Sunteți pe pagina 1din 26

ESCOLA TCNICA ESTADUAL PRESIDENTE GETLIO VARGAS

ASSUNTO

ATERRAMENTO

DISCIPLINA: ELETRICIDADE PROFESSOR: RUBILAR

INTRODUO

O seguinte trabalho tem por objetivo mostrar toda a parte que envolve o aterramento eltrico em suas mais diversas situaes, e tambm esclarecer dvidas referentes a rea da eletricidade que contenham o aterramento.

O aterramento segundo sua funo pode ser classificado como: 1. Aterramento funcional o aterramento de um condutor vivo, normalmente o neutro, objetivando o correto funcionamento da instalao; 2. Aterramento de proteo o aterramento das massas e dos elementos condutos estranhos instalao , objetivando a proteo contra choques por contatos indiretos. 3. Aterramento para trabalho o aterramento de uma parte de um circuito de uma instalao eltrica, que est normalmente sob tenso, mas posta temporariamente sem tenso para que possam ser executados trabalhos com segurana. Dependo do esquema de aterramento adotado os aterramentos: funcional e de proteo podem ser implementados no mesmo eletrodo de aterramento em eletrodos distintos. Mas tanto o aterramento funcional o aterramento de proteo so permanentes enquanto que do o aterramento de trabalho um aterramento temporrio, s feito durante a realizao trabalho na instalao sendo retirado em seguida para a reenergizao.

ATERRAMENTO TEMPORRIO DA REDE SECUNDRIA Seqncia de passos para a instalao do conjunto de aterramento rpido em redes de distribuio secundarias. Abrir as chaves fusveis do transformador que alimenta o circuito, obedecendo as instrues da OTD- 505; Com o voltmetro, verificar a ausncia de tenso nos condutores; Amarrar a escada no poste

Se for o conjunto de aterramento do anexo X, conectar o grampo de uma das extremidades ao neutro da rede secundaria para, em seguida, conectar os demais grampos nos outros condutores na seqncia: controle, fase A, fase B e fase C.para a retirada do conjunto, proceder na ordem inversa. Se for o basto de aterramento do anexo XI, instalar com firmeza segurando-o pela empunhadura de fibra de vidro. Verificar se todos os grampos se encaixaram nos seus respectivos condutores. Para retira-lo segure o basto pela empunhadura a empurre firmemente para cima. PRECAUES Verificar o conjunto de aterramento quanto ao estado de seus componentes e conexes. Se for o basto de aterramento, verificar se todos os engates proporcionam conexo firme; Verificar se o neutro da rede secundaria no est seccionado ou apresentado emendas duvidosas; A rede dever ser considerada energizada at se completar as operaes de instalao de todos os conjuntos de aterramento; Todo aterramento dever ser efetuado de tal modo que todos os eletricistas envolvidos no trabalho e toda a rea de servio fiquem dentro do trecho protegido; Devero ser instalados tantos conjuntos de aterramento quantos forem necessrios para que toda a rea de servio fique totalmente protegida; Os conjuntos de aterramento devero ser instalados o mais prximo possvel do ponto onde ser realizado o trabalho; OBS: Nenhum servio em circuito secundrio desligado poder ser iniciado sem que antes o mesmo tenha sido aterrado.

SISTEMAS DE ATERRAMENTO ( TIPOS )

Sistema de aterramento (tipos) o conjunto de condutores, hastes e conectores interligados, circundados por elementos que dissipam para a terra as correntes impostas nesse sistema. Os principais tipos de sistema de aterramento so: 1. Apenas uma haste cravada no cho; 2. Hastes dispostas triangularmente; 3. Hastes em quadrado; 4. Hastes alinhadas; 5. Placas metlicas enterradas no solo; 6. Fios ou cabos enterrados no solo, formando vrias confi guraes: quadrado formando uma malha de terra em cruz estendido em vala em estrela 7. Eletrodos de fundao / encapsulados em concreto. Esquema TN Um ponto da instalao, em geral o neutro, diretamente aterrado e as massas dos equipamentos so ligadas a esse ponto por um condutor. Este esquema pode ser classificado como: TN-S condutores neutro (N) e proteo (PE) distintos (separados); TN-C funes de neutro e proteo exercidas pelo mesmo condutor (PEN); TN-C-S Esquemas TN-S e TN-C utilizados na mesma instalao. Esquema TN-S

