tutelado pela norma infringida. 1 A sano de advertncia ser aplicada por escrito. 2 Na hiptese de o infrator ter incorrido reiteradamente na mesma infrao, a ANS poder deixar de aplicar a pena de advertncia, para aplicar uma sano mais grave.

Seo II Da Multa
Art. 6 A sano de multa ser aplicada por deciso da autoridade julgadora, que dever fix-la de acordo com os limites e os critrios definidos em lei e indicados nesta Resoluo.

Subseo I Das agravantes e atenuantes


Art. 7 So circunstncias que sempre agravam a sano, quando no se constituem na prpria infrao: I - ter a prtica infrativa importado em risco ou conseqncia danosa sade do consumidor; II - deixar o infrator, tendo conhecimento do ato lesivo, de tomar providncias para atenuar ou evitar suas conseqncias danosas; ou III ser o infrator reincidente. Pargrafo nico. Cada circunstncia agravante implicar o acrscimo de 10% (dez por cento) do valor da multa. Art. 8 So circunstncias que sempre atenuam a sano: I - ser a infrao provocada por lapso do autor e no lhe trazer nenhum benefcio, nem prejuzo ao consumidor; ou II - ter o infrator incorrido em equvoco na compreenso das normas regulamentares da ANS, claramente demonstrada no processo; III ter o infrator adotado voluntariamente providncias suficientes para reparar a tempo os efeitos danosos da infrao. Pargrafo nico. Cada circunstncia atenuante implicar a reduo de 10% (dez por cento) do valor da multa.

Subseo II Dos fatores de compatibilizao da penalidade.


Art. 9 No caso de infraes que produzam efeitos de natureza coletiva, o valor da multa pecuniria fixada poder ser aumentado em at vinte vezes, at o limite estabelecido no art. 27 da Lei n 9.656, de 1998, observados os seguintes parmetros de proporcionalidade: I - de 1 (um) a 1.000 (mil) beneficirios: at 1 (uma) vez o valor da multa; II - de 1.001 (mil e um) a 20.000 (vinte mil) beneficirios: at 5 (cinco) vezes o valor da multa;

III - de 20.001 (vinte mil e um) a 100.000 (cem mil) beneficirios: at 10 (dez) vezes o valor da multa; IV - de 100.001(cem mil e um) a 200.000 (duzentos mil) beneficirios: at 15 (quinze) vezes o valor da multa; e V - a partir de 200.001 (duzentos mil e um) beneficirios: at 20 (vinte) vezes o valor da multa. V de 200.001 (duzentos mil e um) a 1.000.000 (um milho) de beneficirios: at 20 (vinte) vezes o valor da multa; (Redao dada pela RN n 151, de 2007) VI a partir de 1.000.001 (um milho e um) beneficirios: 20 (vinte) vezes o valor da multa. (Includo pela RN n 151, de 2007) 1 Para os fins deste artigo, as operadoras que no tiverem fornecido ANS o cadastro de beneficirios, ser aplicado o fator indicado no inciso V. 1 Para os fins deste artigo, as operadoras que no tiverem fornecido ANS o cadastro de beneficirios, ser aplicado o fator indicado no inciso VI. (Redao dada pela RN n 151, de 2007) 2 Para a aplicao do fator multiplicador ser considerado o nmero de beneficirios informado na data da lavratura do auto de infrao. Art. 10. Sero considerados os seguintes fatores multiplicadores para o clculo do valor das multas, com base no nmero de beneficirios das operadoras, constante no cadastro j fornecido ANS: I - de 1 (um) a 1.000 (mil) beneficirios: 0,2 (dois dcimos); II - de 1.001 (mil e um) a 20.000 (vinte mil) beneficirios: 0,4 (quatro dcimos) III - de 20.001 (vinte mil e um) a 100.000 (cem mil) beneficirios: 0,6 (seis dcimos); IV - de 100.001(cem mil e um) a 200.000 (duzentos mil) beneficirios: 0,8 (oito dcimos); e V - a partir de 200.001 (duzentos mil e um): 1,0 (um). 1 Para os fins deste artigo, as operadoras que no tiverem fornecido ANS o cadastro de beneficirios, ser aplicado o fator indicado no inciso V. 2 Para a aplicao do fator multiplicador ser considerado o nmero de beneficirios informado na data da lavratura do auto de infrao.

Subseo III Da fixao do valor da multa


Art. 11. A multa ser graduada, aplicando-se, sucessivamente, as agravantes, as atenuantes e, por fim, a compatibilizao da sano em funo de efeitos de natureza coletiva e em razo do nmero

de beneficirios da operadora. Pargrafo nico. Os critrios aludidos neste artigo e estabelecidos nos arts. 7 ao 10 no se aplicam aos arts. 18; 33 e 89 desta Resoluo. Art. 12. O resultado alcanado do clculo da multa no poder importar em valor inferior a R$5.000,00 (cinco mil reais), nem superior a R$1.000.000,00 (um milho de reais). 1 No est sujeita ao limite de que trata o caput deste artigo a multa diria prevista no art. 18 e no art. 89 desta Resoluo. 2 Para a aplicao de multa diria prevista no art. 18, a ANS dever considerar, como termo inicial a data da lavratura do auto de infrao e, como termo final, a data de cessao da prtica infrativa. 3 Na hiptese de a operadora no providenciar a autorizao de funcionamento, o termo final ser a data em que a ANS determinar a alienao da carteira ou quando constatado indcio de sua dissoluo irregular. 3 Para fins desta Resoluo, considera-se cessada a prtica infrativa: (Redao dada pela RN n 161, de 2007) [1] I- na data em que a operadora providenciar a autorizao de funcionamento; II- na data em que a ANS constatar indcio de sua dissoluo irregular; ou III- na data da publicao da deciso da ANS que decretar sua direo fiscal, ou direo tcnica, ou liquidao extrajudicial, ou determinar a alienao de sua carteira, o que dever ocorrer em at 90 (noventa dias) a contar da lavratura do auto. 4 No ocorrendo as hipteses dos incisos I e II do 3 e esgotado o prazo de 90 (noventa) dias previsto no inciso III do mesmo pargrafo, esse ser considerado o termo final da multa diria, caso a ANS no tenha adotado nenhuma das medidas previstas naquele dispositivo (Includo pela RN n 161, de 2007) 5 O dever de a ANS implementar as medidas dispostas no inciso III do 3 permanece mesmo aps ultrapassado o prazo de 90 (noventa) dias. (Includo pela RN n 161, de 2007) 6 To logo a Diretoria de Fiscalizao DIFIS tome conhecimento da ocorrncia da infrao prevista no art. 18 desta Resoluo dever comunicar Diretoria de Normas e Habilitao das Operadoras DIOPE, para que esta adote as medidas previstas no inciso III do 3. (Includo pela RN n 161, de 2007) Art. 13. As operadoras e os prestadores de servio de sade esto sujeitos multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por dia, nos termos do 1 do art. 4 da Lei n. 9.961, de 2000. 1 A aplicao da multa a se refere este artigo ser precedida de intimao da ANS para o cumprimento da obrigao, com a definio de prazo no inferior a 15 dias, bem como a indicao

sujeio da penalidade de que trata o caput deste artigo. 2 Expirado o prazo previsto no pargrafo anterior, a ANS expedir notificao ao prestador de servio, com a fixao do termo final para o cumprimento da obrigao, aps o que ser computada a multa diria prevista neste artigo. 3 A multa pode ser aumentada em at vinte vezes, se necessrio, para garantir a sua eficcia em razo da situao econmica da operadora ou do prestador de servios.

