Sunteți pe pagina 1din 19

ESCOLA SENAI GERALDO ALCKMIN CURSO TCNICO EM ELETROELETRNICA

TIPOS DE COMPRESSORES, PRINCPIOS CONSTRUTIVOS, FUNCIONAIS E SUAS APLICAES

por

LUCAS DE MACEDO PACHECO


Aluno do 3 Semestre do Curso Tcnico em Eletroeletrnica

Prof. SRGIO HENRIQUE DE PAULA Docente da disciplina de Controle e Automao II

PINDAMONHANGABA Maro de 2011

COMPRESSORES

O compressor um equipamento concebido para aumentar a presso de um fluido em estado gasoso (ar, vapor de gua, hidrognio etc.) e armazen-la em reservatrios prprios para que esta presso possa ser utilizada para diversos trabalhos. Possui o mesmo princpio de funcionamento que as bombas e as diferenas entre eles so decorrentes das diferenas existentes nas propriedades dos lquidos

(incompressveis, mais densos) e dos gases (compressveis menos densos). Em uma viso mais voltada a prtica destes equipamentos, compressores so mquinas operatrizes que transformam trabalho mecnico em energia comunicada a um gs, preponderantemente sob forma de energia de presso. Graas a essa energia de presso que adquire, isto , pressurizao, o gs pode: Deslocar-se a longas distancias em tubulaes; Ser armazenado em reservatrios para ser usado quando necessrio, isto , acumulo de energia; Realizar trabalho mecnico, atuando sobre dispositivos, equipamentos e mquinas motrizes (motores a ar comprimido, por exemplo).

UM BREVE HISTRICO A Primeira aplicao do ar comprimido, certamente, ocorreu na pr-histria, para avivar as brasas de uma fogueira. E o primeiro compressor, os pulmes humanos, capaz de fornecer uma vazo de 100 l/min. a uma presso de 0,02 a 0,08 bar em valores mdios. Por volta de 3.000 AC, quando o homem comeou a trabalhar com metais esse compressor, os pulmes humanos, mostraram-se ineficiente e passou-se a utilizar o vento como fonte de ar. No Egito, em 1.500 AC, foram introduzidos os foles acionados com os ps ou com as mos. Os foles manuais permaneceram em uso por mais de 2.000 anos. Em 1762 John Smeaton registra a patente de um compressor acionado por uma roda dgua.

Em 1857 foi feita a primeira experincia de sucesso no transporte de energia por meio de ar comprimido, na construo do tnel Mont Cenis, nos Alpes Suos. Em Paris, no ano de 1888 entra em operao a primeira planta de distribuio de ar comprimido. O ar comprimido era usado desde o acionamento de geradores e relgios at distribuio de cerveja. Em 1935, a Mannesmann fabrica um compressor de ar alternativo, resfriado a gua, de duplo efeito e duplo estgio. O escoamento e aumento de presso de fluidos compressveis tornou-se possvel por mquinas como os compressores, ejetores, ventiladores, sopradores e bombas de vcuo e o surgimento de novas tcnicas de construo e o desenvolvimento de novos materiais foram cruciais para o aprimoramento de novos compressores. CLASSIFICAO QUANTO APLICAO As caractersticas fsicas de um compressor podem variar muito de acordo com atividade que ele desempenhar. Veja as seguintes categorias: Compressores de Ar para Servios Ordinrios: Os compressores de ar para servios ordinrios so fabricados em srie, visando baixo custo inicial. Destinam-se normalmente a servios de jateamento, limpeza, pintura, acionamento de pequenas mquinas pneumticas, etc. Compressores de Ar para Sistemas Industriais: Os compressores de ar para sistemas industriais destinam-se s centrais encarregadas do suprimento de ar em unidades industriais. Embora possam chegar a serem mquinas de grande porte e custo aquisitivo e operacional elevados, so oferecidos em padres bsicos pelos fabricantes. Isso possvel porque as condies de operao dessas mquinas costumam variar pouco de um sistema para outro, h exceo talvez da vazo. Compressores de Gs ou de Processo: Os compressores de gs ou de processo podem ser requeridos para as mais variadas condies de operao, de modo que toda a sua sistemtica de especificao, projeto, operao, manuteno, etc... Depende fundamentalmente da aplicao. Incluem-se nessa categoria certos sistemas de compresso de ar com caractersticas anormais. Como exemplo, citamos o soprador de ar do forno de craqueamento cataltico das refinarias de petrleo ("blower do F.C.C."). Trata-se de uma mquina de enorme vazo e potncia, que exige uma concepo anloga de um compressor de gs.

