Sunteți pe pagina 1din 8

AN AIS do 31 Congresso Brasi leiro de Espeleologia

Ponta Grossa-PR, 21-24 de julho de 2011 Sociedade Brasileira de Espeleologia

ESTUDO ESPELEOLGICO COMPARATIVO EM CAVIDADES NATURAIS SUBTERRNEAS, IMPACTADAS E ANTRPICAS EM FORMAES FERRFERAS
SPELEOLOGY COMPARATIVE STUDY IN NATURAL UNDERGROUND CAVITIES, IMPACTED AND MAN-MADE IN IRON FORMATIONS Pierre Munaro VALE.S.A. Contatos: pierre.munaro@vale.com.

Resumo Est em desenvolvimento um projeto espeleolgico piloto na Serra de Antnio Pereira, Municpio de Mariana/MG, em uma rea de ocorrncia de formao ferrfera e litotipos associados. A peculiaridade reside no fato de que cavidades naturais, cavidades naturais afetadas pela atividade humana e cavidades artificiais ocorrem juntas neste stio, como resultado da explorao aurfera levada a termo desde a poca dos Bandeirantes at o sculo passado. O projeto envolve um conjunto de estudos geo e bioespeleolgicos com o objetivo de avaliar e comparar a evoluo da dinmica caverncola em relao a condicionantes variadas de interveno antrpica. Palavras-Chave: formao ferrfera, canga, itabirito, cavidades naturais, cavidades antrpicas. Abstract A pilot speleological project is being developed at Serra de Antonio Pereira Mariana Town Minas Gerais in an area of occurrence of banded iron formation and associated rocks. The peculiarity lies in the fact that natural cavities affected by human activity and artificial cavities occur together at this site as a result of gold mining exploration taken place since the Pioneers up to the last century. The project involves a number of geo and bioespeleology studies in order to evaluate and compare the dynamic evolution of the cave in relation to various conditions of human intervention. Key-words: iron formation, yoke, itabirite, natural cavities, cavitiesanthropogenic. 1. INTRODUO Em funo da publicao do Decreto Federal 6640/2008 e da Instruo Normativa 2/2009 do Ministrio do Meio Ambiente MMA, que trata da preservao do Patrimnio Espeleolgico brasileiro, est em curso um importante esforo para o levantamento e estudo de cavidades naturais subterrneas em formaes ferrferas e litotipos associados na regio do Quadriltero Ferrfero em Minas Gerais. Embora no tenha sido um ambiente de especial interesse para os espelelogos at recentemente, com poucos trabalhos na literatura especializada sobre o tema, as cavidades neste contexto geolgico hoje chamam a ateno pela associao com minrio de ferro, matria-prima fortemente demandada e valorizada nos ltimos anos e que tem o Brasil como um dos principais produtores mundiais. Com a necessidade de se conhecer os tpicos relevantes da gnese e preservao da dinmica das
-----------------------------------------------------------------------------------www.cavernas.org.br

cavidades naturais relacionadas a este contexto geolgico peculiar, hoje diversos estudos espeleolgicos esto em desenvolvimento para se entender os processos envolvidos em tal dinmica. Este trabalho descreve uma das vertentes deste estudo caverncola: encontra-se em andamento um projeto espeleolgico piloto na Serra de Antnio Pereira em Mariana/MG, na localidade conhecida como Gogo, onde cavidades naturais, impactadas e artificiais (poos e galerias de pesquisa) ocorrem em formao ferrfera (itabirito) capeada por canga. O objetivo deste projeto comparar a dinmica e evoluo de cavidades com diferentes graus de impacto relacionados atividade humana. A rea foi selecionada pelo inslito agrupamento de cavidades naturais, cavidades naturais impactadas pela ao antrpica e cavidades artificiais em um mesmo stio geogrfico e no mesmo contexto geolgico. As atividades de campo tiveram incio em jan/2011, com previso de um ano para concluso do estudo.
507 -------------------------------------------------------------------------------------sbe@cavernas.org.br