Seo III Do Cancelamento da Autorizao de Funcionamento e Alienao da Carteira da Operadora


Art. 14. O cancelamento da autorizao de funcionamento, para efeito desta Resoluo, a sano que implica o impedimento do exerccio da atividade de operadora de planos de assistncia sade e somente ocorrer aps a alienao da carteira de beneficirios da operadora. Art. 14. O cancelamento da autorizao de funcionamento, para efeito desta Resoluo, a sano que implica o impedimento do exerccio da atividade de operadora de planos de assistncia sade. (alterado pela RN n 301, de 07 de agosto de 2012) Pargrafo nico. Para fins de aplicao do caput deste artigo,a ANS previamente adotar as medidas necessrias para a proteo dos beneficirios que estiverem vinculados operadora de planos de assistncia sade, conforme o caso. (Includo pela RN n 301, de 07 de agosto de 2012)

Seo IV Da Suspenso de Exerccio do Cargo


Art. 15. A suspenso do exerccio de cargo, pelo prazo mnimo de 60 (sessenta) e mximo de 180 (cento e oitenta dias), aplica-se aos administradores, membros de conselhos administrativos, deliberativos, consultivos, fiscais e assemelhados de operadoras de planos privados de assistncia sade, na hiptese de prticas infrativas previstas nesta Resoluo. 1 A suspenso do exerccio de cargo ser aplicada em dobro na hiptese de reincidncia, observado o limite de 180 (cento e oitenta dias). 2 A reincidncia em infrao punida com suspenso do exerccio de cargo pelo prazo mximo implicar a aplicao da sano de inabilitao temporria pelo prazo de 1 (um) ano, exceto nos casos previstos nos arts. 30, 38 e 45.

Seo V Da Inabilitao Temporria


Art. 16. A inabilitao do exerccio de cargo, pelo prazo mnimo de 1 (um) ano e mximo de 5 (cinco) anos, aplica-se aos administradores, membros de conselhos administrativos, deliberativos, consultivos, fiscais e assemelhados de operadoras de planos privados de assistncia sade, na hiptese de praticas infrativas previstas nesta Resoluo.

Seo VI Da Reincidncia
Art. 17. Considera-se reincidncia a prtica pelo mesmo infrator de infrao da mesma espcie, punida por deciso administrativa definitiva. 1 Ocorrer a reincidncia quando, entre a data do trnsito em julgado e a data da prtica da infrao posterior, houver decorrido perodo de tempo no superior a 1 (ano) ano. 2 Excepcionam-se ao disposto no pargrafo anterior as infraes previstas no Captulo II do Ttulo II desta Resoluo, hiptese em que o decurso de tempo no ser superior a 2 (dois) anos.

TTULO II DAS INFRAES CAPTULO I DAS INFRAES DE NATUREZA ESTRUTURAL Seo I Do Exerccio da Atividade de Operadora
Autorizao de Funcionamento Art. 18. Exercer a atividade de operadora de plano privado de assistncia a sade sem autorizao da ANS: Sano - multa diria no valor de R$ 10.000,00. Registro de Produto Art. 19. Operar produto sem registro na ANS: Sano - multa de R$ 250.000,00. Pargrafo nico. Considera-se operar produto sem registro a comercializao de produtos suspensos ou cancelados. (Includo pela RN n 148, de 2007) Produto Diverso do Registrado Art. 20. Operar produto de forma diversa da registrada na ANS: Sano advertncia; multa de R$ 50.000,00. Produto Bloqueado ou em Extino de Entidade de Autogesto

Art. 20-A. Ofertar produto bloqueado ou em extino de entidade de autogesto. (Includo pela RN n 148, de 2007) Sano - advertncia; Multa de R$ 25.000,00. Grupo Restrito de Beneficirios Art. 20-B. Ofertar produto ativo beneficirio distinto do grupo restrito da modalidade autogesto. ( Includo pela RN n 148, de 2007) Sano - advertncia; multa de R$ 25.000,00. Contrato coletivo em desacordo com a regulamentao Art. 20-C. Permitir a adeso de novos beneficirios em contratos coletivos que permaneam em desacordo com a legislao em vigor. (Includo pela RN n 195, de 2009) Sano - multa de R$ 50.000,00. Ingresso de beneficirio em plano coletivo Art. 20D Admitir o ingresso de beneficirio em contrato coletivo que no detenha o vnculo exigido pela legislao. (Includo pela RN n 195, de 2009) Sano - multa de R$ 50.000,00. Sistemas de Descontos Art. 21. Operar sistemas de desconto ou de garantia de preos diferenciados no previstos em lei: Sano advertncia; multa de R$ 50.000,00. Segmentaes dos Produtos ou Servios Art. 22. Operar produto ou servio de sade que no apresente as caractersticas definidas em lei: Sano advertncia; multa de R$ 50.000,00.

Pessoa Jurdica Independente Art. 23. Deixar de constituir pessoa jurdica independente, com ou sem fins lucrativos, especificamente para operar planos privados de assistncia sade, na forma da Lei n 9.656, de 1998, e da regulamentao da ANS: Sano multa de R$ 200.000,00. Condies para o Exerccio do Cargo de Administrador Art. 24. Deixar de cumprir a regulamentao referente s condies para o exerccio do cargo de administrador de operadora de planos de assistncia sade: Sano advertncia; multa de R$ 50.000,00. Condies de Ingresso de Mantenedor ou Patrocinador Art. 24-A. Deixar de cumprir a regulamentao referente s condies para ingresso de mantenedor ou patrocinador em entidade de autogesto. (Includo pela RN n 148, de 2007) Sano - advertncia; Multa de R$ 25.000,00. Alienao Parcial de Carteira Art. 25. Alienar ou adquirir parte da carteira sem prvia autorizao da ANS: Alienao de Carteira Art. 25. Alienar ou adquirir total ou parcialmente carteira sem prvia autorizao da ANS: (Redao dada pela RN n 145, de 2007) Sano multa de R$ 200.000,00; suspenso do exerccio de cargo por 90 (noventa) dias. Alienao de Carteira Art. 26. Proceder alienao de carteira vedada pela legislao: Sano multa de R$ 100.000,00;

suspenso do exerccio de cargo por 60 (sessenta) dias. Registro de Alienao de Carteira Art. 27. Deixar de registrar o instrumento de cesso de carteira no cartrio competente: Sano advertncia; multa de R$ 25.000,00. Alteraes do Controle Societrio Art. 28. Deixar de cumprir a regulamentao da ANS referente aos atos de ciso, fuso, incorporao, alterao ou transferncia do controle societrio: Sano advertncia; multa de R$ 75.000,00. Pargrafo nico. Na hiptese de reincidncia, ser aplicada a suspenso do exerccio de cargo por 90 (noventa) dias, sem prejuzo da multa. Alteraes Societrias Art. 28. Deixar de cumprir a regulamentao da ANS referente aos atos de ciso, fuso, incorporao, desmembramento, alterao ou transferncia do controle societrio: Sano - multa de R$ 250.000,00, aplicvel operadora, e suspenso do exerccio de cargo de 90 (noventa) a 180 (cento e oitenta) dias, aplicveis aos administradores, membros de conselhos administrativos, deliberativos, consultivos, fiscais e assemelhados. (Redao dada Pela RN n 270, de 10/10/2011) Identificao de Operadora Art. 29. Deixar de cumprir regras estabelecidas pela regulamentao da ANS para identificao da operadora ou de seus produtos perante os consumidores, inclusive as referentes a material publicitrio de carter institucional : Sano advertncia; multa de R$ 10.000,00. Prticas Irregulares ou Nocivas Art. 30. Incorrer em prticas irregulares ou nocivas poltica de sade pblica:

Sano multa de R$ 250.000,00; suspenso do exerccio de cargo por 180 (cento e oitenta) dias. Pargrafo nico. Na hiptese de reincidncia, ser aplicada a inabilitao temporria de exerccio de cargo pelo prazo de 5 (cinco) anos, sem prejuzo da multa. Embarao Fiscalizao Art. 31. Obstruir, dificultar ou impedir por qualquer meio, o exerccio da atividade fiscalizadora da ANS: Sano advertncia; multa de R$ 50.000,00. Embarao Fiscalizao Art. 31. Obstruir, dificultar ou impedir por qualquer meio, o exerccio da atividade fiscalizadora da ANS: (Redao dada pela RN n 234, de 2010) Sano multa de R$ 50.000,00. Modelos e contedos assistenciais Art. 32. Deixar de cumprir as normas relativas aos contedos e modelos assistenciais: Sano advertncia; multa de R$ 35.000,00.

