Sunteți pe pagina 1din 31

AS ESCALAS DE VALIDADE

A interpretao dos perfis comea com o problema de validade. O sujeito entendeu o que leu? Ele estava com uma disposio para cooperar ou ele estava descuidado ou relutante para responder as questes de forma sincera? Ele tentou falsificar sua imagem mostrando-a favorvel ou desfavorvel, distorcendo suas respostas? Os escores ?,L,F,K atuam para chegar os fatores como capacidades de ler e escrever a atitude que poderiam ter influenciado os escores do sujeito nas vrias escalas clnicas e portanto podem ter afetado a validade de todo o perfil. Entretanto, o problema de validade comea bem cedo com as decises bsicas se se usa ou no o teste, como e por quem ele administrado e que tipos de direes so dadas a ele. Em algumas situaes o teste dado rotineiramente para qualquer um que fisicamente capaz de us-lo de alguma forma. Em tais casos importante para o aplicador anotar quanto tempo a pessoa gastou para responde-lo , se ela precisou ou no de algum tipo de assistncia para faze-lo? E se ela mostrou algum tipo de comportamento incomum enquanto respondia o teste. Provavelmente se ganha mais tempo e dinheiro em aplicar o teste em pessoas que mostram inteligncia suficiente, habilidade para ler, e cooperao para produzir um razovel perfil de validade. Isto pode ser obtido com uma explicao para a pessoa sobre a natureza, significado e objetivo do teste. Muitos clnicos preferem manter as direes neutras com o objetivo de evitar influenciar os resultados do teste ( possvel influenciar a validade dos escores e o perfil dando direes as quais tambm esto em apontar um direo ou outra) mas eles correm o risco de encontrar mais invalidao ou dificuldade para interpretar os perfis.

A ESCALA ? (DVIDA) A escala ? baseada no nmero de itens colocados pelo sujeito na categoria no posso dizer (box form) ou deixado sem responder (booklet form). Apesar do escore T ter sido dado para esta escala, na pratica clinica desejvel que no mais que 10 itens sejam deixados sem responder. Quando o sujeito deixa de responder os itens est mostrando a predominncia de seus sentimentos sobre aquele assunto. Quando a pessoa est interpretando o teste e no o aplicou desejvel obter algumas informaes sobre como o teste foi aplicado e como a pessoa o respondeu. Se esta informao no avaliada o clinico est numa posio difcil para decidir se o perfil ou no til. Ocasionalmente uma pessoa deprimida, defensiva ou que use defesas intelectuais pode estar incapaz de decidir se um grande nmeros de itens so Errados ou Certos, dando prolixas ou envolventes razes para sua inabilidade para escolher. Neste caso a direo para responder os itens como eles so na maioria Errado ou Certo pode ser repetida. Se a pessoa est ainda incapaz para decidir, este fato sozinho tem considervel significado diagnostico. Alguns clnicos, quando um grande nmero de itens tenham sido deixados sem responder, arbitrariamente computam estes itens em cada escala clinica como se eles tivessem sido respondidos na direo significativa. Ainda que este procedimento possa ajudar em indicar a tendncia mxima dos vrios sintomas padronizados, ele torna a tabela de padronizao invlida e pode mudar a interpretao. Esse procedimento mais usado quando as questes no respondidas esto concentradas em rea como sexo, problemas familiares, religio ou ento em uma ou duas escalas.

CONSIDERAES ESPECIAIS NA INTERPRETAO DO L, F, K

A maior dificuldade na interpretao dos escores L, F, K est no fato que eles possibilitam uma medida da validade dos escores nas escalas clnicas, atravs das indicaes de

competncia geral do sujeito para responder ao teste e sua atitude frente a ele. Mas aquela atitude em si mesma um aspecto da personalidade como tambm um influncia na validade. Se a pessoa defensiva ou super franca ou se ela rejeita itens relacionados com sintomas de sua dificuldade, o indicador de validade que o denuncia, nos diz alguma coisa sobre o tipo de pessoa que ela . A interpretao dessas escalas deve pois levar em considerao ambos os efeitos da atitude do sujeito no valor das escalas clinicas e implicaes daquela atitude para o diagnstico de sua personalidade. Se as instrues foram usadas para aumentar a probabilidade de obter resultados vlidos, corre o risco de perder esse tipo secundrio de informao. Outro fatos a ser considerado na questo de validao so as circunstancias ou condio para o teste. Ainda que a interpretao subjetiva das circunstncias as quais devem ser favorveis para certos tipos de respostas. Por exemplo, numa situao de seleo ou de diagnstico o individuo deve ficar impressionado com a necessidade de aparentar o mais normal ou o mais doente possvel. Certos pacientes de ambulatrio podem dar resultados sugerindo extremos problemas, porque ele est tentando obter ajuda naquele ponto. Por outro lado, a mesma pessoa quando hospitalizada pode sentir-se mais confortvel e mais segura e parecer muito menos perturbada no seu perfil. Entretanto o clinico no pode conhecer sempre as circunstancias de aplicao de teste ou a interpretao subjetiva dele. importante ter a maior quantidade possvel de fatos bvios antes de interpretar o perfil. De forma similar, se o perfil for mandado para outro profissional qualquer informao pertinente desse tipo deve ser includa, ao invs de esperar que o clinico possa fazer inferncias simplesmente a partir do perfil.

ESCALA L

A escala L consiste de 15 itens relacionados com pequenos mas aproximadamente erros universais. Alguns exemplos do tipo de itens L so estes: algumas vezes digo pequenas mentiras e algumas vezes fao coisas que eu no deveria fazer. Apesar de que usualmente a resposta correta Certo, mais socialmente aceitvel dizer Errado. Presumivelmente, sujeitos que querem se colocar sob uma luz agradvel vo obter um alto escore L distorcendo suas respostas nestes itens. Experincia com o teste que um resultado com escore 60 e acima indicam esta tendncia. Escore L 70 e maiores so quase com certeza indicadores desse tipo de resposta invlida. Um alto escore L comumente indica uma invalidao relativa do perfil: o sujeito suprimiu ou deturpou certo material numa boa direo, o que fez com que certa elevao da escala so mais baixas do que elas deveriam ser se ele no houvesse fraudado. Entretanto, em alguns casos, apesar do alto escore L, um sujeito ainda obter altos escores em uma ou mais das escalas clnicas. Estas so provavelmente uma apropriada medida, embora o profissional deva reconhecer que a configurao total tem sido distorcida em algum grau. Entrevista adicional com o sujeito costuma revelar sobre o material que ele est tentando esconder. Altos escores na escala L so provavelmente para refletir a mais nua e crua tentativa de distoro no teste. Este tipo de distoro comumente usado por pessoas com limitada sofisticao ou conhecimento no tratamento como testes psicolgicos e que vem de ambiente de baixo nvel educacional ou intelectual, ou com histrias de privao socioeconmica e cultural. Elevaes vlidas do escore L marcadamente elevadas podem ser produzidas por pessoas que esto descrevendo honestamente a si mesma como elas se veem. Elas tendem a ser super convencionais, socialmente conformadas e prosaicas. Algumas de suas descries realmente correspondem a seus modelos habituais de comportamento enquanto outras caractersticas de suas respostas refletem sua pobre capacidade de insight e limitado autoconhecimento. Isto , eles provavelmente so indivduos altamente religiosos e moralistas, os quais controlam rigidamente qualquer expresso aberta de impulsos antissociais ou antiticos. Ao mesmo tempo, eles talvez estejam expressando algumas dessas tendncias sem estar conscientes de impacto que seus comportamentos deve ter sobre os outros ou sem reconhecer seus prprios motivos e propsitos. Logo, vlidos escores elevados de L esto provavelmente em testes de sujeitos que so religiosos, reformadores, ativistas sociais, missionrios evanglicos.

Pessoas com reaes paranoides limtrofes podem dar muitas respostas nos itens L numa atitude defensiva devido a grandiosa viso de si prprios e o perfeccionismo que eles impem para eles mesmos. Outras condies as quais produzem srias limitaes no auto-insight esto tambm relacionados com a elevao na escala L, particularmente mecanismo de defesas histerides e elaboradas reaes hipocondracas. Baixos escores de L no tem sido estudado extensivamente, mas h evidencias que todas ou a maioria dos itens da escala L so respondidos Certo por pessoas tentadas a criar uma imagem extremamente patolgicas de si mesmas no teste. Escores baixos so tambm obtidos por pessoas normais, as quais so relativamente no convencionais, independentes, confiantes em si mesmas e no reconhecem tais fraquezas sociais. Pessoas mais inteligentes, maior nvel de instruo, e com conhecimentos sobre vrios assuntos podem evitar os itens da escala L no seu esforo para criar uma imagem favorvel e acreditvel de si prprio. Estes sujeitos normais podem responder os itens da escala L numa maneira defensiva enquanto livremente no reconhecem os atributos negativos nos itens da escala L.

ESCALA F

A escala F constituda de itens observados para serem raramente respondidos por pessoas normais. Os itens foram tambm escolhidos para incluir uma variedade de contedo de modo que seria pouco provvel, que ningum respondesse muito dos itens de maneira incomum. Alm dos 64 itens, a pessoa comum geralmente receber um escore bruto de 7 ou menos (50% dos sujeitos normais tem um escore de 3 ou menos). Quando um sujeito no responde com discriminao por causa da inabilidade para ler e entender suficientemente, descuidos diretos ou descuidos com o intuito de confundir os dados, o escore na escala F ser aumentado. Um escore F muito alto o mais provvel que algum fator tenha operado para invalidar o teste. As interpretaes simplistas de um escore alto so as de que o sujeito no entendeu os itens, que ele no cooperou devidamente, ou que extensivos erros ocorreram quando da correo das escalas. Um escore T de 70 ou menos na escala F um confortvel segurana de que o sujeito tenha cooperado e entendido num razovel grau o que a correo tenha sido razoavelmente cuidadosa. Alm da simples interpretao da escala F, entretanto, deve se ter em mente que este escore tambm vem junto com doenas psicolgicas de certos tipos; pacientes esquizoides e deprimidos particularmente provveis de obter um alto escore F ainda que eles respondam cuidadosamente com uma atitude receptiva. provavelmente seguro dizer que escore T entre 70 e 80 no costumam representar invalidao dos mais simples tipos indicados acima, mas tais altos escores sempre levantam questes. Qualquer interpretao de um perfil que tenha um alto escore F deve estar diretamente dependente da convico de que o F alto no devido ao descuido do sujeito ou erros de correo. Algumas vezes poder ser adequado entrevistar o sujeito e mesmo pergunta-lo diretamente se ele foi cuidadoso ao responder e se ele entendia o que estava fazendo. As vezes alguns itens podem ser revisados para testar a compreenso do sujeito. Mais frequentemente, a avaliao de testes com escore F alto vai depender do resultado do teste como um todo. Falando de maneira geral, quando o F elevado indica descuido ou falta de cooperao da parte do sujeito, a maior parte das outras escalas estaro tambm acima de 70 a escala Hs particularmente pouco provvel estar abaixo de 55 em tais casos. Com uma certa extenso todas as outras escalas, com exceo da escala F, atuam como o F quando o MMPI invalidamente respondido, isto , todas as escalas tendem a subir. til reunir exemplos obtidos atravs de escolha ao acaso de vrias propores de itens respondidos Certo e Errado. Geralmente, quando um escore bruto F est entre 27 e 38, a possibilidade de uma classificao aleatria do teste muito alta. Se o escore bruto F mais alto que 40, a possibilidade que as respostas Certo e Errado foram de alguma maneira invertidas deve ser investigado. A escala F tambm indica quando o sujeito escolheu consciente ou inconscientemente, colocando-o sob uma pssima tica. Sujeitos que desejam aparentar srios distrbios mentais ou

que desejam ser considerados em algum grau, podem distorcer a escala para um grau extremo. Ao fazer isto eles invalidaro o perfil nessas bases. Em pessoas que esto com considervel distrbio psicolgico, um escore F alto pode ser interpretado como um pedido de ajuda ou uma tentativa para chamar ateno para as suas dificuldades psicolgicas. Pessoas muito compulsivas que esto tentando duramente serem francas, podem obter escore F moderado ou alto atravs de uma excessiva autocrtica. Escore F moderadamente elevados podem ser obtidos por pessoas em circunstncias especiais tais como: envolvimento em atividades polticas radicais e extrementistas, participao em seitas religiosas desviantes, ou tendo incomum ou severo problema de sade. Se uma pessoa est atravessando uma fase de rebelio contra a sua famlia e seus valores, ele pode obter uma elevao no escore F. Alguns dos itens da escala F tambm aponta atos delinquentes ou experincias enfrentadas quando algum tratado como um delinquente juvenil na polcia ou na corte. Entre pessoas relativamente livres de psicopatologia, aqueles com moderada elevao no F tem sido descritos como mau humorados, irrequietos, curiosos, volveis, insatisfeitos, intranquilos, falantes, complexos, instveis, opinadores, afetados e oportunistas. A inconstncia desses adjetivos podem refletir as consideraes acima to bem quanto o fato de que algum pode obter um escore F alto por muitas razes. Baixos escores F podem refletir uma sistemtica tendncia a evitar aprovao de inaceitao social, ameaador, ou contedo perturbador entre os itens do teste. Esforos para esconder psicopatologia sria e deliberadamente fraudar um bom resultado no teste podem acompanhar um escore F muito baixo. Isto pode ser comprovado pelos outros escores de validade e pelo perfil produzido pelas escalas clnicas. Normais com baixo escore F tem sido descritos como pessoas que no assumem, sem pretenses, simples e sinceras, moderadas, honestas, calmas, dependentes, vagarosas, seu estilo de vida geralmente envolve poucos protestos, pequenos atritos sociais, uma compatibilidade geral e acomodadas a suas situaes presentes.

