Sunteți pe pagina 1din 26

formao crist

Cartilha infantil

Joozinho je seu
pai

missionrioo

nas selvas
histria

alexandre jbf marcondes

Apresentao

Joozinho e seu pai missionrio nas selvas

Joozinho tirou frias na escola, havia passado de ano, e como presente, seu pai que era pastor e missionrio o levou junto em sua misso l na floresta junto com os ndios. Joozinho ficou muito feliz, pois o que mais queria era conhecer ndios, visitar suas aldeias. Brincar com outros indiozinhos. E assim ele e seu pai partiram para as selvas. Sua me e seus irmos ficaram em casa, pois Joozinho tinha um irmozinho muito pequeno que ainda nem estava na idade de gatinhar.

Os preparativos do Joozinho para viajar Primeira coisa que Joozinho fez foi pegar um lpis e caderno para anotar tudo que ele iria precisar levar para a viagem. Hummmmm!!! Ele pensou, um ms muito tempo, o que levar. Perguntou ele para si mesmo. Bom, camisas, ser que uma por dia.... e anoite... o que colocar; bem, acho melhor levar tudo como se fosse para uma semana, e assim, toda semana vou ter que lavar minha roupa, pensou ele... e como vou saber lavar roupa... bem, depois peo para mame me ensinar. Assim Joozinho pegou tudo em sete peas, sete camisas, sete cuequinhas, mas... pensou ele... cala a gente usa pouco, vou levar s 3, 1 tnis, uma sandlia havaiana, e dois shorts, um creme dental, um sabonete, escova de dente. Ser que me esqueci de alguma coisa, ele pensou. Pegou a mochila e deixou ali do lado e comeou a pensar para ver se lembrava de algo mais. Hummm! Meias, bluso de chuva e frio, pente... hummm que mais posso levar. Pensou ele. A sim, e o que posso levar de material para acampar, ser bom levar cantil de gua... saco de dormir. Agora me lembrei, papai sempre leva uma
3

rede com mosquiteiro para dormir, vou separar a que ele me deu o ano passado... E assim ele fez toda a lista, separou todo material e apresentou para o pai dele. Depois de pensar mais um pouco ele lembrou, h sim, o principal, a bblia, pois tenho muito que aprender, e vou leva-la para ler bastante, em seguida lembrou de levar um caderno e lpis para anotar tudo que iria ver l para no esquecer nada e tudo que Deus iria dar entendimento para ele sobre o que ele iria ler na bblia. Mas Joozinho no parou por a no. E ficava pensando o que mais posso levar. At orou assim: Papai do Cu o que mais posso levar nessa viagem. Nesse instante lembrou, sabe do que... imagine s de uma mquina fotogrfica. Sim, uma mquina fotogrfica, assim poderei fotografar os ndios, as aldeias, as paisagens e todos os novos amiguinhos que vou fazer. Hummmmmmm.... pensou ele, mas com que dinheiro vou comprar se no tenho dinheiro... ento em seguida ele se lembrou do Papai do Cu outra vez, e sabe o que veio na sua mente? J sei, j sei como comprar minha mquina fotogrfica, vou vender minha TV que nem uso, e vou vender meu vdeo game e vou comprar uma mquina fotogrfica. E assim ele fez e comprou a mquina fotogrfica novinha l na loja, claro que ele foi na loja com o pai dele.
4

Depois de tudo pronto, mochila, roupas, saco de dormir etc chamou o pai dele no quarto e mostrou tudo que tinha j preparado. O pai de Joozinho ficou feliz, pois no faltava nada, deu um grande parabns ao Joozinho e um beijo na testa. Estava tudo pronto para a viagem, mas ainda o dia da viagem estava muito longe. Sabe quantos dias estava longe o dia para viajar? S trs dias, mas para Joozinho trs dia era muito longe.

Chegou o dia da grande viagem Joozinho nem podia acreditar, o dia da viagem chegou, ele estava todo feliz, to feliz que nem tirava a mochila das costas, e falava: Vamos pai, se no a gente perde o avio. Mas o pai do Joozinho respondia: Calma Joozinho ainda falta muito tempo para a gente sair. Bom chegou a hora deles sarem, os dois estavam prontos para irem para o aeroporto; pegaram um taxi os dois, e l foram Joozinho e o pai dele. Sabe qual era o aeroporto? Aeroporto de Congonhas, pertinho, pertinho, pois eles moravam num bairro bem perto, Vila Mariana. Chegaram ao aeroporto, Joozinho estava to feliz, que no parava de falar. Por fim, foi anunciado o voo, e o alto falante chamava todos os passageiros para o voo So Paulo Braslia. At que Joozinho, nem acreditava, estava subindo a escada do avio de mo dada ao papai. Na porta do avio estava uma aeromoa muito sorridente e bonita que me disse boa viagem, e eu respondi obrigado. Entrei no avio, e tudo era muito bonito, tinha muito espao, o avio era grande e logo chegamos nossa poltrona que era numerada.
6

