Sunteți pe pagina 1din 4

3.

DEFINIO DA AMOSTRA

As partes envolvidas no planejamento deste estudo convergiram no entendimento de que a amostra a ser utilizada nesta pesquisa no pretende representar estatisticamente toda a populao de bibliotecas pblicas existente no pas. O estudo tem como objetivo identificar as melhores prticas, document-las e analis-las para responder as questes de pesquisa. Neste sentido a amostra foi construda a partir de informaes fornecidas pelos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Pblicas e por sugestes do SNBP baseado no seu conhecimento dos servios oferecidos nas principais bibliotecas do pas bem como caractersticas das redes estaduais. Foi definido que a amostra deveria conter pelo menos quatro das cinco grandes regies geogrficas do Brasil. Em cada uma deveria ser visitada a Biblioteca Estadual, bibliotecas mdias e pequenas envolvendo pelo menos um segundo municpio alm da capital do estado e preferencialmente uma biblioteca em rea rural ou em um municpio de pequeno porte. Para cada biblioteca visitada pretendia-se aplicar questionrio em pelo menos trs usurios o que nem sempre foi possvel, algumas vezes devido a inexistncia de usurios na biblioteca e outras vezes por limitaes de tempo. Em alguns estados o coordenador do sistema estadual ou outro representante do governo local acompanhou a pesquisadora no deslocamento para cidades fora da capital, ou mesmo em visitas em outras bibliotecas da capital. Em algumas situaes a agenda de visitas no permitia uma permanncia extensa nas bibliotecas para entrevistar o nmero planejado de usurios. A pesquisadora priorizou as entrevistas e oportunidades de discusses com os representantes de governo a entrevistar um nmero maior de usurios de bibliotecas. Em cada biblioteca visitada foi entrevistado pelo menos um coordenador, algumas vezes com a presena de outros membros da equipe da biblioteca possibilitando um pequeno debate sobre os temas abordados. Em algumas regies, como na sudeste, a pesquisadora pr agendou as visitas por telefone ainda antes da viagem. J nas regies Norte e Nordeste a agenda foi detalhada junto com os coordenadores do Sistema Estadual de Biblioteca Pblica durante o primeiro dia de trabalho na regio. Os critrios para incluir uma biblioteca pblica na amostra foram: Oferecer acesso a internet, Desejvel que caracterize boas prtica ainda que com poucos recursos, Incluir na amostra pelo menos uma fora da capital; Amostra capaz de captar especificidades locais; respeitar limite de oramento para deslocamento para cidades do interior.

1.4.1 Composio da amostra: REGIO


NORDESTE

GOVERNO LOCAL
Coordenador da Rede Estadual

BIBLIOTECA Estado da Bahia Juracy Magalhes Jr - Itaparica Monteiro Lobato - Salvador Thales de Azevedo Salvador Juracy Magalhes Salvador Manoelito de Ornelas - Tramanda Josu Guimares - Porto Alegre Restinga - Porto Alegre rea rural B. Monteiro Lobato - Central de Guarulhos Guarulhos B. Presidente Dutra Guarulhos B. Adamastor Municipal Monteiro Lobato, Municipal Mario Schenberg So Paulo BIBLIOTECA PBLICAEstado de So Paulo So Paulo BIBLIOTECA PBLICAMunicipal Piracicaba Xapuri Da Floresta Rio Branco Do Estado do Acre - Rio Branco Porto Acre Epitaciolandia

CIDADE
Salvador Itaparica Salvador Salvador Salvador Tramanda Porto Alegre Porto Alegre Guarulhos Guarulhos Guarulhos So Paulo

USU RI OS

BA

SUL RS

Coordenadora da Rede Estadual

3 4 0 4 0 1 4 0 2 1 0 2

SUDESTE SP

Coordenadoras do Sistema Municipal de Bibliotecas Coordenadora da rede municipal Maria Zenita Coordenadora (substituta) Coord. Sistema Municipal Rosane Orion Coord. Sist Estadual Helena Carloni; Coord. Prorama Telecentros da Floresta: Paulo; - Secretria Estadual da Cultura: Francisca

