Sunteți pe pagina 1din 2

Dia da conscincia negra Ediovani A. Gaboardi gaboardi42@gmail.com Neste dia 20 de novembro comemoramos o Dia da conscincia negra.

Nesse mesmo dia, no ano de 1695, morria Zumbi, o lder do Quilombo dos Palmares. No uma data a ser comemorada apenas pelos negros, mas por todos os brasileiros. Zumbi um heri nacional e simboliza a luta por um modelo civilizacional a construir. A luta pelo fim das discriminaes racionais mais um aspecto da luta contra as desigualdades. Ento precisamos refletir sobre a noo geral de igualdade e sobre suas implicaes. Em outras pocas, brancos e negros foram considerados desiguais, pertencentes a raas diferentes. A biologia j vinha questionando essa concepo h algum tempo, mas nos ltimos anos estabeleceu-se um consenso de que no h raas humanas. Mas o que raa, do ponto de vista biolgico? Comecemos definindo espcie. Uma espcie composta por indivduos capazes de se reproduzir entre si, gerando descendentes frteis. E as raas? Elas so, na verdade, subespcies. Pensemos nos ces de raas diferentes. Desconsiderando certos inconvenientes fsicos (tamanhos muito diferentes, por exemplo), os ces reproduzem-se entre si desconsiderando a raa, e deixam descendentes frteis. Mas h, de fato, grandes diferenas entre as raas. Basta comparar um So Bernardo com um Poodle. Ento h raas quando h grupos de indivduos de uma espcie que contm muitas diferenas em relao a outros grupos da mesma espcie. No exemplo, encontra-se mais diferenas quando se compara as raas So Bernardo e Poodle do que quando se compara entre si apenas indivduos da raa So Bernardo. Isso significa que os So Bernardo so semelhantes entre si, mas diferentes dos indivduos das outras raas. Mas, e entre humanos, h raas? Do ponto de vista biolgico, a resposta no. E com a gentica isso ficou ainda mais claro. Por exemplo, a pesquisa de Lewontin (1972) mostrou que 85,4% da diversidade gentica que ele encontrou ocorria entre os indivduos de uma mesma raa, 8,3% comparando populaes de uma mesma raa e apenas 6,3% comparando propriamente as raas. Ou seja, se voc da chamada raa branca, as diferenas entre voc e outro indivduo branco so muito maiores do que entre os brancos e os negros em mdia. Desde ento, novas tcnicas de pesquisa foram desenvolvidas, mas o veredito parece ser sempre o mesmo: no h raas na espcie humana. Isso endossado por importantes

figuras da gentica mundial, como o norte-americano Alam Templeton e o representante brasileiro no Projeto Genoma Humano Srgio Danilo Pena. Sim, somos todos iguais biologicamente. Mas isso resolve o problema da desigualdade? Claro que do ponto de vista poltico-ideolgico essa uma tima mensagem. Entretanto, o conceito de igualdade que posto como ideal civilizatrio desdo iluminismo ou antes no tem esse sentido. Mesmo que o resultado das pesquisas mostrasse que temos diferenas raciais, a consequncia no seria a justificao do apartheid. Pelo contrrio, teramos de pensar formas de equacionar as diferenas, criando condies para que todos tenham as mesmas oportunidades de buscar a felicidade. O mrito no est naquilo que a natureza nos d ao nascermos, mas naquilo que construmos ao logo da vida pelo trabalho, carter e fora de vontade. Esse o nvel de conscincia que precisamos alcanar, sejamos negros, brancos, amarelos ou pardos.

S-ar putea să vă placă și