Neste esquema os condutores, neutro (N) e proteo (PE), so separados e, este ltimo, est sempre com tenso zero; Tambm caracterizado por possuir baixa impedncia para correntes de falta (altas correntes); utilizado quando a distncia entre a carga e a fonte no muito grande; A proteo deve ser garantida por dispositivo DR (diferencial-residual), que detectam a corrente que escoa pela terra. Esquema TN-C

O condutor neutro tambm utilizado como condutor de proteo (PEN); Este esquema no permitido para condutores de seo inferior a 10 mm2 (cobre) e para equipamentos portteis, alm de no se admitir o uso de dispositivos DR; A tenso do condutor neutro junto carga no zero; perigoso no caso de ruptura do condutor neutro.

Esquema TN-C-S

O esquema TN-C nunca deve ser utilizado a jusante do sistema TN-S; A proteo deve ser garantida por dispositivo DR, pois representa o nico meio adequado para proteo contra choques eltricos.

Esquema TT

Um ponto da alimentao (em geral, o neutro do secundrio do transformador), diretamente aterrado com eletrodos independentes das massas. Todas as massas protegidas contra contatos indiretos devem ser ligadas a um ponto nico, para evitar malhas e surgimento de tenses de passo. A proteo deve ser garantida por dispositivos DR, pois representa o nico meio adequado para proteo contra choques eltricos (instalado na origem da instalao).

recomendado para sistemas onde a fonte de alimentao e a carga estiverem distantes uma da outra.

Esquema IT

Muito usado no passado (EUA) e abandonado por problemas de tenses transitrias que ocorriam em grandes instalaes. Exige manuteno especializada (com inspees e medies peridicas da resistncia de isolao). Usar onde a continuidade do servio indispensvel (hospitais, indstrias, etc.). O DR o dispositivo mais indicado para a proteo contra contatos indiretos.

Tipos de Solo

TRATAMENTO QUMICO DO SOLO Como j observamos, a resistncia do terra depende muito da constituio qumica do solo. Muitas vezes, o aumento de nmero de barras de aterramento no consegue diminuir a

resistncia do terra significativamente. Somente nessa situao devemos pensar em tratar quimicamente o solo. O tratamento qumico tem uma grande desvantagem em relaoa ao aumento do nmero de hastes, pois a terra, aos poucos, absorve os elementos adicionados. Com o passar do tempo, sua resistncia volta a aumentar, portanto, essa alternativa deve ser o ltimo recurso. Temos vrios produtos que podem ser colocados no solo antes ou depois da instalao da haste para diminuirmos a resistividade do solo. A Bentonita e o Gel so os mais utilizados. De qualquer forma, o produto a ser utilizado para essa finalidade deve ter as seguintes caractersticas: - No ser txico - Deve reter umidade - Bom condutor de eletricidade - Ter pH alcalino (no corrosivo) - No deve ser solvel em gua Uma observao importante no que se refere instalao em baixa tenso a proibio (por norma) de tratamento qumico do solo para equipamentos a serem instalados em locais de acesso pblico (colunas de semforos, caixas telefnicas, controladores de trfego, etc...). Essa medida visa segurana das pessoas nesses locais.

TRATAMENTO QUMICO DO SOLO Um aterramento eltrico considerado satisfatrio quando sua resistncia encontraQuando no conseguimos esse valor, podemos mudar o nmero ou o tipo de eletrodo de aterramento. No caso de haste, podemos mud-la para canaleta (onde a rea de contato com o solo maior) , ou ainda agruparmos mais de uma barra para o mesmo terra. Caso isso no seja suficiente, podemos pensar em uma malha de aterramento. Mas imaginem um solo

to seco que, mesmo com todas essas tcnicas, ainda no seja possvel chegarNesse caso a nica alternativa o tratamento qumico do solo. O tratamento do solo tem como objetivo alterar sua constituio qumica, aumentando o teor de gua e sal e, consequentemente, melhorando sua condutividade. O tratamento qumico deve ser o ltimo recurso, visto que sua durabilidade no indeterminada. O produto mais utilizado para esse tratamento o Erico - gel .

