Sunteți pe pagina 1din 19

GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA

Agosto/2009

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Agente Fiscal de Rendas - Nvel Bsico - SQC - III


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova A01, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO2

No do Documento

0000000000000000
000010001001

PROVA 2
INSTRUES

Conhecimentos Bsicos

- Verifique se este caderno contm 80 questes, numeradas de 1 a 80. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Voc ter 4 horas para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. - Ao trmino da prova, chame o fiscal da sala para devolver este caderno e sua Folha de Respostas. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


CONHECIMENTOS BSICOS Direito Administrativo 1. Determinado agente pblico, realizando fiscalizao, verifica tratar-se de caso de aplicao de multa administrativa. Tal agente, de ofcio, lavra o auto respectivo. Considerando essa situao luz de princpios que regem a Administrao Pblica, correto afirmar que, em nome do princpio da (A) (B) (C) (D) (E) 2. autoexecutoriedade, tal multa pode ser exigida independentemente de defesa do autuado em processo administrativo. imperatividade, a cobrana dessa multa no depende de autorizao judicial. indisponibilidade do interesse pblico, o julgador no processo administrativo no pode dar razo s alegaes do particular. autotutela, a Administrao pode anular a autuao, caso nela constate vcios quanto legalidade. presuno de legalidade, a Administrao s pode reconhecer a invalidade do auto ante prova produzida pelo particular.
o

Nos termos da Lei Complementar paulista n 939/03, a execuo de trabalhos de fiscalizao (A) (B) (C) ser seguida de emisso de ordem de fiscalizao, notificao ou outro ato administrativo autorizando a execuo de quaisquer procedimentos fiscais, salvo excees previstas em lei. depender de emisso de ordem de fiscalizao, notificao ou outro ato administrativo autorizando a execuo de quaisquer procedimentos fiscais, mesmo em casos de extrema urgncia, tais como flagrante infracional. no ser precedida, excepcionalmente, de emisso de ordem de fiscalizao, notificao ou outro ato administrativo autorizando a execuo de quaisquer procedimentos fiscais, em casos como o da continuidade de ao fiscal iniciada em outro contribuinte. ser precedida de emisso de ordem de fiscalizao, notificao ou outro ato administrativo autorizando a execuo de quaisquer procedimentos fiscais, sem excees. levar a que tal ato seja emitido no prazo mximo de 7 dias, quando realizada sem prvia emisso de ordem de fiscalizao, notificao ou outro ato administrativo autorizando a execuo de quaisquer procedimentos fiscais.
o

(D) (E) 3.

Segundo as regras do Sistema Estadual de Defesa do Contribuinte, institudo pela Lei Complementar paulista n 939/03, constatada infrao ao disposto nesta Lei, o contribuinte poder apresentar ao Conselho Estadual de Defesa do Contribuinte (CODECON) reclamao fundamentada e instruda. Tal reclamao (A) (B) (C) (D) (E) processada pelo CODECON, mas deve ser encaminhada para julgamento pelo Poder Judicirio. processada pelo CODECON, mas deve ser encaminhada para julgamento pelo Tribunal de Impostos e Taxas. julgada pelo CODECON, mas as consequncias do julgamento de procedncia devem ser executadas por iniciativa do Ministrio Pblico. julgada pelo CODECON, que, no caso de procedncia, aplicar diretamente a penalidade cabvel ao servidor responsvel. julgada pelo CODECON, que, no caso de procedncia, representar contra o servidor responsvel ao rgo competente, devendo ser imediatamente aberta sindicncia ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

4.

Sobre validade dos atos administrativos, considere:

I. Nos atos discricionrios, ser razo de invalidade a falta de correlao lgica entre o motivo e o contedo do ato, tendo
em vista sua finalidade.

II. A indicao de motivos falsos para a prtica do ato, mesmo para os casos em que a lei no exija sua motivao, implica a
invalidade do ato.

III. A Administrao poder convalidar seus atos invlidos quando a invalidade decorrer de vcio de competncia, desde que
a convalidao seja feita pela autoridade titulada para a prtica do ato e no se trate de competncia indelegvel. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 5.

III, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. I, II e III. I e II, apenas.

Em virtude de mudana das condies fticas que ensejaram a celebrao de contrato de prestao de servios de natureza contnua, determinada entidade da Administrao pretende promover a alterao do contrato, para fins de supresso de seu o objeto, que resultar na diminuio do equivalente a 35% de seu valor inicial atualizado. luz da Lei n 8.666/93, essa situao (A) (B) (C) (D) (E) vedada, pois no se admite a alterao quantitativa de contrato de prestao de servios a serem executados de forma contnua. admitida, pois o contratado est obrigado a aceitar as supresses que se fizerem nas obras, servios ou compras, at 50% do valor do contrato. admitida, desde que resultante de acordo celebrado entre os contratantes. vedada, pois apenas a modificao do projeto ou das especificaes, para melhor adequao tcnica a seus objetivos, enseja alterao unilateral do contrato. vedada, pois a supresso do objeto contratual est limitada a 25% do valor contratado, em qualquer hiptese.
FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


6. Considere as seguintes hipteses:

I. Determinada associao pretende defender em juzo direito seu, face a ato de autoridade tributria que reputa ilegal. II. Certo contribuinte, pessoa fsica, pretende ver anulado judicialmente Auto de Infrao e Imposio de Multa, cobrando do
Poder Pblico prejuzos que sofreu em consequncia de tal ato.

III. Um indivduo pretende sustentar, em juzo, a invalidade de Auto de Infrao que aponta a prtica de fato caracterizador
de crime tributrio, de modo a igualmente proteger-se contra eventual ordem de priso. O mandado de segurana, em sua modalidade individual, (A) (B) (C) (D) (E) ser a via adequada para a hiptese I, apenas. ser a via adequada para a hiptese II, apenas. ser a via adequada para a hiptese III, apenas. ser a via adequada para todas essas hipteses. no ser a via adequada para nenhuma dessas hipteses.
o

7.

Em matria de licitaes, caracterstica estranha modalidade concorrncia, prevista na Lei n 8.666/93, a (A) (B) (C) (D) (E) exigncia de comprovao de qualificao tcnica na fase de habilitao. possibilidade de alterao de valores constantes da proposta comercial durante o procedimento. possibilidade de julgamento pelo critrio de menor preo. possibilidade de uso de recursos administrativos no curso do procedimento. utilizao do tipo tcnica e preo para servios de natureza predominantemente intelectual.

Direito Privado 8. Ocorrendo decretao da falncia, (A) (B) (C) (D) (E) o devedor perde o direito de disposio, mas no o de administrar seus bens. sero exigveis e tero classificao prpria todas as despesas que os credores fizeram para tomar parte na falncia. no fica prevento o juzo a que foi distribuda, podendo outros pedidos de falncia ser ajuizados e distribudos livremente. as aes trabalhistas passaro a ser processadas perante o juzo falimentar, que far a classificao do respectivo crdito. haver a suspenso do curso da prescrio e de todas as aes e execues em face do devedor, inclusive aquelas dos credores particulares do scio solidrio.

9.

Nas sociedades limitadas, quando a maioria dos scios, representativa de mais da metade do capital social, entender que um ou mais scios esto pondo em risco a continuidade da empresa, por atos de gravidade inegvel, (A) (B) (C) (D) (E) poder exclu-los da sociedade, mediante alterao do contrato social, desde que prevista neste a excluso por justa causa. dever promover a dissoluo total da sociedade, independentemente de ao judicial, para excluso dos scios. ter de propor, necessariamente, ao de dissoluo parcial da sociedade, sob pena de responder solidariamente pelos prejuzos sofridos por terceiros. dever exclu-los da sociedade, independentemente de previso contratual, pagando ao excludo o valor nominal de suas cotas. poder depositar judicialmente os crditos dos scios faltosos, afastando-os da administrao da sociedade, mas no poder exclu-los do quadro societrio, por ferir o direito de propriedade.

10.

O servidor pblico X recebeu dinheiro para expedir certido solicitada por Y, de contedo falso, todavia, no a elaborou conforme solicitado, fazendo dela constar apenas os fatos verdadeiros. Y, sentindo-se prejudicado, moveu ao de repetio contra X, requerendo, tambm, acrscimo de juros, desde o pagamento indevido. Neste caso, Y (A) (B) (C) (D) (E) ter direito devoluo somente da metade do que pagou, porque houve ilcito de ambas as partes. no ter direito repetio, mas o que pagou reverter em favor de estabelecimento de beneficncia, existente na localidade, a critrio do Juiz. no ter direito repetio, podendo X reter o que recebeu, a ttulo de liberalidade de Y. s ter direito repetio se provar que X era incompetente para expedir a certido, o que configura erro de Y. ter direito repetio, mas no aos juros. 3

FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


11. Podem os cnjuges celebrar sociedade entre si, desde que o regime de bens do casamento no seja (A) (B) (C) (D) (E) o da comunho universal ou da participao final nos aquestos. o da comunho parcial ou da comunho universal. o da separao facultativa ou da participao final nos aquestos. o da comunho universal ou da separao obrigatria. estabelecido em pacto antenupcial, com expressa vedao da sociedade entre os nubentes, qualquer que seja o regime escolhido.