Compressores de Refrigerao: Os compressores de refrigerao so mquinas desenvolvidas por certos fabricantes com vistas a essa aplicao. Operam com fluidos bastante especficos e em condies de suco e descarga pouco variveis, possibilitando a produo em srie e at mesmo o fornecimento incluindo todos os demais equipamentos do sistema de refrigerao. Compressores para Servio de Vcuo:
Os compressores para servio de vcuo so mquinas que trabalham em condies

bem peculiares. A presso de suco sub-atmosfrica, a presso de descarga quase sempre atmosfrica e o fluido de trabalho normalmente o ar. Face anormalidade dessas condies de servio, foi desenvolvida uma tecnologia toda prpria, fazendo com que as mquinas pertencentes a essa categoria apresentem caractersticas bastante especficas.

CLASSIFICAO QUANTO AO PRINCPIO CONSTRUTIVO So dois os princpios em que se baseiam os compressores de uso industrial: volumtrico e dinmico. Nos compressores volumtricos ou de deslocamento positivo, a elevao de presso conseguida atravs da reduo do volume ocupado pelo gs. Na operao dessas mquinas podem ser identificadas diversas fases, que constituem o ciclo de funcionamento: inicialmente, uma certa quantidade de gs admitida no interior de uma cmara de compresso, que ento cerrada e sofre reduo de volume. Finalmente, a cmara aberta e o gs liberado para consumo. Trata-se, pois, de um processo intermitente, no qual a compresso propriamente dita efetuada em sistema fechado, isto , sem qualquer contato com a suco e a descarga. Conforme iremos constatar logo adiante, pode haver algumas diferenas entre os ciclos de funcionamento das mquinas dessa espcie, em funo das caractersticas especficas de cada uma. J os compressores dinmicos ou turbo compressores possuem dois rgos principais: impelidor e difusor. O impelidor um rgo rotativo munido de ps que transfere ao ar a energia recebida de um acionador. Essa transferncia de energia se faz em parte na forma cintica e em outra parte na forma de entalpia. Posteriormente, o escoamento estabelecido no impelidor recebido por um rgo fixo denominado difusor, cuja funo promover a transformao da energia cintica do ar em entalpia, com conseqente ganho de presso. Os compressores dinmicos efetuam o processo de
4

compresso de maneira contnua, e, portanto corresponde exatamente ao que se denomina, em termodinmica, um volume de controle. QUANTO AO PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO
Alternativos Volumtricos Rotativos Compressores Centrfugos ( Trajetria Radial ) Dinmicos Axiais ( Trajetria Axial ) Ejetores Palhetas Parafusos Lbulos

PRINCPIOS DE FUNCIONAMENTO DETALHADO DOS COMPRESSORES VOLUMTRICOS E SUAS FORMAS CONSTRUTIVAS Compressores alternativos Nos compressores alternativos a compresso do gs feita em uma cmara de volume varivel (cilindro) por um pisto, ligado a um mecanismo biela-manivela similar ao de um motor alternativo. Quando o pisto no movimento ascendente comprime o gs a um valor determinado, uma vlvula se abre deixando o gs escapar, praticamente com presso constante. Ao final do movimento de ascenso, a vlvula de exausto se fecha, e a de admisso se abre, preenchendo a cmara medida que o pisto se move. Os compressores alternativos podem ser de simples ou duplo efeito e de um ou mais estgios de compresso. Compressores alternativos (Pisto ou mbolo) Usam sistemas de manivelas e bielas conectadas a pistes nos interior de cilindros. A disposio desses cilindros poder ser em V, em linha, opostos, em estrela, etc. Este compressor contm um mbolo que produz movimento linear. Ele apropriado para todos os tipos de presses, podendo atingir milhares de kpa.

Recproco

Compressor

Formas construtivas dos Compressores Alternativos

Disposio dos cilindros em compressores alternativos

Detalhes da abertura e do fechamento das vlvulas de suco e descarga em um Compressor Alternativo.

