Sunteți pe pagina 1din 31

3a Parte

GESTO DO MEIO AMBIENTE

15. LEGISLAO AMBIENTAL BRASILEIRA


Constituio brasileira diz que o meio ambiente um bem de uso comum do povo. Isto quer dizer que o meio ambiente tem valor, riqueza social. Muitas vezes porm impossvel transformar este valor em quantidade de dinheiro. Quanto vale uma cachoeira? Ou, quanto vale uma floresta nativa?

As questes ambientais, entretanto, sempre envolvem interesses econmicos e sociais. A degradao do meio ambiente, ao mesmo tempo que implica em prejuzos para todos, serve de fonte de enriquecimento para alguns. Um corpo dgua morto, significa mais dinheiro para quem polui, no momento em que deixou de investir nas medidas necessrias para controle da poluio. Ao mesmo tempo, a sociedade arca com os prejuzos de ter que usar gua ruim, alm de pagar a recuperao do corpo dgua. Em se tratando de um bem de interesse difuso1, o meio ambiente precisa e deve ser protegido. Neste sentido, a Constituio Federal impe ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes.

CONSTITUIO FEDERAL DE 1988 Artigo 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. Pargrafo 1o - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico: I. preservar e restaurar os processos ecolgicos essenciais e propor o manejo ecolgico das espcies e ecossistemas; II. preservar a diversidade e integridade do patrimnio gentico do pas e fiscalizar as entidades dedicadas pesquisa e manipulao de material gentico; III.definir, em todas as unidades de Federao, espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alterao e supresso permitidas somente atravs de Lei, vedada qualquer utilizao que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteo;

Bem que do usufruto de toda a comunidade.

3a Parte - Gesto do Meio Ambiente - 103

IV.exigir, na forma da Lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio do impacto ambiental, a que se dar publicidade; V. controlar a produo , a comercializao e o emprego de tcnicas, mtodos e substncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente; VI.promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente; VII.proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da Lei, as prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extino de espcies ou submetam os animais a crueldade. Pargrafo 2o - Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com a soluo tcnica exigida pelo rgo pblico competente, na forma da Lei. Pargrafo 3o - As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados. Pargrafo 4o - A Floresta Amaznica brasileira, a Mata Atlntica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira so patrimnio nacional, e sua utilizao far-se-, na forma da Lei, dentro de condies que assegurem a preservao do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais. Pargrafo 5o - So indisponveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por aes discriminatrias, necessrias proteo dos ecossistemas naturais. Pargrafo 6o - As usinas que operem com reator nuclear devero ter sua localizao definida em lei federal, sem o que no podero ser instaladas.

Ao Poder Pblico, seja Federal, Estadual ou Municipal, compete legislar em defesa do meio ambiente, isto , estabelecer normas jurdicas - leis, decretos, portarias e resolues. Consequentemente, a legislao ambiental composta por normas federais, estaduais e municipais, a serem executadas pelo prprio Poder Pblico e pela comunidade. A legislao ambiental brasileira integrada por normas que2: criam direitos e deveres do cidado em relao ao meio ambiente; criam instrumentos de proteo ao meio ambiente; criam normas sobre o uso de um bem ambiental, como a gua, o solo,...; disciplinam atividades que interferem com os bens ambientais; e, criam Unidades de Conservao.

Algumas dessas normas foram criadas recentemente, outras j existem h dcadas. E, ao contrrio das leis do trabalho que esto organizadas em um s texto3, a legislao ambiental brasileira est espalhada em vrios textos, o que dificulta muitas vezes a sua aplicao.
2

MEIO AMBIENTE ALEI EM SUAS MOS, E. Neves e A. Tostes, 1992.

104 - Introduo s Cincias do Ambiente para Engenharia

15.1. POLTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE A definio de uma Poltica Ambiental no pas tem sido prerrogativa do Governo Federal, embora a sua execuo e administrao estejam a cargo dos Governos Estaduais e Municipais. As primeiras tentativas de montagem de uma estrutura executiva na preservao do meio ambiente, foram feitas na dcada de setenta, denominada ddaca ambiental. A criao do PLANASA - Plano Nacional de Saneamento Ambiental foi um exemplo, cuja concesso dos recursos do BNH Banco Nacional de Habitao foi condicionada apresentao de programas integrados de controle da poluio hdrica, surgindo assim, pela primeira vez no pas, a preocupao pela ao racional e ordenada para enfrentar a poluio. Porm, foi somente na dcada seguinte que a Poltica Nacional do Meio Ambiente foi, finalmente, instituda atravs da Lei no 6.938, de 31 de agosto de 1981, e regulamentada pelo Decreto no 88.351, de 1 de junho de 1983.

15.1.1. SISNAMA Com a Lei do Meio Ambiente, foi criado o Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA, constitudo por rgos e entidades da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios, bem como das Fundaes institudas pelo Poder Pblico, responsveis pela proteo e melhoria da qualidade ambiental. Atualmente, o SISNAMA tem a seguinte estrutura: rgo superior: o Conselho de Governo - CG, com a funo de assessorar o Presidente da Repblica na formulao da Poltica Nacional do Meio Ambiente e nas diretrizes para o meio ambiente e os recursos naturais; rgo consultivo e deliberativo: o Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, com a finalidade de assessorar, estudar e propor ao Conselho de Governo, diretrizes de polticas governamentais para o meio ambiente e os recursos naturais, e deliberar, no mbito de sua competncia, sobre normas e padres compatveis com o meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial sadia qualidade de vida; rgo central: o Ministrio do Meio Ambiente, dos Recursos Hdricos e da Amaznia Legal MINISMAM, com a finalidade de planejar, coordenar, supervisionar e controlar, como rgo federal, a poltica nacional e as diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente; rgo executor: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis - IBAMA, com a finalidade de executar ou fazer executar, como rgo federal, a poltica nacional e diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente; rgos seccionais: os rgos ou entidades estaduais responsveis pela execuo de programas, projetos e pelo controle e fiscalizao de atividades capazes de provocar a degradao ambiental; rgos locais: os rgos ou entidades municipais responsveis pelo controle e fiscalizao dessas atividades, nas suas respectivas jurisdies.
3

CLT - Consolidao das Leis do Trabalho.

3a Parte - Gesto do Meio Ambiente - 105

15.1.2. COMPETNCIA DO CONAMA Como rgo deliberativo do SISNAMA, dentre outras atribuies, compete ao CONAMA estabelecer, mediante proposta do IBAMA, normas e critrios para o licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, a ser concedido pelos Estados e supervisionado pelo IBAMA. Ainda, como rgo da hierarquia nacional, ao CONAMA cabe fixar prazos para concesso de licenas, determinando, quando julgar necessrio, o estudo de impacto ambiental e respectivo relatrio - EIA/RIMA. Outrossim, atravs do IBAMA, competncia do CONAMA, estabelecer normas, critrios e padres nacionais relativos ao controle e manuteno da qualidade do meio ambiente em todo o territrio nacional, cabendo aos Estados e Municpios a regionalizao dos mesmos, desde que sejam mais restritivos do que os fixados anteriormente. Compete ao CONAMA, com base em parecer do IBAMA, propor ao Presidente da Repblica a criao de Unidades de Conservao ambiental. Cabe ainda, no caso de constatada a infrao de meio ambiente, determinar, mediante representao do IBAMA, a perda ou restrio de benefcios fiscais concedidos pelo Poder Pblico, em carter geral ou condicional, e a perda ou suspenso de participao em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crdito.

15.1.3. PENALIDADES Para efeito da Lei do Meio Ambiente, entende-se por poluidor, pessoa fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado, responsvel, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradao ambiental. Dessa forma, segundo a Lei do Meio Ambiente, Artigo 15, o poluidor que expuser a perigo a incolumidade humana, animal ou vegetal, ou estiver tornando mais grave situao de perigo existente, fica sujeito pena de recluso de 1(um) a 3 (trs) anos e multa de 100 a 1.000 MVR's. A pena ser aumentada at o dobro se: resultar em dano irreversvel fauna, flora e ao meio ambiente; resultar leso corporal grave; a poluio ser decorrente de atividade industrial ou de transporte; o crime ser praticado durante a noite, domingo ou feriado.

O no cumprimento das medidas necessrias preservao ou correo dos inconvenientes e danos causados pela degradao da qualidade ambiental, sujeitar os transgressores : multa simples ou diria, nos valores correspondentes a cada caso, vedada a sua cobrana pela Unio se j tiver sido aplicada pelos Estados, Distrito Federal, Territrios ou Municpios; perda ou restrio de incentivos e benefcios fiscais concedidos pelo Poder Pblico; perda ou suspenso de participao em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crditos; suspenso da atividade.

