Sunteți pe pagina 1din 12

GESTO

CONTEMPORNEA v.2, n.2 (2012)

ARTIGO O TRABALHO COM A HISTRIA E A CULTURA AFRO PRATICADO NA INFNCIA E ADOLESCNCIA MODIFICAR HBITOS VICIOSOS QUE LEVAM PRTICA E ALIMENTAO COTIDIANA DO RACISMO
Rossiene Santos Sarlo1, Joo Pereira dos Santos Neto2, Eduardo Santos Sarlo3

RESUMO Trata-se de uma reflexo sobre o currculo praticado na educao brasileira no enfrentamento de questes ligadas a educao intercultural e diversidade cultural diante de uma sociedade plural, multicultural, transcultural, miscigenada e hibrida. O direcionamento da Constituio Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional 9394/96 vai de encontro a prticas cotidianas muitas vezes conduzidas por livros didticos com tendncias ideolgicas positivistas e/ou neoliberais que fortalecem o estabelecimento e legitimao do poder da cultura europeia e distante da realidade da nossa sociedade. Este estudo tambm coloca em discusso os pontos positivos da aprovao e implantao da Lei N. 10.639 que institui no currculo escolar a obrigao dos estudos sobre a cultura da frica e Afrodescendentes. Indica como caminho para diminuir ou acabar com os conflitos raciais no Brasil estudos cotidianos que coloquem temas relacionados a afirmao dos diferentes segmentos tnicos para que possam fomentar relaes sociais, polticas e culturais mais respeitosas e harmoniosas. Palavras-chave: currculo, cutura afro, educao. ABSTRACT It is a reflection on the curriculum practiced in Brazilian education in dealing with issues of cultural diversity and intercultural education before a plural, multicultural, transcultural, hybrid and mixed. The direction of the Federal Constitution of 1988 and the Law of Guidelines and Bases of National Education 9394/96 will against daily practices often led by textbooks with ideological tendencies positivist and / or strengthen the neoliberal establishment and legitimization of the power of culture European and distant from the reality of our society. This study also calls into question the positive points of the approval and implementation of Law N. 10,639 establishing the required curriculum of studies on the culture of Africa and African Descent. Indicates as a way to reduce or end the racial conflicts in Brazil studies that place everyday themes of affirmation of different ethnic groups so that they can foster social, political and cultural more respectful and harmonious. Keywords: curriculum, cultural diversity, education.
1 Pedagoga, Professora Universitria, Doutoranda em Educao PPGE/UNESA. 2 Professor de Histria, Mestre em Educao PPGE/UFES. 3 Advogado, Especialista em Direito Civil e Processual Civil, Professor Universitrio.

ISSN 2238-4170

22

GESTO CONTEMPORNEA v.2, n.2 (2012)

Aps a Constituio Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional o acesso das crianas, jovens e adolescentes foi garantido pelo seu direito Educao Bsica. Porm, a garantia em lei no garante o direito ao acesso ao processo de ensino-aprendizagem e nem a possibilidade de entrada e sada com sucesso dos bancos escolares. Convivemos, atualmente, com o crescimento da escola brasileira no que se refere possibilidade de acesso das crianas e jovens brasileiros a mesma, porm o carter excludente e desrespeitoso da educao continua a discriminar os sujeitos como desiguais e inferiores devido a mil fatores entre eles a questo da etnia, da identidade cultural. O etnocentrismo ainda prevalece no imaginrio das pessoas e o que pior no imaginrio dos professores, dos profissionais da educao, que j deveriam ter se livrado desses preconceitos, porm a formao de professores no vem cuidando desta questo com o respeito que deveria. Estudos e discusses vm sendo feitas nas duas ltimas dcadas (CANDAU, 2008; SANTOM, 1998; SANTOS, 2002; SILVA 1999 e 2000, entre outros) no s do Movimento Negro contemporneo como muitos outros, tem dedicado ricas reflexes a educao e a escola na anlise dos conceitos de raa e etnia que se tornaram crescentemente problematizados.
A moderna gentica demonstrou que no existe nenhum conjunto de critrios fsicos e biolgicos que autorize a diviso da humanidade em qualquer nmero determinado de raas. A mesma observao vale para o termo etnia. At mesmo a oposio que frequentemente se faz entre raa e etnia perde, dessa perspectiva o sentido (SILVA, 2009, p. 100).

