Sunteți pe pagina 1din 6

UNIVERSIDADE DE FRANCA UNIFRAN MAURICIO SANTANA SENA

MATRICULA 1260632

R2 FORMAO DE PROFESSORES DE MATEMTICA

TRABALHO DE CONCLUSO DA DISCIPLINA DIDTICA

SANTOS 2013

RESUMO

Muito se fala sobre o processo ensino-aprendizagem, mas o grande desafio ainda est na falta de viso e concepo de muitos professores, concernente ao assunto. Neste micro artigo, pretendo abordar a teoria construtivista apresentada por Piaget, atravs de alguns principais conceitos para formao e construo do indivduo. E compreender como ocorre na viso de Piaget a construo do conhecimento e como esta estrutura vai se formando desde o nascimento da criana at sua fase adulta. Quem o professor, qual seu papel e entender a construo da aprendizagem atravs da relao sujeito e objeto.

Palavra-Chave: Construtivismo, Piaget, Teoria Piagetiana

No Brasil, em meados do sculo XX, Piaget e Vygotsky apresentam a teoria de que o conhecimento estabelecido a partir de ambientes naturais onde existem interao social e cultura estruturada. O educando pode construir seu prprio aprendizado de dentro para fora, a partir de suas prprias experincias. Esses tericos acreditam que o sujeito em contato com o objeto consegue interagir de forma que permita sua construo e reconstruo cognitiva. Como exemplo disso, temos a concepo de Piaget:

Piaget acrescenta mudanas fundamentais posio de Kant, em relao ao conhecimento, na medida em que em seu sistema no existe nenhuma categoria de entendimento a priori. As noes de tempo, espao e a logicidade de raciocnio so construdas pelo indivduo atravs da ao em trocas dialticas com o meio. Vygotsky e os outros tericos russos enfatizam o papel dos determinantes scio-culturais na formao das estruturas comportamentais. (COUTINHO E MOREIRA, 1991 p.23)

Quando estudamos o conceito de construtivismo, nos atentamos a idia de que o mesmo sustenta o indivduo em seus aspectos cognitivos tanto sociais quanto afetivos. E que o conhecimento no cpia de uma realidade apresentada ao educando, mas, que possvel a sua construo de maneira autnoma e independente. Vygotsky j visualiza o sujeito como um ser extremamente social, dentro um raciocnio marxista, um produto social. Ele aponta para os processos superiores como comunicao, raciocnio, linguagem e outros, eles surgem a partir do contexto social e vo se internalizando. J a teoria conhecida como Teoria Psicogentica desenvolvida por Piaget, aponta para a construo do conhecimento desde o nascimento. Onde o indivduo ao nascer estabelece novos conhecimento e constre sua aprendizagem. O papel do professor na viso de Piaget est mais direcionada para um expectador do desenvolvimento do processo do conhecimento, do que um interventor. Porm possvel perceber que a teoria de Piaget continua sendo a viso mais completa com relao ao desenvolvimento cognitivo onde partir do

nascimento do indivduo at a sua idade adulta, abrangendo sua construo moral, social, lgica, matemtica e outras. Ao descrever aprendizagem, Piaget apresenta uma viso diferente do que muitos tericos apresentam a esta palavra. Para Piaget, segundo Macedo (1994):

a aprendizagem refere-se aquisio de uma resposta particular, aprendida em funo da experincia, obtida de forma sistemtica ou no. Enquanto que o desenvolvimento seria uma aprendizagem de fato, sendo este o responsvel pela formao dos conhecimentos.

