Sunteți pe pagina 1din 14

POLTICA EDUCACIONAL: SOB A TICA DOS ATORES EDUCACIONAIS QUE A FAZEM, MUNICPIO DE AUGUSTO CORRA/PA.

Gamaliel Tarsos de Sousa1 Adriana do Nascimento Ferreira2 Carmem Regina Lisboa Alves Luciane do Socorro Brito Ferreira Lucilia Brito Lopes Maria Ilza de Jesus Borges RESUMO
Este artigo tem como objetivo, apresentar do ponto de vista dos diversos sujeitos entrevistados na cidade de Augusto Corra/PA, suas contribuies na tentativa de encontrar subsdios que pudessem definir e clarificar as abrangncias das polticas pblicas educacionais nesse municpio, sendo parte do trabalho de avaliao do grupo de alunos Licenciandos Plenos em Pedagogia/2012 do Plano Nacional de Formao dos Professores da Educao Bsica (PARFOR), turma 04 (quatro) do municpio de Bragana/PA, do Campus Universitrio de Bragana, da Universidade Federal do Par (UFPA), como parte integrante da disciplina Poltica Educacional. O trabalho foi uma pesquisa de campo, de carter qualitativo, onde se empregou como metodologia de coleta de dados os questionrios abertos, aplicados a diversos atores sociais ligados ao campo educacional: Vereadores, Secretaria de Educao, Coordenadores pedaggicos, gestores e professores. Por fim, os resultados apontam para uma discrepncia do que se teoriza em relao ao que se pratica, havendo em parte, uma concepo ingnua e incipiente das verdadeiras dimenses das polticas pblicas educacionais e da relao destas com modelos polticos globais. Palavras chave: Poltica Educacional. Globalizao. Neoliberalismo.

ABSTRACT
This article aims to present the point of view of many interviewees in the city of Augusto Corra / PA, their contributions in an attempt to find grants that could define and clarify the scopes of educational policies in this city, being part of the job evaluation group of undergraduate students in Pedagogy/2012 plenums of the National Teacher Training Basic Education (PARFOR), class 04 (four) in the municipality of Bragana / PA, Campus Universitrio de Bragana, Universidade Federal do Par (UFPA) as part of the discipline Educational Policy. The work was a field research, qualitative, where it was used as a method of data collection, the open questionnaires, applied to various social actors linked to the educational field: Aldermen, Board of Education, educational coordinators, managers and teachers. Finally, the results point to a discrepancy that theorizes about what is practiced, there is a partial and incipient naive conception of the true dimensions of educational policies and their relation to global political models. Keywords: Educational Policy. Globalization. Neoliberalism.
1

Professor pesquisador da Universidade Federal do Par, Campus Universitrio de Bragana/PA. Docente da disciplina Poltica Educacional dentro do Plano Nacional de Formao dos Professores da Educao Bsica (PARFOR), Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Email: gamalieltarsos@bol.com.br; 2 Discentes do Plano Nacional de Formao dos Professores da Educao Bsica (PARFOR), Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Campus Universitrio de Bragana/PA, UFPA.

INTRODUO O mundo passa por profundas transformaes nos mais diversificados setores, que envolvem questes ambientais, sociolgicas, filosficas, cientficas, econmicas, culturais, identitrias, polticas, dentre outras. Do ponto de vista econmico, alguns autores afirmam que o modelo econmico vigente est em crise, havendo nas ltimas dcadas tentativas latentes para reverter tal quadro. Percebe-se que o capital necessita metamorfosear-se para continuar sobrevivendo, havendo a necessidade premente de sacrifcio em diversos setores da sociedade. Essas tentativas e/ou ajustes vm,

indistintamente, afetando a todos, nas mais diversas comunidades globais e das mais diferentes formas. Essas mudanas so mais perceptivas, em sua forma mais danosa, nos pases em desenvolvimento, onde as polticas econmicas adotadas tm influenciado