comum reservar-se o termo raa para a identificao baseada em caracteres fsicos como cor da pele, tipo de cabelo, traos fsicos e o termo etnia para identificaes baseadas em aspectos culturais, tais como religio, modos de vida, lngua, maneira de se vestir. Os dois termos foram bastante discutidos dentro da academia, muitas vezes firmando e reafirmando as teorias positivistas do sculo XIX, dicotimizando a humanidade em dois grupos, os superiores e os inferiores criando com isso muros segregadores que consideravam naturais devido sua origem.
ISSN 2238-4170

23

GESTO CONTEMPORNEA v.2, n.2 (2012)

Atualmente, o mundo idealizado pelas teorias neoliberais emergentes e o mundo apresentado na prtica so, na realidade, distintos. Vive-se na esperana de um mundo mais justo em que as diferenas sejam respeitadas, menos violento em que as instituies possam voltar a ser referenciais de formao de um cidado solidrio com conscincia terrena (MORIN, 2000). Mas, a prtica cruel, o mundo continua cada vez mais dividido entre pases ricos e pobres que ditam a cultura dominante e nesta prevalece o eurocentrismo. No interior das sociedades, as desigualdades persistem e, em consequncia disso, crescem a violncia e as novas construes de muros. interessante perceber que o mundo sempre utilizou muros para isolar os diferentes: os muros das antigas cidades, a muralha da China e o muro das fronteiras da Faixa de Gaza, o muro das fronteiras imperialistas dos Estados Unidos da Amrica e da Unio Europia, o muro das manses e o muro da justia. Porm, no Brasil, esquece-se que vivemos numa sociedade plural, multicultural, transcultural, miscigenada e hibrida. No podem existir muros, paredes, pois o mundo est todo conectado em tempo real pelos diversos canais de comunicao, pela migrao e imigrao constante e contnua, pela necessidade de sujeitos coletivos e no individuais. A ideia de distanciamento, vendo o outro como no-eu, percebido e analisado a partir dos meus conceitos, perde espao e fora na realidade do nosso contexto histrico-cultural. Como afirma Carvalho (2009, p. 57) Nessa perspectiva, a noo de sujeito substituda por agenciamento coletivo de enunciao, ou seja, toda produo de sentido no est centrada em agentes individuais. Essa discusso demonstra o carter cultural e discursivo dos termos raa e etnia. Porm, o fato do termo raa no ter nenhum referente fsico e biolgico real no o torna menos real em termos culturais e sociais. No entanto, no podemos nos esquecer do que afirmado na teoria social contempornea, principalmente na baseada e inspirada pelo ps-estruturalismo, onde se afirma que:
ISSN 2238-4170

24

GESTO CONTEMPORNEA v.2, n.2 (2012)

[...] raa e etnia tampouco podem ser considerados como construtos culturais fixos, dados, definitivamente estabelecidos. Precisamente por dependerem de um processo histrico e discursivo de construo da diferena, raa, etnia esto sujeitas a um constante processo de mudana e transformao (SILVA, 1999, p. 101).

Simultaneamente a tantas e tantas discusses, muitas denncias so feitas no cotidiano do contexto escolar onde ainda impera uma cultura de excluso e insucesso da criana negra que teve incio a partir da metade do sculo XX. Como afirma Patto (1999, p. 29) a tendncia a atribuir a pobreza a uma inferioridade inata e os piores abusos das teorias racistas s se daro aps os anos cinqenta desse sculo. Grande parte do que a escola ensina at hoje sobre a cultura afro-brasileira folclore ou clich. Os livrinhos que no vo alm das senzalas e dos navios negreiros, agora busca-se troc-los por literatura, poltica, arte e histria por conta da garantia dada pela Lei N. 10.639. A lei afirma que toda instituio de ensino fundamental e mdio, pblico e particular deve incluir o assunto no currculo. Sancionada em janeiro de 2003, a lei vem ganhando fora. Os livros didticos, que existiam so um exemplo crucial disso: omitiam a histria negra e restringiam personagens polticos apenas figura de Zumbi. A lei base na mudana do imaginrio brasileiro. Sem sombra de dvida, a promulgao desta Lei foi um grande avano do ponto de vista poltico para o movimento negro e cultural para uma sociedade miscigenada como a nossa. O racismo, o preconceito e a discriminao dirigidos comunidade afro-descendente foram, durante esses mais de 500 anos, institucionalizado pelo Estado brasileiro. medida que os poderes constitudos aprovam uma lei dessa natureza, assumem seu erro histrico. Isso por si s j um avano. Mas, como estamos no Brasil, sempre bom lembrar: direito uma coisa, condio e oportunidade de acesso ao direito outra. O trabalho com a histria e a cultura afro, se praticado desde cedo, na infncia e adolescncia, com certeza modificar hbitos viciosos que levam prtica e alimentao cotidiana do racismo. Assim a
ISSN 2238-4170

