Sunteți pe pagina 1din 29

DIREITO ADMINISTRATIVO TRF-2 REGIO ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE A convalidao de ato administrativo decorre

re dos seguintes pressupostos: o defeito ter natureza sanvel no causar prejuzo a terceiros no acarretar leso ao interesse pblico EXERCCIO EX C CI DE FIXAO F O SOBRE S BR ATOS TO ADMINISTRATIVOS ADM NI AT VO 01) Ato administrativo toda manifestao unilateral de vontade da Administrao Pblica que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigaes aos administrados ou a si prpria. 02) As realizaes materiais da Administrao Pblica em cumprimento de decises administrativas so atos administrativos. 03) So requisitos (elementos) dos atos administrativos: competncia, forma, objeto, motivo e finalidade. 04) Entende-se por competncia administrativa o poder atribudo ao agente da Administrao para o desempenho especfico de suas funes. 05) A competncia resulta da vontade do administrador pblico. 06) A competncia administrativa, sendo um requisito de ordem pblica, intransfervel e improrrogvel pela vontade dos interessados, podendo, entretanto, ser delegada e avocada, desde que o permitam as normas reguladoras da administrao. 07) Finalidade elemento discricionrio de todo ato administrativo. 08) A alterao da finalidade expressa na norma legal ou implcita no ordenamento da Administrao caracteriza o excesso de poder. 09) A forma o revestimento exteriorizador do ato administrativo, constituindo requisito discricionrio e imprescindvel sua perfeio. 10) Enquanto no Direito Privado a liberdade de forma a regra, no Direito Pblico a exceo. 11) A forma normal do ato administrativo a escrita, embora atos existam consubstanciados em ordens verbais e at mesmo em sinais convencionais.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

164

DIREITO ADMINISTRATIVO TRF-2 REGIO ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE 12) S se admite o ato administrativo no escrito em casos de urgncia, de transitoriedade da manifestao da vontade administrativa ou de irrelevncia do assunto para a Administrao. Nas demais hipteses, de rigor o ato escrito em forma legal. 13) Impe-se distinguir forma do ato administrativo de procedimento administrativo. A forma o revestimento material do ato; o procedimento o conjunto de operaes exigidas para sua perfeio. O procedimento dinmico; a forma esttica. 14) A inobservncia da forma vicia substancialmente o ato, tornando-o passvel de invalidao, desde que necessria sua perfeio e eficcia. 15) Motivo ou causa a situao de direito ou de fato que determina ou autoriza a realizao do ato administrativo. 16) O objeto do ato administrativo identifica-se com o seu contedo. 17) A motivao do ato administrativo integra o elemento motivo. 18) Competncia (sujeito) e finalidade so sempre vinculados; objeto, motivo e forma so sempre discricionrios. 19) O mrito administrativo consubstancia-se na valorao dos motivos e na escolha do objeto do ato, feitas pela Administrao incumbida de sua prtica, quando autorizada a decidir sobre a convenincia e oportunidade do ato a realizar. 20) Existe mrito nos atos vinculados. 21) So atributos do ato administrativo: presuno imperatividade, autoexecutoriedade e tipicidade. de legitimidade,

22) A presuno de legitimidade decorre do princpio da legalidade e autoriza a imediata execuo ou operatividade dos atos administrativos, mesmo que argidos de vcios ou defeitos que os levem invalidade. 23) Pelo atributo da imperatividade ocorre a transferncia do nus da prova de invalidade do ato administrativo para quem a invoca . 24) Imperatividade o atributo do ato administrativo que impe a coercibilidade para seu cumprimento ou execuo. a prerrogativa de a Administrao impor a sua vontade independente da concordncia do particular.
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br 165

DIREITO ADMINISTRATIVO TRF-2 REGIO ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE 25) A imperatividade est presente em todos os atos administrativos 26) A imperatividade decorre da s existncia do ato administrativo, no dependendo da sua declarao de validade ou invalidade. 27) A autoexecutoriedade consiste na possibilidade que todos atos administrativos ensejam de imediata e direta execuo pela prpria Administrao, independentemente de ordem judicial. 28) A Administrao pode desfazer seus prprios atos por consideraes de mrito e de ilegalidade, ao passo que o Judicirio s os pode invalidar quando ilegais. 29) A anulao o desfazimento do ato por motivo de convenincia ou oportunidade da Administrao, ao passo que a revogao a invalidao por motivo de ilegalidade do ato administrativo. 30) A Administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornam ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial. 31) Existem atos administrativos irrevogveis, tais como os que geram direito subjetivos para o destinatrio, os que exaurem desde logo os seus efeitos e os que transpem os prazos dos recursos internos. 32) A revogao opera efeitos ex tunc. 33) O conceito de ilegalidade para fins de anulao do ato administrativo restringe-se apenas violao frontal da lei.
Gabarito: 01) C; 02) E; 03) C; 04) C; 05) E; 06) C; 07) E; 08) E; 09) E; 10) C; 11) C; 12) C; 13) C; 14) C; 15) C; 16) C; 17) E; 18) E; 19) C; 20) E; 21) C; 22) C; 23) E; 24) C; 25) E; 26) C; 27) E; 28) C; 29) E; 30) C; 31) C; 32) E; 33) E.

Data Data Data

N questes 33 N questes 33 N questes 33

Acertos Acertos Acertos

% acerto % acerto % acerto

Data Data Data

N questes 33 N questes 33 N questes 33

Acertos Acertos Acertos

% acerto % acerto % acerto

Gabarito comentado das questes erradas: 02) As realizaes materiais da Administrao Pblica em cumprimento administrativas so atos administrativos. (fatos) 05) A competncia resulta da vontade do administrador pblico. (da lei) de decises

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

166

DIREITO ADMINISTRATIVO TRF-2 REGIO ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE
07) Finalidade elemento discricionrio de todo ato administrativo. ( elemento vinculado, salvo quando analisando em sentido amplo) 08) A alterao da finalidade expressa na norma legal ou implcita no ordenamento da Administrao caracteriza o excesso de poder. (desvio de poder ou de finalidade) 09) A forma o revestimento exteriorizador do ato administrativo, constituindo requisito discricionrio e imprescindvel sua perfeio. (em regra, vinculado) 17) A motivao do ato administrativo integra o elemento motivo. (forma) 18) Competncia (sujeito) e finalidade so sempre vinculados; objeto, motivo e forma so sempre discricionrios. (finalidade em sentido amplo elemento discricionrio, em sentido restrito elemento vinculado; objeto e motivo podem ser discricionrios ou vinculados; forma, em regra elemento vinculado) 20) Existe mrito nos atos vinculados. (o mrito est presente nos atos discricionrios) 23) Pelo atributo da imperatividade ocorre a transferncia do nus da prova de invalidade do ato administrativo para quem a invoca. (atributo da presuno de veracidade) 25) A imperatividade est presente em todos os atos administrativos (existem excees, como atos enunciativos e negociais) 27) A autoexecutoriedade consiste na possibilidade que todos atos administrativos ensejam de imediata e direta execuo pela prpria Administrao, independentemente de ordem judicial. (existem excees, como na cobrana de valores) 29) A anulao o desfazimento do ato por motivo de convenincia ou oportunidade da Administrao, ao passo que a revogao a invalidao por motivo de ilegalidade do ato administrativo. (definies invertidas) 32) A revogao opera efeitos ex tunc. 33) O conceito de ilegalidade para fins de anulao do ato administrativo restringe-se apenas violao frontal da lei.

