Sunteți pe pagina 1din 15

A DUPLA AFETAO EM TERRAS INDGENAS: PERFEITA COMPATIBILIDADE ENTRE TERRA INDGENA E MEIO AMBIENTE1 Luiz Henrique Eloy Amado2

Resumo: O ttulo desse trabalho foi extrado do voto do ministro Carlos Ayres Britto na Petio 3.388-4 Roraima, tambm conhecido como o caso da Raposa Serra do Sol. Em seu voto o ministro relator foi paradigmtico ao tecer consideraes no apenas de cunho jurdico, mas pelo contrrio, fez uma anlise interdisciplinar e foi alm do enfoque jurdico, pois a matria ali discutida demandava todo esse empenho de ngulos diferentes. Assim, queremos neste ensaio abordar um dos captulos da sentena do voto do ministro relator, que inicia dizendo que a demarcao de qualquer terra indgena se faz no bojo de um processo administrativo, e ainda cita o min. Celso de Mello, que no RE 183.188, j havia assentado que a disputa pela posse permanente e pela riqueza das terras tradicionalmente ocupadas pelos ndios constitui ncleo fundamental da questo indgena no Brasil, bem como reconheceu que a demarcao administrativa ato estatal que se reveste de presuno juris tantum de legitimidade e de veracidade. Ato seguinte, falou-se da relao de pertinncia entre terra indgena e meio ambiente, onde se assentou a perfeita compatibilidade entre meio ambiente e terras indgenas, ainda que estas envolvam reas de conservao e preservao ambiental. E conclui que a terra indgena sofre uma dupla afetao. E, exatamente neste ponto que queremos debruar nossa anlise, abordando os institutos no que diz respeito a terras indgenas e os institutos jurdicos que dizem respeito ao meio ambiente e sua proteo.

Palavras-chave: Terra indgena. Meio Ambiente. Preservao. Sustentabilidade.

Artigo apresentado no IV Seminrio Povos indgenas e sustentabilidade: saberes tradicionais e formao acadmica. 2011. 2 Indgena da Etnia Terena. Bacharel em direito pela UCDB. Integrante do Programa Rede de Saberes: Permanncia de indgenas no ensino superior.

1. CONSIDERAES INICIAIS

Tomamos por base a Constituio Federal de 1988, que trouxe um conjunto de direitos sociais e coletivos visando garantir direitos fundamentais dos cidados e inovou quando cuidou dos direitos dos ndio em um captulo especfico e tambm reconheceu s presentes e futuras geraes de brasileiros o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Ademais, passou a exigir que, para ser protegida, toda propriedade deve cumprir sua funo social e ambiental. Alis, como bem observa Arajo, um dos maiores avanos do texto constitucional foi reconhecer o meio ambiente ecologicamente equilibrado como um direito fundamental do cidado, considerando-o como bem a ser preservado no s para as presentes geraes como para as futuras3. Neste sentido necessrio se faz traar um paralelo entre o direito ambiental e o direito indigenista visto que ambos possuem institutos de proteo muito prximos e, que aparentemente se confunde, justamente porque so frutos de uma mesma gama de reconhecimento de direitos. Assim queremos neste trabalho aprofundar a anlise sobre um captulo da sentena4 do voto do ministro relator no caso da Raposa Serra do Sol, que foi conclusivo no sentido de que terra indgena sofre uma dupla afetao, pois visa proteo dos usos, costumes e tradies dos povos indgenas e ao mesmo tempo protege o meio ambiente. Vamos tambm abordar uma condicionante que fora imposta ao final do julgamento, que trata justamente da explorao de recursos naturais em terras indgenas e mais
ARAJO, Ana Valria. Direito Socioambiental. In: Almanaque Brasil Socioambiental. So Paulo: ISA, 2007. 4 Segundo o lesto Cndido Rangel Dinarmaco, em sua obra Captulos de Sentena, cada captulo do decisrio, quer todos de mrito, quer heterogneos, uma unidade elementar autnoma, no sentido de que cada um deles expressa uma deliberao especfica; cada uma dessas deliberaes distinta das contidas nos demais captulos e resulta da verificao de pressupostos prprios, que no que no se confundem com os pressupostos das outras. Nesse plano, a autonomia dos diversos captulos de sentena revela apenas uma distino funcional entre eles, sem que necessariamente todos sejam portadores de aptido a constituir objeto de julgamentos separados, em processos distintos e mediante mais de uma sentena: a autonomia absoluta s se d entre os captulos de mrito, no porm em relao ao que contm julgamento da pretenso ao julgamento deste. In: LEITE, Ravnia Mrcia de Oliveira. Dos captulos da sentena. Revista Jus Vigilantibus, Sbado, 13 de junho de 2009. Disponvel em http://jusvi.com/artigos/40442. Acesso em 16/02/2011.
3

