Sunteți pe pagina 1din 5

Joo Victor Prof.

Carlos Piovezanni Universidade Federal de So Carlos Cincias Sociais Comunicao e Expresso

Resenha do livro Preconceito Lingustico

So Paulo

A mitologia do preconceito lingustico


O livro Preconceito Lingustico do linguista Marcos Bagno tem como objetivo politizar o leitor a respeito de um dos tipo mais comuns de preconceito: o preconceito lingustico. O preconceito lingustico est ligado uma grande confuso, alimentada ao longo da histria, envolvendo a lngua e a gramtica normativa. Bagno inicia os mitos tratando sobre o que ,segundo ele, o maior e mais srio dos mitos que compes a mitologia do preconceito lingustico no Brasil: o mito de que a lngua portuguesa falada no Brasil possu uma unidade surpreendente. O maior prejudicado acaba sendo a educao no Brasil, pois, no reconhecendo a grande diversidade da lngua falada no territrio nacional, os educadores acabam impondo a norma da lngua como se ela fosse comum a todos os brasileiros, o que uma inverdade. A grande extenso territorial e a trgica injustia social so dois fatores substanciais que contriburam para a diversificao e o alto grau de variabilidade da lngua portuguesa falada no Brasil. necessrio, ento, que as instituies voltadas para a educao e a cultura abandonem o mito da unidade e passem a reconhecer a diversidade lingustica de nosso pas. O segundo e no menos importante mito reflete o complexo de vira lata do brasileiro, o sentimento de sermos uma colnia dependente at hoje. O mito de que o brasileiro no sabe portugus/ s em Portugal se fala bem portugus reflete uma ideologia impregnada na cultura nacional h muito tempo, alimentada por intelectuais e fillogos brasileiros.O brasileiro sabe portugus, sim, mas o que acontece que o portugus falado aqui diferendo do falado em Portugal. Isso no configura uma inferioridade do nosso portugus, s mostra que devemos voltar os nossos olhos no mais para a norma lingustica de Portugal, e sim para a falada no Brasil.
i

comum ouvir de brasileiros que a lngua portuguesa muito difcil. Esse mito uma continuao do segundo, pois se apega, novamente, s regras e conceitos da norma gramatical de Portugal. Achamos que o portugus uma lngua difcil, pois temos que decorar regras que no significam nada para ns. Se grande parte da populao brasileira continua achando que portugus difcil, isso significa que o ensino tradicional da lngua no Bra sil desconsidera o uso brasileiro da lngua, ou seja, no leva em conta a diversidade do portugus falado no Brasil.

Essa expresso foi criada pelo dramaturgo e escritor brasileiro Nelson Rodrigues, referir-se ao trauma sofrido pela Seleo Brasileira de Futebol em 1950, quando foi derrotada pela Seleo Uruguaia na final da Copa do Mundo em pleno Maracan.

Considerar que as pessoas sem instruo falam tudo errado nos remete ao primeiro mito, de que existe uma nica lngua portuguesa de que deve ser ensinada nas escolas. Esse mito provm de um fenmeno que existe no portugus no-padro e que aconteceu na histria do portugus padro: o rotacismo. Assim, fica explcito que o preconceito encastoado no apenas o lingustico, mas principalmente o preconceito social. sabido que no Maranho o pronome tu ainda usado com frequncia, seguido do verbo conjugado na segunda pessoa do singular, que na maior parte do Brasil ele est em extino. Esse fato serve pra municiar o mito de que o lugar onde melhor e fala o portugus no Brasil o Maranho, pois, mais uma vez, ele nasce da velha posio de subservincia em relao ao portugus de Portugal. Essa conservao do aspecto da linguagem clssica literria presente no Maranho, mais uma vez, no configura superioridade frente a variedade nacional, apenas atende s necessidades da comunidade dos que a empregam. Outro mito muito difundido, principalmente na forma de preconceito, o de que o certo falar assim porque se escreve assim. Bagno exemplifica usando a palavra colgio, que seria lido por um pernambucano em voz alta algo do tipo clgio, ou por um carioca culgio. Ora, nem todas as pessoas falam a propria lngua de modo idntico, logo, nenhuma das formas est errada ou certa, elas so totalmente aceitveis. Alm disso, do posto de vista histrico, o aprendizado da lngua falada precede o da escrita, quando esse acontece, ento, fica claro que esse preconceito grafocntrico impede o reconhecimento da verdadeira realidade lingustica. muito comum encontrar pessoas que concordem com a afirmao de que preciso saber gramtica para falar e escrever bem, pois esse conceito nos ensinado desde que nascemos pelos nossos professores de portugus, nossos pais e at pela mdia. A gramtica surgiu, na realidade, para descrever e fixar regras e pedres na lngua escrita, ou seja, a gramtica normativa decorrente da lngua, subordinada a ela, porm, ela passou a ser usada como instrumento de poder e controle invertendo os valores de subordinao. Atravs da prtica pedaggica poderemos destruir esses mecanismos de excluso que agem por de trs das normas gramaticais conservadoras Esses mecanismos de excluso suportam a existncia de outro mito: o domnio da norma culta um instrumento de ascenso social. Ora, se a gramtica normativa passou a ser um instrumento de poder, quem domin-la vai estar, automaticamente, em ascenso. Bagno diz que, se o domnio da norma culta fosse um instrumento de ascenso social, os professores de portugus ocupariam o topo da pirmide social, o que ns sabemos que est longe de ser verdade.