106 - Introduo s Cincias do Ambiente para Engenharia

A Lei do Meio Ambiente veio disposta a corrigir erros e mudar mentalidades, porque quem cobra a multa a Receita Federal, nos moldes do Imposto de Renda. As multas, conforme o Decreto no 99.274/90, variam de 61,7 a 6.170,0 BTN's - Bnus do Tesouro Nacional (corrigveis pela TR), que so cobradas pelo Leo. Embora rigorosa, a lei tem suas atenuantes e peculiaridades. Ela permite s empresas infratoras a aplicao de 90% do valor da multa na compra de equipamentos destinados a controlar a poluio ambiental ou na realizao de pesquisas e de campanhas de educao ambiental. Formalmente, segundo os Artigos 34, 35 e 36 do Decreto supra citado, as infraes passveis de multas, podem ser agrupadas em trs faixas. Com multas de 61,7 a 6.170,0 BTN's: contribuir para que o corpo d'gua fique em categoria de qualidade inferior prevista na classificao oficial; contribuir para que a qualidade do ar ambiental seja inferior ao nvel mnimo estabelecido em resoluo oficial; emitir ou despejar efluentes ou resduos slidos, lquidos ou gasosos causadores de degradao ambiental, em desacordo com o estabelecido em resoluo ou licena especial; exercer atividade potencialmente degradadora do meio ambiente, sem a licena ambiental legalmente exigvel, ou em desacordo com a mesma; causar poluio hdrica que torne necessria a interrupo do abastecimento pblico de gua de uma comunidade; causar poluio de qualquer natureza que provoque destruio de plantas cultivadas ou silvestres; ferir, matar ou capturar, por quaisquer meios, em reas de Proteo Ambiental, Reservas Ecolgicas, Estaes Ecolgicas e reas de Relevante Interesse Ecolgico; causar degradao ambiental mediante o assoreamento de colees de gua ou eroso acelerada, em reas de Proteo Ambiental, Reservas Ecolgicas, Estaes Ecolgicas e reas de Relevante Interesse Ecolgico; desrespeitar interdies de uso, de passagem e outras estabelecidas administrativamente para a proteo contra a degradao ambiental; impedir ou dificultar a atuao dos agentes credenciados pelo IBAMA, para inspecionar situaes de perigo potencial ou examinar a ocorrncia de degradao ambiental; causar danos ambientais, de qualquer natureza, que provoquem destruio ou outros efeitos desfavorveis biota nativa ou s plantas cultivadas e criao de animais. Com multas de 308,5 a 6.170,0 BTN's: realizar em APAs, sem licena do respectivo rgo de controle ambiental, abertura de canais ou obras de terraplanagem, com movimentao de areia, terra ou material rochoso, em volume superior 100 m3, que possam causar degradao ambiental; causar poluio, de qualquer natureza, que possa trazer danos sade ou ameaar o bem-estar. Com multas de 617 a 6.170 BTNs: causar poluio atmosfrica, que provoque a retirada, ainda que momentnea, dos habitantes de um quarteiro urbano ou localidade equivalente;

3a Parte - Gesto do Meio Ambiente - 107

causar poluio do solo, que torne uma rea, urbana ou rural, imprpria para a ocupao humana; causar poluio de qualquer natureza, que provoque a mortandade de peixes, anfbios, rpteis, aves e mamferos.

15.1.4. CONDIES ATENUANTES E AGRAVANTES So atenuantes para o clculo do montante das multas, as seguintes circunstncias: o menor grau de compreenso e de escolaridade do infrator; o arrependimento do infrator, manifestado pela espontnea reparao ou limitao do dano causado; a comunicao prvia do infrator, s autoridades competentes , do perigo iminente; a colaborao com os agentes encarregados da fiscalizao e do controle ambiental. So agravantes: a reincidncia especfica; a maior extenso da degradao ambiental; o dolo, mesmo que eventual; a ocorrncia de efeitos sobre a propriedade alheia; a infrao ter ocorrido em zona urbana; danos permanentes sade; a infrao atingir rea sob proteo legal; o emprego de mtodos cruis na morte ou captura de animais.

15.2. INSTRUMENTOS DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE Alm das penalidades, aplicadas no caso de infraes, a legislao ambiental brasileira prev instrumentos de participao da comunidade na proteo ao meio ambiente, tais como: direito de petio, direito de certido, ao civil pblica, ao popular, inqurito civil administrativo, licenas ambientais, EIA/RIMA e audincia pblica, alguns dos quais so comentados a seguir.

15.2.1. DIREITO DE PETIO O direito de petio um instrumento importante para garantir o pleno acesso informao. Atravs do mesmo, qualquer pessoa pode obter informaes sobre a situao atual do ambiente, tais com: diagnsticos ambientais, estudos sobre problemas ambientais produzidos pelos rgos de planejamento e controle ambiental, prognsticos ambientais, informaes sobre condies das praias, potabilidade da gua, ndices de poluio do ar, ndices de rudo, gastos oramentrios, multas aplicadas aos poluidores, multas no pagas, planos futuros, previso de gastos, estudos de impacto ambiental, posio do rgo ambiental frente a determinadas situaes de agresso ambiental.

108 - Introduo s Cincias do Ambiente para Engenharia

15.2.2. DIREITO DE CERTIDO O direito de certido um instrumento que atesta a atuao dos rgo pblicos na defesa do meio ambiente. A certido serve para fundamentar a ao do cidado no exerccio do seu direito, como defensor do patrimnio ambiental, como prova para a ao civil pblica ou para a ao popular.

15.2.3. LICENAS AMBIENTAIS As licenas ambientais - prvia, instalao e operao -, so instrumentos de defesa do meio ambiente, requeridos pelo rgo estadual competente integrante do SISNAMA, ou pelo IBAMA, em carter supletivo. As mesmas devem ser solicitadas pelo empreendedor, nas fases de localizao, instalao/ampliao e operao, de estabelecimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, considerados efetiva e potencialmente poluidores, bem como os capazes, sob qualquer forma, de causar degradao ambiental. As entidades e rgos de financiamento e incentivos governamentais, condicionaro a aprovao de projetos habilitados a esses benefcios ao licenciamento, na forma da Lei, e ao cumprimento das normas, dos critrios e dos padres expedidos pelo CONAMA.

15.2.3.1. LICENA PRVIA - LP expedida na fase inicial do planejamento da atividade e implica em compromisso, por parte do empresrio, de manter o projeto final compatvel com as condies do deferimento. Sua concesso est fundamentada em informaes prestadas pelo interessado, especficas s condies bsicas a serem atendidas durante a localizao, instalao e funcionamento do equipamento ou atividade poluidora.

15.2.3.2. LICENA INSTALAO - LI expedida com base no projeto executivo final e autoriza o incio da implantao do equipamento ou atividade poluidora, subordinando-o a condio de construo, operao e outras expressamente especificadas.

15.2.3.3. LICENA OPERAO - LO expedida com base na vistoria, realizada pelo rgo licenciador, e autoriza a operao de equipamentos ou atividades poluidoras, subordinando a sua continuidade ao cumprimento das condies de concesso das LP e LI. Este tipo de licena dever ser solicitado tanto para as atividades existentes como para as novas. Os prazos de validade das licenas sero expressos nas mesmas e passaro a contar da data de sua emisso. Nos casos em que no estejam explicitamente determinados, sero adotados os seguintes prazos mximos: 2 (dois) anos para a LP e LI, e 4 (quatro) anos para a LO.

3a Parte - Gesto do Meio Ambiente - 109

Com exceo das atividades de interesse da segurana nacional, como a atividade nuclear, instalao de polos petroqumicos, cloroqumicos, siderrgicos, grandes rodovias e ferrovias federais, o licenciamento da atividade de responsabilidade do rgo estadual. A localizao de usinas nucleares s pode ser definida em lei e cabe Comisso Nacional de Energia Nuclear - CNEN baixar diretrizes para a segurana da atividade, transporte de materiais, tratamento e eliminao de rejeitos radioativos, construo e operao de usinas nucleares. Em nosso Estado, as licenas supra citadas, so concedidas pelo COPAM - Conselho de Proteo Ambiental atravs da SUDEMA - Superintendncia de Administrao do Meio Ambiente e dos Recursos Hdricos, aps o cumprimento das exigncias do SELAP - Sistema Estadual de Licenciamento de Atividades Poluidoras. Esto sujeitos ao SELAP, todas as pessoas fsicas ou jurdicas, inclusive as entidades da administrao indireta estadual e municipal, que estiverem instaladas ou vierem a se instalar no Estado da Paraba, e cujas atividades, sejam industriais, comerciais, agropecurias, domsticas, pblicas, recreativas ou quaisquer outras, possam ser causadoras de efetiva ou potencial poluio, a critrio do COPAM e da SUDEMA.

15.2.4. EIA/RIMA O Estudo de Impacto Ambiental - EIA uma exigncia da legislao ambiental para o licenciamento de atividades modificadoras ou potencialmente modificadoras do meio ambiente. O mesmo realizado por equipe de especialistas e apresentado na forma de Relatrio de Impacto sobre o Meio Ambiente - RIMA, para apreciao da comunidade, atravs do rgo licenciador. O EIA/RIMA o primeiro instrumento, de defesa do meio ambiente, criado no Brasil para informar com antecedncia ao Poder Pblico e prpria sociedade quais os custos e benefcios dos empreendimentos, e sobre quem eles vo recair. O EIA/RIMA assunto dos prximos captulos.

15.2.5. AUDINCIA PBLICA A audincia pblica uma reunio aberta, com representantes do Poder Pblico e da comunidade, para debater questes sobre o meio ambiente. parte fundamental no processo de licenciamento ambiental, para a tomada de deciso. Geralmente, as audincias pblicas tm sido motivadas para apreciao do EIA/RIMA. Nestas, o rgo ambiental, junto com o empreendedor e mais a equipe responsvel pelo EIA, apresentam ao pblico o RIMA, detalhando as modificaes ambientais, seus custos, sobre quem recairo, e seus benefcios, e quem deles vai usufruir.