ESCALA K

Geralmente o escore K considerado como uma medida da atitude em relao as atitudes da pessoa para com as escala L e F, mas alguma coisa sutil mostra uma leve diferena no tipo de fatores que esto relacionados com a distoro das escalas K. Altos escores K (acima de 60) representam atitudes defensivas contra fraquezas psicolgicas, e, como escore L alto, pode indicar, uma atitude defensiva que se converte numa distoro deliberada para mostrar uma boa imagem. Um escore K baixo (abaixo de 45) indica que as defesas da pessoa esto deficientes, que ela est, excessivamente franca e autocritica e provavelmente esteja expressando sintomas, ainda que estes sejam minimizados em intensidade. Um baixo escore K , como o alto escore F, pode tambm resultar de uma deliberada inteno para obter maus escores ou causas uma m impresso. Vrias pesquisas sugerem que os escores K so positivamente relacionados com caractersticas de personalidade tais como autocontrole, eficincia, capacidade de insight, autoconhecimento, personalidade integrada. O K tambm positivamente relacionado com status socioeconmico e nvel educacional, assim altos escores K regularmente podem ser obtidos em sujeitos de nvel colegial, os quais so bem ajustados, confiantes em si mesmos, e com a capacidade para lidar com seus problemas do dia-a-dia. Pessoas com altos escore K tem sido descritas como sociveis, boas companhias nas reunies sociais, entusisticas, comunicativas, versteis, com largos interesses, moderados, desembaraada, engenhosas. A correo feita pelo K usada com as escalas clinicas HS, PD, SC e MA. Desde que as correes feitas pelo K so derivadas da populao geral, elas no devem ser aplicadas igualmente para todos os grupos, particularmente para grupos tais como os de estudantes do colegial para os quais a medida do escore K tende a ser acima daquela da populao geral. Entretanto, o clinico no pode ser tentado a mudar a correo do K e manter em mente as

caractersticas do grupo particular com o qual ele est trabalhando. Nos casos em que o escore T na escala K maior que 70, o profissional deve ser cauteloso em fazer uma detalhada avaliao das escalas clnicas sem informaes adicionais sobre o sujeito. Com as escalas HS, PT, SC importante tambm observar os escores brutos antes de fazer uma interpretao. H alguma indicao que a correo K para a escala PD inapropriada para as populaes negras. A correo K pode aumentar a Inter correlao entre as escalas tais como (HS e HY) e (PT e SC), de maneira que certas distines no diagnstico so ocasionalmente mais difcil. H considervel interesse clnico na variao do K como uma medida de si mesma. A experincia de alguns clnicos tem indicado que pacientes que esto abertos para um trabalho teraputico e esto prontos para aceitar ajuda tem um escore K na medida ou abaixo dela, de maneira inversa pessoas fortemente resistentes a mudana ou para desenvolver uma dependncia clinica til provavelmente apresentam um escore K de 65 ou acima. H tambm alguma indicao que o paciente toma conta dele e aparentemente melhora, ainda que frequentemente sem uma mudana bsica no seu padro de dificuldade. Ele mostrar um K maior no reteste. importante determinar se, depois de permanecer no hospital ou numa psicoterapia extensiva, a pessoa em alguma motivao para desejar aparecer melhor, ainda que seus problemas bsicos no tenham sido resolvidos. Baixos escores K quando no resultam de deliberada distoro podem sugerir uma pessoa com limitada experincia educacional, privaes socioeconmicas, de origem rural ou de pequenas cidades, ocupaes com baixo status, ou remunerao limitada. Eles podem ter muitos problemas financeiros, interpessoal, ocupacional os quais eles esto dispostos a admitir e a deline-los extensivamente no teste. Estudo com pessoas normais com baixo escore K indica que eles devem ter um pobre autoconceito, esto bastante insatisfeitas consigo prpria, como tambm carentes das tcnicas de autocontrole e de tato para estabelecer relaes interpessoais, que os capacitariam a melhorar o seu quinho no mundo. Eles tem sido descritos como conformistas, cautelosos, desajeitados, inibidos, pacficos, retrados, superficiais, insatisfeitos, cnicos, individualistas, superficiais, insatisfeitos, com facilidade para ficar tenso ou nervoso.

K + PERFIL (K+) = ESCALAS COM K

Marks e Seem tem descrito o K+ perfil como aplicado apenas para pacientes psiquitricos que tem todas as escalas clnicas abaixo de 70 e pelo menos seis das escalas clnicas esto abaixo do escore T 60. Estes perfis tem ambos Le K maiores que F, com F abaixo de 60 e K F (escores brutos) mais do que 5 pontos no escore T. Estas pessoas so descritas como tmidas, ansiosa e inibidas. Elas so defensivas quanto a admitir conflitos psicolgicos e temerosas de envolvimento emocional com outros. Elas mantm as pessoas a uma certa distncia e evitam relaes interpessoais ntimas. Elas tendem a no se envolverem com as coisas, so passivamente resistentes, mas so tambm sugestionveis e extremamente preocupados com a avaliao dos outros mais do que com a sua prpria. Cerca da metade das pessoas foram diagnosticadas com Esquizofrenia Mista, com distrbios cerebrais crnicos em 24% da populao. Estas pessoas tem uma realizao acima da mdia na escola e conseguiram nvel educacional, ainda que uma significativa porcentagem provinham de lares marcados pela pobreza, separao ou morte de um dos pais. Eles geralmente tinham bom ajustamento conjugal e muito raramente mostraram qualquer comportamento delinquente ou criminoso. Eles foram descritos, tambm como desconfiados, paranoides, hostis, retrados e fbicos quanto a sofrimentos somticos, distrbios do sono, e dificuldades sexuais. A maioria deles fizeram algum progresso somente com psicoterapia e tinham um mau prognstico. F K INDEX

Gough (ver Welsh e Dalhstrom, 1956, Artigo 35) tem sugerido que o escore bruto F menos e escore bruto K deveria ser usado como o principal indicador de distoro no teste. Ele acha que a diferena (F K) igual a 9 ou mais identificaria uma grande proporo de perfis distorcidos numa direo desfavorvel, isto , o to chamado falso-positivo ou perfis obtendo mais nos quais sujeitos normais tentam responder aos itens de testes como psicticos hospitalizados. Entretanto, a eficcia de um escore dessa natureza provavelmente varia dependendo da populao envolvida. E enquanto experincias tem mostrado os escores vlidos para serem bastante eficientes em detectar os perfis falso-positivo, eles tem provado definitivamente menos eficcia para detectar distores que ocorrem para a direo da normalidade. Com relao a isto, experientes profissionais no uso do MMPI tem inclinado para modificar sua concepo sobre os escores da escala de validade, atentando para o perfil clnico em si. Altos escores F, por exemplo so pouco provveis de serem um indicador de escore de erro ou deliberada distoro desfavorvel de um perfil, se h escores T prximos de 50 em muitas escalas clnicas. Por outro lado, perfis com muitos baixos escores devem ser observados com alguma suspeita mesmo que o L e o K no esteja bastante elevados. Se (F K) est altamente negativo (F K 11, isto - 12, - 13, - 14 etc) no paciente no psiquitrico, isto pode refletir uma inabilidade geral para compartilhar sofrimento com os outros. Estas pessoas no fazem queixas de mal estar fsico, eles assumem uma aparncia exterior de serenidade mesmo quando se sentem bastante desconfortveis, eles so geralmente submissos, conformados e cooperativos. Quando esta resposta est combinada com depresso e inatividade, a recuperao de uma doena fsica mais lenta e a resposta ao tratamento pobre.

AS ESCALAS CLNICAS

As nove escalas clnicas foram originalmente desenvolvidas atravs da escolha de itens, os quais discriminavam um grupo de pacientes psiquitricos com um diagnstico ou sndrome, de um grupo de sujeitos normais. Em alguns casos como a escala Sc, foi necessrio experimentar vrias escalas ou combinaes de escalar para encontrar uma com o mximo poder de discriminao. Desde que vrias outras fontes incluindo o Manual (Hathaway e McKenley, 1967) e o Hand BooK (vol. I Dahlstron, welsh, 1972) discutem o verdadeiro diagnstico dos grupos, este capitulo no vai repetir aquele material, mas mais precisamente ir discutir o uso clnico das escalas. Como foi mencionado previamente tambm as escalas clnicas tem sido descobertas para ter muitas conotaes alm do original da sndrome psiquitrica. De fato, se as escalas so usadas sem observar outros significados srios erros podem ser feitos. Uma parte do material no captulo foi retirada de estudos, os quais mencionam tpicas caractersticas de alto e baixo escore ou o pico no perfil. Estas fontes so tambm discutidas de forma bastante extensa no Hand Book. As fontes originais incluem Drake e Oetting (1959). Hathaway e Monachesi (1953,1963), Hathaway e Meehl (1951b,1952), Guthrie (1949), Mello e Guthrie (1958), Drake (1956), Black (1953), Gilberstadi e Duker (1963) e Wiener e Harnon (1946). Ainda que, no muito conhecido sobre os escores baixos (45 ou abaixo) nas escalas clnicas, com exceo da escla Mf breves comentrios e tentativa de interpretaes esto includas aqui. A tabela no Atlas Clinico (Hathaway e Meehl, 1951) dando as frequncias de vrias combinaes de altos e baixos pontos para diferentes populaes pode ser de interesse nessa rea. Drake e Oetting fornecem algum material sobre o efeito de vrios pontos baixos nos perfis de estudantes colegiais em aconselhamento. Desde que altamente desejvel para os profissionais que usam o MMPI pensar nas escalas em termos do seu nmero codificado ao invs de seus nomes psiquitricos, ns usaremos os nmeros na discusso que se segue assim, eles vo se tornar familiares e serem associados com o material descritivo. A dcima escala, SI comumente includa entre as escalas clnicas bsicas, mas ns adiamos a discusso dela mais a frente.

ESCALA Hs Parece ser mais til pensar na escala Hs como uma medida de preocupao somtica ou como um ndice de importncia das funes corporais e sintomas para a pessoa particular. Pessoas com altos escores tendem a negar boa sade, ambos por endossar sintomas explcitos e por reconhecer uma grande variedade de vagas queixas somticas deve haver muitas queixas sobre dor ou distrbios os quais so difceis de identificar e para os quais nenhuma base orgnica clara pode ser encontrada. Os itens nas escala Hs se referem a uma variedade de queixas corporais, eles incluem dores e sofrimentos generalizados, queixas especificas sobre digesto, respirao, pensamento, viso e sono tanto quanto sensaes peculiares. Poucos itens relacionados com sade geral ou competncia. Desde que os itens na escala Hs so to bvios, uma correo do fator K de o.5 usado como um ndice da relutncia para verbalizar tal bvia sintomatologia. Em algumas populaes esse fator de correo pode ser inapropriado, devendo o profissional verificar com cuidado o escore bruto na escala Hs; geralmente um escore bruto acima de 10 ser indicativo de excessiva preocupao somtica. Ainda que paciente com definidos problemas mdicos obtero elevao na escala Hs, elevao acima de um escore T de 65 ou um escore bruto de 10 sugeririam um comportamento psicolgico ou exagerada preocupao somtica, mesmo em pacientes bastante doentes fisicamente. Esta elevao na escala Hs um indicativo do apelo do paciente por algum apoio teraputico sobre sua condio fsica e talvez por uma ajuda psicoterpica mais direta para suas dificuldades emocionais. Em estudos sobre correlatos de personalidade da escala Hs, os resultados variariam bastante, dependente da populao particular estudada e concomitantes elevaes de outras escalas, indicando que talvez no tenha nenhum fator puro de variveis correlatas de personalidade com a escala Hs exceto pelo grau de preocupao somtica mencionado acima. Como ser visto mais adiante, entretanto, as discusses sobre as escalas mais altas, a relativa relao entre a escala Hs e outras elevaes de escalas podem ser de crucial importncia para o diagnstico. Guthrie descobriu que pacientes com problemas somticos com o maior escore ou pico na escala Hs tipicamente relatam uma vasta variedade de sintomas e queixas. Comumente esses pacientes no mostram muita manifestao de ansiedade, mas quando a ansiedade estava presente, tendia a haver um prognstico favorvel para responder ao tratamento. A maioria dessas pessoas no mostraram incapacidade, mas provavelmente funcionavam com alguma reduo de eficincia. Os seus sintomas apareceram relacionados no com problemas imediatos prementes, mas sim com problemas de adaptao que o paciente vem trazendo de longa data. Elevaes da escala Hs so provavelmente suficientemente incomuns entre adolescentes, adultos jovens para merecer alguma ateno independente do resto do perfil. Entre colegiais do sexo feminino em terapia, a escala Hs estava relacionada com queixas de dor de cabea, quando combinadas com um baixo Mf. Entre adolescentes masculinos um escore alto na escala Hs estava associado com uma insatisfatria conduta escolar. Entre colegiais em terapia um baixo escore na escala Hs aparece para intensificar certos problemas sugeridos por um alto escore nas outras escalas no perfil. Por exemplo, baixo escore na escala Hs com alto escore na escala Mf ou na escala Pt sugerem conflitos no lar. Por outro lado, baixos escores na escala Hs aparecem relativamente de maneira rara fora dos grupos normais, assim um baixo escore na escala Hs, pode ter uma limitada utilidade clnica. Em normais parece ser indicativo de uma sensao geral de bem-estar e boa sade e livre de embaraosas inibies neurticas. Um alto escore na escala Hs representa preocupaes neurticas nas reas da sade fsica e queixas somticas. Um baixo escore na escala Hs, mostra que a pessoa no est empregando este mecanismo de forma frequente e focalizada. Consequentemente, com baixo escore na escala Hs, sintomas neurticos podem ser difundidos mais largamente em outras reas e aparecer mais numerosos; problemas representados por outras elevaes (isto , D, Mf, Pt, etc) podem ser intensificados. Um escore muito baixo na escala Hs (escore bruto = 0 ou 1item) pode ser uma reao contra a hipocondria, ou uma auto-imagem de perfeita sade fsica, e comumente observado em estudantes de medicina, enfermagem e alguns atletas.

Em pessoas normais a escala Hs com escore bruto de 3 a 6 indica um senso geral de bem estar e boa sade e livre das preocupaes somticas.