Direito Constitucional 12. Considera-se desdobramento do princpio da igualdade, sob o aspecto material, a previso constitucional segundo a qual (A) (B) (C) (D) empresas pblicas e sociedades de economia mista podero gozar de privilgios fiscais no extensivos s do setor privado. assegurado tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constitudas sob as leis brasileiras, que tenham sua sede e administrao no pas ou no exterior. os impostos, sempre que possvel, tero carter pessoal e sero graduados de acordo com a capacidade econmica do contribuinte. lei complementar federal, em matria tributria, definir tratamento diferenciado para as microempresas e empresas de pequeno porte, exceto no caso do imposto sobre operaes relativas circulao de mercadorias, de competncia estadual. o imposto sobre exportao para o exterior de produtos nacionais ou nacionalizados ser seletivo, em funo da essencialidade do produto.

(E)

13.

Sobre a disciplina dos direitos e garantias fundamentais na Constituio da Repblica vigente, considere:

I. Todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou
geral, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado.

II. A criao de associaes e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorizao, sendo vedada a interferncia
estatal em seu funcionamento.

III. Como exceo garantia da inviolabilidade de domiclio, a Constituio autoriza o ingresso na casa do indivduo,
independentemente de seu consentimento, a qualquer hora, em caso de flagrante delito ou desastre, ou ainda por determinao judicial.

IV. A prtica de racismo, assim como a de terrorismo, considerada crime inafianvel e imprescritvel, sujeito pena de
recluso, nos termos da lei. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I e II. I e IV. II e III. II e IV. III e IV.

14.

Lei estadual que versasse sobre questes especficas das condies para o exerccio da enfermagem no mbito do Estado seria (A) (B) (C) (D) (E) inconstitucional, uma vez que a Constituio da Repblica assegura o livre exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, independentemente do atendimento a qualificaes profissionais estabelecidas em lei. compatvel com a Constituio da Repblica, desde que houvesse lei complementar que autorizasse os Estados a legislar sobre questes especficas da matria. incompatvel com a Constituio da Repblica, que no reconhece aos Estados a competncia para legislar em carter suplementar, em se tratando de competncia legislativa concorrente. constitucional, por se inserir dentro da competncia legislativa residual inerente aos Estados-membros da federao brasileira. suspensa em sua eficcia, naquilo em que fosse contrria lei federal superveniente sobre a matria.
FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


15. Determinada lei estadual declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal, em sede de ao direta de inconstitucionalidade movida pelo Procurador-Geral da Repblica. Nessa hiptese, rgos e entidades da Administrao Pblica estadual (A) (B) (C) (D) (E) poderiam deixar de observar a deciso, se obtivessem posteriormente, em juzo, pronunciamento favorvel constitucionalidade da lei, em deciso transitada em julgado. no se submeteriam deciso, que nula, pois lei estadual no pode ser objeto de ao direta de inconstitucionalidade movida perante o Supremo Tribunal Federal. somente poderiam ser compelidos a cumprir a deciso se fosse editada Resoluo do Senado Federal que suspendesse a eficcia da lei estadual em questo. estariam obrigados a observar a deciso, que possui eficcia contra todos e efeito vinculante em relao, entre outros, Administrao pblica direta e indireta estadual. no se submeteriam deciso, que nula, pois o Procurador-Geral da Repblica no possui legitimidade para propositura de ao direta de inconstitucionalidade que tenha por objeto lei ou ato normativo estadual.

16.

Suponha que o Estado de So Paulo deixe de entregar aos Municpios cinquenta por cento do produto da arrecadao do Imposto sobre a Propriedade dos Veculos Automotores licenciados em seus territrios. Nessa hiptese, nos termos da Constituio da Repblica, (A) poder a Unio decretar estado de stio, no espao territorial do Estado, para o pronto restabelecimento da ordem pblica, ameaada por iminente instabilidade institucional. caber ao Superior Tribunal de Justia prover representao do Procurador-Geral da Repblica para assegurar a observncia das regras constitucionais relativas repartio de receitas. poder a Unio decretar estado de defesa, na hiptese de eventual prvia decretao de estado de stio no ser suficiente para restabelecer a normalidade institucional, no mbito do Estado. tero os Municpios legitimidade para ajuizar ao direta de inconstitucionalidade, perante o Supremo Tribunal Federal, visando impelir o Estado ao cumprimento de sua obrigao. o Estado ficar sujeito interveno federal, tendo por finalidade a reorganizao de suas finanas.

(B)

(C)

(D)

(E)

17.

Decreto do Governador do Estado de So Paulo que disponha sobre organizao e funcionamento da administrao estadual ser (A) compatvel com a Constituio estadual vigente, desde que no implique aumento de despesa, nem criao ou extino de rgos pblicos. incompatvel com a Constituio estadual vigente, que somente admite que seja objeto de decreto governamental autnomo a extino de funes ou cargos pblicos, quando vagos. incompatvel com a Constituio da Repblica e a do Estado, que somente admitem a expedio de decretos e regulamentos pelo Chefe do Poder Executivo para fiel execuo da lei. inconstitucional, por ofensa ao princpio da legalidade estrita que se aplica aos rgos da Administrao Pblica. compatvel com a Constituio da Repblica e a do Estado, desde que haja delegao legislativa prvia para a regulamentao da matria pelo Governador do Estado.

(B)

(C)

(D) (E)

18.

Suponha que, a fim de atender a despesa decorrente de calamidade pblica, o Governador do Estado de So Paulo editasse medida provisria para abertura de crdito extraordinrio, para vigorar por um prazo de sessenta dias, prorrogveis por mais sessenta. Referida medida provisria seria (A) (B) (C) (D) (E) compatvel com a Constituio da Repblica e a do Estado, que admitem expressamente a abertura de crdito extraordinrio por meio de medida provisria para atender a despesas imprevisveis e urgentes. incompatvel com a Constituio paulista, que no prev a possibilidade de o Governador do Estado editar medida provisria. incompatvel com a Constituio da Repblica, que somente autoriza aos Estados o uso de medida provisria na hiptese de regulamentao da explorao dos servios de gs canalizado. incompatvel com a Constituio da Repblica, pela qual no existe a possibilidade de prorrogao do prazo de vigncia de medida provisria. incompatvel com a Constituio da Repblica, na medida em que esta veda a edio de medida provisria sobre matria relativa a planos plurianuais, diretrizes oramentrias, oramento, crditos adicionais e suplementares, sem excees. 5

FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


Direito Penal 19. Nos crimes contra a ordem tributria, (A) (B) (C) (D) (E) 20. inadmissvel a forma culposa. o sujeito ativo sempre o contribuinte ou funcionrio pblico. inadmissvel o concurso de pessoas. cabvel a tentativa, se formais. so punveis apenas condutas comissivas.

O particular que, em concurso com funcionrio pblico e em razo da funo por este exercida, exige vantagem indevida para ambos, embora no cheguem a receb-la, pratica o crime de (A) (B) (C) (D) (E) tentativa de concusso. corrupo passiva consumada. concusso consumada. tentativa de corrupo passiva. corrupo ativa consumada. Direito Tributrio I

21.

Em abril de 2008, foi realizada fiscalizao em empresa atacadista, na qual constatou-se, em sua escrita fiscal, em relao ao ICMS devido no perodo de setembro de 2002 a novembro de 2003, que no teria havido o correspondente pagamento antecipado por parte do contribuinte e, em relao ao ICMS devido no perodo de dezembro de 2003 a maro de 2005, teria havido pagamento antecipado a menor. Em virtude de tais fatos, foi lavrado Auto de Infrao e Imposio de Multa com cobrana das diferenas de ICMS devido, mais multa e juros de mora. A regular notificao do Auto de Infrao deu-se em abril de 2008. Nesse caso, (A) (B) (C) (D) (E) os dbitos de novembro de 2002 a novembro de 2003 esto prescritos. os dbitos de dezembro de 2003 a abril de 2004 esto prescritos. houve decadncia em relao aos dbitos do perodo de setembro de 2002 a novembro de 2002. houve decadncia em relao aos dbitos do perodo de novembro de 2002 a maro de 2003. houve decadncia e prescrio em relao aos dbitos do perodo de novembro de 2002 a maro de 2003.
o

22.