15.3. LEGISLAO BSICA Dentre os diplomas normativos que versam sobre matrias diretamente pertinentes ao meio ambiente, na Legislao Federal Brasileira cabe ressaltar a importncia das resolues. A lei delega ao Poder Executivo a tarefa de detalhar as suas disposies atravs de resolues, que passam a ser, de fato, os parmetros concretos para aplicao da lei. Conforme j citado anteriormente, alguns desses diplomas federais so recentes outros datam de dcadas, o que pode ser constatado no Apndice B. A nvel estadual tem-se algumas leis e decretos estaduais que criam rgos e

110 - Introduo s Cincias do Ambiente para Engenharia

conselhos de meio ambiente, aprovam seus estatutos e do outras providncias. A legislao pode ser vista por temas, como gua, solo, ar, fauna, flora, minerao, agrotxicos, atividade nuclear, rudo, etc. gua - A lei bsica o Cdigo das guas de 1934, complementada por resolues CONAMA, como a no 020/86 que trata da classificao dos corpos dgua, e pela Lei No 9.433/97 que trata da Poltica Nacional de Recursos Hdricos. Ar - Assunto disciplinado basicamente atravs de resolues do CONAMA, que estabelecem padres de qualidade do ar, limites de emisso de poluentes e detalham programas para controle da poluio do ar (PROCONVE - Resoluo no 018/86, PRONAR - Resolues nos 005/89 e 003/90). Solo - A lei bsica o Estatuto da Terra de 1964. Cabe diferenar o solo rural do solo urbano. Este, em cidades com mais de 20 mil habitantes, fica subordinado ao Plano Diretor do Municpio. Aquele, deve ser objeto de poltica agrcola que contemple medidas de defesa do solo. Agrotxicos e outro produtos perigosos - A legislao estabelece que a produo, transporte, comercializao e uso dependem de registro prvio junto ao governo federal. Este registro est condicionado ao grau de perigo que o produto representa para o meio ambiente. O assunto tratado em lei (Lei dos Agrotxicos, de 1989) e resolues do CONAMA nos 013/84 e 005/85. Flora - Como bem de interesse comum da populao, cabe ao Poder Pblico o dever de preserv-lo - Cdigo Florestal de 1965. Assim, de acordo com a localizao, determinadas formaes vegetais so consideradas de preservao permanente. A explorao de floresta depende de autorizao do IBAMA. O comprador de moto-serra deve ter registro no IBAMA. As indstrias que consomem grandes quantidades de madeira tm que plantar o que consumir. As estaes de TV tm que apresentar, no mnimo cinco minutos por semana, programas de interesse florestal. Fauna - Duas leis bsicas regem o uso da fauna: Cdigo de Pesca e Cdigo de Caa, ambos de 1967. O assunto ainda complementado atravs de portarias do IBAMA. Minerao - A lei bsica o Cdigo de Minerao de 1967. A atividade est sujeita a autorizao federal, alm do licenciamento ambiental no Estado. O assunto tratado em resolues do CONAMA. Atividade nuclear - O assunto de competncia exclusiva da Unio, ficando com a Comisso Nacional de Energia Nuclear - CNEN - a incumbncia de baixar diretrizes sobre o exerccio da atividade. Rudo - O assunto tratado em resolues do CONAMA nos 001/90, 002/90, 001/93, 002/93, 020/94 e 017/95, que estabelecem, dentre outros itens, padres aceitveis de rudo, visando o conforto e a sade da populao.

15.4. INSTITUIES DE CONTROLE DO MEIO AMBIENTE Em todos os Estados e Municpios existem rgos pblicos e/ou fundaes institudas de poder pblico, encarregados do controle do meio ambiente. A atuao destes complementada pela representao federal, atravs do IBAMA. Todas essas instituies participam na montagem do sistema nacional de combate a poluio e defesa dos recursos naturais, compondo o SISNAMA dentro da Poltica Nacional do Meio Ambiente. No Apndice C esto listados os principais rgos de ao estadual.

3a Parte - Gesto do Meio Ambiente - 111

15.5. EXERCCIO DE FIXAO 15 Que tipos de normas compem a legislao ambiental brasileira ? Esquematize a estrutura do SISNAMA. Cite algumas atribuies que so da competncia do CONAMA ? Como a Lei do Meio Ambiente define poluidor ? Enumere as penalidades por agresses ao meio ambiente. As agresses ao meio ambiente esto sujeitas a multas que variam de 61,7 a 6.170,0 BTN's. Liste 10 agresses ao meio ambiente que esto sujeitas penalidades com as respectivas multas. 7. Cite as condies atenuantes e agravantes para o clculo do montante da multa. 8. Enumere cinco instrumentos de proteo do meio ambiente. 9. Conceitue: Licena Prvia (LP), Licena Instalao (LI) e Licena Operao(LO). 10. O que dispe: a Lei 6.938, de 31.08.81; o Decreto 88.351, de 01.06.83; o Decreto 73.030, de 30.10.73; a Resoluo CONAMA 001, de 23.01.86; a Resoluo CONAMA 020, de 18.06.86; a Lei 7.804, de 18.07.89 e a Lei 8.028, de 12.04.90 (consultar o Apndice B). 11. O que SELAP? Quem est sujeito ao SELAP-PB ? 12. Cite alguns rgos seccionais de controle do meio ambiente, dentre eles, inclua e assinale o do seu Estado (consultar o Apndice C). 1. 2. 3. 4. 5. 6.

112 - Introduo s Cincias do Ambiente para Engenharia

16. AVALIAO DE IMPACTO AMBIENTAL


satisfao das necessidades humanas, pelo desenvolvimento de uma atividade, se faz atravs de formas de uso e de apropriao de um espao, gerando efeitos sobre o meio ambiente, que podero refletir-se nas condies fsicas e scio-econmicas deste mesmo homem. Desse modo, a implantao de uma atividade pode resultar num ambiente equilibrado ou desequilibrado. Os desequilbrios, biogeofsicos e scio-econmicos, constituem o principal objeto da Avaliao de Impacto Ambiental. A Avaliao de Impacto Ambiental tem por objetivo identificar, predizer e quantificar esses desequilbrios, com a finalidade de introduzir medidas mitigadoras que minimizem ou mesmo eliminem os impactos nocivos, resultantes da implantao de uma atividade modificadora do meio ambiente. No que diz respeito Poltica Ambiental do pas, a AIA o principal instrumento de execuo da mesma. Constituda de um conjunto de procedimentos tcnicos e administrativos, que visam a anlise sistemtica dos impactos ambientais do estabelecimento de uma atividade e suas diversas alternativas, a AIA tem por finalidade embasar as decises quanto ao seu licenciamento. Vale aqui salientar que as AIA's so instrumentos de conhecimento a servio da deciso, porm no so por si mesmas instrumentos de deciso. Entretanto, so instrumentos idneos para a tomada de deciso baseada num conhecimento amplo e integrado dos impactos ambientais.

16.1. DEFINIO E CLASSIFICAO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS Para efeito da Resoluo CONAMA no 001/86, considera-se impacto ambiental qualquer alterao nas caractersticas fsicas, qumicas e/ou biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante de atividade humana, que direta ou indiretamente, afetem: a sade, a segurana e o bem-estar da populao; as atividades sociais e econmicas; a biota; as condies estticas e sanitrias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais.

Os impactos ambientais podem ser diretos ou indiretos; podem ocorrer a curto ou a longo prazo; podem ser temporrios ou permanentes; reversveis ou irreversveis; cumulativos ou sinrgicos; positivos ou negativos.

16.1.1. IMPACTO POSITIVO Quando a ao ou atividade resulta na melhoria da qualidade de um fator ou parmetro ambiental. Aumento da produo agrcola em reas irrigadas.

3a Parte - Gesto do Meio Ambiente - 113

16.1.2. IMPACTO NEGATIVO Quando a ao ou atividade resulta em um dano qualidade de um fator ou parmetro ambiental. A perda de matas, lagos e rios quando do enchimento do reservatrio para fins hidreltricos. 16.1.3. IMPACTO DIRETO Resultante de uma simples relao de causa e efeito. a alterao que sofre um determinado componente ambiental, pela ao direta sobre esse componente. Tais impactos so geralmente mais fceis de se identificar, descrever ou quantificar, posto que so os efeitos diretos de aes do projeto. O aumento da concentrao de contaminantes, como CO, SO2 e MP na atmosfera, resultantes da queima de combustveis nos veculos automotores. 16.1.4. IMPACTO INDIRETO. Decorrente do impacto direto, seus efeitos correspondem aos efeitos indiretos das aes do projeto. Geralmente so mais difceis de identificar e controlar. Um exemplo tpico o crescimento populacional decorrente do assentamento da populao atrada pelo projeto, a qual demanda moradia, escola, servios sanitrios, transporte, etc., que no se havia previsto e cuja falta gera srios conflitos sociais. 16.1.5. IMPACTO DE CURTO PRAZO Quando o efeito ou a modificao do parmetro ambiental surge logo aps a ao, podendo at desaparecer em seguida. Aumento do rudo no ambiente quando so ligados determinados eletrodomsticos. 16.1.6. IMPACTO DE LONGO PRAZO Quando o efeito ou a modificao do parmetro ambiental ocorre depois de um certo tempo de realizada a ao. A eroso e a conseqente desertificao de solos submetidos a desmatamentos ou mesmo a projetos agrcolas mal orientados. 16.1.7. IMPACTO REVERSVEL Quando o fator ou parmetro ambiental afetado, retorna s suas condies originais, uma vez cessada a ao impactante. As molstias decorrentes da construo de uma obra em cujo perodo se produziu poeira, rudo, aumento do trfego no entorno, mas que desaparecem ou ficam reduzidas a nveis admissveis uma vez acabada a construo. 16.1.8. IMPACTO IRREVERSVEL Quando uma vez cessada a ao impactante, o fator ambiental afetado no retorna s suas condies, em um prazo previsvel. O assoreamento de corpos dgua, resultante do carreamento de materiais na atividade de minerao.

