Sunteți pe pagina 1din 7

AP2 de Planejamento e Gesto Estratgicos GABARITO Cada questo vale 1,0 (um) ponto e o total 10,0 (dez).

. Cada questo solicita dois itens a serem respondidos e, portanto, cada item corresponde a meio ponto. Existe uma questo a mais que poder ser respondida como alternativa a qualquer das questes propostas. No ser permitido o uso de consulta a qualquer material. Use somente caneta esferogrfica azul ou preta. Respostas escritas a lpis sero consideradas nulas.

Questo 1 Explique porque a demografia importante para a gesto estratgica e apresente um indicador demogrfico brasileiro relevante a ser considerado em anlise de ambientes pelas organizaes. RESPOSTA: A demografia a distribuio de indivduos em uma sociedade em termos de idade, sexo, estado civil, renda, etnia e outros atributos pessoais que possam determinar padres, ou seja, de forma mais clara, so mensuraes das vrias caractersticas das pessoas que compem grupos ou outras unidades sociais. Conhecer essas informaes bsicas de extrema importncia a qualquer empresa que deseja ter continuidade nos negcios, ignor-las seria um erro fatal. Com elas a organizao pode determinar se seus produtos ou servios sero atraentes a quantos clientes potenciais. O fato de atualmente cerca de 53% da populao ser composta pela classe mdia (com renda entre 3 e 6 mil reais) um dos fatores mais importantes no planejamento de estratgias para qualquer empresa que deseja ter sucesso.

Questo 2 Explique o que incerteza e o que risco e como isso pode ser uma vantagem competitiva para as empresas. RESPOSTA: Incerteza a situao em que o tomador de deciso no tem todas as informaes necessrias para tomar uma deciso. Mesmo que ele tenha uma opinio forte a respeito de determinado assunto, ainda assim estar trabalhando na incerteza, se no tiver como calcular com preciso o resultado de suas aes. Risco existe quando a chance de sucesso de se executar uma ao qualquer for menor que cem por cento certa.

As empresas devem buscar um nicho de mercado sendo nica no que fazem, isto sendo inovadoras. Quanto mais incerto for o negcio, maior deve ser a chance de ser nico no mercado. O mesmo vale para quanto maior o risco envolvido porque todas as empresas e seus gestores preferem trabalhar com risco mnimo e alto grau de segurana no ambiente altamente competitivo.

Questo 3 Novos produtos e servios, especialmente com uso intensivo de tecnologia, interferem na atividade produtiva? Porque isso importante para a gesto estratgica? RESPOSTA: A mudana tecnolgica cria tanto oportunidades, quando a empresa explora a tecnologia para criar novos produtos e servios, quanto ameaas, quando as novas tecnologias obrigam as empresas a repensarem seus negcios e suas tendncias. Pode-se dizer que hoje a empresa que no usa a tecnologia em seu benefcio no capaz de se desenvolver ou permanecer viva e atuante num ambiente competitivo. Assim que as novas tecnologias so criadas, quase simultaneamente, aparecem novos setores industriais, mercados e nichos competitivos. Com isso, os primeiros entrantes costumam estabelecer posies dominantes, enquanto que os ltimos a se estabelecerem precisam trabalhar com avanos tecnolgicos que lhes deem capacidade para entrar na competio. Novas tecnologias, quando surgem, alteram a velocidade e a capacidade de produo, o que aumenta consideravelmente a produtividade, diminuindo a necessidade de mo-de-obra.

Questo 4 Explique o que so competncias e identifique as competncias essenciais das organizaes citadas a seguir: Empresa Azul linhas areas Honda Coca-Cola Lucas films Competncia essencial

RESPOSTA: Competncias essenciais so habilidades, conhecimentos ou atitudes especficos de uma organizao, que lhe conferem uma vantagem sobre os demais concorrentes. So chamadas de core process ou processo principal dominado pela organizao. A Azul linhas areas competente no transporte de passageiros por longas distncias em voos regionais; a Honda na

fabricao de motores; a Coca-Cola na fabricao de um estilo de vida; a Lucas Films pelos efeitos especiais cinematogrficos.