So Paulo Piracicaba

4 4

ACRE - NO

Xapuri Rio Branco Rio Branco Porto Acre Epitaciolandia

2 2 6 0 4

A biblioteca parque de Manguinhos (RJ) foi visitada pela pesquisadora na fase inicial da pesquisa, antes da definio dos instrumentos. Algumas constataes decorrentes desta visita so apresentadas no decorrer do relatrio de pesquisa, para exemplificar observaes e concluses da deste estudo. Porm importante destacar que a Biblioteca Pblica de Manguinhos no integra as anlises quantitativas elaboradas sobre as entrevistas conduzidas nas bibliotecas que integram a amostra deste estudo e que a ausncia de meno a esta biblioteca em muitas anlises qualitativas decorre da no aplicao dos instrumentos de pesquisa aos seus coordenadores e usurios. Enfim a biblioteca de Manguinhos no integra a amostra da coleta de dados da segunda fase deste estudo.

3.4.2 Regies e estados brasileiros As regies brasileiras possuem caractersticas marcantes sendo o Sudeste e Sul mais ricos, o Nordeste e Norte mais pobres. A regio centro oeste tem os indicadores fortemente influenciados pelo Distrito Federal onde se situa a capital Braslia. IBGE, 20101:

Os indicadores relacionados a educao so proporcionais aos indicadores de renda das regies. O nvel de instruo apresentado na tabela abaixo significa o mais alto nvel de escolaridade completado pelo indivduo, onde o nvel pr-escolar inclui aqueles que cursaram mas no completaram o ensino fundamental.

A Bahia o estado que representa a regio Nordeste na amostra deste estudo. A regio Nordeste a regio mais pobre do pas. Embora a Bahia apresente o
1

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica: www.ibge.gov.br

maior PIB desta regio, quando comparada com a totalidade do pas seu PIB per Capta de 11 mil reais ao ano situa-se em 19 entre os 27 estados brasileiros. A Bahia o maior estado da regio Nordeste, ocupa uma rea um pouco maior que a Frana 567 mil Km , com populao de 14 milhes de habitantes. um estado de grande riqueza cultural e o que mais atrai turistas na regio Nordeste, possui o maior litoral do pas e seu povo conhecido por suas caractersticas alegres e festivas. A Bahia tem alta influncia da cultura africana na msica, culinria, religio.

O Acre fica situado na regio Norte e faz divisa com a Bolvia e o Peru alm dos estados de Amazonas e Rondnia, e tem a grande maioria do seu territrio (164 mil Km2) coberto pela floresta amaznica. Sua populao de 733 mil habitantes e o PIB per capta 11 mil reais ao ano, o 18 do pas. A identidade do povo acreano ligada a preservao da Floresta Amaznica. A expresso povos da floresta utilizada para denominar aqueles que habitam a floresta e sobrevivem dela, ndios, seringueiros e populaes ribeirinhas, grupos que se uniram para estancar o desmatamento da floresta sob a liderana de Chico Mendes nas dcadas de 1970 e 1980. O Rio Grande do Sul localiza-se no extremo sul do Brasil, faz fronteira com Argentina e Uruguai, e divisa com o estado de Santa Catarina. Possui o 4 maior PIB do pas, e o 5 PIB ( R$ 23.606,00). Sua populao de 10,6 milhes habita um territrio com rea de 281mil km. As principais atividades econmicas so a agricultura e a indstria So Paulo o estado mais rico do pas, seus ndices socioeconmicos perdem apenas para o Distrito Federal. O PIB per capta de R$ 30.243 e a populao de 41 milhes de habitantes em um territrio de 248 mil km.

S-ar putea să vă placă și