Sunteți pe pagina 1din 6

1 Sociologia no Ensino Mdio A importncia

O estudo de Sociologia no ensino mdio favorece a compreenso das questes sociais e seus mecanismos que tanto afetam a sociedade humana. Essa compreenso potencialmente um fator facilitador para o desenvolvimento de um senso critico construtivo e mais humano. Veja algumas opinies sobre a importncia do estudo de sociologia no Ensino Mdio: Por que a Sociologia importante? (Educar para Crescer Grupo Abril) "...Por que as pessoas pensam e agem de forma to diferente umas das outras? Por que algumas tm muito dinheiro, enquanto outras dormem nas ruas? Por que o que parece certo para uma totalmente errado para outra? Toda criana j questionou algo do tipo para os pais. comum os pequenos terem dvidas sobre a sociedade em que vivem. Pois a Sociologia tem o objetivo de responder essas questes e ensinar o funcionamento das interaes pessoais..." (Ligia Menezes) A importncia do estudo da Sociologia no ensino mdio: uma anlise da escola estadual governador Jlio Strubing Mller (Artigonal) "...A sociologia faz parte das cincias humanas, onde estuda a sociedade e o comportamento do homem, e proporciona o estudo dos fatos sociais e, a partir desses fatos, tenta explicar de que forma analisar suas aes. Dessa maneira a sociologia propicia compreender diferentes sociedades, onde faz com que o individuo perceba que a populao pode ser organizada politicamente e economicamente a partir do estudo e da convivncia da comunidade em que se ele encontra. Sendo assim quanto mais cedo o individuo perceber a sua importncia em direitos e deveres para com o todos da sociedade, este mais facilmente se posicionar diante de conflitos sociais a qual ele faz parte." (Nelson da Conceio) Sociologia (Wikipdia) "...Assim como toda cincia, a sociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa. Ainda que esta tarefa no seja objetivamente alcanvel, tarefa da sociologia transformar as malhas da rede com a qual ela capta a realidade social cada vez mais estreitas. Por essa razo, o conhecimento sociolgico, atravs dos seus conceitos, teorias e mtodos, pode constituir para as pessoas um excelente instrumento de compreenso das situaes com que se defrontam na vida cotidiana, das suas mltiplas relaes sociais e, consequentemente, de si mesmas como seres inevitavelmente sociais..." Edio 57 - Sociologia na Escola (Portal do Professor - MEC) "Um dos pontos que tem se enfatizado a esse respeito a necessidade de se criar estratgias didticas que possam dotar nossos alunos daquilo que alguns autores chamaram de imaginao sociolgica, ou seja, seriam as disposies necessrias para que os alunos possam penetrar no

2
universo das cincias sociais, pensar sociologicamente sobre os problemas que os afetam." (Anita Handfas, professora universitria e pesquisadora) Filosofia e Sociologia no Ensino Mdio (Overmundo) "...nosso compromisso enquanto socilogos e educadores resgatar esse desejo nos jovens de voltarem a querer ser livres, para refletir profundamente sobre a vida, seu papel na sociedade e sobre suas relaes enquanto indivduos (...) A principal contribuio no despertar da conscincia, no s quanto postura cidad, como no auto-conhecimento. Portanto, nos diferentes campos do comportamento humano, o conhecimento sociolgico pode trazer maior comprometimento e responsabilidade para com a sociedade na qual se vive..." (Karen Sasaki, Socilogia e doutoranda em Desenvolvimento Regional e Urbano) Reflexes acerca do sentido da sociologia no Ensino Mdio (Revista Espao Acadmico - Ano I N5) "Para compreendermos o sentido da sociologia como disciplina na grade curricular do Ensino Mdio deveremos, antes de tudo, compreender os objetivos que por meio dela se pretende atingir. Esses objetivos podem ser divididos em duas classes: os que so especficos para a disciplina e os que no se restringem a ela, indo ao encontro dos que foram traados para o Ensino Mdio a partir da Lei n.. 9.394, de 1996 (...) O filsofo e socilogo Gilson Teixeira Leite (Jornal A Gazeta em 11/12/00) afirmou que 'se imprescindvel dominar a informtica e todas as novas tecnologias para uma colocao qualificada no mercado de trabalho, tambm se faz necessrio, no universo educacional, problematizar a vida do prprio aluno, sua existncia real num mundo real, com suas implicaes nos diversos campos da vida: tico-moral, sociopoltico, religioso, cultural e econmico'. E conclui que 'a volta das disciplinas humansticas filosofia, sociologia, antropologia, psicologia, entre outras tem muito a contribuir com a formao do jovem naquilo que lhe mais peculiar: o questionamento. Desmistificando ideologias e apurando o pensamento crtico das novas geraes, poderemos continuar sonhando, e construindo, um pas, no de iguais, mas justo para mulheres e homens que apenas querem viver'..." (Flvio Marcos Silva Sarandy, professor de sociologia do ensino mdio)

SENSO COMUM X CINCIA Quando uma criana nasce, vamos ensinando desde muito cedo coisas diversas para que ela cresa e saiba viver tranquilamente. Muitas destas informaes que so passadas de geraes para geraes chamamos de senso comum, porque so informaes que aprendemos sem nos dar conta e sem querermos e sem nenhuma comprovao cientfica a respeito. Senso Comum um saber que se adquiri com a vivncia e no precisa de concluses cientficas, mas muito til para guiar o homem na sua vida. O senso comum a forma como compreendemos todas as coisas por meio do nosso convvio social, ou seja, o saber que se adquire atravs de experincias vividas ou ouvidas no decorrer das nossas vidas.