ESCALA D

A escala D parece ser um positivo ndice de humor e mudanas temporrias na moral. Elevaes na escala D sugere moral insatisfatria, sentimento de inutilidade, depresso, desanimo, falta de coragem, aflio, angstia, insatisfao pessoal, auto-crtica, pessimismo, ausncia de esperana e uma tendncia para se aborrecer e se afligir. O contedo dos itens da escala D bastante variado. H alguns itens que se distribuem com a ausncia de interesse pelas coisas, expressada numa apatia geral, numa rejeio dos impulsos bsicos, ou uma clara negao da felicidade ou do valor pessoal. Outros itens descrevem um sentimento de ser incapaz de ter uma performance no trabalho de maneira satisfatria ou de controlar o processo de pensamento. Outro grupo de itens indicam sintomas fsicos, distrbio do sono, queixas gastrointestinais no geralmente considerado parte da sndrome de depresso, mas estes atos podem ser muito frequentemente observados em pacientes psiquitricos marcadamente deprimidos. A excessiva sensibilidade e ausncia de contato social refletida nestes itens pode tambm ser vistos no comportamento desses pacientes. A escala D no diferencia os vrios tipos de depresso ou entre depresso crnica e temporria. A configurao total pode auxiliar, mas frequentemente a historia de vida do cliente o melhor guia para um diagnstico diferencial. Entretanto as elevaes na escala D parecem estar intimamente relacionadas com a gravidade da depresso; escores T de 60 a 70 leve, de 70 a 80 moderado, 80 e acima de 80 severa. Se o perfil vlido uma elevao moderada a severa da escala D deve sempre chamar a ateno do profissional por si mesma; na to chamada depresso sorridente a pessoa pode negar o contedo depressivo e mostrar sinais exteriores de depresso, mas pode ainda obter uma marcada elevao na escala D. Para alguma extenso moderada, mas no altas elevaes na escala D pode ser um bom prognstico para o tratamento psicoterpico....etc, tratamento para distrbio orgnico, ou mesmo programas educacionais ou mudana de ambiente no caso de problemas menos severos. Estudos de adjetivos comparando com escore escores altos e baixos na escala D no parecem dar consistncia aos resultados deles obtidos, possivelmente porque os avaliadores no foram capazes de obter as informaes muito bem dos sujeitos. O estudo de Hathaway e Meehl encontraram sujeitos masculinos descritos como modesto, sensvel, individualista e tendo interesses estticos. Eles tambm pareciam geralmente serem insatisfeitos, mais particularmente consigo prprios, tanto quanto emocionais, nervosos, excitveis e propensos a se preocuparem. As mulheres foram descritas como nervosas, excitveis e propensos a se preocuparem. As mulheres foram descritas como nervosas, excitveis, modestas, francas e intuitivas. Mello e Guthrie descobriram que colegiais em terapia frequentemente tinham um pico na escala D. isto parece refletir distrbios em relao a problemas situacionais no ambiente escolar, como relaes com o sexo oposto, estudo ou escolha profissional. Enquanto em terapia, estas pessoas resistiram aos esforos do terapeuta a ir profundo nas origens de seus problemas, eles usaram de racionalizaes ou frequentes descries repetidas de seus problemas para manter a terapia artificial. Quando a presso situacional aumenta, estes clientes interrompem o tratamento rapidamente. Drake descobriu que colegiais em terapia com picos na escala D foram caracterizados como infelizes ou particularmente deprimidos quando as escalas Si, Pt ou Sc estavam tambm elevadas. Hathaway e Monachesi descobriram que pontos altos na escala D era raro em adolescentes e houveram poucos casos em que eles no estavam estatisticamente diferentes da populao geral. Entre pacientes com problemas orgnicos com pontos altos na escala D havia uma alta incidncia de depresso com alguns sintomas fsicos, mas estes no eram proeminentes ou variados. Estes pacientes tendem a mostrar pobre resposta ao tratamento. A combinao da escala D com outras escalas ser discutida mais adiante.

Guthrie descobriu que quando a escala D era a nica alta e o ponto baixo era a escala Ma a depresso era leve e as queixas fsicas estavam mais relacionadas com fadiga e perda de energia. Estas queixas fsicas estavam mais relacionadas com fadiga e perda de energia. Estas queixas fsicas cederam facilmente ao tratamento de apoio e sintomtico. Ocasionalmente um perodo de Hiperatividade foi relatado ter ocorrido antes dos sintomas depressivos aparecerem. Baixos escores na escala D podem ser positivamente comuns na populao normal e esto provavelmente relacionados com uma sensao de bem estar psicolgico. H provavelmente uma ausncia de depresso e uma tendncia para ser entusistica e alegre, mas interpretaes adicionais dependem do resto do perfil e da situao da pessoa. Em certas situaes tais como aquelas onde a pessoa com problemas conjugais ou problemas com os filhos ou est cronicamente doente ou invlido, um baixo escore na escala D pode significar um prognstico bastante insatisfatrio para responder ao tratamento.

ESCALA Hy

A escala Hy tem dois distintos componentes. O primeiro consiste de queixas somticas e est intimamente relacionado com a escala Hs. O segundo componente, algumas vezes, denominado de Hy sutil, parece expressar uma supercompensatria rejeio da possibilidade do sujeito ser neurtico, e uma tentativa de mostrar que ele extraordinariamente socivel. Ele alega que no se cansa facilmente e que no entra em depresso e que a vida dele boa, que ele est se divertindo e que deveria ser grato para com o que o mundo oferece para ele. Ele faz afirmao solene que as outras pessoas so dignas de confiana, responsveis e amveis. Este componente provavelmente visto em pessoas normais com alto escore na escala Hy, os quais so costumeiramente otimistas e alegres em face de dificuldades, usando dos mecanismos de negao e racionalizao. Eles tendem a ser bem aceitos em relaes sociais superficiais, isto , seus amigos e conhecidos gostam deles. Em alguma extenso o componente Hy-sutil tambm uma medida de moral ou sentimento de bem estar. Adolescentes ou pessoas em idade colegial tendem a ter escores mais altos que a populao adulta normativa. Ainda que esta escala foi originalmente desenvolvida para ajudar na identificao de pacientes que usam de defesas neurticas do tipo neurticas do tipo histeria de converso, distines diagnstica reais devem ser feitas baseadas nas combinaes da escala Hy com outras escalas clnicas. Muito desse tipo de informao ser encontrado quando discutirmos mais adiante sobre as combinaes de escalas altas no perfil. Entre o grupo de pacientes com problemas orgnicos de Guthrie, a escala Hy foi a que apresentou a maior frequncia de pontos altos e esteve comumente associada com o quadro clnico de ataques de ansiedade. Eles sofriam de ocorrncias de taquicardia , palpitao e dor de cabea. Desajustamentos no lar e no casamento eram comuns. Eles responderam bem ao tratamento incluindo apoio e conselho, mas alguns dos pacientes ressentiram-se com os sinais de suas dificuldades pessoais e falharam em voltar para o calendrio de visitas. Positivamente um grande sub-grupo tiveram perfis onde a escala Hy era a nica na classificao codificvel. Seus sintomas tenderam a ser leves, geralmente envolvendo o sistema circulatrio, o trato gastrointestinal inferior, ou cores de cabea. Eles as vezes se queixavam de outros problemas neurticos. Eles foram vistos mais frequentemente para um check-up fsico geral do que porque estavam doentes ou em aflio. Mello e Guth Mello e Guthie descobriram um escore alto na escala Hy em colegiais em processo de aconselhamento apresentando problemas cujas razes se encontravam numa situao domstica infeliz, frequentemente envolvendo rejeio do pai para o qual a mulher reage com queixas somticas e o homem com rebelio. Drake e Oetting descobriram que o sujeito masculino colegial em processo de aconselhamento com um alto escore na escala Hy e baixo escore na escala Si mostraram-se de maneira geral um bom ajustamento, particularmente nas relaes sociais mas tambm apresentaram habilidade verbal e de raciocnio. Eles tambm mostraram uma tendncia para a agressividade e insistncia em respostas diretas no aconselhamento. Entretanto, quando a escala Mf estava tambm alta eles no mostraram esta

agressividade e eram mais dependentes na situao de aconselhamento. Entre sujeitos femininos, o aumento na escala Hy e baixa na escala Si indicaram sociabilidade e moas orientadas para o casamento, mas quando a escala Mf estava tambm baixa, algumas queixas fsicas, tais como dor de cabea e exausto foram notadas. Um alto escore na escala PT acompanhado de um alto escore na escala Hy e baixo escore na escala Si indicaram uma tendncia para a moa no seguir para os estudos acadmicos, ser ansiosa, e ter insnia. Alto escore na escala Hy em adolescentes tendem a mostrar alta inteligncia alta realizao e aceitao dos valores da classe mdia de acordo com o Hathaway e Monachesi. Baixos escores na escala Hy tendem a estar associados com pessoas descritas como, convencionais, controladas, com estreitos interesses e constrangidas. Baixos escores na escala Hy no parecem ser significativos entre colegiais em processo de aconselhamento, mas no ginsio eles tendem a indicar de alguma forma o oposto de alto na escala Hy, que , notas baixas, baixa habilidade e uma baixa situao socioeconmico.

ESCALA Pd

Os itens da escala Pd podem ser agrupados num nmero de categorias. Itens sobre desajustamento social so frequentes incluindo frases que se referem ao uso do lcool, problemas sexuais, episdios prvios de pequenos roubos ou dificuldades com a lei e outros indcios de dificuldades na situao social. Relacionados com estes grupos so os itens que se referem as dificuldades familiares. H tambm itens que do indcios de depresso, a ausncia de fortes experincias agradveis, e tendncias paranoides. Sub-escalas obvias e sutis tem sido formada da escala Pd, e os itens da escala Pd tem sido agrupados em quatro grupos relacionados com discrdia familiar, problemas com autoridades, alienao social, auto-alienao e imperturbabilidade social. Pessoas com alto escores a escala Pd so tipicamente descritas como sociveis, francas, falantes, audazes, gosto pela bebida e individualista. Eles podem tambm mostrar irresponsabilidades, indignos de confiana, sem tato, egocntrica, hostilidade e agressividade. Entre pessoas normais a elevao da escala Pd pode representar uma atitude filosfica, uma disposio para desafiar autoridades e o status quo, e independncia de pensamento. Elevaes da escala Pd so extremamente comuns entre adolescentes e escores em torno de 70 devem provavelmente serem considerados normais com suas caractersticas de rebelio, questionamento dos padres morais, e uma tendncia para realizar a independncia social e profissional da famlia e de outras figuras de autoridade. A probabilidade de comportamento delinquente em adolescentes maior quando a escala Pd est elevada em combinao com Pa, Sc, e Ma enquanto as escalas Hs, D, Mf ou Pt tendem a atuar como variveis repressoras assim que, delinquncia menos provvel quando elas esto altas. Elevaes na escala Pd so comuns entre muitos grupos incluindo alcoolatras, delinquentes e grupos de prisioneiros, motoristas com grande nmero de acidentes de trfego e ofensa, abuso de drogas. Em casais que procuram aconselhamento matrimonial a escala Pd a primeira ou segunda com o maior escore em aproximadamente 60% dos casos. Ser discutido mais adiante a combinao da escala Pd elevada com outras escalas que tambm estejam elevadas no perfil. Elevaes da escala Pd entre pessoas acima de 40 anos (com exceo para alcolatras) so pouco provveis indicar tendncias antissocial ou impulsividade, pois elevaes na meia idade e velhice bastante comum. Estes escores parecem refletir alienao social, ausncia de prazer, apatia e falta de desenvolvimento e compromisso, e esto frequentemente associados com os anos ps-famlia e ps- vocacional. Quando a escala Pd est elevada num perfil dominado por outro padro tal como (Hs - Hy) ou (D Pt), pode sugerir sentimentos de hostilidade, agresso, problemas familiares, problemas conjugais, ou sentimentos de inadequao social. A escala Pd pode indicar falta de controle, e

assim sugere um aumento provavelmente de aes impulsivas, de qualquer maneira este padro est presente. Pacientes com problemas orgnicos com pico na escala Pd foram descritos por Gunthrie como tendo algum tipo de desajustamento social em suas histrias de vida, particularmente quando os seus segundos maiores escores na escala D, Hy, Pa, Ma. Homens com este perfil tendem a ser alcolatras, jogam excessivamente ou mostram insatisfatrios recordes de trabalho. Entre as mulheres havia histria de gravidez ilegtima; peridicas dificuldades conjugais. Seus sintomas foram episdicos conjugais. Seus sintomas foram episdicos em natureza, leves em grau e obscurecidos por suas dificuldades comportamentais. Desde que eles eram paciente nos quais no se podia confiar, suas respostas ao tratamento foram difceis de avaliar. Profundos conflitos de personalidade aparecem nos grupos com escala Pt ou Sc em segundo lugar no perfil. Baixos escores na escala Pd abaixo de 45, so raros raros entre grupos de pacientes psiquitricos ou de pacientes com problemas orgnicos. Em grupo normais eles tendem a ocorrer entre pessoas convencionais, conformistas com estreito campo de interesses so frequentemente religiosas, particularmente protestantes, crentes, que vo a Igreja regularmente. Baixos escores na escala Pd tem sido tambm associado com ausncia de interesse heterossexual. Assim que esta caracterstica possa aparecer numa variedade de maneiras, a ausncia de afetiva expresso de interesse sexual normal parece bastante significativa.

ESCALA Mf

Os conceitos masculinos feminino podem estar se tornando de alguma forma fora de moda. Eles pertencem mais apropriadamente a cultura da dcada de 30 e possivelmente aos anos 50, mas a escala Mf relativamente uma boa medida desses conceitos. O contedo dos itens da escala Mf diversificado distribudo em interesses em tipos de trabalhos, hobbies e passatempos, atividades sociais, preferencias religiosas, relaes familiares, medos, preocupaes, sensibilidade pessoal e material francamente sexual. O profissional tem que verificar clinicamente se um escore particular est refletindo padres de interesses, dimenso passividade-dependncia, ou alguma preocupao sexual. Desde que a escala Mf avaliada em dimenses opostas para homens e mulheres o significado de escores altos ou baixos so tipicamente opostos tambm. O escore na escala Mf tambm afetado pela educao, ocupao e nvel socioeconmico. Homens com alto escore tendem a ter um maior interesse em pessoas, linguagem e ideias, em oposio s reas de mecnica, computao e cientifica. Eles so tambm mais inclinados em direo a interesses culturais e estticos (msica, arte, etc). Eles so descritos pelos outros como sensvel, idealista e eles tendem a mostrar uma maior sensibilidade para com seu ambiente do que os homens com baixos escores, e um sentimento afetuoso em relao aos outros. Eles podem ser de alguma forma inclinados a serem passivos e dependentes nas suas relaes com os outros e de alguma forma mais capazes de reconhecer e expressar sentimentos, emoes do que outros homens. Altos escores na escala Mf tem sido tambm encontrados relacionados com as seguintes descries de sujeitos masculinos: inteligentes, imaginativos, sensveis, introspectivos, tendo amplos interesses, lgicos, maduros, capacidade de insight, preocupados consigo mesmos, autoconscientes, preocupados com questes filosficas ( isto religio, valores, significado da vida), toma posies em fundamentos morais, comunica ideias claramente. Homens com baixos escores na escala Mf tendem a serem interessados em atividades mecnicas, de computao e cientifica, tanto quanto em atividades de esportes e ao ar livre. Eles so descritos como calmos, aventureiros, relaxados e tendo fora e resistncia fsicas. Mulheres com alto escore na escala Mf tendem a ser de alguma forma parecidas com os homens que apresentam baixos escores, em interesses e traos de personalidade. Elas tm sido caracterizadas como vigorosas, determinadas e orientadas. Alm dos anos de adolescncia altos escores na escala Mf pode confirmar a hiptese de insatisfao com, ou desvio, do tradicional padro para os papeis sexuais, ou raramente tendncias homossexuais ou homoerticas.

Mulheres com baixo escore na escala Mf tendem a serem parecidas com homens com alto escore na escala Mf em interesse e traos de personalidade. Em condies psiquitricas um escore muito baixo pode sugerir uma quase passividade masoquista, e a combinao com um alto escore na escala Pd e baixo na escala Mf ( a escala Pa as vezes aumenta tambm, ver discusso sobre a combinao dos escores altos Pd Pa considerando pela ordem Pd maior que Pa ), parece caracterizar a personalidade passiva agressiva (homens com Pd, Mf, Pa todos altos pode ser similar). O escore da escala Mf provavelmente tem alguma utilidade no aconselhamento matrimonial, mas s significativo de um mau casamento quando o escore do marido de 18 pontos mais baixo, ou como observado acima, quando a combinao (Pd Pa) est combinado com um baixo escore na escala Mf na mulher ou alto ecore na escala Mf no homem.