Papai falou para mim ficar na janelinha do avio e eu mais do que depressa corri para l. Papai falou para mim colocar o cinto de segurana, como eu no sabia colocar, e colocou em mim e eu fiquei ali quietinho, sem abrir a boca esperando o avio correr na pista e decolar. Logo que todos estavam arrumadinhos em seus lugares, as portas se fecharam e o avio comeou a se movimentar. Chegou l no comeo da pista. Acelerou forte, e comeou a correr, correr, e logo; pronto, senti que o avio j estava no ar. Pela primeira vez estava voando. Que delcia, o avio subia cada vez mais. Chegando l no alto, olhei na janelinha e s via as casinhas l embaixo, todas pequenininhas, mais um pouquinho olhei e s existia verde e verde. Quando menos esperei, pronto, a aeromoa estava distribuindo o almoo para gente, que delicia de comida. Bom, depois de algum tempo chegamos a Braslia, descemos e pegamos outro avio que era menor o qual ia nos levar at nosso destino. Assim pousou desceu em Goinia e depois at a cidadezinha que ns amos.
7

Por fim chegamos Descemos no aeroporto e fomos a p, direto para uma igrejinha pequenininha, pois l no tinha carro e nada para nos transportar. Ainda bem que era muito perto e em 10 minutos a gente chegou. Fomos bem atendidos por uma senhora idosa, que cuidava da igrejinha, a qual tinha um quartinho com duas camas , cozinha e banheiro. Ali colocamos nossas roupas num guarda-roupa de madeira rstica. Havia um cheirinho muito gostoso de comida e logo o almoo estava sendo servido, era frango ensopado, com arroz e feijo, abobrinha refogada, salada e alface, e de refrigerante a gente tinha na mesa maracuj e acar o qual a gente tirava as sementes, colocava no copo com agua e acar e tomava na refeio. Tudo muito saboroso. Almoamos, mas eu estava mais com vontade de ver a cidadezinha do que qualquer coisa, mas tive que esperar meu pai uma meia hora para a gente sair. Por fim, meu pai disse: Vamos? E claro eu j

estava preparado com minha mquina fotogrfica novinha, a qual estava prontinha para fotografar tudo. Ento samos, estvamos bem frente do rio Araguaia e sua praia vinha at ns, pois tudo era areia, a areia era bem fininha e bem dourada, parecia ouro puro; o rio era bem largo, e bem em nossa frente tinha uma cabaninha o qual depois fiquei sabendo que vivia ali s um ndio. Na verdade depois fiquei muito amigo desse ndio, e vou contar para vocs sobre ele e a tribo dele. Mais adiante, bem perto havia uma igrejinha muito antiga e entramos nela, ela era muito rstica mas bem aconchegante. Continuando a conhecer a vilinha, vimos casinhas muito simples, todas elas ficavam frente ao rio. Algumas pessoas andavam por ali. E tudo era calmo, gostoso e muito bonito.

Na praia havia garas e alguns barquinhos tpicos que eram todos com cobertura para proteger do sol e da chuva, mas no tinha nenhuma janela
9

no, era s a cobertura mesmo. Bom, at esse momento eu j tinha tirado pelo menos umas vinte fotografias. Andamos bastante por toda a cidadezinha, e cumprimentvamos a todos e todos nos cumprimentavam. E muitas novas amizades fizemos neste dia. O sol estava bem no alto, e o dia estava bem quente, e mais do que depressa coloquei meu shorts e fui para a praia brincar na gua e nadar ali no rasinho, a gua do rio era muito gostosa, levezinha e morninha, hummm.... que delcia, e assim deu para me refrescar bastante. Fiquei ali brincando na gua por umas duas horas, na verdade eu estava sozinho ali naquela praiona grandona de areia que parecia ouro em p. Fiquei com uma apetite gigante e chegando de volta na casinha, que surpresa um bolo com caf, tudo muito gostoso.

10

Um passeio de mula pela selva

Depois de dois dias ali aproveitando e conhecendo tudo ao derredor, meu pai me levou a uma local bem longe no meio da mata, fomos com um outro senhor que conhecia tudo por ali. Nossa meta era chegar at um localzinho em que algumas pessoas plantavam mandioca e ali mesmo faziam farinha de mandioca.

