Sunteți pe pagina 1din 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB DEPARTAMENTO DE CINCIAS HUMANAS - Campus I/SALVADOR CURSO DE DIREITO 2 SEMESTRE PROGRAMA DO COMPONENTE CURRICULAR

AR Cdigo Eixo/Campo de Formao Disciplina/Componente Curricular DIR105 Formao Fundamental - FF Direito e Linguagem Pr-requisitos do Componente Curricular Pr-requisito para Crditos Carga horria Tericos Prticos Trabalho Total Terico Prticos Trabalho Total 02 01 03 30 30 60 Ementa Aborda a filosofia da linguagem ordinria, o pensamento tpico, as definies persuasivas, as Falcias, a Semiologia Poltica, a retrica dos socrticos s correntes da Lingstica Contempornea, a lgica jurdica e a nova retrica, as correntes lgico-normativas Kelsen x correntes argumentativas de Perelman e Alexy. Reflete sobre o poder da linguagem da norma na realidade: a construo poltica de verdade segundo Michel Foucault, a contradio e a contingncia, as regras de inferncia, o carter relacional do dever-ser e a estrutura da proposio jurdica. Objetivos Discutir a argumentao e suas formas de estruturao Analisar os vrios tipos de argumento Estabelecer paralelo entre o que vem a ser nova retrica e retrica da Antiguidade Discutir a influncia da nova retrica na lgica jurdica. Refletir sobre o poder da linguagem na construo da verdade Desenvolver competncias que possibilitem a compreenso e a produo das vrias modalidades de textos orais e escritos. Ler, compreender, interpretar e produzir textos nas vrias modalidades em consonncia com os padres lingsticos Contedo Programtico UNIDADE I: A FILOSOFIA DA LINGUAGEM: UMA INTRODUO. 1.1 A tese naturalista sobre a origem da linguagem 1.2 A tese convencionalista sobre a origem da linguagem 1.3 Do paradigma da Filosofia da conscincia ao paradigma da Filosofia da linguagem. 1.4 O giro pragmtico. 1.5 A linguagem como objeto terico: A semiologia de Saussure. 1.6 Problemas epistemolgicos da linguagem: Uma anlise do neopositivismo lgico.

1.7 Problemas pragmticos da linguagem natural: Uma anlise da Filosofia da Linguagem Ordinria. UNIDADE II: A TPICA, DISCURSO E ARGUMENTAO, RETRICA 2.1 A tpica na filosofia grega 2.2 O resgate da tpica como condio de possibilidade para a superao do positivismo 2.3 Discurso e argumentao 2.3.1 Os mbitos da argumentao 2.3.2O persuadir e o convencer 2.3.3 Estrutura da Argumentao 2.4 Retrica 2.4.1 A tradio retrica 2.4.2 A nova retrica 2.4.3 As correntes lingsticas contemporneas e a retrica 2.4.4 Os artifcios da retrica, as falcias e os bons argumentos UNIDADE III: O DISCURSO E O PODER 3.1 Proposta de um programa de Semiologia Poltica 3.2 Verdade e discurso 3.3 A sociedade e a ordem do discurso 3.4 O discurso jurdico do centro e o discurso jurdico da periferia: as bases para compreender o pluralismo jurdico. Metodologia Tomando o texto como eixo do processo, realizar aulas tericas e prticas com exposio participada, estudo dirigido de texto, exerccios de aplicao dos conhecimentos tericos, atravs da leitura, comentrios, interpretao e produo das diversas modalidades tanto escrita como falada Avaliao A avaliao um processo contnuo e permanente, que busca analisar se as metas foram alcanadas e de que forma; portanto estar em efetivao no decorrer de todas as aulas, em todas as atividades realizadas. Alm disso, atender aos seguintes critrios: Freqncia, assiduidade e participao s aulas; Leitura e estudo prvio da bibliografia indicada; Pontualidade na entrega dos trabalhos solicitados; Capacidade de anlise, sntese e argumentao em produes escritas Bibliografia BIBLIOGRAFIA BSICA ALEXY, Robert. Teoria da Argumentao Jurdica, Trad. Zilda Silva. So Paulo: Landy, 2001. GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Mtodo. Petropolis, RJ. Vozes, 2005. PERELMAN, Chaim. Retrica. So Paulo: Martins Fontes, 1997. _______________.Tratado de Argumentao: a nova retrica. So Paulo: Martins Fontes, 2000.