diretamente os modelos educacionais eleitos como polticas pblicas sociais, levando assim a implementao de modelos educacionais determinados por rgos que financiam essa poltica educacional, como o Banco Mundial. Essa transferncia de responsabilidade do setor econmico que passa pela reestruturao educacional, como uma, ou se no, a principal fora propulsora possvel e com resultados mais previsveis nessa readequao do capital, pauta-se na concepo de que a educao aumenta o capital humano, aumentado a produtividade do trabalhador, permitindo que o pobre, ao produzir mais e com eficincia, consiga superar sua condio de pobreza. Assim, o objetivo deste texto discutir, a partir do ponto de vista dos diversos sujeitos que participam da elaborao e execuo de polticas pblicas educacionais a nvel local, seus entendimentos a respeito dessa temtica, principalmente tentando, se possvel, se h nessas aes e discursos a ligao destas polticas com o mundo do trabalho e as macro polticas, tendo como pano de fundo o neoliberalismo e se h um relacionamento dos limites da atual poltica educacional brasileira, no sentido de perceber que a concepo de educao orientadora dessa poltica, aponta, entre outros elementos, para a no responsabilidade do Estado com a educao pblica, gratuita e de qualidade, uma vez que, a referida poltica educacional est completamente ajustada aos interesses do grande capital em crise estrutural. 2

Poltica Estatal na defesa da classe dominante: neoliberalismo Os modelos de polticas educacionais vigentes em diversos pases do mundo esto inevitavelmente atrelados aos interesses de grupos econmicos maiores, tendo com porta-voz de suas materializaes o prprio Estado, que como estrutura voltada, fundamentalmente para a dominao poltica, vem procurando ao longo dos tempos criar situaes que adequem os interesses das classes dominantes aos seus prprios interesses, sendo que o Estado responde s necessidades da dominao de classe. Esse alinhamento do Estado na defesa dos interesses das classes dominantes tem sua raiz histrica na prpria concepo de formao dos Estados nacionais, que segundo Hobbes surge como representante organizativo da sociedade conflituosa, delegandolhe poder e representatividade absoluta.
nele que consiste a essncia do Estado, que pode ser assim definida: Uma grande multido institui a uma pessoa, mediante pactos recprocos uns aos outros, para em nome de cada um como autora, poder usar a fora e os recursos de todos, da maneira que considerar conveniente, para assegurar a paz e a defesa comum. O soberano aquele que representa essa pessoa. (HOBBES, 2006, p.130-131).

Essa transferncia de individualidade dos sujeitos ao Estado, com o intuito da promoo do bem comum o elege como soberano em suas decises, levando-o a escolhas arbitrarias e impositivas, principalmente, se levarmos em considerao que essa defesa do bem comum se estreita fielmente aos interesses de pequenos grupos elitistas que personificam seus interesses no Estado como interesse geral resguardado pela fora soberana e necessria em suas argumentaes ou nas palavras de Torres:
O exerccio do poder do Estado faz-se mediante o exerccio de atos de fora e coero sobre a sociedade civil atravs de aparatos de fora especializado do Estado (...) s vezes um exerccio do poder que independente dos grandes atores sociais, s vezes exercido em funo de interesses especficos representados na sociedade. Assim, o poder o Estado pode refletir um projeto poltico especfico, uma aliana de classe e, portanto, interesses econmicos, sociais, culturais at morais e ticos especficos. O Estado aparece como uma aliana ou pacto de dominao social. (TORRES in GENTILI, 2008, p.104).

Dessa maneira ao longo dos tempos o Estado vem defendendo e procurando impor mecanismos, via polticas sociais, materializadas em leis e costumes que facilitem e corroborem na perpetuao das classes sociais que o formam e consequentemente rateando-lhes poderes sejam eles polticos, culturais, sociais e principalmente econmicos, pois a partir deste se tem acesso aos demais. Atualmente, num mundo globalizado, os desejos e necessidades tm que ser padronizados, com fins a ser aferir lucros com maior pujana e com poucos investimentos, onde o Estado lana mo de polticas que facilitem a vida dos detentores dos meios de produo a burguesia em detrimento dos detentores da mo de obra produtiva o proletariado-, adotando polticas austeras e danosas para grande parte da sociedade, sendo que a adoo desses modelos de polticas, em maior ou menor proporo so quase imperceptveis e discretas aos olhares da maioria da populao, que em alguns casos chegam inocentemente a defend-las. O modelo poltico adotado pela maior parte desses pases o neoliberalismo, que segundo Anderson:
Tem como maior princpio a no interveno estatal na economia o livre mercado que deve resolver, espontnea e eficazmente, os principais problemas econmicos e os consequentes males sociais. Dessa forma, cabe ao Estado apenas garantir o funcionamento do mercado, por intermdio, principalmente, da elaborao e execuo de polticas econmicas que facilitem sua ativao, visando a reproduo do prprio sistema capitalista. (ANDERSON, 1995, p.09).