Tipos de aplicaes tpicas: Compresso de Gs (GNC, Nitrognio, Gs Inerte, Gs de Aterro Sanitrio), Alta Presso (Ar de respirao para mergulho com garrafa, cilindros SCBA, Vigilncia ssmica, Circuito de sopro de ar), engarrafamento P.E.T, Ignio de motor, Industrial. Compressor de Pisto de dois ou Mais Estgios Este compressor consegue comprimir o ar com presses mais elevadas facilmente, pois ele passa por uma compresso dois ou mais vezes, este tipo precisa de um sistema de refrigerao para a eliminao do calor gerado.

Compressor de Membrana Ele parecido com de pisto, mas o ar no entra em contato com as partes mveis, pois ele separado por uma membrana, assim o ar no contaminado com os resduos do leo. Estes compressores so utilizados nas indstrias alimentcias, farmacuticas e qumicas. Compressores Alternativos de Diafragma O compressor de diafragma uma mquina alternativa de deslocamento positivo que utiliza um pisto, no para comprimir o gs, mas para deslocar um fluido hidrulico que aciona um diafragma que faz a compresso do gs, atravs da reduo de volume da cmara de compresso. O conjunto de fora do compressor de diafragma semelhante ao das bombas hidrulicas alternativas, constando de eixo de manivelas, bielas, pisto hidrulico, vlvulas de admisso e descarga e vlvula de segurana. Caractersticas dos compressores de alternativos - capaz de atingir as mais altas presses de descarga entre todos os demais tipos de compressores; - Possui vazo pulsante; - Possui grande nmero de peas mveis; - o nico tipo de compressor que possui vlvulas; - Podem ser de simples ou duplo efeito.

Compressores Rotativos
Nos compressores rotativos, os gases so comprimidos por elementos giratrios. Outras das particularidades destes tipos de compressores so, por exemplo, as menores perdas mecnicas por atrito, pois, dispensam um maior nmero de peas mveis, a menor contaminao de ar com leo lubrificante, a ausncia de reaes variveis sobre as fundaes que provocam vibraes, o fato de a compresso ser feita de um modo continuo e no intermitente, como sucede nos alternativos e a ausncia de vlvulas de admisso e de descarga que diminui as perdas melhorando o rendimento volumtrico. Outro aspecto muito importante, para os diferentes tipos, prende-se com a economia de energia, com os rendimentos volumtricos, associados a fugas, e mecnico, associado a movimentos relativos entre as peas que constituem a mquina, e com a manuteno dos mesmos.

Compressor Rotativo de Palhetas O compressor de palhetas possui um rotor ou tambor central que gira excentricamente em relao carcaa. Esse tambor possui rasgos radiais que se prolongam por todo o seu comprimento e nos quais so inseridas palhetas retangulares. Quando o tambor gira, as palhetas deslocam-se radialmente sob a ao da fora centrfuga e se mantm em contato com a carcaa. O gs penetra pela abertura de suco e ocupa os espaos definidos entre as palhetas. Devido excentricidade do rotor e s posies das aberturas de suco e descarga, os espaos constitudos entre as palhetas vo aumentando na regio de suco e se reduzindo na regio de descarga, provocando a compresso progressiva do gs. A variao do volume contido entre duas palhetas vizinhas, desde o fim da admisso at o incio da descarga, define, em funo da natureza do gs e das trocas trmicas, uma relao de compresso interna fixa para a mquina. Assim, a presso do gs no momento em que aberta a comunicao com a descarga poder ser diferente da presso reinante nessa regio. O equilbrio , no entanto, quase instantaneamente atingido quando o gs descarregado. Compressores de palhetas rotativas so caracterizados pela versatilidade, potncia, confiabilidade e relao preo-qualidade. Aplicaes Comuns: OEM, Impresso, Pneumtica, Laboratrios, Odontologia, Instrumentos, Mquinas ferramentas, Embalamento, Robtica Caractersticas dos compressores de palhetas: - o rotativo de construo mais simples; - usado como compressor ou bomba de vcuo; - O fluxo contnuo; - Presses at 400 psig e vazes at 6000 cfm.

