Sunteți pe pagina 1din 12

Aula

A RELAO COM O SABER:


A SOCIOLOGIA DA EDUCAO DE BERNARD CHARLOT

META
Apresentar as contribuies da Sociologia da Educao de Bernard Charlot.

OBJETIVOS
Ao final desta aula, o aluno dever: ser capaz de apontar s principais contribuies de Bernard Charlot compreenso dos desempenhos a partir da noo de relao com o saber; aplicar as teses de Bernard Charlot sua realidade escolar.

PR-REQUISITOS
Domnio dos conceitos basilares da Sociologias da Educao de Pierre Bourdieu.

Sociologia da Educao

INTRODUO
A partir da leitura sociolgica da Educao proposta por Pierre Bourdieu pode-se afirmar que existe co-relao entre o desempenho escolar dos alunos e sua origem social. Nesta tica, os pesquisadores tem apontado que alunos de camadas populares, com capitais culturais distintos dos contedos pr-estabelecidos pelos sistemas escolares, teriam menos chances de sucesso, diferentemente dos jovens oriundos das classes mdias. Entretanto, como explicar os casos de estudantes de famlias desfavorecidas dos capitais econmicos e culturais terem significativos xitos escolares? Por outro lado, como entender os exemplos de alunos que, apesar de todas as condies favorveis, fracassam em sua trajetria escolar? Buscando responder estas questes, Bernard Jean Jacques Charlot, elaborou o conceito de relao com o saber, que explica de forma abrangente e menos preconceituosa histrias de sucesso e de fracasso escolar. Nesta aula, faremos uma breve exposio da suas contribuies Sociologia da Educao. Veremos como este socilogo faz um novo recorte e se volta para o saber das classes populares. Diferentemente da perspectiva bourdieusiana, aqui o sujeito, com seus desejos, ganha importncia. Charlot sugere uma leitura positiva do indivduo, levando em conta sua histria de vida, seus anseios e suas atividades cotidianas.

Bernard Jean Jacques Charlot


Socilogo francs (1944). Entre 1987 e 2003 atuou como professor catedrtico da Universidade Paris 8, onde fundou a equipe Escol (Educao, Socializao e Comunidades Locais. Radicado no Brasil, atualmente Professor Visitante da Universidade Federal de Sergipe.

Sala de aula na Periferia de Luanda. As pssimas condies de ensino no impedem que os alunos tenham vontade de aprender. (Fonte: amauryonline.blogspot.com).

56

A relao com o saber: a Sociologia da Educao de Bernard Charlot

Aula

A SOCIOLOGIA DA EDUCAO DE BERNARD CHARLOT

Bernard Charlot (1944) (fonte: http://www.educarede.org.br/educa)

A produo intelectual de Bernard Charlot marcada pela experincia prtica, que lhe permitiu dialogar com teses acadmicas mais expressivas, principalmente no campo da Sociologia da Educao. Em 1987, Charlot criou a equipe de pesquisa ESCOL (Educao, Socializao e Coletividades Locais), junto ao Departamento de Cincias da Educao da Universidade de Paris VIII Saint Denis. Esse centro desenvolveu pesquisas que possibilitaram o quadro bsico dos elementos para uma teoria da relao com o saber e se relacionou com os pesquisadores de vrios pases. Na perspectiva de Bernard Charlot a Educao a apropriao do humano por cada indivduo, hominizao e socializao: o ser humano sempre produzido sob uma forma socioculturalmente determinada. um ser humano singular, absolutamente original. A Educao, desse modo, um trplice processo: hominizao, socializao e singularizao. O ser humano no se produz e no produzido a no ser em uma forma singular e socializada. Voc percebe que esta abordagem de Charlot leva em conta o sujeito. Na sua perspectiva a posio que uma criana ocupa na sociedade, a posio dos seus pais, no determinam diretamente seu sucesso ou fracasso escolar. Bem, est claro que esses produzem efeitos indiretos, no determinantes, atravs da histria do sujeito. Sua Sociologia da Educao empreende uma anlise crtica das sociologias da reproduo que se desenvolveram nas dcadas de 1960 e 1970,