3
O senso comum que adquirimos um apanhado geral de nossos costumes, normas de vida, ticas, hbitos, tradies e tudo aquilo que se necessita para se viver. Cada povo tem o seu e muito deste senso comum que adquirimos vem dos nossos antepassados e passados de gerao para gerao e que avaliado conforme o efeito que produz nas pessoas. De maneira normal e sem querer as pessoas utilizam o senso comum a quase todo o momento principalmente quando necessitamos deles e acreditamos nos resultados.

Exemplos de Senso Comun

Quando se est com o intestino preguioso e algum diz que ameixa e mamo bom para ajudar o intestino, o que que se faz? Comemos mamo e ameixa at dar o resultado que aprendemos como o certo. Esfregar uma aliana de ouro at esquentar e por em cima do ter-sol acaba com ele. Ch de camomila acalma Gatos de trs cores so sempre fmeas Cortar os cabelos na lua crescente faz com que os cabelos cresam mais rpido Ch de boldo cura problemas no fgado.

Isso senso comum, a utilizao de um mtodo criado a partir de uma experincia natural e fazemos sem nem pensar porque nos passado que surtem resultado. Atravs de ditos populares o senso comum tambm se manifesta. No senso comum no necessrio que haja um parecer cientfico para que se comprove o que dito, um saber informal que se origina de opinies de um determinado indivduo ou grupo que avaliado conforme o efeito que produz nas pessoas. Se voc prestar ateno na sua vida diria perceber quantos exemplos de senso comum vivenciamos todos os dias e quanto passamos todos para o grupo que vivemos.

A Sociologia uma cincia social.


Mas, o que uma cincia? H outros tipos de conhecimento: o senso comum, a filosofia, a religio, etc. O que h de distintivo no conhecimento cientfico? No mbito do estudo da Sociologia torna-se especialmente importante distinguir o conhecimento cientfico do senso comum. A - Os textos a seguir apresentados referem vrios conhecimentos. Identifique quais que so cientficos e quais que pertencem ao senso comum. 1. Muitos habitantes de Lisboa sabem onde fica o caf O Pato. 2. Em Portugal (nas zonas urbanas mas sobretudo nas zonas rurais) muito frequente a crena de que alimentos como a canja de galinha e os citrinos (laranjas, tangerinas, limes, etc.) ajudam a curar as constipaes.

4
3. O conhecimento de que a lixvia estraga a roupa colorida bastante vulgar. 4. A secreo de progesterona leva a um espessamento do endomtrio (revestimento das paredes uterinas), o que constitui um primeiro passo na preparao do tero para receber o embrio. Se o vulo for fertilizado ter origem um processo que transforma progressivamente o tero de forma a permitir o desenvolvimento do embrio. Se o vulo no chegar a ser fertilizado, o espessamento do endomtrio reabsorvido e inicia-se um novo ciclo. Na nossa espcie e em alguns outros primatas h uma deposio tissular demasiado grande para que esta reabsoro possa realizar-se. O espessamento , neste caso, libertado sob a forma de um fluxo menstrual. Henry Gleitman, Psicologia, F. C. Gulbenkian, Lisboa. 5. Numa traduo da Histria Natural, de Plnio, escrita no incio da era crist, pode ler-se o seguinte pargrafo (...): A mo da mulher com a menstruao torna o vinho em vinagre, seca as colheitas, mata as sementes, murcha os jardins, embacia os espelhos, oxida o ferro e o lato (sobretudo quando a Lua est na fase de quarto minguante), mata as abelhas, o marfim perde o seu brilho, os ces enlouquecem se lambem o seu mnstruo... (...) Algumas comunidades judaicas da Europa Oriental acreditam que, se as mulheres se aproximarem das conservas durante a menstruao, estas estragar-se-o. Na Carolina do Norte mantm-se a crena tradicional de que, se a mulher amassar um bolo durante o perodo, este no ser comestvel. Enciclopdia de Psicologia. 6. Pluto leva 247,7 anos a completar uma volta em torno do Sol. 7. A temperatura mdia na superfcie de Pluto de 237 graus negativos. 8. No planeta Mercrio, que o mais prximo do Sol, chegam a registar-se temperaturas de 430 graus (positivos). B - Que caractersticas permitem distinguir o conhecimento do senso comum do conhecimento cientfico?

