Sunteți pe pagina 1din 11

ESCOLA ESTADUAL VASCO VASQUES

FORA DINMICA E ESTTICA

MANAUS - AM 2013

LAURIENE LAGO RAMOS

FORA DINMICA E ESTTICA

Este trabalho foi solicitado pelo Professor Francisco, que ministra a disciplina de Fsica para obteno de nota parcial do bimestre.

MANAUS - AM 2013

INTRODUO

Abordar-se- neste trabalho, um pouco sobre a fora dinmica e esttica. Logo, ser citado tambm sobre Newton que foi o inventor dessas foras e foi atravs destas pesquisas que tornou-se possvel o estudo das mesmas.

Princpios da Dinmica Dinmica: a parte da Mecnica que analisa os movimentos, fazendo as relaes entre causas e efeitos. O estudo dos movimentos que relacionam as causas e os efeitos a essncia da Dinmica. Conceitos primitivos como os de fora e de energia sero associados aos movimentos, alm dos conceitos j estudados na Cinemtica. Portanto, daqui em diante, as razes pelas quais os mveis adquirem ou modificam suas velocidades passaro a ser estudadas e relacionadas com as respectivas consequncias. Fora: Para se compreender o conceito de fora, que algo intuitivo, pode-se basear em dois tipos de efeitos, dos quais ela causa: Deformao: efeito esttico da fora; o corpo sofre uma modificao em seu formato, sob a ao da fora. Acelerao: efeito dinmico da fora, em que o corpo altera a sua velocidade vetorial, isto , varia pelo menos umas das seguintes caractersticas da velocidade: direo, sentido e mdulo, quando sujeito ao da fora. Nesta parte da mecnica que passaremos a estudar propomo-nos a responder a uma pergunta, talvez das mais antigas feitas pelo homem: como se relacionam foras e movimento? Uma das respostas, dada por Aristteles (sculo IV a.C.), pode ser sintetizada como se segue: impossvel a um corpo se deslocar na ausncia de foras. primeira vista, essa parece resumir de forma simples um fato bem conhecido. Esse fato pode ser, por exemplo, puxar uma cadeira: enquanto voc a puxa, ela anda; ao voc parar de puxar, ela pra. Entretanto, se nos prendermos a anlises desse tipo, imediatistas e simplrias, seremos levados a acreditar que a concluso de Aristteles estava certa. E essa concluso perdurou por aproximadamente 2000 anos, pois apenas no fim do sculo XVI, com Galileu, e no sculo XVII, com Newton, que caram por terra os postulados aristotlicos do movimento.

Dinammetro: Instrumento utilizado para medir a intensidade da fora, graduado em Newtons (N), com uma ponta ligada a um corpo elstico (geralmente mola) e preso por uma de suas extremidades a um suporte. Energia: a capacidade de produzir movimento; Energia cintica: Se manifesta em corpos em movimento, Ec = MV Energia potencial: Se encontra armazenada em um corpo ou sistema, Ep = mgh Energia mecnica: a soma das energias Em = Ec + Ep Energia potencial elstica: T = Epe = Kx 2 Trabalho: a capacidade de produzir energia, unidade do SI - J (jaule) T = F.AS.cos Potncia: a rapidez com o trabalho realizado, unidade do SI - N (Newton) P=T At Impulso: Impulso a grandeza que relaciona a fora aplicada no corpo com o tempo de atuao dessa fora, Se a fora for constante: I = F.At unidade SI - N/s

O impulso um vetor que tem a mesma direo e o mesmo sentido das resultantes das foras. Se a fora que atua no corpo no for constante: rea = Impulso

Quantidade de movimento: o produto da massa de um corpo pela sua velocidade, sinnimo de momento linear: Q = m.V unidade SI - Kg.m/s Quantidade de movimento uma grandeza vetorial que tem sempre as mesmas direo e sentido da velocidade de um corpo. Teorema do Impulso F = m.a - F = m.AV - F.At = mV2 - mV1 - I = Q2 - Q1 O impulso exercido pela resultante de foras que atuam num corpo igual a variao da quantidade de movimento do corpo. Sistema de partculas: Qresultante = Q1 + Q2 + Q3 + ... Foras internas e externas Fora interna: uma fora exercida por um dos corpos que faz parte desse sistema. Fora externa: uma fora exercida por um corpo que no faz parte do sistema - Foras internas no alteram a Q de um sistema; Princpio da conservao da Quantidade de Movimento Se a resultante de foras esternas a um sistema for nula, a quantidade de movimento do sistema permanece constante.

