Sunteți pe pagina 1din 16

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO COMARCAS DO INTERIOR CONCURSO PBLICO

001. PROVA OBJETIVA


Portugus e Conhecimentos

001. ESCREVENTE TCNICO JUDICIRIO


INSTRUES

VOC RECEBEU SUA FOLHA DE RESPOSTAS E ESTE CADERNO CONTENDO 80

QUESTES.

CONFIRA SE A VERSO DA CAPA DO SEU CADERNO A MESMA APONTADA NA SUA FOLHA DE RESPOSTAS. PREENCHA, COM SEU NOME E NMERO DE INSCRIO, OS ESPAOS RESERVADOS NA CAPA DESTE CADERNO. LEIA CUIDADOSAMENTE AS QUESTES OBJETIVAS E ESCOLHA A RESPOSTA QUE VOC CONSIDERA CORRETA. ASSINALE, RESPONDA
NA TIRA DE RESPOSTAS DA CAPA DESTE A TODAS AS QUESTES. PARA A

CADERNO,

A ALTERNATIVA DE SUA OPO.

TRANSCREVA A O

FOLHA

DE

RESPOSTAS,

COM CANETA DE TINTA AZUL OU PRETA, A ALTERNATIVA QUE

JULGAR CERTA. DURAO DA PROVA DE

HORAS.

A SADA DO CANDIDATO DO PRDIO SER PERMITIDA APS TRANSCORRIDA 1 HORA DO INCIO DA PROVA.
CANDIDATO QUE SE RETIRAR DA SALA QUANDO DECORRIDAS

HORAS DO INCIO DA PROVA PODER

LEVAR ESTE

CADERNO.
A ORDEM DO FISCAL PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTES.

AGUARDE

09.09.2007

www.pciconcursos.com.br
001_EscreventeTecJudiciario-V1.i1 1 24/8/2007 09:30:02

TJSP/EscreventeTcnicoJudicirio-V1

www.pciconcursos.com.br
001_EscreventeTecJudiciario-V1.i2 2 24/8/2007 09:30:03

PORTUGUS 01. Leia a charge.

02. Em Todos a conhecem em seus traos mais largos, alguns a praticam. os pronomes em destaque referem-se (A) ambos ao termo moralidade. (B) aos termos tica e moralidade, respectivamente. (C) ambos expresso decncia humana fundamental. (D) aos termos corrupo e tica, respectivamente. (E) ambos ao termo tica.

(www.chargeonline.com.br)

Considerando que as duas personagens esto jogando xadrez, deve-se entender que a primeira, referindo-se a uma jogada, quis dizer . A segunda entendeu como uma referncia a um documento bancrio . Trata-se com . Os espaos da frase devem ser preenchidos, respectivamente, com (A) xeque ... xeque ... da mesma palavra ... a mesma pronncia (B) cheque ... cheque ... da mesma palavra ... a mesma escrita (C) cheque ... xeque ... de palavras diferentes ... a mesma pronncia (D) cheque ... cheque ... de palavras iguais ... a mesma pronncia e escrita (E) xeque ... cheque ... de palavras distintas ... a mesma pronncia Para responder s questes de nmeros 02 a 10, leia o texto. O casamento infeliz da corrupo com cumplicidade e a resultante crise de autoridade na vida pblica (com reflexos em toda sociedade, inclusive na famlia) trazem tona a questo da moralidade. (No estou usando, de propsito, a palavra tica: a pobre anda humilhada demais.) No se confunda moralidade com moralismo, que filho da hipocrisia. Moralidade faz parte da decncia humana fundamental. Dispensa teorias, mas a base de qualquer convvio e ordem social. Embora no necessariamente escrita, est contida tambm nas leis to mal cumpridas do pas. Todos a conhecem em seus traos mais largos, alguns a praticam. Moralidade compostura. exercer autoridade externa fundamentada em autoridade moral. fiscalizar rigorosamente o cumprimento das leis sem ser policialesco. respeitar as regras sem ser uma alma subalterna. Moralidade pode ser difcil num pas onde o desregramento impera. Exige grande coragem dizer no quando a tentao (de roubar, de enganar, ou de compactuar com tudo isso) nos assedia de todos os lados, tambm de cima. Num governo, o oposto de assistencialismo, que d alguns trocados aos despossudos, em lugar de emprego e educao, que lhes devolveriam a dignidade. lutar pelo bem comum, perseguindo e escancarando a verdade mesmo que contrarie grandes e vrios interesses.
(Lya Luft, Veja, 20.09.2006)

03. Sobre a orao ... a pobre anda humilhada demais. afirma-se que I. o sujeito a expresso a pobre; II. o predicado verbal; III. o ncleo do predicado o termo anda. Est correto apenas o que se afirma em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e III. (E) II e III.

04. Em ... est contida tambm nas leis to mal cumpridas do pas. as duas expresses adverbiais em destaque estabelecem, respectivamente, relao de (A) modo e tempo. (B) intensidade e modo. (C) modo e modo. (D) intensidade e causa. (E) modo e causa.

05. Assinale a alternativa em que a frase est correta quanto pontuao. (A) A crise de autoridade na vida pblica, resulta do casamento da corrupo com cumplicidade. (B) Fazem parte da decncia humana fundamental, a tica e a moralidade. (C) As leis, que so mal cumpridas no pas tm em si, a moralidade. (D) Quando a tentao nos assedia, preciso coragem e muita para dizer no. (E) A crise de autoridade, verificada na vida pblica tambm se reflete, na famlia.