57

Sociologia da Educao

como o caso da leitura de Pierre Bourdieu que voc estudou na aula anterior, como ele afirma em uma de suas obras:
A sociologia dos anos 60 e 70 analisou o fracasso escolar em termos de diferenas entre posies sociais. Assim, produziu resultados de pesquisa dos mais interessantes mas que, conforme veremos, esto longe de dar conta do conjunto dos fenmenos evocados atravs da expresso fracasso escolar. Alm disso, foi interpretada pelos docentes e pela opinio geral em termos de origem social, de deficincias e de causalidade, o que totalmente abusivo. Houve, assim, uma imposio progressiva da leitura negativa do fracasso escolar e, mais geralmente, da escolaridade das crianas das famlias de categorias sociais populares (CHARLOT, 2000: 19)

Neste aspecto, a crtica de Charlot destaca trs pontos. Primeiramente, h correlao entre a origem social da criana e seu sucesso escolar. No se pode negar essa correlao estabelecida pelos socilogos. Correlao, porm, no significa determinismo social. Nas basta conhecer a posio social dos pais para compreender a histria escolar das crianas. Como explicaramos ento o caso das crianas do meio popular que tm sucesso na escola e das pertencentes a classe mdia que fracassam? Em segundo lugar, preciso distinguir a posio objetiva e a posio social subjetiva. A primeira aquela em que o socilogo identifica do exterior, classificando os pais por uma escala de categorias sociais. A subjetiva aquela que a criana ocupa em sua mente, em seu pensamento. Isto que dizer que o aluno interpreta sua posio social, do que lhe acontece na escola. Por fim, preciso levar em conta que a sociedade um lugar de atividades. No se pode compreender a histria escolar se no se considerar o que o aluno faz na escola (CHARLOT, 2005). Vamos descomplicar! Por exemplo, duas crianas que pertencem a mesma famlia, cujos pais tm, portanto, a mesma posio social, podem obter resultados escolares diferentes. Essa constatao nos lembra que uma criana no apenas filho de ou filha de. Ela mesma ocupa uma posio na sociedade. Essa tem a ver com os pais, mas no se reduz a ela e depende tambm do conjunto das relaes que a criana mantm com os adultos e outros jovens. A posio da prpria criana se constri ao longo de sua histria e singular. Diante desta constatao, Charlot destaca que para compreender o sucesso ou o fracasso escolar dessa criana, essa singularidade deve ser tomada em considerao (CHARLOT, 2000). Diante destes desafios, este socilogo destaca que preciso considerar que a histria escolar , ao mesmo tempo, uma histria social e uma histria singular (individual). Na sua perspectiva, no h oposio entre o nosso lado social e o nosso lado singular. A relao entre o social e o individual no aditiva, mas multiplicativa. Afirma Charlot que somos 100% social, porque,

58

A relao com o saber: a Sociologia da Educao de Bernard Charlot

Aula

se no fossemos social, no seramos humanos. No podemos ser humanos sem sermos sociais. Por outro lado, somos 100% singular porque no mundo no existem nenhum outro ser humano que seja igual. Pensemos o exemplo de dois gmeos. Embora fisicamente sejam idnticos, no so psicologicamente iguais. Deste modo, deve-se entender a histria escolar de uma pessoa ao mesmo tempo em uma perspectiva sociolgica, como uma histria social, e uma perspectiva psicolgica, como uma histria singular. V-se que as pesquisas dessa equipe partem de uma questo sociolgica: a desigualdade social frente escola. Esta uma das suas contribuies compreenso do fenmeno educacional. Para aprofund-la leva-se em conta o sujeito e busca-se ultrapassar as fronteiras tradicionais entre a Sociologia e a Psicologia, como explicita:
... a criana do meio popular, ao mesmo tempo, ocupa uma posio social dominada e um sujeito, um ser de desejo, que fala, que interpreta o que lhe acontece, que age de modo mais ou menos eficaz, que tem uma histria pessoal, includa nas histrias mais amplas (da famlia, da comunidade, da sociedade, da espcie humana). Se se quer compreender o que ocorre na escola, quais as relaes de uma criana com o saber e o fato de aprender, preciso levar em considerao sua posio social e o fato de que um sujeito (CHARLOT, 2005: 50).