Dispe o 2 , do art. 62, da Constituio Federal, que medida provisria que implique instituio ou majorao de impostos, exceto os impostos de importao, exportao, sobre operaes de cmbio, crdito, seguro e valores mobilirios, produtos industrializados e extraordinrio, s produzir efeitos no exerccio financeiro seguinte, se houver sido convertida em lei at o o ltimo dia daquele em que foi editada. Por sua vez, dispe o 1 do art. 150, in fine, da Constituio Federal, que a anterioridade mnima de 90 dias para a incidncia de leis instituidoras ou majoradoras de tributos no se aplica aos seguintes tributos: emprstimos compulsrios para atender a despesas extraordinrias; imposto de importao; imposto de exportao; imposto de renda; imposto sobre operaes de cmbio, crdito, seguro e valores mobilirios; e imposto extraordinrio. Uma medida provisria editada em maro de 2009 que venha a majorar o imposto de importao e o imposto de renda (A) (B) (C) (D) (E) ter eficcia imediata em relao a ambos os impostos. ter eficcia imediata apenas em relao ao imposto de importao, devendo ser convertida em lei at o ltimo dia do exerccio de 2009 para que tenha eficcia a partir de 01 de janeiro de 2010, em relao ao imposto de renda. s produzir efeitos noventa dias a contar do exerccio seguinte, se for convertida em lei at o ltimo dia do exerccio de 2009, em relao a ambos os impostos. s produzir efeitos noventa dias a contar da sua edio, em relao ao imposto de importao, e no exerccio seguinte se for convertida em lei at o ltimo dia do exerccio de 2009, em relao ao imposto de renda. s produzir efeitos noventa dias a contar do exerccio seguinte, se for convertida em lei at o ltimo dia do exerccio de 2009, em relao ao imposto de renda, e noventa dias a contar da sua edio em relao ao imposto de importao.

23.

A relao jurdica tributria refere-se no s obrigao tributria stricto sensu, como ao plexo de deveres instrumentais, (positivos ou negativos) que gravitam em torno do tributo, colimando facilitar a aplicao exata da norma jurdica que o previu. (...) Todos estes deveres, repita-se, no possuem, em si mesmos, cunho patrimonial.
(Roque Antnio CARRAZZA. Curso de direito constitucional tributrio. 23. ed. So Paulo: Malheiros, 2007, p. 331-332).

O texto refere-se obrigao tributria (A) (B) (C) (D) (E) 6 acessria, que s existe quando presente a obrigao tributria principal, stricto sensu. principal, que se expressa por meio de pagamento de tributo atrelado emisso de NF, manuteno de escriturao contbil, preenchimento de guias de recolhimento de tributos, por exemplo, com natureza jurdica de obrigao de dar. acessria, que, diferentemente da obrigao tributria principal, no se submete ao princpio da legalidade estrita, podendo ser veiculada originariamente por decreto, portaria ou instruo normativa sem prvia previso legal. acessria, que, por sua vez, pode ser convertida em obrigao tributria principal, quando passvel de expresso em moeda, com natureza jurdica de obrigao de dar, quando se referir a pagamento, ou de obrigao de fazer ou no fazer. acessria, que pode existir sem que exista obrigao tributria principal, em virtude de iseno ou imunidade, por exemplo, e que deve vir sempre prevista em lei, com natureza jurdica de obrigao de fazer ou no fazer.
FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


24. Conforme o art. 3 do CTN, Tributo toda prestao pecuniria compulsria, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que no constitua sano de ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Partindo da premissa de que o conceito de tributo previsto no Cdigo Tributrio Nacional foi recepcionado pela Constituio Federal de 1988 e fazendo uma interpretao sistemtica do Cdigo Tributrio Nacional inserido na ordem constitucional vigente, correto afirmar que no conceito legal de tributo possvel identificar alguns dos denominados princpios constitucionais tributrios. So identificveis no conceito legal de tributo os princpios (A) (B) (C) (D) (E) 25. da capacidade contributiva e da uniformidade geogrfica. da isonomia e da liberdade de trfego. da capacidade contributiva e da anterioridade. da anterioridade e da irretroatividade. da legalidade e da vedao ao efeito de confisco.
o

A Constituio Federal de 1988 cuida da repartio de receitas tributrias do ICMS da seguinte forma:

I. cinquenta por cento do produto da arrecadao pertencem aos Municpios. II. trs quartos, no mnimo, do que destinado aos Municpios ser devido na proporo do valor adicionado nas operaes
relativas circulao de mercadorias e nas prestaes de servios, realizadas em seus territrios.

III. at um quarto do que destinado aos Municpios ser creditado conforme dispuser lei estadual. IV. lei estadual poder utilizar-se de critrios a serem preenchidos pelos Municpios para realizar a repartio de receita do
ICMS. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 26.

I e II. I, II e III. I e III. II, III e IV. II e IV.

Da verificao de que o lanamento o procedimento administrativo destinado a constituir o crdito tributrio e que o lanamento reporta-se data da ocorrncia do fato gerador da obrigao e rege-se pela lei ento vigente, ainda que posteriormente modificada ou revogada, possvel identificar o cumprimento do princpio constitucional da (A) (B) (C) (D) (E) irretroatividade tributria. anterioridade anual. anterioridade nonagesimal. isonomia tributria. capacidade contributiva.

27.

A responsabilidade tributria deve vir prevista em lei, como decorrncia dos princpios da legalidade e da tipicidade. Com previso no Cdigo Tributrio Nacional, responsvel tributrio (A) (B) (C) (D) (E) o alienante de estabelecimento comercial, pelos tributos cujos fatos geradores sejam anteriores alienao. o adquirente de estabelecimento comercial, pelos tributos cujos fatos geradores sejam anteriores alienao, quando o alienante s retomar a explorao de comrcio, indstria ou atividade seis meses aps a alienao. o alienante de veculo automotor e o alienante de bem imvel, pelos tributos cujos fatos geradores sejam anteriores alienao. o incapaz submetido ao poder familiar, tutela ou curatela, pelos tributos cujos fatos geradores tenha praticado. cada um dos scios por obrigaes tributrias resultantes de atos praticados com excesso de poderes ou infrao de lei, contrato ou estatuto social de empresa, independentemente da qualidade de representante legal.

28.

Dispe o Cdigo Tributrio Nacional, art. 135, inciso II que so pessoalmente responsveis pelos crditos correspondentes a obrigaes tributrias resultantes de atos praticados com excesso de poderes ou infrao de lei, contrato ou estatuto os mandatrios, prepostos e empregados. Por sua vez, o mesmo diploma dispe no art. 137, inciso III, alnea b, que a responsabilidade pessoal do agente quanto s infraes que decorrem direta e exclusivamente de dolo especfico dos mandatrios, prepostos ou empregados, contra seus mandantes, preponentes ou empregadores. J o Cdigo Civil, Pargrafo nico do art. 1.177, dispe que os prepostos, no exerccio de suas funes, so pessoalmente responsveis, perante os preponentes, pelos atos culposos, e, perante terceiros, solidariamente com o preponente, pelos atos dolosos. Da conjugao destes dispositivos correto concluir que (A) (B) (C) (D) (E) a regra de direito civil prevalece sobre a regra de direito tributrio, por ser a lei civil mais nova que a lei tributria. a responsabilidade tributria do preposto por excesso de poderes, infrao de lei, contrato ou estatuto sempre solidria com o preponente, por entendimento pacfico e unnime na doutrina e na jurisprudncia. o preposto responde pessoalmente pelos tributos cujos fatos geradores decorreram exclusivamente do excesso de poderes ou infrao de lei, contrato ou estatuto. existe um conflito entre as regras do art. 135, II e 137, III, b, do CTN, devendo prevalecer a regra do art. 135, II, do CTN, por interpretao com o Pargrafo nico do art. 1.177, do Cdigo Civil. o preponente responde solidariamente com o preposto pelas infraes tributrias por este cometidas de forma dolosa. 7

FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


29. Uma empresa de produtos de luxo sediada em So Paulo adquire mercadoria de importadora situada no Estado de Santa Catarina. Considerando hipoteticamente que a alquota do ICMS no Estado de Santa Catarina para este tipo de mercadoria de 25% e que no Estado de So Paulo de 18%, a empresa sediada em So Paulo se credita de ICMS incidente sobre este tipo de operao amparada especificamente no princpio constitucional da (A) (B) (C) (D) (E) 30. seletividade, em razo da essencialidade do produto. legalidade, porque deve haver previso expressa em lei autorizando este mecanismo contbil de crdito-dbito. isonomia, que assegura mesmo tratamento tributrio para contribuintes que estejam numa mesma situao, independentemente do lugar da ocorrncia do fato gerador. vedao ao confisco, impedindo a bitributao sobre uma mercadoria. no-cumulatividade, na qual assegurada a deduo correspondente aos montantes cobrados nas operaes anteriores.

