Sunteți pe pagina 1din 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS PR-REITORIA DE GRADUAO CENTRO DE SELEO

PROCESSO SELETIVO
2007

SEGUNDA ETAPA 10/12/06

LNGUA PORTUGUESA E REDAO


S ABRA QUANDO AUTORIZADO
LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES!
1. Aps autorizao, verifique se este caderno est completo ou se contm imperfeies grficas. Caso contenha defeito, solicite ao aplicador a sua troca. 2. Este caderno contm as provas de Lngua Portuguesa e Redao. A prova de Lngua Portuguesa contm 5 questes sobre compreenso de texto e anlise da lngua e 5 questes de literatura brasileira. Utilize os espaos em branco para rascunho. 3. O desenvolvimento das questes dever ser feito com caneta esferogrfica de tinta preta ou azul, nos respectivos Cadernos de Respostas. Resolues a lpis no sero corrigidas e tero pontuao zero. 4. O tempo de durao das provas de hoje de 5 horas, includa a leitura dos avisos e a coleta de impresso digital. 5. AO TERMINAR, DEVOLVA OS CADERNOS DE RESPOSTAS E A FOLHA DE REDAO AO APLICADOR DE PROVA.

UFG-PS/2007 LNGUA PORTUGUESA


QUESTO 1

Em uma entrevista, Ferreira Gullar, ao ser perguntado: Voc comeou estudando gramtica. preciso isso para escrever bem?, responde: No (com ironia). E nem preciso saber portugus. ler os jornais e ver a TV para perceber. Outro dia ouvi as quinhentas milhes de pessoas. Eles no sabem que quinhentos palavra masculina. Confundem este com esse. Esse programa que esto vendo.... Para eles tudo a mesma coisa. Ignoram que as palavras tm sentido preciso e, para escrever bem, preciso saber o significado, as relaes entre elas, quais se combinam, como convivem. Para isso preciso ter lido algo.
LNGUA PORTUGUESA, So Paulo: Segmento, ano 1, n. 5, 2006.

Considerando-se o trecho transcrito da entrevista de Ferreira Gullar, explique a) a alterao ocorrida na resposta do entrevistado com o acrscimo da expresso, entre parnteses, com ironia; (2,5 pontos) b) a regra que os falantes utilizam quando dizem as quinhentas milhes de pessoas. (2,5 pontos)
QUESTO 2

Menina mal amada


[...] Minha me, muito viva, isolava-se em seu mundo de frustraes, ligada maternalmente caula do seu terceiro casamento. Eu, perna mole, pandorga, moleirona, vencendo sozinha as etapas destes primeiros tempos. Afinal, paramos no dtraqu. Tudo isso, aumentava minha solido e eu me fechava, circunscrita no meu mundo de faz-de-conta... [...]
CORALINA, Cora. Melhores poemas de Cora Coralina. Seleo de Darci F. Denfrio. So Paulo: Global, 2004. p. 117.

A partir do cenrio idealizado no fragmento do poema, explique o sentido que a palavra (5,0 pontos) muito adquire no texto.
QUESTO 3

Pequeno dicionrio do planeta moda


Duas vezes por ano o Brasil sedia um dos principais eventos do mundo da moda, a So Paulo Fashion Week. Quem desembarca desavisadamente no Pavilho do Ibirapuera, em So Paulo, acha que o idioma oficial da maratona de desfiles o ingls bookers e scouters borboleteiam de um lado para outro, enquanto os maquiadores desprezam quem os chama pela palavra em portugus que designa a profisso preferem ser conhecidos como make-up artists. Num segundo momento, percebe-se que a lngua muito mais complicada. A So Paulo Fashion Week, que comea na quarta-feira 12, um planeta parte, com cdigos prprios. [...]
POCA. So Paulo: Globo, n. 425. 17 jul. 2006, p. 84.

De acordo com o texto, por que se pode afirmar que a expresso planeta moda caracteriza o ambiente das passarelas? (5,0 pontos)

UFG-PS/2007
QUESTO 4

O slogan abaixo faz parte da propaganda de um novo carro de luxo lanado recentemente no mercado. Um carro que diz onde voc chegou antes mesmo de ter sado da garagem.
ISTO, So Paulo: Editora Trs. n.1928. 30 ago. 2006, p. 16-17.