QUESTES DA FCC Importante lembrar que as questes abaixo so reproduzidas no final da aula sem os respectivos comentrios. 01. (NCADE/SP/ADVOGADO/2011/FCC) Dentre outros, so exemplos de atos administrativos insuscetveis de revogao: A) licena para exercer profisso regulamentada em lei; certido administrativa de dados funcionais de servidor pblico.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

167

DIREITO ADMINISTRATIVO TRF-2 REGIO ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE B) ato de concesso de aposentadoria, mesmo que ainda no preenchido o lapso temporal para a fruio do benefcio; ato de adjudicao na licitao quando j celebrado o respectivo contrato. C) edital de licitao na modalidade tomada de preos; atestado mdico emitido por servidor pblico mdico do trabalho. D) ato que declara a inexigibilidade de licitao; autorizao para uso de bem pblico. E) autorizao para porte de arma; ato que defere frias a servidor, ainda que este no tenha gozado de tais frias. COMENTRIOS Conforme ensinamentos doutrinrios, nem todo ato administrativo discricionrio passvel de revogao, a saber: 1) atos consumados, pois j esgotaram seus efeitos; 2) atos vinculados; 3) atos que geraram direitos adquiridos; 4) atos integrativos de um procedimento administrativo; 5) quando j se exauriu a competncia relativamente ao objeto do ato; 6) os chamados meros atos administrativos. Analisando-se cada uma das assertivas: A) licena para exercer profisso regulamentada em lei (ato vinculado, irrevogvel); certido administrativa de dados funcionais de servidor pblico (ato enunciativo, irrevogvel). B) ato de concesso de aposentadoria, mesmo que ainda no preenchido o lapso temporal para a fruio do benefcio (ato vinculado, irrevogvel); ato de adjudicao na licitao quando j celebrado o respectivo contrato ( possvel a revogao). C) edital de licitao na modalidade tomada de preos ( revogvel); atestado mdico emitido por servidor pblico mdico do trabalho (ato enunciativo, irrevogvel). D) ato que declara a inexigibilidade de licitao (ato vinculado, irrevogvel); autorizao para uso de bem pblico. E) autorizao para porte de arma (ato discricionrio, revogvel); ato que defere frias a servidor, ainda que este no tenha gozado de tais frias (ato discricionrio, revogvel). GABARITO: letra E

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

168

DIREITO ADMINISTRATIVO TRF-2 REGIO ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE 02. (ADVOGADO TRAINEE/MATR/SP/2010/FCC) Quanto ao ato administrativo, INCORRETO afirmar: A) A inexistncia da forma induz a inexistncia do ato administrativo. B) A finalidade elemento vinculado de todo ato administrativo, seja ele discricionrio ou regrado. C) A alterao da finalidade expressa na norma legal ou implcita no ordenamento da Administrao caracteriza o desvio de poder a invalidar o ato administrativo. D) A revogao ou a modificao do ato administrativo no vinculada, motivo pelo qual prescindvel a obedincia da mesma forma do ato originrio. E) A motivao , em regra, obrigatria, s no sendo quando a lei a dispensar ou se a natureza do ato for com ela incompatvel. COMENTRIOS A) Assertiva correta extrada do livro Direito Administrativo Brasileiro de Hely Lopes Meirelles. B) Aqui a banca desconsiderou a lio da Maria Sylvia Di Pietro que classifica a finalidade em sentido amplo e sentido estrito. Assertiva correta, trazendo a posio que prevalece entre os doutrinadores. C) Perfeito a assertiva, pois quando o agente pratica ato visando a fim diverso do previsto na ordem jurdica comete abuso de poder na modalidade desvio de finalidade (desvio de poder). D) Pelo princpio da simetria das formas, a revogao ou modificao do ato administrativo devem ser veiculadas por meio de ato com a mesma forma do originrio. Mais uma questo extrada da obra de Hely Lopes Meirelles, que justifica essa afirmao lecionando que o elemento formal vinculado tanto para sua formao quanto para seu desfazimento ou alterao. E) Essa a regra sustentada pela doutrina e jurisprudncia. GABARITO: letra D 03. (TRE-AP, FCC - Analista Judicirio - 2006) Considere as assertivas a respeito dos atributos do ato administrativo:
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br 169

DIREITO ADMINISTRATIVO TRF-2 REGIO ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE I. Os atos administrativos, qualquer que seja sua categoria ou espcie, nascem com a presuno de legitimidade, independentemente de norma legal que a estabelea. II. A imperatividade existe em todos os atos administrativos, sendo o atributo que impe a coercibilidade para seu cumprimento ou execuo. III. A possibilidade que certos atos administrativos ensejam de imediata e direta execuo pela prpria Administrao, independentemente de ordem judicial, consiste na autoexecutoriedade. Est correto o que se afirma APENAS em A) I e II. B) I e III. C) II. D) II e III. E) III. COMENTRIOS I) A presuno de legitimidade constitui atributo inerente aos atos administrativos, no depende de previso legal. Alm disso, constitui atributo que no possui exceo. Assertiva correta. II) importante lembrar que atos enunciativos e negociais no gozam desse atributo, motivo pelo qual est incorreta a assertiva. III) A assertiva, que est correta, traz a definio do atributo da autoexecutoriedade. A possibilidade que certos atos administrativos ensejam de imediata e direta execuo pela prpria Administrao, independentemente de ordem judicial, consiste na autoexecutoriedade. (lembrando que nem todo ato autoexecutrio) GABARITO: letra B 04. (FCC/ PGM-JABOATO/ 2006) Ato administrativo. I. A revogao gera efeito ex nunc, conserva os efeitos do ato at ento produzidos, relaciona-se ilegalidade ou inconvenincia do ato. II. A anulao tem, em regra, efeito ex tunc, e decorre da ilegalidade do ato. III. A anulao tem, em regra, efeito ex nunc, e decorre da inconvenincia do ato. IV. A viabilidade de a Administrao invalidar e revogar seus atos decorre da chamada autotutela.
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br 170

DIREITO ADMINISTRATIVO TRF-2 REGIO ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE V. A revogao gera efeito ex tunc, no conserva os efeitos at ento produzidos do ato, relaciona-se inoportunidade e inconvenincia do ato. A) Somente as proposies I e III so corretas. B) Somente as proposies I e V so corretas. C) Somente as proposies II e III so corretas. D) Somente as proposies II e IV so corretas. E) As proposies I, II, III, IV e V so corretas. COMENTRIOS I) Assertiva incorreta pelo fato de associar-se revogao tambm ilegalidade. Estudamos que revogao associa-se inconvenincia e anulao ilegalidade. II) Assertiva correta por vincular anulao ilegalidade e indicar com acerto, o efeito da anulao, qual seja, ex tunc (retroativo). III) Corrigindo a questo: a anulao tem, em regra, efeito ex tunc, e decorre da ilegalidade do ato. Assertiva incorreta IV) Assertiva correta, pois o princpio da autotutela permite Administrar rever seus prprios atos. V) A assertiva est incorreta to somente pela referncia ao efeito ex tunc. A revogao gera efeito ex nunc. GABARITO: letra D (proposies II e IV so corretas) 05. (FCC/PGM-JABOATO/ 2006) Em relao aos atributos dos atos administrativos, correto afirmar: A) O princpio da presuno de legitimidade resulta na certeza da adequao do ato administrativo face ao ordenamento jurdico. B) A execuo dos atos administrativos, em regra, depende da prvia autorizao do Poder Judicirio. C) A tipicidade dos atos administrativos decorrncia lgica do princpio da autonomia da vontade. D) A imperatividade e a autoexecutoriedade so expresses sinnimas de igual significado no atinente aos atributos dos atos administrativos. E) Ante o atributo da imperatividade, os atos administrativos impem-se sobre terceiros, independentemente da sua concordncia. COMENTRIOS