Seo II Dos Documentos e Informaes


Requerimento de informaes s operadoras e prestadores de servios Art. 33. Deixar de fornecer ou se recusar a enviar as informaes ou os documentos requeridos pelos Diretores da ANS ou encaminh-los com falsidade ou retardamento injustificado: Sano multa diria de R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Envio de Informaes Art. 34. Deixar de encaminhar ANS, no prazo estabelecido, os documentos ou as informaes devidas ou solicitadas, exceto na hiptese do artigo anterior:

Sano advertncia; multa de R$ 25.000,00. Envio de informaes das operadoras e dos prestadores de servios Art. 34. Deixar de encaminhar ANS, no prazo estabelecido, os documentos ou as informaes solicitadas, exceto na hiptese do artigo anterior: Sano - multa de R$ 25.000,00. (Alterado pela RN n 301, de 07 de agosto de 2012) Envio de Informaes Peridicas Art. 35. Deixar de encaminhar ANS, no prazo estabelecido, as informaes peridicas exigidas pela ANS: Sano advertncia; multa de R$ 25.000,00. Art. 35. Deixar de enviar ANS ou enviar, fora do prazo previsto na regulamentao, documento ou informao peridica: Sano - multa de R$ 25.000,00. (Alterado pela RN n 301, de 07 de agosto de 2012) 1 Para efeito do previsto no caput deste artigo, somente sero considerados os envios das informaes peridicas que tenham sido aceitas como vlidas pelos sistemas da ANS. (Incudo pela RN n 301, de 07 de agosto de 2012) 2 A multa ser individualizada por documento ou informao peridica no encaminhada ou encaminhada fora do prazo. (Includo pela RN n 301, de 07 de agosto de 2012) 3 Permanecendo a operadora inerte no perodo de um ano, no encaminhando documento ou informao peridica, poder ser aplicada a penalidade de cancelamento da autorizao de funcionamento e alienao da carteira de beneficirios, prevista no inciso III do art. 2 desta Resoluo Normativa. (Includo pela RN n 301, de 07 de agosto de 2012) Envio peridico de informaes sobre beneficirios Art. 36. Deixar de enviar ANS as informaes de natureza cadastral que permitam a identificao dos consumidores, titulares ou dependentes: Sano advertncia; multa de R$ 15.000,00.

Envio de informaes peridicas mensais Art. 36. Deixar de enviar ANS ou enviar, fora do prazo previsto na regulamentao, documento ou informao peridica mensalmente: Sano - multa de R$ 25.000,00. (Alterado pela RN n 301, de 07 de agosto de 2012) 1 A multa prevista no caput ser acrescida de 1/5 (um quinto) por perodo no encaminhado e/ou encaminhados em carter intempestivo. (Includo pela RN n 301, de 07 de agosto de 2012) 2 Permanecendo a operadora inerte no perodo de 180 (cento e oitenta) dias, no encaminhando documento ou informao peridica mensalmente, poder ser aplicada a penalidade de cancelamento da autorizao de funcionamento e alienao da carteira de beneficirios, prevista no inciso III do art. 2 desta Resoluo Normativa. (Includo pela RN n 301, de 07 de agosto de 2012) Incorrees e Omisses nas Informaes Art. 37. Encaminhar ANS os documentos ou as informaes devidas, contendo incorrees ou omisses: Sano advertncia; multa de R$ 10.000,00. Falsidade ou Fraude Art. 38. Fornecer ANS, exceto na hiptese do art. 33, informaes ou documentos falsos ou fraudulentos: Sano - multa de R$ 100.000,00; suspenso do exerccio de cargo por 180 (cento e oitenta) dias. Pargrafo nico. Na hiptese de reincidncia, ser aplicada a inabilitao temporria de exerccio de cargo pelo prazo de 5 (cinco) anos, sem prejuzo da multa. Manuteno de Documentos ou Informaes Art. 39. Deixar de manter, para verificao da ANS, documentao ou informao devida, na forma da lei: Sano advertncia; multa de R$ 35.000,00. Publicao de Informaes

Art. 40. Deixar de publicar, em jornal ou rgo oficial de imprensa, as informaes exigidas pela ANS: Sano advertncia; multa de R$ 25.000,00. Publicao ou Divulgao de Informaes (Alterao dada pela RN n 309, de 24 de outubro de 2012) Art. 40. Deixar de publicar ou divulgar, nos meios definidos nos normativos especficos, as informaes exigidas pela ANS: Sano - multa de R$ 30.000,00. (Alterao dada pela RN n 309, de 24 de outubro de 2012)

Seo III Do Relacionamento da Operadora com o Prestador


Unimilitncia Art. 41. Exigir exclusividade do prestador de servio: Sano advertncia; multa de R$ 50.000,00. Restrio da Atividade do Prestador Art. 42. Restringir, por qualquer meio, a liberdade do exerccio de atividade profissional do prestador de servio: Sano advertncia; multa de R$ 35.000,00. Contratualizao Art. 43. Deixar de cumprir as regras estabelecidas para formalizao dos instrumentos jurdicos firmados com pessoa fsica ou jurdica prestadora de servio de sade: Sano advertncia; multa de R$ 35.000,00. Pargrafo nico. Incorre na mesma sano a entidade de autogesto que deixar de cumprir a regulamentao referente contratao de rede de prestao de servios de entidades congneres

ou de outra operadora. (Includo pela RN n 148, de 2007) Pargrafo nico. Incorre na mesma sano a entidade de autogesto e a operadora por ela contratada que descumprirem a regulamentao referente contratao de rede de prestao de servios, em especial o artigo 21 da RN n 137, de 14 de novembro de 2006. (Redao dada pela RN n 272, de 20/10/2011) Padro de Informaes com Prestadores Art. 44. Deixar de cumprir as normas relativas ao padro essencial obrigatrio para as informaes trocadas entre operadoras e prestadores de servios de sade, sobre o atendimento prestado a seus beneficirios: Sano advertncia; multa de R$ 35.000,00. Pargrafo nico. Aplica-se este artigo tambm na hiptese de descumprimento dos arts. 2; art. 4, caput e pargrafo nico; art. 5; e art. 12 da Resoluo Normativa n 190, de 30 de abril de 2009. (Includo pela RN n 190, de 30/04/2009) Pargrafo nico. Aplica-se este artigo tambm na hiptese de descumprimento dos arts. 2; art. 4, caput e pargrafo nico; e art. 12 da Resoluo Normativa N 190, de 30 de abril de 2009. (Redao dada pelo artigo 8 da RN n 285, de 23/12/2011) Art. 44-A. Utilizar a ausncia ou a perda dos atributos de qualificao dos prestadores de servio como critrio, exclusivo, de descredenciamento de prestadores. Sano - advertncia; multa de R$ 35.000,00. Art. 44-B. Deixar de incluir os atributos de qualificao dos prestadores de servio em seus materiais de divulgao da rede assistencial no prazo estabelecido. Sano - advertncia; multa de R$ 35.000,00. Art. 44-C. Deixar, a operadora que possua rede prpria de prestadores, de fornecer informaes relevantes para fomentar o uso dos indicadores de monitoramento da qualidade assistencial. Sano - advertncia; multa de R$ 35.000,00.