Sobre a iseno, correto afirmar que (A) (B) (C) (D) (E) causa de extino do crdito tributrio. a iseno concedida irrevogvel, por gerar direito adquirido ao contribuinte que a obteve, salvo se concedida por prazo certo e em funo de determinadas condies. a iseno especfica inconstitucional por violar os princpios da igualdade e da legalidade. a Unio pode conceder iseno a tributo estadual, desde que a lei concessiva tambm preveja iseno para um tributo federal. a sua concesso, quando se tratar de iseno especfica, depender de despacho de autoridade administrativa competente, aps comprovao dos requisitos previstos na lei. Legislao Tributria do Estado de So Paulo I

31.

Trtarus, casado sob o regime de comunho universal de bens com Afrodite, faleceu e deixou viva e dois filhos de nomes Oranos e Hemera, dois netos, filhos desta ltima, de nomes Theia e Brontes e nenhum ascendente. Os bens comuns do casal foram avaliados em R$ 100.000,00. Os filhos do falecido, Oranos e Hemera, renunciaram herana. Quanto sujeio passiva do ITCMD e ao montante do imposto causa mortis a ser recolhido, correto afirmar: (A) (B) (C) (D) (E) Afrodite, viva, em face da renncia dos filhos do falecido, herdar a totalidade da herana, respondendo pelo pagamento do imposto, no valor total de R$ 4.000,00. Theia e Brontes, netos do falecido, so considerados contribuintes do imposto, pois herdam por direito prprio e por cabea. O valor do imposto devido ser de R$ 1.000,00 para cada um. Oranos e Hemera so responsveis individualmente pelo pagamento do imposto, no valor de R$ 2.000,00, cada um, por se tratar de renncia pura e simples. Afrodite, viva, recolher o imposto, no valor de R$ 2.000,00, correspondente aos bens que herdou do falecido marido, por ser a prxima da classe a suceder. Theia e Brontes so considerados contribuintes do imposto, por serem sucessores do falecido, em decorrncia da renncia pura e simples de sua me e de seu tio, devendo cada um deles pagar o imposto no valor de R$ 2.000,00.

32.

O ITCMD um tributo que incide sobre relaes jurdicas no-onerosas, como ocorre nas transmisses causa mortis e por doao. A lei do ITCMD tambm considera dentro de seu campo de incidncia a doao efetuada com encargo, o excesso de o o o quinho ou meao e a cesso de direitos (art. 2 e art. 7 , ambos da Lei n 10.705/2001). Com base nessas disposies, considere:

I. Partilha de bens de Veloso, consistentes em uma biblioteca particular, com 38 mil volumes, avaliada em um milho de
reais, para seus dois nicos filhos, os quais receberam quinhes desiguais, na proporo de 60% e 40% do respectivo patrimnio.

II.

Argus e Selene, casados sob o regime de comunho parcial de bens, em clusula de separao consensual homologada, transferiram, sem qualquer encargo, aos filhos menores, o bem imvel no valor de R$ 250.000,00, de que so donos e do qual esto dispondo. Por ocasio do falecimento de Caio, abriu-se o processo de arrolamento para partilhar o patrimnio comum do casal, avaliado em R$ 600.000,00, entre a viva e seus dois filhos. viva coube o equivalente a R$ 400.000,00 e a cada um dos filhos a importncia de R$ 100.000,00. seu pai, estimada em R$ 300.000,00, aps oferec-la aos co-herdeiros, tanto por tanto, que no a quiseram.

III.

IV. Antnio, por cesso de direitos, cede onerosamente ao seu amigo Jos a sua cota hereditria, em face do falecimento de V. Por meio de disposio testamentria, foi partilhado o patrimnio do de cujus, consistente em R$ 600.000,00, em
dinheiro, entre seus trs filhos, nicos herdeiros, da seguinte forma: ao primeiro filho coube a importncia de R$ 400.000,00, a quem o testador deixou tambm a sua parte disponvel; ao segundo filho coube a importncia de R$ 100.000,00 e ao terceiro filho coube a importncia de R$ 100.000,00. NO caracterizam incidncia sobre doao APENAS as hipteses expressas em (A) (B) (C) (D) (E) 8

I, IV e V. I, III e IV. II e III. III e V. IV e V.


FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


33. O art. 22 da Lei n 13.296, de 23 de dezembro 2008, estabelece um prazo de 30 dias para que o IPVA incidente sobre veculo novo seja recolhido, fixando uma data a partir da qual se iniciar a contagem desse prazo. Com base nesse dispositivo, a situao na qual o imposto foi recolhido fora do prazo (A) Elizabeth, debutante de seu primeiro carro zero km, resolveu, ela prpria, fazer o licenciamento do veculo que adquiriu no dia 12 de junho de 2009. A NF de aquisio do veculo que apresentou ao Ciretran foi emitida pela concessionria no dia 18 de junho de 2009. No dia 17 de julho de 2009, Elizabeth pagou o IPVA. Caio, no dia 12 de janeiro de 2009, adquiriu um chassi com motor novo e o enviou a um fabricante de carrocerias para a colocao de ba em alumnio. No dia 20 de janeiro de 2009, o fabricante emitiu a NF de venda do ba. Data de pagamento do IPVA: 18 de fevereiro de 2009. Rodrigo, amante de automveis exticos, com base em um prottipo original de sua criao, encomendou a fabricao de um veculo especial, fora de srie. O fabricante emitiu a NF do veculo no dia 12 de fevereiro de 2009 e, no dia 20 do mesmo ms, lhe foi concedida a autorizao para seu uso, sendo que o IPVA foi pago no dia 20 de maro de 2009. Nilson importou uma limusine diplomata luxo do exterior, no dia 17 de maro de 2009, para utiliz-la no casamento de sua filha. O desembarao do automvel ocorreu no dia 5 de maio de 2009, sendo que o veculo lhe foi entregue pela empresa concessionria de porto alfandegado no dia 12 de maio de 2009. Nilson pagou o IPVA no dia 10 de junho de 2009. No dia 15 de janeiro de 2009, a empresa Delikatessen encomendou a compra de um automvel de luxo para uso de seu diretor executivo de planejamento tributrio. A concessionria faturou o veculo no dia 19 de janeiro de 2009 e o entregou adquirente, no dia 22 de janeiro de 2009, data em que o veculo foi incorporado ao ativo permanente da empresa. O IPVA foi recolhido em 18 de fevereiro de 2009.
o

(B)

(C)

(D)

(E)

34.

O valor da base de clculo do IPVA o valor venal do veculo. Tratando-se de veculo novo, esse valor, em regra, obtido do documento fiscal de aquisio, e, se usado, por meio de tabela divulgada pela SEFAZ, no Dirio Oficial do Estado, que considera, em sua elaborao, a marca, o modelo, a espcie e o ano de fabricao. Considere as situaes a seguir:

I. Uma motocicleta de 1200 cilindradas, com motor movido a gasolina, importada do exterior, sendo sua base de clculo,
para fins de IPVA, equivalente a R$ 200.000,00, desembaraada em 20 de abril de 2009.

II. Um automvel novo, com motor movido exclusivamente a lcool, adquirido em 29 de junho de 2009 pelo valor de
R$ 20.000,00.

III. Uma camioneta nova, de cabine simples, com motor movido a lcool/gasolina, adquirida em 10 de fevereiro de 2009 pelo
valor de R$ 60.000,00.

IV. Um automvel usado, com motor movido a gasolina/GNV, fabricado e j adaptado para GNV em 2006, com valor venal
de R$ 10.000,00, para o exerccio de 2009, conforme tabela de IPVA divulgada pela SEFAZ.

V. Um caminho novo, com motor movido a gasolina, adquirido em 10 de maio de 2009 pelo valor de R$ 100.000,00.
O valor do IPVA incidente sobre os veculos indicados nos itens I, II, III, IV e V, no exerccio de 2009, ser, respectivamente, em R$, (A) (B) (C) (D) (E) 4.500,00; 4.000,00; 3.000,00; 6.000,00; 3.000,00; 350,00; 600,00; 350,00; 600,00; 600,00; 1.100,00; 1.200,00; 1.100,00; 1.200,00; 1.000,00; 400,00 300,00 300,00 400,00 150,00 e e e e e 1.000,00 1.500,00 1.000,00 1.500,00 3.000,00

35.