114 - Introduo s Cincias do Ambiente para Engenharia

16.1.9. IMPACTO TEMPORRIO Quando, uma vez executada a ao, a modificao do fator ambiental considerado, tem durao determinada. Os rudos gerados na fase de construo de um empreendimento. 16.1.10. IMPACTO PERMANENTE Quando, uma vez executada a ao, os efeitos no cessam de se manifestar num horizonte temporal conhecido. Reteno de slidos em transporte nas barragens.

16.2. IMPACTO AMBIENTAL DE UM PROJETO O impacto ambiental de um projeto pode ser definido como a diferena entre a situao do meio ambiente modificado, tal como resultaria depois de realizao do projeto, e a situao do meio ambiente futuro, tal como havia evoludo normalmente sem tal atuao. A necessidade de se implantar avaliaes de impactos ambientais, surgiu da inadaptao dos mtodos tradicionais de avaliao de projetos, que no consideravam a proteo do meio fsico, nem o uso racional dos recursos naturais, nem to pouco os aspectos sociais de um dado projeto. Desse modo, a AIA veio com o propsito de evitar possveis erros e deterioraes ambientais, custosos de se corrigir depois. A AIA de um projeto realizada atravs do Estudo de Impacto Ambiental - EIA, onde se promove a identificao, previso e valorao dos impactos e a anlise das alternativas para a atividade em estudo, cujos resultados so apresentados na forma de Relatrio de Impacto Ambiental RIMA.

16.3. ATIVIDADES MODIFICADORAS DO MEIO AMBIENTE Uma relao completa das atividades modificadoras do meio ambiente passveis de uma avaliao de impacto ambiental difcil de se estabelecer, posto que o impacto global depende de vrios fatores, dentre os quais selecionam-se como mais significativos, para estabelecimento de critrios de seleo dessas atividades, os seguintes: impacto fsico (qualitativo e quantitativo); extenso da rea de influncia; utilizao de recursos naturais. Segundo a Resoluo CONAMA no 001/86, ficam obrigados a elaborar EIA/RIMA, para obteno de licenciamento, as seguintes atividades modificadoras do meio ambiente: estradas de rodagem com duas ou mais faixas de rolamento; ferrovias; portos, terminais de minrio, petrleo e produtos qumicos; aeroportos, conforme definidos pelo inciso I, artigo 4o, do Decreto-Lei no 32/66; oleodutos, gasodutos, minerodutos, troncos coletores e emissrios de esgotos sanitrios;

3a Parte - Gesto do Meio Ambiente - 115

linhas de transmisso de energia eltrica, acima de 230Kv; obras hidrulicas para explorao de recursos hdricos, tais como: barragens para fins hidreltricos (acima de 10 MW), de saneamento ou de irrigao, abertura de canais para navegao, drenagem e irrigao, retificao de cursos dgua, abertura de barras e embocaduras, transposio de bacias, diques; extrao de minrios, inclusive os de classe II, definidos no Cdigo de Minerao; extrao de combustvel fssil ( petrleo, xisto ou carvo); aterros sanitrios, processamento e destino final de resduos txicos ou perigosos; usinas de gerao de eletricidade, qualquer que seja a fonte primria, acima de 10MW; distritos industriais e zonas estritamente industriais - ZEI; complexo de unidades industriais e agro-industriais ( petroqumicos, siderrgicos, cloroqumicos e destilarias de lcool ); explorao econmica de madeira ou de lenha, em reas de 100 hectares ou menores, quando atingir reas significativas em termos percentuais ou de importncia do ponto de vista ambiental; projetos urbansticos, acima de 100 hectares ou em reas consideradas de relevante interesse ambiental, a critrio do IBAMA e dos rgos estaduais e municipais competentes; qualquer atividade que utiliza carvo vegetal, derivados ou produtos similares, em quantidade superior a dez toneladas por dia. projetos agropecurios que contemplem reas acima de 1.000ha ou menores, neste caso, quando se tratar de reas significativas em termos percentuais ou de importncia do ponto de vista ambiental, inclusive nas reas de proteo ambiental (Resoluo CONAMA no 011/86). A rigor, o Poder Pblico pode pedir um EIA/RIMA para todo e qualquer tipo de empreendimento no listado. O SELAP-PB, alm das atividades supra citadas, segue a listagem do Decreto Estadual no 13.798/90.

16.4. VANTAGENS DA AIA Na avaliao de impacto ambiental fundamental ter em conta as diversas vantagens econmicas que apresenta. Estudos realizados pela Comunidade Europia mostram que o custo das aes preventivas, incluindo nele o EIA, inferior aos custos da contaminao e deteriorao por impactos ambientais no previstos, sem levar em conta, ainda, que muito melhor prevenir do que corrigir. As experincias realizadas mostram que o custo das AIAs muito baixo. Na Holanda, situa-se em 0,25% do custo total da obra. Na Frana, entre 0,25 e 0,75%; nos Estados Unidos, 0,19%; e, em mais 18 pases onde esta questo foi levantada, o custo mdio situou-se em torno de 0,50% do custo total da obra. Considerando que estes custos tendem logicamente a diminuir, como conseqncia da melhoria dos conhecimentos, a disponibilidade de dados, os servios de informao, a qualificao de pessoal especializado e pelo efeito repetio, pode-se afirmar que sua implantao no to dispendiosa. Outra vantagem econmica, o fato de que a aplicao do procedimento no supe um alargamento dos prazos de execuo da obra. O custo da obra influenciado pelo tempo necessrio para projet-la, autoriz-la e realiz-la. Este tempo pode ser encurtado, graas a uma concepo correta da obra sob o ponto de vista ambiental, pois isso pode permitir reduzir ou evitar os atra-

116 - Introduo s Cincias do Ambiente para Engenharia

sos desnecessrios derivados do pblico em geral, assim como dos rgos competentes, uma vez que estes participam do processo de deciso. Esta participao conduz a um processo de deciso mais transparente e seguro, evitando os recursos administrativos e judiciais, geralmente demorados e dispendiosos.

16.5. INCERTEZAS DA AIA Na avaliao de impactos as incertezas so muitas, e, portanto, h necessidade de se preparar para especific-las. As principais causas de incertezas so as seguintes: variabilidade estocstica dos fenmenos ambientais. H que se considerar uma srie de contingncias e sinergias difceis de valorar; conhecimento inadequado ou incompleto do comportamento dos componentes do meio; falta de dados de base e informaes da zona ou problema a avaliar, o que obriga a trabalhar com grandes lacunas. Estas incertezas so maiores quando a avaliao se projeta a longo prazo. Por isso, necessrio que o avaliador inclua um captulo que detalhe as possveis incertezas com as quais se tenha deparado a equipe de trabalho e, se possvel, faa uma previso dos riscos e da forma como enfrent-los. A anlise de riscos, por sua vez, exigida pelo rgo ambiental na AIA, sempre que a atividade incorrer em risco de acidentes. Devido a tais incertezas, na avaliao se majoram enormemente os dados de risco, com o objetivo de cobrir estas lacunas. Desse modo, a vigilncia contnua dos parmetros do meio ambiente e a avaliao dos ecossistemas, dever formar parte integrante do sistema de anlise do meio ambiente. Isto necessrio para proporcionar um banco de dados e anlises tcnicas para avaliar posteriormente as decises especficas. A vigilncia e a avaliao so essenciais para a reduo dos riscos e a tomada de deciso, quando se quer proteger e melhorar a qualidade do meio ambiente.

16.6. CRITRIOS PARA ELABORAO DE ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL O estabelecimento de critrios para o EIA de uma atividade requer, em primeiro lugar, a definio de prioridades. Isto dever ser feito a partir do conhecimento detalhado de todos os fatores ambientais importantes da rea em estudo, assim como do entorno, que poder sofrer os efeitos da implantao da atividade que ali se pretende instalar. Esses fatores devero representar, no apenas as condies biogeofsicas da rea, mas tambm as scio-econmicas e principalmente os interesses da comunidade, que poder ser beneficiada ou prejudicada pela implantao da atividade. Outrossim, alm de atender a legislao pertinente, o EIA deve obedecer s seguintes diretrizes gerais: contemplar todas as alternativas tecnolgicas e de localizao do projeto, confrontando-as com a hiptese de no execuo do mesmo; identificar e avaliar os impactos ambientais gerados sobre a rea de influncia, nas fases de implantao e operao da atividade;

3a Parte - Gesto do Meio Ambiente - 117

analisar a compatibilidade do projeto com planos e programas de ao federal, estadual e municipal, propostos ou em implantao na rea de influncia do projeto. Finalmente, o EIA de uma atividade efetiva ou potencialmente modificadora do meio ambiente, dever ser efetuado tendo como base de referncia os seguintes tpicos: descrio do projeto e suas alternativas; determinao da rea de influncia; diagnstico ambiental da rea de influncia; identificao e estimativa dos impactos ambientais; estudo e definio de medidas mitigadoras; programa de gerenciamento.