O crculo vicioso, a desconstruo do preconceito lingustico e o preconceito contra a lingustica e os linguistas.

Os mitos sobre o preconceito lingustico so transmitidos e perpetuados em nossa sociedade por um mecanismo chamado crculo vicioso do preconceito lingustico, que consiste em trs elementos, denominados por Bagno como Santssima Trindade do preconceito lingustico. So eles: a gramtica tradicional, os mtodos tradicionais de ensino e os livros didticos. Alm desses, existe um outro elemento essencial que compe esse crculo: os comandos paragramaticais. So eles os manuais de redao de empresas jornalsticas, programas de rdio e de televiso, colunas de jornais e revistas, etc... Esse ciclo serve apenas para dar nfase ao preconceito no s lingustico como tambm social. Para romper esse ciclo preconceituoso algumas medidas deveriam ser tomadas, tais como: reconhecer que todo falante nativo um usurio competente da lngua. Sendo assim, devemos aceitar a ideia de que no existe erro de portugus, apenas diferenas de uso. No podemos confundir erro de portugus com erro ortogrfico. A ortografia artificial, diferente da lngua, que natural ao ser humano. Reconhecer que tudo o que a gramtica tradicional chama de erro na verdade um fenmeno outra medida importante para acabar com a onda de preconceito. Tambm devemos nos conscientizar de que toda lngua muda e varia. O que hoje considerado errado, amanh pode vir a ser aceito como certo. Alm disso, deveremos respeitar a variedade lingustica de toda e qualquer pessoa, entender que a lngua nos constitui enquanto seres humanos, dar-se conta de que a lngua prossegue em evoluo e transformao, que no pode ser detida, entre outras medidas. A eterna disputa entre os a lingustica moderna e a doutrina gramatical tradicional nos remete outras disciplinas e suas superaes diante do ultrapassado. A gramtica tradicional surgiu no mundo helenstico no sculo III a.C, ou seja, mais antiga do que as teorias de Galileu de que a Terra gira em torno do Sol, ou da teoria da biognese de Louis Pasteur. Porm, mesmo aps o surgimento da lingustica, a gramtica tradicional continua como sendo a principal referncia nas instituies de ensino sobre a lngua.

Concluso

Marcos Bagno fundamenta o seu livro acerca dos mitos, preconceituosos e irracionais, que continuam a colocar a nossa lngua portuguesa em estado de estagnao. Ele levanta tambm discusses politizadas sobre o ensino da lngua portuguesa no Brasil, o que nos faz repensar sobre todo um sistema de educao brasileiro. Alm disso, aparecem questes importantes e cotidianas do brasileiro como o preconceito social e a alienao oriunda principalmente dos grandes meios de comunicao puristas e conservadores. Em suma, o livro Preconceito Lingustico coloca em pauta uma discusso que no pode ser esquecida, ou melhor, deve ser cada vez mais levantada para, ento, colocarmos um ponto final no preconceito lingustico e repensarmos a educao no Brasil.

S-ar putea să vă placă și