Questo 5 A tomada de deciso em grupo diminui a possibilidade de erros, evitando a centralizao, o autoritarismo, ou que as empresas fiquem refns de um nico idealizador de negcios e estratgias, porm, tambm pode gerar outros problemas. Explique, apresentando dois exemplos, em quais situaes isso pode ocorrer. RESPOSTA: Os principais problemas na tomada de deciso em grupo so: 1. Algumas vezes, um membro do grupo domina a discusso. Quando isso ocorre por exemplo, quando um lder forte deixa claro quais so as suas preferncias -, o resultado ser o mesmo se essa pessoa tomar a deciso sozinha. O domnio individual tem duas vantagens. Primeiramente, a pessoa dominante no necessariamente tem as opinies mais vlidas, podendo inclusive ter as piores ideias. Em segundo lugar, se as preferncias dessa pessoa conduzirem a uma boa deciso, reunir-se em grupo ter sido uma perda de tempo para todos os outros. 2. mais provvel ocorrer a satisfao quando as pessoas tomam decises em grupos. A maioria das pessoas no gosta de reunies e faz o possvel para pr fim a elas. Isso pode incluir a crtica aos membros do grupo que querem continuar buscando alternativas novas e melhores. O resultado uma deciso satisfatria em vez de uma deciso maximizada ou otimizada. 3. A presso para evitar desacordos pode conduzir a um fenmeno chamado pensamento grupal. Este ocorre quando as pessoas escolhem no discordar ou levantar objees por que no querem quebrar um esprito positivo. Alguns grupos gostam de pensar em unssono, no toleram dissidncias e lutam para manter a cordialidade. Esses grupos so exageradamente confiantes, complacentes e excessivamente afeitos ao risco. A presso para concordar com a soluo preferida pelo grupo sufoca a criatividade e os demais comportamentos caractersticos de uma tomada de deciso vigilante. 4. O deslocamento de metas ocorre com frequncia em grupos. O objetivo dos membros do grupo deveria ser chegar melhor soluo possvel para um dado problema. Mas, quando ocorre o deslocamento de metas, novas metas surgem para substituir as originais. comum que dois ou mais membros do grupo tenham opinies diferentes e apresentem seus pontos conflitantes. Tentativas de persuaso racional se transformam em discordncias acaloradas. A nova meta acaba vencendo a discusso. Salvar a prpria pele ou derrubar a ideia de outra pessoa torna-se mais importante do que resolver o problema.

Questo 6 Explique o que so stakeholders e apresente um exemplo de stakeholder que no seja cliente ou fornecedor, na indstria de mveis de madeira.

RESPOSTA: O termo stakeholder tem sido alvo de diferentes manifestaes dos tericos da Administrao. Podemos dizer que existem duas correntes claras: uma que v no termo uma concepo ampla e outra que v uma concepo mais restrita. Segundo Hanashiro et al (2008), o termo utilizado para designar indivduos ou grupos cujo relacionamento com as organizaes implica mutualidade; serve tambm para definir a relao da empresa com os diversos pblicos de interesse que podem afetar ou ser afetados pela realizao dos propsitos da organizao. Um exemplo na indstria de mveis de madeira so os grupos ecolgicos que defendem produo sustentvel, no sendo cliente nem fornecedor dessa indstria.

Questo 7 Explique o que estratgia organizacional. Explique o que uma estratgia de curto prazo? RESPOSTA: O processo de estratgia nas organizaes poder ser compreendido como parte de um plano que leva necessariamente a uma direo no futuro, um inteno deliberada de longo prazo. Para Mintzberg (2004), estratgia um processo de planejamento, idealizado ou apoiado por planejadores organizacionais, com o fim de produzir planos, roteiros e linhas de ao para a empresa. Ele complementa sua definio inicial explicando que as intenes plenamente realizadas podem ser chamadas de estratgias deliberadas. As no executadas podem ser chamadas de estratgias no realizadas. E chama-se estratgia emergente aquela que se refere a um ao realizada cuja especificidade no foi expressamente pretendida. Todas as estratgias precisam ser uma mistura de estratgias deliberadas e emergentes a fim de alcanar maior eficcia, particularmente quanto ao aspecto de prever e a necessidade de reagir a eventos inesperados. Estratgia de curto prazo NO EXISTE. caracterstica das aes estratgicas se reportarem ao longo prazo.

Questo 8 Explique quais devem ser os passos principais na definio de uma conduta tica nas empresas. RESPOSTA: Primeiro, defina a questo tica claramente. Qual o contexto da ao? Quais pblicos interessados so afetados? Converse com vrios deles para assegurar que todos os fatos sejam considerados. Segundo, identifique os valores relevantes na situao. Qualquer dilema tico

envolve mltiplos valores: as vrias consequncias das escolhas feitas, o fator que mais preocupa o tomador de deciso e com o que os outros mais se preocupam. Definir claramente esses valores ajudar a concentrar a ateno no componente tico da deciso. Terceiro, pese

os valores conflitantes e escolha uma opo que os equilibre, com nfase maior nos valores mais importantes. Nesse estgio, o tomador de deciso deve decidir quais valores so os mais importantes. As empresas que definem claramente seus valores por meio de um cdigo de tica e de outras aes j deixaram claro quais so os valores prioritrios. Quarto, implemente a deciso. Esse passo pode requerer justificativas para as aes da organizao. Em funo d as consequncias ticas a curto e a longo prazo j haverem sido listadas, o tomador deciso pode defender de maneira eficaz a deciso perante os stakeholders.

