Sunteți pe pagina 1din 32

1

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS


CURSO DE PLANEJAMENTO URBANO

PLANOS DE EXPANSO - AMSTERD

MOGI DAS CRUZES, 2013

FAUSTO HENRIQUE GUMERCINDO RGM: 257598 VINCIUS OLIVEIRA NASCIMENTO RGM: 257303

PLANOS DE EXPANSO - AMSTERD

Trabalho apresentado ao Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Braz Cubas, como parte integrante da Disciplina Planejamento Urbano . Orientadora: Prof. Fabola de Almeida Rodrigues.

MOGI DAS CRUZES, 2013

SUMRIO

1. TTULO DA OBRA/AUTORES DO PROJETO ......................................................... 1 2. BIOGRAFIA DO(S) AUTOR(ES) ................................................................................ 1 2.1 Principais Obras .................................................................................................... 1 2.1.1 Bolsa de Valores Amsterd .............................................................................. 2 2.1.2 Ponte Brug .......................................................................................................... 5 2.1.3 Caf Rotterdam .................................................................................................. 7 2.1.4 Shopping Lijnbaan ............................................................................................. 9 3. CONTEXTUALIZAO ESPACIAL E HISTRICA ............................................... 12 3.1 Anlise Situao Anterior/Problemtica .......................................................... 13 3.2 Conceituao do Partido .................................................................................... 13 4. REPRODUO DOS DESENHOS TCNICOS ...................................................... 15 4.1 Planos Temticos ................................................................................................ 15 4.2 Plantas Cortes/Elevaes .................................................................................. 18 5. REPRODUO DE IMAGENS .................................................................................. 19 6. MEMRIA / DADOS TCNICOS ............................................................................... 21 6.1 Descrio Geral do Plano .................................................................................. 21 6.2 ndices ................................................................................................................... 22 6.3 Dados Sobre Edificaes................................................................................... 22 7. ANLISE CRTICA SOBRE O PROJETO ............................................................... 22 7.1 Fausto Henrique Gumercindo ............................................................................... 22 7.2 Vincius Oliveira Nascimento................................................................................. 23 8. INDIDAO TTULOS E IMAGENS ...................................................................... 25 9.BIBLIOGRAFIA ............................................................................................................. 27

1. TTULO DA OBRA / AUTORES DO PLANO


Planos de Expanso Amsterd de H.P. Berlage , Van der Broek e Bakema

2. BIOGRAFIA DO(S) AUTOR(ES):


Berlage nasceu em Amsterd. Ele estudou arquitetura em Gottfried Semper, no Instituto de Tecnologia de Zurique, durante a dcada de 1870 depois que ele viajou pela Europa. Berlage realiza participaes em vrias sociedades arquitetnicas, incluindo CIAM I. Considerado o "pai da arquitetura moderna" nos Pases Baixos e o intermedirio entre os tradicionalistas e os modernistas, as teorias Berlage inspirou mais holandeses conjuntos arquitetnicos da dcada de 1920.

Desde 1948, a empresa de arquitetura Roterd Van den Broek e Bakema foi responsvel por uma enorme bagagem de obras tanto fora de Amsterd , quanto dentro de Amsterd. Projetos concretizados distantes como Japo e Arbia Saudita -, mas a maioria do seu trabalho na Holanda, em grande parte, em Roterd. Responsveis em Amsterd pelas obras : Caf Roterdam e o shopping Lijnbaan, que a maior rua comercial da Holanda.

2.1 Principais Obras


Bolsa de Valores Amsterd Ponte Brug Caf Rotterdam Shopping Lijnbaan

2.1.1 Bolsa de Valores Amsterd


Em colaborao com Theodorus Sander , Berlage participou do concurso para construo da bolsa de valores de Amsterd em 1883. Projetou com torres e espiges.Somente aps 12 anos foi indicado para a construo e ao retomar o projeto formou arcos em tijolos , tinha como referncia as estruturas neoromnicas com estrutura austera de poucas empenas .A parte estrutural tambm em tijolos aliada ao uso de granito,pedras debastadas.

