Sunteți pe pagina 1din 4

Enfoque nos

G
lder RussellM. Nelson Do Qurum dos Doze Apstolos

VALORES
O desenvolvimento de valores eternos vai ajudar todos ns a nos tornarmos como o Pai Celestial deseja que sejamos.
ostaria de falar um pouco sobre alguns valores nos quais vocs
F

devem se concentrar em sua vida diria. Vocs, moas, vo reconhec-los. E vocs, rapazes, saibam que eles no so exclusivos das moas. Esses valores so dignos de sua ateno tanto quanto o so para as moas.

O primeiro valor das Moas a f. Na verdade, a f o primeiro princpio do evangelho. Faam com que sua f se concentre em nosso amoroso Pai Celestial e em Seu Filho Amado, o Senhor Jesus Cristo. Vocs tambm devem fortalecer continuamente sua f no plano de salvao. importante desenvolver f para guardar todos os mandamentos de Deus, sabendo que nos foram dados para abenoar-nos e proporcionar-nos alegria. Vocs encontraro pessoas que escolhem quais mandamentos vo guardar e quais vo ignorar. Essa prtica de escolher o que cumprir no funciona. Ela vai conduzi-los infelicidade. A m de preparar-se para encontrar-se com Deus, vocs precisam guardar todos os Seus mandamentos. preciso ter f para obedecer a eles, e o cumprimento de Seus mandamentos vai fortalecer essa f.
Natureza Divina O segundo valor das Moas a natureza divina. Esse um jeito adulto de dizer: Sou um lho de Deus. Vocs tm a divindade dentro de vocs. Nosso Pai Celestial os criou. J pensaram em sentir-se gratos pelo corao que tm? Observem o trabalho que

52 A L i a h o n a

JOVENS

ele executa. Todos os dias, bombeia sangue su ciente para encher um tanque de quase 8.000 litros. Dentro do corao, h quatro conjuntos de vlvulas que abrem e fecham 100.000 vezes por dia, mais de 36 milhes de vezes por ano, e no quebram. Nenhum material feito pelo homem papel, plstico, metal ou ao pode abrir e fechar tantas vezes, nessa frequncia, sem quebrar. Todo rgo do corpo extremamente bem projetado e maravilhoso em sua funo. Vocs sabem que se tentassem nadar debaixo da gua sem respirar, no conseguiriam car muito tempo. O que os impele a subir tona para respirar? O dixido de carbono medido por dois pequenos medidores no pescoo, que enviam sinais para o crebro, como se dissessem: Seu nvel de dixido de carbono est muito alto. Livre-se dele. Ento vocs nadam para a superfcie e exalam, livrando-se do dixido de carbono. Que habilidades incrveis tem seu corpo! Cuidem bem dele. No faam nada que prejudique a beleza

natural dessa criao maravilhosa que nos foi dada por Deus.
Valor Individual O prximo valor das Moas o valor individual. Um discpulo el de Jesus Cristo se torna um lho devotado de Deus mais preocupado em ser justo do que em ser egosta, mais ansioso em exercer compaixo do que em exercer domnio, mais comprometido com a integridade do que com a popularidade. Vocs esto cientes de seu in nito valor. De fato, toda moa da Igreja proclama esse valor individual como um de seus valores preferidos. Ela declara: Sou de in nito valor, com minha prpria misso divina, a qual me esforarei para cumprir (Progresso Pessoal

DIREITA: ILUSTRAO FOTOGRFICA DE DEREK ISRAELSEN

Fevereiro de 2013

53

das Moas, livreto, 2009, p. 29). O mesmo se aplica aos rapazes. Todo lho ou lha de Deus tem in nito valor por causa de sua misso divina. O valor individual tambm inclui o desenvolvimento de sua f, como indivduo. Nenhuma outra pessoa pode desenvolver sua f por vocs. Vocs podem desejar ter a f que tem o Presidente ThomasS. Monson ou algum outro heri, mas precisam desenvolv-la vocs mesmos. Quando cometerem um erro, devem arrepender-se individualmente desses problemas passados. Quando foram batizados e receberam o dom do Esprito Santo, isso foi feito individualmente. Portanto, como indivduo, vocs fazem convnios. Essas ordenanas de salvao so todas uma questo individual. As maiores ordenanas e bnos de sermos membros da Igreja acontecem no templo. Ali recebemos as ordenanas da investidura e do selamento aos pais, ao cnjuge e aos antepassados. Todas as ordenanas de exaltao so uma questo de famlia. Percebem essa diferena? As ordenanas de salvao so individuais; as ordenanas de exaltao envolvem mais de uma pessoa.
Conhecimento O prximo valor das Moas o conhecimento. Na Igreja, a aquisio de instruo e conhecimento uma responsabilidade religiosa. Educamos nossa mente para que um dia possamos prestar servio de valor ao prximo. A instruo a diferena entre querer fazer o bem e poder fazer o bem. Com frequncia, as pessoas me perguntam como ser mdico. Perguntam: Quanto tempo voc passou na escola? Bem, muito tempo. Desde a poca que recebi meu diploma de mdico at o primeiro pagamento que recebi por servios pro ssionais prestados, passaram-se 12 anos e meio. Foi
54 A L i a h o n a

