Sunteți pe pagina 1din 8

Basilia tou theou (O reino de Deus) O tema em questo se deu pelo fato de em uma escola dominical haver um conceito

sobre o reino de Deus de forma no abrangente o que me fez examinar a bblia fatos relevantes sobre o tema. E para minha surpresa enquanto pesquisador foi que o Reino de Deus era o tema central da pregao de Jesus e que foi anunciado por Joo batista.

Sendo assim, alm da bblia recorri a algumas fontes para me informar de maneira que pudesse pelo menos elucidar minha prpria dvida diante de um conceito de Reino de Deus pelo comentarista Wagner Gaby, a meu ver incompleto, que define o reino de Deus como sendo a soma de todas as bnos, promessas e alianas que o todo poderoso destinou aos que recebem a Cristo Jesus. Seria s isto? Este conceito abrangeria o cerne da questo? Seria uma sntese pelo fato do autor no possuir linhas suficientes para expor este contedo to abrangente? Muito mais seriam os questionamentos, e por isto fiz questo de escrever um pouco sobre um tema central no Novo Testamento onde o prprio Jesus pregou. O evangelho do Reino. Mt 4:23.

Sem a presuno de criticar, e sim colaborar com autores to talentosos que por falta de linhas no conseguem expressar o que realmente entendem sobre determinado assunto; para tanto, foi verificado vrias fontes que esto a disposio de qualquer leitor para certificar-se do fato caso queira assim como eu aprofundar um pouco mais sobre o tema proposto, Reino de Deus, que em grego basilia tou theou. Basilia tou theou Ao iniciar a pesquisa me deparei com um autor que afirmava que a expresso Basilia tou theou era totalmente desconhecida no ambiente em que viveu Jesus. Ademais, no havia nenhuma citao no Antigo Testamento, ou nos manuscritos de Qumran, ou por Flvio Josefo, renomado historiador, e mesmo na coleo conhecida como MISHNAH (do ano 2000). KLOPPENBURG. (1997)

Esta afirmativa ao invs de elucidar a questo, na verdade trouxe mais dvidas sobreo tema e questionei, mesmo que na simplicidade de onde havia surgido o termo se no havia citao no Antigo Testamento, base para o Novo Testamento?

A segunda fonte a ser analisado, Aurlio, (1999), que define o termo, Reino de Deus sendo uma monarquia governada por um rei, e no contexto teolgico sinnimo de reino dos cus e, portanto intrinsecamente relacionado vida eterna.

Mas, o que conceito de Wagner Gaby teria a ver com estas duas afirmativas? A soma de todas as bnos, promessas e alianas que o todo poderoso destinou aos que recebem a Cristo Jesus. Certamente uma das bnos seria a vida eterna e ai concordaria com Aurlio. Mas e quanto o termo no aparecer no Antigo Testamento? Ser que realmente no aparece?

Andr Eduardo Godoi Loureno da Faculdade de Teologia N. Sra. Da Assuno em sua pesquisa afirma que a expresso Reino de Deus era comum para os rabinos de israel. E, portanto o Dutero-Isaias e o livro do profeta Daniel principalmente no capitulo 7 seria de onde o termo decorreu. Haveria assim contradio entre os autores?

Ao ler Daniel 7, mais precisamente no verso 27 percebi uma concordncia com este autor, mas que ao mesmo tempo no discordava de KLOPPENBURG, (1997). Como assim? Na verdade o termo est subentendido. E neste contexto concorda THEISSEM, (2002) mesmo entendendo que reino de deus surge do complexo das histrias das religies. Para este autor, o reinado de Deus teve origem no ambiente cananeu, no Antigo Testamento, mesmo que atemporais e dinmicas no deixou de trazer existncia a compreenso sobre o reinado de Deus. O que CANGLOIS (1998) entende ser na verdade a realeza de Deus, que foi

uma viso afirmada bem cedo, e por assim ser fez como que Israel desde o inicio recusasse a instituio monrquica, j que Deus era o nico Rei. Mais tarde, mesmo quando a instituio real passou a fazer parte integrante da vida de Israel e a figura real ficou estritamente ligada ao messias, Israel no mudou e permaneceu celebrando a realeza do Deus eterno (Sl 93), em detrimento do rei terreno que era por eles respeitado, mas nunca divinizado. Cabe ressaltar que no contexto do salmo 93, salmo de Davi, o reino de Deus e Ele o seu rei sempiterno. O reino de Deus um lugar? Como a soma de todas as bnos e alianas no pressupe lugar, fomos verificar o que KLOPPENBURG, (1997) pensava sobre o tema e percebemos que para ele quando o homem escolheu pecar l no den, na verdade ele recusou o reinado de Deus. E sendo assim, ao ser expulso do paraso, foi expulso do reino terreno que o Rei havia preparado para ele. PEDRINI, (1994), entende que o reino de Deus no est relacionado a um lugar fsico, pois s existe onde Deus conhecido, acolhido, amado, seguido e obedecido. Neste contexto, o autor deixa subentendido que o lugar do reino de Deus ou de Cristo no corao do homem. E mesmo que este corao no goze destas prerrogativas, quando o reino nele se estabelece h uma imediata transformao real e tudo passa a ser organizado, orientadas e dirigidas conforme a vontade divina, para o verdadeiro bem e felicidade de todos. Ao citar Lc 17:21, o autor afirma que o reino de Deus est dentro de ns. A saber, a palavra grega entos = dentro de vs