Imagem 01 Fachada lateral

Imagem 02 Fachada Principal

Imagem 03 Perspectiva do Edficio

Imagem 04 Projeto x Construo

2.1.2 Ponte Brug

Em 1925, a avenida Amstellaan concluda , ainda no interligava o Plano Sul ao resto da Holanda. A barreira foi o rio Amstel Berlage , no entanto, visnado uma rpida melhoria da infra-estrutura , decide estabalecer uma conexo permanente para garantir o desenvolvimento e circulao ao seu plano. Concludo o projeto em 1928 que resultou em 80 metros de comprimento e 24 metros de largura para a ponte. Aps 4 anos a de construo a ponte foi inaugurada . Existe um lado monumental , principalmente por causa da torre de destaque, onde uma placa de quatro metros cermica est

conectada.Originalmente a ponte tem a cor de um arco-ris escuro, vermelho e preto com pedra cinzenta, granito amarelado, tijolos vermelhos e azulejos verdes.

Imagem 05 Panorama da ponte

10

Imagem 06 Passeio da Ponte

Imagem 07 Mapa de interligao

11

2.1.3 Caf Rotterdam


A antiga companhia de navegao transatlntica (Amerika Holanda Lijn) agora Caf Roterd o terminal de Cruzeiros, de 1873 a meados de 1970, trouxe neste perodo de milhares de passageiros de Roterdam para Nova York e vice versa . Desde 1997 trata-se de uma localiza para eventos , exposies,

conferncias, eventos corporativos.Utilizao de estruturas metlicas e pele de vidro em toda a fachada, 4 galpes enfileirados formam a caracterstica do edifcio.

Imagem 08 - Vista frontal do Caf

12

Imagem 09 - Local dos Congressos

Imagem 10 - Recepo

13

Imagem 11 - Salo de Festas

2.1.4 Shopping Lijnbaan


Com sua inaugurao em 1953, Lijnbaan a mais movimentada rua comercial na rea de Roterd, foi o primeiro shopping de pedestres da Europa. Abrange uma rea de 41.800 m2. Com um comprimento total de lojas de 1 km, foi uma ferramenta fundamental para o ps-guerra. formado por duas passagens.O Lijnbaan de 18 m. de largura, paralela Coolsingel, norte-sul, e Korte Lijnbaan de 12 m. de largura, atravs de uma praa em frente da Prefeitura. So alinhadas com lojas em dois pisos, cujo projeto arquitetnico modular. Tratando-se de mdulos, foi concebido um nico edifcio . Contm em uma grade estrutural reforado em estrutura pr-fabricada. De baixo custo e aparncia limpa detalhes como: toldos e transversais prgulas, esculturas e flores em vasos e rvores. Disposio para no obstruir a luz solar do ao shopping o conforto trmico e iluminao necessrios.

14

Imagem 12 - Implantao

Imagem 13 - Implantao e Perspectiva

15

Imagem 14 - Vista Frontal no ano de inaugurao

Imagem 15 - Vista das lojas em 2 pisos

16

3. CONTEXTUALIZAO ESPACIAL E HISTRICA:


Na cidade medieval , Amsterdam estava inserida como centro de comrcio europeu e mantinha mtodos administrativos medievais e era avanado tecnologicamente e na cincia. Sua cultura era Renascentista. Com o sistema poltico de Cidade-Estado , Amsterdam se firmou como uma grande potncia. Sendo basicamente: - 1600 - Amsterdam se torna a maior e mais rica cidade da Republica Holandesa. - 1613 O primeiro anel de canal e das casas no canal so construdas em Amsterdam. So instantaneamente smbolos da cidade. - 1614 - Expanses urbanas de Amsterd so iniciadas, levando a um desenvolvimento de uma extensa rea de subrbio a oeste do centro da cidade. No plano de expanso de 1935 , de Paul Hendrick Berlage executou-se pelos 30 anos seguintes. Perodo que esteve durante e ps guerra . Em 1958 , o projeto de Amsterd leste de Van der Broek e Bakema delimita a zona rural e a zona edificada . Sendo basicamente: 1.Bairro Riviern Sul O primeiro plano para Amsterda Sul de expansso da cidade foi,concebido por H.P.Berlage em 1904 e aprovado pelo Conselho Municipal em Janeiro de 1905. - 1914-1945: As guerras mundiais 2.Bairro Betondorp Leste Anos 20 A partir de 1921 aconteceu uma expanso significativa no setor Leste da cidade de Amsterda devido transformao em distrito do municpio de Watergraafsmeer. 3.Bairro Geuzenveld Anos 50 - A partir do aumento da densidade nas zonas residenciais a funo da rua se reduz a simplesmente a dar acesso a superfcies edificadas.