16.6.1. DESCRIO DO PROJETO E SUAS ALTERNATIVAS Consiste na descrio completa do projeto e suas alternativas tecnolgicas e de localizao, contendo objetivos, justificativas, dados econmico-financeiros, localizao, rea de ocupao, mo-de-obra, fluxo de insumos e produtos, lay-out, cronogramas, plantas, diagramas e quadros, de modo a caracterizar o empreendimento, incluindo: na fase de construo: limpeza e preparao do terreno, remoo da vegetao, terraplanagem, movimentos de terra; demanda e origem da gua e da energia; origem, tipos e estocagem dos materiais de construo, incluindo jazidas; origem, quantidade e qualificao da mo-de-obra; na fase de operao: processos de produo, insumos e produtos; origem, caractersticas, estocagem e manipulao de matria prima e combustveis; informao sobre tipo e quantidade de cada produto intermedirio e final e subprodutos produzidos; transporte, armazenamento e estocagem de produtos; caractersticas das emisses slidas, lquidas e gasosas; sistemas de tratamento, reciclagem, recuperao e disposio final das emisses slidas, lquidas e gasosas; origem, quantidade e qualificao do pessoal empregado na produo e administrao; riscos potenciais, aes e equipamentos de preveno de acidentes.

16.6.2. DETERMINAO DA REA DE INFLUNCIA DO PROJETO rea de influncia de um projeto a rea potencialmente afetada, direta ou indiretamente, pelas aes a serem desenvolvidas nas fases de construo e operao de um projeto. A definio da mesma deve ser acompanhada de justificativas e mapeamento, considerando bacias hidrogrficas completas, detalhando os stios de localizao do projeto e de incidncia direta dos impactos.

16.6.3. DIAGNSTICO AMBIENTAL DA REA DE INFLUNCIA O diagnstico ambiental consiste de uma atividade dentro do EIA, destinada a caracterizar a situao do meio ambiente na rea de influncia do projeto, antes da implantao do projeto, atravs da completa descrio e anlise dos fatores ambientais e suas interaes. Deve descrever o meio fsico, biolgico e antrpico.

118 - Introduo s Cincias do Ambiente para Engenharia

Meio fsico: caractersticas geolgicas, formao e tipo de solo; topografia, relevo, declividade; recursos minerais e jazimentos fsseis; regime hidrolgico e qualidade dos corpos d'gua; padres de drenagem natural e artificial, lanamentos e tomadas de gua; clima e qualidade do ar; processos erosivos e sedimentolgicos, estabilidade dos solos. Meio biolgico: inventrio de espcies caractersticas da fauna e flora natural; inventrio de espcies endmicas, raras ou ameaadas de extino e de espcies migratrias; diversidade de espcies; reas de preservao permanente, unidades de conservao da Natureza e reas protegidas por legislao especial; produtividade e estabilidade dos ecossistemas; reas potenciais de refgio de fauna e flora. Meio antrpico: ocupao e uso do solo (processo histrico da ocupao, distribuio das atividades, densidade demogrfica, sistema virio, valor da terra, estrutura fundiria, etc.); usos dos recursos ambientais (guas, florestas, solos, dependncia local dos recursos, nvel de tecnologia, fontes de poluio); populao (crescimento demogrfico, estrutura da populao, distribuio espacial, mobilidade, escolaridade, nvel de sade, nvel cultural); equipamentos sociais (abastecimento d'gua, sistema de esgotamento sanitrio, disposio do lixo, logradouros, rede de sade, rede escolar, rede de suprimentos, segurana, lazer, religio, cemitrios, stios e monumentos arqueolgicos, culturais, cvicos e histricos, meios de transporte); organizao social (foras e tenses sociais, grupos e movimentos comunitrios, lideranas, foras polticas e sindicais atuantes, associaes); estrutura produtiva (anlise dos fatores de produo, modificaes havidas em relao composio da produo local, contribuio de cada setor, gerao de empregos e nvel tecnolgico por setor, relaes de troca entre a economia local e a micro-regional, regional e nacional, incluindo a desativao da produo local e importncia relativa, consumo e renda "per capita").

16.6.4. IDENTIFICAO E ESTIMATIVA DOS IMPACTOS AMBIENTAIS A identificao dos impactos ambientais se efetua mediante uma anlise do meio e do projeto, e o resultado da considerao das interaes possveis. Esta fase do EIA compreende as seguintes etapas: identificao e classificao dos impactos ambientais das aes do projeto e suas alternativas, nas fases de construo e operao da atividade, destacando os impactos mais significativos a serem pesquisados em profundidade e justificando os demais; previso da magnitude dos impactos identificados, especificando os indicadores de impacto, critrios, mtodos e tcnicas de previso utilizados; atribuio do grau de importncia dos impactos em relao ao fator ambiental afetado e em relao relevncia conferida a cada um deles pelos grupos sociais afetados; prognstico da qualidade ambiental da rea de influncia, nos casos de adoo do projeto e suas alternativas e na hiptese de sua no implantao, determinando e justificando os horizontes de tempo considerados;

16.6.5. ESTUDO E DEFINIO DE MEDIDAS MITIGADORAS Neste ponto do EIA, devero ser definidas medidas que visem minimizar os impactos negativos, entre elas os equipamentos de controle e sistemas de tratamento de despejos, avaliando a eficincia de cada uma delas em relao aos padres de qualidade ambiental e indicando os impactos que no podem ser evitados ou mitigados.

3a Parte - Gesto do Meio Ambiente - 119

16.6.6. PROGRAMAS DE GERENCIAMENTO Os programas de gerenciamento apresentam planos com cronograma de acompanhamento e monitoramento das medidas mitigadoras, nas diferentes fases do projeto, e devem incluir estratgias para incrementar os impactos positivos identificados. O programa de monitoramento dos impactos deve ser estabelecido por trs razes principais: assegurar que os padres ambientais legais no sejam ultrapassados; assegurar que as medidas mitigadoras sejam implementadas da maneira descrita no RIMA; possibilitar a deteco imediata dos danos ao meio ambiente, de forma que se possa agir no sentido de prevenir ou reduzir a gravidade dos impactos indesejados.

16.7. RELATRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA O Relatrio de Impacto Ambiental - RIMA refletir as concluses do estudo de impacto ambiental e dever ser apresentado de forma objetiva e adequada a sua compreenso, observando o contedo mnimo previsto no artigo 9o da Resoluo CONAMA no 001/86. As informaes devem ser tratadas em linguagem acessvel, ilustrada por mapas, cartas, quadros, grficos e demais tcnicas de comunicao visual, de modo que se possam entender as vantagens e desvantagens do projeto, bem como todas as conseqncias ambientais de sua implementao. A finalizao do relatrio deve conter recomendaes quanto melhor alternativa para o empreendimento. Todo o estudo de impacto ambiental realizado por equipe multidisciplinar habilitada, que fica com responsabilidade tcnica dos resultados apresentados. Todas as despesas referentes ao EIA e elaborao do RIMA, so de responsabilidade do proponente do projeto, que dever encaminhar no mnimo 5 cpias do RIMA ao rgo estadual competente, ou em carter supletivo ao IBAMA, para posterior apreciao. Ainda que financiado pelo empreendedor, o RIMA um documento pblico e suas cpias ficam disposio dos interessados nos centros de documentao ou bibliotecas do IBAMA ou do rgo estadual, pois trata-se de pea fundamental para o licenciamento da atividade. Ao receber o RIMA, o rgo ambiental determinar o prazo para recebimento dos comentrios a serem feitos pelos rgos pblicos e demais interessados, e sempre que julgar necessrio ou quando for solicitado pela comunidade, promover a realizao de audincia pblica para discusso do mesmo.

16.8. EXERCCIO DE FIXAO 16 1. Conceitue Impacto Ambiental. 2. O que voc entende por um impacto ambiental direto, negativo, irreversvel de curto prazo? D exemplo. 3. Como pode ser definido impacto ambiental de um projeto? 4. Quais os objetivos da avaliao de impacto ambiental? 5. Liste 10 (dez) atividades modificadoras do meio ambiente que, segundo a Resoluo CONAMA no 001/86, ficam obrigadas a elaborao do EIA/RIMA.

120 - Introduo s Cincias do Ambiente para Engenharia

6. 7. 8. 9.

Comente sobre as vantagens econmicas da AIA. Enumere as principais causas de incertezas da AIA. Quais os tpicos que devem ser abordados no EIA/RIMA? Justifique a necessidade do estabelecimento de programa de monitoramento dos impactos ambientais no RIMA. 10. Quem realiza, quem financia e quem avalia o EIA/RIMA?