O pedido de repetio do indbito poder ser deferido, a fim de restituir proporcionalmente o IPVA recolhido no prprio exerccio, na hiptese de (A) recolhimento do imposto efetuado por empresa locadora de veculos, em relao a automvel licenciado em outra unidade da federao e locado a empresa paulista, em carter no-temporrio, no exerccio de 2009. imposto pago, referente a veculo apreendido pela Receita Federal, que teve decretada a pena de perdimento, por conduzir mercadorias contrabandeadas de um pas vizinho. imposto correspondente a veculo que teve perda total em virtude de incndio. recolhimento do imposto a maior, em face de sua classificao incorreta na tabela oficial publicada pela SEFAZ. imposto recolhido por particular, incidente sobre a propriedade de veculo adquirido de rgo pblico. 9

(B)

(C) (D) (E)

FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


36. A Indstria Qumica Bonfante produz anticorrosivos e desinfetantes industriais. Para a fabricao de seus produtos, utiliza alguns componentes qumicos importados do exterior. Considerando que no ms de abril de 2009 realizou diversas importaes desses insumos, (A) o depositrio estabelecido em recinto alfandegado poder entregar as mercadorias importadas ao importador, vista da autorizao dada pelo rgo responsvel pelo seu desembarao, circunstncia em que o desobriga de qualquer responsabilidade fiscal, mesmo que no lhe seja apresentado o comprovante do pagamento do imposto ou outro documento equivalente. o crdito poder ser apropriado pela empresa, no ms de abril de 2009, ainda que a entrada efetiva dos insumos no estabelecimento se verifique no ms de maio do mesmo ano. o valor de importao expresso em moeda estrangeira, para a determinao da base de clculo, ser convertido em moeda nacional pela taxa de cmbio do dia do despacho aduaneiro, devendo ser ajustado, se houver variao da taxa de cmbio, at o pagamento do efetivo preo. o fato gerador do imposto ocorre no momento da entrada da mercadoria importada no estabelecimento, mas o seu pagamento deve ser efetuado antes do desembarao aduaneiro, por expressa disposio da lei. em face do princpio da no-cumulatividade, tratando-se de insumos importados do exterior, no haver direito ao crdito.

(B)

(C)

(D)

(E)

37.

Com frequncia, estabelecimentos apresentam saldo credor do imposto quando, em sua conta grfica, o total dos crditos for superior ao total dos dbitos, em determinado perodo de apurao. Quando esses crditos tiverem origem nos eventos descritos no art. 71 do RICMS, so considerados crditos acumulados gerados; em outras hipteses, so considerados crditos simples ou saldo credor. Considere que, em todas as seguintes situaes hipotticas, os crditos foram maiores do que os dbitos.

I. Indstria de celulose de Suzano-SP vende papel destinado fabricao de apostilas para concurso a uma editora
sediada em Piracicaba-SP.

II. Atacadista de louas e porcelanas de Santos-SP vende azulejos a preos promocionais para empresa de construo civil
de Niteri-RJ.

III. Loja de armarinhos de Campinas-SP, em grande liquidao de estoque, vende camisas a 90% do preo de custo. IV. Mineradora exporta ferro fundido ao exterior. V. Atacadista do Gasmetro (So Paulo-SP) vende madeiras compensadas para loja de Campo Grande-MS.
correto afirmar que trata-se de (A) (B) (C) (D) (E) crditos simples o que se afirma apenas nos itens I, II e III. crditos acumulados o que se afirma apenas nos itens I, II, IV e V. crditos acumulados o que se afirma apenas nos itens I, IV e V. crditos simples o que se afirma apenas nos itens II, III e V. crditos acumulados o que se afirma apenas nos itens II, IV e V.

38.

O crdito acumulado gerado e devidamente apropriado com prvia autorizao da Secretaria da Fazenda poder ser transferido, nas condies definidas no art. 73 do RICMS. Com base nesse dispositivo, permitida a transferncia de crdito acumulado do estabelecimento detentor ao estabelecimento fornecedor, para pagamento pela aquisio de (A) automvel utilizado pela diretoria, mediante transferncia de empresa comercial de Jales-SP para concessionria de automveis de Bauru-SP. microcomputador utilizado no setor administrativo, mediante transferncia de empresa comercial de Mogi das Cruzes-SP para loja de eletrnicos de Po-SP. caminho fabricado em Curitiba-PR, mediante transferncia de empresa transportadora de Osasco-SP para concessionria de caminhes de Birigui-SP. material de uso ou consumo, mediante transferncia de estabelecimento industrial de Santos-SP para loja comercial de Guaruj-SP. energia eltrica utilizada no setor industrial, mediante transferncia de estabelecimento industrial de Pindamonhangaba-SP para a companhia distribuidora de energia eltrica de Salto-SP.
FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

(B)

(C)

(D)

(E) 10

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


39. NO est beneficiada pela no-incidncia do imposto a seguinte operao: (A) Indstria paulista reimporta mercadoria anteriormente exportada sob amparo do Regime Aduaneiro Especial de Exportao Temporria. Madeireira vende assoalhos de ip para uma Trading Company, para fins de exportao ao exterior. Comercial exportadora vende para outra empresa, do mesmo ramo de atividade, mercadoria adquirida para fins de exportao e depositada em armazm alfandegado paulista, mediante autorizao da SEFAZ. Comercial Catering vende refeies gourmet para aeronave de bandeira estrangeira, aportada no pas, com preo expresso em moeda estrangeira e pagamento efetuado em reais, aps converso em moeda nacional pela taxa de cmbio oficial. Entreposto aduaneiro de Santos remete mercadoria para entreposto aduaneiro do Esprito Santo, para fim especfico de exportao, cuja ocorrncia foi comunicada ao Posto Fiscal de vinculao do remetente, no prazo de 15 dias.

(B) (C)

(D)

(E)

40.

A indstria Farrusca, de Cubato-SP, realiza beneficiamento de resduos slidos industriais, cujos produtos resultantes so: 80% tributados pelo ICMS e 20% isentos desse imposto. No dia 12 de junho de 2009, adquiriu uma mquina de grande porte para a fbrica, com ICMS destacado, nos documentos fiscais, no montante de R$ 36.000,00 e de R$ 1.200,00 sobre a mercadoria e o frete, respectivamente. A parcela do crdito a que ter direito, em face da entrada de bens destinados ao ativo permanente da empresa, e que poder ser apropriada no perodo, (A) (B) (C) (D) (E) R$ R$ R$ R$ 600,00 e R$ 20,00 750,00 e R$ 25,00 600,00 e nihil 750,00 e nihil

R$ 36.000,00 e R$ 1.200,00

41.

A empresa Zidefonte, fabricante de mquinas para indstria metalrgica, vende uma lingoteira para uma siderurgia, por R$ 100.000,00, cobrando, ainda, do cliente, com base em clusula contratual, os seguintes valores: R$ 30.000,00 a ttulo de servios de montagem; R$ 10.000,00 de despesas de frete; R$ 12.000,00 de despesas de guindaste; R$ 3.000,00 de escolta e R$ 5.000,00 de seguros. Considerando que o IPI destacado na NF foi de R$ 10.000,00, o valor da base de clculo , em R$, (A) (B) (C) (D) (E) 140.000,00 145.000,00 155.000,00 160.000,00 170.000,00

42.