25

GESTO CONTEMPORNEA v.2, n.2 (2012)

afirmao da identidade brasileira ter ganhos significativos a partir da prtica efetiva desta Lei. Percebe-se que existe nos meios educacionais, nas discusses de propostas pedaggicas uma nova cultura contra a excluso e o insucesso da criana/adolescente/jovem negro no cotidiano escolar.
Um pensar crtico sobre o etnocentrismo do currculo, a formao do professor sobre questes essenciais relativas ao conhecimento, valorizando a cultura negra e a viabilizao de projetos pedaggicos, propostas alternativas e produo de material didtico e paradidtico, contemplando os afro-brasileiros, so algumas das estratgias que tem sido empreendidas (ROCHA, 2000, s/p).

fundamental que o contedo no seja reduzido a estudos espordicos ou unidades didticas isoladas ou a projetos interdisciplinares para comemorar dia da abolio, dia do Zumbi ou outros. No se pode fazer como comumente vemos acontecer de tratar a cultura negra e/ou de outro segmento social com superficialidade, banalizando e folclorizando sua cultura, ao estudar apenas aspectos relativos a seus costumes, alimentao, vestimenta e rituais festivos. Reforando a viso positivista de analisar o outro a partir da interdependncia da cultura dominante. Assim aconteceu durante anos ao estudarmos sobre os ndios que s apareciam na histria da humanidade depois do sculo XV e sobre o negro o sofrimento dos mesmos diante da escravido sofrida por quatro sculos. O resultado dessa prtica foi reforar o poder do branco, a fragilidade do ndio e a fora fsica e resistncia do negro. Diante desse resultado forjado no imaginrio do povo, estabelecer uma conexo entre situaes de diversidade com a vida cotidiana nas salas de aula uma das melhores estratgias para levar alunos a posicionamentos crticos por meio de uma ao reflexiva e crtica da realidade onde esto inseridos. Pois, na contextualizao das situaes, eles podero aprender conceitos, analisar fatos e podero, ainda, ser capacitados para intervir na realidade em que esto inseridos, a fim de transformla.
ISSN 2238-4170

26

GESTO CONTEMPORNEA v.2, n.2 (2012)

A viso de que existem diferenas entre grupos etnoculturais no significa superioridade ou inferioridade dos mesmos. muito enriquecedor que as diferenas existentes sejam discutidas para combatermos posturas etnocntricas e desconstruirmos esteretipos e preconceitos atribudos ao grupo negro. Para que isso ocorra no cotidiano das escolas e no interior das salas de aula necessrio a preparao do professor para conduzir esse processo de maneira tranquila e sem constrangimentos para as partes envolvidas no processo. A identidade e a diferena so interdependentes e resultantes da criao sciohistrica humana por meio da criao lingustica. pelo discurso e pela prtica discursiva que se estabelece e se valoriza o que considerado normal ou anormal, sem considerar que cada indivduo apresenta caractersticas especficas, prprias, singulares e mpares. A identidade e a diferena so, assim, resultado de atos de criao social, no podendo ser entendidas como coisas espera de serem reveladas, como afirma Silva (2000, p. 76):
A identidade e a diferena tm que ser ativamente produzidas. Elas no so criaturas do mundo natural ou de um mundo transcendental, mas do mundo cultural e social. Somos ns que as fabricamos, no contexto de relaes culturais e sociais. A identidade e a diferena so criaes sociais e culturais.