A partir de uma leitura positiva relativa realidade social, Charlot busca compreender como se constri a situao de um aluno que fracassa em um aprendizado e, no o que falta para essa situao ser uma situao de bemsucedido. Um aluno fracassa, atrasa-se em sua escolaridade, v-se em dificuldades na escola. Pode-se explicar a partir do que ocorreu com ele e no, apenas, a partir do que lhe ocorreu, do que no fez, do que no pensou? Procurar compreender o fracasso como uma situao que advm durante uma histria considerar que todo o indivduo um sujeito, por mais dominado que seja, que interpreta o mundo, resiste dominao, afirma positivamente seus desejos e interesses, procura transformar a ordem em proveito prprio. Esta leitura recusa-se a pensar o dominado como um objeto passivo, reproduzido pelo dominante e completamente manipulado, at, inclusive, em suas disposies psquicas mais ntimas (CHARLOT, 2000).

A RELAO COM O SABER


Esta reviso das teorias da reproduo levou Charlot a pensar a relao do aluno com o saber. eis sua segunda contribuio. A proposio bsica desta uma forma de relao com o mundo e com os outros, com um conjunto de significados, mas, tambm como espao de atividades e se inscreve no tempo. em termos de relao que se deve pensar, dado que o
59

Sociologia da Educao

que est em jogo um ser vivo, um sujeito. Esse no est situado num ambiente, est em relao com um meio. Neste sentido, o mundo dado ao ser humano somente atravs do que percebe, imagina, pensa desse mundo, atravs do que deseja, do que sente: o mundo se oferece a ele como conjunto de significados, partilhados com outros homens. A constituio deste mundo se d pelo acesso ao universo dos significados, ao simblico, local onde se estabelecem as relaes entre os sujeitos e os outros, entre o sujeito e ele mesmo. Por fim, a relao com o saber a relao com o tempo. A apropriao do mundo, a construo de si mesmo, a inscrio em uma rede de relaes com os outros requerem tempo e jamais acabam. Esse tempo a histria da espcie humana, que transmite um patrimnio a cada gerao; a do sujeito; a da linguagem que engendrou o sujeito e que ele engendrar. Analisar a relao com o saber estudar o sujeito confrontado obrigao de aprender, em um mundo que ele partilha com os outros: a relao com o saber relao com o mundo, relao consigo mesmo, relao com os outros. Isso significa que a anlise dessas relaes implica compreender uma relao simblica, ativa e temporal (CHARLOT, 2000). Mas, quais sos os temas de pesquisa daqueles que adota a noo de relao com o saber? Ao pesquis-la se investiga relaes com lugares, pessoas, objetos, contedos de pensamento, situaes, normas relacionais, na medida em que est em jogo a questo do aprender e do saber. So analisadas relaes com a escola, com os professores, com os pais, com os amigos, com a Sociologia, com os computadores etc. Nesse aspecto, algumas questes norteiam as investigaes: como acionar nos alunos mecanismos de interesse pelo saber? Como notar que relao os estudantes estabelecem com o saber escolar? Seus trabalhos apontam que quanto mais significativo for o que est sendo ensinado, mais o aluno se pe em movimento, mobiliza-se para se relacionar com aquele contedo. Entretanto, as investigaes empricas deste socilogo demonstram que a maioria dos estudantes s v sentido em ir escola para conseguir um diploma, ter um bom emprego e ganhar dinheiro e levar uma vida tranqila. Praticamente no h a meno ao fato de aprender. Verifica-se forte defasagem entre o discurso terico e a realidade social. Empiricamente Bernard Charlot desenvolveu uma pesquisa por conta da UNESCO-Brasil e do Governo do Estado de Sergipe entre 2005 e janeiro de 2006 recolhendo e analisando dados quantitativos e qualitativos para entender o que so, como vivem e o que pensam os jovens sergipanos entre 15 e 29 anos. Dentre as inmeras concluses apontadas por esta pesquisa exaustiva, constatou-se que existe entre os jovens sergipanos um forte disponibilidade ao estudo, a qual constitui uma valiosa jazidas de competncias, de produtividade, de desenvolvimento econmico e social (CHARLOT, 2006b). Trs questes iniciais esto na base das pesquisas empricas da ESCOL: que sentido tem para uma criana, notadamente no meio popular,