Sendo assim, o Estado neoliberal comandado em grande parte pela burguesia internacional vem acumulando o mximo de capital por meio da superexplorao da fora de trabalho, da perda de garantias sociais (conseguidas no Estado de bem-estar social) e das restries das polticas sociais. Trata-se de um conjunto de polticas macroeconmicas impostas pelo reordenamento do sistema do capital: liberalizao e desregulamentao. Medidas que isenta o Estado dos seus antigos papis em relao a algumas atividades econmicas, sobretudo, s sociais, atingidas especialmente no

campo da sade e da educao: o Estado mnimo para o social e mximo para o capital, na tica de Nomeriano (2011).

Esgotamento do modelo de produo Fordista e ascenso do Toyotismo Ao longo dos tempos a sociedade tem experimentado diversas formas de produzir e usufruir suas riquezas, desde as formas primitivas e elementares at as mais sofisticadas e excludentes. Sendo a forma de organizao socioeconmica associada a uma determinada etapa de desenvolvimento das foras produtivas e das relaes de produo, observadas ao logo da Histria. At o final da dcada de 70 do sculo XX, o modelo de produo utilizado para produo em massa nas indstrias foi o fordismo, com forte influncia da cincia e no acompanhamento e cobrana do tempo de execuo das atividades pelos operrios. Segundo Saviani:
O modelo fordista caracterizou-se pela organizao de grandes fbricas na produo em srie (larga escala) de objetos padronizados, por meio de enormes estoques direcionados ao consumo de massa. O referido modelo tambm supunha a estabilidade no emprego. (2008a).

Antes mesmo desse perodo o capital comea a d sinais de esgotamento e o Estado se mostra incapaz de conter as contradies inerentes ao capitalismo e a crise comea a se aprofundar. A rigidez dos compromissos do Estado era fundamental para garantir a legitimidade, ao mesmo tempo, esta rigidez na produo restringia a expanso na base fiscal para gastos pblicos. A nica resposta flexvel era a poltica monetria, atravs da emisso de moeda, o que intensificou a onda inflacionria. A possibilidade de superao de tal crise parecia residir no prprio modelo de produo, que se mostrava superado frente s revolues no campo cientfico, tecnolgico, ciberntico e da robtica, pelas quais a sociedade comeava a ser submetida e sabiamente incorporadas ao processo produtivo das linhas de produo aliado a adoo de polticas neoliberais que desobrigam a interveno do Estado na econmica, que passa a ser gerida pela iniciativa privada.

A esse novo modelo de produo, que incorpora todas as novas tecnologias e aplicaes do campo cientfico, associado ideia de se produzir mais, com menos gastos e maximizao dos lucros deu-se o nome de Toyotismo ou Volvismo, apresentada ao mundo pelos japoneses e caracterizada por Saviani como:
Apoiado em tecnologia leve, de base microeletrnica flexvel, e opera com trabalhadores polivalentes visando produo de objetos personalizados, em estoque mnimo, para atender demanda de nichos especficos de mercado. Tal modelo no supe para os trabalhadores a estabilidade no emprego. SAVIANI (2008a).

Por conta dessa reestruturao na base do modelo de produo exige-se um novo perfil de trabalhador que se encaixe as novas exigncias das linhas produtivas. O perfil desse novo trabalhador considera agora sua polivalncia e para isso exige uma qualificao educacional maior, que incorpore as novas demandas de tecnologias absorvidas pelo novo modelo de produo. Dessa maneira, o campo educacional parece frtil para forjar essa nova mo de obra exigida pela adoo de um novo paradigma de produo, sob pena de no o faz-lo este trabalhador estar inevitavelmente fora do campo de emprego, contribuindo para engrossar ainda mais as filas do desemprego, que agora se apresenta de forma estrutural. Da a necessidade de utilizao das polticas adotadas pelos Estados se afinarem as interesses do capital, produzindo necessidades de interesses grupais como necessidade de todos, personificadas em leis e principalmente nas reformas educacionais, pois pela educao que se tem essa mo de obra com todos os atributos agora exigidos pelo empregador. Nesse sentido diversas reformas so operacionalizadas no campo educacional, sob forte influencia das novas demandas capitalistas. Colocando assim o Estado que neoliberal a servio das classes dominantes, como detentora dos meios de produo e impositora de suas pretenses, fazendo com que a sociedade se veja obrigada a se adequar as novas determinaes, pois se ver forada pelo Estado que soberano a faz-lo e esse mesmo Estado ajuda a escamotear os verdadeiros interesses em jogo, alegando apenas que est promovendo o bem comum. 6