A histria do povo negro, a sua cultura, a sua situao de marginalizao construda historicamente por anos e anos e seus reflexos que foram incorporados como contedos do currculo escolar e dos livros didticos deve ser discutida de maneira crtica, refletida.
Os livros-textos, assim como qualquer outro recurso didtico, so produtos polticos. [...] Estes recursos pretendem estipular atitudes com relao ao mundo no qual estamos inseridos, e apiam e defendem determinadas concepes e teorias sobre como e por que a realidade como , sobre de que maneira, quem, quando e onde podemos intervir, etc. Isto explica que possamos contatar a existncia de livros que reproduzem os mesmos valores, concepes, preconceitos, etc., defendidos pelos grupos sociais que controlam o poder e/ou as editoras de livros-textos. [...] Sob o rtulo de livros racistas encontra-se aquele grupo de manuais que ignora a realidade de raas e minorias ticas sem poder: populaes ciganas, habitantes da frica setentrional, indgenas, etc. (SANTOM, 1998, p. 169, grifo do autor). ISSN 2238-4170

27

GESTO CONTEMPORNEA v.2, n.2 (2012)

Ns educadores devemos ter muito cuidado e usar de muita reflexo ao fazer uso dos materiais didticos que muitas vezes nos so impostos pelas escolas onde atuamos. Como afirma Santom em relao ao livro didtico (1998, p. 155): Podemos dizer que so o instrumento atravs do qual ocorre a reproduo do conhecimento acadmico, necessrio apenas para aprovar e sobreviver nas instituies acadmicas. E ainda O livro-texto tentar oferecer ao corpo docente um esvaziamento cultural com a inteno de que o mesmo seja assimilado pelos estudantes (p. 156). Segundo Faria (1989), devido ao fato de os professores se prenderem nica e exclusivamente a textos de livros didticos, so levados a reproduzir a ideologia do autor do livro e sua verso segundo a sua corrente filosfica. O professor torna-se um simples instrumento repetidor e mantenedor de ideologias que dominam a sociedade (FONSECA, 1991).
O/a educador/a tem um papel de mediador na construo de relaes interculturais positivas, o que no elimina a existncia de conflitos. O desafio est em promover situaes em que seja possvel o reconhecimento entre os diferentes, exerccios que promovamos o colocarse no ponto de vista, no lugar sociocultural do outro, nem que seja minimamente, descentrar nossas vises e estilos de afrontar as situaes como os melhores, os verdadeiros, os autnticos, os nicos vlidos. Para isto necessrio promover processos sistemticos de interao com os outros, sem caricaturas, nem esteretipos. Trata-se tambm de favorecer que nos situemos como outros, os diferentes, sendo capazes de analisar nossos sentimentos e impresses. a partir da, conquistando um verdadeiro reconhecimento mtuo, que seremos capazes de construir algo juntos/as (CANDAU, 2008, p.32, grifo da autora).

Na estratgia contra esse contexto, a escola deve pautar sua prtica pedaggica no reconhecimento, respeito, aceitao da diversidade racial, assim como todas as diversidades, porque a diferena um bem, a nossa comunidade heterolgica que segundo Carvalho (2009, p. 121) baseada no dilogo, na leitura e na traduo, visa construo do comum no espao e no tempo. Dessa maneira, segundo Carvalho (2009, p. 120) a pedagogia:
Busca tornar-se mais que a simples transmisso de conhecimentos, num processo unificado e estvel, por meio de modelizadores. Ela pressupe que os estudantes e professores sejam movidos por suas paixes e motivados, em grande parte, pelos investimentos afetivos que trazem para o processo de aprendizagem (grifo da autora). ISSN 2238-4170

28

GESTO CONTEMPORNEA v.2, n.2 (2012)

Deve ser meta dos cursos de formao de professores e tambm da formao continuada que deve acontecer na instituio escolar elevar o nvel de reflexo de seu professorado, instrumentalizando-o no sentido de fazer leituras crticas do material didtico, paradidtico ou qualquer produo escolar que no seja inclusiva, que no respeite a diversidade. Banir de seu ambiente qualquer texto, referncia, descrio, decorao, desenho, qualificativo ou viso que construa ou fortalea imagens estereotipadas do negro ou de qualquer outro grupo social.