Compressores Rotativos de Parafusos Esse tipo de compressor possui dois rotores em forma de parafusos que giram em sentido contrario, mantendo entre si uma condio de engrenamento. A conexo do compressor com o sistema se faz atravs das aberturas de suco e descarga, diametralmente opostas: O gs penetra pela abertura de suco e ocupa os intervalos entre os filetes dos rotores. A partir do momento em que h o engrenamento de um determinado filete, o gs nele contido fica encerrado entre o rotor e as paredes da carcaa. A rotao faz ento com que o ponto de engrenamento v se deslocando para frente, reduzindo o espao disponvel para o gs e provocando a sua compresso. Finalmente, alcanada a abertura de descarga, e o gs liberado. De acordo com o tipo de acesso ao seu interior, os compressores podem ser classificados em hermticos, semi-hermticos ou abertos. A categoria dos compressores de parafuso pode tambm ser subdividida em compressores de parafuso duplo e simples. Os compressores de parafuso podem tambm ser classificados de acordo com o nmero de estgios de compresso, com um ou dois estgios de compresso (sistemas compound). Tipos de aplicaes tpicas: Alimentos, Bebidas, Fabrico de Cerveja, Militar, Aeroespacial, Automvel, Industrial, Eletrnica, Manufatura, Petroqumica, Mdica, Hospitalar, Farmacutica, Ar Instrumental Compressores de parafusos de baixa presso O principio de funcionamento o mesmo do compressor de parafuso, eles trabalham com presses iguais ao soprador lbulo, a nica diferena que os rotores tm uma cobertura especial de teflon para garantir menores folgas e ausncia de contato do leo com o ar, esses tipos de sopradores so isentos de leo e com eficincia superior ao lbulo (Roots), em presses mais altas sua vida til superior. Compressores de parafusos simples O compressor de parafuso simples consiste num elemento cilndrico com ranhuras helicoidais, acompanhado por duas rodas planas dispostas lateralmente e girando em sentidos opostos. O parafuso gira com uma certa folga dentro de uma carcaa composta de uma cavidade cilndrica. Esta contm duas cavidades laterais onde se alojam as rodas planetrias. O parafuso acionado pelo motor, e est encarregado de acionar as duas rodas. O processo de compresso ocorre tanto na parte superior como na
9

inferior do compressor. Com isto consegue-se aliviar a carga radial sobre os mancais, de modo a que a nica carga que atua sobre os mesmos, alm daquela resultante do prprio peso, atuante sobre os eixos das rodas planetrias, resultante da presso do gs nos dentes das mesmas durante o engrenamento. Compressores de parafuso duplo As seces transversais deste tipo de compressores podem apresentar configuraes distintas. No entanto, em ambos os casos, o rotor macho apresenta quatro lbulos, enquanto que o rotor fmea apresenta seis reentrncias (ou gargantas). Normalmente, o veio do motor atua sobre o rotor macho, que por sua vez aciona o rotor fmea. Um compressor parafuso duplo pode ser descrito como uma mquina de deslocamento positivo com dispositivo de reduo de volume. O gs comprimido simplesmente pela rotao dos rotores acoplados. Este gs percorre o espao entre os lbulos enquanto transferido axialmente da suco para a descarga. Suco Quando os rotores giram os espaos entre os lbulos abrem-se e aumentam de volume. O gs ento succionado atravs da entrada e preenche o espao entre os lbulos. Quando os espaos entre os lbulos alcanam o volume mximo, a entrada fechada. O gs admitido na suco fica armazenado em duas cavidades helicoidais formadas pelos lbulos e a cmara onde os rotores giram. Caractersticas dos compressores de parafusos: - Funcionamento semelhante ao compressor de lbulos; - Capacidades de at 12.000 cfm; - Presses de descarga entre 3 e 20 psig (para um estgio); - Podem operar como bomba de vcuo; - O engrenamento externo evita que os parafusos se toquem; - As rotaes mais comuns so de 1800 e 3600 RPM (limitada pelas engrenagens). Geometria bsica de um compressor parafuso