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

171

DIREITO ADMINISTRATIVO TRF-2 REGIO ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE A) No h certeza, mas sim presuno relativa de que o ato foi produzida de acordo com a ordem jurdica. Assertiva incorreta. B) A execuo dos atos administrativos independe da prvia autorizao do Poder Judicirio por conta do atributo da autoexecutoriedade. Assertiva incorreta. C) Assertiva incorreta, pois a tipicidade traz a idia de vinculao s determinaes legais. D) Estudamos que imperatividade e a autoexecutoriedade constituem atributos diferentes. E) Assertiva correta por trazer a definio do atributo da imperatividade, que est associado idia de poder extroverso. GABARITO: letra E 06. (FCC/MPPE/ANALISTA PROC/2006) Analise as seguintes proposies referentes aos atos administrativos: I. Nos atos de imprio, a Administrao usa de sua supremacia sobre o particular para lhe impor unilateralmente e coercitivamente obrigatrio atendimento. II. A Administrao, ao praticar um ato discricionrio, poder, de acordo com a convenincia e oportunidade, escolher sua forma, competncia e finalidade. III. Os atos de expediente so os praticados pela Administrao, em situao de igualdade com o particular, para a conservao do patrimnio pblico e para a gesto de seus servios. IV. O ato administrativo simples resulta da manifestao de vontade de um nico rgo, unipessoal ou colegiado. correto o que consta APENAS em A) I e IV. B) I e II. C) II e III. D) I, III e IV. E) II, III e IV. COMENTRIOS I) Assertiva perfeita, trazendo a definio de atos de imprio. II) Forma, competncia e finalidade so elementos vinculados do ato administrativo. Portanto, assertiva incorreta.
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br 172

DIREITO ADMINISTRATIVO TRF-2 REGIO ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE III) Assertiva incorreta, pois a definio diz respeito aos atos de gesto. Os atos de expediente so aqueles sem carter decisrio, vinculado rotina interna da Administrao Pblica. Como exemplos: cadastramento de informaes referentes a administrados no banco de dados dos rgos pblicos e autuaes (abertura de pastas que correspondam a um processo) de requerimentos administrativos. IV) Definio correta de ato administrativo simples. Cite-se, como exemplo, um decreto expedido pelo Chefe do Poder Executivo. GABARITO: letra A (correto I e IV) 07. (FCC/Analista Judicirio/TRT SP/2 regio/2008) Quanto administrao pblica, o atributo do ato administrativo que garante seu integral cumprimento, a terceiros, independentemente de sua concordncia, inclusive, se necessrio for, com exigibilidade coercitiva, o denominado de a) tipicidade. b) presuno de veracidade. c) autoexecutoriedade. d) imperatividade. e) presuno de legitimidade. COMENTRIOS A questo trata do atributo da imperatividade, que se associa ao poder extroverso, conforme estudado durante essa aula. Interessante ressaltar que nem todo ato administrativo possui esse atributo. Lembrar das excees: atos enunciativos (ex: certido) e negociais (ex: autorizao). GABARITO: letra D 08. (FCC/Analista Judicirio/TRT SP - 2 regio/2008) Atos normativos so: a) aqueles editados em situaes nas quais uma determinada pretenso do particular coincide com a manifestao de vontade da Administrao. b) atos administrativos internos, endereados aos servidores pblicos, que veiculam determinaes atinentes ao adequado desempenho de suas funes.
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br 173

DIREITO ADMINISTRATIVO TRF-2 REGIO ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE c) os que contm comandos gerais e abstratos aplicveis a todos os administrados que se enquadrem nas situaes nele previstas. d) atos que no contm uma manifestao de vontade da Administrao. e) aqueles pelos quais a Administrao pode impor diretamente sanes a seus servidores ou aos administrados em geral. COMENTRIOS Os atos normativos esto representados na alternativa C: os que contm comandos gerais e abstratos aplicveis a todos os administrados que se enquadrem nas situaes nele previstas, tais como decretos, regulamentos, resolues .... A alternativa A diz respeito aos atos negociais; a B aos atos ordinatrios; D aos enunciativos; e E aos punitivos. GABARITO: letra C 09. (FCC/TRT/MS/An. Jud. Exec. Mand./2006) No que tange aos requisitos dos atos administrativos, correto afirmar que a) a preterio do procedimento administrativo para a demisso do servidor estvel torna invlida a punio, j que no observou o requisito da legalidade. b) o agente pblico que desapropria um imvel para perseguir seu proprietrio pratica um ato com desvio de finalidade. c) a competncia decorre sempre de lei, mas pode ser derrogada pela vontade da Adm. Pblica. d) est caracterizado o vcio quanto ao motivo quando o ato no se incluir nas atribuies legais do agente que o praticou. e) a inexistncia do objeto se verifica quando a matria de fato ou de direito, em que se fundamenta o ato, materialmente inexistente. COMENTRIOS A) A preterio do procedimento administrativo implica em no observncia ao requisito forma. Assertiva incorreta. B) Tambm denominado de desvio de poder, caracterizado quando o agente pblico pratica ato com fim diverso do previsto na ordem jurdica. Assertiva correta. C) Assertiva incorreta, pois a competncia decorre da lei e somente por ela pode ser derrogada.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

174

DIREITO ADMINISTRATIVO TRF-2 REGIO ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE D) Se o agente pratica ato que no se enquadra nas suas atribuies legai, estamos diante de vcio de competncia, e no de motivo. E) Opo incorreta, pois a matria de fato ou de direito em que se fundamenta o ato diz respeito a motivo. GABARITO: letra B 10. (FCC/TRT/MS/An. Jud. Exec. Mand./2006) Diante de um ato administrativo praticado em desconformidade com as prescries legais, pela Administrao a) o Judicirio tem o dever de revog-lo e a Administrao Pblica a faculdade de anul-lo. b) somente a prpria Administrao Pblica poder anul-lo se inconveniente ou inoportuno. c) a Administrao Pblica dever revog-lo quando lhe for conveniente. d) a Administrao Pblica e o Poder Judicirio podero revog-los com efeitos ex tunc. e) o Poder Judicirio poder anul-lo mediante provocao dos interessados. COMENTRIOS A) Diante de ilegalidade fala-se em anulao, podendo ser executada pela Administrao ou pelo Judicirio. Assertiva incorreta. B) O Judicirio tambm anula. Inconvenincia e oportunidade dizem respeito revogao. Outra assertiva incorreta. C) Incorreta, pois diante de ilegalidade a Administrao Pblica deve anular o ato administrativo. D) a Administrao Pblica e o Poder Judicirio podero anular com efeitos ex tunc, e no revogar como colocado na questo. Assertiva incorreta. E) Resposta correta, pois o Poder Judicirio poder anul-lo mediante provocao dos interessados. Apenas recordando que a Administrao Pblica pode anular o ato administrativo de ofcio ou mediante provocao. GABARITO: letra E
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br 175

DIREITO ADMINISTRATIVO TRF-2 REGIO ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE 11. (FCC/TRT/MS/An. Jud./2006) Alegando falta de verbas pblicas, o Prefeito de uma cidade litornea exonerou, ad nutum, determinado servidor. No dia seguinte, sem qualquer modificao na situao financeira do municpio, nomeou outro funcionrio para a mesma vaga. Em virtude deste fato, o ato de exonerao ser nulo em virtude da inobservncia do requisito do ato administrativo denominado a) imperatividade. b) competncia. c) forma. d) motivo. e) autoexecutoriedade. COMENTRIOS A resposta est na letra D, pois motivo o pressuposto de fato ou de direito que justifica a pratica do ato administrativo. No caso apresentado, o vcio reside na causa (motivo) inexistente apresentada pelo prefeito como justificativa para a exonerao do servidor. GABARITO: letra D 12. (FCC/TRT/MS/An. Jud. Exec. Mand./2006) O ato administrativo praticado no exerccio da competncia discricionria a) pode ser revogado pelo Judicirio ou Legislativo quando inadequado ou inoportuno. b) no passvel de controle judicial, administrativo ou legislativo. c) pode ser apreciado judicialmente, desde que sobre o mrito. d) no goza do atributo da presuno de legitimidade. e) pode ser passvel de apreciao judicial quanto aos aspectos da legalidade. COMENTRIOS A) O Judicirio, no exerccio de sua funo jurisdicional, s pode anular atos administrativos. Assertiva incorreta. B) Incorreta, pois qualquer ato administrativo passvel de controle judicial no que se refere legalidade. C) A anlise do mrito, oportunidade e convenincia, no pode ser exercida pelo Judicirio no exerccio de sua funo jurisdicional. Assertiva incorreta.
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br 176