ESCALA Pa

A escala Pa pode ser considerada um ndice de pensamento incluindo ideias de referencia e perseguio, autoconceitos de grandiosidades, suspeita, hipersensibilidade e egotismo. Em pessoas normais esta escala pode sugerir raiva, ressentimento, hostilidade ou uma desmedida sensibilidade interpessoal. A escala inclui itens com contedo francamente psictico tal como peculiaridade mental, ideias de referencia e deluso, e a crena de que presses injustificada tem sido colocadas sobre os sujeitos. Entretanto, Weener e Harnon tem tambm identificado uma porcentagem sutil da escala Pa, a qual envolve o reconhecimento de fragilidade psicolgica tanto quanto alguns itens parecem ser a negao de suspeitas ou pensamento paranoide. Homens normais com escores na escala Pa mais altos tem sido descritos como sensvel, emocional, carinhoso, afetuoso, generoso, propenso a se preocupar e agradvel. As mulheres tem sido descritas como emocional, de corao mole, sensveis, francas e excitveis. relativamente raro que a escala Pa seja a mais elevada no perfil, mas isto de alguma maneira mais frequente em adolescentes femininas. Garotas colegiais com escala Pa como o ponto alto tem sido descritas como talentosas, artificiais, astuciosas, excitveis, nervosas, frias (cruel, impiedosa), submissas e pacientes. Em colegiais femininas em aconselhamento um ponto alto na escala Pa as vezes associado com sensibilidade pessoal sobre algum defeito fsico. Garotas adolescentes com escala Pa alta tendem a ter uma inteligncia alta e obter boas notas; elas so consideradas bem ajustadas pelos outros e so frequentemente bem populares. Os pacientes com problemas orgnicos de Guthrie com pico no escore da escala Pa tipicamente apresentam queixas centradas no seu trato gastrointestinal. Eles estabelecem insatisfatrio rapport com o mdico, no gostam de falar sobre seus problemas emocionais, e frequentemente no retornam para as consultas de acompanhamento. Eles tm duradouros problemas de hostilidade e ressentimento para com membros de sua famlia. Esta escala uma das mais fracas das escalas clinicas na qual as pessoas paranoides so as vezes bem sucedidas em evitar trair-se nesta escala e podem mesmo produzir um perfil leve com apenas uma pequena elevao para no dar nenhum indcio. Muitos clnicos esto especialmente atentos para os sintomas paranoides para pacientes psiquitricos com perfis normais no MMPI. Entretanto, pessoas que obtm elevaes acima de 70 nesta escala so descritas como sensveis nas relaes com os outros e tendo insatisfatrias relaes interpessoais, as quais frequentemente resultam em raiva e ressentimento. Esta escala mais til em combinaes com outras escalas como (Sc Pa), (Pd Pa), (Hy Pa), (Ma Pa), sendo que o escore maior o da primeira escala na ordem da combinao. Alguns clnicos sentem que baixos escores na escala Pa tem implicaes similares aos altos escores na escala Pa. Estudos de adjetivos de baixos escores na escala Pa tiveram resultados contraditrios, ainda que estas pessoas pareciam ter poucos interesses sociais e habilidades. Entre estudantes do primeiro e segundo graus baixo escores na escala Pa esto ambos associados com rendimento precrio e pouca habilidade.

ESCALA Pt

A escala Pt mede a similaridade dos sujeitos com pacientes psiquitricos que esto perturbados por fobias ou compulses. O comportamento compulsivo pode ser tambm explcito, expressado por excessiva lavagem das mos, vacilao, ou outra atividade inconsequente, ou implcito, como na inabilidade para escapar de inteis pensamentos ou ideias obsessivas. As fobias incluem medos irracionais de coisas ou situaes, tanto como reaes exageradas ao mais moderado estimulo. Tambm so observados padres muito altos de moralidade e performance intelectual, autocritica ou mesmo sentimentos e atitudes de autodesvalorizao, e a adoo de atitudes de distanciamento e indiferena para com alguns conflitos pessoais. Os itens na escala no refletem muitas obsesses especificas, rituais compulsivos ou fobias, mas cobrem coisas tais como ansiedade e medo excessivo, baixa autoconfiana, duvida a cerca de sua competncia, excessiva sensibilidade, paralizao e mau humor (melancolia). A escala pode tambm indicar retraimento, concentrao pobre, agitao, negao de comportamento antissocial e insatisfatria sade fsica. Relativamente poucas pessoas com escore alto na escala Pt esto doentes o bastante para serem hospitalizadas; mas frequentemente eles so simplesmente miserveis com seus sintomas, ainda que ocasionalmente eles so simplesmente miserveis seus sintomas, ainda que ocasionalmente eles possam estar incapacitados para levarem adiante suas ocupaes cotidianas. As mais variadas incapacidades de um escore alto na escala Pt so caracterizados por uma atitude compulsiva introspectiva; o sujeito parece incapaz de ficar psicologicamente sozinho consigo mesmo. Um aspecto interessante do escore alto na escala Pt que ainda que as pessoas sejam propensas a serem rgidas e exigentes em certos aspectos de seus comportamentos, elas aparecem contrastantemente o oposto em outros. Esta inconsistncia aparente pode ser devido ao fato de que seus modelos so to altos para todas as atividades que eles podem falhar em realiza-los, logo aparentam ser desleixadas ou desorganizadas porque eles no podem conseguir fazer as coisas para atingir os seus modelos. Mesmo entre pacientes psiquitricos altos pontos na escala Pt no so particularmente frequentes, ainda que eles possam ser um pouco mais frequentes em grupo de pacientes hospitalizados. Guthrie descobriu que pacientes com problemas orgnicos com altos pontos na escala Pt foram caracterizados como propensos a se preocuparem, ansiosos, medrosos e rgidos. Eles apresentavam problemas concentrados no corao, com queixas gastrointestinais tambm. Eles mostraram extrema preocupao com suas dificuldades orgnicas, eles exigiram muitas consultas de retorno e repetido apoio. Depresso estava presente, mas mesmo na combinao (Pt D), era menos claramente manifestada do que eram a agitao e ansiedade. Black descobriu que garotas colegiais normais com altos pontos na escala Pt foram descritas somente como carinhosas, quietas e confiantes. Drake e Oetting descobriram que colegiais em aconselhamento mostraram vrios sintomas de ansiedade com os sintomas particulares relacionados com outras elevaes no perfil. Tambm foram observadas timidez e indiferena na entrevista. Mello e Guthrie descobriram que colegiais em aconselhamento com altos pontos na escala Pt eram caracterizadas por ruminaes obsessivo-compulsivas e tendiam a introspeco mbida. Os problemas desses estudantes estavam centralizados em insatisfatrios hbitos de estudo, insatisfatrios relacionamentos pessoais e dificuldades com figuras de autoridade. A escala Pt parece ser mais til clinicamente em sua relao com outras escalas, particularmente com Sc. A discusso mais a frente sobre as combinaes de escalas mais altas no perfil incluem: (D-Pt), (Pt-D), (Pt-Sc), (Sc-Pt), (Pd-Pt), (Pt-Pd). Em perfis dominados por outros padres a escala Pt geralmente reflete o nvel de ansiedade, quando as escalas pesquisadas so avaliadas (ver discusso sobre Escalas Pesquisadas), a escala Pt pode ser checada contra o escore da escala A. Hathaway e Meehl descobriram que sujeitos masculinos normais com escala Pt alta foram descritos como sentimentais, pacficos, bom temperamento, verbal, individualista e insatisfeito. As mulheres normais foram descritas como sensveis propensas a se preocuparem, emocionais e excitveis. Elas foram vistas tambm como intuitivas, tendo interesses estticos e escrupulosas.

Tem sido tambm relatado que estudantes colegiais com picos na escala Pt foram particularmente escrupulosos em relatar experimentos psicolgicos e deram um nmero incomum de julgamentos vagos no decurso de um experimento numa tarefa de discriminao. Baixos escores na escala PT no so to frequentemente vistos e a descrio da pessoa provavelmente depende largamente do resto do perfil. Hathway e Meehl, descobriram que sujeitos masculinos com baixo escore na escala Pt eram descritos como equilibrados, autocontrolados e independentes. As mulheres foram descritas somente como alegres. Entre colegiais em aconselhamento um baixo ponto na escala Pt raro, mas geralmente indica um bom ajustamento social.

ESCALA Sc

A escala Sc mede a similaridade das respostas dos sujeitos com aqueles pacientes que so caracterizados por comportamentos bizarros e pensamentos comuns. A escala Sc a mais longa das escalas clnicas e tem um contedo muito diverso. Alguns itens refletem pensamentos bizarros, alienao social, percepes peculiares, e sentimentos de perseguio includos na clssica descrio de esquizofrenia. H tambm itens que tratam de relaes familiares insatisfatrias, ausncia de profundo interesse, preocupao com assuntos sexuais, dificuldade de concentrao e de controle dos impulsos, medos e preocupaes e o grau com que a vida um peso. Considerando o contedo diverso da escala Sc no surpresa que estudos de adjetivos de vrios grupos normais tendem a dar diferentes resultados. Hathaway e Meehl descobriram que sujeitos do sexo masculino com altos escores na escala Sc foram descritos como propensos a se preocuparem, insatisfeitos consigo mesmo, escrupuloso, bom temperamento, verbal, entusisticos, com largos interesses e interesses gerais em esttica. Eles tambm foram vistos como francos, corajosos, carinhosos, sentimentais, pacficos e imparciais. Mulheres com escores altos na escala Sc foram vistos como sensveis, excitveis, francas, corajosas, carinhosas e modestas. Em indivduos normais com inteligncia alta o escore alto na escala Sc pode tambm sugerir criatividade, originalidade, inconformismo, interesses estticos, autossuficientes e sensibilidade para com estmulos interiores. Entre adolescentes alto escore na escala Sc so bastante comuns. Escore altos na escala Sc em rapazes tem sido descritos pelos seus professores como conformados, indiferentes, insubordinados, hostis, preguiosos, diferentes dos outros, e no dignos de confiana. Mulheres com alto escore na escala Sc foram descritas como preguiosas, indignas de confiana, diferenciveis, errticas, infelizes, vivazes, desmioladas. Em alguma extenso a escala Sc provavelmente reflete a confuso, alienao e rebelio dos adolescentes. Aqui novamente alto escore na escala Sc com alta inteligncia pode sugerir criatividade, e produtividade, mas adolescentes com alto escore na escala Sc com baixa inteligncia tendem a mostrar performance precria na escola e nvel scio econmico baixo mais tarde na vida. Black descobriu que garotas colegiais normais com alto escore na escala Sc foram descritas como apticas, srias, misteriosas, isoladas, mas elas foram tambm vistas como adaptveis, metdicas, sensatas e como pensamento claro. Elas foram em ado descritas como sofisticadas, humildes, pacificas, agradveis e experientes. Mello Guthrie descobriram que adolescentes com alto escore na escala Sc apresentavam problemas na relao de semelhana, aceitao grupal, preocupao sexual, confuso sexual, divagao. Drake e Oetting descobriram que sujeitos masculinos em aconselhamento com escores altos na escala Sc tendem a refletir muitas das caractersticas da escala Pt com excesso de que haviam mais indicaes de pensamento desorganizado ou confuso. Entre sujeitos femininos em aconselhamento o escore alto na escala Sc parecem indicar distrbios gerais mais srios parecendo enfatizar as caractersticas associadas com outras escalas no perfil. Quando Si e Sc estavam ambas altas, nervosismo e comportamento introvertido e comportamento no verbal na entrevista foram sugeridos. Quando a escala D e Sc estavam ambos altos, depresso, ansiedade, problemas de estudo, e ausncia de tato com o sexo oposto foram observadas. Quando a escala Si era baixa, o

escore alto na escala Sc eram relativamente infrequentes entre pacientes com problemas orgnicos Guthrie relatou em pequenos subgrupos. Estes pacientes no mostraram uma historia de queixas vagas que tem sido tratado por uma variedade de regimes sugeriram uma tendncia hipocondraca estabilizada. Eles foram descritos como desagradveis e suas vidas familiares foram severamente adulteradas por um insatisfatrio controle que eles mantem sobre sua hostilidade. Geralmente eles atribuem suas dificuldades a problemas com seus nervos, mas eles no se beneficiam de um simples apoio e suas respostas ao tratamento eram insatisfatria. Entre pacientes psiquitricos a escala Sc precisa ser avaliada em combinao com o resto do perfil. As combinaes (Pd Sc), (Pa Sc), (Pt Sc), (Sc Ma) so de considervel interesse e sero discutidas mais adiante. O clnico no deve nunca diagnosticar esquizofrenia com base na escala Sc apenas, mas em termos do perfil como um todo. Escalas Si, Es (fora do Ego), e possivelmente Cn (Controle) so teis na avaliao das elevaes da escala Sc tambm. Elevaes extremas na escala Sc (escores T maiores ou igual a 100) provavelmente no indicam esquizofrenia. Estes escores so frequentemente encontrados em pessoas mais jovens e podem refletir confuso, alienao, problemas familiares e sociais, ainda que ocasionalmente um escore alto possa ser encontrado em pessoas que aparentam bom ajustamento. Baixos escores na escala Sc precisam ser avaliados em termos do resto do perfil, mas estas pessoas, so provavelmente pouco imaginativas, praticas, conservadoras e convencionais mas trabalhadoras, responsveis e autocontrolada

ESCALA Ma

A escala Ma parece ser a primariamente uma medida do nvel de atividade e energia , mas pode indicar humor em certa extenso . Em elevaes mais altas da escala Ma sugestivo de grandiosidade, excitamento e fuga de ideias . o contedo dos itens da escala so bastante diversificados , alm dos itens sugerindo grandiosidade , excitamento e nvel de atividade h tambm itens relacionados com atividades morais , relao familiar e questes corporais . Sujeitos do sexo masculino com altos escore na escala Ma tem sido descritos como sociveis , falantes , verbal individualistas, impulsivos, entusisticos, aventureiros e curiosos . sujeitos femininos normais so similarmente descritos, ainda que sejam tambm descritas como francas, corajosas e idealistas. Para o grupo normativo de Minesota, no perfil era o escore alto mais comum e tendia a ser o escore alto mais frequente entre grupos normais de us em populao clinicas. A questo da normalidade no se relaciona diretamente com a elevao do escore , mas preferivelmente com a qualidade da hiperatividade. Em muitas maneiras um escore relativamente alto na escala Ma uma vantagem para a pessoa que deseja ser extrovertida e ativa. A linha fronteiria entre hiperatividade normal e anormal larga e o ponto determinante frequentemente a habilidade do sujeito para terminar as muitas coisas em que est interessado e que se comprometeu. Ele frequentemente comea a fazer tantas coisas que o esforo todo de repente cai bruscamente num fiasco, do qual emerge a depresso. Gilberstadt e Duker tem como descrito um grupo de pacientes psiquitricos manacos cujos perfis mostraram um pico no escore da escala Ma com nenhuma outra escala acima de 70. Eles foram todos descritos como hiperativos, grandiosos e falantes. Frequentemente estes pacientes dormiam muito pouco e se engajavam em mltiplos projetos e atividades noite a dentro. Quase todos tiveram ataques prvios de hipotemia ou depresso. Alguns deles tinham esses ataques com intervalos regulares e alguns pareciam ser reaes de aniversrio. O pensamento e a fala xx se tornavam bizarro durante a fase mais aguda da hipomania. Muitos dos pacientes tinham comportamentos explosivos e se tornavam bastante beligerantes quando impedidos nas suas atividades. Frequentemente , os pacientes temiam estar diminuindo seu ritmo, porque com esse fato eles podiam antecipar uma iminente depresso. Em muitos pacientes parecia haver um componente obsessivo - compulsivo subjacente, com comportamentos durante as fazer no doentias sendo caracterizados por limpeza, preciso e por alto padres morais. Eles

frequentemente apresentavam ajustamento normal ao trabalho e geralmente um ajustamento normal a vida, entre as fases doentes. Vrios estudos com colegiais tem relatados alto escore na escala Ma. Black relatou que mulheres colegiais normais foram descri toas como empreendedoras, enrgicas, perseverantes e idealistas, mas tambm como desajeitadas, infantis, orgulhosas, metidas, arredias, egostas, egocntricas e inflexveis. Mello e Guthrie relataram que colegiais em aconselhamento estavam mais frequente preocupadas com o problemas de relao originados no prprio ambiente da escola. Drake e Oeiting relataram que um alto escore na escala Ma a escala Si baixa tava relacionada com comportamento socialmente hbil, expansivo e verbal. Entre sujeitos masculinos quando a escala Si no era baixa estava associado com alto escore na escala Ma e baixa escore na escala Mf mostraram sintomas de exausto fsica.