3a Parte - Gesto do Meio Ambiente - 121

17. METODOLOGIAS DE AVALIAO DE IMPACTOS AMBIENTAIS

dentificar e quantificar os efeitos ambientais de projetos tarefa complexa, pela diversidade de impactos ambientais que podem ser causados pela interferncia do homem no ambiente. Assim sendo, as avaliaes de impactos ambientais devem ser interdisciplinares, sistemticas, reproduzveis e com um forte grau de organizao e uniformidade. Devem considerar os sistemas mais complexos possveis. E, ainda que cada parte deva ser estudada por um especialista na matria, as interaes entre as distintas partes devem ser o mais estreita e constante possvel. A identificao e avaliao de impactos requer a coleta e manipulao de grande quantidade de dados e, o mais importante, a comunicao dos resultados finais do estudo para os que tomam as decises e para os membros do pblico, muitos dos quais provavelmente no so especialistas em cincias ambientais. Para auxiliar a ultrapassar essas dificuldades, tm sido desenvolvidas abordagens ou tcnicas auxiliares, comumente chamadas de Metodologias ou Mtodos de Avaliao de Impactos Ambientais - MAIA. Entende-se por metodologia de avaliao de impactos ambientais um conjunto de normas e de procedimentos que regem a realizao de estudos de impacto sobre o meio ambiente. Existem dois tipos de MAIA, a administrativa e a tcnica. A metodologia administrativa refere-se aos procedimentos gerais a aos trmites legais e institucionais do processo. A metodologia tcnica refere-se aos meios e mecanismos de AIA especficos, alguns dos quais sero abordados neste captulo.

17.1. MTODOS APLICVEIS Os mtodos para avaliao de impactos ambientais variam segundo o fator ambiental considerado. Por exemplo, existem tecnologias muito adequadas e comprovadas para a predio dos impactos sobre a qualidade do ar, no que diz respeito a calcular as concentraes de contaminantes na atmosfera, porm em troca, os impactos na flora e na fauna destes contaminantes, ou seja, os efeitos, no so to facilmente quantificveis. Portanto, possvel usar tecnologias comprovadas em alguns casos, enquanto que em outros h que basear-se no julgamento e na experincia de profissionais no campo. As medodologias de avaliao tm que ser flexveis, aplicveis em qualquer fase do processo de planejamento e desenvolvimento da atividade. Devem ser adequadas para poder efetuar uma anlise global, sistemtica e interdisciplinar do meio ambiente e de seus mltiplos componentes. E, ainda, devem ser revisadas constantemente, em funo dos resultados obtidos e da experincia adquirida. As AIAs, conforme visto anteriormente, devem descrever a ao proposta, assim como outras alternativas; predizer a natureza e magnitude dos impactos ambientais sobre o meio fsico, biolgico e antrpico, no entorno da obra; interpretar os resultados; prevenir os efeitos ambientais; e,

122 - Introduo s Cincias do Ambiente para Engenharia

comunicar os resultados, de forma a ser entendido por aqueles que tomam a deciso e o pblico interessado. Assim sendo, as metodologias devem envolver as seguintes atividades: identificao de impactos; previso e medio de impactos; interpretao de impactos; identificao de medidas mitigadoras e dos requisitos de monitorizao; comunicao aos usurios das informaes sobre os impactos, tais como aos responsveis pela tomada de deciso e membros do pblico.

O significado destas atividades, pode ser entendido, tomando-se como exemplo um caso hipottico, de um pas em desenvolvimento, que decidiu que os recursos florestais de uma certa regio deveriam ser explorados e que uma usina de celulose e papel fosse ali instalada, para promover o crescimento econmico local e substituir as caras importaes de papel. Consequentemente, um certo local foi escolhido como a possvel localizao para a usina. Antes da deciso sobre o incio da construo, uma AIA tem que ser elaborada para avaliar as implicaes ambientais do projeto.

17.2. CLASSIFICAO DAS TCNICAS DE AIA As tcnicas de avaliao, segundo a funo analtica que apresentam, podem ser divididas em: tcnicas de identificao; tcnicas de predio; tcnicas de interpretao; tcnicas de preveno; tcnicas de comunicao.

Dentre as metodologias conhecidas, algumas apenas identificam os impactos, outras so tcnicas de identificao e quantificao, outras so basicamente conhecidas como tcnicas de comunicao. Por outro lado, ao se abordar as muitas classificaes dos diferentes mtodos existentes, deve-se ter em conta que nenhum est totalmente desenvolvido, nem resulta absolutamente idneo para um determinado projeto. Em todos os casos, tem-se que ajustar o modelo complexa realidade fsica e socio-econmica que apresenta uma dada localizao. Assim que quase sempre se opera com uma metodologia "ad hoc". Existem vrias classificaes para as metodologias de avaliao de impactos ambientais, o presente estudo segue a classificao adotada por Warner e Bormley (1974), que as dividiu em cinco grupos. Acrescenta-se a estes um sexto grupo constitudo pelos modelos de predio. Mtodos " ad hoc "; Check list ou Listagem de controle; Matrizes; Sobreposio de mapas; Diagramas; Modelos de predio

3a Parte - Gesto do Meio Ambiente - 123

17.2.1. MTODOS "AD HOC" OU ESPONTNEOS Compreendem tcnicas rpidas de avaliao de impactos, desenvolvidas para projetos j definidos, ou seja, o mtodo aplicado apenas para um caso especfico, pela equipe solicitada para fazer a avaliao. De um modo geral, estas tcnicas no se prendem a mtodos j definidos, mas podem aproveitar idias dos mesmos para elaborar uma informao qualitativa ampla para comparao de alternativas de localizao ou de processos de operao de um dado empreendimento.

17.2.2. CHECK LIST OU LISTAGEM DE CONTROLE um mtodo de identificao, utilizado principalmente para avaliaes preliminares. Consiste de uma lista de fatores ambientais que podem ser afetados pelo empreendimento, a ser utilizada para uma avaliao rpida dos impactos ambientais do mesmo em uma determinada rea. Atravs dessas listas, os impactos ambientais so identificados de forma qualitativa para tipos especficos de projetos, a fim de assegurar que todos os itens sejam considerados. Desse modo, elabora-se uma lista para projetos de recursos hdricos, outra para projetos petroqumicos, etc.(Quadro 17.1). Nas listas de checagem os impactos ambientais podem ser classificados como diretos/indiretos, reversveis/irreversveis, etc. Devem ser acompanhadas de um texto que descreva detalhadamente as possveis variaes dos fatores ambientais assinalados; este texto constitui o estudo de impacto propriamente dito. Os impactos assinalados podem tambm ser valorados, e, sempre de forma subjetiva, podem ainda ser ponderados entre si. Assim, as listas evoluem de listas simples para listas descritivas, lista de verificao e escala e listas de verificao, escala e ponderao. Vale lembrar mais uma vez que um mtodo de identificao qualitativo e, como tal, presta-se muito bem para anlises preliminares, com uma grande vantagem pois oferece a possibilidade de cobrir ou identificar quase todas as reas de impacto.

17.2.3. MATRIZES As matrizes so tcnicas de identificao de impactos ambientais, onde as colunas so constitudas por uma lista das aes do projeto e as linhas por fatores ambientais que podem ser afetados por aquelas aes. O cruzamento das aes do projeto com os fatores ambientais da rea, permite a identificao das relaes de causa-efeito, ou seja, dos impactos ambientais. A matriz mais conhecida e utilizada no mundo inteiro a Matriz de Leopold et al (1971), que na sua composio original possui 88 linhas e 100 colunas, perfazendo um total de 8.800 interaes. Cada interao assinalada para um empreendimento corresponde a um impacto ambiental. Nessa matriz, cada impacto assinalado avaliado segundo a sua magnitude e grau de importncia, recebendo valores de 1 a 10. A magnitude tem carter quantitativo e diz respeito a dimenso do impacto sobre um setor especfico do meio ambiente, por exemplo: a carga poluidora lanada no rio. Deve ser precedida de sinal + ou -, segundo se trate de um efeito positivo ou negativo sobre o ambiente. A importncia, tem carter qualitativo, a medida do peso relativo que o fator ambiental alterado tem dentro do projeto, por exemplo: a carga poluidora lanada considerando as condies do rio e a freqncia com que ocorre. A matriz dever ser acompanhada de um texto que ir abordar os impactos mais significativos.

124 - Introduo s Cincias do Ambiente para Engenharia

Quadro 17.1: Check list para projetos industriais (PNUMA). Possibilidades de emprego Diversidade de empregos Desenvolvimento de especialidades Possibilidade de formao tcnica Transferncia de tecnologia Migrao de populao Estrutura da populao Demanda de moradia Equipamentos educacionais Equipamentos mdico-sanitrios Estrutura de salrios Distribuio da renda Oportunidades empresariais Servios comerciais Desenvolvimento dos recursos locais Efeitos sobre a utilizao das terras Colheitas agrcolas Granjas de gado/aves Servios de transporte Valor das propriedades Qualidade do ar Qualidade das guas doces Efeitos sobre a zona costeira Emisses gasosas Carga de efluentes Eliminao de resduos slidos Efeito sobre a fauna Efeitos sobre a flora Instalaes e recursos recreativos Nveis de rudo e vibraes Qualidade visual e paisagem
Fonte: BOLEA, M. T. E.(1977).