DIREITO ADMINISTRATIVO TRF-2 REGIO ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

D) Pelo contrrio, pois o ato goza do atributo da presuno relativa de legitimidade e de veracidade. E) Assertiva correta, conforme demonstrado nas assertivas anteriores e ao longo dessa aula. GABARITO: letra E 13. (FCC/TRF 1 regio/Analista Jud. Adm./2006) Segundo disposto na Constituio Federal, compete ao Ministro de Estado, alm de outras atribuies, referendar os atos e decretos assinados pelo Presidente da Repblica. Neste caso, a manifestao de vontade de ambos os rgos, ao se fundir para formar um ato nico, resulta no denominado ato administrativo a) coligado, sendo que o referendo pressuposto necessrio para legitimar a vontade do Chefe do Executivo Federal. b) complexo, em que se verifica identidade de contedo e fins. c) coletivo, posto que se praticam dois atos, um principal e outro acessrio. d) colegiado, j que o referendo complementa a manifestao de vontade principal. e) composto, em que a vontade de um instrumental em relao a de outro, que edita o principal. COMENTRIOS A resposta correta consta da alternativa B, ato complexo. Interessante destacar que o ato complexo (em que duas vontades autnomas se fundam, sendo elas homogneas) difere do ato composto. Este decorre da vontade de um nico rgo, porm s produzir efeitos aps a prtica de outro ato que o aprove. Esse segundo ato pode ser aprovao, autorizao, ratificao, visto ou homologao. GABARITO: letra B 14. (FCC/TRF 1 regio/Analista Jud. Adm./2006) O atributo que autoriza o Poder Pblico a editar atos administrativos obrigacionais
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br 177

DIREITO ADMINISTRATIVO TRF-2 REGIO ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE que interferem na esfera jurdica dos administrados, independentemente da respectiva aquiescncia, denomina-se a) Imperatividade. b) Autoexecutoriedade. c) Coercibilidade. d) Exigibilidade. e) Presuno de veracidade. COMENTRIOS O enunciado traz a definio de poder extroverso e, por consequncia, aborda o atributo da imperatividade. GABARITO: letra A 15. (FCC/TRF 1 regio/Analista Jud. Adm./2006) Com relao anulao dos atos administrativos, correto afirmar que a) opera efeitos ex nunc e no alcana os atos que geram direitos adquiridos e os que exauriram seus efeitos. b) apenas os atos vinculados emitidos em desacordo com os preceitos legais sero invalidados pela prpria Administrao, com efeitos ex nunc. c) o Poder Judicirio dever anular os atos discricionrios por motivo de convenincia e oportunidade. d) o Poder Judicirio no poder declarar a nulidade dos atos administrativos discricionrios eivados de vcios quanto ao sujeito. e) o desfazimento do ato que apresente vcio quanto aos motivos produz efeitos retroativos data em que foi emitido. COMENTRIOS A) Eis os erros da assertiva: atos ilegais no geram direitos adquiridos; o efeito da anulao ex tunc; e mesmo os atos que j exaurirem os seus efeitos so passveis de anulao. B) Assertiva incorreta, pois qualquer ato ilegal pode ser invalidado pela Administrao. C) J vimos que a anulao incide sobre os atos ilegais, ao passo que a revogao sobre os atos inoportunos e/ou inconvenientes. D) Errada, pois funo do Judicirio anular os atos ilegais. E) A assertiva est correta e versa sobre os efeitos da anulao: ex tunc (retroativos).
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br 178

DIREITO ADMINISTRATIVO TRF-2 REGIO ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE GABARITO: letra E QUESTES DE CONCURSOS DE OUTRA BANCA
1) (PGE/CE/Procurador/2008/CESPE) O ato administrativo discricionrio insuscetvel de exame pelo Poder Judicirio. 2) (TJ/PI/Juiz/2007/CESPE) O ato que convalida ato anterior tem efeitos ex nunc. 3) (PGE/PE/Procurador/2009/CESPE) Independentemente do tipo de vcio em que incorra o ato administrativo, a convalidao ser sempre possvel, desde que assegurados os efeitos retroativos data em que o mesmo foi praticado. 4) (UnB/CESPE/MMA/agente administrativo/2009) Todo ato praticado no exerccio de funo administrativa considerado ato administrativo. 5) (UnB/CESPE/SEPLAG/DETRAN/DF/2009) Considere a seguinte situao hipottica. Jos deputado distrital e foi nomeado secretrio de obras do Distrito Federal (DF), onde exerceu suas atribuies por dois anos. Ocorre que o governador do DF decidiu exoner-lo. Nessa situao, por ser um ato administrativo vinculado, a exonerao de Jos deve necessariamente ser motivada. 6) (UnB/CESPE/PCES/agente da polcia civil/2009) A competncia requisito de validade do ato administrativo e se constitui na exigncia de que a autoridade, rgo ou entidade administrativa que pratique o ato tenha recebido da lei a atribuio necessria para pratic-lo. 7) (UnB/CESPE/PCES/AGENTE DA POLCIA CIVIL/2009) Para que haja a avocao no necessria a presena de motivo relevante e justificativa prvia, pois esta decorre da relao de hierarquia existente na administrao pblica. 8) (UnB/CESPE/SEPLAG/DETRAN/DF/2009) Considere a seguinte situao hipottica. Joo servidor pblico responsvel por gerenciar obra pblica levada a efeito pela entidade em que exerce suas funes. Ocorre que Joo, nos limites de sua competncia administrativa, determinou a pavimentao de uma rua, sem que houvesse previso no contrato administrativo, em local que beneficia um imvel de propriedade de sua me. Nessa situao, Joo praticou conduta abusiva com desvio de finalidade. 9) (UnB/CESPE TRT 17. Regio/ES/ADMINISTRATIVA/2009) Em algumas circunstncias, pode um agente transferir a outro funes que originariamente lhe so atribudas, fato esse denominado delegao de competncia. Entretanto, no se admite delegar a edio de atos de carter normativo, a deciso de recursos administrativos e as matrias de competncia exclusiva do rgo ou autoridade.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