CAPTULO II DAS INFRAES DE NATUREZA ECONMICO-FINANCEIRA Seo I

Da Situao Econmico-Financeira
Operaes Contrrias Lei Art. 45. Realizar operaes financeiras vedadas por lei: Sano - multa de R$ 100.000,00; suspenso do exerccio de cargo por 180 (cento e oitenta) dias. Pargrafo nico. Na hiptese de reincidncia, a ANS poder cancelar a autorizao de funcionamento e alienar a carteira da operadora, bem como aplicar a inabilitao temporria de exerccio de cargo pelo prazo de 5 (cinco) anos. Recursos pela Alienao Compulsria de Carteira Art. 46. Deixar de depositar integralmente os recursos percebidos na alienao compulsria de carteira em instituio financeira indicada pela ANS ou moviment-los sem autorizao de diretor tcnico, diretor fiscal ou servidor indicado pela ANS: Sano inabilitao temporria de exerccio de cargo pelo prazo de 5 (cinco) anos. Adoo do Plano de Contas Art. 47. Deixar de adotar o Plano de Contas Padro da ANS, na forma prevista na regulamentao: Sano advertncia; multa de R$ 100.000,00. Pargrafo nico. Na hiptese de reincidncia, ser aplicada a suspenso do exerccio de cargo por 90 (noventa) dias, sem prejuzo da multa. Escriturao de Registros Contbeis Art. 48. Deixar de escriturar os registros contbeis ou os registros auxiliares obrigatrios ou escritur-los em desacordo com a regulamentao da ANS: Sano advertncia; multa de R$ 80.000,00. Submisso de Contas a Auditores Independentes Art. 49. Deixar de submeter as contas a auditores independentes, registrados no Conselho de Contabilidade e na Comisso de Valores Mobilirios:

Sano advertncia; multa de R$ 80.000,00. Publicao de Demonstraes Contbeis Art. 50. Deixar de publicar as demonstraes contbeis, conforme estabelecido na legislao em vigor: Sano advertncia; multa de R$ 50.000,00. Constituio de Provises Tcnicas Art. 51. Deixar de constituir as provises tcnicas estabelecidas pela regulamentao da ANS: Sano advertncia; multa de R$ 80.000,00. Pargrafo nico. Se constitudas as provises tcnicas de forma insuficiente: Sano advertncia; multa de R$ 70.000,00. Provises Tcnicas, Fundos e Provises Art. 52. Deixar de cumprir as regras referentes a aplicao, registro e disponibilidade dos bens garantidores das provises tcnicas, fundos e provises: Sano advertncia; multa de R$ 80.000,00. Vinculao de Ativos Garantidores Art. 53. Deixar de vincular ANS os ativos necessrios garantia das provises tcnicas constitudas: Sano advertncia; multa de R$ 80.000,00.

Inadequao ou Insuficincia de Ativos Garantidores Art. 54. Vincular ANS, de forma inadequada, os ativos necessrios garantia das provises tcnicas constitudas: Sano advertncia; multa de R$ 50.000,00. Pargrafo nico. Se os ativos de que trata o caput deste artigo forem insuficientes: Sano advertncia; multa de R$ 70.000,00. Alienao de Ativos Garantidores Art. 55. Alienar, prometer alienar ou de qualquer forma gravar ativos necessrios garantia das provises tcnicas, fundos especiais ou quaisquer outras provises exigidas, sem prvia e expressa autorizao da ANS: Sano multa de R$ 100.000,00. Pargrafo nico. Na hiptese de reincidncia, ser aplicada a suspenso do exerccio de cargo por 90 (noventa) dias, sem prejuzo da multa. Constituio de Provises Tcnicas Art. 56. Constituir provises tcnicas, sem prvia aprovao pela ANS da respectiva nota tcnica atuarial, na forma estabelecida pela legislao da ANS: Sano advertncia; multa de R$ 80.000,00.

Seo II Da Variao da Contraprestao Pecuniria


Mudana de Faixa Etria Art. 57. Exigir ou aplicar variao da contraprestao pecuniria, por mudana de faixa etria, acima do contratado ou em desacordo com a regulamentao da ANS: Sano advertncia; multa de R$ 45.000,00.

Pargrafo nico. Na hiptese de reincidncia, ser aplicada a suspenso do exerccio de cargo por 60 (sessenta) dias, sem prejuzo da multa. Reajuste no Autorizado ou Homologado Art. 58. Exigir ou aplicar reajuste da contraprestao pecuniria, por variao anual de custo, sem autorizao ou homologao da ANS: Sano advertncia; multa de R$ 35.000,00. Reajuste acima do Permitido Art. 59. Exigir ou aplicar reajuste da contraprestao pecuniria, por variao anual de custos, acima do contratado ou do percentual autorizado, divulgado ou homologado pela ANS: Sano advertncia; multa de R$ 45.000,00. Pargrafo nico. Na hiptese de reincidncia, ser aplicada a suspenso do exerccio de cargo por 60 (sessenta) dias, sem prejuzo da multa. Perodo de referncia Art. 60. Exigir ou aplicar reajustes sobre as contraprestaes pecunirias dos consumidores de planos contratados por pessoas fsicas em perodo de referncia posterior ao autorizado pela ANS: Sano advertncia; multa de R$ 35.000,00. Reviso Tcnica Art. 61. Deixar de cumprir as regras decorrentes da reviso tcnica autorizada pela ANS: Sano advertncia; multa de R$ 45.000,00. Pargrafo nico. Na hiptese de reincidncia, ser aplicada a suspenso do exerccio de cargo por 60 (sessenta) dias, sem prejuzo da multa. Reajuste de plano coletivo

Art. 61-A Exigir ou aplicar reajuste da contraprestao pecuniria do contrato coletivo em desacordo com a regulamentao especfica em vigor. (Includo pela RN n 195, de 2009) Sano - multa de R$ 45.000,00. Contraprestaes distintas em contratos coletivos Art. 61-B Exigir ou cobrar contraprestaes pecunirias distintas entre os consumidores que vierem a ser includos no contrato coletivo e os a ele j vinculados. (Includo pela RN n 195, de 2009) Sano - multa de R$ 45.000,00. Cobrar contraprestaes pecunirias em contratos coletivos diretamente do beneficirio Art. 61-C Cobrar contraprestaes pecunirias em contratos coletivos diretamente do consumidor: ( Includo pela RN n 195, de 2009) Sano multa de R$ 5.000,00 Agrupamento de Contratos. (Includo pela RN n 309, de 24 de outubro de 2012) Art. 61-D Deixar a operadora de promover o agrupamento com todos os seus contratos coletivos com menos de 30 (trinta) beneficirios, ou com o quantitativo de beneficirios estipulado pela prpria operadora, ou promov-lo em desacordo com a regulamentao especfica para o clculo do percentual de reajuste que ser aplicado a esse agrupamento:(Alterao dada pela RN n 309, de 24 de outubro de 2012) Sano - multa de R$ 45.000,00 (Incluido pela RN n 309, de 24 de outubro de 2012)

CAPTULO III DAS INFRAES DE NATUREZA ASSISTENCIAL Seo I Da Relao com o Consumidor
Ingresso de Consumidor em Plano Art. 62. Impedir ou restringir a participao de consumidor em plano privado de assistncia sade: Sano advertncia; multa de R$ 50.000,00. Renovao de Contratos Art. 62-A. Impedir ou restringir a participao de consumidor em plano privado de assistncia

sade, por ocasio da portabilidade de carncias: (Includo pela RN n 186, de 2009)

Art. 62-A Impedir ou restringir a participao de consumidor em plano privado de assistncia sade, por ocasio da portabilidade >de carncias ou da portabilidade especial de
carncias: (Redao dada pela RN n 252, de 28/04/2011)

Multa de R$ 50.000,00. Art. 62-B. Condicionar o exerccio do direito portabilidade de carncias adeso de todo o grupo familiar, em planos de contratao familiar: (Includo pela RN n 186, de 2009)

Art. 62-B Condicionar o exerccio do direito da portabilidade de carncias ou da portabilidade especial de carncias adeso de todo o grupo familiar, em planos de contratao familiar ou coletivo por adeso: (Redao dada pela RN n 252, de 28/04/2011)
Multa de R$ 40.000,00. Art. 62-C. Exigir ou tentar impor carncias ou cobertura parcial temporria a beneficirio que faz jus portabilidade de carncias: (Includo pela RN n 186, de 2009) Art. 62-C Exigir indevidamente ou tentar impor carncias ou cobertura parcial temporria a beneficirio que faz jus portabilidade de carncias ou portabilidade especial de carncias: (

Redao dada pela RN n 252, de 28/04/2011)


Multa de R$ 50.000,00. Art. 62-D. Cobrar valores superiores s condies normais de venda para os beneficirios que utilizarem a regra de portabilidade de carncias: (Includo pela RN n 186, de 2009)

Art. 62-D Cobrar valores superiores s condies normaisde venda para os beneficirios que utilizarem a regra de portabilidadede carncias ou portabilidade especial de carncias: ( Redao dada pela RN n 252, de 28/04/2011)
Multa de R$ 30.000,00. Art. 62-E. Cobrar custas adicionais em virtude do exerccio do direito portabilidade de carncias: ( Includo pela RN n 186, de 2009) Art. 62-E Cobrar custas adicionais em virtude do exerccio do direito portabilidade de carncias ou portabilidade especial de carncias:(Redao dada pela RN n 252, de 28/04/2011) Sano advertncia; Multa de R$ 30.000,00.