Analisando o slogan da propaganda, que idia fica subentendida em relao posse do carro anunciado?
(5,0 pontos) QUESTO 5

Disponvel em: <www.greenpeace.org.br>. Acesso em: 8 set. 2006.

A imagem acima de uma campanha publicitria de uma organizao no-governamental, Greenpeace, e retrata uma das cenas de seca ocorrida na Amaznia em 2005. Explique como o (5,0 pontos) efeito de sentido pretendido por essa campanha atinge o leitor.
QUESTO 6

A parte do romance O fantasma de Lus Buuel, de Maria Jos Silveira, intitulada 1988 - DINA: O ciclo das guas, tematiza a personagem Dina, cuja configurao repercute no encadeamento das histrias de outras personagens. Com base no exposto, a) explicite duas situaes nas quais essa personagem exerce um papel aglutinador; b) explique como essa parte do romance determina a organizao da obra.
2 (2,0 pontos) (3,0 pontos)

UFG-PS/2007
QUESTO 7

Nos contos Vestida de preto e Frederico Pacincia, do livro Contos novos, de Mrio de Andrade, os narradores-protagonistas ensaiam formas diversas de afetividade. Com base na leitura dos textos, responda: a) Que tipo de sentimento prevalece em cada conto? (2,0 pontos) b) Dado o distanciamento temporal dos acontecimentos vivenciados pelos narradores, que avaliao das experincias amorosas eles apresentam em cada conto? (3,0 pontos)
QUESTO 8

Os protagonistas de Ubirajara, de Jos de Alencar, e Calabar, de Chico Buarque e Ruy Guerra, so representantes de grupos sociais caractersticos dos perodos pr-colonial e colonial brasileiros. Que projeto poltico concreto ou utpico essas personagens centrais propem para as suas respectivas sociedades? (5,0 pontos)
QUESTO 9

Leia as estrofes do poema O prato azul-pombinho, de Cora Coralina.


Minha bisav que Deus a tenha em glria sempre contava e recontava em sentidas recordaes de outros tempos a estria de saudade daquele prato azul-pombinho. Era uma estria minuciosa. Comprida, detalhada. Sentimental. Puxada em suspiros saudosistas E ais presentes. E terminava, invariavelmente, depois do caso esmiuado: Nem gosto de lembrar disso... que a estria se prendia Aos tempos idos em que vivia Minha bisav Que fizera deles seu presente e seu futuro. [...]
CORALINA, Cora. Melhores Poemas de Cora Coralina. Seleo de Darci F. Denfrio. So Paulo: Global, 2004. p. 47.

De acordo com a leitura dos fragmentos, explicite: a) A lembrana a que o eu potico faz aluso. b) Como so construdos os traos pico e lrico.

(2,0 pontos) (3,0 pontos)

UFG-PS/2007
QUESTO 10

Leia os fragmentos do poema Violes que choram..., de Cruz e Sousa.


[..] Vozes veladas, veludosas vozes, Volpias dos violes, vozes veladas, Vagam nos velhos vrtices velozes Dos ventos, vivas, vs, vulcanizadas. [...] Velhinhas quedas e velhinhos quedos, Cegas, cegos, velhinhas e velhinhos, Sepulcros vivos de senis segredos, Eternamente a caminhar sozinhos; [...]
SOUSA, Cruz e. Broquis, Faris e ltimos sonetos. 2. ed. reformulada. So Paulo: Ediouro, 2002. p. 78 e 81. (Coleo Super Prestgio).

Com base na leitura desses fragmentos, explicite a figura de linguagem predominante nas estrofes e explique sua funo na esttica simbolista. (5,0 pontos)
RASCUNHO

UFG-PS/2007 REDAO Instrues


A prova de redao apresenta trs propostas de construo textual. Para produzir o seu texto, voc deve escolher um dos gneros indicados abaixo: A artigo de opinio B fbula C carta pessoal O tema nico para os trs gneros e deve ser desenvolvido segundo a proposta escolhida. A fuga do tema anula a redao. A leitura da coletnea obrigatria. Ao utiliz-la, voc no deve copiar trechos ou frases sem que essa transcrio esteja a servio do seu texto. Independentemente do gnero escolhido, o seu texto no deve ser assinado.