Piaget aponta quatro estgios em sua teoria em relao ao desenvolvimento da criana, sendo elas: Sensrio-motor (0 2 anos); Pr-operatrio ( 2 7 anos); Operatrio-concreto ( 7 12 anos); Operatrio Lgico-Formal (12 16 anos); Agora apresento alguns dos principais conceitos da Teoria Piagetiana, so elas: a organizao, adaptao, assimilao e acomodao e por fim o esquema. Organizao O pensamento organizao atravs de aes que se organizam atravs de esquemas, no qual a adaptao e o pensamento so indissolveis para o processo de construo do pensamento. Adaptao Piaget acredita que o indivduo modifica o meio e tambm modificado por ele. Assimilao e Acomodao O prprio Piaget define a assimilao como (PIAGET, 1996, p. 13): ... uma integrao estruturas prvias, que podem permanecer invariveis ou so mais ou menos modificadas por esta prpria integrao, mas sem descontinuidade com o estado precedente, isto , sem serem destrudas, mas simplesmente acomodando-se nova situao. Isto significa que a criana tenta continuamente adaptar os novos estmulos aos esquemas que ela possui at aquele momento. Por exemplo, imaginemos que uma criana est

aprendendo a reconhecer animais, e at o momento, o nico animal que ela conhece e tem organizado esquematicamente o cachorro. Assim, podemos dizer que a criana possui, em sua estrutura cognitiva, um esquema de cachorro. Pois bem, quando apresentada, esta criana, um outro animal que possua alguma semelhana, como um cavalo, ela a ter tambm como cachorro (marrom, quadrpede, um rabo, pescoo, nariz molhado, etc.)... Esquema Forma pela qual o organismo utiliza estratgias para se incorporar ao meio. Exemplo disso, temos o reflexo. Uma criana quando nasce, no apresenta esquemas, porm de acordo com seu crescimento, ela vai se desenvolvendo ao ponto que os esquemas so se estruturando e se tornando maiores e numerosos. Ao abordar a teoria do construtivismo, Piaget apontou para vrias vertentes do processo de construo e formao do conhecimento. possvel perceber que a aprendizagem surge atravs de uma transformao da experincia entre o sujeito e o objeto. Quando apresentamos o conceito de um ngulo de 90 graus ao aluno, o sentido de seu comportamento a compreenso do contedo abordado fica restrito e isolado. Porm ao pedir para criana analisar construes, mesas, paredes e outros locais de seu convvio, ela ir perceber a representao daquele ngulo e sua aplicabilidade dentro do contexto e sim ter um sentido mais amplo ao contedo. Mesmo diante de tanta teoria e informao, ns professores, ficamos preso ao velho e antigo conceito do processo ensino-aprendizagem, no qual o professor continua como o detentor do saber e seu aluno, como um mero expectador do processo. No sabendo ele, que atravs de experincias, esse aluno tendo a aprender muito mais.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA

COUTINHO, M. T. C., MOREIRA, M. C. Psicologia da educao. So Paulo: L, 1991 MACEDO, Lino. Ensaios Construtivistas. 3. Ed. So Paulo : Casa do Psiclogo, 1994. PIAGET, Jean. A equilibrao das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro : Zahar, 1975. PIAGET, J, O Nascimento da Inteligncia na Criana, 4 edio, Rio de Janeiro, Zahar, 1982 PIAGET, Jean e INHELDER, Brbel. A psicologia da criana. So Paulo : DIFEL, 1982. PIAGET, Jean. Biologia e Conhecimento. 2 Ed. Vozes : Petrpolis, 1996. UCS. Jean Piaget: um aporte terico para o construtivismo e suas contribuies para o processo de ensino e aprendizagem da Lngua Portuguesa e da Matemtica. Disponvel em < http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/770 /71>. Acessado em 17/06/2013 UFRGS. Ambiente de Aprendizagem Construtivista. Disponvel em < http://penta.ufrgs.br/~luis/Ativ1/Construt.html>. Acessado em 16/06/2013 UFRGS. Teoria Construtivista. Disponvel em < http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo11/etapa2/construtivismo.pdf>. Acessado em 14/06/2013 WIKIPDIA. Construtivismo. Disponvel em < http://pt.wikipedia.org/wiki/Construtivismo>. Acessado em 12/06/2013.

S-ar putea să vă placă și