Poltica educacional sobre os olhares dos sujeitos que a fazem As polticas pblicas educacionais adotadas, principalmente, nos pases capitalistas com forte influencia do neoliberalismo, tm se mostrado at certo ponto eficiente se levarmos em considerao o simulacro utilizado para que a sociedade no a percebe. Estas polticas possuem um forte vnculo com o mundo do trabalho e so determinadas por organismos internacionais, como FMI (Fundo Monetrio Internacional) e Banco Mundial, representantes do capital Internacional. Segundo Peroni (1999), o capitalismo, na tentativa de superar sua crise, estabeleceu como estratgias principais o neoliberalismo, a globalizao e a reestruturao produtiva. Com base nessas premissas questionamentos diversos sujeitos que fazem parte da execuo e implementao, a nvel local, das polticas pblicas educacionais, como vereadores, secretrios e ex-secretrios de educao, gestores escolares,

coordenadores pedaggicos e professores com o intuito de detectarmos o grau de conhecimento destes em relao a suas atividades e as polticas educacionais no seu municpio. Podemos perceber ao aproximarmos as resposta que a maioria dos informantes tem um conhecimento considervel a respeito do que seja poltica educacional, pelo menos no campo conceitual, sendo-os categricos ao afirmarem que estas seriam: um conjunto de disposies, medidas e procedimentos que traduzem a orientao poltica do Estado e regulam as atividades governamentais relacionando as tarefas de interesses. Portanto, polticas pblicas so aes sociais coletivas que visam orientao e garantia de direitos perante a sociedade, porm, tambm um conjunto de procedimentos formais e informais que expressam relaes de poder e que destinam a resoluo pacfica dos conflitos quanto aos bens pblicos. Verifica-se que o entendimento da grande maioria dos entrevistados repousa na questo de que as polticas educacionais so partes de polticas pblicas direcionadas para a sociedade, sobre essa questo Souza fala em poltica pblica como:
Campo do conhecimento que busca, ao mesmo tempo, colocar o governo em ao e/ou analisar essa ao (varivel independente) e, quando necessrio, propor mudanas no rumo ou curso dessas aes e ou entender por que o como as

aes tomaram certo rumo em lugar de outro (varivel dependente). Em outras palavras, o processo de formulao de poltica pblica aquele atravs do qual os governos traduzem seus propsitos em programas e aes, que produziro resultados ou as mudanas desejadas no mundo real (SOUZA, 2003, p. 13).

Dessa forma, podemos perceber na essncia das respostas o poder do Estado como principal articulador dessas polticas o que nos preocupa tendo em vista que se trata de um Estado neoliberal sob forte influncia da economia o que encontra guarida nas afirmaes de Ianni:
A poltica educativa encontra-se principalmente nas mos dos economistas, portanto, tendo um carter fundamentalmente economicista, submetendo, assim, a dimenso pedaggica ao discurso econmico. Essa viso desconsidera a especificidade da educao, tomando-a com mercadoria e a escola como empresa. IANNI (1997, p.35).

No que se refere a importncias das polticas educacionais, nossos colaboradores, contriburam com respostas diversas, que vo deste aos mais simples, com base no achismo at as mais bem elaboradas, frutos de discusses acadmicas mais aprofundadas e em algumas situaes o lado da vivncia prtica dessas polticas ajudou na elaborao de determinados conceitos, eis algumas respostas: - So de grande importncia por que permite desenvolver programas
voltados a aprendizagem dos estudantes. - A importncia consiste nas melhoras dos repasses financeiros e, consequentemente, no desempenho dos ndices de qualidade da educao do municpio. - de fundamental importncia, pois atravs das polticas, garantem a plena formao dos educandos e o acesso e permanncia dos profissionais nas escolas e dos alunos na sala de aula. - As politicas pblicas para educao de suma importncia, pois educao algo que vai alm do ambiente escolar, reflete na sociedade, famlia e escola. No entanto, para que haja melhoria para educao necessria parceria entre municpio e Estado atravs de programas que atendam melhor o progresso do ensino e aprendizagem.