especificamente no diz respeito garimpagem. De incio convm esclarecer o que seria a figura da afetao? Neste ensejo, trazemos as ponderaes de Jos dos Santos Carvalho5, que conceitua afetao como sendo fato administrativo pelo qual se atribui ao bem pblico uma destinao pblica especial de interesse direto ou indireto da administrao pblica. Ora, a Constituio Federal atribuiu aos ndios o usufruto exclusivo sobre as suas terras tradicionalmente ocupadas, sendo a Unio proprietria destas, ficando claro que terra indgena tem uma destinao pblica especfica, pois o constituinte, alm do usufruto exclusivo, delineou-a como sendo inalienvel e indisponvel. Segundo os cientistas, a maior parte das florestas que tem hoje, esto e foram conservadas pelos povos indgenas; isso significa que terra indgena tambm tem mais uma destinao especfica de finalidade pblica, qual seja, de proteo ao meio ambiente. E, por isso que desde j defendemos a sua dupla afetao que no decorrer desde ensaio vamos abordar os instituto de proteo de maneira mais detalhada.

2. PROTEO CONSTITUCIONAL DAS TERRAS INDIGENAS

O Art. 231 da Constituio Federal assim preceitua: So reconhecidos aos ndios sua organizao social, costumes, lnguas, crenas e tradies, e os direitos originrios sobre as terras que tradicionalmente ocupam. Este o artigo que inaugura o captulo Dos ndios inserido dentro da Ordem Social na Constituio. Prosseguindo, terras indgenas parte essencial do territrio brasileiro, bem como um bem pblico federal que se traduz numa realidade scio-cultural, e no de natureza poltico-territorial. Assim, quis o constituinte originrio proteger estes espaos de multivivncias das comunidades indgenas, pois o 1 do Art. 231, traa os elementos constitutivos da terra tradicionalmente ocupada. Podemos fazer a seguinte pergunta: Terras

tradicionalmente ocupadas no so somente as terras onde os ndios sempre moraram? E a resposta no, pois quando falamos de ocupao tradicional, estamos falando tambm de
5

CARVALHO, Jos dos Santos. Curso de direito administrativo. So Paulo. Ed. Saraiva, 2010.

terras utilizadas para caadas, pescas e explorao de outros recursos naturais; das terras que esto nas histrias de mitos dos povos indgenas e das terras onde no tem nenhuma comunidade mas que so importantes para o futuro dos povos indgenas6. Outrossim, a Constituio assegurou o direito originrio dos povos indgenas sobre suas terras, ou seja, um direito congnito anterior a qualquer outro. E, determinou que o Estado promova o reconhecimento e demarcao dessas reas. E mais uma vez voltamos foco inicial, segundo a antroploga Fany Ricardo7, as terras indgenas podem ser consideradas reas protegidas nos dois sentidos da palavra porque protegem a biodiversidade de suas terras e tambm so protegidas pela legislao brasileira, que no permite a entrada de no ndios, a no ser com autorizao da FUNAI ou das prprias lideranas. Se observarmos as imagens de satlites, as terras indgenas so verdadeiras ilhas verdes, com o entorno desmatado. 3. PROTEO DO MEIO AMBIENTE Segundo a Constituio Federal, meio ambiente o conjunto de bens naturais e de bens culturais e sociais. Portanto, quando falamos de meio ambiente, estamos falando da terra, das plantas, dos animais, das construes, da gua, do ar e tambm da histria de um determinado povo que vive em uma determinada regio. E, seguindo os ditames legais, meio ambiente no apenas a natureza, seu conceito abrange tambm as modificaes que as aes humanas fizeram na natureza. esta a previso da Lei n. 6.938/81 que em seu Art. 3, vaticina que meio ambiente o conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Desta forma, encontramos mais um ponto em comum do direito ambiental com o direito dos povos indgenas, pois quem defende o meio ambiente, no defende apenas a natureza e seus elementos, mas tambm os modos tradicionais que vivem as pessoas, principalmente os povos indgenas. Vale dizer que essa tradicionalidade est intimamente ligada ao modo com que as pessoas utilizam os recursos naturais, e os povos indgenas ao
6 7