TJSP/EscreventeTcnicoJudicirio-V1

www.pciconcursos.com.br
001_EscreventeTecJudiciario-V1.i3 3 24/8/2007 09:30:03

06. Exige grande coragem dizer no quando a tentao (de roubar, de enganar, ou de compactuar com tudo isso) nos assedia de todos os lados... Na frase, a referncia do discurso a 1. pessoa do plural, o que se confirma pelo emprego do pronome nos. Alterando-se essa referncia para a 3. pessoa do plural, em norma culta, obtmse: Exige grande coragem dizer no quando a tentao (A) assedia eles de todos os lados. (B) lhes assedia de todos os lados. (C) vos assedia de todos os lados. (D) assedia voc de todos os lados.

As questes de nmeros 09 e 10 tm como base o trecho Num governo, o oposto de assistencialismo, que d alguns trocados aos despossudos, em lugar de emprego e educao, que lhes devolveriam a dignidade. lutar pelo bem comum, perseguindo e escancarando a verdade mesmo que contrarie grandes e vrios interesses.

09. Assinale a alternativa em que, na primeira coluna, est indicada, corretamente, a palavra a que se refere o pronome lhes e, na segunda, um emprego sinttico semelhante do pronome. (A) (B) governo assistencialismo trocados despossudos emprego e educao A leitura dos contos era-lhe uma atividade bem prazerosa. O cabeleireiro cortou-lhe os cabelos com navalha. Foi-lhe bastante til o exerccio sobre regncia. Informaram-lhe com atraso os dias de matrcula. A namorada rasgou-lhe as cartas por cimes.

(E) os assedia de todos os lados. (C) 07. Assinale a alternativa correta sobre o perodo Dispensa teorias, mas a base de qualquer convvio e ordem social. (A) um perodo composto por coordenao, e a segunda orao aditiva. (B) um perodo composto por subordinao, e a segunda orao concessiva. (C) um perodo composto por coordenao, e a segunda orao adversativa. (D) um perodo composto por subordinao, e a segunda orao causal. (E) um perodo composto por coordenao, e a segunda orao alternativa. (D) (E)

10. A palavra que aparece trs vezes no trecho, sendo que, (A) na primeira ocorrncia, pronome relativo; na segunda, conjuno subordinativa; e, na terceira, conjuno coordenativa. (B) nas trs ocorrncias, trata-se de pronome relativo, cuja funo sinttica de sujeito. (C) nas duas primeiras ocorrncias, trata-se de pronome relativo e, na ltima, forma uma locuo conjuntiva concessiva com a palavra mesmo. (D) nas duas primeiras ocorrncias, trata-se de conjuno subordinativa e, na ltima, pronome relativo. (E) na primeira ocorrncia, trata-se de pronome relativo e, nas outras duas, conjuno subordinativa causal e consecutiva, respectivamente.

08. Assinale a alternativa em que o verbo em destaque est corretamente grafado e flexionado. (A) A crise de autoridade advem do casamento infeliz da corrupo com cumplicidade. (B) Muita gente interveio tentando lutar pelo bem comum social. (C) Se uma pessoa pr sua coragem em prtica, dir no quando a tentao assediar. (D) Se uma pessoa quizer manter sua decncia, dever pratic-la. (E) As leis mal cumpridas do pas contm em si a to necessria moralidade.

TJSP/EscreventeTcnicoJudicirio-V1

www.pciconcursos.com.br
001_EscreventeTecJudiciario-V1.i4 4 24/8/2007 09:30:07

A tira base para responder s questes de nmeros 11 a 13.

13. No ltimo quadrinho, a vrgula empregada antes de pessoal se explica por separar, na orao, o (A) vocativo. (B) sujeito. (C) aposto. (D) complemento nominal. (E) objeto direto.

Para responder s questes de nmeros 14 a 17, leia o texto. Prezado Senhor, Confirmamos o cadastro do seu currculo. O seu currculo j est disponvel para ser analizado por nosso departamento de Recursos Humanos. importante que voc mantenha todos os seus dados sempre atualizados. Este um dos critrios mais importantes para nossa avaliao. Para tanto, tenha sempre consigo os dados abaixo, para que sempre que necessrio voc possa atualizar seu currculo.
(Quino, Toda Mafalda)

11. As oraes Quando eu era adolescente e Se a gente no se esforar estabelecem, respectivamente, relaes de (A) tempo e condio.

14. No texto, uma palavra est grafada incorretamente e um pronome est mal empregado. Trata-se, respectivamente, de (A) abaixo e voc. (B) Recursos e seu.

(B) conseqncia e dvida. (C) necessrio e Este. (C) tempo e finalidade. (D) analizado e consigo. (D) finalidade e condio. (E) atualizar e nosso. (E) causa e finalidade.

12. Transpondo a fala do ltimo quadrinho para a primeira pessoa do plural, obtm-se: (A) Olha aqui, pessoal! Se ns no se esforar para mudarmos o mundo, depois o mundo que nos vai mudar. (B) Olha aqui, pessoal! Se ns no nos esforarmos para mudar o mundo, depois o mundo que nos vai mudar. (C) Olha aqui, pessoal! Se ns no nos esforar para mudarmos o mundo, depois o mundo que vai mudar a gente. (D) Olha aqui, pessoal! Se ns no se esforarmos para mudar o mundo, depois o mundo que vai mudar ns. (E) Olha aqui, pessoal! Se ns no nos esforar para mudar o mundo, depois o mundo que vai mudar ns.
5

15. Assinale a alternativa em que a correlao entre os tempos verbais est correta. (A) Seria importante que voc mantesse todos os seus dados em dia. (B) Ser importante que voc mantm todos os seus dados em dia. (C) Seria importante que voc mantivesse todos os seus dados em dia. (D) Era importante que voc manteria todos os seus dados em dia. (E) Foi importante que voc mantinha todos os seus dados em dia.