Art. 62-F. Deixar de cumprir as regras estabelecidas pela legislao para portabilidade de carncias, no enquadradas nos artigos anteriores: (Includo pela RN n 186, de 2009) Art. 62-F Deixar de cumprir as regras estabelecidas pela legislao para portabilidade de carncias ou portabilidade especial de carncias, no enquadradas nos artigos anteriores: (Redao dada pela RN n 252, de 28/04/2011) Sano advertncia; Multa de R$ 30.000,00. Art. 63. Exigir taxa de qualquer espcie ou valor no ato da renovao dos contratos de planos de assistncia sade: Sano advertncia; multa de R$ 25.000,00. Participao de consumidor em programas para a promoo da sade e de preveno de riscos e doenas (Acrescentado pela RN n 264, de 22/08/2011) Art. 63-A. Descumprir as regras previstas na regulamentao em vigor que dispem sobre programas para a promoo da sade e de preveno de riscos e doenas. (Acrescentado pela RN n 264, de 22/08/2011) Sano multa de R$ 20.000,00. (Acrescentado pela RN n 264, de 22/08/2011) Art. 63-B. Deixar de garantir ao consumidor bonificao e premiao pela participao dos beneficirios de planos privados de assistncia sade em programas para promoo da sade e de preveno de riscos e doenas. (Acrescentado pela RN n 265, de 22/08/2011) Sano multa de R$ 15.000,00. (Acrescentado pela RN n 265, de 22/08/2011) Art. 63-C. Exigir ou tentar impor prazo mnimo de participao sem direito bonificao ou premiao, ou qualquer valor para o consumidor que optar em participar dos programas que garantem bonificao e premiao pela participao dos beneficirios de planos privados de assistncia sade em programas para promoo da sade e de preveno de riscos e doenas. (Acrescentado pela RN n 265, de 22/08/2011) Sano multa de R$ 35.000,00. (Acrescentado pela RN n 265, de 22/08/2011) Art. 63-D. Exigir ou tentar impor ao consumidor participante dos programas para promoo da sade e de preveno de riscos e doenas o alcance de determinada meta ou resultado em sade para a obteno da bonificao ou premiao. (Acrescentado pela RN n 265, de 22/08/2011) Sano - multa de R$ 25.000,00. (Acrescentado pela RN n 265, de 22/08/2011)

Art. 63-E. Impedir, limitar ou dificultar, por qualquer meio, a adeso ou a efetiva participao do consumidor aos programas para promoo da sade e de preveno de riscos e doenas que garantem bonificao e premiao. (Acrescentado pela RN n 265, de 22/08/2011) Sano multa de R$ 25.000,00. (Acrescentado pela RN n 265, de 22/08/2011) Art. 63-F. Excluir o consumidor participante dos programas para promoo da sade e de preveno de riscos e doenas que garantem bonificao e premiao, salvo nos casos previstos na regulamentao em vigor. (Acrescentado pela RN n 265, de 22/08/2011) Sano multa de R$ 25.000,00. (Acrescentado pela RN n 265, de 22/08/2011) Art. 63-G. Descumprir as regras previstas na regulamentao em vigor que dispem sobre bonificao e premiao pela participao dos beneficirios de planos privados de assistncia sade em programas para promoo da sade e de preveno de riscos e doenas. (Acrescentado pela RN n 265, de 22/08/2011) Sano multa de R$ 20.000,00. (Acrescentado pela RN n 265, de 22/08/2011) Recontagem de Carncia Art. 64. Proceder recontagem de carncia, em descumprimento s regras estabelecidas pela legislao: Sano advertncia; multa de R$ 25.000,00. Fornecimento de Cpia do Instrumento Contratual Art. 65. Deixar de fornecer ao consumidor de plano individual ou familiar, quando da sua inscrio, cpia do contrato, do regulamento ou das condies gerais do contrato e de material exemplificativo de suas caractersticas, direitos e obrigaes: Sano advertncia; multa de R$ 5.000,00. Fornecimento de orientao para contratao ou guia de leitura contratual Art. 65-A Deixar de fornecer ao consumidor de plano coletivo orientao para contratao de planos de sade ou guia de leitura contratual: (Includo pela RN n 195, de 2009) Sano advertncia; multa de R$ 5.000,00

Preenchimento incompleto de formulrio em contratos coletivos Art. 65B Deixar de preencher os campos referentes data e identificao das partes e eventuais representantes constitudos, existentes nos formulrios adotados para proposta de contratao ou adeso dos planos coletivos comercializados ou disponibilizados. (Includo pela RN n 195, de 2009) Sano advertncia; Multa de R$ 5.000,00 Clusulas de Garantias Legais Art. 66. Deixar de prever clusulas obrigatrias no instrumento contratual ou estabelecer disposies que violem a legislao em vigor: Sano advertncia; multa de R$ 30.000,00. Clusula de Agrupamento. (Incluido pela RN n 309, de 24 de outubro de 2012) Art. 66-A Deixar a operadora de aditar o contrato quando obrigada a faz-lo, nos termos do normativo especfico, para fins de aplicao do reajuste calculado a partir do agrupamento de contratos: (Incluido pela RN n 309, de 24 de outubro de 2012) Sano - multa de R$ 30.000,00(Incluido pela RN n 309, de 24 de outubro de 2012) Negativa de Adaptao dos Contratos Art. 67. Deixar de proceder adaptao dos contratos Lei n 9.656/98, quando solicitado pelo consumidor , caso esta seja obrigatria pela legislao em vigor: Sano advertncia; multa de R$ 35.000,00. Negativa de Migrao ou Adaptao dos Contratos Art. 67. Deixar de proceder migrao ou adaptao dos contratos Lei n 9656, de 1998, quando solicitado pelo consumidor, nas hipteses em que esta seja obrigatria pela legislao em vigor: (Redao dada pela RN n 254, de 06/05/2011) Sano multa de R$ 50.000,00 Art. 67-A. Impedir, dificultar ou restringir o exerccio do direito adaptao ou migrao de contrato: (Includo pela RN n 254, de 06/05/2011)

Sano multa de R$ 50.000,00. Art. 67-B. Condicionar o exerccio individual do direito migrao adeso de todo o grupo familiar, em planos de contratao individual ou familiar e coletivo por adeso: (Includo pela RN n 254, de 06/05/2011) Sano multa de R$ 50.000,00. Art. 67-C. Deixar de observar, ao elaborar a proposta de adaptao ou de migrao, as formalidades devidas (ou obrigatrias) previstas na legislao em vigor: (Includo pela RN n 254, de 06/05/2011)