Esttica

Exemplo de uma barra em equilbrio esttico. A soma das foras e dos momentos zero. A esttica a parte da fsica que estuda sistemas sob a ao de foras que se equilibram. De acordo com a segunda lei de Newton, a acelerao destes sistemas nula. De acordo com a primeira lei de Newton, todas as partes de um sistema em equilbrio tambm esto em equilbrio.1 Este fato permite determinar as foras internas de um corpo, a partir do valor das foras externas.1 Fora O princpio fundamental da dinmica (segundo princpio ou segunda lei de Newton) mescla a massa e a velocidade de um corpo com uma grandeza vetorial, a fora. Supondo que m a massa de um corpo e F o vetor resultante da soma de todas as foras aplicadas ao mesmo (fora resultante), ento, para um corpo entrar em equilbrio, a resultante das foras tem que ser nula, ou seja, R=P, nula.1

" Onde m no , necessariamente, independente de t. Por exemplo,

um foguete expulsa gases, diminuindo a massa de combustvel e, portanto, a sua massa total, que decresce em funo do tempo.1 A quantidade mv denomina-se momento

linear ouquantidade de movimento. Quando m independente do tempo t (o que ocorre geralmente), a equao anterior transforma-se em:

A forma exata de F obtm-se a partir de consideraes sobre a circunstncia do objeto. A terceira lei de Newton d uma indicao particular sobre F: se um corpo A exerce uma fora F sobre outro corpo B, ento B exerce uma fora (de reao), de igual direo e sentido oposto, sobre A, -F (terceira lei de Newton ou princpio de ao e reao).1 Exemplo de uma fora a frico ou deslizamento em pequenas pores de gases, que funo da velocidade das partculas gasosas (desprezando-se pequenas velocidades). Por exemplo:

onde k uma constante positiva. Se temos uma relao para F, semelhante j exposta, esta relao pode substituir F na segunda lei de Newton, de modo a obter uma equao diferencial, a equao do movimento. Se o deslizamento a nica fora que atua sobre o objeto, a equao do movimento :

O que pode ser integrado para obter:

onde v0 a velocidade inicial (uma condio de limite na integrao). Isto nos diz que a velocidade deste corpo decresce de forma exponencial at zero. Esta expresso pode ser de novo integrada, para obter r. A inexistncia de foras para aplicar a segunda lei de Newton nos leva a concluir que a acelerao nula (primeira lei de Newton ou Princpio de Inrcia). Foras importantes so a fora gravitacional (a fora que resulta do campo gravitacional), ou a fora de Lorentz, no campo eletromagntico.

Em Esttica, a soma das foras aplicadas a um corpo deve ser igual a zero.

Momento de Fora O momento de fora (ou simplesmente momento) uma grandeza que representa a magnitude da fora aplicada a um sistema rotacional a uma determinada distncia de um eixo de rotao. Momento = magnitude da fora x distncia perpendicular ao piv (f x d)

Em Esttica, a soma dos momentos aplicados a um corpo deve ser igual a zero.

CONCLUSO

Quando se fala em dinmica de corpos, a imagem que vem cabea a clssica e mitolgica de Isaac Newton, lendo seu livro sob uma macieira. Repentinamente, uma ma cai sobre a sua cabea. Segundo consta, este foi o primeiro passo para o entendimento da gravidade, que atraia a ma. Com o entendimento da gravidade, vieram o entendimento de Fora, e as trs Leis de Newton. Na cinemtica, estuda-se o movimento sem compreender sua causa. Na dinmica, estudamos a relao entre a fora e movimento. A fora esttica a fora muscular que pode atirar um msculo ou um grupo de msculos contra uma resistncia fixa. Os fatores limitativos do rendimento so o dimetro, nmero e estruturas das fibras musculares bem como o comprimento e o ngulo de trabalho do msculo, coordenao e motivao.

BIBLIOGRAFIA

http://www.coladaweb.com/fisica/mecanica/principios-da-dinamica http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1tica
http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Dinamica/leisdenewton.php

S-ar putea să vă placă și