PEREIRA, Luis Fernando. Legislao ambiental e indigenista. Iep: Rio de Janeiro, 2010. RICARDO, Fany. Terras indgenas. In: Almanaque Brasil Socioambiental. So Paulo: ISA, 2007.p. 262.

longo da histria sempre utilizaram tais recursos de forma sustentvel. Outro ponto fundamental que meio ambiente de responsabilidade de todos, um bem de uso comum do povo8, sendo assim de interesse pblico cabendo a todos a sua defesa. Assim, convm salientar que existem duas formas de proteger os recursos naturais, as populaes, a natureza e demais reas9. Essas formas de proteger reas podem ser: preservao ou conservao.

reas de preservao: preservar uma rea a mesma coisa que limitar essa rea e proibir complemente o uso direto dos recursos naturais nela existente. Preservao no permitir a retirada de recursos naturais de uma rea.

reas de conservao: quando falamos em conservar uma rea, podemos usar os recursos naturais delas, mas com limites, de forma sustentvel. Conservao usar direito os recursos naturais de uma rea, ou seja, de modo que eles no acabem. Os recursos naturais podem ser usados, mas h limites para sua explorao e tambm h fiscalizao do governo.

Fonte: PEREIRA, Luis Fernando. Legislao ambiental e indigenista. Iep: Rio de Janeiro, 2010. PP. 22.

Nestes termos, rea de preservao sinnimo de no usar, tais como os parques florestais, onde at mesmo as visitas so limitadas, visto que no permitida a retirada de seus recursos naturais. E rea de conservao diz respeito a um uso de maneira sustentvel. Importante destacar que terra indgena se enquadra em rea de preservao mesmo tendo a presena indgena; comprovando dessa forma a perfeita compatibilidade entre preservao ambiental e o modo sustentvel que os povos indgenas utilizam seus recursos naturais. Segundo Pereira, desenvolvimento sustentvel uma forma de conseguirmos sobreviver bem, explorando os recursos naturais para diminuir a pobreza e ter qualidade de vida, mas sem destruir ou poluir o meio ambiente, para que ele possa ser usado pelas
O Cdigo Civil divide os bens em pblicos e particulares. Os bens pblicos so divididos: de uso comum do povo (rios, matas, mares, estradas, ruas e praas); de uso especial (edifcios ou terrenos destinados a servios pblicos); e dominicais (patrimnio de pessoas jurdicas de direito pblico). 9 Art. 2 da Conveno da Diversidade Biolgica: rea protegida significa uma rea definida geograficamente que destinada, ou regulamentada, e administrada para alcanar objetivos especficos de conservao.
8

prximas geraes. Desenvolvimento sustentvel est contemplado em vrias legislaes brasileiras tanto de mbito federal quanto estadual. Em nvel federal temos a Lei n. 6.938/81, que institui a Poltica Nacional de Meio Ambiente (PNMA).

4. REAS PROTEGIDAS

reas protegidas so reas importantes para a manuteno da qualidade de vida das pessoas e para a proteo dos animais e dos vegetais10. Essas reas que devem ser protegidas so as terras indgenas e as unidades de conservao. Alm dessas, o Cdigo Florestal institui outras reas que tambm devem ser protegidas, so as chamadas reas de preservao permanente APP. So rea protegida nos termos do Cdigo Florestal, coberta ou no por vegetao nativa, com a funo ambiental de preservar os recursos hdricos, a paisagem, a estabilidade geolgica, a biodiversidade, o fluxo gnico da fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem estar das populaes humanas. Preceitua o Cdigo Florestal, em seu artigo 3:

Consideram-se, ainda, de preservao permanente, quando assim declaradas por ato do Poder Pblico, as florestas e demais formas de vegetao natural destinadas: a) a atenuar a eroso das terras; b) a fixar as dunas; c) a formas faixas protetoras ao longo de rodovias e ferrovias; d) a auxiliar a defesa do territrio nacional a critrio das autoridades militares; e) a proteger stios de excepcional beleza ou de valor cientfico ou histrico; f) a asilar exemplares da fauna ou flora ameaados de extino. [...]