Toda reflexo que envolva identidade e diferena deve levar em conta as diferentes vises de mundo, de homem, de sociedade e de moralidade produzidas social e culturalmente em cada regio e em diferentes intervalos de tempo, podendo-se constatar a existncia concreta de sujeitos com traos caractersticos, que esto e so distantes do padro aceito como normal.
Vive-se numa sociedade de classe com papis, funes e status preestabelecidos, em que a valorizao da figura humana passa por fatores relacionados capacidade intelectual e a condies de produtividade. Valoriza-se sobremaneira o que culturalmente se convencionou como belo, sadio, forte, eficiente, produtivo (FERREIRA; GUIMARES, 2003, p. 71).

Uma das formas privilegiadas de hierarquizao de identidades e de diferenas fixada pela normatizao/normalizao, eleita arbitrariamente em uma identidade especfica como parmetro, em relao qual as outras identidades so hierarquizadas e avaliadas. A identidade normal natural, desejvel, nica. A fora da identidade normal tal que ela nem sequer vista como uma identidade, mas simplesmente como a identidade (SILVA, 2000, p. 83, grifos do autor). A escola deve estar alerta para a linguagem que utilizada no cotidiano escolar, pois esta fortemente expressiva. Eufemismo para se referir ao pertencimento racial do aluno, falas que depreciam o povo negro e sua cultura, apelidos depreciativos relacionados cor, comparao, usando-se a cor branca como smbolo do que limpo e a cor preta do que sujo e ruim, devem ser abolidos.

ISSN 2238-4170

29

GESTO CONTEMPORNEA v.2, n.2 (2012)

As falas diretas e afetivas, de respeito e valorizao do grupo racial negro por parte dos educadores e todos os que esto e fazem a escola, ajudaro sensivelmente na construo positiva da identidade racial do alunado. Ser educador hoje no Brasil antes de tudo, um ato de f na capacidade do ser humano de se transformar. Temos que acreditar nas possibilidades da escola, enquanto organizao, capaz de superar as imensas limitaes que a cercam e a oprimem; nas potencialidades da ao coletiva do professorado e em nossa capacidade de atualiz-las. a necessidade de no ser espectador e ousar arriscar gestos (KROHLING; FISCHMANN, 2002, p. 91). A nossa formao como profissional da educao muitas vezes marcada por inculcaes de preconceitos que, sem sombra de dvida, corroboram para produzir maiorias invisveis e silenciadas. Somos treinados para no escutar vozes que vem sendo reiteradamente silenciadas, como as dos afrodescendentes.
Aprendemos nos livros, nos meios de comunicao, na grande mdia, nos filmes, revistas, outdoors, jornais... a idealizar algumas caractersticas humanas como as representaes legtimas e naturais do que seja ser humano. Normalmente homens, brancos, padro euro-norte-americano de vestir e agir (TRINDADE, 2000, p. 11).

Reconhecer e respeitar a diversidade cultural existente obriga a revisarmo-nos e provavelmente levar a educao a desembaraar-se de ter se tornado mquina de produo de profissionais e de diplomas burocratizantes. A escola, muitas vezes, no tem sido um espao democrtico e de igualdade, pois sem que perceba repete as relaes de dominao e de explorao da sociedade, por meio da excluso da escola e na escola de alunos que no correspondem identidade normal, natural, desejvel e nica, porque vivemos numa sociedade na qual a supremacia a identidade ditada pelo modelo econmico e cultural ocidental, como salienta Santos (2002).

ISSN 2238-4170

30

GESTO CONTEMPORNEA v.2, n.2 (2012)

Ensinar alunos afro-descendentes requer mais do que prepar-los para um sucesso individual, significa prepar-los para a sobrevivncia: da prpria pessoa, da famlia, da comunidade e das outras pessoas (TRINDADE, 2000). Segundo Silva (1999) por meio do vnculo entre conhecimento, identidade e poder que os temas da raa e da etnia ganham lugar na teoria curricular. No podemos nos esquecer que o conhecimento sobre raa e etnia que est incorporado ao currculo no pode ser separado daquilo que as crianas/adolescentes/jovens sero um dia como seres eminentemente sociais. A questo que se coloca segundo Silva (1999, p. 102) como desconstruir o texto racial do currculo. Como questionar as narrativas hegemnicas de identidade que constituem o currculo?. O racismo no pode ser tratado como questo individual, pois se assim for, acabar por levar a uma prtica pedaggica e a um currculo que se centram numa simples teraputica de atitudes individuais consideradas erradas. Para vencer o racismo de um currculo imposto e da prtica pedaggica ditada/imposta imprescindvel que se discutam as causas institucionais, histricas e discursivas do racismo. Enfim, devemos buscar contribuir para a construo/reconstruo da identidade das nossas crianas/adolescentes e jovens/adultos afro-descendentes, atendendo a Lei N. 10.639/03 que alterou a carta magna da LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional Lei N. 9.394/96, trabalhando com vrias atividades didticopedaggicas que podem ser pensadas pelo coletivo de profissionais e alunos sempre procurando por meio de pesquisas a riqueza do Continente Africano com sua cultura que faz parte das nossas construes scio-histricas. Entre elas o trabalho com msicas, costumes, comida, religio, festas, brinquedos e brincadeiras, danas e os grandes personagens negros/as de hoje e de ontem, numa busca incessante de deixar evidente a rica herana cultural que nos construiu e nos constri diariamente. Criar alternativas pedaggicas para possibilitar que to difcil processo de construo/reconstruo seja pensado por todos que esto fazendo a escola hoje
ISSN 2238-4170