11

Cada um montou num burrico e fomos, samos bem cedo e numa caminhada bem calma e lenta chegamos quase na hora do almoo. Ao chegar-nos l havia um pequeno grupo de 8 pessoas que estavam fazendo a farinha de mandioca. Eles perguntaram se ns queramos almoar, pois eles poderiam esquentar para ns o almoo, pois eles j haviam almoado cerca de uma hora atrs. Agradecemos, e dissemos que trouxemos almoo, e que a gente mesmo iria esquentar, oferecemos almoo para eles, os quais agradeceram dizendo que j estavam satisfeitos com o almoo deles. Nosso almoo sabe o que era Carne seca refogada e cozida junto com o arroz, era s isso, mas estava muito gostoso. Bom, almoamos e houve bom bate papo, muita conversa, e cerca de uma hora depois j estvamos indo embora. Ao retornar-nos o dia j estava mais quente
12

comparando com a nossa vinda, a gente suava um pouco, mas a minha mulinha, suava tambm, o problema que minha sela estava frouxa, e conforme a mulinha caminhava eu precisava me equilibrar na sela para no cair dela; mas se fosse s esse o problema, tudo bem, o fato que eu olhava para o cho e via passar algumas cobras, ento o que fazer perguntei a mim mesmo. Continuar me equilibrando na sela ou descer e apertar a sela. Concluso. Desci e apertei a sela. Enquanto meu pai e o seu ajudante j estava bem mais adiante. O fato que mais do que depressa apertei a sela e corri para perto deles. Assim voltamos para a vilinha em poucas horas de jornada.

13

A grande viagem Eu explorava tudo por ali, o quintal da casa Que era muito grande, passava um tempo na praia, nadava subindo e descendo a correnteza do rio, a qual era muito fraquinha? O esquema do dia era almoar, lanchar, descansar na rede do quarto, comer banana ma, que na verdade era muito docinha e gostosa, comer acar cristal que era o meu nico doce, fora algumas frutas da regio. E assim eu passava meu dia. A gente no tinha muito o que fazer, afinal era frias e eu estava aproveitando meus dias de folga escolar. Mas, na verdade esses foram s os quatro primeiros dias, pois o meu pai estava preparando uma grande viagem de barco na regio. Os preparativos inclua conseguir um barco alugado com o timoneiro que conhecia toda a regio e tinha muita experincia com o rio, arranjar gasolina e preparar os alimentos para levar. Mas, meu pai tambm se lembrou de convidar aquele ndio que te falei que morava ali bem de frente. Por fim o grande dia chegou e eu queria
14

fotografar tudo que existia por ali e na grande viagem. Colocamos tudo no barco, no esquecemos nada e assim partimos, eu e meu pai, o timoneiro dono do barco e o ndio. Comeamos a subir o rio o qual durou cinco dias. Imaginou cinco dias dentro de um barquinho que no tinha nenhum lugar para deitar e muito menos para dormir? A gente fazia assim, parava s para fazer almoo na praia e para dormir. As panelas a gente lavava diretamente na beiradinha do barco, mas lavar no barco as panelas no era fcil no e eu perdi alguns talheres devido a correnteza versus a velocidade do barco. Eu ficava muito aborrecido cada vez que acontecia isso, mas voltava a perder devido a fora da gua. Quando a gente descia do barco, a tardezinha quase ao anoitecer, a gente pegava trs troncos de rvore de 3 metros e enfincava no cho, era muito fcil, era s fazer zig zag com eles e eles iam afundando, ento a gente montava neles trs redes de dormir com mosquiteiro, uma para mim, outra para papai e outra para o timoneiro, o ndio preferia dormir direto na praia. Me lembrei, o nome do ndio em portugus era Sebastio. Muito legal ele. O nosso almoo e janta normalmente era peixe claro com arroz, e a gente sempre fazia na praia. O nosso caf da manh era leite condensado
15