Assim so exemplos de APP a encosta de morro, nascentes de rios e suas margens e tambm a mata ciliar. 4.1. TERRA INDGENA A Constituio de 1988, no s trouxe um captulo especfico denominado
10

Idem ibidem.

Dos ndios, rompendo com a viso integracionista, como tambm, reconheceu o direito diferena das comunidades indgena, reconheceu a capacidade processual dos ndios, suas comunidades e suas organizaes, bem como atribui ao Ministrio Pblico o dever de garantir os direitos indgenas e por fim, em seu Art. 231, caput, reconheceu os direitos originrios sobre as terras que tradicionalmente ocupam. Como bem atesta Deborah Duprat11, os territrios indgenas, no tratamento que lhes foi dado pelo novo texto constitucional, so concebidos como espaos indispensveis ao exerccio de direitos identitrios desses grupos tnicos. As noes de

etnia/cultura/territrio so, em larga medida, indissociveis. O texto constitucional categrico ao reconhecer os direitos originrios dos ndios sobre as terras que tradicionalmente ocupam, e se revela preocupado ao definir terra tradicionalmente ocupada. No pargrafo 1 do Art. 231 da CF, fica claro que terras tradicionalmente ocupadas pelos ndios so: a) as habitadas em carter permanente; b) as utilizadas para suas atividades produtivas; c) as imprescindveis preservao dos recursos ambientais necessrios a seu bem-estar e, d) as necessrias a sua reproduo fsica e cultural, segundo seus usos, costumes e tradies. O Cdigo Florestal, artigo 3, diz que rea de preservao permanente aquela a manter o ambiente necessrio vida das populaes indgenas; as florestas que integram a Patrimnio Indgena ficam sujeitas ao regime de preservao permanente (alnea g) pelo s efeito desta lei. 4.2. UNIDADE DE CONSERVAO A lei n. 9.985/00 institui o Sistema Nacional de Unidade de Conservao SNUC, que veio regulamentar o Art. 225 e seus incisos da Constituio Federal. Esta lei em seu Art. 2 traz o conceito de unidade de conservao como sendo espao territorial e seus recursos ambientais, incluindo as guas jurisdicionais, com caractersticas naturais relevantes, legalmente institudo pelo Poder Pblico, com objetivos de conservao e limites definidos, sob regime especial de administrao, ao qual se aplicam garantias
Subprocuradora-geral da Repblica e coordenadora da 6 Cmara de Coordenao e Reviso do Ministrio Pblico Federal
11

adequadas de proteo.

Segundo esta lei unidade de conservao pode ser de uso

sustentvel ou de proteo integral, que passaremos a tratar. 4.2.1. Unidade de conservao de uso sustentvel Adotando o conceito de Pereira, unidade de uso sustentvel so lugares para conservar a natureza, sendo permitida a explorao dos recursos naturais de forma controlada e sustentvel. Podendo ser de vrios tipos, seno vejamos: a) Reserva extrativista (RESEX): um espao para populaes extrativista tirarem o seu sustento atravs de extrativismo e tambm atravs de agricultura de subsistncia e criao de animais de pequeno porte. A explorao dos recursos renovveis deve ser feita de forma controlada para que eles possam voltar a crescer e frutificar. A RESEX de posse pblica, no podem existir propriedades particulares12. b) Reserva de desenvolvimento sustentvel (RDS): uma rea onde vivem h muito tempo populaes que sabem como praticar a explorao sustentvel dos recursos da floresta. O objetivo da RDS proteger a natureza, o modo de vida das populaes que vivem ali e as tcnicas de manejo do ambiente que essas pessoas usam. A RDS de posse pblica13. A reserva de desenvolvimento sustentvel " uma rea natural que abriga populaes tradicionais, cuja existncia baseia-se em sistemas sustentveis de explorao dos recursos naturais, desenvolvidos ao longo de geraes e adaptados s condies ecolgicas locais e que desempenham um papel fundamental na proteo da natureza e na manuteno da diversidade biolgica" (Lei 9.985/2000, artigo 20, caput). c) Floresta nacional (Flona): uma rea de posse pblica, para explorao sustentvel e pesquisa cientfica. Na flona podem viver populaes tradicionais14. aberta para visitas e pesquisas, com autorizao dos rgos
Idem, pp. 47. Idem. 14 Populaes tradicionais como tm sido chamados aqueles povos ou grupos que vivendo em reas perifricas nossa sociedade, em situao de relativo isolamento face ao mundo ocidental, capitalista,
13 12