TJSP/EscreventeTcnicoJudicirio-V1

www.pciconcursos.com.br
001_EscreventeTecJudiciario-V1.i5 5 24/8/2007 09:30:07

16. Assinale a alternativa correta quanto ao emprego de pronomes e regncia. (A) No esquea os dados de seu currculo para que possa sempre manter-lhe em dia. (B) No se esquea dos dados de seu currculo para que possa sempre mant-lo em dia. (C) Lembre-se sempre os dados de seu currculo para que possa manter-no em dia. (D) Lembre dos dados de seu currculo para que possa manter-lhe em dia sempre. (E) Lembre-se dos dados de seu currculo para que possa sempre manter-lhe em dia. 17. Considerando o tratamento expresso em Prezado Senhor, se o remetente optasse por um pronome de tratamento mais formal, concordando com essa expresso, o incio do 3.o pargrafo deveria assumir a seguinte redao: (A) importante que Vossa Excelncia mantenha todos os seus dados... (B) importante que Sua Excelncia mantenha todos os vossos dados... (C) importante que Vossa Senhoria mantenha todos os seus dados... (D) importante que Sua Senhoria mantenha todos os vossos dados... (E) importante que Vossa Eminncia mantenha todos os seus dados... As questes de nmeros 18 a 20 referem-se ao texto. A mdia sempre aquela. Mas... Ser a mdia a guardi da tica, anjo protetor do decoro, sentinela do Estado de Direito? vertiginosas dvidas. No Brasil e no mundo, so poucos os rgos miditicos que ainda praticam o jornalismo sombra dos velhos, insubstituveis princpios: fidelidade canina verdade factual, exerccio desabrido do esprito crtico, fiscalizao diuturna do poder quer que se manifeste. (...) avana o processo de afastamento do jornalismo do papel inicial de servio pblico. No Brasil, a rota diversa daquela percorrida em outros pases, em decorrncia do nosso atraso, a nos manter em um tempo especial, suspenso, mas no equilibrado, entre Idade Mdia e contemporaneidade.
(www.cartacapital.com.br/2007/06/a-midia-e-sempre-aquela-mas/view)

19. Considerando I guardios, II guardies e III guardies, correto afirmar que o plural masculino do termo guardi, que ocorre no primeiro pargrafo, est devidamente expresso apenas em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e III. (E) II e III.

20. Assinale a alternativa correta quanto crase. (A) No Brasil, a rota no se parece com nada que se viu percorrer em outros pases. (B) No Brasil, a rota no equivale nenhuma daquelas percorridas em outros pases. (C) No Brasil, a rota no tem ver com aquela percorrida em outros pases. (D) No Brasil, a rota no se assemelha nenhum caso percorrido em outros pases. (E) No Brasil, a rota no igual quela percorrida em outros pases.

21. As faces de traficantes do Rio de Janeiro os planos de Segurana Pblica de sucessivos governadores . Desde o incio desse processo, na dcada de 80, no se via uma ao policial com ndice de aprovao semelhante ao da realizada no Complexo do Alemo da abertura do Pan.
(www.terra.com.br/istoe, 05.07.2007)

Os espaos do texto devem ser preenchidos, respectivamente, com (A) explodiram ... fluminense ... megaoperao ... h poucos dias (B) esplodiram ... fluminense ... megoperao ... h poucos dias (C) explodiro ... fluminenses ... mega-operao ... a poucos dias (D) explodiram ... fluminenses ... megaoperao ... a poucos dias (E) esplodiram ... fluminense ... megaoperao ... h poucos dias

18. Os espaos do texto devem ser preenchidos, respectivamente, com (A) Justifica-se ... aonde ... Faz dcadas que (B) Justifica-se ... onde ... Fazem dcadas que (C) Justificam-se ... aonde ... So dcadas que (D) Justificam-se ... onde ... H dcadas (E) Justificam-se ... aonde ... Fazem dcadas que
TJSP/EscreventeTcnicoJudicirio-V1

www.pciconcursos.com.br
001_EscreventeTecJudiciario-V1.i6 6 24/8/2007 09:30:08

Para responder s questes de nmeros 22 e 23, leia o texto. De acordo com o relatrio de 2005 da Organizao das Naes Unidas para Alimentao e Agricultura (FAO), 17% dos habitantes dos pases em desenvolvimento sofrem de nutrio. Os nmeros so preocupantes a baixa no nmero da populao atingida, cerca de 3% entre 1992 e 2002, foi anulada pelo aumento natural da populao. A reduo da mdia de vtimas de fome para 2005 ainda um objetivo ilusrio. No Brasil, os famintos somam 14 milhes.
(Galileu, julho de 2006)

24. Em ... seja esta de que nvel for. o pronome esta refere-se a (A) transformao. (B) educao. (C) tenra idade. (D) incluso. (E) profissionalizao. 25. Assinale a alternativa em que os termos fazem o plural a exemplo de pr-universitria. (A) azul-marinho, super-homem. (B) pr-do-sol, reco-reco. (C) infra-estrutura, ps-graduao. (D) homem-bomba, p-de-moleque. (E) viva-negra, pau-a-pique.

22. Os espaos do texto devem ser preenchidos, respectivamente, com (A) m ... por qu (B) mal ... por que (C) mau ... porqu (D) m ... porque (E) mal ... porque

26. Assinale a alternativa correta quanto crase. (A) consenso que o acesso muitas informaes fator fundamental para incluso e transformao social. (B) consenso que o acesso s informaes fator fundamental para incluso e transformao social. (C) consenso que o acesso a todas s informaes fator fundamental para incluso e transformao social. (D) consenso que o acesso uma grande quantidade de informaes fator fundamental para incluso e transformao social. (E) consenso que o acesso todo tipo de informaes fator fundamental para incluso e transformao social. 27. Em necessrio discutir que tipo de profissionalizao devemos promover. a orao substantiva em destaque funciona sintaticamente como (A) aposto. (B) predicativo. (C) complemento nominal. (D) sujeito. (E) objeto direto. 28. No perodo So tantas as carncias, que a formao profissionalizante deve ir alm da capacitao tcnica. a orao destacada apresenta informaes que, em relao s precedentes, devem ser consideradas como (A) causa. (B) conseqncia. (C) comparao. (D) finalidade. (E) concesso.
7
TJSP/EscreventeTcnicoJudicirio-V1