5 Algumas diferenas entre o senso comum e a cincia


Do senso comum fazem parte conhecimentos que quase todas as pessoas sabem e que so muito teis na vida cotidiana (saber cozinhar, conhecer a cidade onde se vive, saber que no Vero h mais calor que na Primavera, etc.). Pode tambm incluir supersties, isto , crenas falsas ou injustificadas (acreditar que o nmero 13 d azar, acreditar que uma mulher durante o perodo menstrual no deve fazer bolos pois estes no ficaro bons, etc.). Vejamos algumas das caractersticas distintivas entre senso comum e cincia.

As crenas que fazem parte do senso comum adquirem-se com base na experincia cotidiana das pessoas, na chamada experincia de vida (que se distingue da experincia cientfica por ser feita sem um planejamento rigoroso, sem mtodo). Em alguns casos trata-se de experincias pessoais, noutros casos so experincias partilhadas pelos membros da comunidade no decurso do processo de socializao. Em suma, um conhecimento que se adquire sem estudos, sem investigaes. Por exemplo: para aprender onde fica a padaria mais prxima de casa ou para aprender a atar os sapatos no preciso efetuar uma investigao metdica, basta a experincia de vida. Pelo contrrio, a cincia implica investigaes, estudos efetuados metodicamente. Por exemplo: De outra forma, como se poderia descobrir a temperatura mdia de um planeta to distante como Mercrio? Como que a simples experincia de vida podia permitir a descoberta de que a luz do Sol leva 8,33 minutos a chegar Terra? O senso comum assistemtico, na medida em que constitui um conjunto disperso e desorganizado de crenas (algumas constituem conhecimentos e outras no), no implicando por parte dos seus detentores um esforo de organizao. Por isso, algumas das crenas podem ser contraditrias. Por exemplo: as mesmas pessoas podem acreditar que Quem espera desespera e Quem espera sempre alcana. Cincia um saber sistemtico na medida em constitui um conjunto organizado de conhecimentos, havendo da parte dos cientistas um esforo para que as diversas teorias se articulem entre si e sejam coerentes. Por exemplo: Os historiadores ficariam preocupados se descobrissem que, nas suas anlises de um fenmeno do passado como a batalha de Aljubarrota, havia afirmaes sobre o relevo da zona incompatveis com as informaes fornecidas pela Geografia.

O senso comum impreciso, na medida em que normalmente no se exprime de modo rigoroso e quantificado. A cincia um saber mais preciso que o senso comum. As diversas cincias, naturais ou sociais, recorrem sempre que possvel Matemtica, na tentativa de apresentar resultados rigorosos. Mesmo nas investigaes em que no possvel quantificar (a observao psicolgica de uma certa pessoa, por exemplo) existe essa procura do rigor. Por exemplo: de conhecimento geral que no Norte de Portugal chove mais do que no Sul. O conhecimento cientfico desse fenmeno muito mais exato: no ms de Janeiro de 2003 a precipitao em Faro situou-se entre os 20 e os 40 mm, enquanto no mesmo perodo no Porto situou-se entre os 350 e os 400 mm (de acordo com o Instituto de Meteorologia). O senso comum acrtico. Acrtico significa no refletido, no examinado. compreensvel que assim seja, pois trata-se de crenas cuja aprendizagem informal: aprende-se medida que se vai vivendo e tendo experincias, aprende-se vendo, ouvindo e imitando os outros. Muitas vezes essa aprendizagem inconsciente: as pessoas no tm noo de que esto a aprender, mas vo interiorizando tradies, costumes, saberes prticos, etc. Tanto podem aprender crenas verdadeiras como crenas falsas e injustificadas (supersties). Por exemplo: Algumas crianas portuguesas, ao observarem muitas vezes os pais e outros adultos deitarem lixo para o cho, aprendem a fazer o mesmo e interiorizam a ideia de que esse comportamento correto. Outras crianas portuguesas talvez em menor nmero ao observarem muitas vezes os pais e outros adultos deitarem o lixo para o caixote aprendem a fazer o mesmo e interiorizam a ideia de que esse comportamento correto. Na maior parte dos casos, tanto umas como outras realizam essas aprendizagens sem refletir, sem discutir: limitam-se a imitar. Ou seja: aprendem acriticamente. A cincia no pode ser acrtica como o senso comum. Pelo contrrio, implica uma atitude crtica por parte dos cientistas. Ou seja: para fazer cincia preciso reflectir, pensar pela prpria cabea, e ter uma preocupao permanente com a fundamentao das ideias. Os cientistas devem ter essa atitude crtica relativamente s suas prprias ideias e relativamente s ideias dos outros. Por exemplo: um cientista que queira publicar um artigo cientfico numa revista tem de submet-lo a um processo de avaliao que costuma ser chamado refereeing1: o artigo tem de ser lido primeiro por especialistas da rea; o nome destes no divulgado e estes tambm no sabem quem o autor do artigo, para que a crtica possa ser mais livre e imparcial.

algo que conhecido, especialmente para a deciso/opinio sobre a qualidade da coisa.

S-ar putea să vă placă și