Sunteți pe pagina 1din 3

DEFINIO 4 Forma de energia que se transfere de um sistema para outro em virtude de uma diferena de temperatura entre os mesmos.

CONSIDERAES 4 um agente fsico presente em uma srie de atividades como: Siderurgia; Fundio; Industria do Vidro; Industria Txtil ... 4 O homem exposto a altas temperaturas tem o rendimento fsico e mental diminudo. 4 sabido que a exposio, no controlada, ao calor induz a erros de perceptao e raciocnio, o que pode desencadear acidentes. Reaes do Organismo ao Calor O organismo humano no sentido de promover um aumento da perda de calor, processa uma srie de reaes fisiolgicas buscando o equilbrio trmico. O organismo s estar em equilbrio trmico quando o S for igual a zero. S = M + C + R -E MECANISMOS DE TROCA TRMICA (PERDA E GANHO DE CALOR) S=M+ C +R-E Calor ganho ou perdido por conduo-conveco CONDUO - quando existe um fluxo de calor de um corpo de temperatura maior para outro de temperatura menor. CONVECO - Trata-se do mesmo processo anterior s que pelo menos um dos corpos um fluido, o que provoca um movimento ascendente em funo do resfriamento ou aquecimento do referido fluido. Reaes do Organismo ao Calor Mecanismos de defesa do organismo humano quando submetido e calor intenso VASODILATAO PERIFRICA a primeira ao processada pelo organismo. Implica num maior fluxo de sangue na superfcie do corpo, com conseqente aumento da temperatura da pele.O fluxo de sangue transporta o calor do ncleo do corpo para a superfcie, onde ocorrem as trocas trmicas 2 - SUDORESE a atividade das glndulas sudorparas,.proporcionalmente ao desequilbrio trmico. A quantidade de suor em curtos perodos pode atingir at 2 litros por hora. Em perodos de vrias horas no excede a 1 litro por hora, o que representa uma transferncia de 600 Kcal/h, para o meio ambiente. MECANISMOS DE TROCA TRMICA (PERDA E GANHO DE CALOR) S=M+C+ R -E Calor ganho ou perdido por radiao. RADIAO - Quando um corpo de temperatura mais elevada transfere calor, por emisso de radiao infravermelha, para um corpo de temperatura menor. Este mecanismo denominado CALOR RADIANTE. S=M+C+R- E

Calor perdido por evaporao. EVAPORAO - Quando um Lquido que envolve um slido transforma-se em vapor. Influenciam neste fenmeno a quantidade de vapor existente no meio, velocidade do ar na superfcie do slido e a quantidade de calor absorvida pelo lquido. MECANISMOS DE TROCA TRMICA (PERDA E GANHO DE CALOR) EQUAO DO EQUILIBRIO HOMEOTRMICO S = M + C + R -E CALOR ACUMULADO NO ORGANISMO. S= E +C+R-E CALOR PRODUZIDO PELO METABOLISMO PROPORCIONAL AO ESFORO FSICO DESPRENDIDO PELO TRABALHADOR. EXISTEM TABELAS COM ESTIMATIVAS DE TAXA DE METABOLISMO, EM FUNO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO TRABALHADOR EFEITO ADVERSOS SADE 4 INTERMAO 4 DESIDRATAO 4 CIBRA 4 PERDA ELETROLTICA 4 TONTURA E DESFALECIMENTO Doenas do Calor So distrbios fisiolgicos que ocorrem quando os mecanismos de troca trmica no so suficientes para remover a troca adequada de calor. EXAUSTO DO CALOR Decorrer de uma insuficincia do suprimento de sangue do crtex cerebral, resultante da dilatao dos vasos sangneos. Uma baixa presso sangnea o evento crtico resultante. DESIDRATAO Inicialmente reduz o volume do sangue, promovendo a exausto do calor, podendo chegar a deteriorao do organismo. A desidratao acarretar na ineficincia muscular, reduo da secreo, acmulo de cido nos tecidos, febre e morte quanto mais elevada for a intensidade. CIBRAS DE CALOR So os espasmos musculares, seguindo-se uma reduo do cloreto de sdio no sangue. CHOQUE TRMICO Quando a temperatura do ncleo do corpo pe em risco algum tecido vital. MEDIDAS DE CONTROLE RELATIVAS AO MEIO AMBIENTE

MEDIDAS DE CONTROLE 4 BARREIRAS 4 VENTILAO / REFRIGERAO 4 PAUSAS 4 ACLIMATAO 4 REPOSIO HDRICA 4 CONTROLE MDICO 4 TREINAMENTO NR-15 Atividades e operaes insalubres Anexo-3 Limite de tolerncia para exposio ao calor A exposio ao calor deve ser avaliada atravs do ndice de Bulbo mido Termmetro de Globo-IBUTG: Ambientes internos ou sem carga solar ; Ambientes externos ou com carga solar; Aparelhos de avaliao: Termmetro de bulbo mido natural; Termmetro de globo; Termmetro de mercrio comum Medies devem ser efetuadas no local onde o trabalhador permanece e na altura do corpo mais atingida.

MEDIDAS DE CONTROLE

MEDIDA ADOTADA Insuflao de ar fresco no local onde permanecer o trabalhador. Maior circulao do ar existente no local de trabalho. Exausto do vapor d'gua emanados de um processo. Barreiras refletoras (alumnio polido e ao inoxidvel). Barreiras absorventes (ferro e ao oxidado). Barreiras contra radiao infra-vermelha Automatizao do processo.

FATOR ALTERADO

Temperatura do ar Velocidade do ar Umidade relativa do ar

Calor radiante Calor produzido pelo metabolismo

S-ar putea să vă placă și