Sano multa de R$ 40.000,00. Art. 67-D. Alterar indevidamente as clusulas estabelecidas no contrato de origem, quando da adaptao: (Includo pela RN n 254, de 06/05/2011) Sano multa de R$ 40.000,00. Art. 67-E. Exigir ou tentar impor, na proposta de migrao ou de adaptao, perodo de carncia, em desacordo com a regulamentao de Adaptao e Migrao. (Includo pela RN n 254, de 06/05/2011) Sano multa de R$ 40.000,00 Art. 67-F. Deixar de promover, quando exigida pela ANS, a alterao da metodologia de clculo utilizada para a definio do ajuste da adaptao. (Includo pela RN n 254, de 06/05/2011) Sano multa de R$ 50.000,00. Art. 67-G. Promover, em desacordo com os critrios da ANS, a alterao da metodologia de clculo utilizada para definio do ajuste da adaptao. (Includo pela RN n 254, de 06/05/2011) Sano multa de R$ 50.000,00. Art. 67-H. Condicionar o exerccio do direito migrao ou adaptao ao pagamento de quaisquer valores adicionais: (Includo pela RN n 254, de 06/05/2011) Sano multa de R$ 50.000,00 Art. 67-I. Deixar de formalizar, nos prazos determinados, as alteraes contratuais necessrias perfeita adequao regulamentao vigente no setor de sade suplementar dos contratos de planos privados de assistncia sade celebrados anteriormente vigncia da Lei n 9656, de 1998, por prazo determinado, que tenham sido aditados aps 1 de janeiro de 1999 para prorrogao de seu prazo de durao ou sua renovao, ou que, mesmo no tendo sido formalmente aditados, sua execuo tenha sido tacitamente prolongada aps o termo final de vigncia: (Includo pela RN n 254, de 06/05/2011)

Sano multa de R$ 50.000,00 Adaptao dos contratos em Desacordo com a Legislao Art. 68. Deixar de cumprir as regras estabelecidas pela legislao para adaptao dos contratos firmados com os consumidores: Sano advertncia; multa de R$ 40.000,00. Adaptao ou migrao dos contratos em Desacordo com a Legislao Art. 68. Deixar de cumprir as regras estabelecidas pela legislao que disciplina a adaptao ou a migrao de contratos, no enquadradas nos artigos anteriores: (Redao dada pela RN n 254, de 06/05/2011) Sano multa de R$ 40.000,00. Alterao do Contrato em Desacordo com a Legislao Art. 69. Proceder a alteraes contratuais de planos de assistncias sade em desacordo com a legislao vigente: Sano advertncia; multa de R$ 35.000,00. Manuteno da Titularidade dos Contratos Art. 70. Deixar de manter a titularidade dos contratos na forma da legislao: Sano advertncia; multa de R$ 15.000,00. Mecanismos de Regulao Art. 71. Deixar de cumprir as regras referentes adoo e utilizao dos mecanismos de regulao do uso dos servios de sade: Sano advertncia; multa de R$ 30.000,00. Informao sobre Condies de Sade dos Consumidores

Art. 72. Divulgar ou fornecer a terceiros no envolvidos na prestao de servios assistenciais, informao sobre as condies de sade dos consumidores, contendo dados de identificao, sem a anuncia expressa dos mesmos, salvo em casos autorizados pela legislao: Sano multa de R$ 50.000,00. Pargrafo nico. Na hiptese de reincidncia, ser aplicada a suspenso do exerccio de cargo por 90 (noventa) dias, sem prejuzo da multa. Proteo de Informao sobre Consumidor Art. 73. Deixar de adotar os mecanismos mnimos de proteo informao em sade suplementar, previstos na regulamentao da ANS: Sano multa de R$ 50.000,00. Pargrafo nico. Na hiptese de reincidncia, ser aplicada a suspenso do exerccio de cargo por 30 (trinta) dias, sem prejuzo da multa. Informaes Devidas a Consumidores Art. 74. Deixar de comunicar aos consumidores as informaes estabelecidas em lei ou pela ANS: Sano advertncia; multa de R$ 25.000,00. Art. 74-A Deixar de fornecer Carta de Orientao ao Consumidor previamente ao preenchimento da declarao de sade no momento da assinatura do contrato ou adeso ao plano privado de assistncia sade. (Includo pela RN n 162, de 2007) Sano - advertncia multa R$ 25.000,00 Art. 74-A Divulgar os resultados de sua avaliao de desempenho erroneamente ou de forma diversa da prevista na regulamentao. (Redao dada pela RN n 193, de 2009) Sano advertncia; multa de R$ 25.000,00. Art. 74-A Deixar de fornecer Carta de Orientao ao Consumidor previamente ao preenchimento da declarao de sade no momento da assinatura do contrato ou adeso ao plano privado de assistncia sade. (O art. 74-A que fora includo pela RN n 162, de 2007, foi alterado pela RN n 193, entretanto, voltou com sua redao original, atravs da redao que a RN n 202, de 2009, deu

RN n 193, de 2009) Sano - advertncia multa R$ 25.000,00

[2] [3]

Art. 74-B Fornecer Carta de Orientao ao Consumidor fora do padro estabelecido pela ANS. ( Includo pela RN n 162, de 2007) Sano advertncia multa R$ de 10.000,00 Art. 74-C Divulgar os resultados de sua avaliao de desempenho erroneamente ou de forma diversa da prevista na regulamentao. (Includo pela RN n 193, de 2009, alterada pela RN n 202, de 2009) Sano advertncia multa de R$ 25.000,00. Art. 74-D. Veicular material publicitrio ou propaganda, por qualquer meio, com meno a processo de acreditao, certido de acreditao ou documento similar, que tenha sido executado ou emitido, respectivamente, por organismo de certificao que no tenha obtido previamente a homologao da DIOPE. (Acrescentado pelo art. 25 da RN n 277, de 07/11/2011) Sano - advertncia multa de R$ 80.000,00 Oferecimento de Plano de Referncia Art. 75. Deixar de cumprir as regras estabelecidas pela legislao quanto ao oferecimento do plano referencia: Sano advertncia; multa de R$ 25.000,00. Planos Coletivos Cancelados Art. 76. Deixar de oferecer plano de assistncia sade, na modalidade individual ou familiar, ao universo de consumidores participantes de contrato coletivo, na hiptese de seu cancelamento, observada a legislao em vigor: Sano advertncia; multa de R$ 35.000,00.

Seo II Da Cobertura Benefcios de Acesso ou Cobertura


Art. 77. Deixar de garantir ao consumidor beneficio de acesso ou cobertura previstos em lei: Sano multa de R$ 80.000,00. Obrigaes de Natureza Contratual Art. 78. Deixar de garantir aos consumidores de planos privados de assistncia sade o cumprimento de obrigao de natureza contratual: Sano multa de R$ 60.000,00. Urgncia e Emergncia Art. 79. Deixar de garantir ao consumidor cobertura exigida em lei, nos casos de urgncia e emergncia: Sano multa de R$ 100.000,00. Remoo em Urgncia e Emergncia Art. 80. Deixar de cumprir normas regulamentares referentes aos atendimentos de urgncia e emergncia: Sano multa de R$ 30.000,00. Doenas e Leses Preexistentes Art. 81. Deixar de cumprir as normas regulamentares da ANS que autorizam a alegao de doena e leso preexistente do consumidor: Sano advertncia; multa de R$ 30.000,00. Doenas e Leses Preexistentes Art. 81. Deixar de cumprir as normas regulamentares da ANS referentes doena e leso preexistente do consumidor: (Redao dada pela RN n 254, de 06/05/2011) Sano multa de R$ 40.000,00.

Suspenso ou Resciso Unilateral de Contrato Individual Art. 82. Suspender ou rescindir unilateralmente o contrato individual ou familiar, em desacordo com a lei: Sano multa de R$ 80.000,00. Suspenso ou Resciso Unilateral de Contrato Coletivo Art. 82-A Suspender ou rescindir o contrato coletivo em desacordo com a regulamentao: (Includo pela RN n 195, de 2009) Sano - multa de R$ 80.000,00 Interrupo de Internao Art. 83. Interromper a cobertura de internao hospitalar em leito clnico, cirrgico ou em centro de terapia intensiva ou similar, sem autorizao do mdico assistente: Sano multa de R$ 80.000,00. Exonerados, Demitidos ou Aposentados Art. 84. Deixar de cumprir a legislao referente garantia dos benefcios de acesso e cobertura para consumidor exonerado ou demitido sem justa causa, ou o aposentado, e seu grupo familiar: Sano multa de R$ 30.000,00. Acesso Acomodao Art. 85. Deixar de garantir ao consumidor o acesso acomodao em nvel superior, sem nus adicional, quando houver indisponibilidade de leito hospitalar na rede prestadora: Sano multa de R$ 25.000,00. Acesso a Procedimentos Art. 86. Deixar de garantir o cumprimento das obrigaes e dos direitos previstos nos incisos I e II do art. 18 da Lei n 9.656, de 1998: Sano advertncia; multa de R$ 25.000,00.

