Sunteți pe pagina 1din 2

A Cmara dos Deputados aprovou nesta madrugada um projeto vinculando recursos da explorao do petrleo (royalties) s reas de educao e sade

e ampliando o montante a ser destinado a essas reas com recursos de parte dos contratos em vigor. O governo foi derrotado porque desejava carimbar o dinheiro apenas para a educao e s destinava recursos de contratos futuros e de rendimentos do Fundo Social, criado no marco regulatrio do pr-sal. O lder do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP), afirmou que no h compromisso em sancionar o projeto da forma como foi aprovado. A proposta ser ainda analisada pelo Senado. Sob efeito da presso das manifestaes, a tentativa dos parlamentares de dar uma resposta. A prioridade para essa proposta foi pedida pelo governo, mas a negociao ampliou de forma significativa os recursos alvo da vinculao e incluiu a sade entre as reas prioritrias. O relator do projeto, Andr Figueiredo (PDT-CE), estima que a proposta original do governo destinaria R$ 25,8 bi para a educao em 10 anos, enquanto o texto aprovado pode destinar R$ 280 bilhes para educao e sade no mesmo perodo.

O aumento bilionrio foi feito porque decidiu-se por mexer em contratos j assinados em reas nas quais ainda no comeou a explorao comercial at 3 de dezembro de 2012 e de metade dos recursos que sero destinados ao Fundo Social. A proposta do governo era s para novos contratos e envolvia apenas o rendimento de aplicaes feitas com o Fundo.

A vinculao para a sade foi feita de 25% sobre os royalties dos contratos, no incluindo os recursos do Fundo Social. O texto final prev que Unio, estados e municpios tero obrigatoriamente de investir esse percentual na sade, impedindo que Dilma cumpra sua promessa de destinar tudo para a educao.

A bancada do PT foi fundamental para a derrota do governo. Parlamentares do partido da presidente argumentaram que no tinham como defender a posio do governo diante da diferena de valores previstos no projeto do governo e no relatrio de Figueiredo. A partir da insatisfao dos petistas parte da base tambm passou a pressionar o governo. A negociao foi construda em plenrio em paralelo a uma tentativa junto ao Executivo de retirada da urgncia constitucional, o que poderia permitir o adiamento da votao na busca de um acordo. O governo concordou com o adiamento, mas os lderes partidrios tinham chegado a um acordo com alteraes no relatrio, mas ainda longe do desejo do Planalto.

O governo considera que da forma como o texto foi aprovado poder haver questionamento judicial por se interferir em contratos j firmados. H ainda um entendimento de que o texto desvirtuaria o Fundo Social que idealizado como uma poupana a ser feita para evitar a contaminao da economia por excesso de dlares, a chamada doena holandesa. A vinculao para a sade tambm no agradou o Palcio do Planalto porque fragilizaria o discurso de Dilma no enfrentamento das questes levantadas nas manifestaes.

Fonte: Agncia Estado

S-ar putea să vă placă și