17

3.1 Anlise Situao Anterior / Problemtica


Ao decorrer da metade do sculo XVI Amsterd j era uma cidade porturia e continuou a crescer. Em 1607 aprovado um plano em que so desapropriados terrenos, construindo canais com 25 metros de largura cada um , a fim de

comportar navios de porte mdio . Atravs dos anos 1663 a 1700 foram sendo criadas um srie de troncos retilneos com os canais fazendo o papel de ambiente de vida. Os eixos simtricos criados propem a disposio dos lotes ortogonais .

Houve uma estagnao no crescimento at o final da ampliao de 1607. Foi escavado um canal de ligao direta ao mar do norte. Isso , aliado a construo da linha de ferro at o porto e a estao central , retomaram o

crescimento da cidade. Com a lei aprovada para o plano regulador os terrenos passaram a ser alugados , diferentemente da primeira ampliao.

3.2 Conceituao do Partido


As cidades Holandesas (medievais) mantinham o sistema Cidade-Estado de governo , que eram repblicas independentes , administradas pela burguesia. Desenvolveram grandes riquezas e cultura prprias.Amsterdam tornou-se centro do comrcio e atividade bancria europia. Em 1481 existia na cidade muros e um fosso perimetral , onde em 1578 os muros so demolidos e o fosso torna-se um canal interno e em 1593 constroem-se novos muros.Com o contnuo crescimento da cidade no nicio do sculo XVIII so escavados 3 canais no eixo da cidade onde o parque pblico e canteiro naval vieram a se instalar.Os eixos simtricos foram responsveis pelas casas em srie ao longo dos canais , com fachadas desiguais , so um passeio arquitetnico com os espaos dos desembarques mantidos. O tecido urbano tem como premissa o projeto de espao edificado que ser espalhou por toda Amsterd e em 1928 com a criao do rgo independente de urbanismo ,so dedicados aos arquitetos holandeses terem total liberdade para criao.Caractersticas principais do plano :

18 A) Em primeiro lugar com base na equipe de especialistas , so realizados inmeros questionamentos para estabelecer hipteses de desenvolvimento da populao , com suas exigncias at o ano 2000 (Brainstorm) Com a previso do nmero de pessoas por famlia , demolindo as moradias inadequadas na zona central para construo de escritrios e lojas , acrescentar 110.000 moradias as 200.000 existentes. B)As periferias da cidade foram dividas em bairros (10.000 moradias 35.000 habitantes) providos de equipamentos e separados por reas verdes. C) Comisso presidida por Van Eesteren era responsvel por analisar os projetos da forma que cada edifcio tivesse sua liberdade de criao concedida aos arquitetos , porm no destoasse do arranjo geral . H.P Berlage ficou dedicado a projetar o plano de ampliao para o sul da cidade as casas so agrupadas em grandes blocos e dividos regularmente as reas: novcs bairros , jardins operrios , zonas desportivas , zonas verdes, zonas industrias e zonas das hortas. Os novos bairros esto mais concentrados a oeste da cidade . Interligadas as indstrias ao longo do canal de Sloterplas , que chega ao mar aberto. Edifcios de 4 andares formando blocos fechados , semi-abertos e abertos . Bairros iniciados no aps guerra tm aspecto mais variado.Cada bairro dispem de espaos verdes e equipamentos paro o esporte e lazer. Bakema e Van der Broek em 1965 propem a ampliao no sentido leste da cidade, sobre o espelho dgua . O projeto prev uma srie de ilha artificiais linearmente para 350.000 habitantes interligadas por uma via rpida.