pblicos15. d) Floresta estadual (Flota): unidade de uso sustentvel que visa a conservao da natureza e dos recursos naturais, s que estabelecido pelos Estados e no pelo governo federal. e) rea de proteo ambiental (APA): pode ser formada por terras pblicas ou por terras particulares. A visitao e a pesquisa neste tipo de unidade de conservao so determinadas pelo rgo gestor ou pelo proprietrio, quando terra particular16. f) rea de relevante interessante ecolgico: caracteriza-se como "rea em geral de pequena extenso, com pouca ou nenhuma ocupao humana, com caractersticas naturais extraordinrias ou que abriga exemplares raros da biota regional"; e tem como objetivo "manter os ecossistemas naturais de importncia regional ou local e regular o uso admissvel dessas reas, de modo a compatibiliz-lo com os objetivos de conservao da natureza" (Lei 9.985/2000, artigo 16, caput). g) Reserva de fauna: O Art. 19, caput, da Lei 9.985/2000: "A Reserva de Fauna uma rea natural com populaes animais de espcies nativas, terrestres ou aquticas, residentes ou migratrias, adequadas para estudos tcnico-cientficos sobre o manejo econmico sustentvel de recursos faunsticos." h) Reserva Particular de patrimnio natural (RPPN): uma rea privada com objetivo de conservar a biodiversidade. 4.2.2. Unidade de conservao de proteo integral Unidade de proteo integral so reas criadas pelo governo para preservar a natureza, que no podem ser exploradas diretamente pelas pessoas. Isso significa que no
construram formas de se relacionar entre si e com os seres e coisas da natureza muito diferentes das formas vigentes na nossa sociedade. ESTERCI, Neide. Populaes tradicionais. In: In: Almanaque Brasil Socioambiental. So Paulo: ISA, 2007. pp. 223. 15 Idem, pp. 48. 16 Idem, pp. 49.

permitida a coleta e nem o consumo e o uso dos recursos naturais nelas existentes17. Importante ressaltar que pode ser autorizada visitao e pesquisa nessas reas, o que no se permite a retirada de recursos naturais. o que a lei chama de uso indireto, no artigo 2 da Lei 9.985/SNUC, diz para fins previstos nesta lei, entende-se por: (...) IX uso indireto: aquele que no envolve consumo, coleta, dano ou destruio dos recursos naturais. So exemplo de unidades de proteo integral os parques nacionais, estaduais e municipais; estao ecolgica, reserva biolgica, monumento natural e refgio de vida silvestre.

4.3. DIFERENCIAO: TERRA INDGENA E UNIDADE DE CONSERVAO

Vale deixar consignado que terra indgena e unidade de conservao so reas protegidas, mas que trazem algumas diferenciaes. Para tanto, vamos nos valer do seguinte quadro didtico de Luis Fernando Pereira.
Unidade de conservao de proteo integral So territrios Flona; Flota; RESEX; RDS; Parque nacional; tradicionalmente APA. Parque estadual; ocupados ou podem ser Estao ecolgica e reas (reservas) criadas reserva biolgica. para onde so levados os povos indgenas. So criadas para So criadas para proteger o So criadas para proteger o modo de vida modo de vida das populaes proteger os recursos das populaes tradicionais e os recursos ambientais. indgenas. naturais. Podem ser explorados Podem ser exploradas de No podem ser para uso interno das forma sustentvel para uso explorados; s populaes indgenas. interno das populaes permitido o uso indireto tradicionais e para uso (visitao e pesquisas, externo com Plano de etc). manejo. Terra Indgena Unidade de conservao de uso sustentvel

Conceituao

Objetivo

Recursos ambientais

Fonte: PEREIRA, Luis Fernando. Legislao ambiental e indigenista. Iep: Rio de Janeiro, 2010. PP. 53.

17

idem ibidem.