Resistividade do Solo Vrios fatores influenciam na resistividade do solo. Entre eles, pode-se ressaltar: _ tipo do solo; _ mistura de diversos tipos de solo; _ solos constitudos por camadas estraticadas com profundidades e materiais diferentes; _ teor de umidade; _ temperatura; _ compactao e presso; _ composio qumica dos sais dissolvidos na _agua retida; _ concentrao de sais dissolvidos na agua retida. As diversas combinaes acima resultam em solos com caractersticas diferentes e, consequentemente, com valores de resistividade distintos. Assim, solos aparentemente iguais tem resistividades diferentes. Para ilustrar, a tabela abaixo mostra a variaco da resistividade para solos de naturezas distintas.

Tipo de Solo e Respectiva Resistividade

Tipo de Solo Resistividade [ _ m]

Lama 5 a 100 Terra de jardim com 50% de umidade 140 Terra de jardim com 20% de umidade 480 Argila seca 1500 a 5000 Argila com 40% de umidade 80 Argila com 20% de umidade 330 Areia molhada 1300 Areia seca 3000 a 8000 Calcrio compacto 1000 a 5000 Granito 1500 a 10000

Medio Pelo Mtodo de Wenner O mtodo utiliza um Megger, instrumento de medida de resistncia que possui quatro terminais, dois de corrente e dois de potencial. O aparelho, atravs de sua fonte interna, faz circular uma corrente eltrica I entre as duas hastes externas que esto conectadas aos terminais de corrente C1 e C2 .

onde: R _e a leitura da resistncia em no Megger, para uma profundidade a; a e o espaamento das hastes cravadas no solo; e p _e a profundidade da haste cravada no solo. As duas hastes so ligadas nos terminais P1 e P2. Assim, o aparelho processa internamente e indica na leitura, o valor da resistncia eltrica.

O mtodo considera que praticamente 58% da distribuio de corrente que passa entre as hastes externas ocorre a uma profundidade igual ao espaamento entre as hastes (ver figura abaixo).

A corrente atinge uma profundidade maior, com uma correspondente rea de disperso grande, tendo, em conseqncia, um efeito que pode ser desconsiderado. Portanto, para efeito do Mtodo de Wenner, considera-se que o valor da resistncia eltrica lida no aparelho e relativa a uma profundidade a do solo. As hastes usadas no mtodo devem ter aproximadamente 50 cm de comprimento com dimetro entre 10 a 15 mm. O material que forma a haste deve seguir as mesmas consideraes previamente discutidas. Devem ser feitas diversas leituras, para vrios espaamentos, com as hastes sempre alinhadas. A Influncia da Estratificao Os solos, na sua grande maioria, no so homogneos, mas formados por diversas camadas de resistividade e profundidade diferentes. Essas camadas, devido _a formao geolgica, so em geral horizontais e paralelas a superfcie do solo. Existem casos em que as camadas se apresentam inclinadas e at verticais, devido a alguma falha geolgica. Entretanto, os estudos apresentados para pesquisa do perodo solo as consideram aproximadamente horizontais, uma vez que outros casos so menos tpicos, principalmente no exato local da instalao da subestao.

Como resultado da variao da resistividade das camadas do solo, tem-se a variao da disperso de corrente. A figura abaixo apresenta o comportamento dos usos de disperso de corrente em um solo heterogneo, em torno do aterramento.

Modelagem do Solo em Duas Camadas Usando as teorias de eletromagnetismo no solo com duas camadas horizontais,e possvel desenvolver uma modelagem matemtica, que com o auxlio das medidas efetuadas pelo Mtodo de Wenner, possibilita encontrar a resistividade do solo da primeira e segunda camada, bem como sua respectiva profundidade. Uma corrente eltrica I entrando pelo ponto A, no solo de duas camadas da figura abaixo, gera potenciais na primeira camada, que deve satisfazer a equao abaixo conhecida como Equao de Laplace: r2V = 0 onde V _e o potencial na primeira camada do solo.

Mtodo de Duas Camadas Usando Curvas Como j observado, a faixa de variao do coeficiente de reexo K pequena, e est limitada entre -1 e 1. Pode-se ento, traar uma famlia de curvas de (a)1 em funo de h a para uma srie de valores de K negativos e positivos, cobrindo toda a sua faixa de variao. As curvas traadas para K variando na faixa negativa, isto e, curva (a) x a descendente, figura abaixo, esto apresentadas na figura seguinte.