10

Compressores compound Enquanto que a maioria dos compressores efetua a compresso num nico estgio, estes usam dois pares de rotores. A compresso repartida entre esses dois estgios, existindo entre cada um deles um processo de arrefecimento do gs que est a ser comprimido. Com isto, para alm da eficincia energtica ser superior, a temperatura do gs de descarga inferior quela que seria obtida caso o compressor efetuasse a compresso num nico estgio. Nos compressores de parafuso arrefecidos a leo, o leo e o respectivo sistema de arrefecimento, so normalmente suficientes para garantir que a temperatura dos gases de escape no so demasiado elevadas. Estas poderiam por em causa quer a sua lubrificao, quer a sua vida til do equipamento. No entanto, quando a aplicao em causa exigir a utilizao de compresses isentas de leo, os compressores de parafuso compound so uma boa soluo. Nestes, mesmo que no se use o leo, a existncia de um sistema de arrefecimento a ar ou a gua entre os dois estgios de compresso, o suficiente para garantir temperaturas do gs de descarga que no sejam demasiado elevadas. Compressores hermticos, semi-hermticos e abertos Nos compressores hermticos, aplicados apenas para pequenas potncias, o motor e o compressor encontram-se acoplados e ambos encerrados por invlucro metlico selado. Nos semi-hermticos, compressores mais modernos que os anteriores, apesar de o motor e o compressor se encontrarem acoplados e envolvidos por um invlucro metlico, este pode ser desparafusado com vista a uma manuteno local. Os compressores abertos so aqueles em que o acesso ao seu interior facilitado. Podem ser abertos e reparados no prprio local de funcionamento. O motor encontra-se separados do compressor, sendo a transmisso efetuada normalmente atravs de correias. Compressores Rotativos de Lbulos Esse tipo de compressor possui dois rotores em que giram em sentido contrrio, mantendo uma folga muito pequena no ponto de tangncia entre si e com relao carcaa. O gs penetra pela abertura de suco e ocupa a cmara de compresso, sendo conduzido at a abertura de descarga pelos rotores. Os compressores de lbulos, embora classificados volumtricos, no possuem compresso interna, porque os rotores apenas deslocam o fluido de uma regio de baixa presso para uma de alta presso. So conhecidos como sopradores ROOTS e constituem um exemplo tpico do que se pode chamar de soprador, porque gera aumentos de presso muito pequenos. So amplamente utilizados na sobre alimentao de motores e como sopradores de gases de presso moderada. Os Compressores tipo roots, so compressores de baixa presso, que so muito utilizados em transportes pneumticos e na sobre-alimentao dos motores Diesel. Estes compressores apresentam um rendimento volumtrico muito baixo, mas em compensao o rendimento mecnico elevado. No entanto a principal vantagem destes compressores a sua grande robustez, o que permite que rodem anos sem qualquer reviso.
11

Funcionamento de um compressor de lbulos

Caractersticas dos compressores de lbulos: - Capacidades at 50.000 cfm; - Presses at 30 psig; - No h contato entre os lbulos. Existe engrenamento externo; - bastante robusto. Pouca manuteno; - Rotaes entre 500 e 1200 RPM. Outros volumtricos menos utilizados Compressores Scroll e Tooth

PRINCPIOS DE FUNCIONAMENTO DOS COMPRESSORES DINMICOS E SUAS FORMAS CONSTRUTIVAS Compressores Dinmicos Esta classificao engloba todos os tipos de compressores rotativos que no utilizam a reduo de volume como forma de aumentar a presso, como ocorre nos compressores volumtricos. Nesta categoria esto includos os compressores centrfugos e os axiais. Os compressores dinmicos tambm so denominados turbo compressores. Os ventiladores no so considerados compressores dinmicos, pois praticamente no realizam trabalho de compresso, apenas realizam trabalho de deslocamento da massa de gs, de uma regio de baixa presso para outra de presso um pouco mais elevada.
12

Os compressores dinmicos ou turbo compressores possuem dois rgos principais: impelidor (rotor) e difusor. O impelidor um rgo rotativo munido de ps que transfere ao gs a energia recebida de um acionador. Essa transferncia de energia se faz em parte na forma cintica e em outra parte na forma de presso. Posteriormente, o escoamento estabelecido no impelidor recebido por um rgo fixo denominado difusor, cuja funo promover a transformao da energia cintica do gs em energia de presso. Os compressores dinmicos efetuam o processo de compresso de maneira contnua. Compressores Centrfugos ou Radiais: Nos compressores centrfugos, tambm conhecidos como radiais, o gs aspirado continuamente pela abertura central do impelidor e descarregado pela periferia do mesmo, num movimento provocado pela fora centrfuga que surge devido rotao. O fludo descarregado passa ento a descrever uma trajetria em forma espiral atravs do espao anular que envolve o impelidor e que recebe o nome de difusor radial ou difusor em anel. Esse movimento leva desacelerao do fludo e consequente elevao de presso. Prosseguindo em seu deslocamento, o gs recolhido em uma caixa espiral denominada voluta e conduzindo descarga do compressor. Antes de ser descarregado, o escoamento passa por um bocal divergente, o difusor de voluta, onde ocorre um suplementar processo de difuso. Essa mquina incapaz de proporcionar grandes elevaes de presso, de modo que os compressores dessa espcie normalmente utilizados em processos industriais so de mltiplos estgios.