Verifica-se, em algumas falas a concepo de que as polticas pblicas educacionais se restringem apenas a execuo de programas pontuais por parte do governo, tido 8

como provedor soberano de tais polticas, ficando sob responsabilidade das estncias menores apenas a execuo destas.
Muitas vezes o Estado assume o papel de representante das classes dominantes, de organizador da sociedade em relao a essas classes para a reproduo de seu poder ao mesmo tempo que produz diferentes discursos dirigidos para a classe trabalhadora, de acordo com as diretrizes das estratgias de poder. (BRUEL, 2010, p.27).

Percebe-se em outra fala um afinamento com o que preceitua a LDB 9394/96, art. 3 quando fala sobre as condies para acesso e permanncia na escola e sobre a valorizao do profissional da educao escolar. Quando questionados sobre outras formas de materializao das polticas

educacionais, que superassem a dos programas governamentais, muito dos nossos respondentes no conseguiram vislumbrar outras situaes que no envolvessem tais prticas, citando diversos outros programas como: Mais Educao, PDE, PDDE, FNDE, PCCR entre outros, citam tambm outras aes:
-Educao do campo; -Educao Ambiental; -Educao para a sade; -Formao de redes de apoio que contribuam para a educao inclusiva; -Polticas voltadas para extenso e melhoria da formao do professor; -Parcerias com ONGs, associaes, sindicatos e o setor privado;

Denota-se a viso limitada de que as polticas pblicas educacionais s se materializam via programas, no se fazendo referncias s prprias leis e documentos oficiais que respaldam e d base legal a educao, como os a prpria Constituio Nacional, a Lei de Diretrizes e Bases da Educao, os Referncias Curriculares Nacionais, o Plano Nacional de Educao, as Diretrizes Curriculares Nacionais, as Leis Orgnicas Estaduais e Municipais, entre outros documentos oficiais.

O discurso continua o mesmo quanto se pergunta de que forma os inqueridos participam e envolvem os membros da comunidade nas aes relacionadas s polticas pblicas educacionais? Obtivemos respostas at certo ponto semelhantes, que vo dos simples atos promovidos pela gesto democrtica via eleio de conselhos nas escolas at na apresentao de requerimentos no intuito de aprovao de leis que favo ream as polticas educacionais, passa do por respostas vazias e desconectas.
-Participo por meio de atividades prticas, relevantes como: Frum da famlia, Frum mundial de educao, Conselho escolar, Conselho de alimentao escolar, CACS-FUNDEB, oficina entre outros; -Participo das aes relacionadas s polticas pblicas educacionais quando conheo que existe uma parcela de recursos financeiros destinados educao e esses recursos so repassados aos Estados e Municpios para serem investidos em nossas escolas, diante desse conheo fiscalizo e informo a comunidade dos Programas e recursos que a escola de seus filhos recebe; -Participo me mantendo informado dos Programas educacionais disponibilizado pelo MEC. Participo das formaes para a melhoria da educao e reno com a comunidade para informa-la sobre os programas os quais o municpio contemplado.

Podemos deduzir a partir dessas respostas que o principal papel dos sujeitos ligados poltica educacional, dentro do municpio, que no muito diferente do restante do pas, apenas de agente socializador de informaes, principalmente, sobre a funcionalidade dos Programas e dos repasses dos recursos ou at mesmo em situaes que inevitvel a participao popular, como os fruns e constituio dos Conselhos, o que de certa forma reflete a forma como essa diviso de interesses vem sendo exercida.
Sentindo-se incapazes de afetar a situao social global, que distribui fatias cada vez menos iguais, podendo to-somente tentar assegurar, de forma individual, uma fatia vantajosa para aqueles cujos interesses lhes so confiados, acabam sendo pressionados a adotar uma posio social conservadora e prudente, contribuindo, assim, para mudanas sociais cumulativas que eles no escolheram de forma direta e podem muito bem no aprovar. (JONATHAN op cit BALL in GENTILI, 2008, p.199).

