Sunteți pe pagina 1din 3

2.

1 Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro:

LEI DE INTRODUO S NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO:

O Dec.-lei n 4.657/1942, conhecido como Lei de Introduo do Cdigo Civil (LICC), teve sua ementa alterada pela Lei 12.376, de 30 de dezembro de 2010, entrando em vigor em 31 de dezembro de 2010, passando a se chamar Lei de Introduo s normas de Direito Brasileiro (LINDB). Esta nova lei veio ratificar o entendimento j pacificado da ampliao do campo de aplicao da antiga LICC. 2.1 Aspectos gerais; 2.2 Eficcia da lei no tempo e no espao;

A Lei de Introduo (Dec. lei 4.657, de 04.09.42), adota o sistema da obrigatoriedade simultnea: salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o pas quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada (art. 1) Esse princpio, entretanto, no absoluto porquanto quase todas as leis atualmente expedidas prescrevem sua entrada em vigor na data da respectiva publicao. O espao de tempo compreendido entre a publicao da lei, e sua entrada em vigor, denomina-se vacatio legis. Geralmente estabelecido para melhor divulgao dos textos. Enquanto no transcorrido esse perodo, a lei nova no tem fora obrigatria, conquanto j publicada. Considera-se, pois, ainda em vigor a lei precedente sobre a mesma matria. De acordo com o a artigo 2, com exceo dos casos em que a lei tem tempo determinado para vigorar, a lei ter vigor at que outra lei a modifique ou revogue. A revogao pode ser parcial (derrogao) ou total (ab-rogao). O Artigo 3 versa sobre o princpio da publicidade: "ningum se escusa de cumprir a lei, alegando que no a conhece". O artigo 3, de fundamental importncia para os sistemas jurdicos modernos, garante, assim, a eficcia global do ordenamento. O Artigo 4 versa sobre o papel do juiz, tornando obrigatrio o seu pronunciamento, mesmo quando a lei for omissa: "Quando a lei for omissa, o juiz decidir de acordo com a analogia, os costumes e os princpios gerais de direito". Com isso, fica a obrigatoriedade do juiz em apreciar tudo o que for levado ao tribunal. O Artigo 5 diz que, na aplicao da lei, o juiz atender aos fins sociais a que ela se dirige e s exigncias do bem comum. O juiz deve fixar-se claramente no objetivo da lei e da justia: manter a paz social. Hoje em dia, pode-se dizer que os "fins sociais" a que alude o texto da LINDB esto estreitamente vinculados modificao do pensamento sobre o direito de propriedade, que deixa de ser absoluto e incontrastvel para tornar-se, a um s tempo, um instrumento de descentralizao econmica (funo clssica) e de bem-estar e igualdade social (funo moderna).

2.3 Interpretao das leis.

Interpretar a lei atribuir-lhe um significado, determinar o seu sentido a fim de se entender a sua correta aplicao a um caso concreto.

As formas de interpretao da lei so as seguintes:

Elemento literal: consiste na utilizao das palavras da lei, para determinar o seu sentido possvel; Elemento gramatical: utiliza as regras da lingustica, a anlise filolgica do texto (a primeira interpretao que se faz); Elemento lgico ou racional: serve-se da reconstruo da mens legislatoris para saber a razo da lei (ratio legis); Elemento sistemtico ou orgnico: analisa as leis de acordo com o Direito na sua totalidade (sistema jurdico), confrontando-as com outras normas, com princpios e com valores prestigiados pelo Estado; Elemento histrico: procura reconstruir e revelar o estado de esprito dos autores da lei, os motivos que os levaram a faz-la, a anlise cuidadosa do projeto, com a sua exposio de motivos, mensagens do rgo executivo, atas e informaes, debates, etc. A interpretao histrica verifica a relao da lei com o momento da sua edio (occasio legis); Elemento teleolgico (ou finalidade): procura saber o fim social da lei, ou seja, o fim que o legislador teve em vista na elaborao da lei. a mais incentivada no Direito Brasileiro, conforme o artigo 5 da Lei de Introduo LINDB: "na aplicao da lei, o juiz atender aos fins sociais a que ela se dirige e s exigncias do bem comum"; Elemento sociolgico: verifica a finalidade social a que a lei deve satisfazer.

Estrutura e manuseio do Novo Cdigo civil brasileiro

O novo Cdigo Civil (nCC) visa a demonstrar que ele regula todas as relaes humanas que na ordem privada esto relacionadas com os direitos e obrigaes, tomando como seus pressupostos as pessoas - sujeitos de direitos os bens objetos de direito - e as suas relaes jurdicas. O novo Cdigo Civil dividido em duas partes: Parte geral e Especial A Parte Geral abrange trs livros do Cdigo Civil, que sero estudados nesta etapa de nosso curso, a saber: Das Pessoas, Dos Bens e Dos Fatos Jurdicos. A parte especial dividida em cinco livros: Do Direito das Obrigaes, Do Direito de Empresa, Do Direito das Coisas, Do Direito de Famlia e do Direito das Sucesses, e o Livro Complementar: Das Disposies Finais e Transitrias.
PARTE GERAL LIVRO I - DAS PESSOAS TTULO I - DAS PESSOAS NATURAIS CAPTULO I - DA PERSONALIDADE E DA CAPACIDADE CAPTULO II - DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE CAPTULO III - DA AUSNCIA Seo I - Da Curadoria dos Bens do Ausente Seo II - Da Sucesso Provisria Seo III - Da Sucesso Definitiva TTULO II - DAS PESSOAS JURDICAS CAPTULO I - DISPOSIES GERAIS CAPTULO II - DAS ASSOCIAES CAPTULO III - DAS FUNDAES TTULO III - DO DOMICLIO LIVRO II - DOS BENS TTULO NICO - DAS DIFERENTES CLASSES DE BENS CAPTULO I - DOS BENS CONSIDERADOS EM SI MESMOS Seo I - Dos Bens Imveis Seo II - Dos Bens Mveis Seo III - Dos Bens Fungveis e Consumveis Seo IV - Dos Bens Divisveis Seo V - Dos Bens Singulares e Coletivos CAPTULO II - DOS BENS RECIPROCAMENTE CONSIDERADOS CAPTULO III - DOS BENS PBLICOS

S-ar putea să vă placă și