AS ESCALAS EM PESQUISA O conceito bsico do MMPI supe que entre os 550 itens h grupos de itens que podem formar um numero infinito de escala adicionais para propsitos especiais. Mais de 450 escalas e sub-escalas tem sido desenvolvidas h muito, mas estas escalas variam consideravelmente em desenvolvimento, padronizao, validade, ordem de aplicao e avaliveis informaes adicionais. Neste momento alguns sistema de correo tais como do Sistema Nacional de Computao fornecem rotineiras correes de 12escalas adicionais quando todo os itens do MMPI so administrados. Estes tem sido corrigidos de acordo com as normas de padronizao do MMPI original, assim e que estas escalas tem uma organizao comum com referencia a cada uma das outras escalas tanto quanto com as escalas clinicas. Estas 12 escalas so discutidas brevemente neste capitulo, para aqueles profissionais que tem a correo delas regulamente acessvel e gostariam de alguma ideia do seu possvel uso e interpretao. Destas escalas a Lb(dores lombares ) e Ca (caudality) devem se provavelmente limitadas no uso de pacientes com certos problemas mdicos especficos, mas as outras escalas podem ser de algum interesse para vrios grupos. ESCALA Si A escala Si tem se tornado to popular que considerada por muitos como a dcima escala clinica, ainda que seu uso primrio tem sido com sujeitos normais, particularmente no campo do aconselhamento e orientao. Desenvolvida originalmente em estudante colegiais femininas, com o inventario Minesota T-S-E (ver welsh e Dhlscrom,1956, artigo 19) usado como critrio, a escala tem sido demonstrado por outros estudos para medir a tendncia em direo a introverso social ou a evitar contato social com outros. Escore mas baixos indicam a tendncia em direo a extroverso ou a preferncia por atividades sociais e associaes com outros. Alguns dos itens na escala descreve o desconforto pessoal em situaes sociais ou em lidar com outros, alguns cobrem uma variedade de sensaes especiais, inseguranas e preocupaes, Outros itens ainda relacionados com a negao de muitos impulsos, tentaes e aberraes mentais, e alguns itens indicam tendncias conservadoras e auto - depreciao. Uma analise fatorial da escala sugere seis componentes: inferioridade desconforto, ausncia de filiao, baixo excitamento social, sensibilidade, confiana interpessoal e preocupao com a sade fsica. Altos escores nesta escala pode ser composto largamente de componentes de isolamento social ou desajustamento e componente de auto depreciao (ou ambos ). Hathaway e Meehl (1952) descobriro que havia uma importante diferena sexual no grau no qual os avaliadores eram capazes de caracterizar pessoas normais. Os homens eram descritos apenas como modestos, talvez o padro de personalidade destes homens serviram para protegelos dos avaliadores conhece-los bem o bastante para descreve-los mais completamente. As mulheres, entretanto, eram vistas como modestas, tmidas, sensveis e discretas. Houve indicaes de calor emocional no uso de adjetivos como carinhosa, afetiva,sentimental e de bom corao, ou ainda chamadas de nervosas, elas eram tambm sitas como natural, sria e tendo

interesses domsticos e familiares. Hathawa e Neehl descobriro que homens com escore baixos eram vistos como versteis e sociveis e com bom sentido de associao. As mulheres eram descritas pelos seus conhecidos como sociveis, entusisticas, falantes, assertivas e audazes. Drake e Oetting (1959) descobriram que a escala Si em colegiais masculinos em aconselhamento foi associado com varias caractersticas introvertidas, especialmente timidez, insegurana social e retraimento social. Quando as escalas D e Si eram ambas altas, o perfil era provavelmente associado com uma ausncia de habilidade social tanto quanto introverso e sentimentos de insegurana social. Quando as escalas Pt e Si eram ambas altas o problema era provavelmente mas serio e extensivo, o cliente era provavelmente deprimido, indeciso, tendo conflitos com a me e tmido na situao de entrevista. Um baixo escore na escala Si era indicativo de um adequado ajustamento social, mesmo com perfis comumente associados com o problemas de alguma forma srios. H uma ordenao de problemas comumente associados com as escalas caracterizando o resto do perfil. Mulheres com alto escore na escala Si em aconselhamento foram caracterizadas de maneiras similar aos homens. Eles foram tambm descritos como sem habilidades para o contato com o sexo oposto. Esta ultima dificuldade e de observada particularmente quando a escala D e a escala Si eram altas. Quando a escala Pa e a escala Si foram altas altas, os sujeitos foram descritos como tem os sentimentos de inferioridade em relao a alguma caracterstica fsica. Quando a escala Pt e Si eram altas, pareceu relacionar-se com o mesmo tipo de problemas, mas tambm a um mais generalizado sentimento de insegurana. Ambas escalas Sc e Si altas sugerindo no apenas timidez mas problema de comunicao com o terapeuta tambm, estes sujeitos tendiam a ser tmidos na entrevista, imveis para conversar com o terapeuta, e nervosos. Quando a escala Si era baixa para mulheres parecendo indicar muito agitamento geral incluindo liberdade dos problemas parentais. Estes sujeitos foram tambm vistos como orientados mais em direo do casamento do que garotas com escores altas e ausncias de motivao acadmica. Estudos de adolescentes tambm sugere que da escore Si alto e indicativo de ausncia de atividade social tanto quanto de sentimentos e inadequao social. Os escore baixos sugeriam participao social e confiana. Os escores altos foram observados mas frequentemente em rapazes e moas vindos de fazendas, enquanto baixos escore Si sugeriram residncia urbana e status econmico alto. Os escores altos em Si mostraram boa conduta na escola, raramente eram delinquentes ou expulsos da escola, ou tinham outros tipos de problemas emocionais. Os escores baixos em Si foram vistos como tendo alta habilidade mas no alta realizao acadmica, eles entretanto, raramente se desligavam completamente da escola. Baixos escores Si eram comumente associados com delinquncia. Poucos dados de pesquisas so utilizveis em grupos clnicos para a escala Si , mas experincia clinica sugere que isto pode ser um valioso auxiliar no uso com as escalas D, Pt ,Sc para indicar o grau de retraimento social ou timidez relacionadas com as elevaes destas escalas. Estudos com casais em aconselhamento conjugal (ver Arnold 1970 ) sugere que Si um importante fator em conflitos conjugais, quando os escores do casal diferem em mais de 20 pontos. Isto e observado particularmente quando a esposa tem um escore Si maior do que do marido. Em conflitos matrimoniais h tambm alguma tendncia para um baixo escore em Ma ou um baixo escore em Es (Fora do Ego) associado com um alto escore Si em um dos conjugues, e um alto escore Ma ou um alto escore Es com baixa Si na outra pessoa. Um alto escore Ma ,e um baixo escore Si conhecido como o perfil socializa dor e um baixo Ma e alto Si e conhecido como perfil no socializa dor . Nos podemos especular que a energtica capacidade de contato social de um dos esposos, que se revela em interaes sociais fora de casa, tende um de vida que potencialmente ruptivo, quando relacionamento com um parceiro que menos energtico e tambm menos inclinado a interagir com outros do o esposo.

ESCALA A,e,R

Ambas as escalas A e R foram desenvolvidas por Welsh de vrios de vrios estudos de analise fatorial. Que tem sido feito no MMPI (ver Welsh e Dalhstrom, 1956, Artigo 29). Estas escalas foram desenvolvidas e pretenderam ser usadas juntas, assim esta seo ir discuti-las juntas, tanto quanto separadamente. A escala A foi desenvolvida ( por uma variedade de mtodo da consistncia interna) como uma medida puramente do primeiro fator encontrado na maioria dos estudos de Analise Fatorial. Pode ser considerada como uma medida de ansiedade ou desajustamento gerais. Os pontos parecem estar relacionados com dificuldades de pensamento, ansiedade ou preocupao, infelicidade, culpa, solido, falta de energia e pessimismo e sensibilidade,geral. A escala A altamente correlacionada com as escalas Pt, D e Sc tanto quanto negativamente com o k. A escala R, uma medida do segundo fator encontrado nos estudos de analise fatorial. O contedo dos itens e muito mais diversificado do que na escala A, mas a escala parese ser uma medida da tendncia a usar os vrios mecanismo de represso, negao, e racionalizao tanto quanto uma ausncia de auto in signt. Alguns pesquisadores, entretanto, tem visto a escala R, como uma medida de introverso ao invs de represso. Welsh tem feito considervel pesquisa comparando vrias combinaes nas escalas A e R com vrios padres de perfil tanto quanto grupos diagnosticados. Os escores A e R so obviamente instrumentos uteis na analise de perfis, e combinaes com outros escores tem considervel utilidade por si mesmo.

ESCALA ES FORA DO (

A escala Es foi originalmente desenvolvida para precisar respostas favorvel a psicoterapia, mas em adio ela parece medir uma varivel mais geral de percentualidade ou varivel, relacionadas com ideias psicolgicas a cerca de forca do ego , esta escala inclui itens relacionados com funes fsicas, estabilidade, psicastenia,retraimento, atitude religiosa, atitudes morais, sendo de realidade, adequao pessoal, fobias, ansiedades infantis e habilidade para aguentar (enfrentar). Com base no contedo dos itens, a pessoa com alto escore da escala Es deve-se ver algumas das seguintes caractersticas ; bom funcionamento fsico, espontaneidade, habilidade para compartilhar experincias emocionais, membros de invejosos convencionais, mas no fundamentalismo ou degrau ticos em crenas religiosas, mortalidade permissiva, bom contato com a realidade, sentimentos de vitalidade e adequao pessoal, coragem fsica e ausncia de medo. Uma pessoa baixa escore Es provavelmente mostrar o oposto desses traos,ou a tendncia em direo a algumas das seguintes qualidades: muitas e crnicas doenas fsicas, inibio, remoem o pensamento, uma forte necessidade de isolamento emocional, preocupaes, intensas experincias religiosas, crena em oraes, milagres e interpretao literal da bblia, moral repressiva, e punitiva, dissociao alienao do ego,confuso,submisso, fadiga crnica, fobias e ansiedade infantis. A escala Es tem sido avaliada como uma medida de controle sobre a honestidade por Barrou (ver Welsh e Dahlistron, 1956 artigo 64). Em geral, altos escores em Es eram efetivos e saudveis no controle dos sentimentos agressivos e impulsos. Entretanto, Barron descobriu que mais apuradas predies poderiam ser feitas quando certas experincias de infncia do sujeito forem levadas em condies junto com o escore Es. Isto , um escore alto na escala Es pode

mostrar insatisfatrio controle sobre a hostilidade, acompanhado de um egosmo geral, se ele teve experincia na infncia caracterizada por atrito no lar, insatisfatrio relacionamento com os pais, ou uma me carente de calor emocional, baixos escore na escala Es no apresenta uma imagem consistente na maneira que eles manejaro a hostilidade mas ligeiramente submissos, rgidos e inadaptados em varias reas emocionais. Logo, a escala Es parece fornecer informaes sobre o estilo de comportamento, mas a intensidade de impulso para vir de alguma outra dimenso da personalidade. A escala Es se corelaciona positivamente com vitalidade, direo, auto confiana, equilbrio, eficcia intelectual, amplitude de interesse e inteligncia geral como medida por vrios testes. Estudos de validao cruzadas em vrias atuaes psiquitricas, ambos pacientes internados ou com alta, tendem a confirmar a utilidade ou escala Es em predizer a resposta terapia. Um escore T de 50 itens tem sido tipicamente usado como um ponto penetrante, mas isto no deve ser efetivo como um ou outro em algumas condies. Em vrios estudos a escore Es tem sido observado subir seguido de um resultado bem sucedido no tratamento. Deve se tambm esperar que a escala Es seja til e a produzir reaes a stress quando induzido pelo ambiente ou fisiologicamente produzidos por crenas ou quimioterapia. A escala Es tambm fornece alguma informao sobre a integrao corrente da personalidade, e pode ser de grande ajuda no diagnostico da esquizofrenia em combinao com as escalas Sc e Si. No estudo de Arnold (1970) sobre problemas conjugais ele descobriu que conflitos conjugais era mais provvel de ocorrer se o escore da escala Es para ambos ou conjugues fossem abaixo de 50 ou se a diferena de mais do que 15 pontos ocorressem entre os dois escores. Contrariando a expectativa a presena de ambos os escore Es acima de 55 no indicou conflito conjugal.