13

Detalhes do rotor

Compressores Centrfugos Detalhes Construtivo

Impelidores Nos impelidores o gs recebe inicialmente um trabalho mecnico adquirindo Energia Cintica, sendo esta energia, atravs da passagem do gs, em canais cuja rea transversal aumenta progressivamente no sentido do fluxo, transformada em Energia de Presso.

Abertos (Altas Vazes); IMPELIDORES Semi Abertos (1 Impelidor de mquina de mltiplos estgios); Fechados (Maior relao de compresso).
14

Compressores axiais: um tipo de turbo compressor de projeto, construo e operao das mais sofisticadas. Esse tipo de compressor tem eficincia mais elevada que os radiais e so menores e mais leves para a mesma capacidade, porm o custo mais elevado. Os compressores axiais so dotados de um tambor rotativo em cuja periferia so dispostas sries de palhetas em arranjos circulares igualmente espaados. Quando o rotor posicionado na mquina, essas rodas de palhetas ficam intercaladas por arranjos semelhantes fixados circunferencialmente ao longo da carcaa.

Cada par formado por um conjunto de palhetas mveis e outro de palhetas fixas se constitui num estgio de compresso. As palhetas mveis possuem uma conformao capaz de transmitir ao gs a energia proveniente do acionador, acarretando ganhos de velocidade e entalpia do escoamento. As palhetas fixas, por sua vez, so projetadas de modo a produzir uma deflexo no escoamento que forar a ocorrncia de um processo de difuso.

15

Observao I: Os turbos compressores so destinados para o funcionamento onde existe grande vazo. Observao II: Os compressores de maior uso na indstria so os alternativos, os de palhetas, os de fuso rosqueado, os de lbulos, os centrfugos e os axiais.

Algumas aplicaes especficas de refrigerao A aplicao dos compressores est diretamente relacionada, entre outros fatores, presso e temperatura de evaporao, tipo de instalao, sistema adotado, e principalmente capacidade do motor eltrico, geralmente indicada em HP (cavalovapor). Existem compressores de capacidades individuais de 1/2 HP at 800 HP. As capacidades so ilimitadas, pois possvel fazer instalaes tipo rack, com vrios compressores instalados em paralelo, muito aplicadas em sistemas de refrigerao comerciais de mdio a grande porte, como o caso dos hipermercados. Relacionando aplicao com modelo de compressor, o tipo recproco alternativo aberto mais utilizado em ar condicionado automotivo e de transporte. A razo o aproveitamento do prprio motor do veculo, sem a necessidade de um segundo motor que comprometeria o desempenho do veculo e aumentaria o consumo de combustvel. Grandes instalaes industriais (com amnia) e comerciais de pequeno porte tambm podem fazer uso dos compressores abertos, porm essa tendncia acabar. Na refrigerao de pequeno porte que utiliza cmaras, balces frigorficos e outros, os compressores do tipo hermtico tm dominado o mercado. Os hermticos so os mais adequados para pequenas instalaes devido ao fato de serem mais fceis de instalar, no requerem manuteno, so mais econmicos e o custo mais baixo. Se a refrigerao fosse classificada por faixas de temperatura de evaporao (baixa para congelados, mdia para resfriados, e alta para ar condicionado, resfriadores de lquido, secadores de ar, etc...), os hermticos operando a baixa temperatura de evaporao teriam um desempenho pequeno se comparado aos outros tipos de compressores. O mesmo ocorre com compressores abertos quando operam em altas temperaturas de evaporao. Com certeza tambm teriam limitaes, no do ponto de vista do rendimento, mas da resistncia mecnica. O nico que poderia trabalhar em todas as faixas de temperatura de evaporao sem qualquer restrio seria o alternativo recproco (pisto) semi-hermtico. Aplicaes industriais diversas Os dados da tabela abaixo devem ser vistos com muita cautela. So apenas exemplos para alguns tipos de indstrias e esto sujeitos a grandes variaes. Em hiptese alguma devem ser tomados como base para dimensionamento e escolha do tipo de compressor. Atividade Acar Alimentos: Uso do ar Instrumentos e equipamentos diversos Caldeiras, embalagens, Vazo m3/h 500 350-850 Compressor -Soprador roots 2 estgios -Alternativo -Alternativo 2
16

