Sunteți pe pagina 1din 3

Viso Os olhos so os rgos responsveis pela percepo de luz e pela transformao dessa em impulsos eltricos que so enviados ao crebro.

Os olhos so bolsas membranosas com grande quantidade de lquido em seu interior. A camada mais externa do olho chamada esclera. Ela formada por tecidos conjuntivos que preservam a forma dos olhos e faz ligao entre os msculos de movimentao do mesmo. A crnea, rea transparente e curva responsvel pela passagem da luz. Aps a passagem pela crnea a luz encaminhada para o humor aquoso que nada mais do que o lquido que existe no interior do olho. Abaixo da esclera encontra-se a coriide, pelcula pigmentada que contm os vasos sanguneos responsveis pela nutrio e oxigenao das clulas dos olhos. Na coriide pode-se perceber a ris, a parte mais visvel do olho que tem sua colorao variada de indivduo para indivduo. No centro da ris est a pupila, orifcio que controla a quantidade de luz que transmitida ao olho. Por trs da ris localiza-se o cristalino, tambm chamado de lente. Essa estrutura responsvel pela nitidez e pela focalizao das imagens formadas na crnea se projetando na rea sensvel do fundo do olho. A retina encontra-se internamente nos olhos contendo os bastonetes que recebem a luz e os cones que distinguem as cores. Os bastonetes normalmente se concentram nas laterais dos olhos enquanto os cones se concentram na parte central, a fvea. Por conter grande quantidade de cones, a fvea menos sensvel luz.

Audio Quando um corpo qualquer est vibrando, o ar que est em volta tambm vibra. Essas vibraes so percebidas pelo ouvido humano, que capaz de captar ondas com vibraes compreendidas entre 16 Hz e 20.000 Hz (ondas que se repetem de 16 a 20.000 vezes por segundo). O ouvido humano dividido em trs regies: ouvido externo, ouvido mdio e ouvido interno. A funo bsica dessas trs regies transformar a energia das ondas sonoras em vibraes mais potentes a fim de serem captadas pelo sistema nervoso auditivo. OUVIDO EXTERNO: formado pelo pavilho e pelo canal auditivo, que termina no tmpano que uma membrana recoberta externamente por uma delgada camada de pele e internamente por epitlio cbico simples. Entre as duas camadas epiteliais encontramos duas camadas de fibras colgenas, fibroblastos e fibras elsticas que entram em vibrao quando recebem as ondas sonoras. Esta vibrao tem funo amplificadora do som. O pavilho externo capta o som e pode ser fixo ou mvel (dependendo da classe animal, no homem, em geral fixo). O canal auditivo ou meato acstico externo revestido internamente por pele rica em plos e glndulas sebceas e ceruminosas cuja funo a proteo do tmpano. OUVIDO MDIO: vai do tmpano at as janelas redonda e oval (membranas entre o ouvido mdio e o ouvido interno) Contm trs minsculos ossos que transmitem a vibrao do tmpano at a janela oval. So eles o martelo, a bigorna e o estribo. Um canal chamado trompa de Eustquio comunica o ouvido mdio com a faringe. Este tubo serve para que as presses do ar de um lado e do outro do tmpano fiquem equilibradas. OUVIDO INTERNO: A janela oval transmite as vibraes ao ouvido interno, que formado pela cclea ou caracol (percepo dos sons) e pelos canais semicirculares (relacionados com o equilbrio). Na cclea, onde o som amplificado, encontram-se as terminaes do nervo auditivo.

Classificao dos Receptores Sensoriais De acordo com a natureza do estmulo que so capazes de captar, os receptores sensoriais podem ser classificados em: Quimiorreceptores Detectam substncias qumicas. Exemplo: na lngua e no nariz, responsveis pelos sentidos do paladar e olfato; Termorreceptores Capta estmulos de natureza trmica, distribudos por toda pele e mais concentrado em regies da face, ps e das mos; Mecanorreceptores Capta estmulos mecnicos. Nos ouvidos, por exemplo, capazes de captar ondas sonoras, e como rgos de equilbrio; Fotorreceptores Capta estmulos luminosos, como nos olhos. De acordo com o local onde captam estmulos, os receptores sensoriais podem ser classificados em: Exterorreceptores Localizadas na superfcie do corpo, especializadas em captar estmulos provenientes do ambiente, como a luz, calor, sons e presso. Exemplo: os rgos de tato, viso, audio, olfato e paladar; Propriorreceptores Localizadas nos msculos, tendes, juntas e rgos internos. Captam estmulos do interior do corpo; Interorreceptores - Percebem as condies internas do corpo (pH, presso osmtica, temperatura e composio qumica do sangue).

S-ar putea să vă placă și