179

DIREITO ADMINISTRATIVO TRF-2 REGIO ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE
10) (UnB/CESPE/MMA/agente administrativo/2009) Pelo atributo da presuno de veracidade, presume-se que os atos administrativos esto em conformidade com a lei. 11) (CESPE/SEJUS/ES/2009) Julgue os itens seguintes, relativos aos poderes e atos administrativos. ____ O ato administrativo, quando motivado, somente vlido se os motivos indicados forem verdadeiros, mesmo que, no caso, a lei no exija a motivao. 12) (UnB/CESPE/ANAC/2009) A revogao, possvel de ser feita pelo Poder Judicirio e pela administrao, no respeita os efeitos j produzidos pelo ato administrativo. 13) (UnB/CESPE/TRT 17. Regio/ES/administrativa/2009) O ato administrativo nulo, por ter vcio insanvel, opera sempre efeitos ex tunc, isto , desde ento. Dessa forma, mesmo terceiros de boa-f so alcanados pelo desfazimento de todas as relaes jurdicas que se originaram desse ato. 14) (UnB/CESPE/TRT17./ES/administrativa/2009) A prtica de atos administrativos est exclusivamente afeta s pessoas jurdicas de direito pblico. 15) (UnB/CESPE/TRT17./ES/administrativa/2009) Como decorrncia da prerrogativa da autoexecutoriedade dos atos administrativos, tem-se que as aes do Estado como demolio de obra, destruio de bens imprprios ao consumo e cobrana de multas so auto-executveis. 16) (SEFAZ/AC/Auditor/2009/CESPE) Entidades privadas podem praticar atos administrativos. 17) (TJDF/Servios Notariais/2008/CESPE) O STF, em posio j tradicional de sua jurisprudncia, classificou os atos administrativos eivados de vcios em ilegais, inconvenientes ou inoportunos, dizendo serem os ilegais passveis de anulao, e os ltimos, de revogao, mas, em qualquer dos casos, os direitos existentes devem ser sempre respeitados, por terem sido incorporados na esfera jurdica do indivduo. 18) (PGE/PE/Procurador/2009/CESPE) Na hiptese de omisso do legislador quanto fixao de competncia para a prtica de determinados atos, a atuao administrativa no vivel, j que nenhuma autoridade pode exercer competncia que no lhe tenha sido atribuda expressamente por lei. 19) (PGE/PE/Procurador/2009/CESPE) A distribuio de competncia na esfera administrativa fixada exclusivamente mediante a adoo de critrios relacionados matria e ao territrio. 20) (PGE/PE/Procurador/2009/CESPE) Em regra, a competncia administrativa renuncivel. 21) (BACEN/Procurador/2009/CESPE) A delegao de competncia, no mbito federal, somente possvel se assim determinar expressamente a lei. Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br 180

DIREITO ADMINISTRATIVO TRF-2 REGIO ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE
22) (TRF1/Juiz/2009/CESPE) Ao delegar a edio de atos de carter normativo, o instrumento de delegao especificar as matrias e poderes transferidos, os limites da atuao do delegado, a durao e os objetivos da delegao, podendo conter ressalva de exerccio da atribuio delegada. 23) (PGE/PE/Procurador/2009/CESPE) A competncia administrativa pode ser objeto de delegao, ainda quando esta competncia tenha sido conferida por lei a determinado rgo ou agente, com exclusividade. 24) (TRF1/Juiz/2009/CESPE) A autoridade administrativa superior, caso pretenda delegar a deciso de recursos administrativos, dever faz-lo mediante portaria a ser publicada no Dirio Oficial da Unio, de modo a garantir o conhecimento da delegao aos interessados, em consonncia com o princpio da publicidade. 25) (SEFAZ/AC/Auditor/2009/CESPE) O ato praticado sob o manto da delegao considerado como praticado pela autoridade delegante. 26) (PGE/PE/Procurador/2009/CESPE) De acordo com a legislao de regncia, a avocao de competncia admitida apenas em carter temporrio e por motivos relevantes devidamente justificados. 27) (DPE/ES/Defensor/2009/CESPE) Segundo a doutrina, integra o conceito de forma, como elemento do ato administrativo, a motivao do ato, assim considerada a exposio dos fatos e do direito que serviram de fundamento para a respectiva prtica do ato. 28) (TJ/RJ/Analista/2008/CESPE) A publicidade elemento formativo do ato administrativo, uma vez que, sem ela, o ato no chega a se formar e, por isso, no pode gerar efeitos. 29) (TJ/RJ/Analista/2008/CESPE) O governador do estado do Rio de Janeiro emitiu um decreto, para fiel execuo das leis, aps aprovao de parecer da procuradoria-geral do estado, disciplinando a lei X. No entanto, entendeu-se, aps o mesmo gerar os efeitos que dele se esperava, que o referido decreto, em alguns pontos, estaria ultrapassando os limites legais, regulando matria que no estava contida na lei X. Na situao hipottica descrita no texto, o decreto emitido apresenta vcio de a) competncia. b) objeto. c) finalidade. d) motivo. e) forma. 30) (PGE/PE/Procurador/2009/CESPE) O motivo, considerado o pressuposto de fato que antecede a prtica do ato, somente pode ser vinculado. 31) (TRF5/Juiz/2009/CESPE) Alguns doutrinadores entendem que o elemento finalidade do ato administrativo pode ser discricionrio. Isso porque a finalidade pode ser dividida entre finalidade em sentido amplo, que se identifica com o interesse pblico de forma geral, e finalidade em sentido estrito, que se encontra definida na prpria norma que regula o ato. Assim, a primeira seria discricionria e a segunda, vinculada. Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br 181

DIREITO ADMINISTRATIVO TRF-2 REGIO ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE
32) (PGE/PE/Procurador/2009/CESPE) Se a administrao pblica pune um funcionrio pela prtica de infrao diversa da efetivamente cometida, ela incorre em vcio quanto ao motivo, razo pela qual, segundo a doutrina, a situao configura hiptese de inexistncia dos motivos. 33) (DPE/PI/Defensor/2009/CESPE) A prerrogativa inerente aos atos administrativos da presuno de legitimidade jure et de jure, motivo pelo qual no admite prova em contrrio. 34) (DPE/PI/Defensor/2009/CESPE) A imperatividade atributo inerente a todos os atos administrativos. 35) (DPE/ES/Defensor/2009/CESPE) A autoexecutoriedade atributo presente em qualquer ato administrativo. 36) (DPE/PI/Defensor/2009/CESPE) Nem todos os atos administrativos que impem obrigaes possuem o atributo da executoriedade. 37) (TST/Analista/2008/CESPE) Em regra, os atos administrativos so autoexecutveis, o que significa que eles tm fora de ttulo executivo extrajudicial. 38) (DPE/PI/Defensor/2009/CESPE) O direito adquirido, regra geral, causa suficiente para impedir o desfazimento do ato administrativo que contm vcio de nulidade insanvel. 39) (PGE/CE/Procurador/2008/CESPE) A revogao do ato administrativo incide sobre ato invlido. 40) (DPE/PI/Defensor/2009/CESPE) Segundo o STF, o Poder Legislativo tem competncia para editar lei especfica para desconstituir atos administrativos determinados, como, por exemplo, notificaes fiscais emitidas pelo rgo tributrio. 41) (PGE/CE/Procurador/2008/CESPE) O Poder Legislativo pode invalidar atos administrativos praticados pelos demais poderes. 42) (PGE/CE/Procurador/2008/CESPE) Somente a administrao pblica possui competncia para revogar os atos administrativos por ela praticados. 43) (CESPE/2011/EBC/Analista/Advocacia) Ao serem emanados, os atos administrativos, que possuem presuno juris tantum de legalidade, so, desde logo, imperativos, ou seja, tornam-se obrigatrios e executveis; podem, ainda, ser implementados sem necessidade de autorizao prvia do Judicirio, invertendo-se a presuno quando forem contestados em juzo 44) (CESPE/2011/EBC/Analista/Advocacia) A administrao pblica, ao expedir atos concretos para criar, modificar ou extinguir direitos, est regida pelo princpio da legalidade, independentemente de o ato emanado ser vinculado ou discricionrio, consistindo este ltimo na possibilidade de o administrador, na consecuo do Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br 182