diludo na agua com caf solvel e para comer era bolacha ou po que a gente fazia, chamado po de caador, bem fcil, era assim: farinha de trigo, sal, agua e fermento em p. Fazia a massa, fazia uma rolinho dele parecido como uma corda e depois enrolava em torno de um pauzinho feito de algum galho verde, o qual a gente tirava a casca e colocava sobre a brasa. Mas tenho uma histria sobre um caso com esse po. Um dia a gente parou numa praia e ali pertinho tinha uma igrejinha bem pequena e a gente dormiu ali mesmo no degrau do altar que era de madeira e no cho do altar; ao acordar vimos que o saco e farinha de trigo que a gente tinha para fazer po estava na praia molhado at a metade. No sei como foi parar l, acho que algum bicho grande tirou do barco e ficou ali na praia. Bom, o que fazer agora, ficar sem trigo? jogar fora? Soluo fazer po de caador e sabe quem foi eleito para fazer o po? Eu, poxa justo eu. Comecei a amassar a massa do po dentro do barco, e passei umas boas horas s amassando, era muita farinha, depois paramos numa praia e a assar e assar po at nem sei que horas, parecia uma padaria. E para no estragar o po Felizmente a gente tinha essas latas grandes com tampa e colocamos os pezinhos l. Na verdade, o que era para ser mal, deu certo, pois dai em diante a gente tinha po para a
16

viagem toda.

A viagem prosseguia, conforme o barco ia subindo o rio, a gente via muitas aves grandes e lindas, eram todas em grandes bandos, um tipo de cada vez, a gente olhava paa a praia e parecia um tapete, ora branco das garas hora de outras cores por outras aves. Com o barulho do motor do barco, a gente ia passando e elas voavam para longe, era muito bonito mesmo. Imagine s, a praia com areia na cor de ouro, o rio cristalino, a mata toda depois das praias eram verde, o cu azul claro, o dia quente e gostoso, Realmente era o paraso, tudo muito bonito e tudo muito gostoso. Subindo o rio, de vez em quando havia um estreitamento devido as rochas nas margens, ento a gente olhava e via vrios rodamoinhos que dava um pouco de medo. Bom.... e eu s tirando fotografias e mais fotografias de tudo de to lindo que era. Quando a gente parava o barco e
17

descamos, vamos alguns jacars, no eram muito grandes, acho que tinham mais ou menos um metro e meio. Conforme a gente chegava perto eles pulavam muito rpido para o rio. Na praia enquanto os mais velhos cuidavam de fazer a fogueira e o almoo, o ndio Sebastio me ensinava alguns truques com arco e flecha. Por falar em arco flecha bom te dizer que logo que o indiozinho comea a andar e ficar mais esperto, o pai dele lhe d um arcozinho e algumas flechas para brincar e at mesmo caar, pois ali tudo feito com arco e flecha, ou melhor, eles caam e pescam com arco e flecha. Ento claro que eles ficam craques na mira e acertam tudo facilmente.

Um dia o Sebastio, o ndio que te falei, ele Pegou vrias flechas na mo e de uma vez s atirou rente areia da praia, foi muito bonito, parecia uma corrida de flechas deslizando na praia; noutro dia ele fez um crculo de uns 30cm no cho; pegou a flecha, colocou no arco, mirou
18

para o alto, puxou com toda a fora a cordinha e soltou; a flecha subiu e subiu, no dava nem mais para ver onde ela estava, der repente a flecha aparece no cu novamente, ela vinha com muita velocidade e pimba, acertou bem no centro do crculo. Que legal, nunca tinha visto uma coisa assim, que espetculo. Da pensei: poxa como ode o ndio acertar bem no centro depois de tudo isso, pois alm de acertar ele precisou tambm considerar o vento e tudo mais. A viagem prosseguia rumo ao norte, eu s tirando fotos, um dia vimo um barco que vinha em nossa direo e chegamos perto, os barcos pararam no meio do rio, e a gente conversou com quem Sabe eram duas missionrias, elas tinham acabado de pescar um peixe de uns dois quilos. Pescar nesse rio era fcil demais, porque os peixes eram abundantes e em menos de 5 minutos voc j estava com o almoo nas mos para fazer. E assim a viagem prosseguia, as aves sempre aos montes nas praias, e tudo muito gostoso e bonito, e eu s tirando fotos.

19

Chegamos na aldeia Enfim chegamos numa aldeia de ndios, esta aldeia no era muito grande no. A casa deles era bem diferente das demais tribos que a gente costuma ver. Pois, as casas dos ndios em geral tudo de sap, telhado e laterais. Mas a casa destes ndios era pau fino, ou seja de uns 5 cm de dimetro e eles colocavam verticalmente e horizontalmente formando pequenos vos quadrados de uns 15 cm. Era parecida como casa de caboclo s que no eram rebocadas. Bom a visita foi boa, eles nos atenderam muito bem, enquanto meu pai batia papo com eles, o ndio Sebastio conversava com um ndio da tribo deles, e eu s ali de curioso ouvindo a conversa deles.