Tema
H padres para ser feliz?

Coletnea
Felicidade no tem preo Eu sonhei com um pote de ouro/ Meu lindo tesouro/ Pobreza nunca mais/ Sonho de menino, virei um gr-fino! De quina pra Lua estou em cartaz/ O jogo da vida aprendi a ganhar/ Adeus pindaba, chega de chorar! Oh! Felicidade me diz o teu preo/ Eu sei que mereo e posso pagar Bem-me-quer meu bem querer!/ Vou comprar seu corao/ T pagando por um beijo/ Saciando meu desejo no ba da iluso Sou o dono do mundo/ Meu tempo dinheiro, eu quero investir/ Nessa ciranda onde a grana fala alto L no cu t perdoado, j paguei sem refletir/ Mas a realidade da desigualdade/ Me faz despertar No quero essa falsa alegria/ Chega de hipocrisia, pois a vida muito mais A felicidade no tem preo/ Hoje reconheo que a riqueza se desfaz! Eu quero viver, a vida gozar!/ Saber ser feliz e aproveitar Rocinha encanta e mostra a verdade/ Dinheiro no compra a felicidade
ACADMICOS DA ROCINHA. Samba enredo 1990. Disponvel em: <www. musicas.mus.br/letras> Acesso em: 6 nov. 2006.

[...] Para Aristteles, a causa final do homem, seu objetivo supremo a felicidade. Ela no um forte prazer que se esvai logo em seguida; ao contrrio, deve ser algo perene e tranqilo, sem excessos, pois o excesso faz com que uma boa ao torne-se seu oposto. Uma pessoa amvel em demasia, por exemplo, no passa de um incmodo bajulador. Atingir a felicidade depende ento de uma conduta moral moderada, sem excesso, baseada no que Aristteles denomina meio-termo. Tal conduta deve ser forjada pelo hbito, de modo anlogo ao atleta que se forma por repetidos exerccios. Habituar-se a uma boa conduta ter bons costumes, e isso vale muito mais do que praticar uma srie de aes isoladas. Tal hbito adquirido, sobretudo, pelo exerccio do intelecto, que no campo moral, aspira ao que razovel. A felicidade, em suma, obtm-se por meio da vida contemplativa, uma vida intelectual sossegada, longe das perturbaes do cotidiano. [...] Em o Sistema da Natureza, Paul Heinrich Thiry, baro de Holbach, defende teses materialistas: as matrias distinguem-se umas das outras por propriedades qualitativamente diferentes, e compem todos os seres, cuja srie ordenada a natureza. Em tal srie no h nenhuma causa final mera superstio inventada por sacerdotes , e se os homens buscam certos valores como fim porque desejam o prazer e rejeitam a dor. Para Holbach, a religio, que impede a realizao do prazer, antinatural; o que importa , contra isso, reorganizar e reformar a sociedade de tal maneira que cada um possa sentir prazer em desejar o bem estar dos outros.
HISTRIA DA FILOSOFIA. So Paulo: Nova Cultural, 2004. p. 63 e 268. (Coleo Os Pensadores). [Adaptado].

UFG-PS/2007
A felicidade comea no crebro. Faa algo bem feito, receba um agrado ou um carinho ou ache graa em uma piada, e seu sistema de recompensa se encarrega de fazer com que as regies do crebro que cuidam de movimentos automticos aqueles que fazemos sem precisar pensar estampem um belo sorriso em seu rosto. A neurocincia explica: um trabalho recente mostrou que o sorriso genuno j basta para ativar o crtex da insula, regio do crebro que nos d sensaes subjetivas como a do bem-estar. Ver algum sorrir tambm funciona. Um sorriso no rosto de quem fala com voc aciona as mesmas reas do crebro responsveis pelo seu prprio sorriso. [...] como se ver algum sorrindo bastasse para voc se sentir sorrindo por dentro tambm. Uma vez que seu crebro repete por dentro o sorriso que ele v por fora, o bem-estar do outro contagiante. Felicidade gera felicidade: ela passa de um crebro para o prximo por meio do sorriso.
HERCULANO HOUZEL, Suzana. A beleza do sorriso. Folha de S. Paulo, So Paulo,17 ago. 2006, p. 5. Equilbrio [Adaptado].

