Sunteți pe pagina 1din 2

A administrao como cincia tem o intuito de trabalhar a teoria da prpria administrao e explicar as prticas talvez no entendidas por aqueles

que a fazem. Em funo disso, Frederick W. Taylor (1856-1915) , engenheiro americano, passou a estudar toda uma cincia prontificada a resolver problemas do que a administrao poderia resolver. Assim foi criado o chamado Taylorismo. Taylorismo uma concepo de produo, baseada em um mtodo cientfico de organizao do trabalho. Em 1911, Taylor publicou Os princpios da administrao, obra na qual exps seu mtodo. A partir dessa concepo, o Taylorismo, o trabalho industrial foi fragmentado, pois cada trabalhador passou a exercer uma atividade especfica no sistema industrial. A organizao foi hierarquizada e sistematizada, e o tempo de produo passou a ser cronometrado. Algumas caracteristicas da administrao cientfica: - Tornar a produo eficiente. - Economia de mo-de-obra. - Aumento da produtividade no trabalho. - Corte de gestos desnecessrios de energia e de comportamentos suprfluos por parte do trabalhador. - Acabar com qualquer desperdcio de tempo. Desde ento, e cada vez mais, tempo uma mercadoria, e o trabalhador, que vende sua mo-de-obra, portanto, seu tempo, tem a misso de cumprir com suas tarefas no menor tempo possvel, para que possa produzir mais e mais. Os operrios deveriam ser escolhidos com base em suas aptides para a realizao de determinadas tarefas (diviso do trabalho) e ento treinados para que executem da melhor forma possvel em menos tempo. Taylor, tambm, defende que a remunerao do trabalhador deveria ser feita com base na produo alcanada, pois desta forma, ele teria um incentivo para produzir mais. Taylor entendia que a hierarquizao evitava a desordem predominante do tempo no qual a organizao ficava por conta dos trabalhadores. Separou, dessa forma, o trabalho manual do trabalho intelectual, dividindo os funcionrios entre aqueles que eram pagos para pensar de modo complexo (planejar), e aqueles que eram pagos, e mal pagos, para executar. Dessa forma, da mo-de-obra operria, naquela poca, no eram exigida a escolarizao. O trabalho sistemtico fazia dos trabalhadores peas descartveis, pois peas de reposio no faltavam. Nesse sentido, era grande a economia na folha de pagamento das indstrias, pois a maioria dos trabalhadores era sem qualificao. direo, ou aos gerentes, cabia controlar, dirigir e vigiar os trabalhadores, impedindo inclusive qualquer conversa entre os mesmos. Aos trabalhadores s restava obedecer e produzir incessantemente. Com um novo redigimento de controle de tempo e trabalho graas Administrao com Cincia, a administrao foi ganhando cada vez mais espao, gerando assim, uma boa forma de se trabalhar e/ou abrir uma empresa.

Segue os quatros princpios fundamentais da administrao cientfica: Princpio de planejamento substituio de mtodos empricos por procedimentos cientficos sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execuo. Princpio de preparo dos trabalhadores selecionar os operrios de acordo com as suas aptides e ento prepar-los e trein-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o mtodo planejado para que atinjam a meta estabelecida. Princpio de controle controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que est sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta. Princpio da execuo distribuir as atribuies e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possvel. Muitos outros contriburam tambm para o desenvolvimento da administrao cientfica: Frank e Lilian Gilbreth que se aprofundaram nos estudos dos tempos e movimentos e no estudo da fadiga propondo princpios relativos economia de movimentos; Henry Grant que trabalhou o sistema de pagamento por incentivo; Harrington Emerson que definiu os doze princpios da eficincia; Morris Cooke que estendeu a aplicao da administrao cientfica educao e s administraes pblicas; e Henry Ford que criou a linha de montagem aplicando e aperfeioando o princpio da racionalizao proposto por Taylor.

S-ar putea să vă placă și