23. Assinale a alternativa correta quanto concordncia. (A) Cerca de 3% da populao mundial sofre com o problema da fome, segundo dados da ONU. (B) Calculam-se que 14 milhes de pessoas no Brasil sofram com a fome, apesar da baixa na populao por ela atingida. (C) No se mantm os ndices de desenvolvimento de um pas se nele ainda persiste a fome. (D) O relatrio da ONU e a quantidade de famintos no Brasil mostra um quadro de desolao. (E) Houve baixa no nmero de famintos, mas com o aumento natural da populao v-se que ainda existe muitos deles. As questes de nmeros 24 a 28 referem-se ao texto. O empobrecimento da nossa sociedade provocou uma diminuio crnica dos investimentos em educao em nosso pas e, por causa disso, houve ntida piora da qualidade do ensino pblico. Essa queda se acentuou nos ltimos 30 anos, e a educao pruniversitria foi, com certeza, a mais prejudicada. consenso que o acesso ao conhecimento fator fundamental para incluso e transformao social. Assim, mais do que nunca, todos os brasileiros devem ter acesso educao, desde a mais tenra idade at a profissionalizao, seja esta de que nvel for. No caso brasileiro, contudo, preciso ir alm desse consenso. Tendo em vista os graves problemas sociais que vivenciamos atualmente, no basta apenas educar at o estgio profissionalizante. necessrio discutir que tipo de profissionalizao devemos promover. So tantas as carncias, que a formao profissionalizante deve ir alm da capacitao tcnica.
(Marcos Boulos, Folha de S.Paulo, 21.08.2006)

www.pciconcursos.com.br
001_EscreventeTecJudiciario-V1.i7 7 24/8/2007 09:30:08

Para responder s questes de nmeros 29 e 30, leia a charge.

CONHECIMENTOS GERAIS 31. Em votao que coincidiu com o Dia Internacional da Mulher, o Parlamento (...) aprovou ontem o projeto que legaliza o aborto. (...) A descriminalizao do aborto contou com o apoio de 59% dos eleitores que participaram de plebiscito no ltimo 11 de fevereiro. Mas, como a absteno foi maior que 50%, o tema voltou para a esfera parlamentar. O assunto j havia sido submetido em 1998 a um primeiro plebiscito. A maioria favorvel ao aborto foi apertada, de 51%. Mas com uma absteno de 68%, o resultado teve sua legitimidade contestada. Fizeram na poca campanha pela absteno partidos do bloco de centro direita, a hierarquia catlica e entidades ligadas igreja.
(Folha de S.Paulo, 09.03.2007)

A notcia refere-se
(www.chargeonline.com.br)

(A) Frana. (B) Irlanda.

29. Considerando-se o interlocutor do urso como VOC, as formas verbais no imperativo devem assumir as seguintes flexes: (A) v veja avise. (B) vai veja avisa. (C) vais vejas avisas. (D) v veja avisa. (E) vai v avise.

(C) Itlia. (D) Polnia. (E) a Portugal.

32. Que triste para o povo brasileiro! Minhas condolncias para esse povo que no merece isso. Um Congresso que repete como papagaio o que dizem em Washington. Que dano faz esse Congresso causa da integrao latino-americana. Que tristeza que d!, disse Chvez.
(www.noticias.terra.com.br, 31.05.2007)

30. Na situao de comunicao apresentada, o aumentativo em palhao faz com que a palavra assuma um valor (A) de espanto. (B) de tamanho. (C) afetivo. (D) de admirao. (E) pejorativo.

A declarao do presidente venezuelano relaciona-se diretamente com (A) o requerimento aprovado pelo Senado brasileiro com um pedido para que o governo da Venezuela devolva a concesso ao canal RCTV. (B) as sanes econmicas propostas pela Cmara dos Deputados do Brasil contra a Venezuela na Organizao dos Estados Americanos. (C) a polmica deciso da Cmara dos Deputados do Brasil em no permitir a entrada imediata do Paraguai e do Equador no Mercosul. (D) a deciso do governo brasileiro em contestar junto Organizao Mundial do Comrcio os subsdios a favor do petrleo venezuelano. (E) a condenao feita pelo presidente do Senado brasileiro a um novo mandato presidencial de seis anos para o dirigente venezuelano.

TJSP/EscreventeTcnicoJudicirio-V1

www.pciconcursos.com.br
001_EscreventeTecJudiciario-V1.i8 8 24/8/2007 09:30:08

33. Menos de 1 ano aps ter sido vendida em leilo por US$ 24 milhes, a nova Varig, ou a parte saudvel da mais antiga companhia area brasileira, mudou de mos nesta quarta-feira [28.03.2007], ao ser comprada (...) em operao que pode atingir US$ 320 milhes.
( www.ultimosegundo.ig.com.br/economia)

MATEMTICA 36. rgos do governo federal divulgaram, recentemente, o nmero exato de mandados de priso no cumpridos no pas, ou seja, quantos criminosos j foram julgados e condenados pela Justia, mas continuam nas ruas por um motivo prosaico: a falta de vagas nas cadeias, que j esto superlotadas. Observando-se o quadro, publicado na revista Veja, e sabendo-se que a razo entre o nmero de mandados de priso pendentes e o nmero de pessoas presas de 11 para 8, pode-se concluir que, atualmente, o sistema penitencirio comporta um nmero de presos que excede a sua capacidade em
Nmero de vagas no sistema penitencirio