AN AIS do 31 Congresso Brasi leiro de Espeleologia


Ponta Grossa-PR, 21-24 de julho de 2011 Sociedade Brasileira de Espeleologia

A regio foi o bero da explorao aurfera em Minas Gerais, onde ocorreram as primeiras incurses de Bandeirantes a partir do sculo XVII. Nos sculos seguintes, sucessivos ciclos de explorao aurfera tiveram lugar, primeiramente nos vales, onde o ouro aluvionar podia ser recuperado com relativa facilidade por processos rudimentares de minerao. medida que o ouro foi se esgotando nas drenagens, a atividade garimpeira se expandiu para as fraldas das montanhas, para retirar o ouro colvio/eluvionar, e posteriormente para a prospeco do ouro primrio. Registros arqueolgicos deste perodo histrico so comuns em Minas Gerais, na forma de vestgios de edificaes, estruturas de antigos condutos de gua, mundos e objetos talhados em pedra. As cavidades naturais tambm serviram como acessos para a explorao aurfera, evidenciados pela ocorrncia de empilhamentos de pedras, resqucios de objetos e escavaes no interior de vrias delas. Tais registros deram subsdios criao da rea de Tombamento Paisagstico e Arqueolgico de Mariana/MG, um Decreto Municipal de Tombamento, nos morros contguos de Santana e Santo Antnio. No sculo XIX tem incio a lavra subterrnea na Mina de Passagem, localizada no sop do Morro Santo Antnio. A partir de ento e at o sculo XX, empresas com recursos tecnolgicos escavaram poos e galerias de pesquisa na regio dirigidas para o estudo e a explorao de ouro primrio e, posteriormente, minrio de ferro. No presente, as atividades de minerao esto paralisadas. 2. LOCALIZAO E ACESSO REA DE PESQUISA A rea de estudo localiza-se na Serra de Antnio Pereira, na divisa com os municpios de Mariana e Ouro Preto (MG), nas cercanias da sede do municpio de Mariana. Abrange 118 hectares e contgua a norte ao Stio de Tombamento Paisagstico e Arqueolgico dos Morros de Santana e Santo Antnio (fig. 01), separado do mesmo pelo Crrego do Fundo. O acesso possvel percorrendo-se a MG-129 desde Mariana em direo a Catas Altas; na altura do km 03, toma-se uma rua lateral esquerda com acesso veicular ao Bairro Santana (tambm conhecido como Gogo). A partir da, percorre-se a p ao longo de trilhas e picadas.

3. METODOLOGIA DE TRABALHO Para este trabalho, foram selecionadas 14 cavidades naturais e 08 galerias em uma rea de 118 hectares (fig. 02). A seleo foi feita com base no desenvolvimento horizontal, evidncias de atividade antrpica, presena de fauna caverncola, presena de corpos hdricos, espeleotemas e estruturas atpicas. Tanto as cavidades naturais como as antrpicas foram topografadas em grau de preciso 5D (BCRA) para um detalhamento interno de detalhe para os estudos espeleolgicos. Um dos critrios chaves para a classificao de relevncia das cavidades refere-se s peculiaridades das espcies caverncolas encontradas. A rea selecionada foi considerada uma oportunidade para a realizao de um levantamento bioespeleolgico piloto visando comparar a biota existente em cavidades impactadas e no impactadas, para verificar qual a relevncia da atividade antrpica em relao preservao desta biota. O estudo bioespeleolgico objetiva investigar a eventual distribuio de espcies troglbias nos variados ambientes caverncolas, sejam naturais ou artificiais. Consta do levantamento das espcies de invertebrados atravs do mtodo de procura/captura ativa nos diversos ambientes existentes no interior da cavidade, em duas etapas de coleta, na estao seca e chuvosa. Os organismos sero agrupados por morfoespcies e identificados com o auxlio de chaves para caractersticas morfolgicas. O material ser direcionado Universidade Federal de Lavras (UFLA). Ser feita ainda a caracterizao ambiental das cavidades naturais e os impactos existentes. A fonte de recursos orgnicos no interior das cavidades igualmente ser investigada. O levantamento geoespeleolgico compreende a identificao das litologias e estruturas geolgicas, bem como a anlise morfolgica para compreenso da dinmica e evoluo das cavidades naturais e os aspectos relevantes nas cavidades antrpicas. Faz parte do escopo a identificao e a descrio dos depsitos clsticos, qumicos e orgnicos encontrados. Quando da presena de corpos hdricos, ser estabelecida a dinmica hidrolgica da cavidade. Os espeleotemas encontrados sero caracterizados qumica e mineralogicamente. As cavidades de ocorrncia natural sero submetidas anlise de relevncia de acordo com a metodologia prevista pela IN 02/2009 do MMA, contribuindo, inclusive, para o aprimoramento dos parmetros de relevncia propostos.
508 -------------------------------------------------------------------------------------sbe@cavernas.org.br

