Sunteți pe pagina 1din 5

PERGUNTAS DE ORAIS TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL I E II

1-o que um direito potestativo? D um exemplo 2-diferena entre erro na declarao de erro obstculo 3-o que um erro? 4-a simulao um erro? 5-o que a essencialidade? 6-"os direitos de personalidade so sempre no patrimoniais"- comente e justifique 7-em que momento comea a personalidade das pessoas singulares? 8-quais so as diferenas entre proposta e convite e contratar? Quais so os efeitos? 9-227- q tipo de boa f ? 10-diferena entre boa f objectiva e subjectiva? 11-Como se distingue a simulao relativa da absoluta? 12-diferena entre erro na base do negcio e alterao das circunstncias? 13-A celebra um contrato c B de um estdio, com vista a q A possa utilizar o estdio para dar um concerto. O preo pelo qual o negcio foi celebrado era bastante avultado pq A pretendia que o concerto fosse um estrondo mas no dia anterior celebrao do contrato, a estrela do concerto partiu uma perna e no pode dar o concerto. Quid juris? ( um erro sobre a base do negcio ou alterao das circunstncias?) 14-que vcios da vontade conhece? 15-causas da ausncia de vontade? 16-pode algum emitir uma declarao de vontade sem qq vontade? 17-qual o efeito da coaco fisica? 18-falta de conscincia na declaraao? 19-A diz a B que certo comportamento seu significa que ele aceita. Quid juris? 20-uma declarao escrita uma declarao expressa? verdadeiro ou falso? 21-o que um declarao tcita? 22-A e B celebram um contrato pelo qual B se obriga a publicar uma obra mas tem uma clusula que diz que s a pode publicar com a morte do Papa Bento XVI. Quid juris?

23-A est a ver tv e aparece um anncio que diz "compre este detergente" e A diz que compra. Celebrou-se um contrato? 24-o que um negcio gratuito? 25-A diz a B "dou-te o meu livro que mt valioso". De quem o livro? 26-o inabilitado pode vender um bem? 27-diferena entre inabilitado e menor? 28-o que a emancipao estrita? 29-em que consiste o Principio da especialidade do fim? 30-no que toca s pessoas colectivas que tipos de reconhecimento da personalidade juridica conhece e em que consistem? 31-diferena entre curadoria provisria e definitiva? 32-diferena entre emancipao estrita e plena? 33-diferena entre erro- vcio e erro-obstculo? 34-qual o critrio para determinar o que um erro de escrita? 35-como se distingue o erro na declarao do erro de escrita? 36- quais so os requisitos da tutela da confiana? 37-se a confiana for quebrada o que acontece? 38-qual a consequncia do abuso de dto? 39-qual o momento em que ocorre transferncia da propriedade num contrato de compra e venda de uma coisa determinada? 40-o que o erro- vcio? 41-em que diverge o art.251 e 252? 42-qual o erro mais fcil de anular???o do art.251 ou o do 252? 43-distinga acto juridico de negcio juridico? 44-o que um neg sinalagmtico? 45-que relevncia juridica tem o facto de um contrato ser sinalagmtico? 46-existem contratos dos quais no resultam obrigaes para ambas as partes? 47-A e B celebram um contrato. Cm podemos saber se esse contrato engloba CCG?