DIREITO ADMINISTRATIVO TRF-2 REGIO ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE
interesse pblico, praticar todos os atos que no estejam expressamente vedados no ordenamento jurdico. 45) (CESPE/2011/EBC/Analista/Advocacia) A revogao, uma das formas de extino dos atos administrativos que faz cessar os efeitos do ato precedente considerado inoportuno ao atual interesse administrativo, justifica-se pela convenincia e oportunidade da administrao e tem necessariamente efeitos ex nunc. 46) (CESPE/2011/TJ-PB/Juiz) O motivo do ato administrativo vinculado confundese com a motivao, razo pela qual a ausncia de qualquer deles, por si s, no vicia o ato. 47) (CESPE/2011/TJ-PB/Juiz) O STJ firmou jurisprudncia no sentido de que o exame dos atos da banca examinadora e das normas do edital de concurso pblico pelo Poder Judicirio no se restringe aos princpios da legalidade e da vinculao ao edital. 48) (CESPE/2011/TJ-PB/Juiz) De acordo com a jurisprudncia majoritria dos tribunais superiores, a aposentadoria de servidor pblico ato administrativo composto, que somente se perfaz com o exame realizado pelo respectivo tribunal de contas. 49) (CESPE/2011/TJ-PB/Juiz) ilegtima a verificao, pelo Poder Judicirio, da regularidade do ato discricionrio no que se refere s suas causas, motivos e finalidades. 50) (CESPE/2011/TJ-PB/Juiz) A doutrina majoritria entende no ser possvel o controle judicial das omisses administrativas ilcitas, em razo da discricionariedade conferida ao administrador para decidir o momento de agir.
Gabarito: 1) Errada; 2) Errada; 3) Errada; 4) Errada; 5) Errada; 6) Correta; 7) Errada; 8) Correta; 9) Correta; 10) Errada; 11) Correta; 12) Errada; 13) Errada; 14) Errada; 15) Errada; 16) Correta; 17) Errada; 18) Errada; 19) Errada; 20) Errada; 21) Errada; 22) Correta; 23) Errada; 24) Errada; 25) Errada; 26) Correta; 27) Correta; 28) Errada; 29) Letra B; 30) Errada; 31) Correta; 32) Errada; 33) Errada; 34) Errada; 35) Errada; 36) Correta; 37) Errada; 38) Errada; 39) Errada; 40) Errada; 41) Errada; 42) Correta; 43) Correta; 44) Errada; 45) Correta; 46) Errada; 47) Errada; 48) Errada; 49) Errada; 50) Errada; Data Data Data N questes 50 N questes 50 N questes 50 Acertos Acertos Acertos % acerto % acerto % acerto Data Data Data N questes 50 N questes 50 N questes 50 Acertos Acertos Acertos % acerto % acerto % acerto

Gabarito comentado: 1) Errada - O ato administrativo discricionrio insuscetvel de exame pelo Poder Judicirio. (tanto os atos vinculados como os discricionrios so passveis de exame pelo

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

183

DIREITO ADMINISTRATIVO TRF-2 REGIO ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE
Judicirio no que se refere legalidade) 2) Errada - O ato que convalida ato anterior tem efeitos ex nunc. (efeito ex tunc) 3) Errada - Independentemente do tipo de vcio em que incorra o ato administrativo, a convalidao ser sempre possvel, desde que assegurados os efeitos retroativos data em que o mesmo foi praticado. (requisitos para convalidao: a) quando o vcio for sanvel; b) se no causar prejuzos a terceiros; c) se atender ao interesse pblico) 4) Errada - Todo ato praticado no exerccio de funo administrativa considerado ato administrativo. (uma doao, por exemplo, no ato administrativo) 5) Errada - Considere a seguinte situao hipottica. Jos deputado distrital e foi nomeado secretrio de obras do Distrito Federal (DF), onde exerceu suas atribuies por dois anos. Ocorre que o governador do DF decidiu exoner-lo. Nessa situao, por ser um ato administrativo vinculado, a exonerao de Jos deve necessariamente ser motivada. (exonerao de ocupante de cargo em comisso ato discricionrio) 6) Correta - (definio perfeita, dispensando comentrios) 7) Errada - Para que haja a avocao no necessria a presena de motivo relevante e justificativa prvia, pois esta decorre da relao de hierarquia existente na administrao pblica. (so requisitos para avocao a presena de motivo relevante e a justificativa prvia. Alm disso, a competncia avocada no pode ser exclusiva) 8) Correta - (lembrando que no desvio o agente tem competncia, mas pratica o ato com finalidade diversa da prevista na lei) 9) Correta - (conforme art. 13 da Lei 9.784/99) 10) Errada - Pelo atributo da presuno de veracidade, presume-se que os atos administrativos esto em conformidade com a lei. (presuno de legitimidade) 11) Correta (conforme teoria dos motivos determinantes) 12) Errada - A revogao, possvel de ser feita pelo Poder Judicirio e pela administrao, no respeita os efeitos j produzidos pelo ato administrativo. (a revogao respeita os efeitos j produzidos, tanto que os seus efeitos so ex nunc) 13) Errada - O ato administrativo nulo, por ter vcio insanvel, opera sempre efeitos ex tunc, isto , desde ento. Dessa forma, mesmo terceiros de boa-f so alcanados pelo desfazimento de todas as relaes jurdicas que se originaram desse ato. (relativamente aos terceiros de boa-f, os efeitos da anulao sero ex nunc) 14) Errada - A prtica de atos administrativos est exclusivamente afeta s pessoas jurdicas de direito pblico. (os agentes das pessoas jurdicas de direito privado, no exerccio de funo pblica, tanto praticam atos administrativos) 15) Errada - Como decorrncia da prerrogativa da autoexecutoriedade dos atos administrativos, tem-se que as aes do Estado como demolio de obra, destruio de bens imprprios ao consumo e cobrana de multas so auto-executveis. (cobrana de multa exceo, dependendo de autorizao judicial) 16) Correta (quando do exerccio de funo pblica)

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

184

DIREITO ADMINISTRATIVO TRF-2 REGIO ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE
17) Errada - O STF, em posio j tradicional de sua jurisprudncia, classificou os atos administrativos eivados de vcios em ilegais, inconvenientes ou inoportunos, dizendo serem os ilegais passveis de anulao, e os ltimos, de revogao, mas, em qualquer dos casos, os direitos existentes devem ser sempre respeitados, por terem sido incorporados na esfera jurdica do indivduo. (no caso de anulao no h que se falar em direitos adquiridos) 18) Errada - Na hiptese de omisso do legislador quanto fixao de competncia para a prtica de determinados atos, a atuao administrativa no vivel, j que nenhuma autoridade pode exercer competncia que no lhe tenha sido atribuda expressamente por lei. Veja o que diz o art. 17 da Lei 9.784/99: inexistindo competncia legal especfica, o processo administrativo dever ser iniciado perante a autoridade de menor grau hierrquico para decidir). 19) Errada - A distribuio de competncia na esfera administrativa fixada exclusivamente mediante a adoo de critrios relacionados matria e ao territrio. (tambm hierarquia, tempo e fracionamento) 20) Errada - Em regra, a competncia administrativa renuncivel. (a regra a irrenunciabilidade) 21) Errada - A delegao de competncia, no mbito federal, somente possvel se assim determinar expressamente a lei. (considerando-se que a regra a possibilidade de delegar, tal prtica no depende de previso legal expressa) 22) Correta - (conforme art. 14, 1) 23) Errada - A competncia administrativa pode ser objeto de delegao, ainda quando esta competncia tenha sido conferida por lei a determinado rgo ou agente, com exclusividade. (sendo exclusiva, no pode ser delegada) 24) Errada - A autoridade administrativa superior, caso pretenda delegar a deciso de recursos administrativos, dever faz-lo mediante portaria a ser publicada no Dirio Oficial da Unio, de modo a garantir o conhecimento da delegao aos interessados, em consonncia com o princpio da publicidade. (a deciso de recursos administrativos no pode ser objeto de delegao) 25) Errada - O ato praticado sob o manto da delegao considerado como praticado pela autoridade delegante. (delegada) 26) Correta - (conforme art. 15) 27) Correta (lembrando que a motivao do ato, em regra, obrigatria) 28) Errada - A publicidade elemento formativo do ato administrativo, uma vez que, sem ela, o ato no chega a se formar e, por isso, no pode gerar efeitos. (publicidade no elemento formativo, mas sim requisito de eficcia e validade) 29) Letra B: vcio de objeto, pois o decreto extrapolou na matria regulamentada. Isto , seu objeto deveria limitar-se regulamentao da matria veiculada pela lei. 30) Errada - O motivo, considerado o pressuposto de fato que antecede a prtica do ato, somente pode ser vinculado. (tambm pode ser discricionrio)