_______________. tica e Direito. So Paulo. Martins Fontes, 2002. SANTOS, Boaventura de Sousa. O discurso e o poder: ensaio sobre a sociologia da retrica jurdica. Boletim da Faculdade de Direito. Coimbra, 1980. WARAT, Luis Alberto. O direito e sua linguagem. Porto Alegre. Sergio Antnio Fabris Editor. __________________. procura de uma semiologia do poder . In: Epistemologia e ensino do direito: o sonho acabou. Florianpolis. Fundao Boiteux, 2004, p. 345-351. ___________________Utopias, conceitos e cumplicidades na interpretao da lei . In: Epistemologia e ensino do direito: o sonho acabou. Florianpolis. Fundao Boiteux, 2004, p. 351-361. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BOURDIEU, Pierre. O poder simblico. Rio de Janeiro. Bertand Brasil, 2002, cap I e VIII. CARRAHER, David William. Senso crtico: do dia-a-dia s cincias humanas. So Paulo: Pioneira, 2002. CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuaso. So Paulo: Atica, 1982. CHALITA, Gabriel. A seduo no discurso: O poder da linguagem nos tribunais do jri. So Paulo. Saraiva, 2004. ECO, Humberto. Semitica e Filosofia da Linguagem. So Paulo: Atica, 1991. EIZIRIK , Faermann Marisa. Michel Foucault: um pensador presente. 2 ed. rev. e ampl. Iju: Ed. Uniju, 2005. FARACO, Carlos Alberto e TEZZA, Cristvo. Oficina de texto. Petrpolis,RJ: V ozes, 2003. FERRAZ JUNIOR, Tercio Sampaio. Direito, Retrica e Comunicao: subsdios para uma pragmtica do discurso jurdico. So Paulo: Saraiva,1997. FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurdicas. Rio de Janeiro. PUC, 1996. GUIMARES, Eduardo(org). Histria e Sentido da Linguagem. Campinas: Pontes, 1998. BIBLIOGRAFIA PESQUISA HABERMAS, Jurgen. Direito e democracia: entre faticidade e validade. Rio de Janeiro. Tempo Brasileiro, 1997. HALLIDAY, Tereza Lcia. O que retrica. So Paulo: Brasiliense, 1990. JACOB, Andr. Introduo filosofia da linguagem. Traduo de Lgia de Castro Simon. Porto-Portugal: Rs Editora, 1984. MULLER, Friedrich. Direito, linguagem, violncia: elementos de uma teoria constitucional. Porto Alegre. Sergio Antonio Fabris Editor, 1995. NEDER, Gizlene. Discurso jurdico e ordem burguesa no Brasil. Porto Alegre. Fabris, 1995. KOCH, Ingedore G. Villaa. Argumentao e Linguagem. So Paulo: Cortez, 1984. ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e Leitura. So Paulo: Cortez, 1993. ___________________. A Linguagem e seu Funcionamento: as formas do discurso . Campinas: Pontes, 1987. REBOUL, Olivier. Introduo Retrica. So Paulo: Martins Fontes, 1998. ROBLES, Gregorio. O direito como texto: quatro estudos da teoria comunicacional do direito. Barueri, SP. Manole, 2005. STRECK, Lenio Luis. Hermenutica jurdica e(m) crise: uma explorao hermenutica da construo do direito. Porto Alegre. Livraria do advogado, 2003. SOUZA FILHO, Danilo Marcondes. Filosofia, Linguagem e Comunicao. So Paulo: Cortez, 1983 VELOSO, Marlia Lomanto. As "vtimas" de Rosa do Prado : Um estudo do direito penal

sobre o MST no extremo sul da Bahia. So Paulo. Biblioteca digital da PUC/SP. Tese de doutorado, 2006. TELES JR., Alcides. Discurso, linguagem e justia. So Paulo. RT, 1986. WOLKMER, Antonio Carlos. Pluralismo jurdico: fundamentos de uma nova cultura no direito. So Paulo. Alfa mega.

S-ar putea să vă placă și