Sunteți pe pagina 1din 4

Pulmo

Materiais Garrafa PET Pequena 2 Bexigas ( bales de festa n 6) 1 Bexiga (balo de festa n 6) Mangueira de Nvel (dimetro) Mangueira de Nvel (dimetro) Elstico Tesoura ou Estilete Vela / Fsforo Alicate ou Prendedor de Roupa Prego Silicone Figura 1

Procedimento 1. Encaixe dois pedaos de 6 cm de mangueira (dimetro) em uma das extremidades da mangueira de dimetro maior.Voc ir formar a letra Y (Fig.1). 2. Fixe as duas bexigas pequenas nas extremidades das mangueiras. Para isso, prenda o bico da bexiga mangueira com o elstico (Fig. 1). 3. Utilizando a chama de uma vela, um alicate e um prego, aquea o prego e fure a tampinha da garrafa. Faa um buraco que permita a passagem da mangueira maior. 4. Passe a mangueira pela tampinha, da parte inferior para a superior. 5. Utilize silicone para vedar a fresta que ficou entre a tampinha e a mangueira. 6. Vede tambm com silicone as frestas existentes entre as mangueiras. 7. Com a ajuda de um estilete / tesoura, retire o fundo da garrafa. 8. Corte, com o auxlio de uma tesoura, cerca de 2 cm na parte debaixo da maior bexiga, pela transversal. 9. D um n no bico dessa bexiga e a coloque no fundo da garrafa, com o bico para fora (Fig 2). 10. Tampe a garrafa, de modo que as bexigas pequenas fiquem dentro da mesma (Fig 3).

Figura 2

Figura 3 Ba de Cincias Depto de Fsica UFSC www.fsc.ufsc.br/baudeciencias - (48) 3721-6806

Pulmo
Atividade Experimental Inspirando conhecimento 1. Mova o diafragma do experimento para cima e anote o que ocorreu com o pulmo:_____________________________________________________________ ______ 2. Mova o diafragma para baixo e anote o que aconteceu com o pulmo:_____________________________________________________________ ______ 3. Coloque seu ouvido prximo sada da traquia, faa os mesmos movimentos anteriores com mais velocidade. Voc percebeu o movimento do qu? Para colorir e preencher Indique os rgos e /ou os tecidos apontados.

Indique com setas o sentido do ar de acordo com o movimento do diafragma.

Inspirao Expirao

Inspirao Expirao

Ba de Cincias Depto de Fsica UFSC www.fsc.ufsc.br/baudeciencias - (48) 3721-6806

Pulmo
Desafio Submergindo Nas frias de vero desse ano, a equipe de mergulho Ba de Cincias promoveu na Ilha Mata-Fome (ingleses) a observao de peixes e corais na regio. Esse local conhecido como aqurio devido a sua exuberante fauna. A profundidade mdia do local de 12 m. Seu amigo, esperto e criativo, resolveu testar uma maneira diferente de fazer o mergulho. Utilizar um rolo de mangueira com aproximadamente 20 m, para substituir os cilindros de ar que j haviam sido esvaziados durante os vrios mergulhos, realizados pela turma durante o dia. A idia era voc segurar em uma das pontas da mangueira e ele, segurando a outra ponta, mergulharia at o fundo e ficaria respirando atravs de uma mscara que estava conectada extremidade da mangueira. Voc, por cautela, disse para ele testar isso sem ir muito fundo, 3 m de profundidade que voc ia controlar pela quantidade de mangueira que desceria. Ao fazer o primeiro teste, foi uma surpresa ver o seu amigo rapidamente voltando superfcie com a cara assustada e extremamente ofegante. Enquanto recuperava o flego e a adrenalina diminua no corpo do amigo, vocs ficaram pensando no porqu de a idia no ter funcionado com as seguintes constataes: Quanto mais profundo, mais dor sente-se nos ouvidos; O ar sempre saia do cilindro para podermos respirar, isso deve ser porque o ar procura o local de menor presso; Para respirar preciso que os msculos intercostais e o diafragma se mexam. E agora, voc consegue explicar por que no se conseguiu respirar?

Ba de Cincias Depto de Fsica UFSC www.fsc.ufsc.br/baudeciencias - (48) 3721-6806

Pulmo
Caa-palavras O diafragma um msculo que, junto com os msculos intercostais, coordena o processo de inspirao e expirao do sistema respiratrio humano. Quando o diafragma contrai, reduz a presso exercida na pleura e o ar entra nas vias areas e nos pulmes. Durante a relaxamento do msculo, aumenta a presso sobre a pleura e os pulmes, expulsando parte dos gases. Na inspirao, o ar entra no nosso corpo pelas fossas nasais (em casos de normalidade), atravessa a faringe, laringe, traqueia, brnquios, bronquolos at encontrar os alvolos pulmonares, onde h a troca de gases com o sangue. O pulmo no uma cavidade, mas pode ser considerado um tecido esponjoso, composto por esses alvolos. Normalmente, em uma pessoa adulta, cerca de 1,2 L de gs remanesce aps a expirao em cada pulmo; em mdia, pois o pulmo esquerdo menor devido localizao do corao. O valor mximo durante uma inspirao forada de 3L.

Palavras-cruzadas Horizontal 1. Unidade de volume. 2. Processo que ocorre nos alvolos pulmonares. 3. Msculo involuntrio fundamental par a respirao. 4. Propriedade fsica que permite a respirao quando variada. Vertical 1. Vcio que destri o sistema respiratrio. 2. O pulmo que menor, com 2 lbulos. 3. Processo em que o volume de ar no pulmo aumenta, pois a presso sobre ele diminui. 4. Bronquite uma inflamao destes componentes do pulmo. 5. Quanto maior a presso sobre o pulmo, menor o seu valor. Ba de Cincias Depto de Fsica UFSC www.fsc.ufsc.br/baudeciencias - (48) 3721-6806

S-ar putea să vă placă și