Seo III

Da Rede Prestadora Substituio de Entidade Hospitalar


Art. 87. Deixar de observar a equivalncia na substituio de entidade hospitalar integrante da rede prestadora: Sano multa de R$ 30.000,00. Reduo de Rede Hospitalar Art. 88. Redimensionar rede hospitalar, por reduo, sem autorizao da ANS: Sano multa de R$ 50.000,00.

TTULO III DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS


Art. 89. Incorrem na sano prevista no art. 18 as operadoras que, na poca da obrigatoriedade de requerer o registro provisrio, deixaram de faz-lo, aplicando-se o disposto no art. 12 para o cmputo dos respectivos termos inicial e final. Art. 90. A Resoluo Normativa RN n 48, de 19 de setembro de 2003, passa a vigorar com a seguinte redao, alterados o 1 do art. 11 e o 5 do art. 27 e acrescido o art. 25-A: Art. 11. ............................................................ 1 Considera-se reparao imediata e espontnea, a ao comprovadamente realizada pela operadora em data anterior lavratura do auto de infrao. 2 Excetuam-se ao disposto no pargrafo anterior a negativa de cobertura assistencial ou a prtica infrativa que implicar risco ou conseqncias danosas sade do consumidor, hipteses em que se considera reparao imediata e espontnea, a ao comprovadamente realizada pela operadora em data anterior requisio de informaes ou deflagrao de ao fiscalizatria de que trata o art. 10 desta Resoluo. 3 O arquivamento de que trata este artigo dever ser precedido de comunicao aos interessados, anexando-se cpia ao processo. (NR) Art. 25-A. Ressalvadas as hiptese previstas nos arts. 18, 33 e 89, o pagamento da multa fixada poder ser recolhido antes da interposio do recurso administrativo, por oitenta por cento do seu valor. Art. 27 .................................. .......................................................

5 Quando a deciso for mantida ou reconsiderada parcialmente, o processo ser encaminhado Procuradoria da ANS para anlise e manifestao quanto regularidade processual. ............................................................................... (NR) Art. 91. Revogam-se a Resoluo do Conselho de Sade Suplementar CONSU n 03, de 03 de novembro de 1998; a Resoluo do Conselho de Sade Suplementar CONSU n 18, de 23 de maro de 1999; a Resoluo de Diretoria Colegiada RDC n 24, de 13 de junho de 2000; o art. 1 daResoluo de Diretoria Colegiada RDC n 55, de 13 de fevereiro de 2001; o art. 5 da Resoluo de Diretoria Colegiada RDC n 64, de 10 de abril de 2001; o art. 17 da Resoluo Normativa RN n 8, de 24 de maio de 2002; o art. 2 daResoluo Normativa RN n 21, de 12 de dezembro de 2002; a Resoluo Normativa RN n 24, de 15 de janeiro de 2003; o art. 6 da Resoluo Normativa RN n 40, de 6 de junho de 2003; a Resoluo Normativa RN n 50, de 31 de outubro de 2003; o art. 2 da Resoluo Normativa RN n 62, de 22 de dezembro de 2003; o art. 39 da Resoluo Normativa RN n 85, de 7 de dezembro de 2004; o art. 18 da Resoluo Normativa RN n 99, de 27 de maio de 2005; os arts. 22 e 23 da Resoluo Normativa RN n 112, de 28 de setembro de 2005; o art. 10 da Resoluo Normativa RN n 114, de 26 de outubro de 2005; e o art. 5 da Resoluo Normativa - RN n 119, de 7 de dezembro de 2005. Art. 92. Remetem-se ao disposto nesta Resoluo as normas regulamentares da ANS que fazem referncia Resoluo de Diretoria Colegiada RDC n 24, de 2000, observada a compatibilidade dos tipos infracionais. Art. 93. Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao. Fausto Pereira dos Santos DiretorPresidente Este texto no substitui o texto normativo original e nem o de suas alteraes, caso haja, publicados no Dirio Oficial.

Correlaes da RN n 124: Lei n 9.656, de 1998 Lei n 9.961, de 2000 Lei n 10.185, de 2001 RN n 48, de 2003, (que teve o 1 do art. 11 e o 5 do art. 27 alterados pela RN n 124 e o art. 25-A acrescido pela RN n 124) ANEXO RN n 48, de 2003 [Voltar]

A RN n 124 foi alterada pela:

RN n 145, de 2007 RN n 148, de 2007 RN n 151, de 2007 RN n 161, de 2007 RN n 162, de 2007 RN n 186, de 2009 RN n 190, de 2009 RN n 193, de 2009 RN n 195, de 2009 RN n 195, de 2009, depois de alterada pela RN n 202, de 2009 RN n 234, de 2010 RN n 252, de 2011 RN n 254, de 2011 RN n 264, de 22/08/2011 RN n 265, de 22/08/2011 RN n 267, de 24/08/2011 RN n 270, de 10/10/2011 RN n 277, de 07/11/2011 RN n 285, de 23/12/2011 [Voltar]

A RN n 124 foi REVOGOU:

CONSU n 03, de 03 de novembro de 1998 CONSU n18, de 23 de maro de 1999 RDC n 24, de 13 de junho de 2000 RN n 24, de 15 de janeiro de 2003 RN n 50, de 31 de outubro de 2003 E REVOGOU PARCIALMENTE: art. 1 da RDC n 55, de 13 de fevereiro de 2001 art. 5 da RDC n 64, de 10 de abril de 2001 art. 17 da RN n 8, de 24 de maio de 2002 art. 2 da RN n 21, de 12 de dezembro de 2002 6 da RN n 40, de 6 de junho de 2003 art. 2 da RN n 62, de 22 de dezembro de 2003 art. 39 da RN n 85, de 7 de dezembro de 2004 art. 18 da RN n 99, de 27 de maio de 2005 art. 22 e art. 23, ambos da RN n 112, de 28 de setembro de 2005 art. 10 da RN n 114, de 26 de outubro de 2005 art. 5 da RN n 119, de 7 de dezembro de 2005 [Voltar]

NDICE GERAL DA RN n 124


TTULO I

DISPOSIES GERAIS CAPTULO I DA ABRANGNCIA DA NORMA CAPTULO II DAS ESPCIES DE PENALIDADES E DOS CRITRIOS DE APLICAO Seo I Da Advertncia Seo II Da Multa Subseo I Das Agravantes e Atenuantes Subseo II Dos Fatores de Compatibilizao de Penalidade Subseo III Da Fixao do Valor da Multa Seo III Do Cancelamento da Autorizao de Funcionamento e Alienao da Carteira da Operadora Seo IV Da Suspeno de Exerccio do Cargo Seo V Da Inabilitao Temporria Seo VI Da Reincidncia TTULO II DAS INFRAES

CAPTULO I DAS INFRAES DE NATUREZA ESTRUTURAL Seo I Do Exerccio da Atividade de Operadora Seo II Dos Documentos e Informaes Seo III Do Relacionamento da Operadora com o Prestador CAPTULO II DAS INFRAES DE NATUREZA ECONMICO-FINANCEIRA Seo I Da Situao Econmico-Financeira Seo II Da Variao da Contraprestao Pecuniria CAPTULO III DAS INFRAES DE NATUREZA ASSISTENCIAL Seo I Da Relao com o Consumidor Seo II Da Cobertura Seo III Da Rede Prestadora TTULO III DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS [Voltar]