60

A relao com o saber: a Sociologia da Educao de Bernard Charlot

Aula

ir escola, estudar na escola (ou no estudar), aprender e compreender? Para responder tais questes as investigaes procuram identificar os processos pelos quais se constroem a relao com o saber e a escola e as lgicas que organizam esses processos. Os dados empricos demonstram que os processos e as lgicas no se encontram com a mesma freqncia nas diferentes classes sociais e que esses funcionam em histrias singulares de tal modo que a relao com o saber do sujeito no sempre aquela que se encontra mais frequentemente em sua classe social e pode mesmo ser muito diferente (CHARLOT, 2005). Ao analisar a relao dos alunos com o trabalho escolar a equipe da ESCOL distinguiu quatro tipos de alunos quanto ao seu relacionamento com o estudar ou com o no estudar: 1. o grupo de alunos que no se encontram nos meios populares. O estudo se tornou para eles a segunda natureza, pois aprendem a ler com quatro anos e meio e nunca deixaram de estudar. Estudam sempre, inclusive nas frias e nos finais de semana. So jovens de classe mdia. 2. O grupo de jovens do meio popular muito bem-sucedido na escola. No caso francs, geralmente filhos de imigrantes que demonstram voluntariedade forte. 3. O grupo de alunos que esto completamente perdidos no espao escolar. So os candidatos a evaso. Nunca entraram na escola. Estiveram fisicamente, porm nunca entram em suas lgicas intelectuais, nas lgicas tericas da escola. O grupo dos estudantes que pensam em como ter a melhor nota estudando o menos possvel. Eles vo escola para aprender coisas, para ter um bom emprego mais tarde e ponto final. Esses no conseguem relacionar o bom emprego no futuro com a questo do saber, pois vivem numa lgica em que se deve sobreviver na escola, passar para a srie seguinte e depois para a seguinte. Tais alunos entram na lgica da escola, no na lgica do saber. Eles se viram, esto sempre copiando algo, estudam na ltima semana antes da prova Diferentes posturas em sala de aula (Fonte: http://www.kenyafelicissimo.com.br) (CHARLOT, 2005).

61

Sociologia da Educao

Do mesmo modo, as investigaes da ESCOL abordam o que significa para um aluno aprender. Para muitos deles, fazer o que o professor pede: se for bem conformadinho, obediente, ter as boas notas e passar para a srie seguinte. Esses so aqueles para os quais aprender passar muito tempo com os livros e cadernos. Nesse caso a medida do estudo o tempo que nele se passa e no o saber que se adquire estudando. Aqui o trabalho do professor ensinar o saber aos alunos. Se o aluno no sabe, depois que escutou, porque o professor no fez bem seu trabalho e, por isso, totalmente injusto que o professor atribua nota baixa ao aluno. O modelo de referncia desses alunos o do gravador. Nessa perspectiva, o ativo no ato de ensino/ aprendizagem o professor, no o aluno. Aprender na escola ouvir e repetir (CHARLOT, 2005). Ao tratar destas relaes entramos na questo do fracasso escolar, embora para Charlot no existe este fracasso. Certamente alguns alunos no conseguem acompanhar, no aprendem o que devem supostamente aprender, repetem o ano ou so orientados para modalidades curriculares desvalorizadas: esses fenmenos, rotulados de fracasso escolar, so reais. Mas no existe algo com este nome que pudesse ser analisado como tal. Para estud-lo, deve-se construir um objeto de pesquisa. Com isso, Charlot parte de algumas questes fundamentais para compreender a relao dos alunos com o saber: 1) para uma criana de famlia popular, qual o sentido de ir escola? 2) Qual o sentido de estudar e no estudar na escola? 3) Qual o sentido de aprender/compreender quer na escola quer fora da escola? Primeiramente, devemos identificar as razes que levaram o aluno a estudar ou no estudar. Se no estudou evidente que no aprendeu e fracassou. Isto nos leva a outra questo: porque ele estudaria? Qual o sentido de estar na sala de aula fazendo ou recusandose a fazer o que o professor est propondo? Qual o prazer que ele pode sentir ao fazer o que deve ser feito na escola? Para responder tais questes busca-se ir alm da discusso sobre a desigualdade na escola. Charlot no nega que exista correlao estatstica entre, por um lado, o que se chama de origem social da criana e, por outro lado, o fato de ser bem-sucedido ou fracassado na escola. De acordo com sua obra, o problema vem depois. Como se constri essa desigualdade social? Como se pode entender o fracasso das crianas dos meios populares em uma escola que os docentes, a maioria deles desejam que essas crianas sejam bem-sucedidas e tentam, com esforo, ajuda-las? Como entender isso?