processamento Cimento Construo Fundio pequena Forja e fundio grande Oficina, posto de servio Papel

transportadores Instrumentos, transportadores, moinhos Demolio de concreto, rochas Ferramentas pneumticas, moldes, pintura, limpeza Ferramentas pneumticas, moldes, pintura, limpeza Ferramentas pneumticas, pintura, limpeza Instrumentos, caldeiras Instrumentos, transporte, agitadores 3500 1702000 170 170-350 50 1700 3503500

estgios, sem leo -Soprador roots 2 estgios -Alternativo -Parafuso -Alternativo 1 estgio -Parafuso -Alternativo 2 estgios, sem leo -Parafuso, sem leo -Alternativo refrigerado a ar -Alternativo 2 estgios, sem leo -Alternativo 2 estgios, sem leo -Parafuso 2 estgios, em leo -Alternativo 2 estgios, sem leo -Parafuso 2 estgios, em leo -Centrfugo -Alternativo 1 estgio, sem leo -Alternativo 2 estgios, sem leo -Alternativo 2 estgios, sem leo -Parafuso 2 estgios, sem leo -Alternativo 2 estgios, sem leo

Qumica

Qumica

Instrumentos, transporte, agitadores

>3500

Txtil: fiao de pequeno porte Txtil: fiao de grande porte Txtil: tecelagem

Mquinas de fiar e outras Mquinas de fiar e outras

170 170-850 8505000 2500

Teares e outros

Vidro

Fornos, instrumentos

Aplicaes quanto Qualidade do ar Uma instalao de ar comprimido no precisa apenas fornecer ar na presso e vazo necessrias aos equipamentos consumidores. preciso tambm assegurar a qualidade. A umidade do ar da atmosfera est presente em forma de gua na rede do ar comprimido. Compressores nos quais leo de lubrificao tem contato com o ar em compresso sempre fornecem ar com alguma contaminao por leo, o que de difcil remoo. Portanto, pode-se dizer que a qualidade do ar depende do tipo de compressor e
17

da existncia de outros equipamentos para filtrar e/ou remover substncias indesejveis. E a qualidade pode ser classificada em quatro nveis a seguir descritos: Ar de respirao: hospitais, cilindros para mergulho, respiradores industriais para trabalhos de pintura, jato de areia e similares. Ar de processo: indstria eletrnica, de alimentos, farmacutica. Ar de instrumentos: laboratrios, pinturas e revestimentos. Ar industrial: ferramentas pneumticas e uso geral. Basicamente, os teores de contaminao por poeiras, gua e leo definem o nvel de qualidade. Mais informaes so dadas nos tpicos relativos aos equipamentos que tm influncia nesse aspecto.

18

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Disponvel em: http://www.coladaweb.com/fisica/mecanica/compressores-de-ar-comprimido Acesso: 07/03/2011 Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Compressor Acesso: 07/03/2011 Disponvel em: http://www.ebah.com.br/compressores-ppt-a7219.html Acesso: 07/03/2011 Disponvel em: http://www.ebah.com.br/compressores-ppt-a57789.html Acesso: 07/03/2011 Disponvel em: http://www.ebah.com.br/compressores-pdf-a70211.html Acesso: 07/03/2011 Disponvel em: http://www.ebah.com.br/compressores-doc-a4272.html Acesso: 07/03/2011 Disponvel em: http://www.ebah.com.br/compressores-ppt-a79644.html Acesso: 07/03/2011 Disponvel em: http://www.ebah.com.br/compressores-pdf-a90820.html Acesso: 07/03/2011 Disponvel em: http://www.compair.pt/About_Us/Compressed_Air_Explained-03The_three_types_of_compressors.aspx Acesso: 07/03/2011 Disponvel em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Blkarp7yCo8J:www.eletr odomesticosforum.com/cursos/curso_compressores.pdf+tipos+de+compressores&cd=10 &hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&source=www.google.com.br Acesso: 07/03/2011 Disponvel em: http://www.mspc.eng.br/fldetc/arcompr_110.shtml Acesso: 07/03/2011

19

S-ar putea să vă placă și