31

GESTO CONTEMPORNEA v.2, n.2 (2012)

de suma importncia porque a sociedade continua a atuar no sentido de que se mantenha o status quo. Sabemos que ao confirmarem-se esses padres e valores, cooperamos para manuteno das relaes de dominao. Portanto, ao compreender as diversas e mltiplas subjetividades, singularidades e maneiras de ser e estar no mundo, como tambm a riqueza da nossa histria, estaremos contribuindo para o entendimento e a compreenso de como podemos contribuir para construirmos uma sociedade democrtica onde no existe espao para vises etnocntricas e excludentes.

REFERNCIAS CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educao: desafios para a prtica pedaggica. In: MOREIRA, Antonio Flvio Moreira; CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo: diferenas culturais e prticas pedaggicas. 2 ed. Petrpolis: Editora Vozes, 2008. p. 13-37. CARVALHO, Janete Magalhes. Cotidiano escolar como comunidade de afetos. Petrpolis, RJ: DP ET Alii; Braslia, DF: CNPq, 2009. FARIA, A. L. G. Ideologia no livro didtico.8.ed. So Paulo: Cortez Editora, 1989. FERREIRA, M. E. C; GUIMARES, M. Educao inclusiva. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. FONSECA, S. G. O ensino de histria na escola fundamental: do samba do crioulo doido produo de conhecimento histrico. In: VEIGA, I. P. C, MARIA, H. (org.) et al. Escola fundamental: currculo e ensino. Campinas: editora Papirus, 1991. p. 157-170. KROHLING, Margarida Maria; FISCHMANN, Roseli. Mdia e Tolerncia: a Cincia Construindo Caminhos de Liberdade. So Paulo: EDUSP, 2002 MORIN, E. Os sete saberes necessrios educao do futuro. 2. ed. So Paulo: Cortez, 2000. PATTO, Maria Helena Souza. A produo do fracasso escolar: histrias de submisso e rebeldia. So Paulo: T. A. Queiroz, reimpresso, 1996. ROCHA, Rosa Margarida de Carvalho. Almanaque Pedaggico Afrobrasileiro: Uma proposta de interveno pedaggica na superao do racismo no cotidiano escolar. Produo grfico-editorial: Mazza Edies, 2000. SANTOM, Jurjo Torres. Globalizao e interdisciplinaridade: o currculo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Mdicas Sul Ldta., 1998.
ISSN 2238-4170

32

GESTO CONTEMPORNEA v.2, n.2 (2012)

SANTOS, Boaventura de Souza. Para um novo senso comum: a cincia, o direito e a poltica na transio paradigmtica. 4. ed. So Paulo: Cortez, 2002. SILVA, Tomaz Tadeu. da. A produo social da identidade e da diferena. In: ______. (Org.). Identidade e diferena: a perspectiva dos estudos culturais. Petrpolis, RJ: Vozes, 2000. cap. 2, p. 73 -102. ______. Documentos de identidade: Uma introduo s teorias do currculo. Belo Horizonte: Autntica, 1999. TRINDADE, Azoilda Loretto da. Olhando com o corao e sentindo com o corpo inteiro no cotidiano escolar. In: TRINDADE, Azoilda da; SANTOS, Rafael dos. (org.). Multiculturalismo: mil e uma faces da Escola. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

ISSN 2238-4170

33

S-ar putea să vă placă și