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

185

DIREITO ADMINISTRATIVO TRF-2 REGIO ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE
31) Correta conforme demonstrado no material com a transcrio da lio de Maria Sylvia Di Pietro. 32) Errada - Se a administrao pblica pune um funcionrio pela prtica de infrao diversa da efetivamente cometida, ela incorre em vcio quanto ao motivo, razo pela qual, segundo a doutrina, a situao configura hiptese de inexistncia dos motivos. (motivo h, tanto que a questo faz referncia ocorrncia de infrao) 33) Errada - A prerrogativa inerente aos atos administrativos da presuno de legitimidade jure et de jure, motivo pelo qual no admite prova em contrrio. (a presuno juris tantum, admitindo-se prova em contrrio) 34) Errada - A imperatividade atributo inerente a todos os atos administrativos. (parte da doutrina afirma que os atos negociais e enunciativos no gozam da imperatividade) 35) Errada - A autoexecutoriedade atributo presente em qualquer ato administrativo. (atos que veiculam cobrana de valores no gozam desse atributo) 36) Correta (a cobrana de valores no dispe de executoriedade) 37) Errada - Em regra, os atos administrativos so autoexecutveis, o que significa que eles tm fora de ttulo executivo extrajudicial. (o que significa que no dependem de ordem judicial para serem executados) 38) Errada - O direito adquirido, regra geral, causa suficiente para impedir o desfazimento do ato administrativo que contm vcio de nulidade insanvel. (no se pode opor direito adquirido para evitar a sua anulao) 39) Errada - A revogao do ato administrativo incide sobre ato invlido. (sobre ato vlido inconveniente e/ou inoportuno) 40) Errada - Segundo o STF, o Poder Legislativo tem competncia para editar lei especfica para desconstituir atos administrativos determinados, como, por exemplo, notificaes fiscais emitidas pelo rgo tributrio. (o nico Poder que tem competncia para anular atos de outros Poderes o Judicirio no exerccio de sua funo jurisdicional) 41) Errada O Poder Legislativo pode invalidar atos administrativos praticados pelos demais poderes. (idem questo anterior) 42) Correta (decorrncia do princpio da autotutela) 43) Correta a questo traz, de forma correta, trs atributos dos atos administrativos. 44) Errada - A administrao pblica, ao expedir atos concretos para criar, modificar ou extinguir direitos, est regida pelo princpio da legalidade, independentemente de o ato emanado ser vinculado ou discricionrio, consistindo este ltimo na possibilidade de o administrador, na consecuo do interesse pblico, praticar todos os atos que no estejam expressamente vedados no ordenamento jurdico . (discricionariedade consiste na liberdade atribuda ao agente pblico para decidir dentre as opes indicadas pela lei) 45) Correta lembrando que a revogao apenas incide sobre atos discricionrios. 46) Errada - O motivo do ato administrativo vinculado confunde-se com a motivao, razo pela qual a ausncia de qualquer deles, por si s, no vicia o ato. (motivo e motivao no se

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

186

DIREITO ADMINISTRATIVO TRF-2 REGIO ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE
confundem, sendo esta a explicao por escrito da primeira. A ausncia de qualquer uma delas causa suficiente para anulao do ato administrativo0 47) Errada - O STJ firmou jurisprudncia no sentido de que o exame dos atos da banca examinadora e das normas do edital de concurso pblico pelo Poder Judicirio no se restringe aos princpios da legalidade e da vinculao ao edital. (na realidade, restringe observncia dos princpios da legalidade e da vinculao ao edital) 48) Errada - De acordo com a jurisprudncia majoritria dos tribunais superiores, a aposentadoria de servidor pblico ato administrativo composto, que somente se perfaz com o exame realizado pelo respectivo tribunal de contas. (ato complexo) 49) Errada - ilegtima a verificao, pelo Poder Judicirio, da regularidade do ato discricionrio no que se refere s suas causas, motivos e finalidades. (j vimos a possibilidade de o Poder Judicirio apreciar a legalidade dos atos administrativos) 50) Errada - A doutrina majoritria entende no ser possvel o controle judicial das omisses administrativas ilcitas, em razo da discricionariedade conferida ao administrador para decidir o momento de agir. (omisso ilcita tambm constitui abuso de poder)

QUESTES DA FCC COMENTADAS NESSA AULA 01. (NCADE/SP/ADVOGADO/2011/FCC) Dentre outros, so exemplos de atos administrativos insuscetveis de revogao: A) licena para exercer profisso regulamentada em lei; certido administrativa de dados funcionais de servidor pblico. B) ato de concesso de aposentadoria, mesmo que ainda no preenchido o lapso temporal para a fruio do benefcio; ato de adjudicao na licitao quando j celebrado o respectivo contrato. C) edital de licitao na modalidade tomada de preos; atestado mdico emitido por servidor pblico mdico do trabalho. D) ato que declara a inexigibilidade de licitao; autorizao para uso de bem pblico. E) autorizao para porte de arma; ato que defere frias a servidor, ainda que este no tenha gozado de tais frias. 02. (ADVOGADO TRAINEE/MATR/SP/2010/FCC) Quanto ao ato administrativo, INCORRETO afirmar: A) A inexistncia da forma induz a inexistncia do ato administrativo. B) A finalidade elemento vinculado de todo ato administrativo, seja ele discricionrio ou regrado. C) A alterao da finalidade expressa na norma legal ou implcita no ordenamento da Administrao caracteriza o desvio de poder a invalidar o ato administrativo. D) A revogao ou a modificao do ato administrativo no vinculada, motivo pelo qual prescindvel a obedincia da mesma forma do ato originrio.
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br 187

DIREITO ADMINISTRATIVO TRF-2 REGIO ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE E) A motivao , em regra, obrigatria, s no sendo quando a lei a dispensar ou se a natureza do ato for com ela incompatvel. 03. (TRE-AP, FCC - Analista Judicirio - 2006) Considere as assertivas a respeito dos atributos do ato administrativo: I. Os atos administrativos, qualquer que seja sua categoria ou espcie, nascem com a presuno de legitimidade, independentemente de norma legal que a estabelea. II. A imperatividade existe em todos os atos administrativos, sendo o atributo que impe a coercibilidade para seu cumprimento ou execuo. III. A possibilidade que certos atos administrativos ensejam de imediata e direta execuo pela prpria Administrao, independentemente de ordem judicial, consiste na autoexecutoriedade. Est correto o que se afirma APENAS em A) I e II. B) I e III. C) II. D) II e III. E) III. 04. (FCC/ PGM-JABOATO/ 2006) Ato administrativo. I. A revogao gera efeito ex nunc, conserva os efeitos do ato at ento produzidos, relaciona-se ilegalidade ou inconvenincia do ato. II. A anulao tem, em regra, efeito ex tunc, e decorre da ilegalidade do ato. III. A anulao tem, em regra, efeito ex nunc, e decorre da inconvenincia do ato. IV. A viabilidade de a Administrao invalidar e revogar seus atos decorre da chamada autotutela. V. A revogao gera efeito ex tunc, no conserva os efeitos at ento produzidos do ato, relaciona-se inoportunidade e inconvenincia do ato. A) Somente as proposies I e III so corretas. B) Somente as proposies I e V so corretas. C) Somente as proposies II e III so corretas. D) Somente as proposies II e IV so corretas. E) As proposies I, II, III, IV e V so corretas. 05. (FCC/PGM-JABOATO/ 2006) Em relao aos atributos dos atos administrativos, correto afirmar: A) O princpio da presuno de legitimidade resulta na certeza da adequao do ato administrativo face ao ordenamento jurdico. B) A execuo dos atos administrativos, em regra, depende da prvia autorizao do Poder Judicirio. C) A tipicidade dos atos administrativos decorrncia lgica do princpio da autonomia da vontade.
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br 188