A inscrio no Cadastro de Contribuintes do ICMS poder ser declarada nula, ou a sua eficcia poder ser cassada ou o suspensa, nas hipteses previstas nos arts. 20 e 21 da Lei n 6.374/89. NO corresponde hiptese de cassao, mas de nulidade da inscrio, o caso de (A) inadimplncia fraudulenta, em decorrncia da falta de pagamento de dbito tributrio vencido, quando o contribuinte detm disponibilidade financeira comprovada, ainda que por coligadas, controladas ou seus scios. embarao fiscalizao, decorrente da falta injustificada de apresentao de livros, documentos e arquivos digitais a que estiver obrigado o contribuinte. indicao incorreta dos dados de identificao dos controladores ou beneficirios (beneficial owner) de empresa offshore que figure no quadro societrio da empresa. constatao da simulao de existncia do estabelecimento ou da empresa por meio de processo administrativo. falta de comunicao de reativao das atividades ou de apresentao de pedido de baixa de inscrio, aps decorridos 12 meses contados da data da comunicao da interrupo temporria das atividades. 11

(B)

(C)

(D) (E)

FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


43. Com base nos arts. 7 , 8 e 10 da Lei Complementar n 87/96, para efeitos da exigncia ou da restituio do imposto por substituio tributria, INCORRETO afirmar: (A) A entrada de mercadoria ou bem no estabelecimento do adquirente, ou em outro, por ele indicado, ser considerada tambm como fato gerador do imposto. Na operao interestadual com combustveis derivados de petrleo, destinada a consumidor final, o imposto ser devido ao Estado onde estiver localizado o remetente e pago pelo adquirente. O contribuinte substitudo poder se creditar, em sua escrita fiscal, do valor do imposto pago a maior, atualizado segundo os mesmos critrios aplicveis ao tributo, quando o pedido de restituio no for decidido no prazo de noventa dias. O imposto a ser pago, em relao s operaes subsequentes, corresponder diferena entre o valor resultante da aplicao da alquota prevista para as operaes ou prestaes internas do Estado de destino, sobre a respectiva base de clculo, e o valor do imposto devido pela operao ou prestao prpria do substituto. O imposto devido em razo de diferimento ser pago pelo responsvel, quando da entrada ou recebimento da mercadoria ou da sada subsequente por ele promovida ou qualquer outra sada ou evento que impossibilite a ocorrncia do fato determinante do pagamento do imposto.
o o o

(B)

(C)

(D)

(E)

44.

O local das operaes relativas circulao de mercadorias e das prestaes de servios fundamental para a definio do sujeito ativo da obrigao principal, titular da competncia para exigir o cumprimento da obrigao tributria, como tambm para o a definio do sujeito passivo responsvel pelo seu cumprimento. Com base no art. 11 da Lei Complementar n 87/96, NO devido ao Estado de So Paulo o imposto decorrente de (A) importao de mercadoria do exterior, desembaraada no porto de Vila Velha-ES, e enviada diretamente para estabelecimento comercial localizado em Campinas-SP. apreenso de mercadoria por AFR, em um planto rodovirio, na Rodovia Castelo Branco, no municpio de Cravinhos-SP, a qual se encontrava em situao irregular pela falta de documentao fiscal. importao de mercadoria do exterior, apreendida pela Receita Federal no aeroporto de Viracopos, em Campinas-SP, leiloada em Londrina-PR e arrematada por comerciante de Cotia-SP. aquisio de bens destinados a uso ou consumo do estabelecimento, por contribuinte de Cotia-SP, oriundos de empresa localizada em Betim-MG, relativamente ao diferencial de alquota. fornecimento de energia eltrica pela Usina Hidreltrica de Furnas, estabelecida no rio Corumb, em Caldas Novas-GO, para adquirente de Serra Negra-SP.

(B)

(C)

(D)

(E)

45.

O Agente Fiscal de Rendas, em cumprimento a uma ordem de fiscalizao, averiguou que o estabelecimento fiscalizado havia cometido diversas irregularidades relativas ao crdito do imposto. A autoridade fiscal, ao lavrar o auto de infrao, NO dever reclamar o valor indevidamente creditado, mas to-somente o da multa, ao deparar com crdito do imposto (A) (B) (C) (D) (E) efetuado a ttulo de correo monetria de valores de supostas operaes ocorridas durante o perodo inflacionrio de 1973, com base em planilha elaborada por empresa de consultoria. com suporte em documento emitido por contribuinte no-localizado, que no correspondia entrada de mercadoria no estabelecimento, nem aquisio de sua propriedade. recebido em transferncia, decorrente de escriturao de documento inidneo. decorrente da entrada de mercadoria no estabelecimento, acobertada por documento inidneo. decorrente de escriturao de documento que no corresponder entrada de mercadoria no estabelecimento ou aquisio de sua propriedade.

Contabilidade Geral 46. A empresa Empreendimentos S.A. atua no seguimento da construo civil exclusivamente na construo de agncias bancrias. Nesse mercado a inadimplncia prxima de zero em decorrncia do setor ser bastante forte. Com o objetivo de ampliar seus negcios, a empresa passou a atuar, no ltimo ano, no seguimento de casas populares, em que o ganho maior e o risco de inadimplncia, tambm. O faturamento nesse primeiro ano representou 2% do total. A empresa deve divulgar essa informao por ser (A) (B) (C) (D) (E) 12 material e permitir a avaliao do patrimnio lquido. neutra e no modificar a anlise do usurio. essencial para o encerramento das demonstraes contbeis. direcionadora para tomada de decises a favor da empresa. relevante e afetar a avaliao de riscos e oportunidades.
FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


47. A depreciao de uma mquina, pelo mtodo linear, relativa ao ano de 2008, adquirida por R$ 100.000,00, em 01 de julho de 2008, com vida til estimada de 10 anos, valor residual de 5% do valor histrico, e que trabalha em dois turnos, (A) (B) (C) (D) (E) R$ 14.250,00 R$ 10.000,00 R$ 7.125,00 R$ 5.000,00 R$ 4.750,00

48.

A empresa Capital Ltda. aumentou seu capital em R$ 200.000,00. A sociedade formada por 4 scios, cada um com 25%. Dois scios fizeram a transferncia dos recursos no ato da reunio da diretoria e os demais acordaram em transferir os recursos em dois meses. A conta em que ficar registrado o direito da empresa em receber esses recursos Capital Social a (A) (B) (C) (D) (E) Autorizar. Capitalizar. Receber. Integralizar. Subscrever.

49.

A empresa Aquisies S.A. comprou 100 nibus vista, para substituio de sua frota. Esse evento contbil representa um fato (A) (B) (C) (D) (E) permutativo entre elementos do Passivo. modificativo entre elementos do Ativo e do Passivo. permutativo entre elementos do Ativo. modificativo no Passivo No-Circulante. misto diminutivo no Ativo e no Passivo.

50.

A empresa Inova S.A. realizou aumento de capital para entrada de um novo scio que alugava o prdio da sede para a empresa. O valor do aumento de capital foi de R$ 1.100.000 sendo R$ 1.000.000 integralizado com o imvel e o restante em dinheiro. Esse evento tem como consequncia um lanamento de (A) (B) (C) (D) (E) crdito em Capital Social. dbito no Patrimnio Lquido. crdito em Compensao. dbito no Intangvel. crdito no Disponvel.

51.

A empresa Girobaixo S.A. tinha um contas a receber de R$ 500.000,00 de seu cliente Oportunia Ltda., que estava com dificuldades financeiras. Sabendo das dificuldades de seu cliente e com receio de inadimplncia, concedeu desconto de 5% para que o cliente liquidasse a dvida no prazo. A Oportunia aceitou e quitou a dvida. O registro do evento na empresa Girobaixo S.A. representa um fato (A) (B) (C) (D) (E) permutativo. compensativo diminutivo. modificativo aumentativo. quantitativo aumentativo. misto diminutivo.

52.

A empresa Amandia S.A. atua no mercado varejista, em todo territrio nacional, emitindo mais de um milho de notas fiscais/ms. Sua cobrana realizada integralmente por intermdio do Banco Cobrana S.A. Por seus servios, o Banco cobra R$ 2,20 por ttulo enviado. A empresa contabiliza o servio bancrio contratado no ato do dbito da despesa em conta corrente, que ocorre no momento da efetivao da cobrana pelo banco. A adoo desse procedimento, pela empresa, evidencia a aplicao (A) (B) (C) (D) (E) do regime de competncia. do regime de caixa. da essncia sobre a forma. do princpio da materialidade. da confiabilidade. 13

FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


53. A empresa Solidria S.A. emprestou para os quatro diretores do grupo R$ 1.000.000,00. O evento foi formalizado por meio de contrato de mtuo, com juros de mercado, para pagamento em doze meses. Em conformidade com a lei societria vigente, esse fato deve ser registrado como (A) (B) (C) (D) (E) adiantamento a diretores passivo circulante. adiantamento a diretores ativo no-circulante. emprstimos a diretores ativo circulante. emprstimos a diretores ativo no-circulante. emprstimos a diretores passivo circulante.

54.