A Varig foi comprada pela (A) TAM. (B) Lan Chile. (C) BRA. (D) Gol. (E) OceanAir. 34. Em maio desse ano, como desdobramento do assassinato da missionria norte-americana naturalizada brasileira, Dorothy Stang, ocorrido em 12 de fevereiro de 2005, em Anapu (Par), (A) o fazendeiro Regivaldo Galvo, acusado de executar o crime, foi inocentado pelo Tribunal de Jri de Belm (PA), em virtude da ausncia de provas e de erros processuais. (B) o Tribunal do Jri de Belm (PA) condenou o fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura a 30 anos de priso em regime fechado por ter atuado como um dos mandantes do crime. (C) o governo do Par foi denunciado na Corte Interamericana de Direitos Humanos por no efetivar a priso e o julgamento de todos os envolvidos nesse crime. (D) a ONG Terra de Direitos e a Comisso Pastoral da Terra denunciaram que as testemunhas de acusao do crime esto sendo intimidadas pela defesa dos acusados. (E) o Tribunal de Justia do Par anunciou o desaforamento para Braslia do julgamento dos acusados do crime, depois de denncias da imparcialidade de parte do jri popular. 35. O Tribunal Supremo Eleitoral (...) confirmou nesta sextafeira, 20, que 81,72% dos eleitores apoiaram na consulta do domingo uma Assemblia Constituinte para transformar as instituies do Estado e redigir uma nova Carta Magna. A audincia, promovida para anunciar a apurao oficial de resultados da consulta para a Constituinte estimulada pelo presidente Rafael Correa , ratificou os resultados anunciados antes, em que o sim teve 5.354.595 votos, enquanto os votos pelo no somaram 814.323 votos, 12,43%.
(oestadao.com.br, 20.04.2007)

250 000
Total de pessoas presas

?
Mandados de priso pendentes

550 000
(A) 54,5%. (B) 60,0%. (C) 62,5%. (D) 65,0%. (E) 70,0%.

37. Do preo de venda de um determinado produto, 25% correspondem a impostos e comisses pagos pelo lojista. Do restante, 60% correspondem ao preo de custo desse produto. Se o preo de custo desse produto de R$ 405,00, ento, o seu preo de venda igual a (A) R$ 540,00. (B) R$ 675,00. (C) R$ 800,00. (D) R$ 900,00. (E) R$ 1.620,00.

O processo constituinte citado no fragmento foi aprovado (A) na Bolvia. (B) na Colmbia. (C) no Equador. (D) no Peru. (E) no Uruguai.
9

TJSP/EscreventeTcnicoJudicirio-V1

www.pciconcursos.com.br
001_EscreventeTecJudiciario-V1.i9 9 24/8/2007 09:30:13

38. O terreno retangular ABCD tem 200 metros de permetro. A rea retangular AEFG, que aparece hachurada na figura (medidas em metros), com 124 metros de permetro, e que foi reservada para a construo da casa, tem
X A E B

CONHECIMENTOS DE INFORMTICA 41. No sistema de correio eletrnico (e-mail) da Internet, ao indicarmos os destinatrios, possvel utilizar os campos: Para...(To...), Cc...(Cc...) e Cco...(Bcc...). Os destinatrios indicados no campo Cco... (A) sero ocultados para os receptores da mensagem.

0,5 y Y G 0,7 x F

(B) devem pertencer sempre a uma mesma corporao. (C) devem enviar uma confirmao de recebimento da mensagem. (D) recebero a mensagem criptografada com uma chave aberta.

(E) recebero apenas o cabealho e o assunto da mensagem, ficando o corpo da mensagem oculto.

(A) 1 560 m. (B) 1 260 m. (C) 840 m. (D) 560 m. (E) 350 m. Pode-se afirmar que os cones apresentados pertencem Barra de ferramentas e indicam que o(s) pargrafo(s) selecionado(s) est(o) com o tipo de formatao . Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto. (A) Formatao ... Centralizado (B) Formatao ... Justificado (C) Padro ... Ajustado (D) Padro ... Centralizado (E) Padro ... Justificado 42. Considere uma parte de uma Barra de ferramentas do Microsoft Word XP.

39. Um estagirio de um escritrio de advocacia aproveitou o ms de frias na faculdade para fazer vrias horas extras. Do valor total lquido recebido nesse ms, 3/4 correspondem ao seu salrio fixo. Do valor restante, 3/5 correspondem s horas extras trabalhadas, e o saldo, de R$ 140,00, corresponde a uma bonificao recebida. Pelas horas extras trabalhadas, nesse ms, o estagirio recebeu (A) R$ 210,00. (B) R$ 217,00. (C) R$ 250,00. (D) R$ 336,00. (E) R$ 364,00.

40. Um investidor aplicou uma certa quantia durante 8 meses, a uma determinada taxa de juro simples, e recebeu um montante de R$ 11.400,00. Aplicou de imediato o montante recebido por mais 4 meses, com a mesma taxa de juro simples da aplicao anterior, e ao final recebeu mais R$ 798,00 de juros. A quantia inicialmente aplicada, por esse investidor, foi (A) R$ 8.500,00. (B) R$ 9.000,00. (C) R$ 9.600,00. (D) R$ 9.800,00. (E) R$ 10.000,00.
TJSP/EscreventeTcnicoJudicirio-V1

43. Um usurio do Microsoft Word XP selecionou um determinado texto de um documento e realizou a operao copiar. Na seqncia, posicionou o cursor no documento em um determinado ponto e realizou a operao colar. Porm, no estando satisfeito com o resultado, resolveu desfazer a operao colar realizada, clicando em um cone da Barra de ferramentas Padro do Word. Assinale a alternativa que contm o cone mencionado. (A) (B) (C) (D) (E)

10

www.pciconcursos.com.br
001_EscreventeTecJudiciario-V1.i10 10 24/8/2007 09:30:13

44. Considere a seguinte expresso, inserida na clula B12 de uma planilha do Microsoft Excel XP. = SOMA(B2:B4;B8:B10) A ao que essa expresso tem a de somar o contedo das seguintes clulas dessa planilha: (A) B2 a B10. (B) B2, B4 a B8 e B10. (C) B2 a B4 e B8 a B10. (D) B2 a B10, exceto as clulas B3 e B9. (E) B2 a B10, exceto as clulas B4 e B8.