10

Essas aes e atitudes demonstram cabalmente como as verdadeiras intenes dessas polticas, at certo ponto, nefasta para a sociedade tratada apenas como coisas normais, prontas e acabadas, no sendo necessria uma reflexo crtica, poltica, sria e permanente sobre as mesmas. Quando solicitados, aos entrevistados, de que forma estes conseguiriam relacionar as polticas pblicas educacionais locais com as macros politicas a nvel mundial e destas com o mundo do trabalho, nenhum deles detectou essa estreita ligao, no entendendo como as polticas educacionais locais esto imbricadas com modelos polticos maiores oriundos de decises grupais capitalistas que se valem da educao para obteno de mo de obra qualificada, obtivemos respostas como estas:
-Relacionar as polticas pblicas educacionais com as macro polticas a nvel mundial, fazem parte das aes planejadas pela SEMED e que essas polticas vo se adequando no decorrer do ano letivo; -A sociedade investe na escola esperando destes seres humanos completos, mo de obra qualificada, neste sentido as polticas pblicas tm procurado se adequar tambm as exigncias do mercado, alm do meio ambiente e da educao integral; - inegvel que toda ao no ambiente escolar, provem de reunies antecedidas, que analisam dados comparativos anualmente, questes como o nmero de analfabetos e alfabetizados, gesto democrtica, programas, verbas, etc... - O objetivo dos governos elevar o nvel do Brasil, tornando-o um pas desenvolvido. Esse avano s acontecer com a qualidade da mo de obra brasileira, o que no tarefa fcil, pois embora os governos tenham boa vontade, os responsveis pela administrao das polticas pblicas so corrompidos e desta forma no h avano para sociedade e sim estagnao.

As respostas, em nenhum momento, fazem referncias s polticas neoliberais e ao ensino voltado ao mundo do trabalho, o que causa preocupao, tendo em vista o discurso e as prticas vazias de criticidade que s vem colaborar para a perpetuao desse modelo poltico excludente.
Alm da reproduo, numa escala ampliada, das mltiplas habilidades sem as quais a atividade produtiva no poderia ser realizada, o complexo sistema educacional da sociedade tambm responsvel pela produo da estrutura de valores dentro da qual os indivduos definem seus prprios objetivos e fins especficos. As relaes sociais de

11

produo capitalistas no se automaticamente (MSZROS, 1981).

perpetuam

O planejamento internacional para o desenvolvimento da sociedade capitalista implica no s em generalizar o conhecimento para todos os pases do globo como em selecionar o conhecimento que pode ou deve ser adquirido pelos indivduos de pases em desenvolvimento. Limitando o saber dos cidados de segunda classe, assegurando uma valorizao desmedida informao, sem interesse em estimular o conhecimento, quer como processo mental, quer como saber sistematizado, uma nova forma de excluso garantida sob a capa de uma ideologia igualitria. E, nessa modernidade, a maioria dos cidados, sem luta, sem oposio e sem contestao, pode ser includa, porque j vem perdendo, gradativa, mas aceleradamente, a capacidade de formular problemas. NAGEL (2001, p.
5)

Apesar de aparentemente todos os entrevistados terem conhecimentos tericos e, em muitos casos, prticos sobre as polticas educacionais, estes no conseguem perceber que em um dos polos est determinaes e interesses de grupos capitalistas mundiais, possibilitando ao poder capitalista sua perpetuao e crescimento, o que implica em pobreza para maior parte da populao e enriquecimento para uma minoria e consequentemente desigualdade social e suas mazelas. CONSIDERAES FINAIS Observa-se que as polticas pblicas educacionais, atreladas aos interesses do capital internacional, materializadas via polticas neoliberais, tm demonstrado a todo o momento sua pujana, impondo formas de pensar e ditando comportamentos aos indivduos na sociedade. Dessa maneira, os interesses econmicos se sobressaem sobre os interesses sociais e coletivos, utilizando-se a educao como agncia difusora desses interesses, propagando com mais veemncia e ao mesmo tempo com sutileza essas idias, que no escopo de uma sociedade desatenta absorve como sendo necessidade essas imposies. Quando voltamos nossos olhares para o campo educacional local, podemos verificar o quanto nossos agentes formuladores e executores dessas prticas no conseguem 12