-----------------------------------------------------------------------------------www.cavernas.org.br

AN AIS do 31 Congresso Brasi leiro de Espeleologia


Ponta Grossa-PR, 21-24 de julho de 2011 Sociedade Brasileira de Espeleologia

Figura 01 Localizao do projeto de pesquisa em relao rea de Tombamento e cidade de Mariana/MG

Figura 02 Localizao das cavidades selecionadas


-----------------------------------------------------------------------------------www.cavernas.org.br

509 -------------------------------------------------------------------------------------sbe@cavernas.org.br

AN AIS do 31 Congresso Brasi leiro de Espeleologia


Ponta Grossa-PR, 21-24 de julho de 2011 Sociedade Brasileira de Espeleologia

4. ASPECTOS HIDROLGICOS E GEOMORFOLGICOS O Projeto est inserido na sub-bacia do Rio do Carmo, tributrio na margem esquerda e de segunda ordem do Rio Doce. Localmente, O Rio do Carmo alimentado pelo Crrego Canela, formado pelas nascentes dos Crregos do Fundo e da Rocinha. Estes constituem um dos mananciais de captao de gua para a cidade de Mariana. A evoluo geomorfolgica da regio possui forte condicionamento geolgico, tanto litolgico quanto estrutural, resultando em formas de relevo de origem morfoestrutural. A rea do entorno est inserida na unidade geomorfolgica de relevos escarpados, bastante dissecados, com formas do tipo cristas, vertentes ravinadas e vales encaixados. As maiores altitudes atingem 1.100m, em contraste com os vales fluviais circundantes, com altitudes mdias de 700m. A serra de Antnio Pereira tem direo geral NW-SE se constitui numa estrutura hogback sustentada pela formao ferrfera cuja foliao, com mergulho para NE, condiciona o relevo topogrfico no flanco NE do anticlinal Mariana. Os afloramentos de formao ferrfera e as coberturas de canga propiciam o desenvolvimento de uma vegetao de campo rupestre ou campos de altitude. No flanco oposto h uma quebra abrupta de relevo. As atividades de minerao foram focadas no flanco NE, nas exposies de formaes ferrferas. Pesquisas aurferas mais recentes foram realizadas nos vales, onde afloram litologias do Grupo Nova Lima. Os altos do anticlinal Mariana atuam como divisores de guas e geram nascentes de cursos dgua a SW e a NE da estrutura, que alimentam a bacia hidrogrfica do Ribeiro do Carmo. Processos

de dissecao fluvial, estruturalmente controlados, formam vales encaixados e profundos orientados para NE (Crrego do Fundo e Crrego da Rocinha), que cortam perpendicularmente a Serra, suprindo o Crrego Canela.