Em respostas obtidas na pesquisa do Datafolha, 76% dizem-se felizes e 22% se dizem mais ou menos felizes, e comparando os nmeros aos obtidos quando tinham de falar da felicidade dos outros, ficamos surpresos com a diferena. S 28% dos entrevistados vem felicidade na vida desses outros, e 55% os acham mais ou menos felizes. Pode parecer paradoxal, mas no absurdo. Quando falo da minha felicidade, falo de esperana e futuro. Quando falo dos outros, idealizo menos.
MAUTNER, Ana Vernica. Felicidade vai-se embora. Folha de S. Paulo, So Paulo, 10 set. 2006, p. C1.

Com este objetivo de medir o grau de felicidade de uma populao, a New Economics Foundation (NEF), em parceria com a organizao ambiental Friends of the Earth, decidiu criar um ranking diferente: o ndice Planeta Feliz (IPF). No total, 178 pases se classificaram a partir de um critrio curioso: a comparao entre a expectativa de vida, o sentimento de alegria na populao e quantidade de recursos naturais consumidos no Pas. [...] O primeiro lugar, ficou com o desconhecido Vanuatu, um arquiplago no Oceano Pacfico, formado por 83 ilhas e com uma populao total de 211 mil habitantes, que vivem da pesca, agricultura e de um turismo ainda pouco explorado. Para estar no topo do IPF, os vanuatenses preservam suas praias e florestas e se declaram satisfeitos com a prpria vida. Inversamente, os pases mais ricos do mundo, como Estados Unidos (150o) e Frana (129o) ocupam as ltimas posies devido ao consumismo desenfreado de sua populao, que destri o ambiente e no capaz de deixar seus cidados felizes. O Brasil ocupa a 63o colocao, coincidentemente a mesma posio em que est no ranking de Desenvolvimento Humano da Organizao das Naes Unidas (ONU).
Felicidade: realmente possvel atingi-la. Filosofia, cincia e vida. So Paulo: Escala, ano 1, n. 2, 2006. p. 36.[Adaptado].

Os manuais de auto-ajuda so exemplos de tirania. De pequenas tiranias consumidas por escravos dceis e fiis que acreditam em dois equvocos. O primeiro conhecido: no existe manual de autoajuda que no apresente o infortnio como um elemento estranho condio humana. A tristeza uma anormalidade, dizem. O fracasso no existe e, quando existe, deve ser imediatamente apagado, ordenam. Na sapincia dos manuais, a infelicidade no um fato; uma vergonha e uma proibio. O que implica o seu inverso: se a infelicidade uma proibio, a felicidade obrigatria por natureza. Obrigatria e radicalmente individual. Ela no depende da sorte, da contingncia e da ao de terceiros: daqueles que fazem, e tantas vezes desfazem, o que somos e no somos. Depende, exclusiva, e infantilmente, de ns.
COUTINHO, Joo Pereira. O direito infelicidade. Folha de S. Paulo, So Paulo, 30 ago. 2006, p. E2.

Daniel Gilbert, professor de psicologia da Universidade de Harvard, levanta uma bela questo: estamos apostando todas as nossas fichas em lugares errados na tentativa de sermos felizes. Fazemos planos de comprar uma casa, ter filhos, ganhar mais dinheiro, ser mais reconhecidos profissionalmente, uma srie de outros projetos que, para ele, no sero necessariamente sinnimo de felicidade no futuro. Gilbert prope o seguinte exerccio: Pense que voc s tem mais 10 minutos de vida. O que faria com esse tempo? [...] Imagine quais seriam suas respostas segundo Gilbert, elas vo retratar exatamente tudo o que voc d valor hoje em dia. de arrepiar.
SGARIONI, Marina. A tal felicidade. Emoo e inteligncia. So Paulo: Abril. n. 9, 2006. p. 61. [Adaptado].