DIREITO ADMINISTRATIVO TRF-2 REGIO ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE D) A imperatividade e a autoexecutoriedade so expresses sinnimas de igual significado no atinente aos atributos dos atos administrativos. E) Ante o atributo da imperatividade, os atos administrativos impem-se sobre terceiros, independentemente da sua concordncia. 06. (FCC/MPPE/ANALISTA PROC/2006) Analise as seguintes proposies referentes aos atos administrativos: I. Nos atos de imprio, a Administrao usa de sua supremacia sobre o particular para lhe impor unilateralmente e coercitivamente obrigatrio atendimento. II. A Administrao, ao praticar um ato discricionrio, poder, de acordo com a convenincia e oportunidade, escolher sua forma, competncia e finalidade. III. Os atos de expediente so os praticados pela Administrao, em situao de igualdade com o particular, para a conservao do patrimnio pblico e para a gesto de seus servios. IV. O ato administrativo simples resulta da manifestao de vontade de um nico rgo, unipessoal ou colegiado. correto o que consta APENAS em A) I e IV. B) I e II. C) II e III. D) I, III e IV. E) II, III e IV. 07. (FCC/Analista Judicirio/TRT SP/2 regio/2008) Quanto administrao pblica, o atributo do ato administrativo que garante seu integral cumprimento, a terceiros, independentemente de sua concordncia, inclusive, se necessrio for, com exigibilidade coercitiva, o denominado de a) tipicidade. b) presuno de veracidade. c) autoexecutoriedade. d) imperatividade. e) presuno de legitimidade. 08. (FCC/Analista Judicirio/TRT SP - 2 regio/2008) Atos normativos so: a) aqueles editados em situaes nas quais uma determinada pretenso do particular coincide com a manifestao de vontade da Administrao. b) atos administrativos internos, endereados aos servidores pblicos, que veiculam determinaes atinentes ao adequado desempenho de suas funes. c) os que contm comandos gerais e abstratos aplicveis a todos os administrados que se enquadrem nas situaes nele previstas. d) atos que no contm uma manifestao de vontade da Administrao.
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br 189

DIREITO ADMINISTRATIVO TRF-2 REGIO ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE e) aqueles pelos quais a Administrao pode impor diretamente sanes a seus servidores ou aos administrados em geral. 09. (FCC/TRT/MS/An. Jud. Exec. Mand./2006) No que tange aos requisitos dos atos administrativos, correto afirmar que a) a preterio do procedimento administrativo para a demisso do servidor estvel torna invlida a punio, j que no observou o requisito da legalidade. b) o agente pblico que desapropria um imvel para perseguir seu proprietrio pratica um ato com desvio de finalidade. c) a competncia decorre sempre de lei, mas pode ser derrogada pela vontade da Adm. Pblica. d) est caracterizado o vcio quanto ao motivo quando o ato no se incluir nas atribuies legais do agente que o praticou. e) a inexistncia do objeto se verifica quando a de fato ou de direito, em que se fundamenta o ato, materialmente inexistente. 10. (FCC/TRT/MS/An. Jud. Exec. Mand./2006) Diante de um ato administrativo praticado em desconformidade com as prescries legais, pela Administrao a) o Judicirio tem o dever de revog-lo e a Administrao Pblica a faculdade de anul-lo. b) somente a prpria Administrao Pblica poder anul-lo se inconveniente ou inoportuno. c) a Administrao Pblica dever revog-lo quando lhe for conveniente. d) a Administrao Pblica e o Poder Judicirio podero revog-los com efeitos ex tunc. e) o Poder Judicirio poder anul-lo mediante provocao dos interessados. 11. (FCC/TRT/MS/An. Jud./2006) Alegando falta de verbas pblicas, o Prefeito de uma cidade litornea exonerou, ad nutum, determinado servidor. No dia seguinte, sem qualquer modificao na situao financeira do municpio, nomeou outro funcionrio para a mesma vaga. Em virtude deste fato, o ato de exonerao ser nulo em virtude da inobservncia do requisito do ato administrativo denominado a) imperatividade. b) competncia. c) forma. d) motivo. e) autoexecutoriedade. 12. (FCC/TRT/MS/An. Jud. Exec. Mand./2006) O ato administrativo praticado no exerccio da competncia discricionria a) pode ser revogado pelo Judicirio ou Legislativo quando inadequado ou inoportuno. b) no passvel de controle judicial, administrativo ou legislativo.
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br 190

DIREITO ADMINISTRATIVO TRF-2 REGIO ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE c) pode ser apreciado judicialmente, desde que sobre o mrito. d) no goza do atributo da presuno de legitimidade. e) pode ser passvel de apreciao judicial quanto aos aspectos da legalidade. 13. (FCC/TRF 1 regio/Analista Jud. Adm./2006) Segundo disposto na Constituio Federal, compete ao Ministro de Estado, alm de outras atribuies, referendar os atos e decretos assinados pelo Presidente da Repblica. Neste caso, a manifestao de vontade de ambos os rgos, ao se fundir para formar um ato nico, resulta no denominado ato administrativo a) coligado, sendo que o referendo pressuposto necessrio para legitimar a vontade do Chefe do Executivo Federal. b) complexo, em que se verifica identidade de contedo e fins. c) coletivo, posto que se praticam dois atos, um principal e outro acessrio. d) colegiado, j que o referendo complementa a manifestao de vontade principal. e) composto, em que a vontade de um instrumental em relao a de outro, que edita o principal. 14. (FCC/TRF 1 regio/Analista Jud. Adm./2006) O atributo que autoriza o Poder Pblico a editar atos administrativos obrigacionais que interferem na esfera jurdica dos administrados, independentemente da respectiva aquiescncia, denomina-se a) Imperatividade. b) Autoexecutoriedade. c) Coercibilidade. d) Exigibilidade. e) Presuno de veracidade. 15. (FCC/TRF 1 regio/Analista Jud. Adm./2006) Com relao anulao dos atos administrativos, correto afirmar que a) opera efeitos ex nunc e no alcana os atos que geram direitos adquiridos e os que exauriram seus efeitos. b) apenas os atos vinculados emitidos em desacordo com os preceitos legais sero invalidados pela prpria Administrao, com efeitos ex nunc. c) o Poder Judicirio dever anular os atos discricionrios por motivo de convenincia e oportunidade. d) o Poder Judicirio no poder declarar a nulidade dos atos administrativos discricionrios eivados de vcios quanto ao sujeito. e) o desfazimento do ato que apresente vcio quanto aos motivos produz efeitos retroativos data em que foi emitido.
Gabarito: 1) A, 2) D, 3) B, 4) D, 5) E, 6) A, 7) D, 8) C, 9) B, 10) E, 11) D, 12) E, 13) B, 14) A, 15) E.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

191

DIREITO ADMINISTRATIVO TRF-2 REGIO ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE mercadante@pontodosconcursos.com.b
Data Data Data N questes 15 N questes 15 N questes 15 Acertos Acertos Acertos % acerto % acerto % acerto Data Data Data N questes 15 N questes 15 N questes 15 Acertos Acertos Acertos % acerto % acerto % acerto

Com esses exerccios encerro essa minha segunda aula. Para o incio da prxima estou preparando uma sequncia de exerccios especficos de classificao e de espcies de atos administrativos, cujo aprendizado exige uma metodologia diferenciada. Grande abrao Armando Mercadante

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

192

S-ar putea să vă placă și