5. CONTEXTO GEOLGICO E MINERALIZAES ASSOCIADAS A poro sudeste do Quadriltero Ferrfero, onde est inserido o Projeto, formada por rochas metamrficas pr-cambrianas plutnicas, vulcnicas e sedimentares, distribudas em 04 grandes unidades estratigrficas (Dorr, 1969): embasamento arqueano grantico-gnissico; Supergrupo Rio das Velhas (Arqueano); Supergrupo Minas (Proterozico Inf.) e Grupo Itacolomi (Proterozico Inf.). O Projeto situa-se no arcabouo tectnico do anticlinal Mariana, estruturado em uma dobra aberta com fechamento e caimento suave do eixo para sudeste. A rea est localizada no flanco nordeste da dobra, com estruturao em homoclinal, gerando uma feio geomorfolgica tipo hogback (fig. 02). Itabiritos e uma cobertura residual de canga predominam no flanco mais suave da estrutura, onde o mergulho da foliao dos itabiritos, em torno de 200, coincide com a superfcie topogrfica do terreno. Os litotipos predominantes so os metassedimentos do Grupo Nova Lima, que afloram nas escarpas e fundos de vale e so capeados por formaes ferrferas do Grupo Itabira. O contato entre estas litologias tectnico, ao longo de falhas de empurro, stio preferencial para a concentrao dos veios de quartzo aurferos. Os poos e galerias de pesquisa eram direcionados para atingir a zona de contato, a partir do qual se irradiavam, em subsuperfcie, acompanhando os veios de quartzo.

Figura 02: Vista para SE da estrutura em hogback do flanco do anticlinal Mariana, onde est localizado o projeto
-----------------------------------------------------------------------------------www.cavernas.org.br

510 -------------------------------------------------------------------------------------sbe@cavernas.org.br

AN AIS do 31 Congresso Brasi leiro de Espeleologia


Ponta Grossa-PR, 21-24 de julho de 2011 Sociedade Brasileira de Espeleologia

Enquanto os metassedimentos afloram nos vales, os itabiritos capeiam o flanco nordeste da estrutura. Por itabirito entende-se uma formao ferrfera bandada metamorfisada, composta basicamente por uma intercalao de lminas de xidos de ferro (hematita e magnetita) e quartzo granular, com percentagens muito variveis de ferro, e constitui-se no minrio de ferro caracterstico do Quadriltero (Itabirito da Formao Cau). Por canga entende-se um depsito de formao superficial composto por fragmentos de tamanhos variados de hematita e/ou itabirito e constituintes menores cimentados por oxi-hidrxidos de ferro (limonita/goethita). Normalmente, forma uma carapaa dura e mais resistente aos processos intempricos e erosivos. 6. MODO DE OCORRNCIA DAS CAVIDADES Em relao rea de pesquisa, as cavidades naturais ocorrem principalmente na interface da cobertura de canga com os itabiritos, e secundariamente se desenvolvem diretamente sobre os itabiritos. caracterstica destas cavidades sua pequena dimenso, quando comparadas com aquelas ocorrentes em outras litologias. A espessura varivel, desde poucos centmetros at alguns metros, onde a compacidade natural da canga sustenta o teto de algumas cavidades (fig. 03 e 04). Normalmente so rasas, de teto baixo e desenvolvimento horizontal inferior a 30 metros. Embora ainda sem estudos especficos, pode-se inferir por sua distribuio no terrreno que tm sua gnese relacionada ao combinada de processos de percolao de fluidos e eroso e/ou dissoluo do material slico/ferruginoso (e material dolomtico eventualmente associado) que compem tanto os itabiritos quanto a canga. As cavidades ocorrem normalmente nas quebras de relevo, acompanhando a declividade natural do terreno, que por sua vez condicionada pela foliao/bandamento dos itabiritos, denotando um controle geolgico/estrutural. Por cavidades naturais impactadas se entende aquelas que sofreram ao antrpica, seja para a utilizao como abrigo, seja como conduto para a explorao de veios de quartzo aurferos em rocha alterada e material acumulado no interior da cavidade por garimpeiros desde a poca dos Bandeirantes. A cavidade era escavada e aprofundada, at a exausto do material mais frivel passvel de ser removido e concentrado por mtodos
-----------------------------------------------------------------------------------www.cavernas.org.br