MATERIAIS E FORMAS GEOMTRICAS

TIPOS DE ELETRODO DE ATERRAMENTO Eletrodo Natural Um dos eletrodos de aterramento naturais mais usados o constitudo pelas armaduras de ao embutidas no concreto das fundaes das edificaes. A experincia tem demonstrado que as armaduras de ao das estacas, dos blocos de fundao e das vigas baldrames, interligadas nas condies correntes de execuo, constituem um eletrodo de aterramento de excelentes caractersticas eltricas. As armaduras de ao das fundaes podem ainda, juntamente com as demais armaduras do concreto da edificao, constituir, nas condies prescritas pela NBR 5419, o sistema de proteo contra descargas atmosfricas (aterramento e gaiola de Faraday, complementado por um sistema captor). No caso de fundaes em alvenaria, o eletrodo de aterramento pode ser constitudo por uma fita de ao ou barra de ao de construo, imersa no concreto das fundaes, formando um anel em todo o permetro da estrutura. A fita deve ter, no mnimo, 100 mm2 de seo e 3 mm de espessura e deve ser disposta na posio vertical. A barra deve ter, no mnimo, 95 mm2 de seo.

A fita ou a barra deve ser envolvida por uma camada de concreto com espessura mnima de 5 cm. O aterramento pelas fundaes, j consagrado em diversos pases e j previsto nas edies de 1980 e de 1990 da NBR5410, tem como caractersticas bsicas: o fato de o concreto, em contato com o solo, apresentar resistividade tpica de terreno argiloso (cerca de 30 .m a 200 C) e a existncia de grande quantidade de condutores (de ao) nas fundaes, bastante superior de condutores de cobre que seria utilizada para o mesmo fim. As normas brasileiras probem a utilizao das canalizaes metlicas de fornecimento de gua e outros servios como eletrodo de aterramento, isto se deve principalmente, pela possibilidade de interrupo da continuidade pela colocao de luvas isolantes e outros acessrios isolantes, por parte da empresa responsvel por estes servios, uma vez que a preocupao bsica no o aterramento e sim os servios prestados. Eletrodo Convencional As normas brasileiras estabelecem que quando o aterramento for utilizados os eletrodos de aterramento convencionais, a seleo e instalao dos componentes dos aterramentos devem ser tais que: a) o tipo e a profundidade de instalao dos eletrodos de aterramento devem ser tais que as mudanas nas condies do solo (por exemplo, secagem) no aumentem a resistncia do aterramento dos eletrodos acima do valor exigido. b) o projeto do aterramento deve considerar o possvel aumento da resistncia de aterramento dos eletrodos devido corroso. c) resistam s solicitaes trmicas, termomecnicas e eletromecnicas; d) sejam adequadamente robustos ou possuam proteo mecnica apropriada para fazer face s condies de influncias externas. e) apresente baixo valor de resistncia e impedncia de aterramento, f) tenha distribuio espacial conveniente. Preferencialmente o eletrodo de aterramento convencional deve constituir um anel circundando o permetro da edificao. A eficincia de qualquer eletrodo de aterramento depende das condies locais do solo; devem ser selecionados um ou mais eletrodos adequados s condies do solo e ao valor da resistncia de aterramento exigida pelo esquema de aterramento adotado. O valor da resistncia de aterramento do eletrodo de aterramento pode ser calculado ou medido. Os eletrodos convencionais como so produtos especialmente estabelecidos para este fim, podendo ser especialmente fabricado para ser eletrodo como as hastes ou fabricado para outro uso eltrico como o cabo nu e usado