Entretanto, BAIRD (2001), que antes de citar o conceito sobre reino de Deus prefere descrever de forma sutil os cinco reinos, a saber, o reino mineral, o reino vegetal, o reino animal, e os reinos de Deus, que para ele quando h a desintegrao de um reino outro formado. Para exemplificar ele afirma que ao desintegrar-se o reino mineral combinado

com os elementos do ar e da gua ocorre a formao do solo, e assim por diante. Sendo que em cada partcula desta desintegrao ainda retm a vida original, a vida de Deus.

Em Mc 10:23-25 o reino de Deus um lugar onde dificilmente entraro os que tm o seu corao preso as riquezas deste mundo. Seria isto o Paraso? Os cus? Ou o corao? Ou tudo isto seria as bnos de Deus? No importando o que seja, fato que Jesus deixou claro que era mais fcil passar um camelo pelo fundo de uma agulha que um rico entrar no neste reino. E ai seria melhor usar o mtodo de interpretao de Lutero, literal, ou gramtico histrico, onde o camelo era camelo mesmo e a agulha, agulha, discordando das falsas interpretaes da existncia em Jerusalm em tempos remotos de uma porta de entrada no muro da cidade que se chamava agulha, e que era muito difcil o camelo passar por ali. Outra aberrao era que camelo, por haver uma palavra similar em grego que traduz por corda, seria assim entendido; mais fcil passar uma corda por um fundo de uma agulha. A saber, as palavras transliteradas so: Kmelos = camelo e kmilos = corda grossa. Quanto porta fundo de agulha inexiste. E palavra escrita em grego no novo testamento ka,mhlon, que transliterada l-se. Kmelon. O reino de Deus o prprio Jesus? Em Lc 17:20-21 quando o Senhor Jesus interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu afirmando que este reino no viria com aparncia exterior, confirmando assim a profecia messinica de Isaas que disse que o reino de Deus no tinha parecer nem formosura. Is 53:2. Ou seja, no chamar ateno ao ponto de dizer Ei-lo aqui! Ou: Eilo ali! Porque Ele, Jesus, o reino de Deus est prximo. E mesmo estando prximo no fizeram caso algum, concordando assim com o texto de Jo 1:11 onde foi rejeitado pelos seus. A saber, os judeus. O reino de Deus concedido aos pobres? Mateus em seu evangelho cita reino dos cus e no o reino de Deus, o que

no implica em diferena segundo os eruditos pois as palavras mesmo diferentes quanto ao entendimento so sinnimo por se tratar do mesmo assunto. Na verdade, a mudana de nomenclatura de Levi/Mateus se deu pelo cuidado que havia no autor para no usar o nome de Deus em vo. No sem razo que no evangelho de Mateus o termo reino dos cus aparece mais de trinta vezes conforme lista abaixo.

O reino comida ou bebida? Parecemos sem razo este questionamento no houvesse a citao no texto bblico em Rm14: 17 porque o Reino de Deus no comida nem bebida, mas justia, e paz, e alegria no Esprito Santo. Portanto, no algo fsico. Seria preciso fazer uma exegese para se chegar a esta concluso? Conjecturando podemos dizer que Jesus o prncipe da paz, e logo seria o reino de Deus. Ele no o advogado justo e logo justia seria um bom pressuposto. Ao ser assunto aos cus disse que enviaria o consolador, o Espirito Santo, logo seria esta a alegria a que se refere o texto de Paulo aos romanos? O reino de Deus est dentro de ns? Em Lc 17:20, 21 mesmo que a traduo ARC afirme que o reino est entre ns, a verso ARA melhor entendida por se tratar da traduo da palavra grega entos = dentro de vs, que no latim traduziram para intus. Afinal, Deus no habita em templo feito por mos de homens, mas habita em ns. At 7:48.

Mesmo no sendo nosso objetivo dessecar o assunto to vasto e brilhante deixamos dez respostas sobre o reino de Deus pautado bblia eximindo os autores e o texto grego, visto que o povo em sua maioria leigo e tem dificuldades at no entendimento do texto explicado da verso da bblia na linguagem de hoje. A proposta que sejamos menos prolixo, visto que certamente me enquadrei neste ltimo. DEZ RESPOSTAS SOBRE O REINO DE DEUS

1. No algo fsico. Porque o reino de Deus no comida nem bebida, mas justia, e paz, e alegria no Esprito Santo. (Romanos 14:17) 2. Consiste em poder. Porque o reino de Deus consiste no em palavra, mas em poder. (1 Corntios 4:20)

3. o governo do Senhor. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo est sobre os seus ombros; e o seu nome ser: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Prncipe da Paz; (Isaas 9:6)

4. inabalvel. Por isso, recebendo ns um reino inabalvel, retenhamos a graa, pela qual sirvamos a Deus de modo agradvel, com reverncia e santo temor; (Hebreus 12:28)

5. infinito. Mas, nos dias desses reis, o Deus do cu levantar um reino que no ser jamais destrudo; e esse reino no passar a outro povo; esmiuar e consumir todos esses reinos e ser estabelecido para sempre. (Dn2: 44). Cabe ressaltar que neste contexto apocaltico de Daniel foge da viso do autor BAIRD (2001), onde a degradao de um reino forma outro reino, pois este reino alm de no ser degradado no ter fim.