48. Analise as afirmaes sobre o sistema operacional Windows XP: I. a finalidade do Windows Explorer permitir a navegao na Internet; II. Boto iniciar, cones e Barra de Tarefas so elementos presentes na rea de Trabalho; III. Papel de Parede o nome atribudo a um conjunto de configuraes pr-definidas destinadas a personalizar a rea de Trabalho; IV. um Atalho a um programa permite que este seja acessado com maior rapidez. Sobre as afirmaes, pode-se dizer que est correto o contido em (A) I e II, apenas. (B) I e III, apenas. (C) II e IV, apenas. (D) I, II e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

45. No Microsoft Excel XP, para se atribuir uma cor de fundo s clulas de uma planilha, deve-se selecionar a opo de menu Formatar Clulas, seguida pela seleo da aba (A) Alinhamento. (B) Borda. (C) Nmero. (D) Padres. (E) Proteo.

46. Analise as afirmaes relacionadas com nome de pastas e arquivos no sistema operacional Windows XP: I. alguns caracteres, como barra (/), asterisco (*) e interrogao (?) no podem ser utilizados na escolha de nomes; II. nomes de arquivos necessariamente possuem uma extenso; III. o nome pode apresentar como tamanho mximo 256 caracteres. Sobre as afirmaes, pode-se dizer que est correto apenas o contido em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) I e III.

49. Para realizar a navegao na Internet pode ser utilizado qualquer Browser ou Navegador. Normalmente, essas ferramentas disponibilizam um recurso para que o usurio possa cadastrar as pginas web de sua preferncia, comumente denominado (A) Destinos preferidos. (B) Sites preferidos. (C) Sites visitados. (D) Favoritos. (E) Histrico.

50. Uma URL (Uniform Resource Locator) utilizada para indicar o endereo de um recurso disponvel em uma rede, seja na Internet ou uma rede local. A estrutura da URL composta de (A) caracteres ://, seguido de protocolo e do endereo da mquina. (B) caracteres www, seguido do endereo da mquina e do protocolo. (C) endereo da mquina, seguido do caractere : e do protocolo. (D) protocolo, seguido do caractere : e do endereo da mquina. (E) protocolo, seguido dos caracteres :// e do endereo da mquina.

47. O Windows XP possui um recurso que possibilita a troca de informaes entre diferentes aplicativos. Quando se recorta, copia ou cola textos e imagens, o Windows utiliza o recurso denominado (A) rea de trabalho. (B) rea de transferncia. (C) rea de troca de informaes. (D) Memria cache. (E) Memria de transferncia.
11

TJSP/EscreventeTcnicoJudicirio-V1

www.pciconcursos.com.br
001_EscreventeTecJudiciario-V1.i11 11 24/8/2007 09:30:14

DIREITO PENAL 51. A ao incriminada no art. 293 do Cdigo Penal a de falsificar papis pblicos. Diante dessa afirmativa, pergunta-se: como, nos termos da lei, essa falsificao pode ser feita? (A) A falsificao somente pode ser feita tendo como objeto os papis pblicos, uma vez que tanto no art. 293 do CP quanto em qualquer outro artigo de lei que trate sobre a matria, no h previso legal para a hiptese de falsificao de documento particular. (B) Pela fabricao ou alterao do papel pblico. (C) Exclusivamente por meio da imitao fraudulenta do papel pblico. (D) Exclusivamente por meio da contrafao do papel pblico. (E) Exclusivamente por meio da modificao do papel pblico. 52. Assinale a alternativa que exemplifica o crime de desacato. (A) X, de forma muito humilhante, diz a seu vizinho, funcionrio pblico, durante um churrasco entre amigos, que ele a pessoa mais preguiosa e lenta que j conheceu. (B) X descumpre a ordem dada pelo juiz em audincia e continua fotografando a vtima do crime sob julgamento. (C) X, ao deparar-se no frum com a escrevente Z, dirige a ela as seguintes palavras: que coisa mais linda, at parece um anjo! (D) X, ao ter seu veculo apreendido pelo Delegado de Polcia Z, gesticula a ele de forma obscena utilizando o dedo mdio da mo. (E) X, que assiste a uma partida de vlei, zomba de um dos jogadores: Vejam como o nosso promotor pblico enfeita a quadra, at parece uma borboleta! 53. A pena da testemunha que receber suborno para calar a verdade em juzo (A) ser aumentada de 1/2. (B) ser aumentada de 2/3. (C) ser de recluso de 1 a 4 anos e multa. (D) no ser aplicada na hiptese de a testemunha declarar a verdade no processo em que se apura o crime de falso testemunho. (E) no ser aplicada na hiptese da retratao da testemunha, antes da sentena, no processo em que ocorreu o ilcito. 54. Aquele que exercer atividade de que foi suspenso por deciso judicial (A) pratica o crime de desobedincia. (B) pratica o crime de desobedincia a deciso judicial sobre perda ou suspenso de direito. (C) pratica o crime desacato. (D) pratica o crime de corrupo ativa. (E) no pratica crime.
TJSP/EscreventeTcnicoJudicirio-V1