rudimentares de lavra. Registros arqueolgicos desta atividade so encontrados em diversas cavidades (fig. 04 e 05). J as cavidades artificiais referem-se a poos e galerias de pesquisas (fig. 05 e 06) escavadas em malha regular por empresas de minerao em perodos posteriores atividade dos Bandeirantes, nos sculos XIX e XX, direcionadas inicialmente para a extrao do ouro primrio presente nos veios de quartzo compartimentados no contato dos itabiritos com os xistos sotopostos (fig. 07). Estas escavaes, direcionadas a alvos minerais especficos, atingem profundidade variveis e possuem ramificaes no subsolo, acompanhando a distribuio irregular dos veios aurferos por at centenas de metros. Devido sua distribuio regular no terreno, orientados pela investigao geolgica, eventualmente estes poos e galerias interceptam cavidades naturais, igualmente prospectadas. Na segunda metade do sculo XX, as escavaes foram retomadas e reamostradas para avaliao do minrio de ferro. Hoje, as atividades de minerao se encontram totalmente paralisadas.

Figuras 03 e 04 Cavidades naturais sustentadas pela carapaa de canga 511 -------------------------------------------------------------------------------------sbe@cavernas.org.br

AN AIS do 31 Congresso Brasi leiro de Espeleologia


Ponta Grossa-PR, 21-24 de julho de 2011 Sociedade Brasileira de Espeleologia

Figuras 04 e 05 Cavidades naturais em canga e itabirito, impactadas, com construo de paredes de sustentao e empilhamento de pedras como registro da ao antrpica

Figuras 05 e 06 Poo de pesquisa na canga e galeria no itabirito

Cavidade Canga Poos e Galerias


itabiritos

xistos

Figura 07 Esboo esquemtico da distribuio das cavidades naturais e artificiais em relao geologia e ao condicionamento tectnico
-----------------------------------------------------------------------------------www.cavernas.org.br

512 -------------------------------------------------------------------------------------sbe@cavernas.org.br

AN AIS do 31 Congresso Brasi leiro de Espeleologia


Ponta Grossa-PR, 21-24 de julho de 2011 Sociedade Brasileira de Espeleologia

7. ASPECTOS ARQUEOLGICOS Em 2007 a Prefeitura Municipal de Mariana, em parceria com o Monumenta (Programa executado pelo Ministrio da Cultura de Recuperao do Patrimnio Cultural Urbano Brasileiro), decretou o Tombamento Paisagstico e Arqueolgico dos Morros de Santana e de Santo Antnio. Este tombamento considera os elementos de interesse paisagstico, histrico, de arqueologia histrica e cultural tais como: nascentes; remanescentes de campo rupestre e cerrado; rea de ocorrncia de formaes geolgicas de antiga extrao aurfera; runas representativas da atividade minerria de ento e de como se dava a ocupao humana daquele stio, assim como das suas manifestaes culturais e religiosas. A incluso desses elementos nas reas tombadas fator de preservao da integridade paisagstica, arqueolgica, hidrogrfica e biolgica destes ambientes, com expressivos registros de atividades de minerao durante os ciclos de explorao de ouro que se iniciou com as Entradas e Bandeiras. Segundo diversos autores citados no relatrio do Monumenta, a descoberta de ouro na antiga Capitania de Minas Gerais, na segunda metade do sculo XVII, estimulou uma corrida do ouro para os atuais municpios de Ouro Preto e Mariana. A atividade garimpeira teve incio primeiramente no Ribeiro de Ouro Preto e depois no Ribeiro do Carmo. Seguindo o curso deste rio, em direo a Serra do Caraa, diversas lavras aurferas foram descobertas nos leitos das drenagens, engendrando a formao de novos centros de ocupao humana. Inicialmente, os garimpos concentraram-se nos aluvies, por processos bastante rudimentares, onde o cascalho aurfero, coletado diretamente do leito do rio, era apurado manualmente em batias. Com o aprimoramento das tcnicas de garimpagem, os cursos dgua eram desviados e o cascalho coletado diretamente do leito seco do rio ou em escavaes (catas) nas margens dos rios. Com o esgotamento dos depsitos aluvionares, a explorao passou a ser dirigida para os flancos das montanhas (grupiaras), um pr ocesso de extrao mais caro e complexo para a poca. Eram construdos canais adutores com desnvel suficiente para provocar uma queda rpida de gua sobre os depsitos colvio-eluvionares, carreando o material pela encosta abaixo em direo a grandes reservatrios de alvenaria (mundus). Poos e
-----------------------------------------------------------------------------------www.cavernas.org.br