19

4. REPRODUO DOS DESENHOS TCNICOS:


4.1 Planos Temticos

Imagem 16 Cidade Medieval at 1590

20

Imagem 17 Cidade Medieval at 1700

21

Imagem 18 Esquema do Plano Regulador de 1935

Imagem 19 Esquema do Plano Regulador de 1960

22

4.2 Plantas,Cortes,Elevaes

Imagem 20 Fachadas e disposio dos lotes

Imagem 21 Fachadas

23

5. REPRODUO DAS IMAGENS:

Imagem 22 Plano Sul de Berlage , blocos de 50 x 200 m

Imagem 23 Bairro Oeste

24

Imagem 24 Bairro Slotervaart

Imagem 25 Bairro Bosch

25

6. MEMRIA / DADOS TCNICOS:


Cidade Medieval - 4 corredores 6m com 11m de largura - 2 Fileiras de lotes Edificveis com 50 m de profundidade

Plano de 1935 - 12.000 novas moradias para acrescentar as 200.000 existentes - Bairros divididos em cerca de 10.000 moradias

Plano de 1955 - 12.000 novas moradias para acrescentar as 200.000 existentes - Bairros divididos em cerca de 10.000 moradias

6.1 Descriao Geral do Plano


Em contrapartida da estagnao de crescimento ao canal escavado de 1875, os planos de expanso subdiviram-se : - Plano Sul - Berlage : Em contrapartida ao crescimento retomado em 1875 , atravs do canal que interliga toda a cidade ao Mar norte , os bairros crescem impulsionados pela linha frrea . Em 1901 aprovada a primeira lei urbanstica da Holanda . A partir desse ponto o plano de expanso sul , executado nos 30 anos seguintes , a ocupao ocorre agrupados de 50 x 200m - Plano Oeste / Leste - Van der Broek e Bakema: O plano regulador de 1935 , prev no s as moradias mas tambm zonas residenciais , zonas verdes , com casas agrupadas em grandes blocos

jardins operrios , zonas desportivas , hortas , ruas e estradas de ferro . Ao final dessa ampliao foi proposta uma ampliao sobre espelhos dgua a leste da cidade , onde prope a diviso do tecido urbano por nveis 1 pedestres , 2 Veculos lentos , Veculos rpidos.

26

6.2 ndices
-Cidade Medieval : 40.000 habitantes / Densidade Demogrfica = 5,47 -Final do sculo XVI :200.000 habitantes / Densidade Demogrfica = 1,09

- 1928 : 650.000 habitantes / Densidade Demogrfica = 0,33 - 1958 : 870.000 habitantes / Densidade Demogrfica = 0,25

6.3 Dados sobre edificaes


Total 310.000 moradias

Bairros Antigos - Casas de 4 andares tradicional - Blocos fechados , semi-abertos ou abertos

Bairros Ps Guerra - Prdios Individuais 4 , 5 andares - Prdios altos de 12 andares

7. ANLISE CRTICA
7.1 Fausto Henrique Gumercindo RGM 257598
Amsterd cidade originada da atividade de pesca baseou seu territrio nos canais , que so considerados os pontos de vida da cidade . Com essa premissa foram sendo criados , desde a Cidade Medieval , ampliaes que sempre tiveram como objetivo o crescimento da cidade de maneira que , comportasse o tambm crescimento da sua populao e as atividades remuneradas a serem exercidas na cidade.