55. O crime de explorao de prestgio I. tem como condutas previstas no caput do art. 357 do Cdigo Penal os verbos solicitar ou receber; II. somente pode ser praticado por funcionrio pblico; III. consiste, em uma de suas modalidades, na solicitao de dinheiro ou qualquer outra utilidade a pretexto de influir em determinado elenco de pessoas indicado pela lei. Est correto o contido apenas em (A) I e II. (B) I e III. (C) II e III. (D) I. (E) III. DIREITO PROCESSUAL PENAL 56. Assinale a alternativa que apresenta hiptese de recurso de ofcio. (A) Sentena definitiva de absolvio, motivada na inexistncia de provas para a condenao. (B) Deciso absolutria do tribunal do jri. (C) Sentena que conceder habeas corpus. (D) Sentena que no receber a denncia ou queixa. (E) Deciso que julgar procedente qualquer das excees, salvo a de suspeio. 57. X foi denunciado pelos crimes de leso corporal e furto. Todavia, h cinco dias atrs foi condenado to somente pelo delito de leso corporal, tendo sido absolvido pelo crime de furto, uma vez que foi reconhecida na sentena a inexistncia do fato. Assim sendo, correto afirmar que (A) X no poder apelar da sentena, visto que foi absolvido. (B) X no poder recorrer da sentena, uma vez que no interps o termo de apelao no prazo de 3 dias conforme previsto em lei. (C) X no poder intentar o recurso cabvel por falta de interesse e legitimidade processual. (D) considerando que as apelaes podero ser interpostas, quer em relao a todo o julgado, quer em relao a parte dele, X poder recorrer com relao condenao pelo crime de leso corporal. (E) por se tratar de uma das hipteses de recurso em sentido estrito, X dever interpor, por meio de seu advogado, recurso no prazo legal de 10 dias, contados da data de sua intimao pessoal da condenao pelo crime de leso corporal.
12

www.pciconcursos.com.br
001_EscreventeTecJudiciario-V1.i12 12 24/8/2007 09:30:14

58. Os recursos nos casos das decises proferidas pelo Tribunal do Jri (A) sero em sentido estrito, no sendo cabvel nenhuma outra espcie recursal. (B) podero ser de apelao se houver erro ou injustia no tocante aplicao da pena. (C) no sero admitidos em face da soberania absoluta do Tribunal Popular. (D) sero interpostos em at 10 dias aps proferida a deciso do plenrio do jri. (E) somente sero interpostos no plenrio do jri imediatamente aps o juiz tomar cincia da votao dos jurados e proferir a sentena. 59. Analise as afirmaes: I. Estendem-se aos escreventes judicirios as regras de suspeio dos juzes. II. O juiz no poder exercer a jurisdio em processo em que ele prprio tiver servido como testemunha. III. O juiz dar-se- por suspeito se for vizinho do ru. Est correto o contido apenas em (A) I e II. (B) I e III. (C) II e III. (D) I. (E) II. 60. No processo penal, caso o magistrado tenha a informao nos autos de que o ru se oculta para no ser encontrado para a citao, (A) determinar a citao por hora certa. (B) determinar seja feita a citao por edital. (C) declarar o ru revel. (D) determinar a expedio de mandado de priso preventiva. (E) determinar, com o prazo de cinco dias, o comparecimento do ru ao cartrio para ser citado pessoalmente sob pena de desobedincia.

62. No se observar o procedimento sumrio nas causas (A) cujo valor for superior a 60 vezes o valor do salrio mnimo. (B) de arrendamento rural e de parceria agrcola. (C) de cobrana de condmino de quaisquer quantias devidas ao condomnio. (D) de ressarcimento por danos em prdio urbano. (E) de cobrana de seguro, relativamente aos danos causados em acidente de veculo, ressalvados os casos de processo de execuo.

63. correto afirmar que (A) conclusos os autos, o juiz mandar processar a exceo, ouvindo o excepto dentro de 15 dias. (B) a confisso espontnea somente poder ser feita pela prpria parte. (C) a suscitao do incidente de falsidade no suspender o processo principal. (D) publicada a sentena, o juiz s poder alter-la para corrigir, de ofcio ou a requerimento da parte, inexatides materiais, ou lhe retificar erros de clculo. (E) a desistncia da ao, ou a existncia de qualquer causa que a extinga, obsta o prosseguimento da reconveno.

64. Na contestao, o ru no poder, antes de discutir o mrito, alegar (A) nulidade de citao. (B) perempo. (C) litispendncia. (D) conexo. (E) incompetncia relativa.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL 61. No havendo preceito legal nem assinao pelo juiz, o prazo para a prtica de ato processual a cargo da parte ser de (A) 48 horas. (B) 5 dias. (C) 10 dias. (D) 15 dias. (E) 20 dias.
13

65. A apelao ser recebida em seu efeito devolutivo e suspensivo quando interposta de sentena que (A) homologar a diviso ou a demarcao. (B) condenar a prestao de alimentos. (C) julgar procedentes os embargos execuo. (D) decidir processo cautelar. (E) confirmar a antecipao dos efeitos da tutela.
TJSP/EscreventeTcnicoJudicirio-V1

www.pciconcursos.com.br
001_EscreventeTecJudiciario-V1.i13 13 24/8/2007 09:30:14

DIREITO CONSTITUCIONAL 66. A Constituio Federal dispe em seu artigo 5. que haver penas (A) de morte nos casos de guerra declarada. (B) de carter perptuo. (C) de trabalhos forados. (D) de banimento. (E) cruis.

70. correto afirmar que (A) o prazo de validade do concurso pblico ser de at cinco anos, prorrogvel uma vez, por igual perodo. (B) os acrscimos pecunirios percebidos por servidor pblico sero computados e acumulados para fim de concesso de acrscimos ulteriores. (C) so estveis aps 2 anos de efetivo exerccio os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico. (D) a lei poder estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuio fictcio. (E) vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto quando houver compatibilidade de horrios, a de um cargo de professor com outro, tcnico ou cientfico.

67. Conceder-se- mandado de injuno (A) para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, constante de registros de entidades governamentais ou de carter pblico. (B) sempre que a falta de norma regulamentadora torne invivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania. (C) para proteger direito lquido e certo, quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica no exerccio de atribuies do Poder Pblico. (D) para retificao de dados, quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo. (E) sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder.