ESCALA LB (DORES LONBARES ) A escala de dores lombares LB, (Hawik, 1949, ver tambm Wlsh e Dhhistron, 1996 artigo 55) consiste de 25 itens os quais se diferenciam entre pacientes com diagnostico de dores lombares devido a protuberncia no disco intervertebral (os orgnicos ) e em pacientes onde as dores lombares no tinham sido diagnosticada como o resultado de uma disfuno orgnica (os funcionais). Comparao dos perfis denominados funcionais do MMPJ. Dos 2 grupos observou se que os perfis denominados funcionais seria caracterizados por uma converso padro V (ver a sesso onde discutida a combinao das escalas altas ) (Hs - Hy) e (Hy - Hs), com um pico na escala Pt. O denominado perfil orgnico foi caracterizado pelas escalas Hs,D,Hy, aproximadamente iguais e levemente aumentadas do que ______ do perfil. Os dois grupos diferiram mais nas escalas Hs e Hy , com o funcional tambm significativamente mais alto do que o diagnostico dado como orgnico nas escalas D, Pt ,Pd , Sc. Ainda que 10 dos itens de Lb estejam tambm nas escalas Hs e Hy, do contedo dessas escalas positivamente adverso e 11 dos itens no aparece na escala clinicas. A escala Lb correlacionada significativamente com as escalas Hs, Hy , Pd , e k mas as correlaes no deixa o bastante para justificar o uso da escala Lb, sem condio ao perfil do MMPI em casos de dores lombares. No uso da escala Lb na pericia clinica, que um alto escore seria interpretado como sugestivo de dores lombares funcional enquanto um escore baixo sugeriria dor lombar orgnica no grupo total de 100 casos de Hawvik uma linha decisiva entre escore brutos 10 e 11 desses seria apenas 11 casos e estes estavam do escore bruto 5 ou menos do escore decisivo. Clinicamente, possivelmente melhor usar um escore T de 70 (Hathaway e Buags padronizam, 1957) ou maiores para identificar casos funcional. Na prtica bom lembra que uma pessoa com um escore Lb alto ainda pode ter patologia orgnica, deste que neurose no protege ningum de danos fsicos. Por outro lado, considervel cautela deve ser praticada antes de realizar qualquer procedimento radical com pacientes com escore alto na escala Lb. Como sugere Hanvik, os mesmo atributos que dirigem as dores funcionais pode servir para complicar a recuperao depois de cirurgia do defeitos estruturais

legtimos. Pacientes com baixo escore na escala Lb, devem ser estudados cuidadosamente, entretanto, antes de exluir doena orgnica. Ainda que clnicos ocasionalmente tentem usar o escore Lb em outros tipos de decises entre doenas funcionais ou orgnica, no h nenhuma evidencia na pesquisa para indicar que isto justificvel, e considervel cautela e restrio seriam indicados no uso cesta escala com condies outras alem das dores lombares.

ESCALA Ca (organicidade ) A escala Ca foi desenvolvida para ajudar na localizao do cano cerebral focal (ver Welsh e Dahlstros, 1956, artigo 25 ). Foi descoberto comparando perfis de sujeitos com o dano cerebral localizado, pessoas com dano parietal tinham elevaes nas escalas D , e Pt , enquanto que aqueles com dano frontal tinham perfis nivelados, com uma elevao em Sc. Os casos temporal eram mais parecidos com os casos parietal, com exceo de um pico secundrio na escala Sc. A escala Ca consiste de 37 itens, os quais discriminam entre casos com danos cerebral frontal e com parietal. Os itens sugere primariamente ansiedade, depresso, culpa, introverso, sentimentos de inadequao, preocupao com relao ao futuro e preocupao somtica. Baixos escore sugerem danos cerebral e altos escores ausncia de danos frontal. Se um decisivo escore de 11 pontos brutos (T escore igual a 49) usado para uma populao com casos frontal e parietal iguais, apenas cerca de 22% so desclassificados (a possibilidade de erro seria maior em populao com desiguais propores ). Em vista disso a escala Ca no pode ser usada sozinha para localizar dano cerebral, mas um valioso auxiliar para outros dados clnicos. A personalidade previa do paciente provavelmente e um importante fator em erros feitos por esta escala. Por exemplo, uma pessoa obsessiva compulsiva que extremamente ansiosa e deprimida, e que tem uma lobotomia terapeuticamente mal sucedida, provavelmente ainda receberia um alto escore Ca. Deve tambm ser apontado que a escala Ca no pode ser usada para diagnosticar dado cerebral, mas apenas para ajudar na sua localizao, quando ele j tem sido diagnosticado ou indicado por outros mtodos.

ESCALA Dy (dependncia ) A escala Dy e uma escala desenvolvida por Nayran (1954 ) derivada de julgamentos. Ele usou juntos o cosenso de avaliadores que estimaram a adequao de alguns itens para a medida direta ou indireta de dependncia, e uma analise de consistncia interna dos itens para uma concluso final na escala. Ele relatou que essa escala diferenciava entre casos normais e psiquitricos, ainda que no haja evidencia que estas diferenas so atribudas exclusivamente a dependncia. A algumas evidncias que estas escala indica que pacientes com ulcera so de uma forma mais dependentes do que normais.

ESCALA Do (Dominncia social)

Gough, Meelusky e Meehl (ver Welsh e Dahlstrom, 1956, artigo 24) derivaram a escala Do de grupos de adolescentes do ginsio e do colegial, designados pelos seus colegas como mais dominantes e menos dominantes. Dominncia foi considerada para ser expressa por iniciativa social, habilidade para liderar persistncia e aes firmes e enrgicas. Os itens na escala sugerem que a pessoa mas dominante tem mais equilbrio e auto confiana. Ela parea ter resoluo, otimismo, desembarao e eficincia. Ela tambm parece ter perseverana, profunda seriedade e um senso de dever moral.

ESCALA Pe (Responsabilidade Social)

A escala Re foi desenvolvida por Gough, Macclosky e Meehl (1952) como uma escala de responsabilidade social, indicada pela pretido para perceber s consequncias do prprio comportamento e o por uma interatividade de carter (lealdade, fidelidade), confiana e um senso de obrigao para com o grupo. A seleo de itens para escala foi feita baseada em sujeitos identificados por colegas entre organizaes de estudantes do 1 e 2 graus. Esta escala tambm foi levantada em novos grupos determinando responsabilidade, integrao de carter, bons membros da escola, problemas de disciplina escolar, auto avaliao no que se refere a atividades grupais. Altos escore Re foram tambm observados como significativos entre uma amostra de casais felizes (Arnold, 1970).

ESCALA Pr (Preconceito) A escala de preconceito foi desenvolvida por Gugh (ver Welsh e Dahlstrom, 1956) como uma medida do preconceito antie e mitoco de Levingson Sanford para selecionar criteriosos grupos de estudantes de 1 grau com baixo e alto preconceito. A analise dos itens de escala sugere que vrios fatores so tpicos de estudantes preconceituosos. Um fator e a ant intelectualidade, um segundo um senso de pessimismo e ausncia de esperana e confiana no futuro. Os estudantes preconceituosos tambm pareciam tambm mostra cinismo, desconfiana, duvida, suspeita, misantropia, lamentao, uma perspectiva amarga, hostil,costumavam ser resmunga dores, queixosos e insatisfeitos com seus estatus presentes. Eles mostram mostra tambm rigidez , estilo dogmtico de pensamento, ausncia de equilbrio e segurana, perplexidade, temor e sentimentos de alienao (malquerena) e isolamento. Tem havido algumas pesquisas para indicar que a escala Pr e correlacionada possivelmente com outras escalas , tais como a escala E e F Califrnia , a escala F Califrnia. e a escala de pode de atitudes em relao a judeus. A escala Pr tambm positivamente correlacionada com o inventario de segurana insegurana de Maslow , sugerindo que pessoas preconceituosas so aprovavelmente inseguras. Altos escores Pr tem sido tambm relacionados como melindre, religiosidade e rigidez. A impresso clinica sugere que na dcada de 701, pelo menos em estudantes iniversitarios e graduados, a escala opera de forma diferente escores muito baixos so comuns (T menor do que 40). Distino de escore em negros, mexicanos e ndios americanos no tem sido relatados, como tambm no h distribuio em grupos ticos que habitam em terras estrangeiras. Baixos escores podem representar aderncia a uma posio poltica nromal e liberal e os correlatos d personalidade de altos escores podem no ser to dependentes, como eles foram em relatrios mais recentes.

ESCALA S (Estatus Scio - Econmico) Gough (ver Welsh e Danlstrom, 1956 artigo 21) Desenvolvero a escala St num grupo de estudantes do 1 grau que foram divididos em grupos de alto e baixo status por meio os escore Sims Cards ( Sims, 1927)avaliados em mas famlias. Foi tambm correlacionado com a Escala Americana Domestica, uma outra medida do status scio econmico. Os itens na escala podem ser divididos em 5grupos gerais : atitudes literrias e estticas, estabilidade (equilbrio) social, segurana, confiana em si e nos outros, negao de medos e ansiedades, atitudes liberal, emancipados e Francos para com o assunto morais, religiosos e sexuais, opinies dogmticas, farisaica e positiva. Novamente, mudanas sociais no

significado psicolgico de status scio econmico no ultimo quartel do sculo podem alterar o significado das elevaes em alguns grupos e diminuir a utilidade clinica da escala.

ESCALA Cn (Controle) Caadra (ver welsh e Dahistrom, 1950 , artigo 27) desenvolveu a escala Cn como uma medida da necessidade de hospitalizao. Os itens foram aqueles discriminados entre dois grupos igualados com base no perfil do MMPI em idade, sexo , mas diferindo na necessidade de internamento hospitalar. Um baixo escore na escala que a pessoa esta mais provavelmente no grupo necessita de hospitalizao, enquanto que um escore alto indicaria uma personalidade muito mais cotrolada. Os itens na escala sugerem que a pessoa com algot escore deve ser descrita antes como sofisticada, realista, de alguma forma impacientes com pessoas ingnuas, extremante moralista, e opiniosas, mas sem noo de suas prprias fraquezas e intimamente sensveis a critica social. Uma pessoa respondendo em direo oposta seria descrito comi bastante convencional, moralista e no inclinada a experimentar e explorar o ambiente ao seu redor em outras palavras, altos escores parecem depender mais de controle interno autonomia. Baixos escore depende mais de convenes sociais, regras moralistas e estabilidade ambiental.

COMBINACAO DAS DUAS MAIS ALTAS ESCALAS

Recentemente tem aparecido um numero de livros e receitas para interpretar o MMPI tais como Gilberstadte Duke (1965) ou Marks e Seemans (1963)tanto quanto os vrios tipos de servios de interpretao por computadores, mas a combinao das 2 mais altas escalas de perfil permanecem como um auxiliar indispensvel para a interpretao clinica. Felizmente algumas dessas combinaes ocorrem mas frequentemente que outras, assim possvel se ocupar com a grande maioria de perfis sob uns poucos tipos comuns. A relativa frequncia dessas combinaes em si mesmo de considervel interesse e as tabelas no atlasclinco (Hathaway e Meehl, 1951) e o Handbook, Velure I (Dahlstron, Welsh 1972) so um valioso e cuidadoso estudo. Este captulo apresenta material derivado de muitas fontes e de pesquisa: a maioria desses estudo esta tambm sumarizada no volume I do Handbook. Ainda que alguns estudos apresentem resultados bastante diferentes, para algumas dessas combinaes parece haver um ncleo de sintomas comuns de trao de personalidade qualquer que seja a populao usada. Logo, enquanto o profissional que usa o teste ele deve estar bastante familiarizado com a populao em particular com a qual est lidando, ele deve estar apto a usar matria extrado do outros grupos tambm. Elevaes absolutas na escala e a presena ou ausncia de outra escala no so frequentemente indicada nesses relatos de pesquisa, mais tais fatores deve ser considerados no uso de presente matria nesse captulo. O material relatado por Halbower (1955), Gilberstadt e Duker e Marks e seeman no representam todas as combinaes mas apenas aquelas com caracterstica de perfil mais intimamente definidas. As definies desses tipos de perfil so dadas no Handbook ou as respectivas referencia. O material estar representado aqui com o objetico de ampliar a informao sobre as duas combinaes das duas mais altas escalas, mas deve ser reconhecido que alguma cautela necessrio no uso dos dados. Halbower e Gilberstand e Duker se ocuparam com pacientes Veteranos de guerra masculinos, enquanto Mards e Seeman apresentaram casos tanto de mulheres quanto de homens ambos internados e de ambiente de ambulatrio num grande centro medico. Outras fontes so Hthaway e Meehl (1952), Guthrie(1949), Drake(1954,1956),Black(1953), Whs e Sullivan(1952), Arnold(1970), Sines(1966), Persons e Marks(1971), Drack e Oetting(1959), Forsth Smith(1967).

( Hs-D ) ( D-Hs) Os pacientes psiquitricos com ( Hs-D ) e ( D-Hs) estudados por Hathaway e Meehl tiverao, na maioria dos casos, cores independentes do diagnostico formal. Depresso e irritabilidade, timidez, isolamento e preocupao somtica distintas da converso foram tambm encontradas. Estas pessoas eram ansiosas, angustiadas, preocupadas com o estado de seus corpos. Esta combinao muito mais frequente entre pacientes psiquitricos do que entre grupos normais. Dois teros dos pacientes no grupo psiquitrico estudado receberam um diagnostico formal de psiconeurose, principalmente somtica (hipocondria, histeria ) e alguma mista. O tero restante foram repartido entre esquizofrenia e manaco depressiva. Personalidade psictica e desordens de conduta foram raras. No grupo de pacientes com problemas orgnicos de Guthrie a combinao ( Hs-D )foi discutida com a combinao ( Hs-Hy ). Estes pacientes apresentaram queixas numerosas com uma forte nfase em dores abdominal e dores nas costas. Houve pouca demonstrao de patologia fsica. Seus sofrimentos parecem ser apenas moderado mas suas historias mostraram uma alta consulta a mdicos repetidas durante longo perodo de tempo com breve alivio do sintoma. Pouco pode ser aprendido no que diz respeito aos fatores emocionais e o passado desses pacientes, por eles se concentrarem em duas dores e sofrimento terem relativamente pouco insight sobre seus ajustamento emocional. O clinico trabalhando com estes pacientes teve a impresso que eles mas do que qualquer outro grupo,aprenderam a viver com e com ela usar suas queixas numa certa inteno que se tornou difcil trata-los. Poucos mostraram marcadas mudanas para melhor ou para pior por perodos de vrios anos, mas eles estiveram com breves redues de sintomas por um perodo de um ms ou mais. No grupo onde os maiores escores so em ( Hs-D ) foram relatados mais sentimentos de ansiedade, e tenso do que o grupo onde os maiores escores era em ( Hs-Hy ). As diferenas entre homens e mulheres com os maiores escore em ( Hs-D ) e ( Hs-Hy ) esto em acordo com a tendncia que apareceram em todos os grupos estudados por Guthrie, os homens colocam menos nfase em sua dificuldades emocionais e mais nos seus sintomas fsicos. Isto e provavelmente uma funo de nossa cultura, na qual e mais aceitvel para a mulher admitir suas preocupaes e temores do que para o homem. A analise dos itens mostra que os mais escores em ( Hs-D ) e ( Hs-Hy ) foram obtidos primariamente da enumerao dos seus sintomas. Eles retratam a si mesmos em termos de seus sintomas e no admitem com relativa frequncia qualquer itens relacionados com problemas emocionais. No estudo com o grupo de pacientes com problemas orgnicos o guthrie descobriu os mais altos espores em ( D-Hs e D-Hy) juntos . os pacientes masculinos deste grupo queixavamse de um ou outro dos dois sintomas: dores acentuadas no e pigastro ou teno e depresso. Nada foi encontrado nos seus perfis para diferenciar estes dois grupos. Em contrate para os escores altos serem ( Hs-D ) e ( Hs-Hy ). Houve para estes pacientes uma mais marcada concentrao de sintomas no trato gastrointestinal superior com poucos que apresentaram dores mltiplas e sofrimento. Os mais altos escore em ( D-Hs ) e ( D-Hy ) assemelha com a sndrome da ulcera descritas por Alexandre (1934): eles eram competitivos e trabalhadores, mas imaturos e dependentes. Apesar de temer o aumento da responsabilidade eles procuravam promoes nos seus empregos. Apesar de suas dificuldades ele mantero o seu nvel normal de suas eficincias. Muito poucos desses pacientes tinham patologia fsica demonstrvel. Quando nenhum patologia era encontrada, cerca de metade deles no retornaram para tratamento posterior. No houveram dados para explicar se eles responderam favoravelmente ao tratamento ou se foram a outro medico que poderia no enfatizar a etiologia emocional de suas desordens. Analise das caractersticas dos itens desse grupo sugere que tais pessoas sofrem de perda da auto confiana, ausncia de eficincia, ruminao, sensibilidade, inabilidade para sentir-se bem junto das pessoas e pontos de vista rigidamente sutis. Houveram itens para os maiores escore ( D-Hs) os quais estavam relacionados com sade insatisfatria, dores e sofrimentos. Nenhum item dessa classe apareceu nos resultados em que os maiores resultdo eram ( D-Hy).