6. Deve ser buscado em primeiro lugar. 33 Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justia, e todas essas coisas vos sero acrescentadas. (Mt: 6:33) 7. difcil o acesso para os apegados riqueza. E outra vez vos digo que mais fcil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de Deus. (Mt19:24)

8. Os publicanos e as meretrizes entraro primeiro. Qual dos dois fez a

vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vs no Reino de Deus. (Mt21: 31)

9. Ser dado a uma nao que d frutos. Portanto, eu vos digo que o Reino de Deus vos ser tirado e ser dado a uma nao que d os seus frutos. (Mt 21:43)

10. O prprio Jesus pregou sobre este reino. E, depois que Joo foi entregue priso, veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do Reino de Deus. (Mc 1:14) Concluso Paulo diante de Festo ouviu uma palavra que tem me feito refletir sobre o contexto da simplicidade das igrejas evanglicas aonde maioria leiga congregada vem para ouvir algo da parte de Deus para sair com o corao cheio de alegria e o que ouvem so discursos onde esta em primeiro lugar no o reino de Deus, mas a satisfao do ego do pregador ou professor. O que Paulo ouviu de festo, As muitas letras te fazem delirar! Tem feito parte de um grupo de preletores que viajam tanto que na hora de voltar para o texto bblico no conseguem. E no so poucas as conjecturas, gritos, lnguas estranhas, revelaes, grego, etc. para fazer o povo glorificar a Deus. Fato estranho a pregao de quem verdadeiramente tinha compromisso em pregar a autentica mensagem do reino de Deus como Joo batista, que em sua pregao nada agradvel antes de mais pregando o arrependimento porque havia chegado o Reino de Deus. Mt3:2. Porque Joo percebia que sem arrependimento no se pode receber o Reino de Deus, porque no corao onde ele habita h mudanas extraordinrias. Por isto aquelas raas de vboras precisavam antes de receber o reino de Deus em si, se arrependerem. Ao se falar em reino, no foram poucos os banquetes oferecidos pelos reis do antigo testamento, a saber: Salomo: E acordou Salomo, e eis que era sonho. E veio a Jerusalm, e ps-se perante a arca do concerto do SENHOR, e sacrificou holocaustos, e preparou sacrifcios pacficos, e fez um banquete a todos os seus servos. IRs3:15 Davi 20 E veio Abner a Davi, a Hebrom, e vinte homens com ele; e Davi fez um banquete a Abner e aos homens que com ele vinham. IISm 3:20

Belsazar O rei Belsazar deu um grande banquete a mil dos seus grandes e bebeu vinho na presena dos mil. Dn 5:1 Fara 20 E aconteceu, ao terceiro dia, o dia do nascimento de Fara, que fez um banquete a todos os seus servos; e levantou a cabea do copeiro-mor e a cabea do padeiro-mor, no meio dos seus servos. No foi sem razo que Paulo escrevendo aos romanos falou que o Reino de Deus no era comida nem bebida, mais consiste em poder, e que o profeta Isaias diz que quem o governa o senhor, e por isto inabalvel de acordo com o escritor aos hebreus, e jamais ser destrudo contrariando assim a viso de BAIRD (2001), e que de acordo com o prprio Jesus deve ser buscado em primeiro lugar, pois os que so apegados a riqueza dificilmente nele entrar, isto porque as meretrizes e os publicanos entraro primeiro desde que reconheam o senhorio de rei do reino que dar somente a quem de frutos. Por isto que ele mesmo, Jesus fez questo de pregar. Bibliografia ANTNIO S. Bogaz Frei Marcio A. Couto II Congresso de Teologia, uma igreja para os novos tempos, edies Loyola, So Paulo, Brasil, 2003. BAIRD T. Spalding, Vida e Ensinamentos dos Mestres do Extremo Oriente, Pensamento, 2001. BIBLIA. Portugus. Bblia sagrada. Traduo: Centro Bblico Catlico. 34. ed rev. So Paulo: Ave Maria, 1982. CANGLOIS, Anne, Dicionrio cultural da Bblia, edies Loyola, So Paulo, Brasil, 1998. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Dicionrio Aurlio eletrnico: sculo XXI. Rio de Janeiro: Nova Fronteira/Lexicon Informtica, 1999. KLOPPENBURG, Carlos Jos. Basilia, O Reino de Deus, edies Loyola, So Paulo, Brasil, 1997. THEISSEN, Gerd Annette Merz, O Jesus histrico: um manual, edies Loyola, So Paulo, Brasil, 2002. PEDRINI, Alrio J. Evangelizar fazer Jesus acontecer, edies Loyola, So Paulo, Brasil, 1994.

S-ar putea să vă placă și