Sunteți pe pagina 1din 3

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Tecnologias e Cincias Instituto de Geografia Curso: Geografia Departamento de Geografia Fsica Prof:

Ma. Marilu de Meneses Silva

Jorge da Paixo Marques Filho e Lidiane de Oliveira Lemos.

A origem do planeta Terra e de seu satlite natural.

Rio de Janeiro 2013.

A origem do nosso planeta Terra teve sua origem a h aproximadamente 4,6 bilhes de ano atrs, devido formao da denominada nebulosa solar, originaria provavelmente da exploso de alguma super nova, sendo que em sua fase final deste complexo fenmeno deu origem ao Sistema Solar e suas matrias mais densas foram formados nesse perodo. Nesse recente sistema foram desenvolvidos duas espcies de planetas, os internos que possuem poucos satlites e uma atmosfera muito fina e rarefeita e os externos que possuem mais satlites que os ditos internos e uma atmosfera mais espessa, a composio desses enormes gasosos so parecidas com h do sol, com predominncia de H e He. Estes corpos celestes surgem atravs do processo conhecido como acrescimento, a acresso de partculas solidas como poeira e gros dariam origens aos futuros planetas terrestres e enquanto em relao s partculas gasosas originariam os planetas gasosos, a concentrao dessas partculas, os planetesimais, com tamanho mdio de 1 km, aps milhes de anos de diversas coalises e acrescimento formaram os primeiros protoplanetas. . O Nosso planeta Terra se originou aps diversos impactos de planetesimais e corpos maiores, a Lua se formou atravs desses diversos detritos, sendo que o sistema Terra-Lua algo de enorme complexidade, pois h varias semelhanas e diferenas entres esses dois corpos celestes, sendo o nosso satlite natural um dos maiores do Sistema Solar e no possui atmosfera, a teoria mais aceita em relao ao surgimento da Lua, explica que um corpo celeste de dimenses prximas ao tamanho de Marte, teria se impactado com a Terra, sendo que tanto este corpo e a Terra j possuam ncleo metlico e manto de silicato, posteriormente aps a coaliso, grande parte deste corpo e o manto terrestre, foram despedaados, em seguida o manto desse objeto foi ejetado para uma situao orbital, gerando os vestgios do nosso satlite, a protolua que sofreu processo de acrescimento, dando origem ao nosso atual satlite e devido a este impacto a Terra acelerou a sua rotao e se inclinou a 23, atravs dessa fuso material mais denso mergulhou para o interior da Terra e o mais leve originou a crosta terrestre, dando assim origem diviso entre camadas do planeta.

Referncias Bibliogrficas.
TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M. C. M. de; FAIRCHILD, T. R.; TAIOLI, F. (Orgs.) Decifrando a Terra. So Paulo: Oficina de Textos, 2000. p (9-19).

PRESS, F.; SIEVER, R.; GROTZINGER, J.; JORDAN, T. H. Para entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. p (28-30).

S-ar putea să vă placă și