Gilberstadt e Duker relataram em 3 subgrupos, os maiores escores ( Hs-D-Hy), ( Hs-D-HyPd) e ( Hs-D-Hy-Pt) e Markss e Seeman incluram ( D-Hs-Hy) e ( D-Hy-Hs). A principal caracterstica do tipo (Hs-D-Hy) incluram sintomas somticos, frequentemente originados no sistema nervoso autnomo. Estas pacientes tendiam a reagir de maneira emocional, produzindo estresse com 8 sintomas fisiolgicos, ao invs do afeto comum. Eles relatam ausncia de agressividade e impulso sexual, mas tinham trabalho estvel e ajustamento conjugal. Eles tambm se queixavam de serem irritveis, nervosos, fracos, cansados, fatigados e preocupados. Halbower tem tambm relatado num grande subgrupo os maiores nas escalas ( Hs-D-Hy) numa clinica de higiene mental da Administrao de veteranos. Estes pacientes mostram-se como organicamente doentes e manifestaram tambm reaes de somatizaao ou outras reaes psicolgicas. Estes pacientes mostraram uma imagem hipocondraca, na qual queixas de dor, fadigabilidade fcil e aborrecimento eram proeminentes. Eles foram tambm descritos como hipersensveis e eles supervalorizaram disfunes pequenas. Os grupos com os escores altos concentrados em ( Hs-DHy-Pd) tiveram como seu mas frequente sintoma alcoolismo severo. Muitos deles tiveram problemas estomacais, ulceras ou gastrectomia. Outras queixas somticas incluram dores de cabea, dores nas costas, vertigem, dores nos ombros. Sintomas de depresso tais como insnia, anorexia, tentativas de suicdio ou ideia de suicdio eram frequentes. Tambm foi observado timidez irritabilidade, preocupao, teno, baixa tolerncia a frustrao, impulsividade, problemas com autoridades, reaes intempestiva. Muitos dos seus sintomas pode ser o resultado do seu alcoolismo. Os maiores escores concentrados nas escalas( Hs-D-Hy-Pt) so semelhantes aos maiores escores num perfil ( Hs-D-Hy ) mas diferem em mostras uma maior frequncia de ansiedade, tenses, dores no peito e nas costas, dependncia e inadequao. Eles podem realmente terem uma doena orgnica tanto quanto fixaes hipocondracas. Eles so descritos como fracos, medrosos e altamente inadequados. Eles podem regredir e tornarem-se incapazes para o trabalho ou de aguentarem stress do dia a dia ou simplesmente no darem conta de suas responsabilidades dirias.

( Hd-Hy) ( Hy-Hs) Os mais altos escorem em (Hs-Hy) e (Hy-Hs) tornaram-se conhecidos como a concesso V,com a escala D caindo abaixo das 2 variveis somticas no perfil. Na maioria dos casos, 2 coisa apareceram dor e alguns sintomas envolvendo alimentao apareceu como falta de apetite ou vmitos histricos, ou a pessoa se queixou de desconforto aps comer ou quando ela come muito. Tambm os mais altos escores (Hs-Hy) e (Hy-Hs) tenderam a se queixar de dor em diferentes locais do que nos altos escores (Hs-D) e ( D-Hs). Eles tinham dores de cabea muito fortemente e nos braos, costas, pernas, olhos, pescoo, etc. enquanto os escores altos (Hs-D) e (D-Hs) tendiam a ter dores no troco, especialmente no intestino grosso e o semelhante. Quando (Hy-Hs) e (Hs-Hy) tinham dores internas, ocorriam com muita frequncia na cavidade peitoral, por exemplo, dores precordial. Uma considervel minoria de casos (Hy-Hs) e (Hs-Hy) foram descritos como socivel e extrovertido. Esta personalidade histrica socialmente orientada caracterizado. Esta personalidade histrica socialmente orientada caracteriza muitas pessoas com sintomas de converso, ainda que nem todas tenha e mesmo problema. , entretanto, muito mais frequente entre pessoas com sintomas de converso, do que entre aqueles que tinham sintomas hipocondracos,obsessivos,e ansiosos. Tambm, acentuadamente, uma considervel minoria foi inadequada ao estudo psiquitrico.eles vieram para o hospital por causa de dores nas costa e passaram a ser tratados como pacientes psiquitricos, causando muito desagrado entre eles. Esta combinao a segunda mais frequente para a populao psiquitrica. E esmagadora maioria dos casos eram neurticos, uma pequena proporo sendo de psicticos e psicopatas atpicos de sua classe. mas caractersticos de um modelo feminino do que masculino, e em homem sugere uma orientao social, passividade, pessoa dependente, que usa a somatizaao para obter objetivos neurticos.

(Hs-Hy) como escalas mais altas de perfil no grupo de pacientes com problemas orgnicos de Guthrie j tem sido descritos (ver Hs-D) e eles diferem muito pouco do (HyHs). As queixas desse tipo de pessoas com (Hy-Hs) subiam em perodo de tenso leve. Elas incluam dores de cabea, dores nas costas , dores no peito, mal-estar abdominal. Histeria de converso era extremamente rara no grupo de Guthrie, assim que no nenhuma surpresa que houve apenas uma incidncia de converso neste subgrupo. Eles apareceram pouco desses pacientes eram incapacitados pelos seus sintomas. Eles apareceram na entrevista com uma longa historia de insegurana e imaturidade e uma tendncia para desenvolver sintomas quando o stress aumentava. Esse contrates com aqueles cuja maior escala era Hs, suas queixas fsicas eram mais especificas e os distrbios que eles apresentavam era de natureza mais episdica. Eles diferiram significativamente do resto dos sujeitos no grupo de pacientes com problemas orgnicos, em itens is quais se relacionavam com dores e sofrimentos e em itens sutis sugerindo uma ausncia histrica de autocrtica . No grupo de colegiais femininas estudadas por Black, estas tendiam a ter pouca viso critica de si mesmas e mostravam uma viso impunitiva geral dos outros,do mundo e de si mesmas. Suas companheiras as descreveram como egostas, egocntricas e com muitas queixas fsicas. Garotas vistas em centros de aconselhamento (Drake e Oetting) pareceram ser extrovertidas, sociveis e capazes de verbalizar suas dificuldades facilmente. Elas relataram muitos conflitos com os pais e mostraram pobre motivao acadmica, elas insistiram em saber os resultados dos seus testes e procuravam respostas definitiva e terapeuta. Elas pareciam livre de tenses, nervosismo, inquietao e outros sinais de distrbios. Elas eram frequentemente vistas uma s vez, sem retornos para o centro de aconselhamento. O grupo de pacientes veteranos manifestaram somatizao ou reaes psicofisiolgicas e foram vistos como ganhando com estes sintomas, porque eles tiraram da situaes de sofrimento e stress. Eles foram caracterizados como muito egocntricos, egossitas, dependentes e exigentes em seus relacionamentos pessoais. Eles tendiam a usar mecanismos tais como racionalizao, culpar os outros (calunia), projeo e acting out. Eles pareceram emocionalmente lbeis, facilmente estimulados e precrio controle emocional. Markse e Seeman relataram num grupo de sujeitos femininos Gilberstadt e Dunker relataram 4 subgrupos dos mais altos escores nas escalas com estas combinaes (Hs-Hy), (HsHy,Pt), (Hs-Hy-D), (Hs-Hy-Sc), (Hs-Hy-Ma). Os maiores escores em (Hy-Hs-D) foram similares com outros grupos onde os escores mais altos era no combinao (Hs-Hy). Eles foram diagnosticados com reao de converso com depresso ou reaes psicofisiolgicas ou reaes de ansiedade. Eles foram descritos como histricos passivo dependetentes, sociveis, extrovertidos, agradveis, ate eles apresentarem irritabilidade e sintomas de reao depressiva. Suas queixas incluam anorexia, nusea, dores das costas, dores no peito, dores de cabea, fraqueza, cansao e fadiga. Os maiores escores nas escalas combinadas (Hs-Hy,Pt) diferiu primariamente do outro grupo (Hs-Hy) no seu alto nvel de ansiedade, eles foram frequentemente diagnosticados com reao ansiosa, reao fobia, ou histeria ansiosas. Em adio eles se queixavam de depresso, medo, nervosismo e tenso. Eles tambm mostraram queixas fsicas e tais como anorexia, nusea, vomito, dores cardacas, problemas respiratrios, problemas no epigstrio, dor de cabea, dores na perna e no joelho, fraqueza, cansao e fadiga. Eles tinham vrios problemas vocacionais e financeiros e eram frequentemente infantis, passivo dependentes,rgidos e com insatisfatria adaptao as mudanas ambientais. Os maiores escores nas escalas (Hs-Hy-Sc) tenderam a mostrar sintomas de distrbios de pensamento esquizofrnico tais como bloqueio, ambivalncia, religiosidade e ideias paranides sintomas de converso e de ordem hipocondraca, os quais aparentemente defendiam contra surtos esquizofrnicos eram comuns. Eles eram tambm descritos como agitados, compulsivos, deprimi doas e alcolatras, desconfiados, ciumentos, paranoicos e emocionalmente superficiais. Eles mostraram preocupao sexual bizarra, compulso e medo com respeito a homossexualidade, mas aparentavam nega passividade psicossexual procurando ocupao

masculina. Beber resultou num comportamento psictico Gilbserstadt e Duker sentiram que eles eram pseudoneurtico ou esquizofrnicos e crnicos. Os escores mais altos nas escalas (Hs-Hy-Ma) foram frequentemente associados com doenas orgnicas crnicas, particularmente sndrome crnica cerebral. Na sndrome crnica cerebral eles mostraram temperamento explosivo, aumento de irritao ate que se tornavam combativos e destrutivos. Outras queixavam-se de dores abdominais, dores nas costas, cegueira ou problemas nos olhos, dores de cabea, perda de apetite, tremor, perda da conscincia e sensibilidade (dormncia). Eles mostraram comparativamente pequena deteriorizaao intelectual ou distrbio das funes motoras. Avaliando os mais altos escores nas escalas (Hs-Hy) e (Hy-Hs) encontrou-se em condies no psiquitricas e no clinica K e o escore bruto hs deveriam ser reexaminados. Alguns pacientes com (Hy-Hs) mais altos no perfil podem obter um escore bruto de Hs acima de 10, logo o clinico dever procurar sintomas neurticos. Sujeitos normais com a converso V abaixo de 70 tem sido caracterizados como alegres, pessoas sociais, que tendem a ser otimistas e olharem para o lado positivo de tudo devido as suas repressivas tendncias, eles podem parecer as vezes volvel e imaturo. Ainda que sob stress eles possam desenvolver sintomas fsicos, comumente eles apresentaro a si mesmos como excessivamente normais, responsveis, simpticos e prestativos. (Hs-Pd) (Pd-Hs)

Esses tipos de perfis parecem ser relativamente raros em ambos os grupos normal e clinico, ainda que possa ser possvel as escalas Hs e Pd serem as maiores, quando um numero de escalas clinicas so elevadas. Numa populao psiquitrica eles podem parecer serem paranodes. Guthrie observou um pequeno grupo de pacientes com (Pd-Hs). Estes pacientes pareciam ser claramente hipocondracos. Havia evidencias pouco claras de comportamento associal. Eles aprestaram problemas que era muitos resistentes ao tratamento.

(D-Hy)

(Hy-D)

No grupo psiquitrico estudado por Hathaway e Meehl resutodos com perfil(D-Hy) e (Hy-D) foram relatados apenas em mulheres. A maioria mostrou depresso e uma minoria queixou-se de fraqueza, apatia, agitao ou tenso. Entre mulheres esta combinao foi muito comum no grupo psiquitrico do que no grupo normal. Em termos de diagnostico estes casos foram aproximadamente iguais provavelmente a psicose ( manaco - depressiva e evolucionais quase nunca estados esquizofrnicos ou paranoide, ainda que o perfil (D-Hy) o perfil comum para pacientes diagnosticados como paranoide) ou psiconeurtico (dispersos em subtipos, ainda que converso histrica fosse rara), como o grupo precedente, psicopatia foi contraindicada neste tipo de perfil.