Ento eles que estavam com arco e flecha na mo, comearam a mirar e atirar flecha numa goiaba que estava bem ali na frente deles, no era mais que dois metros de distancia. Mas o que aconteceu que eles atiravam um de cada vez,
20

mas nenhum deles acertava na goiaba, e assim foi vrias vezes mas ningum acertava na goiaba. Da eu pensei, como pode eles que so craques para acertar qualquer coisa em qualquer distancia no conseguia acertar uma goiaba a menos de dois metros de distancia. Bom, e assim foi at que pararam de atirar flecha. claro que depois perguntei para o meu pai porque eles no acertavam o alvo, e meu pai me respondeu: por educao, os ndios no so iguais aos brancos que fazem competio uns com os outros. Os ndios tem um corao puro e respeita os demais; no existe entre eles competio. Da perguntei qual era o nome do ndio que estava na competio e me falaram que era Uanine, achei o nome muito legal. A tribo dele era Tapiraps e o nome da tribo do Sebastio Carajs. Os tapiraps estavam na ilha do Bananal e os carajs por todo rio Araguaia.

21

Ali na Tribo que a gente estava visitando tinha muitas crianas e elas estavam se divertindo num cantinho do rio que era mais fundo. Elas pulavam da margem para dentro do rio e faziam a maior algazarra de alegria. Acho que o cu deve ser assim tambm para as crianas indgenas. Bom, a visita acabou e voltamos para casa, a volta foi mais rpida porque agora a gente estava descendo o rio; e em trs dias chegamos ao ponto de partida, nossa vilinha.

22

Eu estava todo feliz, pois para mim foi uma aventura bem linda. Depois de uns trs dias fomos visitar uma tribo do ndio Sebastio. Fomos bem atendidos, eles estavam fazendo uma bebida de uma frutinha amarela e pequena da regio, e nos ofereceram e eu tambm bebi, era muito gostosa. A ento nos convidaram para, sabe o qu Pescar um Piraruc com eles. Voc j ouviu falar em Piraruc Trata-se de um peixo de uns dois metros de comprimento e as escamas dele, cada uma de uns trs centmetros. Tinha muitos ndios para pescar um s peixe, havia tambm uma trs canoas feitas escavadas do tronco de rvore. Estava tudo pronto para a pescaria, subi na canoa e me sentei com o maior medo, pois a agua do rio fica apenas um ou dois centmetros da beirada da canoa, e eu
23

estava com as pernas cruzadas igual de faquir e nem me arriscava a me mexer. E os ndios comearam a remar e fomos para o devido lugar onde havia os peixes pirarucu.

Chegamos l e os ndios ento se posicionaram cada um nos cantos de uma ilhota pequena, entre as margens do rio, eles estavam com rede de pesca feita por eles mesmos e com lanas, pois para este tamanho de peixe era o mais indicado. Foi uma luta bem brava, e na verdade que ganhou a luta foi o peixe que conseguiu fugir. Voltamos, mas ningum estava nem triste e nem frustrado, pois apenas no haviam conseguido pegar o peixo, a alegria continuava a mesma. claro que estou feliz at hoje, e agradeo a todos eles, que nos convidaram para participar dessa pescaria.
24

Todos os dias era muito bom, gostoso e bonito, mas o tempo passou depressa demais, e logo estava na hora de ir embora, o ndio Sebastio me deu arco, flechas e tambm bastante taquari, que um bambuzinho bem fino para fazer flechas, me deu resinas tambm para fazer flechas aqui em casa, e eu vim cheio de presentes da tribo dele. Para completar nossa viagem feliz, conseguimos passagens grtis do avio de FAB, Fora Area Brasileira, pois estava de retorno para So Paulo e estava vazio. O avio no tinha bancos como de passageiros, os bancos dele, eram laterais, parecido como avies de paraquedistas. Cheguei em casa todo feliz cheio de presentes dos ndios. Da em diante, nunca mais quis saber de vdeo games, nem de televiso, pois aprendi que muito mais gostoso aventuras, trilhas, e mais ainda, aprendi a no perder tempo com vdeo games e nem com televiso, pois quando vi o Uanini da tribo Tapiraps, falando portugus, ingls e francs, e tambm que os ndios carajs falavam trs idiomas prprios da sua tribo, ou seja, os homens falam um idioma, as mulheres outro idioma e um idioma geral para todo mundo; vi que em estava atrasado era eu; dai por diante
25

aproveitava meu tempo para estudar bastante, para aprender ingls, francs e espanhol. Assim, nunca mais quis saber de vdeo game e nem de televiso, e desta forma comecei a viajar nas frias para muitos lugares muito lindos para conhecer e aprender de tudo. Comecei a gostar de ler livros de aventura, e at mesmo os livros escolares, e assim aprendi muita coisa.

26

S-ar putea să vă placă și