NDICE DE TIPOS INFRACIONAIS RN n 124


DAS INFRAES DE NATUREZA ESTRUTURAL Do Exerccio da Atividade de Operadora

Autorizao de Funcionamento (art. 18) Registro de Produto (art. 19) Produto Diverso do Registrado (art. 20) Produto Bloqueado ou em Extino de Entidade de Autogesto (art. 20-A) Grupo Restrito de Beneficirios (art. 20-B) Contrato coletivo em desacordo com a regulamentao (art. 20-C) Ingresso de beneficirio em plano coletivo (art. 20-D) Sistemas de Descontos (art. 21) Segmentaes dos Produtos ou Servios (art. 22) Pessoa Jurdica Independente (art. 23) Condies para o Exerccio do Cargo de Administrador (art. 24) Condies de Ingresso de Mantenedor ou Patrocinador (art. 24-A) Alienao de Carteira (art. 25; art. 26) Registro de Alienao de Carteira (art. 27) Alteraes do Controle Societrio (art. 28) Identificao de Operadora (art. 29) Prticas Irregulares ou Nocivas (art. 30) Embarao Fiscalizao (art. 31)

Modelos e contedos assistenciais (art. 32) Dos Documentos e Informaes

Requerimento de informaes s operadoras e prestadores de serv. (art. 33) Envio de Informaes (art. 34) Envio de Informaes Peridicas (art. 35) Envio peridico de informaes sobre beneficirios (art. 36) Incorrees e Omisses nas Informaes (art. 37) Falsidade ou Fraude (art. 38) Manuteno de Documentos ou Informaes (art. 39) Publicao de Informaes (art. 40) Do Relacionamento da Operadora com o Prestador

Unimilitncia (art. 41) Restrio da Atividade do Prestador (art. 42) Contratualizao (art. 43) Padro de Informaes com Prestadores (art. 44; art. 44-A; art. 44-B; art. 44-C) DAS INFRAES DE NATUREZA ECONMICO-FINANCEIRA Da Situao Econmico-Financeira

Operaes Contrrias Lei (art. 45) Recursos pela Alienao Compulsria de Carteira (art. 46) Adoo do Plano de Contas (art. 47)

Escriturao de Registros Contbeis (art. 48) Submisso de Contas a Auditores Independentes (art. 49) Publicao de Demonstraes Contbeis (art. 50) Constituio de Provises Tcnicas (art. 51) Provises Tcnicas, Fundos e Provises (art. 52) Vinculao de Ativos Garantidores (art. 53) Inadequao ou Insuficincia de Ativos Garantidores (art. 54) Alienao de Ativos Garantidores (art. 55) Constituio de Provises Tcnicas (art. 56) Da Variao da Contraprestao Pecuniria

Mudana de Faixa Etria (art. 57) Reajuste no Autorizado ou Homologado (art. 58) Reajuste acima do Permitido (art. 59) Perodo de referncia (art. 60) Reviso Tcnica (art. 61) Reajuste de plano coletivo (art. 61-A) Contraprestaes distintas em contratos coletivos (art. 61-B) Cobrar contraprestaes pecunirias em contratos coletivos diretamente do beneficirio (art. 61-C) DAS INFRAES DE NATUREZA ASSISTENCIAL Da Relao com o Consumidor

Ingresso de Consumidor em Plano (art. 62)

Renovao de Contratos (art. 62-A; art. 62-B; art. 62-C; art. 62-D; art. 62-E; art. 62-F; art. 63) Participao de consumidor em programas para a promoo da sade e de preveno de riscos e doenas (art. 63-A; art. 63-B; art. 63-C; art. 63-D; art. 63-E; art. 63-F; art. 63-G) Recontagem de Carncia (art. 64) Fornecimento de Cpia do Instrumento Contratual (art. 65) Fornecimento de orientao para contratao ou guia de leitura contratual (art. 65-A) Preenchimento incompleto de formulrio em contratos coletivos (art. 65-B) Clusulas de Garantias Legais (art. 66) Negativa de Adaptao dos Contratos Negativa de Migrao ou Adaptao dos Contratos (art. 67; art. 67-A; art. 67-B; art. 67-C; art. 67-D; art. 67-E; art. 67-F; art. 67-G; art. 67-H; art. 67-I) Adaptao dos contratos em Desacordo com a Legislao Adaptao ou migrao dos contratos em Desacordo com a Legislao (art. 68) Alterao do Contrato em Desacordo com a Legislao (art. 69) Manuteno da Titularidade dos Contratos (art. 70) Mecanismos de Regulao (art. 71) Informao sobre Condies de Sade dos Consumidores (art. 72) Proteo de Informao sobre Consumidor (art. 73) Informaes Devidas a Consumidores (art. 74; art. 74-A; art. 74-B; art. 74-C; ) Oferecimento de Plano de Referncia (art. 75) Planos Coletivos Cancelados (art. 76) Da Cobertura

Benefcios de Acesso ou Cobertura (art. 77) Obrigaes de Natureza Contratual (art. 78) Urgncia e Emergncia (art. 79)

Remoo em Urgncia e Emergncia (art. 80) Doenas e Leses Preexistentes (art. 81) Suspenso ou Resciso Unilateral de Contrato Individual (art. 82) Suspenso ou Resciso Unilateral de Contrato Coletivo (art. 82-A) Interrupo de Internao (art. 83) Exonerados, Demitidos ou Aposentados (art. 84) Acesso Acomodao (art. 85) Acesso a Procedimentos (art. 86) Da Rede Prestadora Substituio de Entidade Hospitalar (art. 87) Reduo de Rede Hospitalar (art. 88) [Voltar]

[1]

RN n 161, de 2007:

Art. 2 Para os processos administrativos sancionadores j iniciados quando da edio da presente Resoluo, mesmo aqueles em que haja deciso administrativa definitiva, devero ser observados os ditames desta resoluo, aplicando-se, se for o caso, o princpio da retroatividade da norma mais benfica.

[2]

A RN n 162, de 2007, inseriu o art. 74-A com o tipo infracional: Deixar de fornecer Carta de Orientao ao Consumidor previamente ao preenchimento da declarao de sade no momento da assinatura do contrato ou adeso ao plano privado de assistncia sade. Alm desse, a RN n 162, de 2007 tambm inseriu o art. 74-B. A RN n 193, de 2009, inseriu outro tipo infracional (Divulgar os resultados de sua avaliao de desempenho erroneamente ou de forma diversa da prevista na regulamentao), atribuindo o mesmo nmero de dispositivo, ou seja, art. 74-A . Posteriormente a RN n 202, de 2009, alterou a RN n 193, de 2009, de forma a corrigir o nmero do dispositivo inserido na RN n 124, de 2006, alterando de art. 74-A para art. 74-C, mantendo o mesmo tipo (Divulgar os resultados de sua avaliao de desempenho erroneamente ou de forma diversa da prevista na regulamentao) retornando, assim, a redao do art. 74-A dada pela RN n 162, de 2007.

[3]

RN N 202, de 2009:

Art. 1 Esta Resoluo visa a corrigir erro material ocorrido no artigo 6 da Resoluo Normativa RN n 193, de 8 de junho de 2009, que incluiu nova infrao na RN n 124, de 30 de maro de 2006. Art. 2 O artigo 6 da RN n 193, de 8 de junho de 2009, tem a seguinte redao: Art. 6 A RN n 124, de 30 de maro de 2006, passa a vigorar acrescida do seguinte artigo: Art. 74-C Divulgar os resultados de sua avaliao de desempenho erroneamente ou de forma diversa da prevista na regulamentao. Sano advertncia; multa de R$ 25.000,00. Art. 3 A RN n 124, de 2006, permanece com a redao dos artigos 74-A e 74-B, introduzidos pelo artigo 33 da RN n 162, de 17 de outubro de 2007, que dispe, em especial, sobre Doenas ou Leses Preexistentes, Cobertura Parcial Temporria, Declarao de Sade e Carta de Orientao ao Beneficirio.

[Voltar]

S-ar putea să vă placă și