Questo 9 A globalizao um fato inegvel. Diferentes autores tratam do assunto de maneira ideolgica ou racional. Explique como a globalizao pode ser favorvel ou negativa aos negcios e aes estratgicas de uma empresa ou de uma pas. RESPOSTA: Os pases esto comercializando mais entre si, o valor em dlares do comrcio internacional que engloba exportaes de mercadorias e servios comerciais de aproximadamente US$ 7 trilhes. Este fato aumenta a concorrncia medida que o comrcio vem sendo liberalizado, principalmente pelos grandes blocos econmicos, NAFTA, UE, MERCOSUL e APEC. Para alcanar o sucesso neste clima industrial os administradores das empresas precisam estudar oportunidades em novos mercados, assim como tambm, trabalhar para melhorar o fator competitivo de suas empresas. Outro fenmeno a ser observado o chamado investimento estrangeiro direto (IED) que est sendo cada vez mais importante na economia global medida que empresas de todos os tamanhos tem investido em operaes estrangeiras. Os principais investimentos tem sido entre os EUA a Unio Europeia e o Japo, mesmo apesar da recente crise de 2008 e o desemprego estrutural em alguns pases europeus. O terceiro fenmeno como consequncia de uma economia global cada vez mais integrada o fato das importaes estarem em um nvel de penetrao profundo nas maiores economias mundiais, por exemplo, pode-se observar que nos ltimos anos no Japo mais da metade das importaes tem sido de produtos manufaturados, ultrapassando a importao de matriaprima. O crescimento das importaes pode ser entendido como um subproduto natural neste terceiro fenmeno e da tendncia de fabricao de componentes no exterior para montagem de um produto final nacional. Por ltimo, observa-se que o crescimento da economia mundial, associado ao forte crescimento dos investimentos no exterior, implicou que as empresas por todo mundo esto tendo seus mercados domsticos sob o ataque de concorrentes estrangeiros.

Questo 10 Explique o que lean production ou produo enxuta e como este modelo vantajoso para as empresas. RESPOSTA: Uma operao que busca atingir a maior produtividade possvel, qualidade total e eficcia de custos, eliminando etapas desnecessrias no processo de produo, e que se esfora continuamente para alcanar melhorias. Pode-se dizer que a produo onde a operao , ao mesmo tempo, eficaz e eficiente. Para que este tipo de produo funcione plenamente necessrio que sejam satisfeitas seis condies bsicas: Que as pessoas sejam altamente treinadas e no tenham apenas um treinamento especializado; Que a comunicao entre os funcionrios de linha seja informal e horizontal; Que o equipamento seja utilizado para vrios propsitos; Que o trabalho seja organizado em equipes, ou clulas que produzam um grupo de produtos semelhantes; Que as relaes com os fornecedores sejam duradouras e cooperativas; Que o desenvolvimento do produto seja simultneo, no sequencial, e efeito por equipes transfuncionais.

Questo 11 Avalie o potencial do Brasil como potncia emergente e seu papel competitivo entre os demais pases do grupo BRICS. RESPOSTA:

O Brasil apontado como um pas de grande potencial econmico, mas tem esbarrado na sndrome de surtos de prosperidade. No incio dos anos 1990, passamos pelo congelamento de liquidez e abertura econmica do governo Collor, despencamos de uma inflao de 47% para 3% com o Plano Real, onde se estabeleceu uma poltica de cmbio administrado, aceleramos o programa de privatizaes durante o governo Fernando Henrique e, por fim em 1999, mudamos para um regime de cmbio flutuante. Externamente, a dcada foi prdiga em crises financeiras (Mexicana, Asitica, Russa e Argentina) que contriburam fortemente para a volatilidade na economia brasileira (taxas de juros, de crescimento, de inflao e de cmbio). Na primeira dcada do Sculo XXI tivemos a expanso de exportao de comodities, particularmente para a China, que conduziu o crescimento mundial e, devido aos controles implantados no governo FHC, passam com certa tranquilidade pela crise mundial seguinte com incio em 2008 e que perdura at os dias atuais. O Governo Dilma tem conduzido um processo de

parceria com diversos novos parceiros, para suportar a diminuio do ritmo de expanso chinesa, ao mesmo tempo em que administra a crise poltica interna lidando com baixo crescimento, necessidade de conteno da inflao e consumo acelerado devido ao aumento da classe mdia.

S-ar putea să vă placă și