Sunteți pe pagina 1din 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR UFC FACULDADE DE DIREITO DEPARTAMENTO DE DIREITO PRIVADO

RECURSO PARA REVISO DE PROVA

1 AP 1 Chamada Disciplina: Direito de Famlia. Professora: Joyceane B. Menezes. Aluno: Yuri Lennon Mouro Lobo Melo.

Semestre: VI. Turno: Noite. Matrcula: 0320355.

DOS FATOS Na questo de nmero 2 (dois), da prova em anexo, o enunciado pede: 2. Considerando que os pressupostos legais do casamento civil so: diversidade de sexo, livre manifestao volitiva da vontade e celebrao conforme o rito legal, possvel afirmar a absoluta impossibilidade de pessoa homossexual contrair matrimnio com seu parceiro de mesmo sexo? Por que? (1,5) A resposta fora: "Segundo nosso ordenamento jurdico o casamento ato voluntrio, formal e complexo do qual o homem e a mulher estabelecem vnculo conjugal ('vide' art. 1.514/CC). No se concebe, a partir desta exposio, que haja a possibilidade de pessoas do mesmo sexo contrarem matrimnio. O texto legal claro ao especificar os dois plos contraentes do matrimnio. Em decorrncia do mesmo diploma extramos, portanto, o pressuposto da diversidade sexual. Devemos fazer uma anlise cuidadosa, pois partindo do ponto de vista legal encontramos vedao ao casamento homossexual. No entanto, em decorrncia das bases principiolgicas do direito de famlia (em especial os princpios da igualdade, liberdade e afetividade) em consonncia com uma anlise interpretativa extensiva da Constituio podemos encontrar espao para a possibilidade de casais homossexuais contrarem matrimnio. Temos como precedente a aprovao do reconhecimento da Unio Estvel homoafetiva pelo STF, que segundo a CF deve 'a lei facilitar a sua converso em casamento'." Foram apresentados, portanto, os seguintes pontos:

A legislao pertinente; O precedente da aprovao da Unio Estvel homoafetiva pelo STF; A facilitao da converso da Unio Estvel em Casamento; Os princpios do Direito de Famlia e do Casamento, em especial. DO DIREITO

Disciplina o Regimento Interno da Universidade Federal do Cear em seu artigo 110, 4, que: 4. facultado ao aluno, dentro de 03 (trs) dias teis aps o conhecimento do resultado da avaliao, solicitar justificadamente a respectiva reviso pelo prprio docente, encaminhando o pedido atravs do chefe do departamento correspondente. DO PEDIDO Pede-se a reviso e a recorreo da resposta supra-transcrita, bem como o devido acrscimo de pontos. Passando o valor adquirido na questo de 1,0 (um) ponto para 1,5 (um e meio) ponto, e na prova de 6,2 (seis vrgula dois) pontos para 6,7 (seis vrgula sete) pontos. Nestes termos, pede-se deferimento.

Fortaleza CE, 21 de dezembro de 2012

Yuri Lennon Mouro Lobo Melo Acadmico de Direito da UFC Matrcula - 0320355

S-ar putea să vă placă și