Sunteți pe pagina 1din 2

Algumas consideraes sobre grandezas e medidas Segundo Piaget, a criana no se preocupa com medies at aproximadamente 9 anos.

Muito antes, contudo, ela j se envolve com medidas, embora de modo bastante informal. Para medir alguma coisa, comparam-na com outras coisas de mesma natureza, embora ainda no sintam necessidade de expressar numericamente o resultado. Por exemplo: ao verificar se mais alta que o colega na fila, se a quantidade de refrigerante que recebeu igual do irmo, etc. Algumas situaes, porm exigem maior cuidado, como nos casos, em que fundamental a preciso das medidas. A se tornam necessrios o conceito de medida e suas aplicaes. Pode-se afirmar que medir comparar grandezas de mesma espcie, sendo o resultado de cada medio expresso por um nmero. Por isso, alm da idia de comparao, o mais importante no incio do trabalho com medidas no ensino fundamental sensibilizar as crianas para que percebam a importncia de escolher a unidade de medida mais apropriada a cada situao. Utilizar palitos de fsforo para medir o comprimento da sala, por exemplo, no algo proveitoso, mas utiliz-los para medir a largura do tampo da classe pode ser. O resultado de uma medio precisa fazer sentido para quem l e tenta interpreta-lo, o que s ser possvel se forem respeitadas duas condies: se o leitor conhecer a unidade de medida e se o valor da medida for expresso por um nmero cuja ordem de grandeza faa parte do imaginrio da criana. Medir a massa de um corpo em libras ou toneladas no dar s crianas a mesma significncia do que medi-la em quilos. No entanto, se o valor dessa mesma massa for da ordem de 4000 kg, express-la em gramas ou em toneladas no vai contribuir muito para a compreenso das crianas menores. Quando os alunos j tiverem incorporado o conceito de medida, trabalhando com unidades nopadronizadas, ser possvel introduzir as unidades-padro. Deve-se principiar pelas medidas de comprimento. Nessa fase inicial, importante explorar as unidades de medida conhecidas e utilizadas pelas pessoas no dia-a-dia: o metro, o centmetro e o quilmetro. As demais unidades so apresentadas para demonstrar a analogia com o sistema de numerao decimal, uma vez que o metro se relaciona com seus mltiplos e submltiplos em um processo de agrupamentos e trocas na base 10. Habilidades: Reconhecer grandezas mensurveis, comparando grandezas de mesma natureza, fazendo estimativas de resultados. Procedimentos: Medindo objetos e pessoas por meio de estratgias pessoais ( barbante, palmo, canudos) e de uso de instrumentos de medidas convencionais ( fita mtrica, balana, recipientes de 1 litro ) Sugestes de Atividades sobre Medidas de Comprimento Medir um lado da mesa utilizando o objeto que recebeu. Registrar a medida obtida numa tabela. OBJETO NMERO DE VEZES UTILIZADO
CLIPS CANUDO BARBANTE LPIS PALITO DE SORVETE

a) Qual objeto foi utilizado mais vezes nessa medida? Por qu? b)Qual objeto foi utilizado menos vezes nessa medida?Por qu? c)Quantas vezes o lpis foi utilizado nessa medida? d)O nmero de vezes que o canudo foi utilizado o mesmo em todos os grupos? e)E se medssemos com um alfinete, daria mais ou menos vezes? f)E se medssemos com uma corda? Vamos ver quem consegue pular mais longe? Partindo de uma linha demarcada no cho, cada participante pula e marca com seu nome o comprimento do pulo. Discutir as diferentes possibilidades de medir utilizando as partes do corpo (palmo, p, polegada). Escolher como unidade uma parte do corpo e medir o comprimento dos saltos de cada elemento do grupo. a)O que utilizaram para medir o comprimento dos pulos? b)Utilizando como unidade a parte do corpo de diferentes pessoas, a medida encontrada foi a mesma? c)Como poderamos medir, de forma que no houvesse diferenas?Por qu? Medida do Palmo: desenhar a mo sobre o papel carto bem aberta, recortar e utilizar para medies. Discutir qual a diferena entre comprimento e cumprimento. Para resolver o problema das variaes observadas nas medidas foi criada uma unidade de medida padro: o METRO. O metro foi dividido em unidades menores, o CENTMETRO. Construo do metro e relao entre as unidades. Quais instrumentos so utilizados para medir comprimentos? Que profissionais utilizam esses instrumentos? Quais dos instrumentos acima citados medem: - 1m? - menos de 1m? - 1m e meio? - mais de 1m e meio? Qual desses instrumentos: Fita Mtrica Trena Metro Articulado Rgua Rgua de Madeira mais adequado para medir: - uma caixa de fsforos? - a espessura de um livro? - a altura de uma parede? - a cintura de uma pessoa? Escrever seu nome colocando fios de linha colorida em um papel. Em cada letra usar, no mximo, 10 cm de linha. (ex. ANA). a) Estimar quantos cm de linha, no mximo, foram utilizados? b) Quantos cm de linha realmente voc usou? Cada elemento do grupo deve escolher um objeto, estimar sua medida de comprimento, realizar a mediao e anotar num papelzinho. a) Verificar a diferena entre a estimativa e a medida real do objeto. b) Ordenar as medidas em ordem crescente. c) Elaborar 2 atividades com essas medidas.

S-ar putea să vă placă și