O grupo de Guthrie com perfil(D-Hy)foi descrito com o perfil (D-Hs). Eles difeririam em itens indicando ineficincia e inadequao em vez de sintomas somticos. Eles descreveram a si mesmo como inbeis para fazer as coisas ou mesmo para comea-las. Eles tem dificuldades em expressar seus sentimentos cheios de sentimento de culpa, insegurana e contidos. Eles tem ausncia de interesse ou envolvimento com as coisas e o ambientes e se sentem constantemente fadigados e exaustos, nervosos e inadequados a maior parte do tempo. A mulheres eram denominadas imaturas e inadequadas. Elas frequentemente mostravam desajustamento familiar e conjugal, mas divorcio foi raramente relatados entre estas mulheres. Sua infelicidade era crnica e prolongada, mas elas mostravam pouco movimento para busca ajuda aparentemente tolerando mais sua

infelicidade do que outras pessoas e operando num nvel mais baixo de eficincia por longos perodos de tempo. Como o perfil (D-Hy), o grupo com perfil (Hy-D)foi encontrado dificuldades para relata-los porque menos do que a metade deles retornaram para tratamento adicional logo aps a explicao do teste. E novamente no houve maneira de descobri se eles mudaram de medico para evitar discutir seu ajustamento pessoal. Aqueles que contatos continuados mostraram uma historia de mudanas de sintomas, nem aumentando nem diminuindo em gravidade. Ainda que a escala D fosse elevada, havia pouca evidencia de tendncia depressiva. A analise dos itens produziram um pequeno numero de itens relacionados com a preocupao com a sade. Os itens restantes era de uma variedade sutil de Hy (ver discusso sobre Hy sutil)quando a escala Hy discutida, os quais do uma viso de um individuo que verbalmente aprovados. Pessoas com perfil (Hy-D) negavam impulso inaceitveis e ideia e qualquer sentimento de inadequao social. Estes dados juntos com aqueles obtidos de entrevistas sugerem pouca capacidade de insight e pessoas com pouca introspeco as quais so muito resistentes a terapia. Marks e Seeman observaram num grupo com perfil (D-Hy-Hs) e (D-hs_Hy) combinados. Este grupo mostrou uma combinao de sintomas depressivos e somticos incluindo ansiedade, teno, dor de cabea, insnia,fadiga, anorexia, nusea e vomito, perda de peso, sintomas cardacos, dores no peito e alcoolismo. Eles mostraram conflitos e dificuldades de se imporem, insegurana bsica, necessidade de ateno e intropunitividade.

PERFIL COM (D-Pd)

e (Pd-D)

Este perfil no tem sido relatado muito extensivamente na literatura. Guthrie encontrou um pequeno subgrupo de pacientes com problemas orgnicos com este perfil. O perfil do tipo (D-Pd) mostraram padres depressivos, frequentemente assoviados com agitao e inquietao. Alguns homens com este modelo apresentaram severas desordens no epigstrio, com evidencia positiva no raio X de condies ulcerativa. Alguns desses pacientes, particularmente com escala D e vrias outras escalas no primeiro nvel, eram claramente psicticos. Somente um caso (D-Pd) tinha uma bem estabelecida histria de alcoolismo e uso de drogas. Houveram algumas outras indicaes de historia de conduta psicopatia no grupo, contudo. Na poca da aplicao de teste, estes pacientes pareceram estar seriamente procurando ajuda do medico e o tratamento era moderadamente bem sucedido. Guthrie relatou que pessoas com perfil(Pd-D) apresentavam sintomas fsicos apenas em metade dos casos. Eles impressionaram o medico como sendo severamente psiconeurticos com traos psicticos, ainda que algumas das mulheres com acentuada elevao foram consideradas pr psicticas. Alcoolismo e ulcera pptica foram dignos de nota no pequeno grupo de homens em perfil (Pd-D). Ainda que este perfil tenha sido denominado do tipo psicopata em problemas na crena de que a elevao de D simplesmente devido as presses situacionais atuais, estas pessoas parecem ser claramente diferentes das que tem o perfil onde os pontos altos so Pd e (Pd-Ma). Em alguns casos Pd provavelmente representa hostilidade e ressentimentos com respeito a algum problema atuais e D seja a caracterstica bsica da personalidade.

Quando ambas escalas esto extremamente elevadas (acima de 85) o modelo esta associado com comportamentos psicticos ou pr psicticos, e o suicdio uma possibilidade sria. Um perfil com os maiores pontos (D-Pd)e observado com muita frequncia em pessoas de idade onde no sugere acting out. A elevao em Pd reflete uma profunda ausncia de satisfao e em D uma frequente e crnica infelicidade. Marks e Seeman incluram os perfis (D-Pd-Pt) com (D-Pt-Pd) e (Pd-Pt-D). Este grupo discutido aqui na sesso relativa a (D-Pt) e (Pt-D). Parece estar caracterizado principalmente pelos tipos de sintomas encontrados em perfil (D-Pt) com o Pd representando principalmente pelos traos passivo agressivos. Os perfis com pontos mximos em (D-Pd) e (Pd-D) so mais comuns que esto tendo aconselhamento matrimonial do que entre as populaes normal e psiquitrica e so de alguma forma mais comum para homens do que mulheres. Eles parecem refletir a frustrao e a depresso num indivduo que se sente sem sada (preso) ou incomodado (aborrecido,transformado) em no encontrar seu prprio caminho no casamento.Tal pessoa e tipicamente egocntrica, imatura e tem uma baixa tolerncia a frustrao e parece incapaz de se engajar com os aspectos de dar e receber do relacionamento. Ele esta apto para entre a pena por si mesmo e a culpa projetada tentando controlar a relao com seu companheiro. Mas apenas raramente encara suas prprias deficincias na relao conjugal, ou faz algum esforo combinando para modificar seu prprio comportamento. Quando ele faz e de ma vontade e o reconhecimento d culpabilidade ou mudanas no so ego sintonias. Clinicamente este modelo ocasionalmente parece ocorrer no perfil do homem passivo dependente, e acompanhado por uma elevao na escala Mf. Tal pessoa, tipicamente, expressa de maneira acentuada pe por si mesma e lamuriando se queixa das dificuldades da esposa como me e domo esposa, um papel que ela tem tipicamente desempenhado de acordo com as especificaes dadas por ele durante anos, ate cansar se do jogo. Enquanto algumas vezes ele invoca valores rgidos e tradicionais nas suas denuncias, o clinico tem a distinta impresso que eles representam nada mais que um sintoma de valores internalizado o profundamente mantidos por ele, como um conjunto de especificaes designadas a fazer a vida mais fcil para ele e para preencher suas prprias expectativas no relacionamento conjugal. Frequentemente, tambm tal individuo tem uma me senil na sua historia de vida e sua esposa tende a se sentir mais como uma me do que como uma esposa. PERFIL COM (D-Pa)
e (Pa-D)

Guthrie descobriu que entre as pessoas com altos pontos em (D-Pa). Os problemas de personalidade eram mais proeminentes do que os distrbios fsicos. Um sub grupo desses indivduos mostraram alergias ou obesidade, ou queixaram-se de dores difusas. Estes pacientes mostraram fortes evidencias de tendncias parandes, alguns deles estavam nas fases preliminares de uma psicose. Acentuada sensibilidade , agressividade e muito ressentimento. Estes pacientes paciente como um grupo eram tipicamente fadigados, ressentidos, hostis, e deprimidos. Suas condies eram crnica e estabilizada. Eles mostraram pouca mudana de uma consulta para outra. O perfil (Pa-D)tambm apresentou depresso, aplicao e preocupao com suas dificuldades fsicas, com um forte sentimento de hostilidade subjacente. Ele tinham longas historias de dificuldades interpessoais e

rejeio de relaes intimas, sua hostilidade aparentemente os deixaram em desvantagem de maneira significativa no tato dos contatos sociais. Tais pacientes eram severamente neurticos, com um sub grupo deles parecendo realmente pr psicticos. Githrie observou que eles tendiam a ser mais perturbados do que sua moderada elevao no MMPI indicaria. O aumento da escala Y F, entretanto, parece ser proporcional a gravidade de seus distrbios.

PERFIL COM (D-Pt)

e (Pt-D)

A maioria dos pacientes psiquitricos de Hathaway e Meehls com perfil (D-Pt) e (PtD) eram deprimidos; eles mostraram ansiedade, insnia e excessiva sensibilidade e eles foram descritos como tensos e nervosos. Este tipo de perfil foi o maior para populao psiquitrica, e psicose era insiginificativamente mais frequente do neurose. O mais comum diagnostico psictico para estes casos era depresso (manaco depressivo ou evolutiva; esquizofrenia era mais rara). O diagnostico em ambos os sexo era depresso reativa com neurose obsessivo compulsiva intimamente relacionados. Neurose mista e hipocondria foram pouco provveis e histeria de converso foi definitivamente contra indicado.psicopata era tambm muito improvvel, pelo menos socialmente definidos, isto , conhecido que certas pessoas neurticas cometem atos antissociais, na tentativa de resolver conflitos neurticos ou problemas, algumas dessas pessoas devem ter (D-Pt) e (PtD) mas as motivaes atrs de seus comportamento so bastante diferentes daquelas francamente psicticas. Pensamentos e tendncias suicidas so frequentemente uma possibilidade para essas pessoas. Em caso de depresso severa, este tipo de perfil tem um bom prognostico para a terapia de eletrochoque com exceo quando a escala D ou Sc exceder um escore 84 ou mas do que 4 escalas clinicas excederem 80 (ver artigo 90 em Dahstrom 1950). Entre os pacientes com problemas orgnicos de Guthrie havia pouco stress ou queixas fsicas nas pessoas com perfil (D-Pt). A metade deles estava seriamente deprimidos, e o resto tinha fortes sintomas d depresso, assegurando um diagnostico nos termos de uma sndrome de esforo, fadiga e exausto. Tendncias psicastenicas, de rigidez e excessivas preocupaes eram frequentemente observada entre homens. A analise dos itens mostraram eles como infelizes consigo mesmo e pouco a vontade com os outros. Eles se queixavam de ruminar pensamentos,perda de auto confiana e uma marcante perca de eficincia e iniciativa. Ao contratrio da expectativa. Os sujeitos neste grupo no responderam bem no tratamento nem louve evidencia de recuperao espontnea como to frequente em leves desordens depressivas. A maior parte de suas condies permaneceram fixadas por prolongados perodos de tempo. Entre colegiais em aconselhamento o perfil total do grupo com (D-Pt) tendia a ser elevado. Eles apresentavam vrios problemas relacionados com conflitos no lar e o grupo com (Pt-) foram caracterizados como tensos e indecisos. O grupo de Halbower foi descrito como inteligente, tendo sentimentos de interioridade, inadequao, insegurana com uma forte necessidade de realizao pessoal e reconhecimento. Eles tambm mostraram auto punio, retraimento e conduta obsessiva

compulsiva. Eles diferiram do grupo psiquitrico descrito previamente em no mostrarem o mais psicticos ou bizarros. Marks e Seeman e Gilberstadt e Duker tem discutido o perfil (D-Pt) o (D-Pt-Pd) e o (D-Pt-Sc), ainda que seus critrios para a incluso do perfil diferiram de alguma forma. Os resultados de sua pesquisa para o perfil (D-Pt) foram surpreendentemente similares ainda que Marks e Seeman incluram sujeitos masculinos e femininos, pacientes internados e com alta e o grupo de Gilberstadt e Duker contm apenas de pacientes masculinos internados. Ambos os grupos foram descritos como deprimidos, ansiosos, tensos,nervosos, fracos cansados e fadigados. Ambos os grupos tinham problema de alimentao tais como anorexia ou perda de peso e ambos tinha distrbio no sono.eles tinham manifestaes somticas de ansiedade tais como diarreia, dor no peito, dor no estomago, vertigem. Eles pareciam ser perfeccionistas, compulsivos, esforando se para fazer o melhor. Eles podem ter sido ruminativos ou fbicos, ou ter tido pensamentos obsessivos. Gilbserstadt e Duker preferiram o diagnstico de reao ansiosa enquanto o diagnostico primrio de Marks e Seeman foi reao depressiva mas o diagnostico secundrio parece ser o mesmo. O estudo de Gilberstadet e duker sobre perfil (D-Pt-Pd)diferiu do grupo de Marks Seeman primariamente na alta percentagem de alcolatras (96% comparado 10%). Por outro lado os dois grupos com perfil (D-Pt)mostraram vrios traos passivo agressivos tais como hostilidade, dependncia desconfiana, impulsividade,e de insegurana e necessidade de ateno. O grupo de Marks e Seeman parese mostra relativamente boa resposta a psicoterapia comparado com o grupo de Gilberesrtadt e Duker onde psicoterapia foi largamente ineficiente. Marks e Seeman descreveram o perfil (D-Pt-Sc) como manifestando de forma Crnica mltiplos sintomas neurticos os quais frequentemente mascaravam desordem de pensamento. Eles frequentemente tem uma reao muito grande com assuntos pequenos, eram geralmente cheios de medo, e foram caracterizados como preocupados. Frequentemente havia a sndrome neurastnica, isto , fadiga, perda de interesse e iniciativa, de depresso manifestada por sentimentos de culpa, auto acusao frequentemente tambm foram observados. Eles tendiam a ser obsessivos, auto analticos e introspeco rum inativa. O principal modo de defesa era a intelectualizaro. Eles frequentemente sofriam de indeciso, frequentemente temendo comprometer se em alguma ao. O padro bsico de personalidade com o perfil (D-Pt-Sc) foi considerado como esquizoide, visto que essas pessoas eram tmidas, retradas, inibidas, e com insatisfatrio ajustamento heterossexual. 58% foram diagnosticadas como esquizofrnicas, 33% como ansiosos e neurticos obsessivos compulsivos, 4% esquizoide, 4% distrbio cerebrais. Os pacientes com perfil (D-Pt-Sc) frequentemente respoderam bem a tranquilizante e 50% mostraram uma decidida melhora no tratamento. O melhor tratamento pareceu ser um breve e dirigido objetivo, o qual tirava a nfase na introspeco e encorajava a soluo de problemas da vida real. Gilberstadt e Duker relataram a mesma constelao de queixas e sintomas e seus perfil (D-Pt-Sc) foram diagnosticados tambm como pseudo neurticos e esquizofrenia crnica indiferenciada ou como reao ansiosa ou reao depressiva em personalidade e esquizoide. Eles foram frequentemente mal diagnosticados como neurticos e, se tratrado como tais, mostraram pouca melhora. Eles foram descritos como ambivalentes, incapazes

de amar, frequentemente solteiros. Eles tem pan ansiedade, so tmidos, quetos, retrados, obsessivos, ruminantes e sensveis. Seu pensamento pode ser bizarro e seus afetos superfiais. Eles podem sofrer de severa depresso, fadiga, fraqueza, insnia e apatia. Eles so as vezes perpetuosos estudantes e podem ter fortes sentimentos de inadequao e inferioridade. Eles frequentemente mostram interesse em leitura e ruminam sobre assuntos, obscuros ou religiosos e podem ter episdios psicticos leves e agudos e demonstrarem ideias de referencia. PERFIL COM (D-Sc) e (Sc-D) Estes perfis foram observados em pacientes psiquitricos onde a depresso, ansiedade ou agitao foram encontradas na maioria, de uma forte minoria, tendncias histricas (frequentemente, entretanto, excluindo dor) tais como converso, paralisia e cegueira. A personalidade pr-dominante desses sujeitos foi descrita como ant social. Havia perda mentalno sentido de que o paciente se queixava de que no podia se concertar, ou havia evidencia psicomtrica de deficincia, ou que ele disse que era confuso, ou outros dissessem que ele estava se tornando ineficiente em levar a frente suas atividades. Estes pacientes eram hipocondracos, desconfiados e sensveis. Hereditariamente definida simplesmente como psicoses em irmos ou pais, tende a ser desfavorvel , nestas pessoas. A maneira desses pacientes eram diagnosticados como psicticos, realmente mais frequentemente psicose depressiva do esquizofrenia.

S-ar putea să vă placă și