Sunteți pe pagina 1din 3

CICLO DE REFRIGERAO DE MLTIPLA COMPRESSO DE VAPOR DE REFRIGERANTE Este ciclo tem a finalidade de aumentar a eficincia do sistema de refrigerao, seja

pelo aumento da capacidade de refrigerao, e tambm, pela reduo do trabalho de compresso, conforme demonstrado no ciclo a seguir:

Como podemos observar, este ciclo opera com trs presses distintas (de evaporao, de condensao e intermediria). O evaporador trabalha na baixa presso, de modo idntico ao ciclo terico, o mesmo acontece com o condensador, que trabalha com a alta presso. Todavia, observamos 2 compressores, sendo que um deles opera entre a baixa presso e a presso intermediria, enquanto que o outro trabalha entre a presso intermediria e a alta presso. O sistema correspondente ao ciclo acima demonstrado na figura a seguir.

No esquema demonstrado anteriormente, verificamos que o ciclo de refrigerao opera entre a presso de evaporao e a presso intermediria, com o auxlio do tanque separador. Assim sendo, o fluido que bombeado pelo compressor de baixa presso no vai para o condensador, mas sim para o tanque separador, onde o fluido superaquecido de refrigerante tem sua temperatura reduzida para a temperatura de saturao da presso intermediria, sendo que nesse processo ir ocorrer a vaporizao de parte do lquido refrigerante armazenado no tanque separador. Por outro lado, o refrigerante que se encontra no estado lquido, no tanque separador, ir ser direcionado para a vlvula de expanso e posteriormente para o evaporador, fechando assim o ciclo de refrigerao. J no ciclo de condensao, o vapor saturado que se encontra no tanque misturador direcionado para o compressor de alta presso, sendo ento bombeado para o condensador. Todavia, o refrigerante que sai do condensador, que passar por uma vlvula de expanso, onde a presso ser reduzida da alta presso para a presso intermediria, no ser fornecido diretamente para o evaporador, mas sim, sofrer uma separao das partes lquida e gasosa no tanque separador, onde a parte gasosa do refrigerante ser novamente direcionada para o compressor de alta presso, fechando assim o ciclo de condensao. Como pudemos observar, no tanque separador teremos uma mistura de fluido refrigerante em diferentes estados fsicos (lquido, vapor saturado e vapor superaquecido), porm, todos eles na mesma presso intermediria, o que requer um estudo de balano de massa e energia, de modo a determinar algumas entalpias do sistema.

Fazendo o balano do sistema acima, teremos a seguinte condio: ENTRA SA

mA . h6 + mB . h2

mA . h3 + mB . h7

Simplificando a equao anterior, teremos:

mB . ( h2 - h7 ) =

mA . ( h3 - h6 )

No caso de um sistema de trs presses (baixa, intermediria e alta), teremos m evaporador gerando refrigerao num ciclo com dois compressores. Deste modo, teremos:

Capacidade de refrigerao:

QRF

mB . ( h1 h8 )

Trabalho de compresso:

WCP alta WCP baixa WCP total

= mA . ( h4 h3 ) = = mB . ( h2 h1 ) WCP alta + WCP baixa

Capacidade de condensao:

QCD

mA . ( h4 - h5 )

Coeficiente de performance:

COP

QRF / WCP total

Vamos avaliar os efeitos deste ciclo no exerccio a seguir:

EXEMPLO: Comparar o desempenho de um ciclo terico de compresso de vapor de refrigerante, que opera na evaporao com uma presso de 160 kPa, e na condensao com uma presso de 1.600 kPa, com uma vazo de refrigerante de 1.000 kg/h no evaporador. O comparativo deve ser feito com um sistema de dupla compresso, que trabalha com uma presso intermediria de 750 kPa, mantendo as demais presses e vazo no evporador.

S-ar putea să vă placă și