48-A cujo marido desapareceu h mais de 10anos pediu a declarao de morte presumida, entretanto casou c C e passados 11anos aparece o 1 marido. C qts maridos casada A?? 49-diferena entre representao legal, orgnica e voluntria. 50-diferena entre coaco fisica e falta de conscincia na declarao? Mais Perguntas: Em que consiste a dogmtica integrada? O que a tpica? Em que consiste a sistemtica? O que uma situao jurdica? O que uma relao jurdica? Um contrato uma relao jurdica? Quais as crticas ao conceito de relao jurdica? Qual a relao jurdica presente no artigo 304, n1? Juridicamente o que uma pessoa? O que um direito fundamental? E um direito de personalidade? H direitos de personalidade que no estejam consagrados nem no Cdigo Civil nem na Constituio? O direito vida um direito fundamental ou um direito de personalidade? Pode-se renunciar a um direito de personalidade? possvel renunciar ao direito de imagem? O que um bem de personalidade? Antnio violou o direito honra de Bento. Bento pe Antnio em tribunal, quer uma indemnizao e que a sentena seja publicada nos jornais. Quid iuris. Um cantor faz uma msica sobre algum mas no mencionado o nome. Pode proibir a msica e pedir uma indemnizao? Quais as caractersticas do direito de personalidade? O direito de personalidade uma caracterstica das pessoas singulares e das pessoas colectivas? O bom nome das pessoas colectivas um verdadeiro direito de personalidade? Defina a noo de direito de personalidade das pessoas colectivas.

Se se ofender o bom nome de uma pessoa colectiva, o que lhe acontece? Qual a norma que se reporta expressamente ao bom nome das pessoas colectivas? A responsabilidade civil a primeira consequncia da violao de um direito de personalidade? Antnio e Berta casam sem os pais saberem. Antnio vende um quadro sem os pais saberem. O que podem os pais fazer? Quais as diferenas entre a inabilitao e a interdio? Quais as formas de suprimento da incapacidade? O que uma incapacidade? Antnio tem economias, pediu aos pais se podia comprar uns patins. Os pais disseram que sim. Quando chega a casa os paus zangam-se e tiram-lhe os patins. Podem os pais anular o negcio? Antnio inabilitado, compra 12 pares de meias. A mulher (curadora) fica possessa, no concorda visto cada par ter custado 8 Euros. O negcio anulvel? O que se aplica aos direitos de personalidade que no se aplica ao direito de propriedade? Ricardo Arajo Pereira faz uma rbula do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa. O que pode o Prof. fazer? Quais os rgos de uma fundao? O que distingue uma fundao de uma associao? Quando que uma associao adquire personalidade jurdica? Associao contrai um emprstimo e quer saber quem o paga, administradores ou scios? Qual o momento em que cessa a personalidade jurdica de uma associao? Uma associao no tem dinheiro para pagar as actividades que realizou e pretende exigir esse dinheiro aos associados. Quid juris. Qual a data do Cdigo de Seabra? A que autor atribudo o Cdigo de 1966? O que um nus jurdico? O que a boa f? Distinguir a boa f objectiva da boa f subjectiva. O que uma expectativa? Uma excepo forte um direito potestativo ?

Exemplo de uma excepo forte. Em que consiste a dupla inerncia dos direitos de personalidade? Como saber se se aplica o artigo 75 ou 78? Os pais pretendem celebrar um negcio em que combinam o casamento dos filhos. Podem faz-lo? Um menor de 17 anos compra um relgio caro. Os pais no concordam e querem saber se podem anular o negcio. Um menor pode fazer-se scio de uma sociedade por quotas? O que a capacidade de exerccio? O que a classificao germnica do Direito Civil? O que o Direito Civil? Como se distingue sistema interno de sistema externo? Distino entre direito pblico e direito privado. Um senhor est na Praia do Meco e aparece um grupo do PS para tentar aumentar as concesses de praias de nudismo. Consultam um senhor e um jornalista tira-lhe uma fotografia. A foto do senhor aparece no jornal e perceptvel, por causa das dunas, que se tratava da Praia do Meco. Quid iuris. O que a ausncia ? O que a recepo (de direito romano)?i Distinga capacidade de gozo de personalidade jurdica. Maria d luz dois bebs, mas s tm um corao. Quantas pessoas jurdicas nasceram? O que um coisa acessria? Classifique um par de meias. O que um ar condicionado de um apartamento? Existem partes integrantes nas coisas mveis ou s nas coisas imveis? Como se distingue a parte integrante da coisa mvel. Todas as coisas mveis seguem o regime do 210, n2? Como classifica juridicamente um jogo de xadrez.

S-ar putea să vă placă și