62

A relao com o saber: a Sociologia da Educao de Bernard Charlot

Aula

Vestibular: sucesso ou fracasso escolar? (fonte: http://www.ufmg.br)

Bem, estas so questes que precisam ser observadas com pesquisas empricas e que no podem ser generalizadas. Porm, no posicionamento defendido por Charlot se um aluno fracassa na escola, no diretamente porque pertence a uma famlia popular, porque no estuda ou porque no o faz de maneira eficaz. No centro da questo do sucesso ou fracasso escolar preciso, portanto, colocar a questo da atividade intelectual. Por que o aluno estuda ou no estuda? Por que o aluno se mobiliza ou no intelectualmente? Para que o aluno se aproprie do saber, para que construa competncias cognitivas, preciso que estude, que se engaje em uma atividade intelectual, e que se mobilize intelectualmente. Para que isso acontea fazem-se necessrias duas condies. Primeiramente, preciso que a situao tenha sentido para o aluno. Quando o aluno detesta a escola, ela tem um sentido para ele. preciso, pois, que a situao faa sentido de tal forma que o induza a querer ir escola, que o seu sentido tenha relao com a sua funo especfica: estudar, aprender, saber. Muitos alunos tm o desejo de saber, mas no tm vontade de aprender, de se esforar para se engajar em uma atividade intelectual. A segunda condio que se coloca no cotidiano da sala de aula a da atividade intelectual eficaz para se apropriar de um saber. Para ser eficaz, essa atividade deve respeitar certas normas, impostas pela prpria natureza dos saberes que devem ser apropriados. As questes da atividade intelectual, do sentido, do prazer, so as chaves do ensino na opinio de Bernard Charlot. De acordo com esse socilogo a questo do saber central na escola. Essa o lugar onde os professores esto tentando ensinar coisas para os alunos e onde h

63

Sociologia da Educao

alunos que esto tentando adquirir saberes. Esta a definio fundamental da escola. Este saber geral inclui imaginao, exerccio fsico, esttico e sonhos.

CONCLUSO
Diante da Sociologia da Educao de Bernard Charlot podemos refletir quantas vezes nos deparamos com a situao em sala de aula em que alunos e alunas, mesmo nos cursos superiores, no lem os textos, no se sentem sensibilizados quanto importncia da aprendizagem. Muitas aulas aproximam-se, inclusive, de uma pea teatral monloga, em que se constata um esforo monumental do professor para cativar e sensibiliz-los. De fato, nestes episdios os minutos se transformam em intervalos interminveis para docentes e discentes. Isto pode ser ocasionado pela incompetncia de alguns professores, mas vale ressaltar que em parte significativa dos alunos e alunas as preocupaes esto centradas apenas no sucesso obtido nas avaliaes, que levaria, obviamente, a aprovao na matria de ensino. Suas lgicas so marcadas por estudar o suficiente ou no estudar o suficiente. Constata-se a existncia de uma relao mecnica, de indiferena com o saber. Diante deste quadro, atualmente um dos desafios da Educao a recuperao do aprender e o prazer em estudar. Cada vez mais a atividade escolar precisa se apresentar de forma significativa, que seja capaz de dar prazer, que merea o esforo intelectual dos alunos no sentido de se apropriar de diversas pores de saberes produzidos pela humanidade. A partir da noo de relao do saber no possvel fazer uma separao entre o que os processos de produo das desigualdades sociais em matria de acesso s tcnicas intelectuais, aos saberes e ao xito escolar devem socializao e experincia social no escolares dos alunos e o que devem ao funcionamento da instituio, s prticas e representaes de seus agentes, pelo fato de a experincia escolar dos alunos construir-se sempre a partir de cada uma dessas esferas de atividades, de recursos e de obstculos, de aberturas e de presses.