DIREITO ADMINISTRATIVO 71. Ao servidor assegurado o direito de requerer ou representar, bem como pedir reconsiderao e recorrer de decises, salvo previso legal especfica, no prazo de (A) 5 dias. (B) 10 dias. (C) 15 dias. (D) 30 dias. (E) 45 dias.

72. A pena disciplinar de (A) repreenso ser aplicada em caso de falta grave ou de reincidncia.

68. No privativo de brasileiros natos o cargo (A) de Presidente da Repblica. (B) de Presidente do Senado Federal. (C) de carreira diplomtica. (D) de Governador do Estado. (E) de Ministro do Supremo Tribunal Federal.

(B) suspenso no poder exceder 30 (trinta) dias. (C) pena de multa ser aplicada no caso de utilizao indevida do dinheiro pblico. (D) cassao de aposentadoria ser aplicada se o funcionrio praticar ato definido em lei como de improbidade. (E) demisso a bem do servio pblico ser aplicada ao funcionrio que praticar ato definido como crime contra a administrao pblica, a f pblica e a Fazenda Estadual.

69. So condies de elegibilidade, na forma da lei, a idade mnima de (A) trinta anos para Vice-Presidente. (B) dezoito anos para Deputado Estadual. (C) vinte e um anos para Prefeito. (D) trinta anos para Senador. (E) vinte e um anos para Governador.
TJSP/EscreventeTcnicoJudicirio-V1

73. Para a aplicao das penas disciplinares, previstas no Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado de So Paulo, no competente o (A) Prefeito. (B) Procurador Geral do Estado. (C) Chefe de Gabinete. (D) Governador. (E) Diretor de Departamento.
14

www.pciconcursos.com.br
001_EscreventeTecJudiciario-V1.i14 14 24/8/2007 09:30:14

74. Extingue-se a punibilidade pela prescrio da falta sujeita suspenso em (A) 1 ano. (B) 2 anos. (C) 3 anos. (D) 4 anos. (E) 5 anos.

78. correto afirmar que (A) dever ser feita concluso dos autos no prazo de 48 horas, e executados os atos processuais no prazo de 72 horas. (B) nenhum processo dever permanecer paralisado em cartrio, alm dos prazos legais ou fixados; tampouco devero ficar sem andamento por mais de 90 dias, no aguardo de diligncias. (C) no sero feitas cargas aos oficiais de justia nos 10 dias antecedentes s suas frias marcadas na escala; nesse prazo cumpriro eles os mandados anteriormente recebidos, s podendo entrar em frias sem nenhum mandado em mos, vedada a baixa para redistribuio. (D) quando houver fluncia de prazo comum s partes, ser concedida pelo Diretor de Servio do Ofcio de Justia ou pelo Escrevente responsvel pelo atendimento, vista de autos em cartrio fora do balco pelo perodo de 30 minutos. (E) somente o escrivo-diretor, o oficial maior ou escrevente especialmente designado que poder registrar a retirada e a devoluo de autos no livro prprio, sempre rigorosamente atualizado.

75. No processo administrativo, (A) so competentes para a instaurao do processo administrativo os Diretores de Departamento e Diviso. (B) a instaurao vlida por portaria, no prazo mximo improrrogvel de 60 (sessenta) dias do recebimento da determinao. (C) o mandado de citao dever conter informao de que o acusado poder arrolar testemunhas e requerer provas, no prazo de 3 (trs) dias, aps a data designada para seu interrogatrio. (D) o acusado poder assistir a inquirio do denunciante. (E) no comparecendo o acusado no interrogatrio, ficar suspenso o prazo para requerer a produo de provas. NORMAS DA CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIA 76. As certides em breve relatrio ou de inteiro teor sero expedidas no prazo de (A) 2 dias, contados da data do recebimento em cartrio do respectivo pedido. (B) 5 dias, contados da data do recebimento em cartrio do respectivo pedido. (C) 10 dias, contados da data do recebimento em cartrio do respectivo pedido. (D) 15 dias, contados da data do recebimento em cartrio do respectivo pedido. (E) 30 dias, contados da data do recebimento em cartrio do respectivo pedido.

79. Os autos de processo, excetuados os casos especiais, decididos pelo juiz, no podero exceder de (A) 50 folhas em cada volume. (B) 100 folhas em cada volume. (C) 150 folhas em cada volume (D) 200 folhas em cada volume. (E) 250 folhas em cada volume.

80. correto afirmar que (A) quando da reiterao de embargos de declarao reconhecidamente protelatrios, a multa imposta dever ser anotada pela Serventia na capa dos autos, indicando a folha onde foi aplicada essa penalidade. (B) os escrives-diretores enviaro os autos ao juiz ou ao rgo do Ministrio Pblico em at 5 dias aps assinar o termo de concluso ou de vista. (C) o processo, com termo de vista, ser entregue aos promotores de justia sem a prvia assinatura no livro de carga e descarga. (D) aps revisados e decorrido 1 ano do ltimo registro efetuado, os livros de carga e demais papis podero ser, por qualquer modo, inutilizados mediante prvia autorizao do Juiz Corregedor Permanente. (E) todas as sentenas, cveis em geral, criminais, exceto as extintivas de punibilidade, devero ser registradas.
15
TJSP/EscreventeTcnicoJudicirio-V1

77. As precatrias recebidas sero lanadas, com indicao completa do juzo deprecante e no apenas da comarca de origem, dos nomes das partes, da natureza da ao e da diligncia deprecada, no livro de (A) Protocolo de Autos. (B) Normas de Servios da Corregedoria Geral da Justia. (C) Registro Geral de Feitos. (D) Carga de Mandados. (E) Registro das Precatrias.

www.pciconcursos.com.br
001_EscreventeTecJudiciario-V1.i15 15 24/8/2007 09:30:14

www.pciconcursos.com.br
001_EscreventeTecJudiciario-V1.i16 16 24/8/2007 09:30:15

S-ar putea să vă placă și