A empresa Novos Tempos S.A. tem, segundo a lei societria vigente, a obrigatoriedade de apresentar a Demonstrao dos Fluxos de Caixa (DFC). Em um determinado perodo, a empresa efetuou a venda de mquinas e equipamentos totalmente depreciados pelo valor de R$ 100.000,00, realizou aumento de capital no valor de R$ 1.000.000,00 e comprou softwares ligados ao processo produtivo vista. Na DFC, do mesmo perodo, esses eventos geraram, respectivamente, (A) (B) (C) (D) (E) aumento das fontes de investimento, aumento das fontes de financiamento e diminuio das fontes de investimento. aumento das fontes de financiamento, aumento das fontes de investimento e aumento das fontes de investimento. diminuio das fontes de investimentos, diminuio das fontes de financiamento e diminuio das fontes de investimento. diminuio das fontes de financiamento, diminuio das fontes de investimento e aumento das fontes de investimento. diminuio das fontes de investimento, aumento das fontes de financiamento e aumento das fontes de financiamento.

Instrues: Para responder s questes de nmeros 55 e 56, considere os dados fornecidos a seguir. Dos livros de uma empresa, foram retirados as contas e seus respectivos saldos:
Conta Estoque inicial de 2008 Estoque final de 2008 Custo das mercadorias vendidas de 2008 Custo das mercadorias vendidas de 2009 Compras de 2009 Saldos (R$) 1.200.000,00 800.000,00 1.400.000,00 1.050.000,00 300.000,00

55.

O valor das compras de 2008 , em R$, (A) (B) (C) (D) (E) 1.200.000,00 1.000.000,00 500.000,00 300.000,00 200.000,00

56.

O valor do estoque final em 2009 , em R$, (A) (B) (C) (D) (E) 1.000.000,00 800.000,00 500.000,00 150.000,00 50.000,00

57.

A empresa Giroauto S.A. pretende controlar seus estoques de mercadorias, para fins de gesto, de forma que estejam o mais prximos do que ela desembolsaria para os repor. Considerando que o mercado em que a empresa atua tem um comportamento estvel de preos e que seus fornecedores administram seus preos sempre reajustando-os para preos maiores, o critrio de custeio que melhor atenderia a empresa para alcanar esse objetivo seria (A) (B) (C) (D) (E) qualquer um dos mtodos, por no apresentarem diferenas ao preo de reposio. o mtodo do preo mdio ponderado. o mtodo PEPS, que apresenta o custo mais prximo do preo de mercado. o mtodo do preo mdio comparado ao preo de venda. o mtodo UEPS, que apresenta o custo de reposio do produto.
FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

14

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


58. O valor da receita de equivalncia patrimonial recebida pela empresa de controlada deve ser apresentada na DVA como (A) (B) (C) (D) (E) distribuio de riqueza remunerao do capital de terceiros. receita criada pela entidade outras receitas. receitas no-operacionais demais. valor adicionado recebido em transferncia. distribuio de riqueza remunerao de capital prprio.

59.

A empresa Ps-sal S.A., concessionria do direito de explorao de petrleo no litoral brasileiro, tem o direito de prospeco e explorao da rea denominada campo de golfinhos. A rea de difcil explorao e foi concedida a custo zero. A empresa no detm tecnologia especfica para explorao dessas reas e a tecnologia no dominada. A empresa tem estudo projetando a possibilidade de explorao de 1.000.000 de barris/dia. Essa empresa deve, na ocorrncia do evento, (A) (B) (C) (D) (E) reconhecer um ativo permanente pertinente ao valor do volume de produo estimado. contabilizar um intangvel relativo ao valor da reserva. redigir uma nota explicativa relatando os fatos e as expectativas. reconhecer uma receita diferida referente a volume de 1.000.000 de barris. no realizar procedimento algum, uma vez que o projeto ainda no vivel.

60.

Das Demonstraes Contbeis da Cia. Preveno, so extradas as seguintes contas e seus respectivos saldos:

Contas Clientes Proviso para Crdito de Liquidao Duvidosa Perdas Com Clientes Despesas com Crdito de Liquidao Duvidosa Recuperao de Perdas Com Clientes

Saldos Finais em R$ mil 2007 12.000 240 0 240 12 2008 25.000 500 10 500 0

Considerando os dados fornecidos, correto afirmar que a (A) (B) (C) (D) (E) perda com clientes esperada em 2007 foi menor que a perda real. empresa utiliza percentuais diferentes para provisionar seus riscos com clientes. empresa recebeu de seus clientes, no ltimo exerccio, crditos anteriormente baixados. perda com clientes verificada em 2007 foi de R$ 228,00. empresa registrou, no exerccio de 2008, uma perda lquida de R$ 500,00.

Auditoria 61. O trabalho da auditoria interna (A) (B) (C) (D) (E) tem maior independncia que o de auditoria externa. responsvel pela implantao e pelo cumprimento dos controles internos. deve estar subordinado ao da Controladoria da empresa. deve emitir parecer, que ser publicado com as demonstraes contbeis. deve efetuar a reviso e o aperfeioamento dos controles internos.

62.

O auditor externo est realizando auditoria em uma empresa do setor industrial, na rea de ativo imobilizado. Ao analisar os parmetros do sistema de clculo da depreciao da conta Mveis e Utenslios do Escritrio Administrativo, constata que a taxa de depreciao, que deveria ser de 5% ao ano, foi cadastrada como 10% ao ano. Dessa forma, o auditor pode concluir que (A) (B) (C) (D) (E) a conta de Estoque de Produtos Acabados, no perodo, est subavaliada. a conta de Depreciao Acumulada, no perodo, est subavaliada. a Despesa de Depreciao, no perodo, est superavaliada. a Depreciao Acumulada est com o saldo acumulado correto. o Custo das Mercadorias Vendidas est superavaliado. 15

FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


63. O auditor interno, ao efetuar suas revises nos Estoques de Produtos Acabados de uma empresa industrial, constata as seguintes ocorrncias:

I. O inventrio fsico apresenta diferena de 100 itens a menos que a quantidade registrada na contabilidade. No existem
vendas justificando essas sadas nem baixas por perda ou perecimento. A empresa foi consultada e no consegue explicar a falta dos 100 itens.

II. O IPI e o ICMS das matrias-primas adquiridas esto contabilizados nos custos dos estoques. III. A depreciao apropriada ao custo dos produtos em processo considerava parte da depreciao dos itens de bens
patrimoniais utilizados nos escritrios administrativos da empresa. Em relao a evidncias de fraude e erro, I, II e III referem-se, respectivamente, a (A) (B) (C) (D) (E) fraude, fraude e fraude. fraude, erro e erro. erro, fraude e erro. erro, erro e erro. fraude, erro e fraude.

64.

O auditor externo, ao se deparar com algum passivo que represente para a empresa uma incerteza relevante, deve emitir parecer (A) (B) (C) (D) (E) com ressalva e limitao de escopo do trabalho. sem ressalva e com limitao de escopo do trabalho. adverso, evidenciando a incerteza constatada. sem ressalva e com pargrafo adicional de nfase. com negativa de opinio e limitao de escopo.

65.

O contador da empresa Inova S.A. conseguiu condies financeiras vantajosas para comprar dois caminhes por meio de arrendamento mercantil (leasing). Como a empresa tem a inteno de ficar com os veculos no final do prazo do contrato e a compra se enquadra dentro dos conceitos de leasing operacional, a empresa contabilizou como ativo imobilizado os dois caminhes. Referido procedimento atende ao (A) (B) (C) (D) (E) conceito da essncia sobre a forma. pressuposto da competncia de perodos. conceito da neutralidade. pressuposto da relevncia. princpio da materialidade.

66.

Em relao anlise do valor recupervel de um ativo, correto afirmar que (A) (B) o valor recupervel deve ser sempre avaliado em relao ao ativo individual. os valores relativos a entradas de caixa decorrentes da reestruturao ou ganho de produtividade devem ser considerados, quando for utilizado o mtodo de fluxo de caixa descontado. as entradas de caixa decorrentes de atividades de financiamento devem ser includas ao elaborar o fluxo de caixa futuro. o valor do gio na aquisio de investimentos s deve ser registrado quando se puder obter o valor efetivo a ser contabilizado. No devem ser registrados os valores provisrios. as unidades geradoras de caixa devem ser identificadas de maneira consistente, de um perodo para o outro, considerando os mesmos ativos ou os mesmos tipos de ativos.

(C) (D)

(E)

67.

O auditor externo, ao verificar os passivos contingenciais da empresa auditada, realizando os procedimentos necessrios para avaliao dessa rea, no constatou a existncia de dois processos trabalhistas. Os processos no foram provisionados pela empresa, mas tinham possvel probabilidade de ocorrncia de perda. Esses evento representa um risco de (A) (B) (C) (D) (E) controle. contabilidade. negcio. deteco. processo.
FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

16

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


68. A carta de responsabilidade da administrao um documento que compe os papis de auditoria. Dessa forma, NO seria seu objetivo (A) (B) (C) (D) (E) impedir que o auditor possa ser processado societria ou criminalmente. delimitar as responsabilidades do auditor independente e da administrao. dar maior credibilidade s informaes verbais recebidas durante a auditoria. dar garantia ao auditor independente quanto s suas responsabilidades, aps a publicao das demonstraes. atender as normas de auditoria independente.