RESUMO
A Sociologia da Educao proposta por Bernard Charlot possibilita novas perspectivas sobre o fracasso e o sucesso escolar. Ao estabelecer a noo de relao com o saber como fundamental para compreender estes processos, Charlot no nega inteiramente a contribuio dos socilogos que atribuam a origem social um peso significativo no desempenho

64

A relao com o saber: a Sociologia da Educao de Bernard Charlot

Aula

escolar. Aqui no se constata a negao por completo das contribuies, sobreutodo, de Pierre Bourdieu. Busca-se ir alm dos seus limites. Embora trate do fracasso escolar, na perspectiva de Charlor ele no existe. O que temos so alunos em processo de fracasso ou sucesso. Nesse sentido, para analisarmos o fracasso escolar, devemos levar em considerao: 1) o fato de que ele tem alguma coisa a ver com a posio social da famlia sem por isso reduzir a um lugar em uma nomenclatura profissional, nem a famlia a uma posio; 2) a singularidade e a histria dos indivduos; 3) o significado que ele confere sua posio (bem como sua histria, s situaes que vivem e sua prpria singularidade); 4) sua atividade efetiva, suas prticas; 5) a especificidade dessa atividade, que se desenrola (ou no) no campo do saber. Por mais interessante que seja, a anlise do fracasso escolar em termos de diferena de posies no pode integrar todas essas dimenses. Bernard Charlot adota trs definies de relao com os saber: 1) relao com o mundo, com o outro, e com ele mesmo, de um sujeito confrontado com a necessidade de aprender; 2) conjunto (organizado) das relaes que um sujeito mantm com tudo quanto estiver relacionado com o aprender e o saber; 3) conjunto das relaes que um sujeito mantm com um objeto, um contedo de pensamento, uma atividade, uma relao interpessoal, um lugar, uma pessoa, uma situao, uma ocasio, etc., ligados de certa maneira com o aprender e o saber.

ATIVIDADES
Ao final desta leitura, proponho algumas questes para voc refletir: 1. De que forma a noo de relao com o saber poderia auxiliar compreenso da sua relao com o curso que estuda na UAB? 2. Nos estudos desenvolvidos relativos a sociedade francesa a equipe da ESCOL identificou quatro tipos de alunos e suas relaes com o saber? Em qual daqueles tipos voc se enquadraria?

COMENTRIO SOBRE AS ATIVIDADES


Para responder tais questes, recomendo que voc elabore uma autobiografia, destacando a relao que voc e sua famlia estabelecem com a Educao, o que voc pretende cursando este curso e destacando o que representa aprender. Aps a elaborao do texto, o mesmo seria lido e discutido com alguns colegas da sua turma.

65

Sociologia da Educao

PRXIMA AULA
A Sociologia da Educao no Brasil.

AUTO-AVALIAO
Caros alunos e prezadas alunas, vocs so capazes de diferenciar as explicaes de Bourdieu e Charlot frente ao desempenho escolar? So capazes de perceber como a noo de relao com o saber poderia auxiliar compreenso da suas relaes com o curso que estudam na UAB?

REFERNCIAS
CHARLOT, Bernard. A violncia na escola: como os socilogos franceses abordam essa questo. Sociologias, Porto Alegre, ano 4, n. 8,, jul./ dez. 2002, p. 432-443. _____. Da relao com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: ARTMED, 2005. _____. Relao com o saber, formao dos professores e globalizao: questes para a educao hoje. Porto Alegre: ARTMED, 2005. _____. A pesquisa educacional entre conhecimentos, polticas e prticas: especificidade e desafios de uma rea de saber. Revista Brasileira de Educao, v. 11, n. 31, jan./abr. 2006, p. 07-18. _____. Jovens de Sergipe: quem so eles, como vivem, o que pensam. Aracaju: UNESCO/Governo do Estado, 2006b. ROCHEX, Jean-Yves. A noo de relao com o saber: convergncias e debates tericos. Educao e Pesquisa, So Paulo, v. 32, n. 3, p. 637650, set./dez. 2006.

66

S-ar putea să vă placă și