como eletrodo. Os eletrodos convencionais estabelecidos nas normas brasileiras esto indicados na tabela 1. Eletrodos de aterramento convencionais Tipo de eletrodo Dimenses mnimas Observaes Tubo de ao zincado 2,40 m de comprimento e dimetro nominal de 25 mm Enterramento totalmente vertical Perfil de ao zincado Cantoneira de (20mmx20mmx3mm) com 2,40 m de comprimento Enterramento totalmente vertical Haste de ao zincado Dimetro de 15 mm com 2,00 ou 2,40 m de comprimento Enterramento totalmente vertical Haste de ao revestida de cobre Dimetro de 15 mm com 2,00 ou 2,40 m de comprimento Enterramento totalmente vertical Haste de cobre Dimetro de 15 mm com 2,00 ou 2,40 m de comprimento Enterramento totalmente vertical Fita de cobre 25 mm de seo, 2 mm de espessura e 10 m de comprimento Profundidade mnima de 0,60 m. Largura na posio vertical Fita de ao galvanizado 100 mm de seo, 3 mm de espessura e 10 m de comprimento Profundidade mnima de 0,60 m. Largura na posio vertical Cabo de cobre 25 mm de seo e 10 m de comprimento Profundidade mnima de 0,60 m. Posio horizontal Cabo de ao zincado 95 mm de seo e 10 m de comprimento Profundidade mnima de 0,60 m. Posio horizontal Cabo de ao cobreado 50 mm de seo e 10 m de comprimento Profundidade mnima de 0,60 m. Posio horizontal Haste de aterramento A haste pode ser encontrada em vrios tamanhos e dimetros. O mais comum a haste de 2,5 m por 0,5 polegadas de dimetro. No raro,

porm, encontrarmos hastes com 4,0 m de comprimento por 1 polegada de dimetro. Cabe lembrar que, quanto maior a haste, mais riscos corremos de atingir dutos subterrneos (telefonia, gs, etc...) na hora da sua instalao. Normalmente , quando no conseguimos uma boa resistncia de terra, agrupamos mais de uma barra em paralelo. Quanto haste, podemos encontrar no mercado dois tipos bsicos: Copperweld (haste com alma de ao revestida de cobre) e Cantoneira (trata-se de uma cantoneira de ferro zincada, ou de alumnio).

Padro de cores para o aterramento so as cores verde com amarelo ou somente verde, normas essas que esto de acordo com a NBR 5410.

Conexo dos eletrodos Dispositivos mecnicos1 ; Solda exotrmica2 ; Conexes por compresso3 ; 1 Apesar de apresentarem problemas de corroso, quando devidamente protegidos, tm desempenho satisfatrio, tendo como principal vantagem a fcil desconexo, a facilidade de instalao e de serem encontrados nas lojas do ramo. 2 Ideal para as ligaes diretas ao solo por se tratar de conexo permanente. Elimina problemas de corroso e resistncia de contato. Necessita de mode-obra especializada para ser executada. 3 Apresentam baixa resistncia de contato, mas no podem ser desconectadas para medio da resistncia de aterramento.

Condutores Eltricos Todos os condutores devem ser providos, no mnimo, de isolao, a no ser quando o uso de condutores nus ou providos apenas de cobertura for expressamente permitido. Nas instalaes de baixa tenso, a NBR 5410 prescreve, nas linhas eltricas, o uso de condutores isolados, cabo uni e multipolares e condutores nus, de cobre e de alumnio. Condutor Isolado: Possui somente o condutor e a isolao; Cabo Unipolar: Condutor, isolao e uma camada de revestimento, chamada cobertura, para proteo mecnica; Cabo Multipolar: Possui sob a mesma cobertura, dois ou mais condutores isolados, denominados veias. Quanto ao material do condutor, podemos destacar trs mais comuns: Cobre , Alumnio, e Ferro. Tipos de isolao Material Pontos Fracos Pontos Fortes PVC (CLORETO DE POLIVINILA) Baixo ndice de estabilidade trmica Boas propriedades mecnicas e eltricas No propagante de chama XLPE (POLIETILENO RETICULADO) Baixa flexibilidade Baixa resistncia chama Excelentes propriedades eltricas Boa resistncia trmica

EPR (BORRACHA ETILENO PROPILENO) Baixa resistncia mecnica Baixa resistncia a chamas Excelentes propriedades eltricas Boa resistncia trmicaAM

PROTEES CONTRA CHOQUES ELTRICOS

Aterramento de proteo o aterramento das massas e dos elementos condutos estranhos instalao , objetivando a proteo contra choques por contatos indiretos. SECCIONAMENTO AUTOMTICO DAS INSTALAES Disjuntor Diferencial Residual um dispositivo constitudo de um disjuntor termomagntico acoplado a um outro dispositivo: o diferencial residual. Sendo assim, ele conjuga as duas funes: a do disjuntor termomagntico, que protege os fios do circuito contra sobrecarga e curto-circuito e a do dispositivo diferencial residual, que protege os usurios contra choques eltricos provocados por contatos diretos e indiretos (desliga correntes de pequena intensidade). Assim, um disjuntor diferencial residual um dispositivo que protege: os fios do circuito contra sobrecarga e curto-circuito e; os usurios contra choques eltricos.