Oportuno trazer aqui as condicionantes de n. 8 e 9 que foram impostas ao final do julgamento do caso da Raposa Serra do Sol (PET. 3.388), que tem por contedo as unidades de conservao que incidem em terras indgenas. Vejamos:

8. O usufruto dos ndios na rea afetada por unidades de conservao fica sob a responsabilidade imediata do Instituto Chico Mendes de Conservao da Biodiversidade; 9. O Instituto Chico Mendes de Conservao da Biodiversidade responder pela administrao da rea de unidade de conservao, tambm afetada pela terra indgena, com a participao das comunidades indgenas da rea, que devero ser ouvidas, levando em conta os usos, as tradies e costumes dos indgenas, podendo, para tanto, contar com a consultoria da FUNAI;

J consignamos que terra indgena sofre uma dupla afetao, sendo uma de ordem ambiental e outra de ordem constitucional. Assim reconhecendo-se esta dupla afetao significa dizer que tal terra est sobre a administrao de dois entes federais que tm suas competncias definidas por lei. Pois bem, o que no pode acontecer a sobreposio de competncias e responsabilidades sobre o mesmo objeto, visto que em primeiro lugar deve-se respeitar a forma de organizao da comunidade, bem como seus usos e costumes. Como bem apontou o parecer da Assessoria Jurdica do CIMI, gestionar o respeito a determinados aspectos ambientais e ecolgicos em uma terra indgena consiste desafio administrativo, justamente em virtude do devido caso tratar-se de terra indgena, j que a prpria Constituio Federal deu-se um tratamento diferenciado. Ademais, o art. 57 da Lei n. 9.985/2000, que trata sobre as unidades de conservao, tem-se mostrado ineficiente com relao a este dois aspectos constitucionais. Por fim, o que podemos esperar que essas matrias; ambiental e indigenista sejam administradas por ente competente, mas de forma conjunta, sempre pautados nos princpios constitucionais que regem o direito das comunidades indgenas.

5. EXPLORAO DE RECURSOS NATURAIS Na terra indgena o ndio pode explorar todos os recursos naturais necessrio para sua sobrevivncia. No entanto, existem leis que probem o comrcio de alguns recursos. Pereira cita como exemplo, a Lei n. 9.605/98 que probe a venda de produtos com penas e peles de animais sem autorizao do IBAMA; os povos indgenas podem usar para viver, mas no podem vender sem fazer plano de manejo18. Vale lembrar que o jeito de explorar recursos naturais diferente na terra indgena e na unidade de conservao. 5.1. DA GARIMPAGEM EM TERRAS INDGENAS Primeiramente temos que ter claro a distino entre minerao de grande vulto ou minerao industrial e garimpagem que uma minerao de pequeno porte. A minerao de grande porte feita por indstria, j a garimpagem feita de maneira individual ou por pequenos grupos, com poucos instrumentos, extraindo minrios que esto na superfcie do solo, como ouro e diamante19. A Constituio Federal em seu Art. 231, 3 estabelece que o aproveitamento dos recursos hdricos, includos os potenciais energticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indgenas s podem ser efetivadas com autorizao do Congresso Nacional, ouvidas as comunidades afetadas, ficando-lhes assegurada participao nos recursos da lavra, na forma da lei. Desta forma, fica evidente a proibio da minerao e do garimpo em terras indgenas por no ndios. A dvida surge em relao ao indgena poder ou no extrair minrio de sua prpria terra. O Estatuto do ndio Lei n. 6.001/73 em seu Art. 44 vaticina que as riquezas do solo, nas reas indgenas, somente pelos silvcolas podem ser exploradas, cabendo-lhes com exclusividade o exerccio da garimpagem, faiscao e cata das reas referidas. No entanto, desde de 2004, por causa dos grandes conflitos e violncia entre ndios e no ndios que invadem as terras indgenas com o propsito de explorar esses minrios, o governo federal editou um decreto para criar um grupo operacional para coibir

18 19

Idem ibidem, pp. 56. Idem, pp. 71.