A Matriz de Leopold tem aspectos bastante positivos, dentre os quais cabe destacar os poucos requisitos necessrios sua aplicao e sua utilidade na definio de efeitos, pois contempla de forma bastante completa os fatores fsicos, biolgicos e sociais envolvidos. Por outro lado, por no haver critrio nico de valorizao, pode-se dizer que a matriz de Leopold um sistema um tanto quanto subjetivo de avaliao. No obstante, quanto mais multidisciplinar for a equipe avaliadora, mais prximo se estar de um nvel objetivo de avaliao. Na matriz de Leopold, apenas os impactos diretos podem ser identificados, no sendo possvel avaliar interaes mais complexas e impactos indiretos. Como a varivel tempo no considerada, no possvel distinguir impactos imediatos daqueles de longo prazo, nem os temporrios

3a Parte - Gesto do Meio Ambiente - 125

dos permanentes, reversveis dos irreversveis, etc.. Desse modo, surgiram as matrizes de interao onde os impactos podem ser interpretados segundo a sua natureza. 17.2.4. SOBREPOSIO DE MAPAS A sobreposio de mapas constitui uma boa ferramenta de comunicao, sobretudo em estudos do meio fsico. Consiste na utilizao de mapas onde a rea afetada pelo projeto dividida em retculas. Obtm-se assim uma srie de unidades geogrficas e em cada uma delas se estuda os impactos ambientais atravs de indicadores previamente estabelecidos. Utilizando-se de transparncias, os resultados obtidos so assinalados nos mapas correspondentes. Sobrepe-se depois os resultados das distintas transparncias e, tratando-se todas estas informaes, chega-se as concluses finais.

17.2.5. DIAGRAMAS / REDES DE INTERAO So mtodos que tratam da avaliao de impactos indiretos. So representaes em forma de diagramas da sucesso de impactos, atravs de conexes entre os indicadores. Proposto por Sorensen (1974), o mtodo organiza uma seqncia de efeitos provocados por cada ao do projeto - os impactos diretos. A partir da identificao dos impactos diretos, a cadeia ou sucesso de impactos indiretos, seus respectivos efeitos e as medidas mitigadoras, so descritas atravs de um fluxograma, ou seja, uma rede ou sistema de interao. Um exemplo da rede mostrado na figura 17.1.

Indstria

SO2

Poluio do ar

H2SO4

Corroso de materiais Efeitos sobre as plantas Acidificao dos lagos

Problemas respiratrios Reduo da biodiversidade do lago Cardiopatias

Figura 17.1: Efeitos do lanamento de SO2 por uma indstria.

17.2.6. MODELOS DE PREDIO A avaliao do impacto de poluentes na atmosfera e nas guas geralmente feita utilizando-se mtodos de predio, os quais se baseiam em modelos de difuso desses poluentes no ar e nas guas. Um modelo no outra coisa que uma representao fsica ou matemtica - ou no melhor dos casos fsica-matemtica -, que reproduz as caractersticas e condies ambientais de um ecossistema real, de modo que analisando esta informao e as interaes, possamos chegar percepo de tal sistema frente s aes modificadoras impostas pelo homem. Teoricamente o melhor mtodo, devido sua capacidade de predio, porm um mtodo caro, que exige capacitao, tempo e muitos recursos.

126 - Introduo s Cincias do Ambiente para Engenharia

17.3. EXERCCIO DE FIXAO 17 1. O que se entende por Metodologia de Avaliao de Impacto Ambiental? 2. Classifique as tcnicas de AIA segundo a funo analtica que apresentam. 3. Enumere as diferenas fundamentais entre os cinco grupos de MAIA classificados por Warner e Bormley (1974). 4. Cite algumas vantagens e desvantagens das matrizes. 5. Em que consiste um modelo de predio de impacto ambiental ? Tomando como base os anexos D, E, F e G, responda as questes de 6 a 11. 6. Enumere algumas atividades poluidoras com os respectivos impactos ambientais identificados na regio nordeste. 7. Classifique os impactos enumerados no exerccio nmero 6, usando a seguinte nomenclatura: Positivo-P / Negativo-N; Direto-D / Indireto-I. 8. Escolha dois ecossistemas brasileiros e enumere as principais atividades poluidoras com seus respectivos impactos na regio. 9. Classifique os impactos enumerados no exerccio nmero 8, usando a seguinte nomenclatura: Curto Prazo-CP / Longo Prazo-LP; Reversvel-R / Irreversvel-RR. 10. Associe os impactos ambientais da construo de barragens s medidas mitigadoras. Impactos Ambientais (01) Desagregao familiar. (02) Eroso do solo durante as obras. (03) Eutrofizao da represa. (04) Aumento da salinidade da gua do lago. (05) Poluio hdrica devido aos usos do solo. (06) Propagao de doenas. Medidas Mitigadoras ( ) Faixa de proteo marginal do solo do reservatrio. ( ) Levantamento de epidemias e controle de endemias. ( ) Reflorestamento das margens. ( ) Preservao da vazo necessria aos usos a jusante. ( ) Escolha de menor espelho dgua. ( ) Remoo das edificaes como fossas, cemitrios, etc., antes da inundao. ( ) Desmatamento da rea inundvel. ( ) Controle do desmatamento durante as obras. ( ) Programa de reassentamento populacional. ( ) Relocao de cemitrios e monumentos histricos.

(07) Destruio da mata ciliar (08) Contaminao devido a materiais inundados (fossas). (09) Inundao de reas de valor afetivo e histrico (10) Mudanas hidrolgicas e repercusses sobre os usos.

11. Construa uma matriz de impacto e identifique 10 impactos ambientais de um Projeto Agro-industrial, para produo de lcool. Justifique os 5 impactos mais significativos. Aes previstas para o Projeto: desmatamento, queimada, imigrao, abertura de estradas, uso de agrotxicos, transporte de empregados, transporte de cana, transporte de lcool, emisses gasosas, efluentes lquidos, empregos e riscos de acidentes. Fatores Ambientais: qualidade do ar, qualidade da gua, qualidade do solo, fauna nativa, flora nativa, sistema virio, estrutura fundiria, desemprego, habitao e renda per capita.

3a Parte - Gesto do Meio Ambiente - 127

18. GERENCIAMENTO AMBIENTAL (ISO 14.000)


urante os captulos anteriores procurou-se entender o ambiente, definir os problemas ambientais identificando algumas solues e como atuar, fazer algo que leve a melhorar a situao. A ao com vistas a soluo das questes ambientais funo dos rgos gestores. As aes gerenciais para resolver um problema consistem no estabelecimento de objetivos a cumprir, de um sistema a seguir e de uma estrutura organizacional para enfrentar a situao. Os objetivos a cumprir foram definidos pela Lei do Meio Ambiente, no 6938/81 que trata da Poltica Nacional do Meio Ambiente. Esta, complementada por Decretos e Resolues, define tambm o sistema a seguir e estabelece a estrutura organizacional a nvel de Poder Pblico. As aes ambientais tambm so gerenciadas pela comunidade, no momento em que ela exige um ambiente sadio, estabelece restries aos produtos ambientalmente nocivos e solicita audincia pblica para discusso das questes ambientais. E, nesse meio, encontra-se o empreendedor que deve satisfazer s exigncias do Poder Pblico (Legislao Ambiental) e da comunidade. At recentemente as questes ambientais eram tratadas com regulamentao tcnica, pela definio de padres de qualidade e limites de emisses que deviam ser respeitados pelos geradores de impactos ambientais. Atualmente, verifica-se uma tendncia de utilizao da proteo ambiental como um fator de diferenciao de produtos, processos e servios entre empresas e, com a globalizao, entre pases. Tal tendncia mundial passou a exigir uma avaliao mais sistemtica das questes ambientais, surgindo assim normas internacionais de gerenciamento ambiental - srie ISO 14.000. As normas dessa srie tratam de uma abordagem sistmica da gesto ambiental e possibilitam a certificao de empresas e produtos que as cumpram.

18.1. ISO 14.000 - GESTO AMBIENTAL A International Organization for Standardization - ISO, fundada em 1947, com sede na Sua, uma organizao no governamental que congrega os rgos de normalizao de mais de cem pases. O Brasil participa da organizao atravs da ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas. A ISO busca normas de homogeneizao de procedimentos, de medidas, de materiais e/ou de uso que reflitam o consenso internacional em todos os domnios de atividade, com exceo do campo eletro-eletrnico4. A ISO 14.000 visa ser uma referncia consensual para a gesto ambiental no mercado globalizado. Na sua concepo, a ISO 14.000 tem como objetivo central um Sistema de Gesto Ambiental que auxilie as empresas a cumprirem suas responsabilidades com respeito ao meio ambiente. Em decorrncia criam a certificao atravs de rtulos ecolgicos, possibilitando identificar aquelas empresas que atendem legislao ambiental e cumprem os princpios do desenvolvimento sustentvel. A srie ISO 14.000 pode ser resumida em seis grupos de normas divididos em dois grandes blocos, um direcionado para o produto, outro para a organizao (Figura 18.1).

Atribuio da International Eletrotechnical Commission - IEC.

128 - Introduo s Cincias do Ambiente para Engenharia

Avaliao da Organizao
Sistema de Gesto Ambiental Auditoria Ambiental Avaliao do Desempenho Ambiental

GESTO AMBIENTAL ISO 14.000 Avaliao do Produto


Rotulagem Ambiental Anlise do Ciclo de Vida Aspectos Ambientais de Normas de Produtos

Figura 18.1: Organizao da srie ISO 14.000.

18.2. SISTEMA DE GESTO AMBIENTAL - SGA Um sistema de gesto ambiental - SGA (ISO 14.001) - pode ser definido como um conjunto de procedimentos para administrar uma organizao, de forma a obter o melhor relacionamento com o meio ambiente. A implantao do mesmo feita em cinco etapas sucessivas. Todas essas etapas buscam a melhoria contnua, ou seja, um ciclo dinmico no qual est se reavaliando permanentemente o sistema de gesto e procurando a melhor relao possvel com o meio ambiente. A figura 18.2 ilustra o modelo do SGA.