27 Vale ressaltar o motivo pelo qual todas as ampliaes , intervenes de Amsterd , no deixaram de lado toda a infra estrutura para a circulao , sendo ela por meio de navios , linha frrea ou auto-estrada. Com o primeiro plano de ampliao ainda na cidade medieval , Amsterd conseguiu migrar de uma cidade porturia de tamanho mdio para uma cidade que conseguia atracar 4.000 navios ao mesmo tempo . Ainda se tratando da cidade medieval , mesmo com a disposio das vias aquticas e similaridade dos lotes , no foram deixados de lado a qualidade de projeto o que tornava literalmente um passeio arquitetnico as fachadas distintas de cada moradia . A cidade medieval provou que todo planejamento de mdio a longo prazo so bem mais eficientes do que as intervenes pensadas e concretizados para o momento. Todos os planos de Amsterd estabeleceram uma relao , por meio de equipes multifuncionais , entre : poder pblico , iniciativa particular e conhecimentos tcnicos e cientficos .A exemplo dos bairros localizados a oeste da cidade , onde toda zona de terreno era equipada e consolidada previamente pelo poder pblico antes de realizar as construes . Na concretizao do tecido urbano eram sempre levadas em considerao as zonas urbanas , zonas verdes , zonas desportivas , jardins operrios , ou seja , todos os itens necessrios para um morar completo , um convvio confortvel e sem necessidade de grandes loco moes a outras cidades. Conclui que os programas de edificaes aliados ao planejamento urbano so imprescindveis ao desenvolvimento e crescimento das cidades. Imprescindveis tambm aliarmos os conhecimentos , investimentos e levantamentos necessrios a cada projeto urbano , com todas as reas envolvidas.Uma administrao pblica empenhada e comprometida para tal. Assim teremos um novo ambiente urbano , concebido e consolidado para sua particularidade.

7.2 Vinicius Oliveira Nascimento RGM 257303


Os Planos de Expanso de Amsterd, logo de incio tem que se dar um destaque a capacidade dos holandeses de prever a populao, crescimento, as moradias para cada famlia, daqui anos e anos, e isto fruto de toda qualidade de

28 vida que se oferecida a populao holandesa. E esta qualidade de vida oferecida na Holanda, foi o chamariz para que se multiplicasse a populao da cidade e a necessidade de pensar em novos planos para atender e manter a qualidade sempre oferecida, teve incio, e por isso veio os planos de 1935 e 1955, sempre buscando uma continuidade e obviamente uma melhora do estilo de planejamento j vivido antes. O primeiro plano, como o segundo, teve uma preocupao com os fatores de meio ambiente, com uma grande preocupao para as reas verdes da cidade, at por isso Amsterd tem uma grande porcentagem do seu territrio com rea verde, e isto acaba dando um charme e uma sensao de liberdade aos que vivem l, e alm de uma diviso de zonas industriais e zonas residenciais, sempre com reas desportivas e de lazer para cada bairro. Antes de liberar os bairros do lado Oeste para construo das residncias, a administrao pblica de Amsterd equipou e realizou as vias do entorno. A maior parte dos novos bairros de Amsterd, est situada a Oeste da cidade, com ligao ao centro antigo e ao porto, e as reas industriais foram locadas a norte, ao longo do canal que chega ao mar. Com o crescimento da populao, e at fora das previses do que pensava os holandeses, foi pensado um plano em 1955, que previa a utilizao do lado Leste de Amsterd, onde foi planejada a construo de trinta e cinco unidades de habitao, com cerca de 10 mil habitantes para cada unidade, na mesma qualidade do plano anterior. Estas unidades foram pensadas como ilhas artificiais, porque levantada sobre o espelho de gua que fica entre a cidade e os terrenos de saneamento, alm de levar linha ferroviria e auto-pistas, formando assim um contato de toda a cidade com o novo projeto para Amsterd que o lado Leste. O Plano de Expanso de Amsterd ao lado do de Barcelona, acaba sendo um dos mais bem pensados e elaborados projetos de urbanstico. Como j havia dito anteriormente, de toda a capacidade dos holandeses de prever ndices, para muitos anos a frente, os ajudaram e muito a colocar em prtica seu plano de expanso; muito deste sucesso, deve-se ao apoio do governo, que tinha e tem at hoje, uma das melhores economias, que deram condies de Amsterd ter tido tanto xito, no colocar em prtica seu plano urbanstico.