a explorao mineral em terras indgenas. A partir deste decreto, no h possibilidade de qualquer tipo de explorao de minrios em terras indgenas, ficando proibida a minerao industrial e a garimpagem por ndios e no ndios. O Supremo Tribunal Federal ainda no julgamento da Pet. 3.388-RR, se

manifestou sobre o assunto atravs da condicionante de n. 4 que assim dispe: O usufruto dos ndios no abrange a garimpagem nem a faiscao, devendo se for o caso, ser obtida a permisso da lavra garimpeira. O que defendemos que este dispositivo no est de acordo com a quadra constitucional. Primeiro porque por fora do 7 do art. 231 da CF, que estabelece no se aplicar s terras indgenas o favorecimento pelo Estado organizao da atividade garimpeira em cooperativas, conforme previsto nos 3 e 4 do art. 174 da CF. Em segundo lugar, sendo a terra tradicionalmente de ocupao indgena, o usufruto exclusivo pertence ao ndio, no sendo possvel a constituio estabelec-los como usufruturios exclusivos e tal entendimento vir restringindo esse direito real. Outra observao importante a ser feita quanto a Lei n. 7.805/89 que trata do regime de permisso de lavra garimpeira, que no se aplica aos ndios. Assim podemos adotar o entendimento de que a permisso de lavra garimpeira em terras indgenas seria possvel, desde que exclusivamente em beneficio dos ndios que tradicionalmente ocupam, aps um licenciamento ambiental e tambm uma avaliao antropolgica, mas tudo isso ainda necessitaria de regulamentao normativa especifico, tal como um Decreto do Presidente. 6. CONSIDERAES FINAIS A Constituio brasileira uma das nicas no mundo a ter um captulo dedicado especialmente proteo do meio ambiente e outro proteo dos direitos indgenas. Isso significa dizer que a partir de 1988 estabeleceu-se um direito moderno, tambm chamado direito socioambiental. Segundo Arajo no se trata da soma linear dos direitos sociais e ambientais previstos no ordenamento jurdico do pas, mas de um outro conjunto resultante da leitura integrada desses direitos, pautada pela tolerncia entre os povos e pela busca do desenvolvimento comum sustentvel.

Assim como ressaltamos desde o incio direito ambiental e direito indigenista esto intimamente ligados, visto que os povos indgenas sempre estiveram comprometidos na luta para proteger o meio ambiente e seus recursos naturais, sendo certo que no existe nenhum bice entre terra indgena e meio ambiente. Pelo contrrio, terra indgena sofre dupla afetao porque protege tanto o modo tradicional que as populaes indgenas vivem e tambm o meio ambiente e seus recursos naturais.

7. REFERNCIA BIBLIOGRFICA AMADO, Luiz Henrique Eloy. O Supremo Tribunal Federal como construtor da Constituio Federal: Anlise das condicionantes impostas para demarcao de terras indgenas. 87f. 2011. Monografia. Curso de Direito. Universidade Catlica Dom Bosco. ARAJO, Ana Valria. Direito Socioambiental. In: Almanaque Brasil Socioambiental. So Paulo: ISA, 2007. CARVALHO, Jos dos Santos. Curso de direito administrativo. So Paulo. Ed. Saraiva, 2010. CUNHA, Andria. Territrio e Povos Indgenas. Dissertao de Mestrado. Centro de Cincias Jurdicas e Sociais. PUC/PR. Curitiba-PR, 2006. DUPRAT, Deborah. Terras Indgenas e o Judicirio. Disponvel em: www.mpu.gov.br. Ultimo acesso em 30/04/2010. ESTERCI, Neide. Populaes tradicionais. In: In: Almanaque Brasil Socioambiental. So Paulo: ISA, 2007. pp. 223. GUIMARES, Paulo Machado. Fundamentao da demarcao das terras indgenas em reas contnuas. Artigo apresentado no seminrio Terras Indgenas em reas contnuas, em 23 de junho de 2008, Braslia-DF. LEITE, Ravnia Mrcia de Oliveira. Dos captulos da sentena. Revista Jus Vigilantibus, Sbado, 13 de junho de 2009. Disponvel em http://jusvi.com/artigos/40442. Acesso em 16/02/2011. MAIA NETO, Geraldo de Azevedo. Unidades de conservao de uso sustentvel. Jus Navigandi, Teresina, ano 14, n. 2342, 29 nov. 2009. Disponvel em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/13933>. Acesso em: 31 jul. 2011. PEREIRA, Luis Fernando. Legislao ambiental e indigenista. Iep: Rio de Janeiro, 2010.

RICARDO, Fany. Terras indgenas. In: Almanaque Brasil Socioambiental. So Paulo: ISA, 2007.p. 262.

S-ar putea să vă placă și