Etapa 1 Comprometimento e Definio da Poltica Ambiental

MELHORIA CONTNUA

Etapa 2 Elaborao do Plano Aspectos ambientais e impactos associados Requisitos legais e corporativos Objetivos e metas Programa de gerenciamento ambiental

Etapa 5 Reviso do SGA

Etapa 3 Implementao e Operao Alocao de recursos Estrutura e responsabilidade Conscientizao e treinamento Comunicaes Documentao do sistema de gesto Controle operacional e emergencial

Etapa 4 Monitoramento e Aes Corretivas Medies peridicas Aes corretivas e preventivas Registros das anormalidades Auditorias do sistema de gesto

Figura 18.2: Representao dos elementos do SGA.

3a Parte - Gesto do Meio Ambiente - 129

18.3. AUDITORIA AMBIENTAL A auditoria ambiental um instrumento de gesto que permite fazer uma avaliao sistemtica, peridica, documentada e objetiva dos sistemas de gesto e do desempenho ambiental de empresas, para fiscalizar e limitar o impacto de suas atividades sobre o meio ambiente. Ela pode ser voluntria, por deciso da empresa de conformidade com a sua Poltica Ambiental ou imposta por legislao local. Pode ainda ser interna, realizada pelo pessoal da prpria empresa, de forma rotineira, como parte de sua Poltica Ambiental , ou externa, realizada por empresas especializadas, quando houver motivos legais que a justifiquem. O objetivo bsico da auditoria ambiental avaliar o grau de conformidade do estabelecimento com a legislao ambiental e com a Poltica Ambiental da empresa, incorporada ao seu SGA. Os trs alvos fundamentais de investigao so: a situao do licenciamento, a competncia para controle dos riscos ambientais e a confiabilidade do monitoramento realizado.

18.4. AVALIAO DO DESEMPENHO AMBIENTAL Entende-se por desempenho ambiental o estgio alcanado por uma organizao no trato das relaes entre todos os aspectos das suas atividades e seus riscos e efeitos ambientais significantes. A avaliao de desempenho ambiental - ADA - um processo para medir, analisar, avaliar e descrever o desempenho ambiental de uma organizao contra um determinado critrio acordado, visando ao gerenciamento apropriado. O processo desenvolvido com base em indicadores de desempenho ambiental - IDA - em cada rea de avaliao - sistema de gesto, sistema operacional e meio ambiente. O processo pode ser utilizado pelo gerenciamento de uma organizao com diversos propsitos, dentre os quais destacam-se: medir, avaliar e analisar o desempenho ambiental; aprimorar e corrigir o desempenho ambiental; para melhorar a compreenso dos efeitos ambientais das atividades da organizao; contribuir para a constante identificao e priorizao de polticas ambientais; demonstrar conformidade; comunicar para as partes interessadas internas e externas; avaliar riscos ambientais.

18.5. ROTULAGEM AMBIENTAL A rotulagem ambiental da srie ISO 14.000 consiste em normas para disciplinar o uso de selos e mensagens relacionadas ao meio ambiente, contidas nos produtos ou nas respectivas embalagens. Os selos verdes em uso desde o final da dcada de setenta por alguns pases, passaram a identificar produtos e, consequentemente, prestigiar empresas que segundo os seus outorgantes, no causariam danos ao meio ambiente. A regulamentao do seu uso atravs de normas internacionais visa homogeneizar a linguagem e o seu uso no tempo da globalizao.

130 - Introduo s Cincias do Ambiente para Engenharia

O selo definido como uma afirmao que indica os atributos ambientais de um produto ou servio, podendo ter a forma de proclamaes, smbolos, grficos, etc. O mesmo tem por objetivo comunicar, de forma verificvel, acurada e no enganosa, os aspectos ambientais de produtos e servios, com vistas a encorajar a demanda daqueles que causam menor presso sobre o meio ambiente. A seguir, exemplos de selos j em uso no mercado mundial. Blue Angel, implementado na Alemanha em 1977. Marca registrada no Ministrio do Meio Ambiente alemo, administrada por trs agncias alemes. o selo mais empregado em todo o mundo, certificando mais de 3.000 produtos, considerados ambientalmente sadios, em vrias linhas. Environmental Choice, implementado no Canad em 1988, pelo ECP - Environmental Choice Programme, do Ministrio do Meio Ambiente Canadense. Alguns produtos j certificados: detergentes, fraldas, baterias, material de construo, utilidades e aquecedores domsticos, lmpadas, lenos de papel reciclado, embalagens comerciais, tinta base de gua, produtos de plstico reciclado, combustveis. Eco Mark, implementado no Japo em 1989. concedido pelo JEA - Associao Japonesa de Meio Ambiente. Alguns produtos j certificados: detergentes, produtos de plstico, tintas, baterias, pesticidas, artigos eletrnicos, sprays aerosol, frutas processadas, comidas para crianas, aditivos alimentares, leos lubrificantes.

18.6. ANLISE DO CICLO DE VIDA O ciclo de vida compreende estgios interligados e consecutivos de um sistema de produtos ou servios, desde a extrao dos recursos naturais - bero- at a disposio final - tmulo(Figura 18.3). Este grupo de normas da srie ISO 14.000 estabelece padres e procedimentos para avaliao do bero-ao-tmulo dos impactos de produtos ou servios.

1.Marketing 8.Disposio Final 2.Desenv. de Processos

7.Consumo do Produto 6.Distribuio 5.Embalagens

3.Matrias-Primas

4.Proces. de Produo

Figura 18.3: Ciclo de vida do produto.

3a Parte - Gesto do Meio Ambiente - 131

18.7. ASPECTOS AMBIENTAIS DE NORMAS DE PRODUTOS Qualquer produto produz algum efeito sobre o meio ambiente durante seu ciclo de vida. Estes efeitos podem variar de leves a insignificantes; de curto ou longo prazo e podem ocorrer nos nveis local, regional ou global. Precaues nas normas de produtos podem influenciar significativamente a extenso de tais efeitos ambientais. Este grupo de normas apresenta: consideraes gerais que devem ser levadas em conta quando do desenvolvimento do produto, a fim de alcanar o desempenho pretendido com reduo dos efeitos adversos sobre o meio ambiente; descreve os meios pelos quais os dispositivos das normas e produtos podem afetar o meio ambiente, durante os estgios do ciclo de vida do produto; oferece descrio de metodologias cientficas para avaliao dos efeitos ambientais dos dispositivos das normas de produtos; e evidencia estratgia para aprimorar o desempenho ambiental.

A ISO 14.000 se aplica a qualquer tipo de empreendimento ou organizao, por exemplo, um negcio, uma empresa, um rgo governamental, uma instituio de caridade ou sociedade, etc., dos mais diversos portes e nas mais diferentes condies sociais, culturais, e geogrficas. Com a ISO 14.000, empresas localizadas em pases diferentes, participam de um sistema nico de certificao, o qual deixa de ser barreira para o comrcio internacional. Tem carter voluntrio, mas de se esperar que, com o aumento do grau de informao dos consumidores, muitas empresas optem pela norma ambiental, que sem dvida ser decisria na competitividade.

18.8. ECOPRODUTOS E O CONSUMIDOR VERDE A aplicao da ISO 14.000 refora a presena de ecoprodutos no mercado. Os ecoprodutos ou produtos verdes refletem um novo paradigma de consumo, contrrio mentalidade de uso e descarte de produtos, e, em particular, de produtos descartveis. Segundo Simon (1992)5, ecoproduto aquele que apresenta as seguintes caractersticas: reduzido consumo de matrias-primas e elevado ndice de contedo reciclvel; produo no poluidora e matrias no txicas; no realiza testes desnecessrios com animais e cobaias; no produz impacto negativo ou danos a espcies em extino ou ameaadas de extino; tem baixo consumo de energia durante seu ciclo de vida; a embalagem mnima ou nula; possibilita o reuso ou reabastecimento; tem perodo longo de uso, permitindo atualizaes; permite a coleta e desmontagem aps o uso; possibilita remanufatura ou reutilizao;

Gesto Ambiental: compromisso da empresa, encarte da Gazeta Mercantil, So Paulo, 1996.

132 - Introduo s Cincias do Ambiente para Engenharia

O consumidor de ecoprodutos ou consumidor verde aquele que incorpora a qualidade ao preo ambiental relativo aos impactos ambientais do ciclo de vida do produto. Segundo Elkington, Hailes e Makowwer (1988)6, o consumidor verde aquele que tem o seguinte comportamento: busca a qualidade evitando produtos com impactos ambientais negativos; recusa os produtos derivados de espcies em extino ou ameaadas de extino; observa os certificados de origem e os selos verdes; leva em conta a biodegradabilidade do produto; escolhe produtos isentos de alvejantes e corantes; admite sobrepreo relativo qualidade ambiental do produto; no compra produtos com empacotamento excessivo; prefere produtos com embalagem reciclvel e/ou retornvel; e evita produtos com embalagem no biodegradvel.

18.9. EXERCCIO DE FIXAO 18 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. O que significa ISO e quais so os seus objetivos? O que trata a srie ISO 14.000? Enumere as etapas do SGA. Conceitue auditoria ambiental. Para que serve o selo verde? O que significa o termo do bero-ao-tmulo? Enumere as etapas do ciclo de vida de um produto. Que so ecoprodutos? Enumere cinco caractersticas de um consumidor verde.

Gesto Ambiental: compromisso da empresa, encarte da Gazeta Mercantil, So Paulo, 1996.

S-ar putea să vă placă și