um longo perodo, mas que idade eu teria 12 anos e meio depois se no estivesse fazendo isso? Exatamente a mesma. Por isso, vocs tambm devem se esforar para tornar-se tudo o que puderem ser. Minha formao mdica foi o que me permitiu realizar uma cirurgia cardaca no Presidente SpencerW. Kimball (18951985) em 1972. Portanto, no menosprezem o conhecimento. A glria de Deus mesmo a inteligncia (ver D&C 93:36).
Escolhas e Responsabilidades O prximo valor das Moas escolhas e responsabilidades. Esse outro modo de dizer arbtrio moral. O arbtrio moral faz parte da vida porque o Pai Celestial queria que cada um de ns agisse por si mesmo e se tornasse o que quer ser. As escolhas e responsabilidades dizem que para cada escolha que fazemos, somos responsveis pelas respectivas consequncias. Portanto, precisamos tomar decises responsveis. Talvez no importe muito se vo usar uma gravata azul ou vermelha, ou um vestido roxo ou verde, mas o que realmente importa se sua escolha vai lev-los para mais perto ou para mais longe do Senhor e de Seu modo de vida. E por que aconselhamos e imploramos que sigam o caminho do Senhor? Simplesmente porque o caminho para a felicidade. Boas Obras Em seguida, vem o valor das Moas boas obras. Esse valor se baseia na vida de Jesus Cristo, que amava as pessoas. Para demonstrar Seu amor pelas pessoas, Ele as servia. Quando amamos algum, mostramos isso fazendo algo de bom. Portanto, aprendam a servir, encontrem uma necessidade e atendam a ela. Surpreendam as pessoas com uma boa ao com a qual elas no contavam.

JOVENS

Temos essa oportunidade em casa, na escola e na Igreja. Lembro-me da primeira vez que fui frica como Autoridade Geral. Meu companheiro de viagem foi o lder RussellC. Taylor. Toda manh, quando eu acordava, descobria que ele havia engraxado meus sapatos. Ele no precisava fazer aquilo, mas era sua maneira de dizer: Amo voc.
Integridade O prximo valor das Moas a integridade. A palavra integridade deriva da palavra ntegro, que signi ca inteiro ou intacto. Na medicina, falamos da integridade estrutural do corao. Por isso, quando algo d errado por exemplo, uma leso no corao dizemos que ele perdeu sua integridade. J no faz o que se esperava dele. Aplicando ao ser humano, integridade signi ca que a pessoa digna de con ana, que podemos contar com ela. Nas escrituras, lemos que o irmo do Profeta Joseph Smith, Hyrum, era amado pelo Senhor por causa da integridade de seu corao (D&C 124:15). O Senhor no Se referia anatomia do corao, mas integridade do esprito de Hyrum. Virtude O mais novo valor das Moas a virtude. Virtude uma palavra maravilhosa. O que ela signi ca para vocs? Virtude signi ca pureza. Mas h tambm outro signi cado. Lembram-se de quando no Novo Testamento a mulher que tinha um uxo de sangue tocou na orla das vestes do Salvador? O Salvador disse: Algum me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude (Lucas 8:46). Nesse caso, virtude tem um signi cado diferente. No idioma grego, trata-se da palavra dunamis, que a raiz da qual deriva a palavra dnamo e dinamite.

Signi ca poder. Queremos ambos os tipos de virtude para vocs, preciosos rapazes e preciosas moas.
Tornem-se Tudo o Que Puderem Ser O conhecimento traz poder; a pureza traz poder; o amor traz poder. Queremos que tenham o poder de tornar-se tudo o que o Senhor deseja que se tornem. Vocs esto crescendo, esto mudando e esto no comando do que acabaro se tornando. No acho que far nenhuma diferena se forem vendedores de mveis, cirurgies, advogados ou arquitetos. Toda pro sso digna, a que melhor se adequar a vocs, maravilhosa. Mas o que realmente importa quem vocs esto se tornando. Perguntem-se a si mesmos: Sou ntegro? Tenho pureza? Tenho amor? Tenho compaixo? Todos esses atributos so imensurveis. E se pensarem nos atributos dos valores das Moas e viverem de acordo com eles, esses valores vo ajudlos a tornarem-se tudo o que podem ser.
Extrado de um discurso proferido aos jovens em Nairbi, Qunia, em novembro de 2011.

DIREITA: ILUSTRAO FOTOGRFICA DE ANDREA CHOY.

S-ar putea să vă placă și