69.

O auditor, ao escolher as notas fiscais a serem examinadas, determinou que fossem separadas as notas com ltimo dgito representado pelo nmero cinco. Esse procedimento representa uma seleo (A) (B) (C) (D) (E) casual. sistemtica. aleatria. direcionada. geomtrica.

70.

Quando o auditor verifica se o valor do documento que suporta o lanamento contbil foi efetivamente o valor registrado, ele objetiva a concluso de (A) (B) (C) (D) (E) existncia. ocorrncia. mensurao. avaliao. materialidade.

Administrao 71. tarefa essencial da gesto de competncias (A) (B) (C) articular competncias tcnicas e comportamentais dos indivduos e integr-las aos objetivos estratgicos da organizao. descobrir o talento natural de cada pessoa, talentos que podem vir a ser aprimorados por meio de estratgias de coaching. procurar desenvolver as capacidades produtivas inerentes a uma pessoa. Essas capacidades devem ser relacionadas com o desempenho de uma tarefa especfica. enfatizar os conhecimentos formais e comportamentais que a pessoa precisa adquirir para desempenhar uma tarefa. aperfeioar, nos gerentes, as habilidades prticas relacionadas com a administrao competente dos funcionrios de uma organizao.

(D) (E)

72.

Segundo o conceito vigente de responsabilidade social corporativa, uma empresa pblica deve (A) (B) (C) (D) (E) cumprir sua responsabilidade social, exercendo com eficincia suas atividades essenciais. incorporar em seu planejamento o mximo possvel de atividades beneficentes para os setores mais carentes da sociedade. incorporar o processo de gesto socialmente responsvel como um instrumento que proporciona vantagens competitivas frente a seus concorrentes. levar em considerao, prioritariamente, sua responsabilidade poltica, pois deve expressar os interesses do governo eleito democraticamente. buscar a legitimao de suas aes por meio da implantao de instrumentos de responsabilizao dos gestores pelos resultados alcanados. 17

FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


73. Em relao abordagem contingencial da motivao, considere:

I. Esta abordagem se ope ao modelo de motivao humana de Maslow, ao presumir que existe uma maneira correta,
vlida para todas as situaes, de motivar as pessoas.

II. A motivao depende das expectativas e dos objetivos individuais, que podem incluir tantos ganhos materiais como
reconhecimento profissional.

III. Nesta abordagem, se a pessoa acredita que seu desempenho , ao mesmo tempo, possvel e necessrio para obter
dinheiro, ela se aplicar nesse desempenho. O desempenho torna-se um resultado intermedirio para obter dinheiro, que, por sua vez, um outro resultado intermedirio para alcanar resultados finais diversos.

IV. Desta perspectiva, existe uma forte relao entre expectativas e recompensas. Se uma pessoa acredita que um grande
esforo despendido tem pouco efeito sobre o resultado, tender a no se esforar muito, pois no v relao entre nvel de produtividade e recompensa.

V. Esta abordagem se apoia em dois tipos de fatores: os higinicos ou extrnsecos e os motivacionais ou intrnsecos; sendo
os primeiros os mais importantes para explicar a falta de motivao no trabalho. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I e III. I, III e IV. II, III e V. II e IV. III e V.

74.

A implantao da tecnologia de informao pode alterar drasticamente as estruturas de poder das organizaes, pois, (A) ao deixar de utilizar mtodos manuais e passar a utilizar meios eletrnicos, produz necessariamente reaes comportamentais como resistncias e medos. ao fornecer informaes rpidas e precisas aos diversos pontos da organizao, torna impossvel que uma pessoa ou grupo controle as informaes que podem influenciar a definio das situaes organizacionais. ao fortalecer a superviso, centraliza o poder na alta direo, provocando mudanas nas relaes de poder entre os indivduos ou grupos, fortalecendo a influncia de uns e eliminando a fonte de poder de outros. em relao a ganhos salariais e autonomia funcional, todos os trabalhadores sofrem os impactos negativos da nova tecnologia. ao alterar a natureza das tarefas, que antes eram manuais, com contato direto e fsico, provoca uma forte descentralizao e democratizao dos setores que utilizam intensivamente os novos sistemas de informao.

(B)

(C)

(D)

(E)

75.

Com relao descrio de um problema no Planejamento Estratgico, considere:

I. O problema sempre relativo ao ator que o declara, pois o resultado de um jogo social pode ser um problema para um
dos atores, uma ameaa para outro, um xito para um terceiro e uma oportunidade para um quarto.

II. Um problema pode ser definido como um mal-estar, sujeito a inmeras interpretaes para um mesmo jogador. III. O vetor de descrio de um problema permite reunir em um nico significado, para o ator que o analisa, as diferentes
interpretaes de um problema.

IV. Os descritores de um problema devem ser precisos e monitorveis e o conjunto dos descritores deve ser suficiente para
conter, em uma nica formulao, os vrios significados.

V. Uma descrio suficiente se ela explicita as ambiguidades inerentes ao contedo do problema, caso contrrio, diz-se
que a descrio incompleta ou inadequada. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 18

I, II e III. I, III e IV. I e V. III e IV. III, IV e V.


FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


76. Com relao ao mtodo do Balanced Scorecard, considere:

I. Foi desenvolvido a partir da constatao de que os mtodos tradicionais de acompanhamento do desempenho das
organizaes no eram suficientes para atender ao grau de complexidade e ao dinamismo do ambiente empresarial contemporneo.

II. Os vetores considerados na avaliao de desempenho do Balanced Scorecard so o financeiro, os clientes, os processos
internos e o aprendizado e crescimento.

III. Inicia-se com a definio da viso e da misso atribudas organizao, analisando, prioritariamente, os ambientes
externo e interno, seguida pela formulao de metas, depois, pelos objetivos e as estratgias e, finalmente, pela implementao.

IV. Os nveis a partir dos quais se estrutura um Balanced Scorecard so o explicativo, o normativo, o estratgico e o tticooperacional.

V. Foi utilizado inicialmente como um modelo de avaliao e performance empresarial, porm, a aplicao em empresas
proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia de gesto estratgica. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I, II e V. I, II, III e IV. I, III e V. II e III. II e IV.

77.

Uma gesto pblica baseada em resultados implica gerao de valor pblico, ou seja, (A) (B) (C) (D) (E) a realizao de servios que sejam efetivamente rentveis, gerando retornos crescentes para os impostos pagos pelos cidados. a orientao sistemtica da administrao pblica para a reduo dos custos dos servios. o aperfeioamento dos mecanismos de controle formais da administrao pblica, evitando a corrupo e o desperdcio. a orientao para objetivos que ofeream respostas efetivas a necessidades ou demandas socialmente legtimas da sociedade. a crescente publicizao da administrao pblica, permitindo uma ampla participao dos mais pobres na implementao dos servios bsicos.

78.

Uma inovao adotada a partir da Emenda Constitucional 19, de 04/06/1998, que pode contribuir para a modernizao da administrao pblica no Brasil a (A) (B) (C) (D) (E) descentralizao dos servios pblicos. obrigatoriedade de licitaes na administrao pblica. instituio dos contratos de gesto. privatizao de empresas estatais. terceirizao de funes na administrao pblica.

79.

A implantao da gesto por resultados na administrao pblica envolve (A) (B) (C) (D) (E) orientar a avaliao da administrao governamental pelos custos do servio prestado. difundir em toda a administrao pblica o controle por objetivos e metas. adotar indicadores de produtividade dos servidores pblicos, para poder demitir os improdutivos. garantir uma ampla transparncia dos servios pblicos, permitindo o controle pela sociedade. orientar as polticas de recursos humanos pelos parmetros de avaliao de pesquisas de opinio pblica.

80.

Um exemplo de indicador de produtividade (A) (B) (C) (D) (E) o nmero de solicitaes de reparos pelo nmero total de unidades entregues. a porcentagem de funcionrios com formao de nvel superior, em relao ao total. a porcentagem de clientes que reclamaram, ou no, quando da entrega do produto. o ndice de retrabalho em relao ao total produzido em um determinado processo industrial. o nmero de homens/hora para uma unidade de servio executado. 19

FAZSP-Prova 2-Conhecimentos Bsicos

www.pciconcursos.com.br

S-ar putea să vă placă și