UFG-PS/2007
Gilbert descarta rapidamente a idia de que os antigos tm o monoplio sobre a sabedoria com relao felicidade, em parte porque as vidas deles eram fundamentalmente diferentes das nossas. Como diz, ns raramente pensamos sobre o fato de que quase todos ns temos trs grandes decises a tomar: onde viver, o que fazer, e com quem casar. Mas estamos entre os primeiros seres humanos a exercer esse direito de escolha. Ao longo da maior parte da histria documentada, as pessoas viviam na regio em que nasciam, faziam o que seus pais faziam, e se casavam de acordo com suas religies, castas ou por influncia da geografia. [...] As revolues agrcola, industrial e tecnolgica deflagraram uma exploso de liberdade pessoal que nossos ancestrais nunca exerceram e, como diz Gilbert, pela primeira vez a felicidade est em nossas mos. [...] De modo semelhante, continuamos a nos esforar para adquirir carros maiores ou amantes melhores, mesmo quando a experincia nos ensina que nos adaptaremos rapidamente aos novos encantos e que eles no nos tornaro mais felizes. Os psiclogos definem esse processo como habituao, os economistas empregam o termo utilidade marginal declinante e o resto de ns usa a palavra casamento, diz Gilbert. [...] Os pesquisadores acreditam que entre 50% e 80% da variao entre os diferentes mdios nveis de felicidade que as pessoas ostentam pode ser explicada pelos seus genes, e no pelas experincias de vida pelas quais elas passam.
CLARK, Pilita. A felicidade no se compra. Folha de S. Paulo, So Paulo, 27 ago. 2006, p. 4-5. Mais! [Adaptado].

Propostas de redao
A ARTIGO DE OPINIO O artigo de opinio um texto escrito para ser publicado em jornais e revistas, e traz reflexes a respeito de um tema atual de interesse do grande pblico. Nesse gnero, o autor desenvolve um ponto de vista a respeito do tema com argumentos sustentados por informaes e opinies que se complementam ou se opem. No texto, predominam seqncias expositivoargumentativas. Escreva um artigo de opinio para um jornal local, discutindo a necessidade e a imposio de um padro de felicidade. Defenda seu ponto de vista, apresentando argumentos que o sustentem e que possam refutar outros pontos de vista. B FBULA A fbula uma narrativa ficcional curta cuja mensagem pode ser sintetizada em uma moral no final do texto, ou seja, um ensinamento encerra uma lio. Suas personagens, geralmente animais, representam caractersticas e sentimentos humanos e comum o dilogo entre elas. Escreva uma fbula em que as personagens (animais) vivam um conflito ao saberem que s tm uma semana de vida. A histria que voc vai criar deve apresentar as personagens vivendo o drama da busca pela felicidade nos seus ltimos momentos de existncia. Isso deve ser evidenciado por meio de aes, convices, comportamentos, relacionamentos e desejos das personagens. A moral da histria deve transmitir um ensinamento a respeito do que significa ser feliz. C CARTA PESSOAL A carta pessoal um gnero utilizado para comunicar a amigos ou familiares notcias ou assuntos de interesse comum, de forma mais longa e detalhada. Imagine que voc seja um jornalista em viagem pelo arquiplago de Vanuatu e decide morar definitivamente naquele lugar. Escreva uma carta a algum familiar ou amigo, comunicando a sua deciso. Argumente em favor de sua escolha, procurando convencer o seu interlocutor de que naquele lugar, entre os muitos que j conheceu como correspondente internacional, voc encontrou verdadeiras razes para ser feliz. Para escrever sua carta, considere as caractersticas interlocutivas prprias desse gnero.
7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS PR-REITORIA DE GRADUAO CENTRO DE SELEO

PROCESSO SELETIVO 2007

RASCUNHO
Assinale sua opo:
A B C

TTULO:

S-ar putea să vă placă și