29

8.0 INDICAO DOS TTULOS IMAGENS:


Ttulo: Imagem01 - Fachada Lateral Bolsa de Valores Amsterd Fonte: Portal Vitruvius

Ttulo: Imagem 02 - Fachada Principal Bolsa de Valores Amsterd Fonte: Portal Vitruvius

Ttulo: Imagem 03 - Perspectiva do Edifcio Bolsa de Valores Amsterd Fonte: Portal Vitruvius

Ttulo: Imagem 04 - Projeto x Construo Bolsa de Valores Amsterd Fonte: Livro Histria Crtica da Arquitetura Moderna Kenneth Frampton

Ttulo: Imagem 05 - Panorama da Ponte Ponte Brug Fonte: Site CityMundo

Ttulo: Imagem 06 - Passeio Ponte Brug Fonte: Site CityMundo Ttulo: Imagem 07 - Mapa Ponte Brug Fonte: Site Hessport.nl

Ttulo: Imagem08 - Fachadas Disposio dos Lotes Fonte: Histria da Arquitetura Moderna

Ttulo: Imagem09 - Fachadas Fonte: Histria da Arquitetura Moderna

Ttulo: Imagem10 - Cidade Medieval at 1590 Fonte: Histria da Arquitetura Moderna

30

Ttulo: Imagem11 - Cidade Medieval at 1700 Fonte: Histria da Arquitetura Moderna

Ttulo: Imagem12 - Esquema do Plano Regulador de 1935 Fonte: Histria da Arquitetura Moderna

Ttulo: Imagem13 - Esquema do Plano Regulador de 1960 Fonte: Histria da Arquitetura Moderna

Ttulo: Imagem 14 - Fachada Principal Caf Rotterdam Fonte: Site Panoramio

Ttulo: Imagem 15 - Fachada Principal Caf Rotterdam Fonte: Site Panoramio

Ttulo: Imagem 16 - Local Congressos Caf Rotterdam Fonte: Site Panoramio

Ttulo: Imagem 17 - Recepo Caf Rotterdam Fonte: Site Panoramio Ttulo: Imagem 18 - Salo de Festas Caf Rotterdam Fonte: Site Panoramio

Ttulo: Imagem 19 - Implantao Shopping Lijnbaan Fonte: Site Achined.nl

Ttulo: Imagem 20 - Implantao e Perspectiva Shopping Lijnbaan Fonte: Site Achined.nl

31 Ttulo: Imagem 21 - Vista Frontal no ano de inaugurao Shopping Lijnbaan Fonte: Site Achined.nl

Ttulo: Imagem 22 - Vista das lojas com 2 pisos Shopping Lijnbaan Fonte: Site Achined.nl

Ttulo: Imagem22 - Plano sul de Berlage Blocos de 50 x 200 m Fonte: Histria da Arquitetura Moderna

Ttulo: Imagem23 - Bairro Oeste Fonte: Histria da Arquitetura Moderna

Ttulo: Imagem 24 - Bairro Slotervaart Fonte: Histria da Arquitetura Moderna

Ttulo: Imagem 25 - Bairro Bosch Fonte: Histria da Arquitetura Moderna

9.0 BIBLIOGRAFIA
BENEVOLO,Leonardo.Histria da Cidade, 3 ed. So Paulo: ED. Perspectiva S.A. 1997 pags.536 a 541 e 658 a 671. MERINO,Domingo.Nove mais um.Retrato de uma gerao emergente:LOTSMA,Bart Inovao e diferena.Arquitetura e Urbanismo Holandeses dos 90.Arquitetura Viva n 54. Maio/Junho de 1997 .Cty Map Amsterdan Hallwag.1:17.500. FRAMPTON , Kenneth . Histria crtica da arquitetura moderna,1 Ed.So Paulo,Livraria Martins Fontes Editora , 1997 pgs. 77 a 80

32 CASCIATO,Maristella.The Amsterdam School.Rotterdam , 010 Publishers :1996 D.Mackay,Berenger,AR,dezembro de 1964,410-16 , Modern Archictecture 1854 1839(1987) Site Archined ,The Berlage Survey. http://www.archined.nl/en/search/mnogosearch/ > Acesso em: 21 fev 2013, 09:16:59 Site Fottogus , Photos. http://www.fotoguus.nl/Gebouwen.htm. > Acesso em 22 fev 2013 , 12:00:33

S-ar putea să vă placă și