perceber em que enredo esto inseridos; chegando em situaes extremas e inocentes a defenderem tais aes como necessrias, publicando ou tecendo comentrios desprovidos de uma argumentao segura e embasada em uma realidade concreta e politicamente bem alicerada. Sabe-se que as reformas educacionais operacionalizadas nos ltimos tempos, esto na verdade afinadas com os interesses do capital, principalmente internacional, representado por diversos Organismos internacionais e que estas tm ligao umbilical com o mundo do trabalho, fruto das mudanas que tambm vm ocorrendo nas concepes que balizam o modo de produo adotado pela indstria atualmente, levando a escola, em ltima anlise, a se adequar as novas diretrizes educacionais com fim a se produzir um trabalho com perfil exigido por essa nova exigncia empresarial. Observa-se assim, um deslocamento do eixo ensinar para o aprender e do formar para o treinar, caracterizando um novo tecnicismo, com um tipo de ensino centrado no estudantes e nas redes de educao por onde ele pode navegar e acessar a qualquer momento o estoque de informaes disponveis de modo democrtico e, com isso, compor sua cesta bsica de informaes e de conhecimentos. Na medida em que revinculam o desenvolvimento humano de forma mecnica a uma educao aligeirada e a um trabalho precarizado, reeditando a teoria do capital humano. Por fim, existe a necessidade urgente de discusses mais acuradas no sentido de superarmos as concepes ingnuas sobre as polticas pblicas educacionais e das relaes destas com o poder local, de forma, a se criar a partir das aes locais, foras nucleares que se agreguem as demais discusses locais e que, por conseguinte somem foras que possam ser percebidas e levadas em considerao pelo poder poltico em alto escalo. Finalmente, h urgncia de aes e planejamento democrtico ou participativo, em contraposio aos modelos rgidos e mal intencionados, aqui apresentados, permitindo a interveno de toda comunidade no processo de elaborao e efetivao dos projetos e metas a serem alcanadas pelo campo educacional, sob pena de continuarmos utilizando a educao e a escola com meros veculos de interesses capitalistas. 13

BIBLIOGRAFIA ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. Polticas educacionais e excluso: A escola em xeque no Brasil Do Sculo XXI. Revista Dilogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.17, p.33-44, jan./abr. 2006. ANDERSON, Perry. Balano do Neoliberalismo. In: SADER, E.: GENTILI, P. (Orgs) Ps neoliberalismo: as polticas sociais e o Estado democrtico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, p. 09-23, 1995. BRUEL, Ana Lorena de Oliveira. Polticas e legislao da educao bsica no Brasil. Curitiba, PR: Ibpex, 2010. CARNEIRO, Moaci Alves. LDB fcil. Leitura crtico-compreensiva artigo a artigo. Petrpolis, RJ: Vozes, 18 ed. p. 48-49, 2011. HOBBES, Thomas. Leviat. Ed. Martin Claret, So Paulo, 2006. IANNI, Otavio. Teorias da Globalizao. So Paulo: Civilizao Brasileira, 1997. MSZAROS, I. Marx: a teoria da alienao. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. NAGEL, Lzia Helena. A sociedade do conhecimento no conhecimento dos educadores. Texto aprovado e publicado nos Anais (em CD-ROM) do I Seminrio Internacional de Educao. Cianorte: 2001. NOMERIANO, Aline Soares. A atual poltica educacional brasileira consignada no Plano de Desenvolvimento da Educao: Uma concepo fundamentada na pedagogia do capital. Revista Eletrnica Arma da Crtica/ANO3: Nmero 3/Dezembro 2011/ ISSN 1984-4734, 68. PERONI, Vera. Poltica educacional e papel do Estado: No Brasil dos anos 1990. Xam, 2003. SAVIANI, D. Histria das idias pedaggicas no Brasil. 2. ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2008a. SOUZA, Celina. Polticas pblicas: questes temticas e de pesquisa. Caderno CRH, Salvador, n. 39, jul./dez. 2003. TORRES, Carlos Alberto. Estado, privatizao e poltica educacional: Elementos para uma crtica do neoliberalismo. In: GENTILI (Org.) Pedagogia da excluso: crtica ao neoliberalismo em educao. Petrpolis, RJ: Vozes, 15 ed. p. 103-128, 2008.

14

S-ar putea să vă placă și