galerias tambm eram construdos para adentrar no prprio seio da montanha, mas de pouca profundidade e comprimento, dada as limitaes tcnicas da poca. Os resqucios destes tipos de estruturas e construes hoje formam o patrimnio arqueolgico da rea de Tombamento e do entorno. comum a ocorrncia de restos de edificaes e muros de pedra ao longo de drenagens, bem como objetos talhados em pedra utilizados na lavra do ouro. No interior das cavidades, empilhamentos de pedra e paredes erguidas para prever desmoronamentos testemunham a atividade garimpeira.

8. RESULTADOS ESPERADOS A existncia de cavidades naturais com graus variados de interveno humana em associao com cavidades antrpicas em um mesmo stio estimulou a criao deste projeto piloto de pesquisa para avaliao do impacto no ambiente caverncola. De posse dos resultados, plausvel que o estudo comparativo dos aspectos geoespeleolgicos gere subsdios para o entendimento da dinmica evolutiva nas cavidades em ambientes naturais e artificiais. No campo da bioespeleologia, o acmulo de conhecimento obtido ter desdobramentos ainda mais significativos no que tange compreenso das diferenas evolutivas entre as comunidades de invertebrados considerando-se composio, riqueza, diversidade e estrutura ecolgica presentes nas cavidades naturais e antrpicas. Trata-se tambm de uma oportunidade para estudar a capacidade de recuperao de comunidades caverncolas historicamente perturbadas, evidenciados pelos registros arqueolgicos verificados no interior de algumas cavidades em diferentes perodos histricos, os quais constituem dataes indiretas do impacto. A sntese deste trabalho possibilitar a discusso sobre os processos espeleogenticos atuantes na rea, bem como o significado do impacto da atividade humana na dinmica caverncola. AGRADECIMENTOS O autor agradece a Daniela Silva pela reviso e importantes consideraes sobre a estruturao do texto, bem como a Iuri Brandi pela autorizao para publicao.
513 -------------------------------------------------------------------------------------sbe@cavernas.org.br

AN AIS do 31 Congresso Brasi leiro de Espeleologia


Ponta Grossa-PR, 21-24 de julho de 2011 Sociedade Brasileira de Espeleologia

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS DORR, J.N. 1969. Physiographic, stratigraphic and structural development of the Quadriltero Ferrfero, Minas Gerais, Brazil. USGS Professional Paper 641-A, 11p. GRUPO Memria Arquitetura. Dossi de Tombamento Conjunto Paisagstico e Arqueolgico Morros Santana e Santo Antnio. Prefeitura Municipal de Mariana. 2007.

-----------------------------------------------------------------------------------www.cavernas.org.br

514 -------------------------------------------------------------------------------------sbe@cavernas.org.br

S-ar putea să vă placă și