DPS ( Dispositivos de Proteo contra Surtos)

A causa mais freqente da queima de equipamentos eletrnicos como computadores, TVs e aparelhos de fax, por exemplo a sobretenso causada por descargas atmosfricas ou manobras de circuito. Contudo, estes problemas esto com os dias contados. Os avanos da

tecnologia j permitem a implementao de uma proteo eficaz contra estes efeitos. Instalados nos quadros de luz, os Dispositivos de Proteo contra surtos (DPS), so capazes de evitar qualquer tipo de dano, descarregando para a terra os pulsos de alta-tenso causados pelos raios. Utilizado para limitar as sobretenses e descarregar os surtos de corrente originrios de descargas atmosfricas nas redes de energia. Os dispositivos so aplicados na proteo de equipamentos conectados redes de energia, informtica, telecomunicaes etc. Fixao rpida por engate em trilho, atendendo ao sistema N - modular standard.

Principais vantagens - A mais completa e variada linha de DPS para aplicao em sistemas de energia do mercado nacional - Fabricao local dos modelos mais vendidos, da classe II - Disponibilidade de modelos com bases mono (s classe II), bi, tri e tetrapolares, porm com modulo de reposio individual - Produzidos com a mais moderna tecnologia disponvel atualmente no mundo, empregando componentes ativos (varistores e centelhadores) de altssima qualidade e procedncia idnea (Epcos/Siemens). - Ampla gama de acessrios para facilitar a montagem em conjunto com outros componentes (barramentos para ligao com disjuntores e DRs e modulo de inverso de ligao) - Sinergia completa com os demais produtos Siemens ET, configurando-se no mais completo portflio de produtos para instalaes do pas, com forte posio de liderana em minidisjuntores e DRs. - Certificao Internacional KEMA (CENELEC)

Dados bsicos para dimensionamento: - Tenso nominal do DPS: Uc - Sobretenses temporrias suportveis TOV: Ur - Nvel de proteo de tenso: Up - Capacidade de descarga: - DPS classe I - Iimp - DPS classe II - In - DPS classe III - Uoc - Capacidade de descarga da corrente subsequente Ifi (classe I) - Proteo de back-up

Concluso

Com o estudo sobre aterramento pude entender muitas tcnicas de como se fazer um bom aterramento, e os meios que se tem de proteo contra choques eltricos, isso ir me ajudar muito no meu dia a dia, porque esse estudo o principal tema que deve ser levado em conta e colocado em prtica antes de se realizar qualquer trabalho com eletricidade.

BIBLIOGRAFIA

http://pt.wikipedia.org/wiki/Disjuntor_diferencial http://py2mok.tripod.com/arquivos-pdf-py2mok-leo/aterramento1.pdf http://www.hsw.uol.com.br/ http://www.siemens.com.br/templates/coluna1.aspx?channel=3357 http://www.dps.com.br/ http://www.amsterminais.com.br/ http://www.nei.com.br/lista/Conectores-eletricos-e-eletronicos.aspx http://pt.wikipedia.org/wiki/Condutor_el%C3%A9trico http://www.catep.com.br/dicas/DIMENSIONAMENTO%20DE%20COND UTORES%20ELETRICOS.htm http://www.cpfl.com.br/LinkClick.aspx?fileticket=v6hhM9j3uZM%3D&ta bid=1417&mid=2064 http://www.forluz.com.br/aterramento.htm http://www.cursosvirtuais.net/tag/aterramento-temporario.htm http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&client=firefoxa&rls=org.mozilla%3AptBR%3Aofficial&biw=1366&bih=664&q=aterramento+temporario&oq=ate rramento+temporario&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=e&gs_upl=3258l16399l0 l24l23l1l9l10l0l415l3599l0.3.5.3.2

S-ar putea să vă placă și